terça-feira, 23 de agosto de 2016

Uma convocação pouco inspirada

A primeira convocação do novo técnico da Seleção Brasileira, Tite, era aguardada com muita expectativa. Ontem, finalmente, ela foi conhecida, mas se mostrou uma convocação pouco inspirada. Como entender a insistência com Daniel Alves? Como justificar a chamada de nomes como Giuliano e Taison? Porque Douglas Costa foi esquecido? A primeira convocação de Tite esteve longe de ser brilhante. Ainda que a safra de jogadores não seja da mesma qualidade de outros tempos, Tite poderia ter feito uma convocação melhor. Tomara que, a despeito de alguns equívocos nos nomes convocados, a reconhecida competência de Tite possa prevalecer, e ele comece bem a sua trajetória como técnico da Seleção Brasileira. Não há tempo a perder.

A sorte em meio ao perigo

Pode parecer estranha a afirmação de que o Inter, que vive uma crise terrível, está tendo sorte em meio ao perigo de rebaixamento que ronda o clube no Campeonato Brasileiro. No entanto, a colocação nada tem de absurda. Afinal, como explicar que um clube que não ganha há 14 jogos ainda não tenha ingressado na zona de rebaixamento? Alguém poderia objetar que, se tivesse sorte, o Inter não teria desperdiçado um pênalti aos 45 minutos do segundo tempo do jogo contra o São Paulo, domingo, no Beira-Rio, que poderia fazer com que vencesse o jogo. Convém não esquecer, entretanto, que o São Paulo ganhava o jogo até os 40 minutos do segundo tempo, resultado que colocava o Inter na zona de rebaixamento. Com o empate, obtido no final do jogo, o Inter permaneceu na mesma posição em que estava, em decimo-quinto lugar, pelos critérios, já que sua pontuação é a mesma do primeiro clube na zona de rebaixamento. O perigo ronda o Inter, mas a entrada no grupo dos que cairão para a Segunda Divisão ainda não aconteceu. Só a sorte explica algo tão inusitado.

Rotina

Um resultado nada surpreendente. A derrota do Grêmio para o Flamengo, no domingo, no Mané Garrincha, foi, apenas, a repetição de uma rotina de maus resultados fora de casa. O Grêmio tem sido um time caseiro. Nos jogos da Arena, tem um excelente aproveitamento. Como visitante, venceu apenas dois jogos, contra Atlético Mineiro e Inter. Com mais essa derrota, e o Corinthians tendo vencido o Vitória, ontem, o Grêmio caiu para o sexto lugar na classificação do Campeonato Brasileiro. Pouco adiantará o Grêmio vencer o Atlético Mineiro, na Arena, no próximo domingo. O time até poderá voltar a ficar entre os quatro primeiros colocados do Brasileirão, mas se tornar a perder muitos pontos nos jogos fora, ficará no efeito ioiô, caindo e subindo na tabela a todo o momento. O técnico do Grêmio, Roger Machado, tem grande responsabilidade nesse quadro. Ele continua a escalar mal, insistindo com jogadores que, comprovadamente, não dão resposta. Lamentavelmente, o Grêmio está, mais uma vez, deixando escapar pelos dedos um campeonato que teria plenas condições de ganhar.