domingo, 25 de novembro de 2018

O novo capítulo de um fiasco

O segundo jogo da decisão da Libertadores, entre River Plate e Boca Juniors, no Monumental de Nunez, foi mais uma vez adiado. Agora, para uma data ainda a ser definida. O que aconteceu, hoje, foi o novo capítulo de um fiasco. O que era para ser a maior decisão da Libertadores de todos os tempos, já se transformou num mico histórico. Em vez de um espetáculo  apoteótico, sucessivos adiamentos. A Libertadores de 2018, seja o que for que aconteça daqui por diante, já está irremediavelmente manchada pela fatos extracampo.

Campeão

O que vinha se desenhando há várias rodadas tornou-se realidade. O Palmeiras é o campeão brasileiro de 2018. A conquista do título veio com a vitória de 1 x 0 sobre o Vasco, hoje, em São Januário. Um título indiscutível de um clube que tem o ataque mais positivo, a defesa menos vazada e a maior série invicta da competição na era dos pontos corridos, com 22 jogos. A partir da chegada do técnico Felipão, o Palmeiras acrescentou à sua já reconhecida qualidade, a competitividade que Roger Machado não conseguia lhe dar. A partir daí, ser campeão era só uma questão de tempo. O título veio com uma rodada de antecedência. Com a abundância de recursos de que dispõe, o Palmeiras tem tudo para prosseguir com sua trajetória vitoriosa em 2019.

Objetivo alcançado

O Inter precisava de três pontos nos seus dois últimos jogos pelo Campeonato Brasileiro para obter a classificação direta para a Libertadores. Com a vitória por 2 x 0 sobre o Fluminense, hoje, no Beira-Rio, teve o objetivo alcançado. Diante de um adversário frágil, o Inter custou a abrir o placar, mas não encontrou maiores dificuldades para vencer. O segundo gol apenas consolidou a vitória. O Inter terminará o ano em alta, voltando à disputar a Libertadores depois de três anos. Para o pouco que se esperava do Inter em 2018, já é um feito.

Empate frustrante

Outra chance desperdiçada pelo Grêmio de encaminhar a classificação direta para a próxima edição da Libertadores. Essa é a consequência do jogo Vitória 0 x 0 Grêmio, hoje, no Barradão, pelo Campeonato Brasileiro. Com a derrota do São Paulo para o Vasco, na rodada anterior, o Grêmio voltara a depender só de si para alcançar o seu objetivo. Com o empate frustrante de hoje, terá de secar novamente o São Paulo nos dois jogos que restam para o clube paulista, e vencer, obrigatoriamente, o Corinthians, na Arena, na última rodada. O resultado não foi bom para ninguém. Os resultados paralelos acabaram por determinar o rebaixamento do Vitória. O Grêmio perdeu pontos preciosos, o que poderá lhe custar a ida para a pré-Libertadores, prejudicando todo o seu planejamento para 2019. Afora isso, a excepcional dupla de zaga do Grêmio ficará de fora do jogo contra o Corinthians, pois Geromel e Kannemann receberam o terceiro cartão amarelo. O pior é que o Grêmio terá de fazer improvisações, pois, no momento, não possui zagueiros reservas no grupo. Seja como for, o Grêmio tinha de vencer o Vitória, um time fraco, e não conseguiu. Embora tenha havido empenho por parte do Grêmio, faltou intensidade. Na reta final de uma competição, na busca de um objetivo importante, a intensidade tem de estar presente. A classificação direta para a Libertadores ainda é possível, mas o Grêmio está acumulando chances perdidas de garantir essa conquista.