domingo, 15 de setembro de 2013

Frustração

O Grêmio perdeu por 1 x 0 para o Atlético Mineiro, hoje, na Arena, pelo Campeonato Brasileiro. Foi um resultado extremamente frustrante para o clube e sua torcida, por várias razões. Em primeiro lugar, por ocorrer no dia em que o Grêmio comemorou 110 anos de fundação, uma data muito expressiva. Depois, pelo fato de ser derrotado pelo time no qual joga Ronaldinho, o maior desafeto do torcedor do Grêmio. Por fim, porque essa derrota deixa o Grêmio muito atrasado em relação ao dois primeiros colocados do Brasileirão, Cruzeiro e Botafogo, diminuindo suas chances de ser campeão. Sobrou poder de marcação  e empenho ao Grêmio, mas faltou criatividade e maior ímpeto ofensivo. O ataque do Grêmio conclui pouco durante os jogos, isso já se tornou um problema crônico. Vargas e Barcos não jogaram bem, e o chileno perdeu dois gols feitos na sequência do mesmo lance. Logo a seguir, o Atlético Mineiro, que praticamente não atacava, fez o seu gol. Um duro golpe para os mais de 36 mil torcedores que compareceram ao jogo. O Grêmio, agora, jogará quarta-feira, contra o Santos, novamente na Arena, uma partida que terá de vencer, obrigatoriamente, se ainda quiser sonhar com o título. No dia do seu aniversário, o Grêmio não ganhou o presente que mais desejava, a vitória.

Cumprindo com o dever

O Inter ganhou do Criciúma por 1 x 0, hoje à tarde, no Heriberto Hülse, pelo Campeonato Brasileiro. Não foi uma vitória com futebol brilhante, mas isso não importa. O essencial era vencer, e o Inter conseguiu. Mesmo com os seus vários tropeços anteriores, o Inter está em 5º lugar no Brasileirão, a um ponto do 4º colocado, pois os resultados paralelos lhe tem sido muito favoráveis. O próximo jogo do Inter será contra o Bahia, na Arena Fonte Nova, um time que vem em queda, depois de um bom início de competição. Ótima oportunidade para obter mais uma vitória e continuar almejando as primeiras colocações. Os próximos dias do Inter deverão ser tranquilos, depois de algumas turbulências em função de um princípio de crise.

Cento e dez anos de glórias

O Grêmio completa, hoje, 110 anos de fundação. Sua história é repleta de glórias e feitos pioneiros. Foi o primeiro clube de Porto Alegre a conquistar o título de campeão gaúcho, em 1921, quando a competição recém alcançava a sua terceira edição. Venceu o primeiro Gre-Nal da história, em 1909, por 10 x 0, placar jamais superado na história do clássico. Foi o primeiro clube do Rio Grande do Sul a ganhar a Taça Libertadores da América e o Campeonato Mundial de Clubes, em 1983. Tornou a ganhar a Libertadores em 1995. Possui dois títulos de campeão brasileiro. Junto com o Cruzeiro, é o recordista de conquistas da Copa do Brasil, que já venceu por quatro vezes. Foi campeão, também, da Recopa Sul-Americana. No total, ganhou 36 campeonatos gaúchos. Em 1931, disputou o primeiro jogo de futebol noturno do Rio Grande do Sul. Em 1950, foi o primeiro clube fora do Rio de Janeiro a jogar no Maracanã, quando venceu o Flamengo por 3 x 1. Em 1959, goleou o Boca Juniors por 4 x 1, em plena Bombonera, com todos os gols marcados por Gessy Lima, um dos maiores craques do clube em todos os tempos. Muitas das glórias do Grêmio foram conquistadas na casa dos adversários, tendo um estádio inteiro contra si, como foi o caso do Campeonato Brasileiro de 1981, ganho contra o São Paulo, no Morumbi, a Libertadores de 1995, enfrentando o Nacional (COL), em Medellin, e as Copas do Brasil de 1997, no Maracanã, e 2001, no Morumbi, tendo por adversários, respectivamente, o Flamengo e o Corinthians.. Hoje, o Grêmio tem mais de 7 milhões de torcedores, o que faz dele o 6º clube mais popular do Brasil, e o primeiro fora do eixo Rio-São Paulo. Completar 110 anos é para poucos. São raras as pessoas que alcançam tão provecta idade. Empresas vitoriosas, dos mais diversos ramos, soçobram antes de atingir tal marca. Uma existência longa e vitoriosa, digna de todos os aplausos. Parabéns, Grêmio!