sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

A popularidade de Dilma

Uma pesquisa realizada sob encomenda da Confederação Nacional da Indústria (CNI), revela que a popularidade de Dilma Roussef é a maior da história para um presidente brasileiro no primeiro ano de mandato. Trata-se de um feito notável, pois Dilma supera, dessa forma, o seu antecessor no cargo, e padrinho político, Luís Inácio Lula da Silva, cujos índices de aprovação também eram superiores a todos os presidentes anteriores. Imagine-se o desespero que tais números devem estar causando em certos setores da sociedade brasileira. A revista "Veja", porta-voz do direitismo brasileiro, tem conseguido, com suas denúncias, derrubar vários ministros do governo Dilma. No entanto, como a pesquisa está a demonstrar, ainda que a revista consiga causar a demissão, um a um, de todos os ministros do governo, isso não resultará em perda de prestígio de Dilma junto à opinião pública. O governo Lula já havia deixado isso claro, mas a direita não aprendeu a lição. Os escãndalos José Dirceu/Valdomiro Diniz e do mensalão, apesar da ampla repercussão na imprensa, em nada afetaram a popularidade de Lula como presidente. O mesmo ocorre, agora, com Dilma. A mensagem do eleitor é muito clara. Ele estava satisfeito com o governo Lula e tem a mesma postura em relação á administração de Dilma Roussef. Pode-se lamentar o que parece ser uma indiferença das pessoas com a ética na política, mas o eleitor brasileiro está se mostrando pragmático. Ele está priorizando os próprios interesses. O brasileiro sabe que Lula melhorou a condição de vida dos mais pobres, promoveu o crescimento econômico, expandiu a geração de empregos, e entende que Dilma, por ser sua afillhada política, prosseguirá nessa direção. A verdade é que, para o desalento da grande imprensa e demais parcelas reacionárias da sociedade brasileira, não há nenhuma perspectiva de alternãncia no poder nos próximos anos. A era do PT na presidência da República tem tudo para ser muito longa.