sexta-feira, 18 de maio de 2012

O caos do ensino

O ensino no Brasil vive, há muitos anos, uma situação crítica. Isso já se sabia. Porém, a cada dia, novos dados vão se somando para formar um panorama desolador dessa área no país. Há poucos dias, soube-se do alto índice de repetência escolar verificado nos estados, tendo o Rio Grande do Sul apresentado os números mais elevados. Agora, um concurso para o Magistério, também no Rio Grande do Sul, teve apenas 8% dos candidatos aprovados. Fizeram as provas 63 mil pessoas, e só 5.224 foram aprovadas. O dado é estarrecedor. Como se pode explicar tamanho grau de reprovação? O Brasil tem um hoje um sistema educacional em que os professores fingem que ensinam e os alunos simulam que aprendem. Há milhões de estudantes e ex-alunos que, embora tecnicamente sejam alfabetizados, são considerados analfabetos funcionais, pois não conseguem compreender um texto nem se expressar adequadamente pela escrita. A União, estados e municípios não investem em educação o percentual previsto em lei. As escolas apresentam uma estrutura defasada, incompatível com a modernidade. A precariedade começa pelos prédios escolares, mal conservados, e se estende pela didática arcaica, excesso de conteúdos, falta de motivação dos professores, desinteresse dos alunos. São muitos os que pregam a necessidade de se encarar a educação como prioridade, caso o país queira, efetivamente, alcançar um alto grau de desenvolvimento. Chegou a hora de passar do discurso para a ação. O Brasil não pode continuar, a cada ano, a proporcionar manchetes sobre os vexames de seu sistema de ensino. Será preciso que todas as partes, isto é, governantes, professores, pais e alunos, se mobilizem para  modificar essa situação desalentadora. O futuro do país está sendo seriamente ameaçado. O atual quadro positivo da economia brasileira não se sustentará em médio e longo prazo com uma formação tão precária dos jovens do país. O momento exige mudanças radicais na estrutura do sistema de ensino brasileiro. Não há mais tempo a perder.