quinta-feira, 7 de março de 2019

A Mangueira é do povo

Mais tradicional e popular das escolas de samba, a Mangueira foi a campeã dos desfiles da Marquês de Sapucaí em 2019. O resultado já vinha sendo prognosticado por quem assistira às apresentações das escolas. Com um enredo que mostrou heróis que não estão nos livros de história, e uma homenagem a Marielle Franco, a Mangueira honrou suas raízes populares. Claro, para obter o título a Mangueira contou com um samba-enredo que levantou a avenida, e com alegorias primorosas. Ao abordar a história não oficial do país, a dos excluídos e perseguidos, e referir a figura de Marielle Franco, liderança das minorias, cujo assassinato segue sem ser solucionado, a Mangueira dá voz aos oprimidos, e desafia os fascistas. Mais do que nunca, a Mangueira é do povo.

Oportunidade desperdiçada

Em princípio, um empate fora de casa numa estreia de Libertadores é um bom resultado. Não foi esse o caso do Grêmio, ontem, ao empatar em 1 x 1 com o Rosario Central, no Gigante de Arroyto. Mesmo sofrendo um gol com 1min20s do primeiro tempo, o Grêmio teve o jogo na mão, diante de um adversário aguerrido, mas muito limitado tecnicamente. O Grêmio obteve o empate logo aos 12 minutos, e já havia perdido um gol feito, pouco antes. Ambos os lances de autoria de Everton. O gol, por sinal, foi belíssimo, e Everton, que teve grande atuação, foi escolhido o melhor jogador em campo. Porém, alguns jogadores deixaram muito a desejar. Rômulo ainda não disse a que veio. Luan teve uma atuação opaca, o que resultou na sua saída aos 19 minutos do segundo tempo. Felipe Vizeu perdeu quatro chances claras de gol. Afora isso, Kannemann e Paulo Victor falharam no gol do Rosario Central. No entanto, ainda que com todos esses senões, o Grêmio poderia ter vencido o jogo, pois mostrou ser bem melhor que o Rosario Central. O empate não foi um bom resultado para o Grêmio, e sim uma oportunidade desperdiçada de vitória.

Sorte

Na sua volta a Libertadores, o Inter não traiu a sua história. Num jogo de baixo nível técnico, o Inter venceu o Palestino por 1 x 0, ontem, no San Carlos de Apoquindo contando com uma velha companheira, a sorte. O jogo se encaminhava para um 0 x 0 mais do que justo quando, aos 37 minutos do segundo tempo, Rafael Sobis bateu uma falta e marcou o gol da vitória, num frango do goleiro Gonzalez. Por sua vez, o goleiro do Inter, Marcelo Lomba, foi o melhor jogafor em campo, com grandes defesas. A exemplo do que acontece no Campeonato Gaúcho, o Inter venceu sem jogar um bom futebol. Porém, o resultado foi excelente, e isso é o que interessa, em termos práticos. Afinal, os três próximos jogos do Inter na Libertadores serão no Beira-Rio, o que poderá fazer com que a classificação para as oitavas de final possa ser obtida antes das duas últimas partidas fora de casa. O Inter estreou bem na Libertadores, pois se faltou futebol, sobrou sorte.