segunda-feira, 22 de outubro de 2012

O decano sai de cena

Jorge Mendes, decano da crônica esportiva do Rio Grande do Sul, faleceu hoje, dois dias antes de completar 90 anos. Simpático e afável, era um verdadeiro repositório de histórias e fatos do futebol gaúcho e brasileiro, pois começou sua carreira em 1939. Trabalhou em diversos orgãos de imprensa e foi presidente da Associação dos Cronistas Esportivos Gaúchos (ACEG). Mesmo com a idade avançada, permanecia lúcido e com grande vitalidade. Fazia-se presente em, praticamente, todos os jogos da dupla Gre-Nal em Porto Alegre. Afora ser um profissional competente, era um ser humano admirável. Com a sua morte, o jornalismo e a sociedade do Rio Grande do Sul ficam empobrecidos. Vai fazer muita falta!

A volta do multicampeão

Pela terceira vez, Fábio Koff foi eleito presidente do Grêmio. Koff é o dirigente mais vitorioso da história do Grêmio. Foi duas vezes campeão da América, e venceu, uma vez cada, a Recopa Sul-Americana, a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro. Em 1995 ganhou, também, um Campeonato Gaúcho em que o Grêmio jogou a decisão com um time misto, o "Banguzinho", vencendo a competição em mais duas oportunidades. Seu retorno se dá 16 anos depois do encerramento de seu segundo período como presidente do Grêmio, e cercada de enorme expectativa da torcida. Koff já está com 81 anos, mas todos confiam de que possa ter energia para alcançar as ambiciosas metas que traçou. Tomara que as esperanças da torcida sejam plenamente atendidas. O Grêmio não merece ficar tanto tempo sem a conquista de grandes  títulos. O jejum já dura 11 anos. Fábio Koff promete o retorno aos bons tempos. Esperemos que essa aspiração se concretize, para o bem do Grêmio e, por extensão, do futebol gaúcho.

Tropeço

O empate do Grêmio com o Coritiba em 0 x 0, no Olímpico, no sábado, foi um terrível tropeço na reta final do Campeonato Brasileiro. O Grêmio não está sabendo tirar proveito da tabela que lhe concede maioria de jogos em casa nos últimos jogos do Brasileirão. Seus três últimos jogos no Olímpico terminaram empatados. Depois de empatar apenas um jogo no primeiro turno, o Grêmio já acumula sete empates no segundo. São pontos preciosos que lhe tiraram a chance de aspirar ao título e, agora, tornam difícil até a obtenção do vice-campeonato, que garantiria a classificação direta para a Libertadores, já que, com a vitória de ontem sobre o Fluminense, o Atlético Mineiro está com quatro pontos de vantagem. Menos mal que o São Paulo perdeu para o Flamengo, fazendo com que o Grêmio abrisse mais um ponto de distância sobre o clube paulista na classificação. As próximas rodadas serão decisivas para o Grêmio alcançar seus objetivos. Suas chances ainda são muito boas, mas é preciso parar de desperdiçar pontos.