sexta-feira, 30 de outubro de 2020

Os 60 anos de Maradona

Na data de hoje, Maradona completa 60 anos. Apenas uma semana depois de Pelé, o maior jogador de futebol de todos os tempos, chegar aos 80 anos. Os argentinos costumam dizer que Maradona foi o maior de todos, superando Pelé. Não é verdade. Os currículos de ambos são incomparáveis, pois o de Pelé é muito superior. Porém, se não foi melhor que Pelé, Maradona tampouco foi superado por qualquer outro jogador. Seu compatriota Messi é extraordinário, mas sua falta de brilho na seleção da Argentina não lhe permite chegar ao nível de Maradona. Na Copa do Mundo de 1986, Maradona atingiu o seu auge, levando uma equipe da Argentina apenas mediana tecnicamente a conquistar o título. A Argentina jogava em função de Maradona, pois sabia que ele fazia a diferença. Contra a Inglaterra, Maradona fez dois gols históricos, um por ter sido com a mão,e incrivelmente validado pelo árbitro, e outro que é considerado o mais bonito da história das Copas do Mundo, em que dribla vários adversários em sequência. Ao contrário de Pelé, que era um atleta, em termos físicos, Maradona cometia excessos fora do futebol, que comprometiam sua forma. Foi afastado durante a Copa do Mundo de 1994 por ter sido pego no exame antidoping. Depois que parou de jogar, Maradona teve vários problemas de saúde, correu risco de vida, envolveu-se em polêmicas, foi técnico da Argentina em uma Copa do Mundo. Um roteiro tão dramático e intenso que cairia como uma luva numa letra de tango. Por isso Maradona é tão amado pelos argentinos. Os 60 anos de Maradona devem ser comemorados por todos os que amam o futebol. Parabéns, Maradona!

Futebol sonolento

A paciência do torcedor do Grêmio vem sendo testada a cada jogo. Com raras exceções, as atuações do Grêmio são pobres, e não dão perspectivas de melhoras. Não foi diferente, ontem. A vitória por 1 x 0 sobre o Juventude, na Arena, pelas oitavas de final da Copa do Brasil, foi obtida com um futebol sonolento. O Grêmio abriu o placar logo aos oito minutos do primeiro tempo, com um golaço de Isaque numa tabelinha com Pepê. A partir daí, o Grêmio acomodou-se, e o Juventude, confiante de que pode reverter o resultado na segunda partida, no Alfredo Jaconi, também foi pouco ofensivo. Dessa forma, o jogo se tornou chato e arrastado. O segundo tempo, em particular, foi torturante. O técnico do Grêmio, Renato, mais uma vez, fez substituições equivocadas. Retirou Isaque, que era o melhor em campo, e permaneceu até o final com Diego Souza, de muito má atuação. A sorte, novamente, ajudou Renato, pois o Juventude perdeu um gol feito que lhe daria o empate. A vitória escassa deixa o confronto em aberto, o que não aconteceria se o Grêmio tivesse marcado, pelo menos, mais um gol. Havia tempo de sobra para isso. Apenas contando com a sorte, sem melhorar seu futebol, o Grêmio não conseguirá conquistar títulos.

Tranquilidade

A boa campanha do adversário no Campeonato Brasileiro poderia fazer com que se pensasse que o Inter teria dificuldades contra o Atlético Goianiense, anteontem, no Estádio Olímpico Pedro Ludovico, pelas oitavas de final da Copa do Brasil. Não foi o que se viu. Com uma escalação cheia de jogadores reservas, o Inter encontrou uma presa fácil. A vitória, por 2 x 1, foi alcançada com tranquilidade. O Inter abriu o placar logo no início do jogo. No segundo tempo, ampliou. Uma pequena queda de rendimento no final, permitiu que o Atlético descontasse. Porém, isso não deverá trazer qualquer problema. Diante de um adversário tão frágil, e jogando a segunda partida no Beira-Rio, a classificação do Inter está quase garantida.