quarta-feira, 23 de novembro de 2022

Vitória magra

Embora envelhecida, a Bélgica ainda concentra expectativas de fazer uma boa Copa. Hoje, no Ahmed bin Ahli, a Bélgica venceu o Canadá por 1 x 0, uma vitória magra que frustra, de certa forma, os que esperam um desempenho mais afirmativo da equipe na competição. Poderia ser ainda pior, pois o Canadá desperdiçou um pênalti no começo do jogo, cobrado por seu maior jogador, Davies. Mesmo sem uma grande exibição, a Bélgica, com a vitória, encaminha uma classificação que deve ser tranquila. O Canadá, devido ao empate entre Marrocos e Croácia, ainda pode tentar se classificar. Os próximos jogos irão mostrar o que se pode esperar da Bêlgica na Copa, se uma equipe em condições de chegar nas primeiras posições, ou mera participante da competição.

A maior goleada da Copa

Um resultado avassalador, acachapante. A Espanha goleou a Costa Rica por 7 x 0, hoje, no Al Tumama, a maior goleada da Copa, até agora. Foi um jogo extremamente fácil para a Espanha. Aos 30 minutos do primeiro tempo, o placar já estava em 3 x 0. No segundo tempo, foram mais quatro gols. Com uma equipe muito renovada, a Espanha se inscreve como uma postulante ao título. A Costa Rica corre o risco de ser o grande "mico" da Copa.

Novo zebrão

Tudo foi igual, na dramaticidade e construção do placar. O Japão venceu a Alemanha por 2 x 1, de virada, hoje, no Estâdio Khalifa, em um novo "zebrão" na Copa. A exemplo do que aconteceu, ontem, com a Argentina contra a Arábia Saudita, a Alemanha saiu na frente, com um gol de pênalti, e o Japão virou o placar. Se o roteiro foi o mesmo, o sentimento pós-jogo também foi idêntico. A Alemanha, do mesmo modo que a Argentina, corre o risco de uma eliminação precoce na Copa. No domingo, a Alemanha terá um jogo terrível e decisivo contra a Espanha. Se perder, estará eliminada da Copa na primeira fase, repetindo o fracasso de 2018. O Japão, com a vitória obtida, ficou em condições de buscar a classificação, o que antes era pouco provável.

Outro jogo sem gols

O número de jogos sem abertura de placar está chamando a atenção na Copa. Marrocos e Croácia empataram em 0 x 0, hoje, no Al Bayt, em outro jogo sem gols, e de escassa qualidade. Nem mesmo Modric, a grande referência técnica da equipe da Croácia conseguiu se destacar. Atual vice-campeã mundial, esperava-se bem mais da Croácia. Foi um jogo nivelado por baixo, de poucas emoções. Para sorte da Croácia, seu grupo não é dos mais duros. Como os outros integrantes são Bélgica e Canadá, a tendência é que as duas seleções de maior tradiçào se classifiquem. O empate obtido por Marrocos, embora inesperado, não deverá melhorar muito as suas perspectivas de classificação.