quinta-feira, 1 de dezembro de 2022

O fracasso da Alemanha

Pela segunda vez seguida, a Alemanha foi eliminada na primeira fase de uma Copa do Mundo. Hoje, no Al Bayt, a Alemanha venceu a Costa Rica por 4 x 2, num jogo em que saiu na frente, sofreu a virada, e voltou a ficar em vantagem no placar. Porém, a vitória foi inútil, pois a derrota da Espanha para o Japão resultou na sua eliminação. O fracasso da Alemanha é marcante porque, depois do título da Copa do Mundo de 2014, no Brasil, a equipe não se encontrou mais. Será preciso um longo trabalho de reconstruçâo. Nomes como Neuer, Mário Götze, Thomas Müller e Gündogan, pela idade e o desgaste dos maus resultados, deverão abrir caminho para outros, encerrando suas trajetórias com a camisa da Alemanha. O processo de reerguimento da seleção da Alemanha deverá ser árduo.

A façanha do Japão

Primeiro colocado num grupo com duas grandes favoritas. Hoje, no Estádio Khalifa, o Japão venceu a Espanha por 2 x 1, de virada. Exatamente o mesmo placar e circunstância pelo qual vencera a Alemanha. Assim, ficou em primeiro lugar no grupo E, um feito notável para quem era um candidato natural à eliminação. Sua vitória de hoje carrega a suspeição de que a Espanha não teria se empenhado no jogo, visando a eliminação da Alemanha e um caminho mais ameno no chaveamento. Hipóteses conspiratórias à parte. a façanha do Japão é inegável. O Japão jogará nas oitavas de final contra a Croácia, na segunda-feira, às 12h, com boas chances de seguir adiante, já que sua adversária cumpriu, até aqui, uma campanha apenas regular.

O fim de uma geração

Uma desclassificação, verdadeiramente, melancólica. Bélgica e Croácia empataram em 0 x 0, no Ahmed bin Ali, marcando o fim de uma geração da primeira que sonhou em ganhar títulos, mas que encerra sua trajetória sem os conquistar. A equipe de Courtois, Aldeweireld, Verthonghen, Witsel, Eden Hazard, De Bruyne, Lukaku, envelheceu, e fecha seu ciclo com uma eliminação precoce, depois de ter sido semifinalista na Copa de 2018, na Rússia. A alta média de idade do grupo, e um ambiente minado por vaidades e desavenças, liquidaram com as chances da Bélgica na competição. A Croácia ficou em segundo lugar no grupo F, com uma campanha de dois empates e apenas uma vitória. Desempenho acentuadamente modesto para uma seleção que é a atual vice-campeã mundial. Nas oitavas de final, a Croácia jogará contra o Japão, segunda-feira, às 12h. Um confronto em aberto, sem favoritos.

Surpreendente Marrocos

Antes do começo da Copa do Mundo, no Catar, ninguém poderia imaginar que a seleção de Marrocos faria uma campanha tão afirmativa na primeira fase da competição. Hoje, no Al Thumama, Marrocos venceu o Canadá por 2 x 1, e ficou em primeiro lugar no grupo F. Foram duas vitórias e um empate, o que dá confiança à equipe de poder conseguir novos feitos. O surpreendente Marrocos jogará, agora, contra a Espanha, pelas oitavas de final, terça-feira, às 12h. A Espanha, em princípio, é favorita. Sua derrota para o Japão, que a deixou em segundo lugar no grupo E, está cercada de suspeitas de que poderia ter sido intencional, para eliminar a Alemanha e obter um caminho mais fácil no chaveamento. Verdade ou não, o Marrocos não tem nada a ver com isso, e poderá seguir adiante, ignorando favoritismos.