quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

Confirmação

Num jogo em que a liderança do Campeonato Gaúcho estava em jogo, o Caxias fez, hoje, uma partida de confirmação do grande momento que vive. Venceu o Inter por 2 x 1, no Francisco Stédile. Em três jogos, o Caxias goleou o atual campeão, o Novo Hamburgo, por 3 x 0, venceu o time descaracterizado do Grêmio por 5 x 3, depois de estar perdendo por 3 x 1, e ganhou do Inter, que também vinha de duas vitórias. O jogo foi bastante equilibrado, e o empate talvez fosse o resultado mais justo. Porém, o Caxias conseguiu o gol da vitória aos 42 minutos do segundo tempo. Depois da excelente campanha em 2017, onde por pouco não chegou na decisão, o Caxias mostra que é um real postulante ao título do Gauchão.

Novo fiasco

O time descaracterizado que o Grêmio tem colocado em campo no Campeonato Gaúcho não se cansa de realizar atuações constrangedoras. Hoje, fez um novo fiasco. Em três jogos, até agora, saiu na frente no placar em todos, e não ganhou nenhum. Nessas três partidas, levou gols nos acréscimos em todas. O experiente Paulo Miranda, que foi comprometedor no empate com o São Luís, retornou, hoje, após cumprir suspensão, contra o Avenida,  nos Eucaliptos, e foi, novamente, desastroso, ainda que tenha marcado um gol. Como sabia qualquer pessoa medianamente informada sobre futebol, foi uma má contratação do Grêmio. Alisson, ainda que só tenha entrado em meio aos jogos, ainda não disse a que veio. O Grêmio perdeu por 3 x 2 para o Avenida. Saiu na frente no placar, sofreu a virada, e conseguiu o empate aos 46 minutos do segundo tempo. Ainda assim foi derrotado, ao levar um gol aos 48 minutos. Momentaneamente, o Grêmio está na zona de rebaixamento do Gauchão, o que é extremamente constrangedor. Uma situação incompatível com a grandeza do clube e, por isso mesmo, inaceitável.

Farsa midiática

O julgamento do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva pelo Tribunal Federal da Quarta Região foi um triste espetáculo. Uma farsa midiática, adredemente preparada. O jogo de cartas marcadas ficou claro quando a Band News TV antecipou o resultado do julgamento, muito antes do seu final. As desculpas da emissora pelo "equívoco" cometido só podem convencer aos imbecis. A longa e tediosa argumentação dos juízes só serviu para alimentar a sua vaidade, pela exposição nos meios de comunicação. Seus arrazoados foram marcados pela vacuidade e inconsistência. Em vez de provas cabais, apresentaram achismos e inferências. A condenação por unanimidade e com aumento da dosimetria da pena revelam uma ação coordenada entre os três magistrados votantes, obedecendo a orientações e interesses externos, previamente estabelecidos. Foi um dos episódios mais constrangedores da história do Brasil. Um vexame de dimensões internacionais. Um fato que é só é possível numa republiqueta. O Brasil mergulhou num poço sem fundo. Só o povo nas ruas poderia estancar essa queda, mas isso parece ser, apenas, uma miragem.