sexta-feira, 2 de dezembro de 2022

Classificação em jogo tenso

Um jogo que extrapolava as quatro linhas e invadia as questões políticas. A Suiça venceu a Sérvia por 3 x 2, hoje, no Estádio 974, num jogo com duas viradas. A Suiça saiu na frente, sofreu a virada, mas voltou a ficar em vantagem e obteve o segundo lugar no grupo G. Se marcasse mais um gol, a Suiça poderia ter ficado com o primeiro lugar, pois o Brasil perdeu para Camarões e seria superado no saldo de gols. O jogo contra a Sérvia, afora a sua dificuldade natural, era revestido de aspectos políticos, já que os jogadores Xaqhiri e Xana, da Suiça, tem ascendência kosovar. Por isso, apoiam a independência do Kosovo, considerado pela Sérvia como uma província rebelde. Assim, a Suiça conseguiu uma classificação em jogo tenso, que teve vários desentendimentos entre jogadores das duas equipes. A campanha da Suiça, até aqui, não é brilhante, mas mostra solidez. Na terça-feira, às 16h, a Suiça jogará contra Portugal, pelas oitavas de final. Pelo grupo de jogadores que possui, Portugal tem um leve favoritismo, mas a Suiça está longe de ser uma "zebra".

Desclassificação dolorosa

Foi um jogo dramático. O Uruguai venceu Gana por 2 x 0, hoje, no Al Janoub, mas sofreu uma desclassificação dolorosa, já que a Coreia do Sul, nos acréscimos, venceu Portugal de virada e lhe tomou o segundo lugar do grupo H. As duas seleções empataram em pontos e no saldo de gols. Porém, a Coreia do Sul superou o Uruguai no número de gols marcados. O jogo já havia começado tenso para o Uruguai, pois, logo no início, Gana teve um pênalti a seu favor. No entanto, a cobrança foi desperdiçada, o que abalou Gana e animou o Uruguai. Arrascaeta, que, inexplicavelmente, ficou de fora do primeiro jogo do Uruguai, e participou por poucos minutos do segundo, começou como titular e marcou os dois gols da equipe. Várias outras chances de gol foram criadas pelo Uruguai, que não as aproveitou. O fato custou caro ao Uruguai que, caso marcasse mais um gol, teria, se classificado. Gana, mais uma vez, ao errar um pênalti, e contra o mesmo adversário, encurtou sua participação numa Copa. Não basta bom futebol, uma Copa exige, também, encarar o peso da responsabilidade.

Uma surpresa no final

Dentre as seleções do grupo H da Copa do Mundo, no Catar, a Coreia do Sul era vista como a mais fraca. Hoje, no Estádio da Cidade da Educação, a Coreia do Sul venceu Portugal por 2 x 1, de virada. Portugal, mesmo jogando com uma equipe reserva, saiu na frente, logo aos 5 minutos de partida, mas sofreu o empate ainda no primeiro tempo. No segundo tempo, o placar parecia que iria permanecer inalterado, mas o jogo guardava uma surpresa no final. Aos 46 minutos, a Coreia do Sul fez o gol de desempate, e ficou em segundo lugar no grupo H, tomando a frente de Uruguai e Gana, que eram mais cotados e acabaram realizando um jogo de desclassificados. Embora tenha sido derrotado, Portugal permaneceu em primeiro lugar no grupo. A Coreia do Sul jogará contra a Seleção Brasileira, pelas oitavas de final, na segunda-feira, às 16h. Sem nada a perder, pois já foi mais longe do que se esperava, jogará com a tranquilidade dos franco-atiradores.

Balde de água fria

A decisão de escalar reservas em jogos da Copa do Mundo, no Catar, tem se revelado desastrada. Hoje, no Lusail, a Seleção Brasileira perdeu por 1 x 0 para Camarões, com uma equipe totalmente reserva, por já estar classificada para as oitavas de final, e jogou um balde de água fria em quem esperava mais uma vitória. A Seleção criou várias chances de gol, mas desperdiçou todas. Para piorar, quando o empate em 0 x 0 parecia definitivo, sofreu um gol aos 47 minutos do segundo tempo, que determinou a derrota. Eternos preferidos do técnico da Seleção, Tite, Fred e Gabriel Jesus, mais uma vez, jogaram muito mal. Em duas Copas pela Seleção, Gabriel Jesus ainda não marcou nenhum gol. Os dois foram substituídos por Bruno Guimarães e Pedro, respectivamente. Bruno Guimarães é muito bom jogador, mas, sendo volante, não deu para entender porque jogou tão adiantado, como se fosse um centroavante, errando vários gols e tirando o espaço de Pedro. Mesmo com a derrota, a Seleção ficou em primeiro lugar no seu grupo. Porém, se a Suiça marcasse mais um gol sobre a Sérvia, a Seleção cairia para segundo. Para os mais supersticiosos, cabe lembrar que nas cinco vezes em que foi campeã mundial, a Seleção não perdeu nenhum jogo. Na segunda-feira, a Seleção jogará pelas oitavss de final contra a Coréia do Sul, às 16h. Sem dúvida, a Seleção é favorita, mas, numa Copa de tantas surpresas, todo o cuidado é pouco.