segunda-feira, 30 de junho de 2025
Contrariando palpites
Foi a maior "zebra" da competição, até agora. Num jogo empolgante, o Al Hilal (SAU) venceu o Manchester City por 4 x 3, hoje, no Camping World Studios, em Orlando, pelo Campeonato Mundial de Clubes que está sendo disputado nos Estados Unidos.contrariando os palpites da imprensa esportiva. O Manchester City abriu o placar aos 8 minutos de jogo, vantagem que sustentou até o final do primeiro tempo. Porem, nos seis primeiros minutos do segundo, o Al Hilal obteve a virada. No entanto, quatro minutos depois, o Manchester City empatou. O resultado se manteve até o final, forçando a prorrogação. No primeiro tempo da prorrogação, o Al Hilal pulou na frente aos 4 minutos e o Manchester City empatou aos 14. A decisão nos tiros livres da marca do pênalti estava próxima, mas aos 12 minutos do segundo tempo, o Al Hilal fez o gol da vitória. Agora, o Al Hilal jogará contra o Fluminense nas quartas de final. Convém ao clube brasileiro não subestimar o seu adversário.
Sem complexo de vira-lata
Foi uma lição para todos os colonizados pelo futebol europeu. A vitória do Fluminense por 2 x 0 sobre o Inter de Milão, hoje, no Bank of America Stadium, em Charlotte, mostrou um conjunto sem complexo de vira-lata, obtendo a classificação para as quartas de final do Campeonato Mundial de Clubes, que está sendo disputado nos Estados Unidos. Foi uma vitória meritória, contra um adversário que pressionou, colocou bolas na trave, mas não conseguiu reverter o resultado. O Fluminense abriu o placar aos 2 minutos de jogo, com um gol de Cano. O Inter de Milão tentou o empate durante todo o jogo, mas acabou sofrendo o segundo gol aos 47 minutos do segundo tempo, selando sua eliminação. Não faltou esforço para o Inter de Milão, mas o final de temporada e o forte calor fizeram sua condição física cair muito durante o jogo. Para o Fluminense, foi uma resposta para os que lhe consideravam o maior azarão entre os quatro clubes brasileiros participantes da competição. Porém, a "revanche" contra o Manchester City ainda não será dessa vez. O clube inglês perdeu para o Al Hilal (SAU), foi eliminado, e não irá enfrentar o clube brasileiro nas quartas de final, como todos esperavam.
domingo, 29 de junho de 2025
Passeio
Foi facílimo. O Paris Saint-Germain, campeão da Champions League e maior favorito ao título do Campeonato Mundial de Clubes que está sendo disputado nos Estados Unidos, goleou o Inter Miami por 4 x 0, hoje, no Mercedes-Benz Stadium, em Atlanta, num jogo que foi um passeio. O placar foi todo construído no primeiro tempo, pois, com o jogo resolvido, o Paris Saint-Germain não forçou no segundo. A classificação para as quartas de final não exigiu nenhum esforço do Paris Saint-Germain, foi a mais tranquila em todos os confrontos disputados até aqui. Com muita qualidade individual e coletiva, o Paris Saint-Germain é o adversário a ser batido. Seu primeiro grande obstáculo será nas quartas de final, contra o Bayern de Munique, mas sempre como favorito.
Eliminado
Em "briga de cachorro grande" qualquer erro pode ser fatal. O Flamengo foi eliminado do Campeonato Mundial de Clubes, que está sendo disputado nos Estados Unidos, ao perder por 4 x 2 para o Bayern de Munique, hoje, no Hard Rock Stadium, em Miami Gardens, num jogo em que foi vítima de muitos erros individuais. Aos 6 minutos, já sofria o primeiro gol, marcado contra por Pulgar. Com 9 minutos, Harry Kane fazia 2 x 0, numa bola defensável que Rossi "aceitou". O Flamengo descontou com um golaço de Gérson, aos 32, mas erros de marcação no meio de campo propiciaram o gol de Goretzka, aos 43, em nova falha de Rossi, fazendo o Bayern folgar, novamente, no placar. Aos 9 minutos do segundo tempo, Jorginho, de pênalti, marcou para o Flamengo, apertando a vantagem do Bayern no placar. O Flamengo equilibrou o jogo, e parecia próximo de empatar, quando Luiz Araújo, num erro individual, foi desarmado próximo da grande área, o que resultou num passe para Harry Kane fazer 4 x 2 para o Bayern, aos 27 minutos. O Flamengo tentou reagir, mas com uma diferença de dois gols, e pouco tempo de jogo pela frente, não conseguiu. Afora os erros de jogadores, o Flamengo também penou por erros de escalação e de estruturação tática de seu técnico, Felipe Luís, um profissional futuroso, mas ainda não afirmado. Mesmo desclassificado, o Flamengo fez a campanha mais consistente entre os clubes brasileiros na competição, levando-se em conta a fase de grupos, e volta forte para as disputas que ainda terá até o final do ano.
Goleada aos trancos e barrancos
Um resultado folgado, construído de forma inusitada. O Chelsea classificou-se para as quartas de finais do Campeonato Mundial de Clubes, que está sendo disputado nos Estados Unidos, com uma goleada, ontem, aos trancos e barrancos, de 4 x 1 sobre o Benfica, no Bank of America Stadium, em Charlotte. Ao contrário do que poderia parecer, o placar elástico não foi conseguido de forma tranquila. Reece James abriu o marcador aos 18 minutos do segundo tempo, numa cobrança de falta em que o goleiro adversário errou ao imaginar que a bola seria cruzada e deixou-a entrar de forma direta. O resultado se mantinha, e parecia definitivo, quando uma ameaça de mau tempo fez com que o jogo fosse suspenso por mais de uma hora e meia. Com a retomada do jogo, o Benfica obteve o empate, com um gol de pênalti, levando a partida para a prorrogação, dando a ideia de que poderia alcançar uma reação. Porém, logo aos 2 minutos do tempo extra, Prestiani, do Benfica, foi expulso, e facilitou a tarefa para o Chelsea. Uma nova falha do goleiro do Benfica propiciou ao Chelsea ficar novamente em vantagem. O lance abateu o Benfica, que tentou reagir de forma desordenada, e sofreu mais dois gols. O Chelsea se classificou para as quartas de final, e vai enfrentar o Palmeiras, na próxima sexta-feira.
sábado, 28 de junho de 2025
Faltou ofensividade
O Botafogo é o primeiro clube brasileiro eliminado do Campeonato Mundial de Clubes, que está sendo disputado nos Estados Unidos. Faltou ofensividade ao Botafogo, que perdeu, hoje,por 1 x 0 para o Palmeiras, na prorrogação, depois de empate em 0 x 0 no tempo normal, no Lincoln Financial Center. O jogo parecia se encaminhar para uma decisão nos tiros livres da marca do pênalti, quando Paulinho, que havia entrado durante o jogo, fez o gol da vitória do Palmeiras, aos 9 minutos do primeiro tempo da prorrogação. O Palmeiras foi melhor ao longo do jogo, e John, goleiro do Botafogo, foi escolhido o melhor da partida, pelas várias defesas importantes que fez, embora tenha sofrido o gol numa bola defensável. O Botafogo não conseguiu criar grandes chances de gol, o que acabou sendo decisivo para a sua eliminação. Se representou a desclassificação do primeiro clube brasileiro da competição, o resultado também já garantiu um representante do país nas quartas de final. Na próxima sexta-feira, o Palmeiras enfrentará o Chelsea, que eliminou o Benfica, na busca da classificação para as semifinais.
sexta-feira, 27 de junho de 2025
A aposta no confronto
Não está sendo fácil para o presidente Luís Inácio Lula da Silva manter a governabilidade do país. Com maioria no Congresso, a oposição faz a aposta no confronto, tentando inviabilizar o governo, já visando as eleições de 2026. O Congresso brasileiro é dominado por forças retrógradas da extrema-direita e do agronegócio. São parlamentares que protegem os interessses do grande capital, banqueiros, latifundiários, industriais. Votam, sistematicamente, contra os interesses dos trabalhadores e da parcela mais pobre da população. Cortam verbas da saúde e educação, mas negam-se a aprovar a taxação das grandes fortunas, e recusam-se a aceitar a isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil. Com a derrubada do decreto presidencial que aumenta o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) a relação entre governo e Congresso, que já era difícil, ameaça chegar num impasse. O governo avalia a possibilidade de recorrer ao Supremo Tribunal Federal contra a derrubada do decreto. Porém, representantes da extrema-direita no Congresso dizem, cinicamente, que se o governo tomar essa atitude estará desrespeitando a vontade do povo, que elege os parlamentares, e criando um conflito entre os poderes. Claramente, a oposição no Congresso age com intuitos eleitoreiros, buscando atingir o governo na sua área mais sensível, que é a social. Faltando um ano e meio para a eleição, Lula e o governo precisam encontrar um meio de negociar com um Congresso hostil.
quinta-feira, 26 de junho de 2025
Contratação absurda
Um completo desatino, mais um dos tantos cometidos pelo clube em contratações. O Grêmio, depois de longas negociações, fechou a contratação do volante Caíque, do Juventude, por inacreditáveis R$7 milhões, mais a cessão por empréstimo do lateral esquerdo Luan Cândido. Como se não bastasse tudo isso, o Grêmio continuará pagando os salários de Luan Cândido. O mais incrível é que, a partir do dia 1/7, Caíque já poderia assinar um pré-contrato com qualquer clube, e poderia vir de graça para o Grêmio em janeiro próximo. Afora isso, Caíque completará 30 anos em outubro e vem de uma longa parada depois de uma cirurgia. O contrato será até 2027, e, de acordo com cláusulas de cumprimento de metas, poderá ser estendido por mais um ano. O técnico Mano Menezes, que pediu a contratação, deve ter sido muito insistente junto aos dirigentes do Grêmio para que o clube fizesse um negócio nesses termos. Porém, nada justifica tamanho empenho para trazer um jogador de currículo modesto, que nunca esteve em nenhum outro grande clube, de idade avançada e vindo de uma lesão grave. O Conselho Deliberativo do Grêmio deveria se posicionar sobre o fato. Uma contratação nesses moldes é lesiva ao clube e ofensiva para o torcedor.
