segunda-feira, 25 de julho de 2016

As condições da Vila Olímpica

As reclamações da Austrália quanto às suas instalações na Vila Olímpica representam um grande constrangimento para o Brasil. Faltando apenas 11 dias para o início da Olimpíada, no Rio de Janeiro, é inadmissível que a Vila Olímpica ainda não esteja com suas instalações plenamente aptas a receber os competidores que estão chegando do mundo inteiro. A delegação australiana precisou transferir-se, temporariamente, para um hotel. O pior é que o prédio da Austrália não é o único da Vila Olímpica que apresenta problemas. Também a delegação dos Estados Unidos reclamou das más condições dos seus aposentos. As condições da Vila Olímpica não poderiam ser tão precárias. Afinal, a escolha do Rio de Janeiro como sede da Olimpíada de 2016 se deu há sete anos. Como, depois de um período tão longo, ainda não esteja tudo pronto para uma competição que irá começar dentro de poucos dias? Não poderia haver cenário mais bonito para uma Olimpíada do que o Rio de Janeiro, mas os atrasos em obras, as ameaças de doenças causadas pelo mosquito Aedes Aegypti, a sujeira nas águas da Baía de Guanabara, e, agora, as condições da Vila Olímpica, estão desgastando a imagem do Brasil no exterior. No período que antecede a realização da Olimpíada, as manchetes e notícias na imprensa tem sido predominantemente negativas. Tomara que, a exemplo do que aconteceu com a Copa do Mundo de 2014, também realizada em território brasileiro, cuja expectativa negativa foi inteiramente revertida, a Olimpíada seja um grande sucesso. Sediar uma Olimpíada deve ser motivo de júbilo para a cidade que a sedia, e para o país como um todo, não de constrangimento perante o mundo.

Superioridade

Um placar magro para o tamanho da superioridade do vencedor sobre o derrotado. Assim foi o jogo Grêmio 1 x 0 São Paulo, na Arena, pelo Campeonato Brasileiro. O resultado poderia ser muito mais amplo. O Grêmio teve várias chances de gol, e o São Paulo, praticamente nenhuma. A atuação coletiva do Grêmio foi muito boa, e também teve vários destaques individuais. Os principais foram Douglas, que marcou o gol que definiu o jogo, e Negueba, que não deixou saudade de Giuliano. Embora permaneça em terceiro lugar na classificação, o Grêmio tem, agora, o mesmo número de pontos que o segundo colocado, o Corinthians, e apenas dois a menos que o líder Palmeiras. Se não voltar a tropeçar contra clubes pequenos e médios, o Grêmio poderá disputar o título,

Apito amigo

Poucos clubes são tão beneficiados pelo chamado apito amigo quanto o Inter. Ontem, isso ficou evidenciado, mais uma vez. O Inter só empatou em 2 x 2 com a Ponte Preta, no Moisés Lucarelli, pelo Campeonato Brasileiro, porque o árbitro não deu gol num bola que ultrapassou totalmente a linha, e sei ou de marcar dois pênaltis em favo da Ponte Preta. O empate acabou sendo um prêmio demasiado para o Inter,  que merecia ter sido goleado. Foi enorme a diferença no número de conclusões ao gol, em favor da Ponte Preta. Também é verdade que a Ponte Preta, se tivesse mais qualidade nos chutes ao gol, poderia ter ganho o jogo;  sem sobressaltos. Seja como for, o árbitro cometeu três erros graves contra a Ponte Preta, e dessa forma, influiu diretamente no resultado do jogo. Nos últimos 24 pontos disputados,  o Inter ganhou apenas dois. O temor de um rebaixamento já  perturba alguns torcedores do Inter.