sexta-feira, 23 de outubro de 2020

Boa convocação

O técnico da Seleção Brasileira, Tite, fez, hoje, a convocação para os jogos contra Venezuela e Uruguai, em novembro, pelas Eliminatórias da América do Sul para a Copa do Mundo de 2022, no Catar. Foi uma boa convocação. Tite chamou seus preferidos de sempre, como Phillipe Coutinho e Gabriel Jesus, mas também fez retornar Éder Militão e Arthur, o que qualifica o grupo. Não há grandes esquecimentos por parte do técnico. Dentro da realidade atual do futebol brasileiro, há pouco a contestar entre os jogadores convocados.

Perspectiva desanimadora

O sorteio para a definição das oitavas de final da Libertadores não foi nada bom para o Inter. Seu adversário será o Boca Juniors. Com o futebol limitado que joga, o Inter terá muita dificuldade contra o Boca. Caso consiga eliminar o clube argentino, o Inter enfrentará Flamengo ou Racing nas quartas de final. Nas semifinais, pegaria Grêmio, Santos, LDU, ou Guarani do Paraguai. Como se vê, é uma perspectiva desanimadora. Resta ver como o futebol do Inter se mostrará daqui a pouco mais de um mês, quando começará o confronto pelas oitavas de final.

Sorteio favorável

O Grêmio vem jogando um futebol muito pobre. Dessa forma, qualquer adversário que venha a enfrentar representa uma dificuldade a ser transposta, por mais modesto que seja. Ainda assim, o Grêmio não pode se queixar da sua caminhada na Libertadores. Um sorteio favorável fez com que o Grêmio vá ter o Guarani do Paraguai como adversário nas oitavas de final da competição. Melhor do que isso, só se pegasse o Delfin, que irá enfrentar o Palmeiras. Porém, será preciso que o Grêmio melhore muito o seu futebol para que possa sonhar em ir longe na Libertadores. Se eliminar o Guarani, o Grêmio irá jogar contra o vencedor de Santos x LDU nas quartas de final. Se chegar nas semifinais, enfrentará Flamengo, Racing, Boca Juniors ou Inter. Nesse caso, a menos que aumente muito a qualidade do seu futebol, suas chances de se classificar para a decisão seriam muito reduzidas, exceção feita ao Inter, contra o qual mantém uma longa invencibilidade.

Os 80 anos de Pelé

A saúde já dá sinais de fragilidade. O homem que percorreu o mundo, está recluso e arredio às entrevistas. Porém, hoje o Brasil e o mundo o irão reverenciar. A data marca os 80 anos de Pelé, o maior jogador de futebol de todos os tempos. Só a obtusidade de alguns, e o desconhecimento de outros, pode fazer com que essa afirmação seja contestada. Nunca haverá um jogador que o supere. Antes dele, o Brasil e o mundo já tinham visto alguns jogadores extraordinários. No Brasil, podem ser citados Leônidas da Silva e Zizinho. No mundo, Di Stéfano e Puskas. Nenhum deles, no entanto, foi melhor que Pelé. Durante sua carreira, surgiram nomes como Cruyff e Beckenbauer, mas eles também não superaram Pelé. Depois que Pelé parou de jogar, apareceram astros como Maradona e Messi, mas que não lhe tomaram a distinção de melhor de todos os tempos. Pelé é absolutamente único, inigualável. As falhas eventuais de Édson, o homem por trás do mito, não devem ser usadas para o desmerecer. Essa é uma visão mesquinha e falso moralista. Pelé é o brasileiro mais célebre da história. Merece todas as homenagens. Parabéns, Pelé!