quarta-feira, 25 de junho de 2025
Ninguém ficou de fora
Contrariando o pessimismo quase geral, os clubes brasileiros foram muito bem na fase de grupos do Campeonato Mundial de Clubes, que está sendo disputado nos Estados Unidos. Ninguém ficou de fora, todos os quatro clubes se classificaram para as oitavas de final da competição. A lamentar, apenas, que um dos confrontos será entre Palmeiras e Botafogo, o que acarretará, obrigatoriamente, na eliminação de um deles. Em compensação, também forçosamente, um dos dois estará nas quartas de final. Os confrontos de Flamengo e Fluminense serão extremamente difíceis. Os adversários de ambos, Bayern de Munique e Inter de Milão, respectivamente, vão para os jogos na condição de favoritos. Porém, as chances dos brasileiros não são tão reduzidas assim. Bayern de Munique e Inter de Milão são bons, mas nada excepcionais. Ainda que sejam favoritos, é possível fazer enfrentamento contra os dois. No entanto, cabe destacar um fato sobre os jogos dos clubes brasileiros na última rodada da fase de grupos. Todos tiveram atuações modestas, o que resultou em empates de Flamengo, Fluminense e Palmeiras, e em derrota do Botafogo. A partir de agora, quando os jogos serão eliminatórios, todos terão de entregar o melhor do seu potencial, para ir o mais longe possível na disputa.
terça-feira, 24 de junho de 2025
O papelão do Boca
Um dos clubes de camisa mais "pesada" do futebol mundial, o Boca Juniors vem num processo de decadência técnica acentuada há vários anos. Eliminado na Pré-Libertadores, o que lhe tirou a chance de disputar, pelo menos, a Copa Sul-Americana, e desclassificado do Campeonato Argentino pelo modesto Platense, o papelão do Boca, hoje, ao empatar em 1 x 1 com o Auckland City (NZL), no Geodis Park, em Nashville (EUA), pelo Campeonato Mundial de Clubes é o ápice dessa trajetória de fracassos. Classificado para a competição pelo ranking da Conmebol, o Boca apenas empatou com um clube semi-amador, cujos jogadores exercem, paralelamente, outras profissões, e que tinha sido goleado por 10 x 0 pelo Bayern de Munique, e 6 x 0 pelo Benfica. Brilhante quando foi jogador do clube, seu atual presidente, Juan Román Riquelme, tem se revelado um administrador desastroso. Resta saber se o Boca já atingiu o fundo do poço, ou ainda irá descer mais fundo.
segunda-feira, 23 de junho de 2025
Confronto brasileiro
Uma derrota inesperada, com um gol no final do jogo, antecipou um encontro no Campeonato Mundial de Clubes, que está sendo disputado nos Estados Unidos. A derrota do Botafogo por 1 x 0 para o Atlético de Madrid, hoje, no Rose Bowl, deixou-o em segundo lugar no grupo B, e fará com que tenha de realizar, nas oitavas de final, um confronto brasileiro com o Palmeiras, primeiro colocado no grupo A. O Botafogo manteve o controle do jogo por quase toda a partida mas, numa falha defensiva, sofreu um gol aos 42 minutos do segundo tempo, que causou a sua derrota. Um simples empate teria deixado o Botafogo em primeiro lugar, o que lhe faria jogar contra o Inter Miami nas oitavas de final. O Palmeiras fez uma péssima atuação contra o Inter Miami, no Hard Rock Stadium, e chegou a estar perdendo por 2 x 0, mas reagiu no final do jogo e alcançou o empate, que o colocou em primeiro lugar no grupo. O lado bom do confronto é que o futebol brasileiro terá, forçosamente, um clube classificado para as quartas de final. O lado ruim é que o clube que for derrotado sofrerá uma eliminação precoce numa competição em que poderia ir mais longe.
domingo, 22 de junho de 2025
Racismo
Um quadro dos mais graves se mostra persistente no futebol. Hoje, no jogo Real Madrid 3 x 1 Pachuca (MEX), pelo Campeonato Mundial de Clubes, no Bank Of America Stadium, em Charlotte (EUA), o zagueiro alemão Rüdiger, do clube espanhol, alegou ter sofrido racismo por parte de um adversário, o argentino Gustavo Cabral. Rüdiger diz ter sido chamado de "negão de m...". Cabral sustenta ter falado "cagão de m...". O árbitro, o brasileiro Ramón Abatti Abel, fez o gesto característico de quem recebeu uma denúncia de ofensa racista, mas não paralisou o jogo, por não ter flagrado o ato que, ainda assim, deverá ser relatado em súmula. O racismo no futebol tem sido recorrente, e não pode ser tolerado. A Fifa, e as instituições continentais e nacionais do futebol, já deveriam ter tomado medidas drásticas a respeito. Fingir que o problema não existe, ou aplicar punições brandas, é inaceitável. No caso de ofensas racistas comprovadas de um jogador a um adversário, até mesmo o banimento do esporte deve ser considerado.
sábado, 21 de junho de 2025
O sucesso dos clubes brasileiros
Os adeptos do complexo de vira-latas estão perplexos. O sucesso dos clubes brasileiros no Campeonato Mundial de Clubes está contrariando o discurso dominante na imprensa esportiva do país de que um fosso os separa do futebol europeu. Botafogo, Flamengo, Fluminense e Palmeiras ainda estão invictos na competição. O Flamengo já está classificado para as oitavas de final. Fluminense e Palmeiras jogam por um empate na última rodada da fase de grupos. O Botafogo, que pegou o grupo mais difícil, fará um jogo decisivo contra o Atlético de Madrid, mas já obteve a vitória mais significativa da disputa, até aqui, contra o atual campeão da Champions League, Paris Saint-Germain. Ainda que o final de temporada e o forte calor afetem os europeus, isso não explica tudo. A campanha dos brasileiros é meritória. Eles continuam como azarões, mas não estão nos Estados Unidos fazendo turismo. O improvável não é impossível. Ninguém pode lhes tirar o direito de sonhar com o título.
sexta-feira, 20 de junho de 2025
Virada
O primeiro tempo confirmava os prognósticos pessimistas mas, no segundo, tudo mudou. Hoje, no Lincoln Finance Field, em Filadélfia (EUA), pelo Campeonato Mundial de Clubes, o Flamengo venceu o Chelsea por 3 x 1, de virada, numa reação emocionante. O gol de Pedro Neto, para o Chelsea, logo aos 13 minutos, indicava a possibilidade de uma vitória tranquila do clube inglês. Porém, o placar não foi alterado até o final do primeiro tempo. Após o intervalo, o jogo seguia sem alterações na sua dinâmica até que uma substituição mudou todo o quadro. Bruno Henrique entrou no lugar de Arrascaeta aos 11 minutos e, aos 17, empatou o jogo. Aos 20 minutos, Danilo fazia o gol da virada. Três minutos depois, Jackson, do Chelsea, que havia entrado quatro minutos antes, foi expulso, facilitando ainda mais o jogo para o Flamengo. Com o gol de Wallace Yan, aos 38 minutos, o Flamengo confirmou a vitória. Um resultado que demonstra que o desnível entre clubes europeus e brasileiros não é tão grande como se apregoa. Os clubes brasileiros não estão a passeio na competição.
Vitória épica
Um resultado para entrar na história. Ontem, no Rose Bowl, em Pasadena (EUA), o Botafogo, ao vencer o Paris Saint-Germain por 1 x 0, pelo Campeonato Mundial de Clubes, obteve uma vitória épica. O jogo reunia os atuais campeões da Libertadores e Champions League, o que já lhe dava uma condição singular entre as demais partidas da competição. Porém, o favoritismo do clube francês parecia ser absoluto. No entanto, com uma atuação técnica e taticamente exemplar, o Botafogo contrariou todos os palpites e escreveu mais uma página memorável de sua história. O fato é ainda mais importante por contrariar a visão coitadista de que o futebol brasileiro não tem condições de enfrentar o europeu em pé de igualdade. Não faltarão alegações de que os clubes europeus estão afetados pelo cansaço em final de temporada, o que seria agravado pelo forte calor nos Estados Unidos nessa época do ano, ou de que eles não dão o mesmo valor à disputa que participantes de outros continentes. Conversa fiada. A vitória foi meritória, grandiosa. Uma lição para os defensores de verdades prontas. Um sopro de autoestima para o futebol brasileiro.
quinta-feira, 19 de junho de 2025
Francisco Cuoco
O Brasil perdeu, hoje, um dos seus atores mais icônicos. Francisco Cuoco, que faleceu aos 91 anos, atuou, também, no teatro e cinema, mas foi na televisão que encontrou o seu melhor veículo. Foi um galã por excelência. Nos anos 70, época em que as novelas atingiram o seu auge, foi o protagonista de sucessos como "O Cafona" (1971),"Selva de Pedra" (1972) "Pecado Capital" (1975), "O Astro" (1977), entre outras. Ao longo do período, disputou com Tarcísio Meira a condição de maior galã da televisão brasileira. Gozava de enorme popularidade, era um dos atores mais queridos do país. Seus pares românticos mais constantes nas novelas foram as atrizes Regina Duarte e Dina Sfat. Com o tempo, deixando o posto de galã, soube se reinventar na carreira, com papéis de maior ou menor porte, em novelas e minisséries. Poucas figuras são tão representativas na história da televisão brasileira. Com sua morte, o veículo perde uma das suas expressôes mais simbólicas. Deixa uma enorme saudade em uma legião de fãs.
quarta-feira, 18 de junho de 2025
Proposta bravateira
A eleição para presidente do Grêmio, que se realizará no final do ano, ganhou, na última segunda-feira, o seu quinto pré-candidato. O empresário Sérgio Canozzi, de 72 anos, chegou fazendo barulho, ao basear sua plataforma numa proposta bravateira, que é a de o clube retornar ao Estádio Olímpico. A proposição, que seduz muitos torcedores saudosos do antigo estádio e desgostosos com os problemas operacionais e jurídicos que envolvem a Arena, não é viável. Com a postura arrogante típica de um empresário, Canozzi diz que já fez e aconteceu nos bastidores do futebol, que é amigo do presidente do Real Madrid, Florentino Perez, e apresenta-se como um especialista em gestão e defensor das ligas. Como é comum em todos os arautos da "modernização" do futebol, Canozzi gosta de enfatizar a necessidade de mudar práticas de "governança". Confiante, declarou não ter dúvidas de que conseguirá votos suficientes para superar a cláusula de barreira dentro do Conselho Deliberativo e, assim, chegar ao segundo turno da eleição, em que votam os sócios. Canozzi também criticou o que julga ser o número excessivo de conselheiros do clube, 300, afirmando que mais da metade não está preparada para exercer o cargo, e que sua equipe só terá pessoas efetivamente capazes. Constrastando com os outros quatro pré-candidatos, Canozzi é favorável a que o clube vire uma SAF, o que, certamente, contraria a vontade do torcedor. Em suma, Canozzi entrou em cena causando impacto com suas falas, mas ficará nisso. Seu nome, para o bem do clube, não tem viabilidade eleitoral.
