quarta-feira, 12 de agosto de 2020

Contratações

Grêmio e Inter continuam em busca de reforços. O Inter,depois de uma negociação que durou algumas semanas,confirmou a contratação do atacante Yuri Alberto, do Santos, há alguns dias. Ontem, o Inter anunciou a chegada do zagueiro Lucas Ribeiro, brasileiro que estava no Hoffenheim, da Alemanha. São duas jovens apostas. Hoje, o Grêmio anunciou a contratação de Robinho, meia do Cruzeiro, e está por fechar a troca de Luciano por Everton, do São Paulo. Ao contrário dos jogadores trazidos pelo Inter, Robinho e Everton são bem rodados. São dois bons jogadores,que chegarão para compor o grupo. A preocupação em relação a Robinho é ele estar voltando de uma cirurgia. O problema de Everton são suas constantes lesões. O Grêmio segue com sua política de não gastar em aquisição de jogadores, buscando os que estão livres no mercado, ou fazendo trocas. Por mais que não pareça a melhor política de contratações, tem dado certo, na maioria das vezes.

Repetição

O meia Luan,ex jogador do Grêmio, atualmente no Corinthians,vive uma situação delicada pela segunda vez em sua carreira. A repetição que ocorre é a do rótulo de "pipoqueiro", ou seja,de jogador covarde,que foge das responsabilidades durante as partidas. No Grêmio, antes de alcançar o seu melhor momento,com o título da Libertadores de 2017 e a escolha como melhor jogador da competição, Luan recebeu essa pecha,e chegou a ter pipocas jogadas sobre si por torcedores, durante um treino. Agora, no Corinthians,foram os muros do clube que apareceram com a inscrição de Luan "pipoqueiro". A acusação tem por base o fato de que Luan não participou das cobranças de tiros livres da marca do pênalti que decidiram o Campeonato Paulista em favor do Palmeiras,no sábado, após empate em 1x1 no tempo normal. Luan estava com uma lesão no tornozelo,e não foi relacionado para as cobranças. Após o seu grande ano, em 2017,a carreira de Luan tornou-se descendente. O jogador não quis ir para o futebol russo,quando o Grêmio já tinha aceitado a proposta,o que desgastou sua relação com o clube. Negociado com o Corinthians, está, até o momento, decepcionando o torcedor e a imprensa. Aos 27 anos, Luan se encaminha para uma decadência precoce.

Um erro que persiste

O Flamengo,quando treinado pelo técnico português Jorge Jesus, não poupava jogadores, escalava todos os titulares possíveis a cada partida. Agindo dessa forma, ganhou o Campeonato Brasileiro e a Libertadores, em 2019. Porém, mesmo com a evidência de que essa é a atitude certa para quem ambiciona conquistar títulos,o Grêmio, há vários anos, poupa titulares em jogos do Brasileirão, o que faz com que não consiga ser campeão da competição. Hoje, isso aconteceu mais uma vez. Era, apenas, a segunda rodada do campeonato, não há nenhuma competição paralela no momento. Ainda assim, o técnico do Grêmio, Renato, escalou somente três titulares para o jogo contra o Ceará, no Castelão. A consequência foi um empate em 1 x 1 numa partida que o Grêmio poderia facilmente ter ganho, se estivesse com todos os titulares. Não há como achar que o Grêmio tenha obtido um ponto. Na verdade, ele desperdiçou dois. Novamente, o Grêmio está jogando fora uma competição que tem plenas condições de vencer. Poupar jogadores é um erro que persiste no Grêmio, sem ser corrigido.