terça-feira, 22 de novembro de 2022

Outra goleada

Mesmo com as muitas baixas que sofreu antes da Copa, a França teve estreia digna de uma campeã da competição. A França goleou a Austrália por 4 x 1, de virada, hoje, no Al Janoub. Outra goleada numa competição que está apenas começando. O gol marcado pela Austrália aos 9 minutos do primeiro tempo parecia indicar que a França iria soçobrar diante de tantos revezes. Foi uma falsa impressão. O empate não tardou a acontecer, e os demais gols saíram ao natural. Giroud, que não marcou nenhum gol na Copa de 1998, e tem a difícil tarefa de substituir Benzema, cortado por lesão, fez dois. O resultado da estreia parece indicar que a França continua sendo uma séria candidata a ganhar mais uma Copa.

Jogos fracos

Dinamarca e Polônia decepcionaram em suas estreias na Copa. Em jogos fracos, ambas empataram em 0 x 0 com Tunísia e México, respectivamente. Os jogos foram nos estádios Cidade da Educação e 974. No caso da Polônia, a decepção foi ainda maior, porque Lewandowski teve a chance da vitória em seus pés ao bater um pênalti, mas desperdiçou a cobrança. Ambas as seleções seguem bem cotadas em seus grupos, mas precisam ficar atentas, pois não há mais espaço para vacilações.

Zebrão

Um resultado inesperado, daqueles de entrar para a história das Copas. A Arábia Saudita venceu a Argentina por 2 x 1, de virada, hoje, no Lusail, um "zebrão" que pegou a todos de surpresa. O rei saudita decretou feriado no país após o jogo. Para os argentinos, foi um pesadelo. Depois de abrir o placar, aos 10 minutos do primeiro tempo, com um gol de pênalti, cobrado por Messi, a perspectiva de uma goleada se abria para a Argentina. Não foi o que aconteceu. Com gols aos 3 e 8 minutos do segundo tempo, a Arábia Saudita virou o jogo. Embora com tempo para reagir, a Argentina não conseguiu. Abalada pelos gols sofridos, esteve perto de levar outros. Em sua última Copa, Messi vê a Argentina colocar sua classificação em risco com o resultado. Uma hipótese terrível, pois é a chance derradeira do jogador de ganhar uma Copa.

Erasmo Carlos

O Brasil perdeu mais um ícone da música. Erasmo Carlos faleceu, hoje, aos 81 anos. Autor de mais 600 composições, Erasmo firmou uma grande parceria com Roberto Carlos. A dupla foi responsável por clássicos como "Detalhes", "Cavalgada", "Quero que vá tudo pro inferno", "Olha", entre tantos outros. Por sinal, um dos maiores sucessos de Roberto foi "Amigo", música que fez em homenagem à Erasmo. Dono de um estilo próprio, em suas gravações Erasmo soava bem diferente das músicas cantadas pelo parceiro. Entre os sucessos que registrou com a sua voz estão "Gatinha manhosa", "Festa de arromba", "Sentado à beira do caminho", "Coqueiro Verde", "Filho único", "Pega na mentira", "Mesmo que seja eu", "Mulher (Sexo Frágil)". Ganhou quatro vezes o prêmio Grammy Latino, o último há 5 dias com o disco "O futuro pertence à Jovem Guarda", na categoria "Melhor Álbum de Rock ou Música Alternativa em Língua Portuguesa". Aliás, Erasmo sempre se definiu como um rockeiro, e disse que sua cabeça mudou quando ouviu "Rock Around the Clock", com Bill Halley and His Comets. No período da Jovem Guarda, recebeu o apelido de "Tremendão". Foi uma das mais queridas figuras do cenário musical brasileiro entre seus pares, que o definiam como o "Gigante Gentil". Não ficou preso na cápsula do tempo, e gravou com músicos de outras gerações, como Frejat, Fernanda Takay, Marisa Monte. Numa coincidência muito significativa, Erasmo morreu no Dia do Músico. Lulu Santos, ao pronunciar-se sobre a morte de Erasmo, foi muito inspirado ao expressar que sua obra tem o doce balanço entre o ingênuo e o profundo.

Primeiro empate

Frustração de um lado, vibração de outro. Estados Unidos e País de Gales ficaram no 1 x 1, ontem, no Al Raýan, o primeiro empate da Copa. A frustração dos Estados Unidos era evidente, pois saiu na frente no placar ainda no primeiro tempo. Destaque para o fato de que o gol foi marcado por Timothy Weah, filho de George Weah, liberiano que, nos anos 90, foi escolhido como melhor jogador do mundo, e hoje é presidente de seu país. O gol de empate ocorreu aos 37 minutos do segundo tempo, de pênalti, sofrido e cobrado por Bale, o maior goleador de sua seleção em todos os tempos, e a maior referência técnica da equipe, gerando grande vibração na torcida do País de Gales, que participa de uma Copa pela segunda vez em sua história, 64 anos depois da primeira. Com o empate nesse jogo, a briga pela classificação no grupo tende a ser mais acirrada, com o Irã, goleado pela Inglaterra na estreia, sendo o fiel da balança.

Vitória com gols no final

No segundo jogo de ontem na Copa, foi demonstrado, mais uma vez, que não há justiça no futebol. A Holanda venceu o Senegal por 2 x 0, no Al Tamama, uma vitória com gols no final, um deles já nos acréscimos, num jogo em que o Senegal não merecia perder. O próprio técnico da Holanda, Louis Van Gaal, declarou que sua equipe não jogou bem. A ausência de Mané, seu melhor jogador, certamente pesou para o Senegal. Como o que interessa, em termos práticos, é o resultado, a Holanda confirmou o seu favoritismo, e segue como uma das candidatas a uma boa campanha.