terça-feira, 17 de junho de 2025
Primeira zebra
No quarto dia do novo Campeonato Mundial de Clubes da Fifa, ocorreu o primeiro resultado inesperado. O Inter de Milão (ITA) apenas empatou em 1 x 1 com o Monterrey (MEX), sendo a primeira "zebra" da competição. Vice-campeão italiano e da Champions League na temporada 2024/2025, com jogadores de destaque como Lautaro Martínez e Marcus Thuram, o Inter de Milão não conseguiu superar o apenas mediano adversário, cuja maior estrela é o veteraníssimo zagueiro Sérgio Ramos, de 39 anos, autor, por sinal, do gol do Monterrey no jogo de hoje. O Monterrey, aliás, foi quem saiu na frente no placar, aos 25 minutos. Aos 42, Lautaro Martínez empatou para o clube italiano. No segundo tempo, ambos buscaram a vitória, mas o placar se manteve inalterado. O resultado inesperado poderá ameaçar a classificação do Inter de Milão para as oitavas de final, já que coloca o Monterrey em condições de lutar pelas primeiras posições do grupo e ser um dos dois clubes que avançarão de fase.
segunda-feira, 16 de junho de 2025
Os 80 anos de Ivan Lins
Chega aos 80 anos, hoje, mais um grande nome da música brasileira. Os 80 anos de Ivan Lins acontecem quando o cantor e compositor completa 60 de carreira. A obra de Ivan Lins é vasta e diversificada. Tem, ao mesmo tempo, contundência e elegância, o balanço brasileiro somado com a sofisticação do jazz. São muitos os sucessos, compostos em parceria com Ronaldo Monteiro de Souza, num primeiro momento, e, mais tarde, com Vítor Martins. Músicas como "Madalena", "Um Novo Tempo", "Aos Nossos Filhos", "Começar de Novo", "Lembra de Mim", "Vitoriosa", "A Bandeira do Divino", "Dinorah", se tornaram clássicos da música brasileira, na sua própria voz ou de nomes como Elis Regina, Simone, Fafá de Belém, Gal Costa, Zizi Possi, Emílio Santiago, entre outros. Suas composições foram regravadas, também, por astros internacionais como George Benson, Ella Fitzgerald, Sarah Vaughan e Barbra Streisand. Vida e obra que merecem ser celebradas.
domingo, 15 de junho de 2025
Novo formato
Uma competição de clubes com fórmula de Copa do Mundo. Começou, ontem, nos Estados Unidos, a primeira edição do novo formato do Campeonato Mundial de Clubes da Fifa. Aliás, a disputa leva o nome oficial de Copa do Mundo de Clubes da Fifa. A exemplo da Copa do Mundo propriamente dita, será realizada a cada quatro anos, sempre no ano anterior à de seleções. Dessa forma, a competição vem para ocupar o lugar, no calendário, da extinta Copa das Confederações, competição que era realizada um ano antes da Copa do Mundo, no mesmo país sede. O jogo inaugural, Inter Miami (EUA) 0 x 0 Al Ahly (EGI), refletiu, no placar, a pouca atratividade do jogo. O segundo jogo, hoje, Bayern de Munique (ALE) 10 x 0 Auckland City (NZL) traduziu, na goleada acachapante, o absurdo desnível técnico entre clubes participantes. Como primeira ediçào de um novo formato, muito falhas serão observadas e, certamente, vários aperfeiçoamentos terão de ser feitos em edições futuras, de modo a consolidar a competição. Porém, um erro já poderia ter sido evitado, o do critério de participação, onde clubes de mau desempenho no presente entraram por suas colocações no ranking de suas confederações, caso do Boca Juniors (ARG), por exemplo, ou a insondável razão que levou o Red Bull Salzburg (AUT) a fazer parte da disputa. Feitas todas as ressalvas, há jogos que, certamente, atrairão a atenção dos apaixonados por futebol, e o primeiro deles, já no segundo dia, será Paris Saint Germain x Atlético de Madrid. Se a competição vai conquistar o público, só o tempo dirá.
sexta-feira, 13 de junho de 2025
O temor de uma guerra nuclear
O mundo vive um momento de extrema beligerância. O temor de uma guerra nuclear se espalha, a partir da guerra entre Rússia e Ucrânia, que já dura quase três anos e meio, e do ataque de Israel ao Irã. Em meio a isso, Israel pratica um genocídio contra os palestinos, na faixa de Gaza. A estupidez humana fez com que, ao longo da história, o mundo sempre estivesse assolado por conflitos bélicos. Seja por ímpetos expansionistas, motivações religiosas, cobiça por recursos naturais ou gosto pelo enfrentamento, o ser humano está, permanentemente envolvido em guerras. São gastos bilionários e milhares de vidas desperdiçadas, em nome da sanha de líderes políticos ensandecidos. Particularmente, os ataques de Israel ao Irã deixam o mundo em sinal de alerta, pois geram uma tensào que pode culminar num enfrentamento de consequências incalculáveis, pela possibilidade do uso de armas nucleares. Poucas vezes a hipótese de uma terceira guerra mundial se fez tão presente. Porém, com uma letalidade muito maior do que as outras duas. A presença de governantes como o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, ambos autoritários, prepotentes, arrogantes e insensíveis, nesse quadro, só torna a situação ainda mais aflitiva. Resta esperar que haja um mínimo de lucidez em meio a tanta estultice, e que a paz seja restabelecida, evitando o pior.
quinta-feira, 12 de junho de 2025
Na zona de rebaixamento
Parecia pouco provável. O Inter perdeu por 2 x 0 para o Atlético Mineiro, hoje, na Arena MRV, pelo Campeonato Brasileiro, e ingressou na zona de rebaixamento. Um simples empate manteria o Inter fora da zona de queda, mas a derrota, combinada com a vitória do Vasco sobre o São Paulo, colocaram o clube na incómoda situaçào. Embora o Inter esteja classificado para as oitavas de final da Libertadores e Copa do Brasil, não serâ fácil o clube encarar um mês inteiro de treinos ocupando uma posiçào vexatória na classificação. Assim, quando a bola voltar a rolar, o desafio do Inter serâ imenso, pois terá de tentar avançar nas copas ao mesmo tempo que precisará reagir no Brasileirão. O trabalho do técnico do Inter, Róger Machado, até aqui tão festejado, será submetido a uma prova de fogo.
Resultado justo
Foi um tanto frustrante, não se pode negar. O Grêmio empatou em 1 x 1 com o Corinthians, hoje, na Arena, pelo Campeonato Brasileiro, no que foi um resultado justo. A torcida ficou frustrada, pois esperava uma vitória, mas o resultado traduziu o que se viu dentro das quatro linhas. Braithwaite abriu o placar para o Grêmio com um belo gol, aos 28 minutos. Porém, a vantagem não foi sustentada por muito tempo. Aos 35, em outro gol bonito, Breno Bidon empatou. O jogo foi equilibrado durante todo o tempo, e chances de gol surgiram de ambos os lados. Porém, o empate persistiu até o final. O resultado manteve os dois clubes nas posições que ocupavam antes do jogo, com o mesmo número de pontos, mas com vantagem do clube paulista no saldo de gols. Embora façam campanhas abaixo de suas expectativas, Grêmio e Corinthians se mantém afastados da zona de rebaixamento, e terão, no período de parada para a realização do Campeonato Mundial de Clubes, tempo de treinar, e melhorar o seu rendimento.
quarta-feira, 11 de junho de 2025
Brian Wilson
Uma verdadeira lenda do rock. Brian Wilson, cuja morte, aos 82 anos, foi divulgada, hoje, pela família, é um dos maiores ícones da música de todos os tempos. Wilson foi um dos fundadores, e o maior expoente, dos Beach Boys, grupo musical americano que marcou época nos anos 60. "Pet Sounds", um dos discos do grupo, ousado e inovador, é considerado um clássico. Paul McCartney, por exemplo, nunca escondeu sua admiração pelo grupo, e por Wilson, em particular, tendo declarado que "Good Vibrations", um dos grandes sucessos dos Beach Boys, era uma de suas músicas preferidas. Wilson, no auge do grupo, começou a apresentar sérios problemas de saúde mental, que o acompanhariam pelo resto da vida. Foi diagnosticado com esquizofrenia. Com isso, sua carreira sofreu longas interrupções. Recentemente, foi constatado que estava com demência. Ainda que tenha tido uma carreira acidentada em função dos seus problemas clínicos, Wilson pertence ao panteão dos grandes nomes do rock.
Circo
Um show de cinismo e dissimulaçào. O depoimento do ex-presidente Jair Bolsonaro, ontem, no Supremo Tribunal Federal, sobre sua participação na tentativa de golpe de Estado após a eleição de 2022, foi mais um capítulo do circo em que a direita transformou a política brasileira. Um circo de horrores, que fique bem claro. Bolsonaro adotou uma postura falsamente humilde, pediu desculpas ao ministro Alexandre de Moraes, chegou a convidá-lo para ser o candidato a vice na sua chapa no próximo pleito presidencial, sendo que se encontra inelegível, e chamou os populares envolvidos nos atos golpistas de "malucos". Alegou inocência de todas as acusações que lhe foram imputadas. Porém, perguntado se a motivação do possível golpe era, fundamentalmente, pela frustração da derrota eleitoral, admitiu que sim. No entanto, é no Congresso que o espetáculo grotesco da direita tem sido visto com mais frequência. Dias depois das grosserias praticadas contra a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, na Câmara dos Deputados, hoje, outra autoridade do governo foi submetida ao mesmo constrangimento. Convidado a prestar esclarecimentos sobre medidas econômicas do governo, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, foi alvo de manifestações desrespeitosas de dois deputados do PL e, a exemplo, de Marina Silva, retirou-se da Câmara antes do tempo previsto. O Brasil está pagando um preço muito alto por ter um Congresso com maioria da direita. O eleitor brasileiro precisa conscientizar-se disso, e mudar esse quadro nas próximas eleições.
