quinta-feira, 4 de agosto de 2016

Uma crise sem fim

Dez jogos sem vencer. Apenas dois pontos conquistados nos últimos trinta disputados. Uma crise sem fim toma conta do Inter. Hoje, no Independência, perdeu por 4 x 2, de virada, para o Cruzeiro. O gol de abertura do placar foi uma breve ilusão. Logo depois, o Cruzeiro já virava o jogo para 2 x 1. O clube mineiro chegou a estar goleando por 4 x 1, arrefeceu seu ímpeto e permitiu que o Inter descontasse, mas venceu com tranquilidade. Para piorar o sofrimento do dos torcedores do Inter, Rafael Sobis, um de seus ídolos, que ainda não havia marcado gols com a camisa do Cruzeiro, fez três contra o seu ex-clube. O rebaixamento é uma ameaça cada vez mais presente, e o Inter não dá sinais de reação.

Nova frustração

Mais uma vez, o Grêmio tinha a chance de se tornar o líder isolado do Campeonato Brasileiro. Nova frustração. Empatou em 0 x 0, em plena Arena, com o Santa Cruz, outro clube que, a exemplo do América Mineiro, está na zona de rebaixamento do Brasileirão. O Grêmio, que podia ser o líder, é o quarto na tabela, superando o quinto, o Atlético Mineiro, apenas nos critérios de desempate. A tendência, pelo que tem se visto, é o Grêmio sequer classificar-se para a Libertadores, ficando numa posição intermediária na competição. Faltam titulares para algumas posições, e o banco de reservas carece de melhores opções. Como se isso não bastasse, o técnico Roger Machado, ainda que tendo qualidades apreciáveis, apresenta limitações graves quanto à capacidade de variar o esquema tático e realizar substituições durante os jogos. Roger e o seu grupo de jogadores estão provando, definitivamente, que são capazes de realizar boas campanhas, mas que não podem dar ao Grêmio o que ele mais necessita, que é a conquista de títulos.

Decepção

A Seleção Olímpica Brasileira causou uma enorme decepção em sua estreia no torneio de futebol masculino das Olimpíadas de 2016. O empate em 0 x 0 com a África do Sul, no Mané Garrincha, foi uma ducha de água fria para a expectativa que se tem em torno de uma Seleção com muitos jogadores qualificados. O futebol mostrado hoje, no entanto, foi muito fraco. Neymar, mais ums vez, deixou muito a desejar, e teve uma atuação pálida. Afora um gol feito desperdiçado por Gabriel Jesus, a Seleção não criou grandes chances para marcar. Para sorte da Seleção, o outro jogo do grupo, Iraque x Dinamarca, também acabou empatado em 0 x0. Assim, todos estão igualados no grupo. O mau futebol apresentado pela Seleção, no entanto, já faz arrefecer no torcedor a confiança na equipe para conquistar a tão sonhada medalha de ouro.