sábado, 7 de setembro de 2013

Vitória dramática

O Grêmio venceu a Portuguesa por 3 x 2, hoje, na Arena, pelo Campeonato Brasileiro. Depois de um primeiro tempo fraco, que terminou empatado em 0 x 0, o Grêmio abriu uma vantagem de dois gols e deu a impressão de que poderia até golear, mas acabou cometendo graves falhas defensivas, que redundaram no empate. O jogo, a partir daí, tornou-se dramático para o Grêmio, e só foi decidido a seu favor com um gol que resultou de um pênalti duvidoso. Mesmo com a Portuguesa tendo dois jogadores expulsos na confusão que se seguiu à marcação do pênalti, o Grêmio continuou se deixando pressionar, e o alívio só veio com o apito final do árbitro. O técnico do Grêmio, Renato, destacou que a campanha do time nos últimos sete jogos pelo Brasileirão, com seis vitórias e uma derrota, é digna do Barcelona. Porém, se a campanha é boa, o futebol do Grêmio continua devendo. O time chuta pouco a gol, e não apresenta grande volume de jogo. A próxima partida, contra o Náutico, na Arena Pernambuco, não deverá apresentar maiores obstáculos para que a vitória seja alcançada. No entanto, para enfrentamentos de maior nível, o desempenho que o Grêmio está tendo poderá ser insuficiente.

Sem dificuldades

O Inter ganhou por 3 x 1, de virada, da Ponte Preta, hoje, no Moisés Lucarelli, pelo Campeonato Brasileiro. Mesmo tendo saído atrás no placar, o Inter não teve dificuldades para vencer. A Ponte Preta mostrou o porquê de ser a vice-lanterna do Brasileirão. Apenas quatro minutos depois de abrir o placar, sofreu o gol de empate. A vitória do Inter, a partir daí, aconteceu ao natural, diante de um time que afunda cada vez mais no rumo do rebaixamento, e está com seu ambiente muito convulsionado. Dessa vez, ao contrário do que aconteceu contra o Náutico, o Inter não se deixou surpreender por um adversário pouco qualiificado. Cumpriu com a sua obrigação, e venceu. Agora terá jogos na terça, quinta e domingo, num grande desafio à capacidade física do time. Os jogos, contudo, são bastante propícios para que o Inter acumule mais pontos. Serão contra Santos e Vitória da Bahia, em casa, e o Criciúma, no Heriberto Hülse. Ótimas oportunidades para o Inter subir na tabela.

Goleada

A Seleção Brasileira Brasileira goleou a Austrália por 6 x 0, hoje à tarde, no Mané Garrincha, em jogo amistoso. Foi uma partida das mais fáceis, diante de um adversário modesto, como o próprio placar demonstra. Ainda assim, a Seleção teve seus méritos. No tempo de Mano Menezes como técnico da equipe, por várias vezes, a Seleção teve desempenho fracos mesmos diante de adversários de pouca expressão. No jogo de hoje, a Seleção esteve focada e aplicada, chegando de forma natural ao resultado elástico. Alguns jogadores, por certo,  reforçaram seu prestígio junto ao técnico Felipão. São os casos de Jô e Luiz Augusto. Jô marcou os dois  primeiros gols e deu um lançamento precioso para Neymar fazer o terceiro. Luiz Augusto, afora seu futebol eficiente como volante, encerrou o placar marcando um golaço. O próximo amistoso será contra Portugal, terça-feia, em Boston. Será um jogo de maior exigência, mas Portugal não irá contar com seu maior astro, Cristiano Ronaldo, que está lesionado. A tendência é mais uma vitória da Seleção Brasileira. Ao contrário do período de Mano Menezes, quando teve vários tropeços, a Seleção começa a acumular vitórias, o que sempre aumenta a confiança da equipe. Na Seleção, felizmente,  os tempos são outros.

Degradação

As drogas são um flagelo social, isso não é novidade para ninguém. A dependência gerada por elas leva indivíduos e famílias a deterioração física e moral. Porém, mesmo que já se tenha tomado conhecimento de histórias escabrosas sobre o assunto, é impossível não ficar estupefato ao saber que, num dos bairros mais pobres e "barra pesada" de Porto Alegre, o Bom Jesus, após uma denúncia anônima, Anderson Machado Fonseca, de 25 anos, foi preso em flagrante ao tentar vender seu filho, um bebê de 11 meses, por R$ 10, para adquirir drogas. Como pode alguém chegar a tal nível de degradação? A simples ideia de vender um filho, por qualquer razão, já é absolutamente nauseante. Fazê-lo por um motivo tão torpe, cobrando uma quantia irrisória, é uma demonstração de que não há limites para a queda do ser humano quando mergulha no abismo moral. Como é possível uma pessoa decair tanto a ponto de, em nome da satisfação de um vício, tentar desfazer-se de um ser que dele descende? Para quem, como eu, acumula muitos anos de vida, as baixezas humanas já não causam tanto espanto, por ter testemunhado ou sabido de várias, mas um fato como este é, simplesmente, aterrador. Uma sociedade em que existam pessoas capazes de um ato tão vil, é reflexo da falência de um modelo civilizatório. Na proposta capitalista, adotada no mundo ocidental, há o estímulo ao individualismo exacerbado, à busca do sucesso pessoal. Em contrapartida, afrouxam-se os laços familiares e sociais, perde-se a noção de solidariedade. Incentiva-se o consumismo, a satisfação de aspirações. Isso gera um quadro social dividido entre vencedores e perdedores. Estes últimos se tornam excluídos, marginalizados, engrossando os bolsões de miséria dos grandes centros urbanos. Não se pode ter nenhum tipo de indulgência para com um homem que tenta vender um filho por R$ 10 para comprar drogas, só se pode defini-lo como um monstro. Igualmente severo deve ser o julgamento de uma sociedade capaz de abrigar em seu interior alguém assim, pois é uma demonstração clara de que nela já se perdeu a noção do que seja dignidade. A apologia ao consumismo e ao individualismo leva à coisificação do ser humano. Não nos coloquemos, portanto, na cômoda posição de quem, diante do fato aqui enfocado, apenas o recrimine e dirija uma série de impropérios ao pai desnaturado. Um ser tão degradado só pode surgir numa sociedade que perdeu a noção de valores e o sentido coletivo. Se não começarmos uma faxina nos nossos conceitos civilizatórios, monstruosidades como esta se tornarão cada vez mais frequentes, e acabaremos vitimados por uma escória decorrente de uma humanidade que caminha sem rumo.