terça-feira, 10 de junho de 2025
Classificada
A travessia foi longa e tortuosa, mas o objetivo foi alcançado. Com uma boa exibição, a Seleção Brasileira venceu o Paraguai por 1 x 0, hoje, no Itaquerão, pelas Eliminatórias, e está classificada para a Copa do Mundo de 2026. O placar magro não traduz a atuação da Seleção. Foi uma vitória segura e indiscutível, diante de um adversário que tinha 9 jogos de invencibilidade. Ao contrário de outros tempos, a Seleção mostrou organização, o que favoreceu para que acontecessem boas atuações individuais. Casemiro, Matheus Cunha, Bruno Guimarães e Alex jogaram muito bem. A Seleção criou várias chances para marcar, e o placar só não foi mais largo porque falta à equipe um centroavante goleador. Embora tenha sido o autor do gol da vitória, Vinícius Júnior, mais uma vez, não foi o mesmo jogador do Real Madrid, e continuou a pecar no acabamento das conclusões. Porém, o importante é que a classificação foi alcançada. Agora, sem a pressão por resultados imediatos, o técnico da Seleção, Carlo Ancelotti, terá tranquilidade para trabalhar. Faltando um ano para a Copa, ainda há muito para se fazer, e não se pode perder tempo.
segunda-feira, 9 de junho de 2025
Disputa interna
Um acordo, firmado logo após as eleições municipais de 2024, havia estabelecido que o atual presidente da Companhia Nacional de Abastecimento - Conab, Edegar Pretto, seria o candidato do PT na eleição para governador do Rio Grande do Sul, em 2026. Porém, de lá para cá, o tabuleiro político se movimentou, e o nome do deputado federal Paulo Pimenta ganhou força, podendo levar o partido a uma disputa interna para a definição do candidato. A escolha de Pretto parecia natural, depois do seu bom desempenho na eleição de 2022, quando perdeu o lugar no segundo turno para o atual governador por uma diferença de votos de apenas 2 %. Pimenta assumiu a linha de frente no auxílio à reconstrução do estado após a grande enchente que o afetou, há um ano, como secretário extraordinário do governo federal. Desde então, seu nome obteve destaque. A diferença entre os dois é que Pretto não cogita disputar outros cargos, enquanto Pimenta poderá buscar uma reeleiçào quase certa para deputado federal ou concorrer a senador. Melhor seria que o PT definisse logo uma candidatura, sem passar pelo desgaste de uma prévia. Uma composição com Pretto concorrendo a governador, e Pimenta buscando uma das duas cadeiras no Senado que serão renovadas na eleição, parece ser a melhor alternativa em termos de angariar votos.
domingo, 8 de junho de 2025
Só termina quando o árbitro apita
Um título que estava encaminhado, e a Espanha deixou escapar. Espanha e Portugal empataram em 2 x 2, no tempo normal e na prorrogação, com vitória da equipe lusa por 5 x 3, se tornando campeã, nos tiros livres da marca do pênalti, hoje, na Allianz Arena, pela decisão da Nations League, num jogo em que a atual detentora do título da Eurocopa esqueceu-se de que uma partida só termina quando o árbitro apita o seu final. A Espanha, que vinha de uma exuberante exibição contra a França, nas semifinais, abriu o placar aos 20 minutos, com Zubimendi. Aos 25, Nuno Mendes empatou para Portugal. Porém, a Espanha se mostrava superior desde o início do jogo, e ficou na frente, novamente, aos 44 minutos, com um gol de Oyarzabal. No entanto, a Espanha perdeu a oportunidade de "liquidar" o jogo, pois desperdiçou várias oportunidades de ampliar o marcador. Na volta do intervalo, embora seguisse superior, a Espanha parecia mais interessada em "administrar" o resultado, e acabou punida com o gol de empate, aos 15 minutos, feito por Cristiano Ronaldo. Mesmo com muito tempo até o final do jogo, nenhuma das equipes conseguiu outros gols. Na prorrogação, ambas se mostraram contidas, temendo arriscar na busca da vitória e perder o jogo num descuido. Nos tiros livres da marca do pênalti, todos vinham acertando as cobranças, até que Morata desperdiçou a quarta batida da Espanha. Ruben Neves, então, converteu a última cobrança de Portugal, dando-lhe a vitória por 5 x 3, e a conquista do título de campeão. Tendo vencido a Alemanha, país sede do quadrangular decisivo da competição, nas semifinais, de virada, Portugal comprovou ter uma das melhores gerações de sua história. Antes sem nenhuma conquista, Portugal já obteve três títulos nos últimos 9 anos. A Eurocopa de 2016, ganha sobre a França, na casa do adversário, e duas Nations League, em 2019 e 2025. A Espanha, atual campeã europeia, também possui, a exemplo de Portugal uma equipe jovem e qualificada. Portugal foi campeão com méritos, mas qualquer que fosse o vencedor, o título ficaria em boas mãos.
sábado, 7 de junho de 2025
A desumanidade da direita
Uma das características mais marcantes da direita é a sua crueldade. A desumanidade da direita ficou, novamente, expressa numa fala do governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Partido Novo), que comparou as pessoas em situação de rua com carros estacionados em local irregular, defendendo a necessidade de que sejam guinchadas. Dias antes, Zema já havia declarado que não via o período da ditadura militar como autoritário, e argumentou que existiam terroristas atuando na época. Zema tem pretensões de concorrer a presidente e, diante da atual inegibilidade de Jair Bolsonaro, tenta ocupar o seu espaço no espectro político da extrema direita. O governador de Minas Gerais é a favor da anistia aos golpistas de 8 de janeiro de 2023, e já disse que, caso se torne presidente, irá indultar Bolsonaro. A cada declaração xe figuras como Zema, torna-se mais incompreensível que consigam sucesso nas urnas. Os brasileiros que elegem indivíduos execráveis como Zema mostram o quanto são preconceituosos e sectários. A escalada da direita no Brasil evidencia que a ideia de um país habitado por um povo cordato e gentil é mera ficção.
sexta-feira, 6 de junho de 2025
Ainda não é hora de desistir
As notícias sobre o volante Cuéllar, do Grêmio, são um tanto conflitantes, pois há quem diga que o clube já se decidiu pela sua saída, bastando que surja um interessado, mas, ao mesmo tempo, estaria sendo feito um plano de recuperação física do jogador para que possa retomar o seu melhor futebol. Ainda não é hora do Grêmio desistir de Cuéllar. Contratação de maior impacto do Grêmio em 2025, Cuéllar pouco conseguiu jogar, por força de lesões e, quando o fez, suas atuações não foram boas. Porém, a explicação para o desempenho frustrante seria a defasagem física causada pelo longo período que passou no futebol árabe, onde a intensidade da preparação é bem menor. O técnico do Grêmio, Mano Menezes, que chegou a pedir a contratação de Cuéllar quando treinava o Fluminense, aposta nesse processo de recuperação física para que o volante colombiano possa dar a resposta esperada quando da sua contratação. Se recuperar o seu bom futebol, Cuéllar será um enorme acréscimo de qualidade ao Grêmio. Por isso, é preciso lançar mão de todos os recursos para que Cuéllar retome a sua melhor forma física e técnica, antes de pensar em se desfazer do jogador.
quinta-feira, 5 de junho de 2025
Empate morno
Foi um tanto frustrante. Na estreia do técnico italiano Carlo Ancelotti, a Seleção Brasileira não passou de um empate morno em 0 x 0 com o Equador, no Estádio Monumental Isidro Romero Carbo, em Guayaquil, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo. A exemplo de jogos com técnicos anteriores, faltou poder ofensivo à Seleção. Estevão, sobre quem recaíam grandes expecativas, teve uma atuação tímida. Richarlison continuou na sua má fase. Vínicius Júnior, ao contrário do esperado, não cresceu de rendimento com Ancelotti. Defensivamente, a Seleção não teve maiores problemas. O meio de campo de mostrou pouco criativo. Em termos de classificação, o empate pouco influi. Ainda que tenha sido ultrapassada na tabela pelo Paraguai, a Seleção irá se classificar para a próxima Copa. Mais importante é que a equipe melhore o seu desempenho tecnica e taticamente, o que só poderá ocorrer em médio prazo, já que Ancelotti ainda não teve tempo para treinar e implantar as suas ideias.
quarta-feira, 4 de junho de 2025
Contratação que não empolga
A política de contratações do Grêmio segue sendo, na maior parte dos casos, equivocada. O meia Alex Santana, vindo do Corinthians por empréstimo até o final do ano, é uma contratação que não empolga. Com 30 anos, e na reserva do clube paulista, seu maior "trunfo" para jogar no Grêmio parece ser o fato de que o coordenador técnico do clube, Felipão, o conhece do tempo em que estiveram juntos no Atlético Paranaense. Não é um bom critério. Contratações não devem se basear na sugestão de um profissional, seja quem for, mas, sim, na convicção do clube sobre a conveniência de sua aquisição, sustentada, de preferência, por um currículo sólido e bem sucedido. Alex Santana, evidentemente, está longe desse perfil. Em geral, jogadores como Alex Santana não se constituem num reforço, apenas incham o grupo e, muitas vezes, trancam o aproveitamento de jovens promissores revelados pelas categorias inferiores dos clubes. Não será com Alex Santana e jogadores semelhantes que o Grêmio irá elevar o seu patamar técnico.
terça-feira, 3 de junho de 2025
Mecenato
O empresário Marcelo Marques, proprietário da marca de pães congelados "Marquespan", anunciou, ontem, a sua pré-candidatura ao cargo de presidente do Grêmio. O nome de Marques vem despertando entusiasmo em muitas pessoas, pois o empresário estaria acenando com a possibilidade de um mecenato, emprestando recursos próprios ao clube, numa atuação semelhante à do ex-presidente do Palmeiras, Paulo Nobre. Marques, junto com outro nome do ramo alimentício, Celso Rigo, colaborou com parte do pagamento dos salários de Luís Suárez, quando o centroavante uruguaio jogou pelo Grêmio, em 2023. Anunciante forte nos meios de comunicação, Marques atraiu simpatias para a sua candidatura por parte de vários profissionais da crônica esportiva. O pré-candidato afastou a possibilidade de encaminhar o Grêmio para se tornar uma SAF, e pretende, durante o seu eventual mandato, adquirir a propriedade da Arena. Entre os apoios que recebeu à sua pré-candidatura, Marques conta com Odorico Roman, candidato derrotado pelo atual presidente Alberto Guerra, na eleição anterior, e António Dutra Júnior, que abriu mão de concorrer e deverá integrar a sua chapa. Dênis Abrahão, por enquanto, mantém a sua pré-candidatura, mas cogita-se de que possa desistir e se juntar no apoio a Marques. Caso isso se confirme, a eleição deverá ter, apenas, mais um candidato, Paulo Caleffi. Atuante nas redes sociais, foi vice-presidente de futebol em parte do primeiro ano de administração de Alberto Guerra, possui grande apelo junto aos sócios, e tem o apoio dos ídolos Danrlei e Maicon. Caso sejam confirmados como candidatos, Caleffi e Marques deverão protagonizar uma das mais acirradas eleições da história do Grêmio.
