quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Tatata Pimentel

Toda a cidade tem seus personagens característicos, pessoas que são indissociáveis da sua paisagem urbana. No caso de Porto Alegre, Tatata Pimentel era uma dessas figuras. Sua morte, aos 74 anos, priva a cidade de uma de suas personalidades fundamentais. Tatata foi professor e comunicador, mas, também, muito mais do que isso. Foi agitador cultural, intelectual, boêmio. Sua cultura era vasta, enciclopédica. Amava os livros e a música. Era um apreciador das óperas. Lia compulsivamente. Era um homem extravagante em suas atitudes, mas que sempre teve o respeito de todos, que nele reconheciam o talento e o brilhantismo. Esse final de ano está sendo cruel com Porto Alegre. Na mesma semana, duas pessoas das mais queridas e emblemáticas da cidade faleceram. Primeiro Jorge Mendes, agora Tatata Pimentel. A sensação que se abate sobre seus amigos e admiradores é a de um imenso vazio, e de uma grande saudade.

Dando força para o rival

Claro que a intenção do Inter não era essa, mas com sua vitória sobre o Vasco, por 2 x 1, de virada, hoje á noite, em São Januário, beneficiou muito mais ao Grêmio, seu maior rival, do que a si próprio. Embora diga acreditar nas possibilidades matemáticas que lhe restam, o Inter sabe que não tem chances de se classificar para a Libertadores. Ao ganhar do Vasco, e deixá-lo nove pontos atrás do Grêmio, faltando apenas seis rodadas para o final do Campeonato Brasileiro, o Inter praticamente definiu os quatro clubes brasileiros que irão para a Libertadores. Pela distância em pontos que possuem sobre os demais clubes, e pelo reduzido número de rodadas que falta até o final do Brasileirão, Fluminense, Atlético Mineiro, Grêmio e São Paulo, deverão ser os quatro classificados para a competição continental. A vitória serviu para o Inter satisfazer seu torcedor depois de duas derrotas consecutivas, proporcionou a primeira grande atuação de Diego Forlán, que fez os dois gols, com a camisa do clube, e marcou a volta de D'Alessandro às grandes atuações. Porém, em termos práticos, foi uma enorme ajuda para o seu mais tradicional adversário.

Só valeu pelo resultado

A vitória do Grêmio sobre o Barcelona de Guayaquil, por 2 x 1, de virada, hoje à noite, no Olímpico, valeu pela classificação obtida para a próxima fase da Copa Sul-Americana. Porém, o desempenho do time, mais uma vez, foi sofrível. O Grêmio padece de falta de poder ofensivo. Kléber continua a não jogar nada, e Marcelo Moreno só foi notado na partida quando desperdiçou uma oportunidade de gol de maneira bisonha, fazendo com que o torcedor perdesse a paciência de vez. Elano foi poupado pelo técnico Vanderlei Luxemburgo, e ficou no banco. Pois foi somente após a sua entrada em campo, no segundo tempo, que o Grêmio melhorou de produção. Novamente, o Grêmio mostrou enormes dificuldades diante de um adversário que se feche e marque forte. Os erros de passe levaram a torcida à exasperação. Com exceção de Anderson Pico, de boa atuação, os demais jogadores deixaram a desejar. O Grêmio segue com boas campanhas nas duas competições que disputa paralelamente, o Campeonato Brasileiro e a Copa Sul-Americana, mas seu futebol não suscita nenhum entusiasmo. Existe uma base de time, mas ela precisará ser substancialmente reforçada se o Grêmio tiver grandes ambições para 2013.