quarta-feira, 5 de março de 2014

O revolucionário Paulo Barros

A Unidos da Tijuca é a campeã do Carnaval do Rio de Janeiro, em 2014. Esse é o seu terceiro título nos últimos cinco anos, um feito extraordinário para uma escola de samba considerada pequena e que, antes dessas conquistas, só havia sido campeã em 1936. Por trás desse três títulos, um mesmo nome, o do carnavalesco Paulo Barros. Ele foi o responsável pela segunda grande revolução dos desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro. A primeira, em meados dos anos 70, foi feita por Joãosinho Trinta, que colocou o luxo na avenida, em contraste com as fantasias e alegorias modestas de até então, obtendo um tricampeonato para a Beija-Flor, uma escola de samba que ainda era praticamente desconhecida e que, a partir dali, tornou-se uma das grandes. Paulo Barros fez a segunda revolução do Carnaval ao introduzir a tecnologia aliada à criatividade. Com isso, mais do que nunca, o Carnaval do sambódromo da Marquês de Sapucaí tornou-se um espetáculo na acepção da palavra, não apenas um desfile de alas. As comissões de frente, particularmente, se tornaram um enorme atrativo para o público, pois a cada ano, ficam mais criativas e surpreendentes. Joãosinho Trinta obrigou as demais escolas a aderirem ao luxo. Paulo Barros fez o mesmo quanto aos efeitos especiais e à inventividade. Assim como no caso da Beija-Flor, a Unidos da Tijuca, a partir do trabalho de um carnavalesco revolucionário, deverá passar, definitivamente, a ser considerada uma grande escola de samba.

Obrigação cumprida

Não se podia esperar outra coisa da Seleção Brasileira, hoje, no amistoso contra a África do Sul, no Soccer City, que não fosse a vitória, e ela veio. Portanto, a obrigação foi cumprida. Mais do que vencer, a Seleção goleou, o que nunca havia acontecido contra esse adversário. Até hoje, as vitórias da Seleção sobre a África do Sul haviam sido por um gol de diferença. O placar de 5 x 0 começou a ser construído cedo, com um gol de Oscar. No final do primeiro tempo, Neymar aumentou. Logo no início do segundo tempo, Neymar estabeleceu a goleada. Ela foi ampliada com um golaço de Fernandinho. No final, mais um gol de Neymar. Ainda que a África do Sul seja uma equipe modesta, e não vá participar da Copa do Mundo, foi uma vitória afirmativa, e que mostrou, para quem ainda duvida, que, sim, a Seleção tem um jogador capaz de fazer a diferença a seu favor, e ele se chama Neymar.

Empates

Mesmo jogando contra adversários modestos, Grêmio e Inter apenas empataram, hoje, pelo Campeonato Gaúcho. O Inter jogou primeiro, como mandante, no Estádio do Vale, e ficou no 1 x 1 com o São José. O primeiro tempo terminou com a vitória parcial do São José por 1 x 0, com um gol que o Inter alega ter resultado de um lance em impedimento. Somente aos 32 minutos do segundo tempo, com um belo gol de Rafael Moura, o Inter obteve o empate. Ainda que dispusesse de um tempo razoável para alcançar a virada, o Inter não a conseguiu. Se é verdade que o Inter está disparado na pontuação do Gauchão, e o resultado, portanto, não lhe traz maiores prejuízos, um empate, jogando com o seu time titular, contra um adversário frágil, justifica preocupações. Afinal, para atingir o objetivo a que se propõe no ano, o de ganhar uma competição nacional, o Inter terá de enfrentar oponentes bem mais qualificados. Mais tarde, foi a vez do Grêmio jogar contra um adversário de escasso potencial. O empate em 0 x 0 com o Cruzeiro, no Vieirão, em Gravataí, não pode ser aceito de modo algum. O Grêmio vinha de derrota, o que exigia uma reabilitação. Ainda que o Grêmio tenha criado muitas oportunidades de gol, não conseguiu marcar um sequer. Nos últimos seis pontos disputados, o Grêmio só obteve um, contra clubes pequenos. Em ambos, jogou com seu time titular, à exceção de Werley, no primeiro, e Riveros, hoje. Afora isso, nos jogos fora de casa no campeonato estadual, o Grêmio tem vencido pouco. Para um clube que diz querer vencer a competição e que deseja, também, o título da Libertadores, é muito pouco. Os resultados dessa noite ligaram o sinal de alerta para Grêmio e Inter. Será preciso muita mais futebol e aplicação para os dois, ou 2014 será um ano de frustrações para ambos.