sexta-feira, 17 de agosto de 2012

A decadência da música brasileira

Uma das melhores cantoras brasileiras, Zizi Possi, em recente entrevista, disse sentir falta do tempo em que  as músicas tinham letras com mais poesia. Zizi revelou que fica "passada" ao ouvir certas composições, e que não entende como isso possa acontecer num país que tem nomes como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Chico Buarque de Holanda, Gonzaguinha, Renato Russo e Arnaldo Antunes. Certamente, Zizi não é a única a pensar assim. Com algumas honrosas exceções, o panorama atual da música brasileira é pouco animador. Há uma predominância de gêneros como o sertanejo e sua variante "universitária", pagode romântico e outros, cuja característica são as letras pobres e carregadas de lugares comuns. Com as mudanças ocorridas na indústria discográfica, fortemente abalada pela concorrência da internet, as gravadoras optam apenas pelas fórmulas fáceis, de sucesso garantido. O resultado é o empobrecimento da música brasileira. Outro ponto abordado por Zizi Possi. foi a perda de espaço da música na televisão brasileira. Trata-se de algo lamentável e de difícil explicação. Nos anos 60, 70 e 80, a música ocupava generosos espaços na programação das redes de televisão. Os festivais de música marcaram gerações. Programas como "O Fino da Bossa" e "Jovem Guarda" são lembrados até hoje. A série "Grandes Nomes", focalizando as maiores expressões do meio musical brasileiro, e uma parada de sucessos semanal, o "Globo de Ouro", também eram uma demonstração da relevância que a música tinha na televisão. Hoje, os poucos programas que dão espaço para a música, como o "Som Brasil" e o "Altas Horas", ambos da Rede Globo, são levados ao ar num horário muito tardio, já na madrugada. Afora isso, o "Som Brasil" vai ao ar apenas uma vez por mês. Em outros tempos, a música ocupava o horário nobre, em programas com edições semanais. Essa é uma situação que precisa ser resgatada. A música é uma das grandes riquezas culturais brasileiras. Não há como entender que seja relegada a tal condição de desprestígio. Para retornar á qualidade perdida, entre outras iniciativas, é essencial que a música brasileira recupere o espaço que lhe foi tirado na televisão, um fato para o qual não há justificativa razoável.