segunda-feira, 2 de junho de 2025
Os azares do Inter
Repentinamente, os ventos que sopravam a favor do Inter parecem ter mudado de direção. Não bastasse a derrota constrangedora de ontem para o Fluminense, os azares do Inter prosseguiram nos sorteios da tarde de hoje. Nas oitavas de final da Libertadores, o Inter enfrentará o adversário que mais temia, o Flamengo. Na Copa do Brasil, também pelas oitavas de final, seu adversário será o Fluminense, e o segundo jogo acontecerá no Maracanã. No futebol, ninguém ganha de véspera, mas é inegável que o Flamengo é o favorito do confronto. Contra o Fluminense, a disputa é mais equilibrada, mas o segundo e decisivo jogo no Maracanã pesa em favor do clube carioca. A má sorte do Inter prossegue com as lesões. Fernando, um dos melhores jogadores do Inter, sofreu uma lesão ligamentar, e ficará parado de 4 a 6 meses. Os dois principais centroavantes do grupo, Borré e Valência, estão machucados. Bernabei ainda ficará mais um bom tempo de fora, pois teve uma lesão muscular grau 3. A péssima colocação no Campeonato Brasileiro, com apenas 11 pontos em igual número de jogos, faz com que o Inter esteja muito próximo da zona de rebaixamento, pressionando o ambiente. Resta saber se os fortes ventos contrários serão superados, ou levarão o Inter ao naufrágio.
domingo, 1 de junho de 2025
A verdade sem retoques
Tido e havido por muitos como um conjunto de muita qualidade, o Inter tropeçou, mais uma vez. O Inter perdeu por 2 x 0 para o Fluminense, hoje, no Beira-Rio, pelo Campeonato Brasileiro, e a verdade sen retoques sobre o seu futebol apareceu de forma inequívoca. A campanha do Inter no Brasileirão é muito ruim. Na Copa do Brasil, avançou de fase contra um adversário fraquíssimo. Na Libertadores, foi o primeiro colocado no seu grupo, mas fez uma campanha claudicante. As melhores atuações do Inter foram contra o Nacional do Uruguai, no Parque Central, um adversário de muita tradição mas com pouca qualidade, e diante do Bahia, no Beira-Rio, o qual só não terminou na lanterna do grupo porque fez um gol a mais de saldo que o clube uruguaio. Há um Inter das manchetes que é apresentado como muito forte. O verdadeiro Inter está bem distante dessa condição.
Bom futebol
O melhor desempenho do Grêmio no ano. O Grêmio venceu o Juventude por 2 x 0, hoje, no Alfredo Jaconi, pelo Campeonato Brasileiro, e, enfim, mostrou um bom futebol. Foi uma exibição coletiva muito boa, o que fez com que, individualmente, ninguém jogasse mal. O grande destaque do Grêmio, sem dúvida, foi Cristaldo. Afora a boa atuação tecnicamente, Cristaldo foi combativo e intenso, qualidades que, até hoje, não havia demonstrado. Villasanti voltou a ter um bom desempenho, Dôdi foi incansável. A dupla de zaga, Vágner Leonardo e Kannemann foi, mais uma vez, eficiente. Marlon fez mais um bom jogo. Cristian Olivera fez o gol que garantiu a vitória. Braithwaite voltou a crescer de produção. Alysson jogou em alto nível. Tiago Volpi, nas poucas vezes que foi exigido, correspondeu. A vitória manteve o Grêmio em décimo-segundo lugar e seis pontos na frente do primeiro clube na zona de rebaixamento. Com isso, o Grêmio passará a pausa para o Campeonato Mundial de Clubes sem a pressão de estar entre os últimos colocados. A esperança de dias melhores volta a se fazer presente para o Grêmio.
sábado, 31 de maio de 2025
Goleada histórica
Foi a vitória mais elástica numa decisão de Champions League. O Paris Saint Germain finalmente conquistou o tão sonhado título da competição ao vencer o Inter de Milão, hoje, na Allianz Arena, por 5 x 0, uma goleada histórica. Nem parecia uma decisão, tamanha a facilidade com que o Paris Saint Germain obteve a vitória. Aos 12 minutos, Hakimi abriu o placar. Doue ampliou aos 19. O mesmo Doue fez o terceiro gol aos 17 do segundo tempo. Kvaratskhelia marcou o quarto gol aos 28 minutos. Mayulu, que entrara momentos antes, fechou a goleada, aos 40. Doue, o melhor jogador da partida, e Mayulu, autor do último gol, têm apenas 19 anos. Depois de anos de investimentos milionários em jogadores como Cavani, Neymar, Mbappé e Messi, o Paris Saint-Germain conseguiu o seu tão buscado título da Champions League com uma formação jovem e sem grandes estrelas. O único remanescente dos fracassos das Champions anteriores é o zagueiro, e capitão, Marquinhos, brasileiro, que completou 31 anos no último dia 14. Foram vários os destaques individuais do Paris Saint-Germain ao longo da campanha, como Dembelé, Donnaruma, Hakimi e Kvarastskhelia, mas a força maior esteve no conjunto. Pela primeira vez em 59 edições da Champions League, um clube francês é campeão da competição, já que o título do Olympique de Marselha, em 1993, foi cassado. Na atual temporada, o Paris Saint-Germain conquistou os títulos do Campeonato Francês, da Copa da França, da Supercopa da França e da Champions League. Totalmente hegemónico em seu país, o Paris Saint-Germain, agora, atinge o patamar de um clube de expressão continental.
sexta-feira, 30 de maio de 2025
A renovação de Neymar
O contrato de Neymar com o Santos está por findar. A renovação de Neymar com o Santos é improvâvel. As duas frases revelam uma situação absurda, pois, nos seis meses em que esteve no Santos, até agora, Neymar pouco jogou, e sofreu vârias lesões. Em vez de se empenhar na recuperação de suas contusões, Neymar continuou a levar uma trepidante vida particular. O Santos em nada se beneficiou com a sua vinda. Sem poder contar, de maneira efetiva e regular, com o jogador, o clube não fez boa campanha no Campeonato Paulista, e está na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro. Mesmo diante de tudo isso, a maior parte da imprensa esportiva brasileira segue esperando pela retomada da carreira de Neymar, e aposta nele para ser o grande condutor da Seleção Brasileira ao sexto tífulo mundial. Na Copa do Mundo Neymar já estará com 34 anos, o que torna ainda mais remota a hipótese de que venha a brilhar na competição. Na prática, Neymar já é um ex-jogador. Falta, apenas, a admissão do fato pelo próprio Neymar,
quinta-feira, 29 de maio de 2025
Suplício
Os jogos do Grêmio se tornaram experiências torturantes para os seus torcedores. O Grêmio venceu por 1 x 0 o Sportivo Luqueño (PAR), hoje, na Arena, pela Copa Sul-Americana, e o jogo foi mais um suplício para a torcida. Com uma escalação totalmente reserva, o Grêmio parecia se encaminhar para uma vitória tranquila, pois, aos 9 minutos, teve um pênalti marcado em seu favor. Porém, Arezo cobrou muito mal, facilitando a defesa do goleiro. Ainda que tivesse uma altíssima posse de bola, o Grêmio não conseguia abrir o placar. Nem mesmo a expulsão de Vera, aos 37 minutos, facilitou a busca do Grêmio pelo gol, e o primeiro tempo terminou em 0 x 0. O segundo tempo se arrastava no mesmo panorama quando, aos 30 minutos, o garoto Riquelme, que havia entrado um pouco antes, fez o gol que, finalmente, encaminhou o Grêmio para a vitória. No entanto, não havia o que comemorar. Com o inesperado empate do Godoy Cruz, jogando em casa, com o Atlético Grau, o Grêmio ainda poderia ficar em primeiro lugsr no grupo e fugir dos playoffs, desde que vencesse o Sportivo Luqueño por três gols de diferença mas, mesmo atacando insistentemente, isso não aconteceu. A expulsão de Aguirre, aos 40 minutos, deixou o Grêmio com dois jogadores a mais, e nem assim o placar foi ampliado. Não há desculpas para um desempenho tão modesto diante de um adversário que é o antepenúltimo colocado do Campeonato Paraguaio. As escolhas do técnico Mano Menezes ajudam a explicar a lamentável atuação do Grêmio. Não há "gestão" de grupo que justifique a escalação de Nathan Pescador. Riquelme, autor do gol da vitória, só foi relacionado para o jogo por sugestão do coordenador técnico Felipão, que o vira atuar, na véspera, pelo sub-20. Cada vez mais, o Grèmio parece um barco desgovernado, flertando, perigosamente, com o naufrágio.
quarta-feira, 28 de maio de 2025
Adversário frágil
Foi um resultado dentro do esperado. O Inter venceu o Bahia por 2 x 1, de virada, hoje, no Beira-Rio, pela Libertadores, se valendo de um adversârio frágil e pouco competitivo. O Bahia tem um punhado de bons jogadores, mas não possui um conjunto consistente. Conseguiu abrir o placar aos 8 minutos do segundo tempo, mas cedeu o empate aos 12, o que é imperdoável para quem só se classificaria para as oitavas de final com uma vitória. Aos 31 minutos, sofreu a virada, perdendo qualquer chance de reagir. Com a surpreendente vitória do Nacional (URU) sobre o Nacional de Medellin (COL), o Inter ainda obteve o primeiro lugar do grupo. Agora, a Libertadores só retornará após o Campeonato Mundial de Clubes, no segundo semestre. Haverá um longo tempo para treinos, e jogadores deverão ser contratados, com outros saindo, na "janela" de meio do ano. Com isso, o desempenho dos clubes poderá melhorar ou decair.
