domingo, 1 de julho de 2012

Espanha bicampeã

A Espanha comprovou, hoje, que ainda é a melhor seleção do mundo. Goleou a Itália por 4 x 0 e conquistou o bicampeonato da Eurocopa, pois já havia ganho o título da competição em 2008. Entre uma Eurocopa e outra, ganhou a Copa do Mundo de 2010. A Espanha, agora, possui três títulos da Eurocopa, pois foi campeã, também, em 1964. A Itália vinha credenciada pela vitória sobre a Alemanha, mas não conseguiu fazer frente ao adversário. Foi um resultado inapelável, o que fica bem evidenciado pelo placar dilatado. A Espanha comprova, assim, que não era um fenômeno passageiro. A taça da Eurocopa ficou em muito boas mãos, e a Espanha surge, ao menos no momento, como a principal candidata ao título da Copa do Mundo de 2014, no Brasil.

Decepção

O Grêmio, em 2012, tem sido uma tediosa repetição dos últimos anos. Enche os torcedores de esperança, mas, sempre que se espera uma afirmação do time, ele fraqueja. Foi assim, novamente, hoje, contra o Atlético Mineiro, no Olímpico. Vários fatores motivavam os torcedores a irem ao estádio. Havia a estréia de  Zé Roberto, o primeiro jogo de Marcelo Grohe como titular após a venda de Victor, a volta de Ronaldinho ao Olímpico, a possibilidade de alcançar a vice-liderança do Campeonato Brasileiro. Com isso, mais de 34 mil pessoas foram ao jogo. Elas estavam entusiasmadas e apoiaram animadamente o time. Porém, não adiantou. O Grêmio levou um gol ainda no primeiro tempo, e não conseguiu reverter o resultado, mesmo tendo a posse de bola na maior parte do jogo. O árbitro Paulo César de Oliveira teve uma má atuação, sendo conivente com a "cera" feita pelo Atlético Mineiro e expulsando Ânderson Pico de forma injusta, mas não foi o responsável pelo resultado. Souza e Léo Gago jogaram muito mal. Kléber e Marcelo Moreno lutaram muito e se movimentaram intensamente, mas não tiveram a efetividade que se espera de atacantes do seu nível. Zé Roberto teve uma estréia apenas razoável. A defesa, como um todo, esteve bem. O grande destaque do time, contudo, foi Marcelo Grohe, que correspondeu inteiramente a expectativa positiva que cerca sua condição de novo goleiro titular do Grêmio. Foi a terceira derrota do Grêmio em apenas sete rodadas do Brasileirão. Se continuar assim, o Grêmio não chegará ao título nem obterá classificação para a Libertadores.

Objetivo alcançado

O Inter,antes de sair para jogar duas partidas fora de casa, contra Sport e Bahia, colocou como meta obter 4 pontos. Nesse sentido, o objetivo foi alcançado, pois, após vencer o Sport por 2 x 0, no domingo anterior, empatou, hoje, em 1 x 1 com o Bahia. No entanto, é óbvio que um clube com as pretensões do Inter, cujo time é apontado como um dos principais candidatos ao título do Campeonato Brasileiro, não pode se contentar com tão pouco. Os dois times que o Inter enfrentou em sequência são fracos, e lutam, apenas, para evitar o rebaixamento. A obrigação do Inter, portanto, era ganhar os dois jogos. O Inter segue fora da zona de classificação para a Libertadores. Isso acontece porque, em sete rodadas, embora só tenha perdido um jogo, já empatou três. Como se sabe, em competições de pontos corridos os empates não são um bom resultado. O Inter segue sem entusiasmar. Tem jogadores de grande qualidade, como D'Alessandro e Oscar, mas eles não tem feito a diferença. A julgar pelo que se viu até aqui, as perspectivas do Inter de ganhar o Brasileirão, única competição que lhe restou em 2012, não são das melhores.