domingo, 21 de agosto de 2011

Oscar e Fernando

Oscar foi o grande nome do jogo em que a Seleção Brasileira Sub-20 conquistou o campeonato mundial da categoria, ao vencer Portugal por 3 x 2. Logo a seguir, em termos de destaque, esteve Fernando. As semelhanças param por aí. Oscar, que joga no Inter, já vinha fazendo grandes partidas pelo clube e, certamente, agora que está de volta, será titular absoluto do time. Fernando, que nas oportunidades que recebeu no time principal do Grêmio não correspondeu, não deverá ser aproveitado imediatamente pelo técnico Celso Roth. Ocorre que não podem existir dois jogadores diferentes numa só pessoa. Fernando teve excelentes atuações pela Seleção Sub-20 tanto no Campeonato Sul-Americano quanto no Mundial. Cabe ao técnico do Grêmio, que no momento é Celso Roth, a tarefa de extrair do jogador o máximo da sua capacidade. Mesmo que não tenha se saído bem nas oportunidades anteriores que teve no time do Grêmio, Fernando merece uma nova chance. Num time que faz péssima campanha no Campeonato Brasileiro e que tem como opções no meio de campo jogadores tão precários como Adílson e William Magrão, é imperioso que se concedam novas oportunidades para Fernando. Dependendo da resposta técnica que der, Fernando poderá até se tornar titular, pois os volantes do time, Gilberto Silva e Fábio Rochemback, estão deixando muito a desejar. Tomara que Fernando não venha a repetir a mesma história de outros jovens valores do Grêmio, como Ânderson e Douglas Costa, que pouco jogaram pelo clube, preteridos que foram por nomes de mais idade e qualidade muito inferior. A hora de Fernando é agora.

Vitória emocionante e título importante

A visão caolha e bairrista de alguns cronistas da praça fez com que desdenhassem da relevância do Campeonato Mundial Sub-20. Preocupados com os desfalques que os grandes clubes sofrem ao cederem seus jogadores para a Seleção Brasileira Sub-20, tais jornalistas afirmavam que a competição não tinha  importância, pois o Brasil já obtivera sua classificação para o torneio de futebol das Olímpiadas. Incrivelmente, de uns tempos para cá, algumas pessoas acham que uma competição só é importante se servir como meio de obter classificação para uma outra disputa. Ora, as competições possuem um valor intrínseco, independente das boniificações que proporcionem. Um título mundial, em qualquer categoria, é algo de enorme expressão. Felizmente, a Seleção Brasileira Sub-20 ignorou tais comentários e conquistou brilhantemente, pela quinta vez, o título mundial da categoria. Tudo o que a Seleção Brasileira principal nos tem negado, a Sub-20 apresentou. Garra, capacidade de reação, bom futebol. Alguns jogadores, como Oscar, Fernando, Henrique e Dudu, tiveram grande desempenho na decisão. A vitória da Seleção Sub-20 por 3 x 2 sobre Portugal, num jogo em que saíra ganhando e sofreu a virada, teve toda a dramaticidade das grandes decisões. Foi emocionante e, sim, muito importante. Ganhar é sempre bom. Ganhar um título mundial, melhor ainda. Parabéns para a Seleção Sub-20!

Empate movimentado

Mais de 30 mil pessoas no estádio, quatro gols, dois para cada lado. Gol de falta de Ronaldinho. Passe de calcanhar e gol de bicicleta de Leandro Damião. Reclamações de ambos os clubes contra a arbitragem. O jogo Inter 2 x 2 Flamengo, hoje, no Beira-Rio, teve todos os ingredientes de um grande espetáculo. Ronaldinho, que já havia brilhado contra o Grêmio, no Rio de Janeiro, também deixou sua marca contra o Inter. Leandro Damião, tido por muitos como um grande goleador sem maiores aptidões técnicas, mostrou que também é capaz de executar jogadas de notável plasticidade. Se, em termos de tabela, o resultado não entusiasmou, pois brecou a ascensão do Flamengo e fez o Inter marcar passo, o jogo correspondeu, em emoção e qualidade, ao que se pode esperar do enfrentamento de dois clubes grandes do futebol brasileiro. Os torcedores mais apaixonados dos dois clubes talvez tenham se frustrado, pois não alcançaram a vitória que almejavam. Porém, o apreciador do bom futebol, por certo, saiu gratificado. São jogos assim que sustentam, através dos tempos, o encantamento das pessoas pelo futebol. Grande público, muitos gols, belas jogadas, são ingredientes infalíveis para se ter um bom jogo de futebol. Inter x Flamengo teve tudo isso.

Grêmio no rumo do rebaixamento

O Grêmio passou a torturar o seu torcedor com requintes de crueldade. Não bastasse ter sido goleado pelo Ceará, perdeu, hoje, para o Atlético Goianiense, com um gol aos 45 minutos do segundo tempo! Pouco antes do gol, Rafael Marques, de desastrosa atuação contra o Ceará e muitos maus desempenhos em 2011, foi expulso de campo, ao cometer uma falta tão violenta quanto desnecessária. Pelas imagens de televisão foi possível perceber, claramente, Rafael Marques argumentando com o árbitro de que ainda não tinha recebido um cartão amarelo. Ora, a falta que o zagueiro do Grêmio cometeu foi dura o suficiente para que merecesse o cartão vermelho direto. O árbitro Héber Roberto Lopes, de tantas más atuações em jogos do Grêmio, dessa vez agiu com correção e determinou uma expulsão justa. O Grêmio, mais uma vez, teve uma atuação tecnicamente sofrível. Somente Douglas, em chutes de fora da área, levou algum perigo ao gol adversário. Victor "bateu roupa" numa jogada que redundou em gol, mas, para sua sorte, dessa vez o lance foi anulado por marcação de impedimento. Gabriel ainda não retomou seu futebol de 2010. Vílson foi apenas aplicado. Bruno Collaço, novamente, esteve apagadíssimo. Gilberto Silva continua sendo um burocrata. Fábio Rochemback foi, possivelmente, o pior do time. Adílson apresentou as limitações costumeiras. Miralles perdeu um gol feito, num lançamento precioso de Douglas que o deixou cara a cara com o goleiro. Brandão inexistiu. Os jogadores que entraram durante a partida, tiveram pouco tempo para fazer alguma coisa, mas Lúcio, assim mesmo, se envolveu diretamente no gol sofrido pelo Grêmio, ao não conseguir evitar a conclusão de Diogo Campos. O Grêmio só não ingressou na zona de rebaixamento nessa rodada porque foi ajudado por resultados paralelos. Está tendo mais sorte que juízo, mas não está ajudando a si próprio. Tem, agora, pela frente, o Gre-Nal que, mesmo sendo no Olímpico, não apresenta indícios de bom resultado. Depois, já pelo segundo turno, enfrentará o Corinthians, fora de casa, e o Atlético Paranaense, adversário direto na luta contra o rebaixamento, no Olímpico, nas duas primeiras rodadas. Convém, ao torcedor do Grêmio, reforçar o estoque de calmantes.