quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Olé

Nada pode ser mais constrangedor para um clube da expressão do Inter do que ver seu time, independente de qual seja a escalação, levar "olé" de um adversário do interior. Foi o que aconteceu com o Inter, hoje à noite, ao perder, por 1 x 0, para o Lajeadense, na Arena Alvi-Azul. O Lajeadense vem fazendo boa campanha no Campeonato Gaúcho, e o Inter jogou com os reservas, mas olé já é demais. Até agora, não descobri o porquê do Inter não escalar os seus titulares em Lajeado. Os argumentos apresentados para justificar tal decisão são, para mim inconvincentes. Não há nenhuma razão para que um clube que, no momento, disputa uma única competição não coloque em campo o que tem  de melhor. O resultado não chegou a causar grandes prejuízos ao Inter na classificação do Gauchão, mas o que se viu no gramado evidenciou que, se o time titular possui uma boa qualidade, o mesmo não se pode dizer do grupo de jogadores como um todo. Se precisar se valer de peças de reposição ao longo do ano com o que dispõe no momento, as perspectivas do Inter não são nada animadoras.

Ordem natural

A goleada do Grêmio sobre o São José, por 5 x 1, hoje à noite, no Olímpico, repôs a ordem natural do futebol. O Grêmio vinha de três derrotas consecutivas no Campeonato Gaúcho, sem jamais jogar com seu time titular na competição. O São José havia vencido os quatro jogos que realizara no Gauchão e não sofrera nem um gol. Bastou, contudo, que o Grêmio escalasse seu time principal e mostrasse muito empenho, para que esmagasse o líder do campeonato, implacavelmente, numa demonstração do abismo técnico que existe entre os dois times. Com o resultado, o Grêmio deixou a zona de rebaixamento e entrou na de classificação. Porém, contra o Juventude, sábado, no Alfredo Jaconi, voltará a jogar com reservas, o que diminui suas chances de obter um bom resultado. No entanto, se levar para Caxias do Sul um time com uma potencialidade parecida com a do que jogou o Gre-Nal, o Grêmio aumentará suas possibilidades dentro da partida. De qualquer forma, ganhar sempre é bom, e a vitória de hoje desanuvia o ambiente e abre espaço para a total mobilização para o jogo de quinta-feira contra o Huachipato, campeão chileno, na Arena, pela Libertadores, a prioridade do Grêmio.

Felipão estreia com derrota

Foi apenas o primeiro jogo de Felipão na sua volta ao cargo de técnico da Seleção Brasileira, mas, diante de um adversário de tradição, a Inglaterra, a derrota, por 2 x 1, repetiu os insucessos do período de Mano Menezes. Vencer a Inglaterra em Wembley é uma tarefa muito difícil, mas, até por isso, seria um grande impulso para o começo da segunda era Felipão. A Seleção esteve desfalcada de alguns titulares absolutos como Thiago Silva e Marcelo, que estão lesionados, mas a equipe que entrou em campo está muito perto do que é possível escalar de melhor. Sendo assim, essa nova derrota para um adversário de grande nível dá margem a preocupações, pois falta pouco mais de um ano para o início da Copa do Mundo de 2014, e a Seleção Brasileira não consegue despertar a empolgação do torcedor. A boa notícia é que os amistosos da Seleção, daqui por diante, serão sempre de alto nível, o que permitirá que se avalie devidamente o potencial da equipe.