domingo, 27 de novembro de 2022

Jogaço

Foi uma expectativa plenamente recompensada. Espanha e Alemanha empataram em 1 x 1, hoje, no Al Bayt, num jogaço. Não faltaram, técnica,emoção, garra, aplicação, intensidade. A Espanha exibiu um futebol de melhor qualidade e desenvoltura, mas a Alemanha soube reagir e buscar um empate que já parecia improvável. Ameaçada de uma eliminação precoce, caso perdesse hoje, a Alemanha vai para a última rodada com boas chances de seguir em frente na competição. O resultado mantém a Espanha em alto nível, e pode ser o caminho de uma retomada da Alemanha. O primeiro encontro de gigantes da Copa foi digno do que dele se esperava.

O despertar da Croácia

Equipe, reconhecidamente, de boa qualidade, a Croácia teve uma estreia discreta na Copa, ao empatar em 0 x 0 com o Marrocos. Hoje, no Estádio Khalifa, a Croácia goleou o Canadá por 4 x 1, de virada. O futebol inssosso do primeiro jogo, deu lugar a uma atuação vigorosa e dinâmica. Parece ter sido o despertar da Croácia, que tem condições de fazer uma boa campanha, embora não seja candidata ao título. O Canadá, com duas derrotas, já está desclassificado, e só cumprirá tabela na última rodada.

Decadência

As impressões que se tinha sobre a Bélgica, antes da Copa, estão se confirmando na competição. O Marrocos venceu a Bélgica por 2 x 0, hoje no Al Thumama, e evidenciou a decadência da equipe derrotada, que é admitida até por jogadores do grupo. A Bélgica formou uma grande geração de jogadores, que chegou ao terceiro lugar na Copa do Mundo de 2018, na Rússia. Porém, quatro anos e meio depois, muitos desses jogadores estão com idade avançada, e já não conseguem o mesmo desempenho de outros tempos. A mêdia de idade da Bélgica é alta, devido a presença de jogadores como Vertonghen (35 anos), Witsel (33 anos), Alderweireld (33 anos), De Bruyne (31 anos), e Eden Hazard (31 anos). São jogadores de qualidade, mas que já não vivem o seu auge físico. Perguntado sobre a chance de a Bélgica ser campeã na Copa no Catar, De Bruyne foi sincero e disse que ela não existia porque seus jogadores estão velhos. Na estreia, a Bélgica venceu o Canadá por 1 x 0, e marcou seu gol depois que o adversário desperdiçou a cobrança de um pênalti. Na ocasião, o próprio técnico da Bélgica, o espanhol Roberto Martínez, disse que sua equipe jogou mal e não merecera vencer. A boa equipe belga irá sair de cena sem conquistar um título.

Não confirmou

O Japão foi uma das grandes surpresas da primeira rodada da Copa, ao vencer a Alemanha, de virada, por 2 x 1. Hoje, no Ahmed bin Ali, o Japão perdeu por 1 x 0 para a Costa Rica, que havia sido massacrada por 7 x 0 pela Espanha, e não confirmou a boa impressão deixada na estreia. A equipe do Japão se mostrou confusa, sem solućões, e não conseguiu criar muitas chances de gol. O gol de Fuller, aos 36 minutos do segundo tempo, foi um justo prêmio à aplicação da Costa Rica, que buscou apagar a má impressão causada no primeiro jogo, e o preço pago pelo Japão por uma atuaćão sem inspiração.