terça-feira, 26 de dezembro de 2023

MorumBis

O capitalismo continua avançando sobre o futebol. O São Paulo acaba de vender, por três anos, o "naming rights" de seu estádio, que, por esse período, se chamará MorumBis. O acordo foi fechado com a Mondelez, fabricante do chocolate Bis, e renderá, no total, R$ 75 milhões para os cofres do clube. Os clubes nào cansam de buscar meios para aumentar a sua arrecadação. As empresas sabem que o futebol atrai a paixão de milhões de pessoas. A combinação desses fatores faz com que o mais popular dos esportes tenha se transformado numa indústria milionária, com salários altíssimos e direitos de aquisição de jogadores a custos exorbitantes. A qualidade do futebol vem caindo, mas o dinheiro que gira em torno dele só aumenta. Os estádios são menores, e os ingressos, consequentemente, ficaram mais caros. O calendário de jogos, dada a avidez de todos em ganhar muito dinheiro, está cada vez mais inchado, com várias competições. Há uma oferta muito grande de jogos, mas a quantidade compromete a qualidade. Não há no horizonte perspectiva de que esse quadro se altere tão cedo.