terça-feira, 27 de maio de 2025
Direita troglodita
O espisódio ocorrido, hoje, no Senado, com a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, expôs, mais uma vez, a face cruel do direitismo. Convidada para uma sessão da Comissão de Infraestrutura do Senado, Marina era impedida de falar pelo presidente da mesma, senador Marcos Rogério (PL-RO) que cortava o seu microfone, em mais uma demonstração da direita troglodita que habita o Congresso brasileiro. Marina e Rogério discutiram, e o senador ironizou queixas da ministra. A discussão começou quando Marina disse se sentir ofendida por falas do senador Omar Aziz (PSDB-AM), e questionou a condução dos trabalhos, feita por Rogério. O senador, em dado momento, disse para a ministra se pôr no "seu lugar". Após nova discussão, com o senador Omar Aziz (PSDB-AM), Marina decidiu deixar o local. Antes disso, ainda com os ânimos exaltados, o senador Plínio Valério (PSDB-AM) afirmou que era preciso separar a ministra da mulher. Conforme Valério, a ministra merecia respeito, mas a mulher, não. O mesmo Valério, em março, num evento no Amazonas, havia declarado que tinha vontade de enforcar a ministra. O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (UNIÃO-AP), disse que não vai comentar o episódio, numa omissão inaceitável. Os lamentáveis fatos de hoje só mostram o quanto é danoso para o país o controle das casas do Congresso pela direita. Cabe ao eleitor brasileiro conscientizar-se sobre esse quadro e, pela via do voto, modificar essa situação.
segunda-feira, 26 de maio de 2025
Primeira convocação
Hoje, no dia seguinte a sua chegada no país, o técnico Carlo Ancelotti apresentou a sua primeira lista de convocados para a Seleção Brasileira. A primeira convocação de Ancelotti está dentro da realidade do futebol brasileiro, mas merece reparos. Jogadores como Danilo e Alex Sandro, ambos do Flamengo, já deveriam ter sido, definitivamente, descartados, pois nada mais tem a ofertar à Seleção. Outros, como Éderson, do Atalanta, não tem o nível que se exige de um jogador da Seleção. Alexandro, zagueiro do Lille, é um ilustre desconhecido dos brasileiros. Richarlison, do Tottenham, ainda está longe de sua melhor fase, e seu retorno às convocações, nesse momento, não se justifica. Porém, há retornos que devem ser saudados como Andreas Pereira, do Fulham, e Antony, do Bétis. Casemiro, do Manchester United, também volta à Seleção, pois vive boa fase em seu clube, e conta com a admiração de Ancelotti. Agora, resta esperar o começo do trabalho do novo técnico, e ver se irá corresponder à enorme expectativa que se formou em torno do seu nome.
domingo, 25 de maio de 2025
Em queda
A situação já é preocupante. O Inter empatou em 1 x 1 com o Sport, hoje, na Ilha do Retiro, pelo Campeonato Brasileiro, e segue em queda na competição. Com o resultado, o Inter caiu para o décimo-quarto lugar, aproximando-se da zona de rebaixamento. O Sport abriu o placar logo aos 6 minutos de jogo, depois de uma grave falha do goleiro Anthoni, que soltou a bola nos pés de Barletta. Mesmo fazendo um gol tão cedo, o Sport esbarrou em suas limitações técnicas, e não conseguiu se impor diante de um Inter com vários reservas. Logo no início do segundo tempo, Gustavo Prado marcou um golaço, e empatou o jogo. O gol perturbou o já pressionado Sport, que se deixou dominar pelo Inter e por pouco não perdeu o jogo. Nem a expulsão de Ronaldo, aos 40 minutos do segundo tempo, fez com que o Sport crescesse de produção. Vaiado intensamente por sua torcida durante o jogo, o Sport caminha, celeremente, para mais um rebaixamento. Com a cabeça inteiramente voltada para o jogo decisivo contra o Bahia, na quarta-feira, pela Libertadores, o Inter comprometeu ainda mais as suas perspectivas no Brasileirão.
Sabor diferente
Uma situação bem diversa em relação aos jogos anteriores. O Grêmio venceu o Bahia por 1 x 0, hoje, na Arena, pelo Campeonato Brasileiro, uma vitória com sabor diferente, pois, dessa vez, a arbitragem agiu em seu favor. O gol único do jogo, marcado por Braithwaite, cobrando um pênalti que não aconteceu, fez com que o Grêmio, tão castigado pela arbitragem em vários jogos, vivesse a situação contrária, de ser beneficiado. A vitória era essencial, e foi obtida. Como consequência, o Grêmio subiu para o décimo-segundo lugar na classificação, afastando-se da zona de rebaixamento, na qual estava. Mais uma vez, o Grêmio não jogou bem e, após marcar o gol, recolheu-se em uma retranca visando, apenas, a manutenção do resultado, o que, efetivamente, conseguiu. O caminho da recuperação do Grêmio será longo, mas, tendo se afastado da zona de rebaixamento, a pressão externa diminui, e o ambiente fica mais tranquilo para o trabalho.
sábado, 24 de maio de 2025
O cinema brasileiro segue em alta
As premiações de "Ainda estou aqui" não constituíram um fato isolado. O cinema brasileiro segue em alta e, hoje, conquistou dois dos principais prêmios do Festival de Cinema de Cannes. Wágner Moura ganhou o prêmio de melhor ator por "O agente secreto", inédito em se tratando de um brasileiro. Kléber Mendonça Filho recebeu o prêmio de melhor diretor, pelo mesmo filme. Foi a primeira vez que o Brasil recebeu dois prêmios na mesma edição do festival. Com mais esses dois troféus, cinco meses após Fernanda Torres ganhar o Globo de Ouro de melhor atriz, e dois depois de "Ainda estou aqui" receber o Oscar de melhor filme estrangeiro, o cinema brasileiro mostra que está numa fase consistente de qualidade, não vivendo mais de sucessos sazonais. Com isso, o Brasil vai se consolidando como um país importante no contexto da cinematografia internacional.
sexta-feira, 23 de maio de 2025
Não foi um título qualquer
Uma conquista cheia de significado. O Nápoli é o campeão italiano da temporada 2024/2025, e não foi um título qualquer. Até a chegada de Maradona ao clube, o Nápoli nunca havia sido campeão nacional. Com o astro argentino, foram dois títulos de campeão italiano. Depois do fim da era Maradona, o Nápoli enfrentou um longo jejum, e só tornou a ser campeão de seu país na temporada 2022/2023. Agora, apenas dois anos depois, repete o feito, disputando o título, até a última rodada, com o campeão da temporada anterior, o Inter de Milão. Com a conquista de dois títulos de maneira tão próxima, o Nápoli sinaliza estar mudando de patamar. Mostrando o nível de sua ambição, o clube contratou o técnico Antônio Conte, que tinha no currículo cinco títulos do campeonato italiano. Tendo perdido o centroavante Osimeh, grande nome da conquista de dois anos atrás, que foi para o futebol turco, apostou suas fichas no veterano Lukaku, e foi plenamente recompendado. Lukaku, que vinha rodando por vârios clubes, fez um grande campeonato, e marcou o segundo gol da vitória de hoje por 2 x 0 sobre o Cagliari, no Estádio Diego Armando Maradona, que selou a conquista do título. Certamente, os adversârios passarão a olhar o Nápoli de forma diferente, daqui para a frente. O clube mostrou que consegue ganhar títulos mesmo sem Maradona, e isso faz toda a diferença.
quinta-feira, 22 de maio de 2025
Obrigação cumprida
Não havia nenhum espaço para surpresas. O Inter goleou o Maracanã (CE) por 3 x 0, hoje, no Orlando Scarpelli, pela terceira fase da Copa do Brasil, tendo, assim, uma obrigação cumprida. A vitória do Inter por 1 x 0 no primeiro jogo, em casa, com um gol nos acréscimos, suscitou a possibilidade de que o Maracanã pudesse cometer uma "zebra" no segundo jogo. Porém, ao vender o mando de campo para uma empresa que levou a partida para Florianópolis, o Maracanã mostrou que o dinheiro, e não a questão esportiva, era a sua prioridade. O Maracanã até fez um bom primeiro tempo, que terminou empatado em O x 0, com Alan Patrick desperdiçando um pênalti para o Inter aos 21 minutos. No entanto, logo aos 4 minutos do segundo tempo, o mesmo Alan Patrick, cobrando falta, abriu o placar para o Inter. A partir daí, o Inter não encontrou mais resistência e chegou à goleada, mesmo desperdiçando, incrivelmente, mais dois pênaltis. Classificado para as oitavas de final da competição, o Inter voltará sua atenção, agora para as outras duas disputas em que está envolvido, o Campeonato Brasileiro, no qual está próximo da zona de rebaixamentimo, e a Libertadores, onde está com a classificação para as oitavas de final muito bem encaminhada.
quarta-feira, 21 de maio de 2025
O fim da reeleição
Uma medida aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado poderá ter consequências muito negativas se for aprovada pelo plenário. A medida em questão prevê o fim da reeleição para cargos executivos a partir do pleito de 2034, e traz no seu bojo outras alterações. A principal delas é que as eleições seriam coincidentes para todos os níveis, de municipal a federal, o que faria com que ocorressem a cada cinco anos, e não mais num intervalo de dois anos entre uma outra. Em relação à reeleição, trata-se de uma medida instituída na década de 90, de forma casuística, para permitir que o então presidente Fernando Henrique Cardoso concorresse a um segundo mandato consecutivo. Uma aberração, do ponto de vista jurídico, pois uma proposição dessa natureza jamais poderia beneficiar governantes que já estivessem no exercício do cargo, apenas os que viessem a se eleger futuramente. Desde então, a reeleição para cargos executivos segue vigorando no país. Caso a possibilidade de reeleição venha a ser extinta, os mandatos de cargos executivos seriam ampliados para cinco anos de duração, em vez dos atuais quatro. A medida aprovada na CCJ também prevê a redução do mandato de senadores de oito para cinco anos de duração. Dessa forma, o Senado renovaria o mandato de todos os seus integrantes a cada cinco anos, e não mais de dois terços num pleito e um terço no seguinte, como ocorre atualmente. As alterações propostas exigiriam adaptacões para que tudo ficasse ajustado a partir das eleições de 2034, o que incluiria extensões de mandatos, um fator extremamente pernicioso. Porém, o dado mais negativo de todos é, mesmo, a ocorrência de eleições, apenas, a cada cinco anos, o que faria com que só se realizassem dois pleitos por cada década no país. O argumento matreiro que sustenta essa proposição é o da "economia de recursos". Balela. Eleições com um intervalo tão longo entre uma e outra causam dois efeitos absolutamente deletérios. O primeiro é desacostumar o eleitor ao exercício do voto, o que conspira contra a democracia. O outro é confundir o eleitor com um só pleito para todos os cargos, de vereador a presidente. Resta esperar, para o bem do país, que a medida não seja confirmada pelo plenário.
