segunda-feira, 28 de novembro de 2022

Na busca da classificação

Depois de uma derrota ajustada, uma vitória que mantém a esperança de seguir adiante na Copa do Mundo, no Catar. Hoje, no Estádio da Cidade da Educação, Gana venceu a Coréia do Sul por 3 x 2, e segue na busca da classificação para as oitavas de final. No primeiro jogo, contra Portugal, Gana mostrou bom futebol, e poderia ter obtido um melhor resultado. No jogo de hoje, abriu dois gols de vantagem, cedeu o empate, mas teve forças para obter a vitória. Na última rodada, irá para o tudo ou nada contra o Uruguai, com boas chances de se classificar. Porém, precisará de uma maior eficiência defensiva, pois sofreu cinco gols em apenas dois jogos. A Coréia do Sul, a exemplo do Uruguai,precisa, obrigatoriamente, vencer na última rodada para poder se classificar. Sua única vantagem sobre a equipe sul-americana é ter um gol a mais de saldo.

A afirmação de Portugal

Reconhecidamente, a seleção de Portugal reúne muitos bons jogadores, que brilham nos principais campeonatos europeus. Hoje, no Lusail, Portugal venceu o Uruguai por 2 x 0 e obteve sua classificação para as oitavas de final da Copa do Mundo, no Catar. Assim, Portugal demonstra, na prática, o potencial que lhe é atribuído, e se credencia a uma boa campanha na Copa. A crítica que se faz, costumeiramente, à Portugal, é que seu técnico, Fernando Santos, não extrai tudo o que poderia de um grupo com tantos bons jogadores. Porém, por enquanto, isso não está sendo obstáculo para que Portugal seja uma das seleções que já garantiu-se nas oitavas de final antes mesmo do terceiro jogo. A afirmação de Portugal contrasta com a tímida campanha, até aqui, do Uruguai. Também com vários jogadores de destaque nos principais campeonatos europeus, o Uruguai ainda não venceu na Copa, e vai para a última rodada com a obrigação de ganhar para poder se classificar às oitavas de final. Hoje, depois que Arrascaeta entrou na equipe, o Uruguai melhorou, e quase obteve o empate, só sofrendo o segundo gol por conta de um pênalti muito polêmico. O que não se consegue entender é porque Arrascaeta permaneceu no banco durante o primeiro jogo inteiro contra a Coréia do Sul, e só entrou no segundo tempo contra Portugal. O próprio técnico do Uruguai, Diego Alonso, admitiu que a equipe cresceu de produção com a entrada de Arrascaeta. A exemplo da Bélgica, o Uruguai possui no seu grupo veteranos que já estão desgastados como Godin, Cáceres, Luís Suarez e Cavani. Ainda assim, tem jovens talentos que lhe permitiriam uma campanha mais satisfatória.

Jogo trepidante

Um empate, mas com muitos gols. Camarões e Sérvia empataram em 3 x 3, hoje, no Al Janoub, num jogo trepidante. Camarões saiu na frente, mas a Sérvia virou e chegou a fazer 3 x 1 no placar. Com um futebol rápido e frenético, Camarões buscou o empate, surpreendendo a Sérvia, que já dava a vitória como certa. Camarões e Sérvia vão para a última rodada com chances de classificação para as oitavas de final da Copa, mas, para isso, terão de vencer seus jogos contra Brasil e Suiça, respectivamente, o que não será nada fácil.

Vitória apertada

Foi sofrido. A Seleção Brasileira venceu a Suiça por 1 x 0 no Estádio 974, e classificou-se para as oitavas de final da Copa do Mundo, no Catar, numa vitória apertada, que demorou a se concretizar. A Suiça fez jus a sua tradição defensiva, e dificultou muito o jogo para a Seleção. O empate frustrante em 0 x 0 já parecia definitivo quando Casemiro fez o gol da vitória aos 38 minutos do segundo tempo, com um belo chute que desviou num jogador adversário. Depois do gol marcado, outras chances ainda foram perdidas, o que poderia resultar num placar mais folgado. Agora, à Seleção, basta um empate no próximo jogo, contra Camarões, para ficar em primeiro lugar no seu grupo. Se confirmar a posição deverá enfrentar Uruguai ou Gana nas oitavas de final.