quarta-feira, 1 de maio de 2013

Outra goleada

O Bayern de Munique não deixou por menos e, depois de golear o Barcelona por 4 x 0, jogando em casa, fez 3 x 0 no campo do adversário. Uma classificação categórica para a decisão da Champions League, humilhando o até então considerado como melhor time do mundo. O Bayern, que já fora finalista da edição anterior da Champions League, perdendo a decisão para o Chelsea, reafirma o seu grande momento, fruto de uma base qualificada que vem sendo conservada e melhorada nos últimos anos. Diante de seu rival local, o Borússia Dortmund, é, sem dúvida, favorito para conquistar o título da maior competição de clubes da Europa. O Barcelona, por sua vez, precisará passar por um período de transição. Alguns jogadores já parecem desgastados pela longa permanência no mesmo clube, e a dependência em relação a Messi é outro problema a ser resolvido, pois, quando se viu privado de seu melhor jogador, o time não encontrou soluções. Ao menos por enquanto, o encanto do Barcelona se desfez.

Bola murcha

O Inter empatou em 0 x 0 com o Santa Cruz, hoje á noite, no Arrudão, pela Copa do Brasil. O futebol mostrado pelos dois times foi fraquíssimo. Porém, o que preocupa é a bola murcha mostrada pelo Inter. Afinal, embora o Santa Cruz tenha tradição e seja o atual bicampeão pernambucano, é um clube que está na 3ª Divisão brasileira. Embora deva se tornar tricampeão gaúcho, o Inter é um time que ainda não foi devidamente testado. Nos dois Grenais do Campeonato Gaúcho, o Grêmio jogou com reservas, e os demais times do Gauchão são muio fracos. Nas duas únicas vezes em que disputou jogos oficiais contra clubes de fora do Rio Grande do Sul, em 2013, o Inter deixou muito a desejar. Contra o modestíssimo Rio Branco, do Acre, ganhou por 2 x 0, com o segundo gol, fruto de um pênalti inexistente, sendo marcado aos 46 minutos do segundo tempo. Hoje, contra o Santa Cruz, teve mais uma atuação pífia. Vítor Júnior comprovou, mais uma vez, que não tem futebol para vestir a camisa do Inter, Diego Forlán, fora das facilidades do campeonato estadual, voltou a jogar mal, e Rodrigo Moledo mostrou que sua convocação para a Seleção Brasileira foi, apenas, mais um desatino de Felipão. As desculpas do técnico Dunga de que o time estava cansado pela viagem e com a cabeça na decisão da Taça Farroupilha, contra o Juventude, são para lá de esfarrapadas. A verdade é que, pelo que se tem visto, o Inter não parece apto a enfrentar desafios maiores, contra times de melhor qualidade.

Atitude

O Grêmio ganhou do Independiente Santa Fé por 2 x 1, hoje à noite, na Arena, pela Libertadores. A vitória foi por um placar escasso, e o Grêmio sofreu um gol jogando em casa, o que não é bom para quem irá decidir a classificação fora de seus domínios, mas, ainda assim, dever ser saudada. Afinal, o time fez uma boa atuação, mesmo que longe de ser brilhante, e teve atitude em campo, algo que há muito tempo não se via no Grêmio. Afora isso, algumas atuações individuais foram muito boas, como as de Vargas, que parece estar, finalmente, desencantando, de Fernando, que não só marcou o golaço que deu a vitória ao Grêmio como é o jogador mais regular do time, e de Alex Telles, um garoto que não sentiu a pressão do jogo. Por outro lado, Barcos, mais uma vez, jogou mal, e Souza vem apresentando uma queda de rendimento há várias partidas. Porém, nada é mais lamentável no Grêmio do que o zagueiro Cris. Depois de outra expulsão estúpida na Libertadores, demonstrando mais uma vez a sua total falta de condição técnica e física para jogar no Grêmio, é imperioso que tenha o seu contrato rescindido imediatamente. Se isso não for feito será uma afronta ao torcedor. Embora tenha levado um gol, o Grêmio vai para o segundo jogo com o Independiente Santa Fé com  boas chances de obter a classificação, já que qualquer empate lhe serve. Até mesmo uma derrota, desde que marque pelo menos dois gols, poderá lhe dar a classificação. Serão, agora, 15 dias até o novo jogo entre os dois, período em que o Grêmio poderá saborear a vitória na primeira partida e descansar das turbulências que tem vivido. Ainda há muito o que melhorar, mas o Grêmio já conseguiu dar algum alento ao seu torcedor.