terça-feira, 20 de maio de 2025
Eliminação vergonhosa
Nada é tão ruim que não possa piorar. O Grêmio empatou em O x 0 com o CSA, hoje, na Arena, pela Copa do Brasil, e sofreu uma eliminação vergonhosa da competição. Em quatro jogos, o Grêmio empatou três e perdeu um, contra os modestos São Raimundo (RR), Athletic (MG), e CSA. Hoje, mais uma vez, o Grêmio jogou muito mal, coletiva e individualmente. Mesmo tendo 77% de posse de bola no total, não conseguiu superar a retranca do adversário, que jogava pelo empate por ter ganho a primeira partida por 3 x 2. O técnico do Grêmio, Mano Menezes, apresentou uma escalação bem ofensiva, com dois extremas, mas a formação não teve efeito prático. Brairhwaite, mais uma vez, foi uma nulidade, e sua titularidade já merece ser questionada. Porém, ainda que o Grêmio tenha realizado, mais uma vez, uma péssima atuação, o resultado também teve a influência decisiva da arbitragem. Aos 43 minutos do segundo tempo, Aravena marcou o gol que levaria a decisão para os tiros livres da marca do pênalti, mas o árbitro Matheus Candançan (FIFA-SP), anulou o lance, alegando uma falta de ataque, inexistente, de Kannemann. Chamado pelo VAR para verificar a jogada no monitor, o árbitro absurdamente, manteve a sua decisão. Pelo segundo jogo consecutivo, o Grêmio é prejudicado pela arbitragem com marcações que interferiram diretamente no resultado. O momento do Grêmio é aterrador, e não deixa margem para a esperança de dias melhores.
segunda-feira, 19 de maio de 2025
Ranking absurdo
A Federação Internacional de História e Estatística do Futebol (IFFHS), uma instituição de discutível relevância, aprontou mais uma das suas. A IFFHS divulgou um ranking absurdo, pelo seu conteúdo, com os dez maiores jogadores de futebol da história, sem informar quais os critérios utilizados na elaboração da lista. No referido ranking, Messi aparece em primeiro lugar, com Pelé em segundo, Maradona em terceiro, e Cristiano Ronaldo, em quarto. Outros dois brasileiros também aparecem na lista, Ronaldo, em sexto, e Ronaldinho, em décimo. Os outros quatro integrantes do ranking são Cruyff, Zidane, Beckenbauer e Di Stéfano. A maior aberração da lista é quanto ao primeiro colocado. Pelé é incomparável, não pode ficar atrás de ninguém. Logo depois dele, sem dúvida, tem de estar Maradona. Messi disputaria o terceiro e quarto lugares com Cruyff. Cristiano Ronaldo é um grande goleador, mas está longe de poder integrar uma lista tão seleta. Entre os brasileiros, Garrincha e Romário, que não foram lembrados, teriam de ser incluídos. Ambos são muito superiores a Ronaldo e Ronaldinho. Um ranking dos melhores não deve se render a dados estatísticos, nem a premiações recebidas pelos jogadores, mas, sim, levar em conta a qualidade técnica intrínseca de cada um. Por esse critério, Pelé estará sempre no primeiro lugar, nunca será superado.
domingo, 18 de maio de 2025
Tropeço
Apenas dois titulares foram poupados, mas o rendimento deixou muito a desejar. O Inter empatou em 1 x 1 com o Mirassol, hoje, no Beira-Rio, pelo Campeonato Brasileiro, um tropeço inesperado, diante de um adversário modesto. O Mirassol abriu o placar logo aos 8 minutos, com Jemmes, e sustentou o resultado até os 32 do segundo tempo, quando Ricardo Mathias empatou para o Inter. Mesmo com um bom tempo para obter a virada, o Inter não conseguiu alcançar a vitória. Com o resultado, o Inter permanece em décimo-quinto lugar na classificação do Brasileirão, apenas um ponto acima da zona de rebaixamento. Em todos os jogos em que saiu atrás no placar, o Inter só conseguiu a virada contra o Juventude. Nos demais, perdeu ou empatou. A verdade é que a vitória sobre o Nacional (URU), no Parque Central, foi uma exceção em meio a uma série de resultados negativos. Claramente, o potencial do grupo de jogadores do Inter foi superestimado. Todos os cartuchos do Inter serão usados contra o Bahia, pela Libertadores. Se o Inter não obtiver a classificação para as oitavas de final da competição, a continuidade do trabalho do técnico Róger Machado estará seriamente ameaçada.
sábado, 17 de maio de 2025
Assaltado
Os fatos se repetem numa frequência extremamente revoltante. O Grêmio perdeu por 2 x 1 para o São Paulo, de virada, hoje, no Morumbi, pelo Campeonato Brasileiro e, mais uma vez, foi "assaltado" pela arbitragem. O primeiro tempo acabou com a vitória parcial do Grêmio por 1 x 0, gol de Aravena aos 36 minutos. Aos 3 minutos do segundo tempo, Arboleda empatou para o São Paulo. Embora o São Paulo tenha crescido de produção na volta do intervalo, o jogo se encaminhava para um empate definitivo até os 39 minutos, quando André Silva fez o segundo gol, na cobrança de um pênalti que não existiu. O árbitro Rodrigo José Pereira de Lima (PE), chamado pelo VAR, chegou a verificar o lance no monitor, mas manteve sua decisão, influindo diretamente no resultado. A vitória colocaria o Grêmio em nono lugar, o empate, em décimo-quinto, mas com a derrota, o clube voltou para a zona de rebaixamento. Após o jogo, o presidente do Grêmio, Alberto Guerra, destacou a influência que os seguidos "erros" de arbitragem estão tendo na campanha do clube no Brasileirão, retirando-lhe pontos que o deixariam muito melhor colocado na classificação da competição. Dentro das quatro linhas, o Grêmio até mostrou um melhor futebol em relação aos jogos anteriores, mas a arbitragem decretou a sua derrota. Uma situação que se repete, gerando revolta e uma sensação de impotência. pois nada é feito pela CBF para alterar esse quadro.
sexta-feira, 16 de maio de 2025
O vai e vem da CBF
Mais uma vez, o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, foi afastado do cargo por decisão da Justiça, já que se valeu de uma assinatura falsificada para convocar a eleição na qual obteve o cargo. O vai e vem da CBF expõe, de forma constrangedora, o modo como é administrado o futebol brasileiro. O último presidente "ficha limpa" da CBF, foi Giulite Coutinho, que ocupou o cargo de 1980 a 1986, sendo o primeiro ocupante efetivo do cargo. Fundada em setembro de 1979, a CBF foi presidida, nos seus primeiros meses de existência, pelo Almirante Heleno Nunes, que exercia o mesmo cargo na extinta CBD. Desde a saída de Giulite, a CBF teve como presidentes homens envolvidos em ações nebulosas, corrupção, improbidade administrativa, assédio sexual. Um deles, Ricardo Teixeira, manteve-se no posto por um longo período, sustentado pelo sucesso esportivo, pois a Seleção Brasileira ganhou duas Copas do Mundo, 1994 e 2002, sob a sua presidência. Após a saída de Teixeira, o fracasso esportivo somou-se aos permanentes desmandos. Nomes como José Maria Marin, Marco Pólo Del Nero, Rogério Caboclo e Ednaldo Rodrigues ocuparam o cargo máximo da CBF, com resultados caóticos dentro e fora das quatro linhas. Destituído em dezembro de 2023, Ednaldo Rodrigues voltou ao posto um mês depois, por força de uma liminar concedida pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes. Agora, tenta retornar pelo mesmo caminho. Mesmo que não obtenha êxito, não ocorrerão mudanças significativas no "modus operandi" da CBF com um novo presidente, seja quem for. A nova eleição determinada pela Justiça, anulando a que foi realizada há poucos dias, e que resultou num novo mandato para Ednaldo Rodrigues, será feita nos mesmos parâmetros da anterior, o que torna praticamente impossível a escolha de uma figura fora do sistema. Ainda assim, Ednaldo Rodrigues precisa ser afastado, definitivamente. Seu retorno ao cargo seria um acinte.
quinta-feira, 15 de maio de 2025
Facilidade
Foi muito diferente do que se esperava. O Inter venceu o Nacional (URU) por 2 x 0, hoje, no Parque Central, pela Libertadores, com facilidade, diante de um adversário que teve uma atuação abaixo da crítica. O Nacional, mesmo apoiado por sua torcida que foi em grande número ao estádio, e mostrando garra e disposição, tropeçou nas suas enormes deficiências técnicas. Com gols aos 45 minutos do primeiro tempo, e aos 52 do segundo, o Inter venceu o jogo sem maior esforço. Ainda que tenha chutado duas bolas na trave, o Nacional pouco exigiu do goleiro Anthoni, do Inter. Com o resultado, o Inter encaminhou sua classificação para as oitavas de final, bastando vencer o Bahia, no Beira-Rio, na última rodada.
quarta-feira, 14 de maio de 2025
José Mujica
Um ser humano notável. O ex-presidente do Uruguai José Mujica, que faleceu, ontem, aos 89 anos, foi um homem ímpar. Com profundo senso humanista, bateu-se sempre contra o modelo de sociedade consumista que vigora atualmente, e lutou contra a desigualdade econômica que a caracteriza. Conhecido, popularmente, como Pepe Mujica, o político uruguaio foi um ativista na juventude, e um grande pensador de esquerda na maturidade. Levava, por sua escolha, uma vida simples e despojada, sem concessões ao consumismo. Seu carro, símbolo dessa postura, era um modesto Fusca. Ressaltava que a vida não deve ser voltada só para o trabalho, é preciso, também, fruir o descanso e aproveitar o que ela oferta. Numa época em que a extrema-direita se expande no mundo, a figura de Mujica, em um pólo contrário, ganha uma dimensão ainda maior. Mujica teve uma longa e profícua vida, e deixa um enorme legado.
