sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Imortal

Independentemente do que venha a acontecer daqui por diante, a campanha do time júnior do Grêmio na Copa São Paulo está coroada de brilho. Em meio a disputa, o grupo viu seu técnico ser requisitado para voltar a Porto Alegre, com a finalidade de treinar o time B do Grêmio que vai jogar as primeiras partidas do Campeonato Gaúcho. Seu auxiliar-técnico ficou em seu lugar. Vários jogadores foram chamados a acompanhar o técnico em sua participação no time B, o que reduziu o grupo que permaneceu na Copa São Paulo a apenas 14 nomes. Nessas condições, o Grêmio já passou de fase duas vezes, empatando com Coritiba e Atlético Mineiro, em 1 x 1 e 2 x 2, respectivamente, e os eliminando nos tiros livres da marca do pênalti. Para quem, no segundo jogo da fase classificatória, perdeu para o modesto Espigão (RO), trata-se de uma recuperação excepcional. Enquanto isso, seu maior rival, o Inter, foi alijado da competição já na primeira fase de mata-matas, pelo pequeno Velo Clube, de Rio Claro (SP). Por essas e por outras é que o Grêmio é conhecido por "Imortal".

Vexame

Não há como qualificar de outra forma o desempenho da Seleção Brasileira Sub-20 no campeonato sul-americano da categoria, que está sendo realizado na Argentina. Foi um vexame.A exemplo da equipe anfitriã, a Seleção Sub-20 também foi eliminada na primeira fase da disputa. Em quatro jogos, venceu apenas um, por escasso 1 x 0, contra a Venezuela, com um gol de pênalti. A justificativa de que a atual geração é muito inferior a que lhe antecedeu, que tinha Neymar e Oscar, entre outros, não convence. Ainda que, em relação a si própria, a Seleção Sub-20 tivesse um nível consideravelmente inferior, sua qualidade deveria ser suficiente para se impor diante de adversários modestos como Equador e Peru, o que não conseguiu. Uma diferença substancial em comparação com o trabalho anterior, foi que, em 2011, o técnico era Ney Franco, uma das grandes revelações na função nos últimos anos, no futebol brasileiro. A Seleção Sub-20 de agora foi treinada por Émerson Ávila, um nome ainda não afirmado na profissão. Seja como for, a Seleção Sub-20 protagonizou um vexame, que não pode ser ignorado. A grandeza do futebol brasileiro exige que se tomem providências para que isso não se repita no futuro.

Walmor Chagas

O Brasil é um país de grandes atores e atrizes. Não nos faltam notáveis talentos das artes cênicas. Em meio a essa plêiade de grandes nomes, do teatro, cinema e televisão, há os que são ainda maiores, verdadeiros ícones dessa fascinante arte de representar. O Brasil perdeu, hoje, um desses pilares. A morte de Walmor Chagas, aos 82 anos, priva o país de um ator de talento excepcional e marcante presença em cena. Walmor Chagas brilhou em todas as frentes. No cinema, participou de filmes como "São Paulo S.A." e "Xica da Silva". Na televisão, fez várias novelas. Ainda na televisão, teve destaque em minisséries como "Avenida Paulista" e "Os Maias". No teatro, sua grande paíxão, trabalhou em obras clássicas, dos maiores autores do gênero. Foi casado com outro nome do Olimpo teatral brasileiro, a atriz Cacilda Becker. Há vinte anos, mudara-se para um sítio isolado no alto de uma montanha, vivendo em meio ao verde. Os índícios são de que Walmor tenha cometido suicídio. A idade avançada e a saúde, que já se apresentava frágil, talvez estejam por trás de seu gesto. Um fim trágico e sombrio para um ator de talento luminoso.