sexta-feira, 25 de novembro de 2022

Mais um jogo zerado

A boa impressão deixada pela Inglaterra no seu primeiro jogo na Copa não se confirmou. Hoje, no Al Bayt, Inglaterra e Estados Unidos empataram em 0 x 0, em mais um jogo zerado na competição. A Inglaterra não repetiu a desenvoltura mostrada na goleada contra o Irã. Os Estados Unidos, vindos de um empate contra o País de Gales, conseguiram jogar em condições de igualdade com a equipe inglesa. O jogo não foi de boa qualidade. Destaques contra o Irã, figuras como Sterling e Harry Kane tiveram atuações modestas. O entusiasmo gerado pela Inglaterra na estreia já arrefeceu diante do que se viu hoje. Na última rodada, a Inglaterra não deverá ter dificuldades para obter o primeiro lugar do grupo, diante do lanterna País de Gales, enquanto os Estados Unidos, para se classificar, terão de, obrigatoriamente, vencer o Irã, que jogarâ pelo empate, por ter um ponto a mais.

Mau futebol

A Holanda está chamando a atenção, negativamente, na Copa. Hoje, a Holanda empatou com o Equador em 1 x 1, no Estádio Khalifa, e, mais uma vez, exibiu um mau futebol. Em termos de classificação, não foi um mau resultado, pois a Holanda está com 4 pontos em dois jogos. Porém, as atuações da Holanda têm sido constrangedoras. Hoje, a Holanda abriu o placar aos 5 minutoa do primeiro tempo, o que dava a impressão de que venceria, e de forma tranquila. Nada disso. A equipe voltou perdida no segundo tempo, sofreu o empate, e por pouco não perdeu. Não fez mais nenhuma conclusão ao gol do Equador. Com a classificação bem encaminhada, a Holanda, no entanto, não deverá ir longe na competição. O Equador, ao contrário, merecia ter vencido o jogo, e vai para a última rodada da primeira fase com amplas chances de classificação.

Eliminação precoce

Antes mesmo de fazer o seu último jogo pela primeira fase, o Catar já está fora do restante da Copa. O Catar perdeu por 3 x 1 para o Senegal, hoje, no Al Thumama, o que resultou na sua eliminação precoce, pois já vinha de uma derrota, na estreia. A eliminação da equipe anfitriã na primeira fase ocorre pela segunda vez na história das Copas. A primeira vez foi com a África do Sul, em 2010. Porém, a África do Sul chegou com chances de classificação na última rodada, venceu o jogo, empatou em pontos com o México, e só foi eliminada pelo saldo de gols. O Catar, com duas derrotas, já está eliminado, o que é mais uma comprovação do erro que foi realizar a Copa naquele país. A seleção do Catar não tem nenhuma relevância no cenário do futebol, e só está participando da Copa por ser a anfitriã, pois jamais se classificou para outra edição da competição. As próximas fases da Copa serão sem a presença da equipe da casa, o que fará com que o comprometimento da comunidade local com a disputa diminua muito. Escolher o Catar como sede de uma Copa foi um grande erro.

O pior jogo da Copa

Foi uma sucessão de horrores. O Irã venceu o País de Gales por 2 x 0, hoje, no Ahmed bin Ali, no que foi, até aqui, o pior jogo da Copa. As duas equipes mostraram uma total falta de habilidade, não havia nenhuma inspiração, só transpiração. Nem mesmo Bale, do País de Gales, o jogador "diferenciado" da partida, conseguiu se destacar. Com exceção de um "balãozinho" que em nada resultou, sua presença quase não foi notada. O 0 x 0 era o resultado que melhor traduzia o que se via no jogo. A vitória do Irã só aconteceu depois que o goleiro Henessey, do País de Gales, foi expulso aos 41 minutos do segundo tempo. A desvantagem númerica acabou sendo fatal para o País de Gales. Em sua segunda Copa, 64 anos depois da primeira, o País de Gales se encaminha, ao que tudo indica, para uma eliminação precoce.