sábado, 11 de janeiro de 2014

Merchandising cultural

A televisão exerce enorme influência sobre os brasileiros. Para muitos é a única opção de lazer acessível, já que o preço dos ingressos de cinema e teatro afastam os bolsos menos privilegiados. Com uma audiência diária de milhões de espectadores, é um ótimo meio para se vender qualquer tipo de produto, não só com os comerciais propriamente ditos, mas, também, pelo merchandising. Dessa forma, um produto é anunciado, por exemplo, dentro do contexto do enredo de uma novela. Assim, personagens dirigem determinados carros, entram na agência deste ou daquele banco. Isso já vem sendo praticado há um bom tempo. O autor da novela "Amor à Vida", Walcyr Carrasco, no entanto, inovou. Em meio ao merchandising tradicional, Carrasco coloca em várias cenas, personagens lendo livros e fazendo referências às obras e seus autores. O resultado é que estas obras já estão tendo um aumento de vendas significativo, o que só confirma o poder avassalador de influência da televisão. Nesse caso, em particular, o veículo é utilizado não para vender um produto qualquer, mas para difundir o saudável hábito da leitura. Uma ação meritória do autor da novela, que já apresenta resultados práticos, e que comprova que a televisão não é um divertimento alienante e escapista. Tomara que ações semelhantes se tornem comuns daqui para a frente, esvaziando o discurso ranzinza dos detratores da televisão.