quarta-feira, 13 de junho de 2018

Vai começar

O tempo voou, e amanhã terá início mais uma Copa do Mundo. Vai começar, portanto, a mais importante competição do futebol mundial. Um verdadeiro festival de futebol, com três jogos por dia, ou, até mesmo, quatro. Algumas seleções aparecem muito bem cotadas para serem campeãs. Num primeiro plano, Seleção Brasileira, França e Alemanha. Um pouco abaixo, a Espanha. Num estágio inferior, Argentina e Bélgica. Para quem gosta de futebol, nada pode ser melhor que uma Copa do Mundo. Aproveite a festa ao máximo.

A demissão de Lopetegui

O fato caiu como uma bomba no meio esportivo. Na véspera da abertura da Copa do Mundo, e dois dias antes de sua estreia na competição, a Espanha demitiu seu técnico, Julen Lopetegui. A razão da demissão foi a a assinatura de contrato de Lopetegui com o Real Madrid, poucos dias depois de ter renovado com a seleção da Espanha. Lopetegui só notificou o fato para a Federação Espanhola cinco minutos antes do anúncio oficial, por parte do Real Madrid, de sua contratação. A reação de grande parte dos profissionais de imprensa foi condenar a demissão de Lopetegui. Esse posicionamento mostra o nível de deterioração ética da época atual. Lopetegui agiu extremamente mal para com a Federação Espanhola. Afinal, acabara de renovar seu contrato e firmou um novo sem avisar a outra parte. Afora isso, sua continuidade no cargo era eticamente insustentável, pois, estando ligado a um clube, sua manutenção na seleção da Espanha não teria o distanciamento e o foco necessários para fazer um bom trabalho na Copa. Por mais drástica que pareça a atitude de dispensar Lopetegui, ela foi correta.

Sem surpresa

Um resultado previsível. Um jogo sem surpresa. Assim foi Inter 3 x 1 Vasco, hoje, no Beira-Rio, pelo Campeonato Brasileiro. Diante de um adversário fraco, com uma defesa extremamente frágil, o Inter fez o dever de casa. Abriu 2 x 0 no placar ainda no primeiro tempo, tomou um gol inesperado no segundo, quase sofreu o empate, mas ampliou pouco depois e acabou com qualquer chance de reação do Vasco. Foi o oitavo jogo sem derrota do Inter no Brasileirão. Com isso, o Inter ficará, pelo menos durante a parada para a Copa do Mundo, uma posição acima da do Grêmio, seu maior rival, na classificação. Se isso, por si só, não garante nada em uma competição que não chegou nem na metade, já é um feito considerável para um grupo do qual muito pouco se esperava.

Empate insosso

O que se prenunciava acabou se confirmando. O Grêmio não conseguiu mais que um empate insosso  em 0 x 0 com o Sport, hoje, na Ilha do Retiro, pelo Campeonato Brasileiro. Em outras circunstâncias, o resultado poderia até ser considerado bom. Afinal, o Grêmio jogou muito desfalcado. Porém, dois titulares absolutos, Kannemann e Luan, foram poupados pelo técnico Renato, o que é injustificável, já que esse era a última partida antes da parada para a Copa do Mundo, quando haverá um longo período para a recuperação dos jogadores. Sem força ofensiva, o Grêmio se valeu da sua reconhecida eficiência defensiva para, pelo menos, não perder. Convenhamos, é muito pouco para um clube como o Grêmio. Agora, durante todo o período em que o Brasileirão estiver paralisado para a realização da Copa, o Grêmio estará uma posição abaixo do Inter na classificação. O torcedor do Grêmio não merece tamanha desconsideração por parte de um grupo que é muito melhor do que o do seu maior rival.