terça-feira, 13 de maio de 2025
Desesperança
Não é por nada que a torcida está desanimada e vem se ausentando do estádio. O Grêmio empatou em 1 x 1 com o Godoy Cruz, hoje, na Arena, pela Copa Sul-Americana, deixando no torcedor um sentimento de desesperança em relação ao futuro. O golaço de João Pedro, logo aos 6 minutos, parecia apontar para uma vitória tranquila, mas isso não aconteceu. Aos 28 minutos, Tiago Volpi tomou um "frango", e o Grêmio cedeu o empate. Mesmo com muito tempo de jogo pela frente, o Grêmio não conseguiu reagir. Embora tivesse maior posse de bola, o Grêmio fez um péssimo segundo tempo, perdendo quase todas as divididas. A sensação que se tinha é que o Grêmio estava mais próximo da derrota do que da vitória. O resultado foi ruim para o Grêmio porque deverá fazer com que termine em segundo lugar no grupo, o que o remeterá para a repescagem, contra um dos terceiros colocados da primeira fase da Libertadores, acrescentando mais dois jogos a um calendário que já é massacrante. Porém, pior do que esse fato é a falta de perspectiva de melhora que o Grêmio demonstra a cada jogo. O ano não chegou nem na metade, o que aponta para um longo ua torcida ainda terá muito o que sofrer em 2025.
segunda-feira, 12 de maio de 2025
A contratação de Carlo Ancelotti
Enfim, aconteceu. A CBF anunciou, hoje, a contratação de Carlo Ancelotti para ser o novo técnico da Seleção Brasileira. Sonho antigo do presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, o técnico italiano chega sob aplausos entusiasmados da colonizada imprensa esportiva brasileira. Porém, por várias razões, a contratação de Ancelotti é um equívoco. Primeiramente, porque, em todas as 22 Copas do Mundo disputadas até hoje, as seleções campeãs sempre foram treinadas por técnicos do seu próprio país. O salário e vantagens oferecidos para Ancelotti são obscenos, levando-se em conta a realidade brasileira. Serão R$ 4 milhões de salário. Bônus de 5 milhões de euros se ganhar a Copa do Mundo. Um apartamento no Rio de Janeiro com aluguel pago pela CBF. Um jatinho à disposição para fazer viagens de bate e volta para a Europa. Ancelotti tem um currículo admirável, mas seu trabalho no Real Madrid, no último ano, não foi bom. O clube foi eliminado nas semifinais da Champions League, e está fora da luta pelo título no Campeonato Espanhol. A Seleção Brasileira é a única que disputou todas as Copas do Mundo, sendo, também, a maior venceúdora da competição. Sendo assim, não deveria recorrer a técnicos estrangeiros.
domingo, 11 de maio de 2025
Desabamento
Ao que parece, tudo se encaminha para uma terra arrasada. O Inter foi goleado por 4 x 0 pelo Botafogo, hoje, no Engenhão, pelo Campeonato Brasileiro, ampliando um processo de desabamento poucas vezes visto. Foi a terceira derrota consecutiva do Inter, com 11 gols sofridos e apenas 3 marcados. A sequência massacrante de jogos fez com que o Inter poupasse titulares, jogando com uma escalação mista. Porém, tanto os titulares remanescentes quanto os reservas que começaram o jogo afundaram. O Botafogo atropelou o Inter, e poderia ter feito um placar ainda maior, já que perdeu outras chances claras de gol. Na próxima quinta-feira, o Inter tem um jogo decisivo contra o Nacional do Uruguai, no Parque Central, pela Libertadores. Se perder, novamente, a continuidade do técnico Róger Machado ficará seriamente ameaçada. Cabe lembrar que Róger Machado, recentemente, renovou seu contrato com o Inter até dezembro de 2026. No entanto, não há como sustentar um trabalho com tantas derrotas e gols sofridos em sequência. O ano do Inter, visto com otimismo por muitos, poderá se encerrar, em termos da perspectiva de grandes conquistas, ainda no mês de maio.
sábado, 10 de maio de 2025
Balde de água fria
Ficou um gosto amargo para o torcedor. O Grêmio empatou em 1 x 1 com o Red Bull Bragantino, hoje, na Arena, pelo Campeonato Brasileiro, um resultado que, pela forma como se deu, foi um balde de água fria na torcida. Com Nathan Pescador, absurdamente, escalado como titular, o Grêmio fez um mau primeiro tempo, com o Red Bull Bragantino sendo superior e exigindo boas defesas do goleiro Thiago Volpi. No segundo tempo, com a saída de Nathan Pescador e a entrada de Monsalve, o Grêmio perdeu várias chances de gol, entre elas uma bola na trave, obrigou Claiton a fazer grandes defesas, e abriu o placar com Amuzu, aos 42 minutos. A vitória, que parecia garantida, escapou com um gol de Isidro Pitta, aos 44, ou seja, a vantagem no placar durou apenas dois minutos. Foi mais um duro golpe para quem busca sair de uma prolongada fase de maus resultados. Os pontos desperdiçados levaram o Grêmio a se aproximar, novamente, da zona de rebaixamento, da qual saíra na rodada anterior, condição que demonstra o quanto será penoso o caminho até que se alcancem dias mais tranquilos para o clube.
sexta-feira, 9 de maio de 2025
A derrocada do PSDB
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, anunciou, hoje, a sua saída do PSDB e o ingresso no PSD. Com a saída de Leite, a derrocada do PSDB parece irreversível, tanto que, mesmo anteriormente à sua desfiliação, o partido já encaminhava negociações para uma fusão com o Podemos. Antes uma legenda poderosa, o PSDB, agora, conta com apenas um governador, Eduardo Riedel, do Mato Grosso do Sul, que também recebeu convite para ingressar no PSD, mas preferiu esperar o desfecho da possível fusão já referida. Durante muitos anos, PT e PSDB dominaram o cenário político brasileiro, se sobrepondo aos demais partidos. Porém, a partir da vitória de Dilma Roussef sobre o seu candidato, Aécio Neves, na eleição presidencial de 2014, o PSDB, por não ter assimilado o resultado, acabou aliando-se à extrema-direita golpista. O preço pago por essa postura foi muito alto, pois a vingança obtida com o impeachment de Dilma, foi anulada pelo esvaziamento eleitoral do partido, devorado pelos extremistas de direita com os quais se aliou. Atualmente, o PT, seu antigo rival, continua forte, tanto que elegeu Luís Inácio Lula da Silva para o terceiro mandato como presidente, enquanto o PSDB se desidrata a cada dia. Ao não aceitar o resultado da eleição de 2014, e contribuir para a deposição de uma presidente legitimamente eleita, o PSDB acabou por cavar a sua própria sepultura.
quinta-feira, 8 de maio de 2025
Papa americano
Foi uma surpresa para todos. O mundo tem, agora, um papa americano, que não aparecia entre os mais cotados nas bolsas de apostas. Robert Francis Prévost, nascido em Chicago, adotou o nome de Leão XIV, e terá, possivelmente, um papado de média a longa duração, já que está com 69 anos. O novo papa, que ainda não havia completado dois anos como cardeal, deverá seguir a mesma linha de seu antecessor, Francisco, na defesa dos pobres e vulneráveis, mas, por ser da ordem agostiniana, poderá se inclinar para uma postura mais conservadora no campo dos costumes, o que seria um retrocesso lamentável. Em seu primeiro pronunciamento, Leão XIV fez um apelo pela paz no mundo. Num momento de tantas conflagrações e tensionamentos, é um pedido dos mais oportunos. Francisco foi um papa que marcou sua trajetória pela busca do entendimento e da conciliação entre os povos, o que fez com que recebesse o reconhecimento até dos não católicos. Honrar esse legado é a grande tarefa que se coloca para o novo papa.
Ladeira abaixo
Não dá mais para negar a realidade. O Inter perdeu por 3 x 1 para o Nacional de Medellin, hoje, no Atanásio Girardot, pela Libertadores, e seu rendimento está indo ladeira abaixo. Embora, em termos estatísticos, tenha sido, apenas, a terceira derrota no ano, já é a segunda consecutiva. A defesa, antes sólida, levou sete gols nesses dois jogos. O técnico Róger Machado, na tentativa de estancar a sangria, escalou, mais uma vez, um meio de campo com três volantes, sem obter nenhum efeito prático. Róger, por sinal, parece cumprir, novamente, sua tendência de perder o "gás" após um bom início de trabalho. Aos poucos, torcedores e cronistas esportivos, que antes incensavam o Inter, começam a fazer fortes juízos críticos sobre a qualidade de seu grupo de jogadores, evidenciando que o mesmo estava sendo superestimado em seu potencial. Em termos de classificação para a próxima fase da competição, o Inter ainda só depende dos seus próprios resultados. Porém, com o pouco futebol que vem jogando, não há razões para se ter otimismo.
quarta-feira, 7 de maio de 2025
Torturante
Foi horrível. O Grêmio empatou em 0 x 0 com o Atlético Grau (PER), hoje, no Estádio Alejandro Villanueva, em Lima, pela Copa Sul-Americana, um jogo torturante para quem assistiu. Nada se aproveita da atuação do Grêmio. O desempenho foi desastroso técnica e animicamente. Contra um adversário de baixíssima qualidade, o Grêmio criou raras chances de gol, perdeu quase todas as divididas, mostrou pouca competitividade, teve uma maior posse de bola sem efeito prático. Não houve nenhuma boa atuação individual no Grêmio. Todos jogaram muito abaixo do mínimo aceitável. Em cinco jogos com o técnico Mano Menezes, o Grêmio não demonstra nenhuma evolução. Seja qual for o resultado que obtenha, o desempenho é, sempre, ruim. Não há nenhum indício de que vá ocorrer uma melhora. O torcedor está desiludido. As perspectivas para o Grêmio são desanimadoras.
terça-feira, 6 de maio de 2025
Grande jogo
Espetacular. Inter de Milão 4 x 3 Barcelona, hoje, no Giuseppe Meazza, pelas semifinais da Champions League,foi um grande jogo, daqueles que exemplificam porque o futebol empolga multidões. O placar agregado do confronto fechou em 7 x 6 para o Inter de Milão, o que dá a dimensão do quanto foi grandioso esse enfrentamento. O empate em 3 x 3 no Estádio Olímpico Montjuich, indicava um favoritismo do Inter de Milão, hoje, por jogar em casa, e isso parecia se confirmar com a vitória parcial de 2 x 0, no primeiro tempo. Porém, com gols aos 9 e 15 minutos do segundo tempo, o Barcelona mudou a face do jogo, e ao conseguir a virada, aos 42, parecia estar obtendo uma classificação épica. No entanto, aos 48 minutos, o Inter de Milão empatou, levando a partida para a prorrogação. Aos 9 minutos do primeiro tempo da prorrogação, o Inter de Milão fez o quarto gol e, embora houvesse muito tempo para isso, o Barcelona não conseguiu mais reagir. O jogo teve vários destaques individuais, mas o maior, talvez, tenha sido o veterano goleiro suiço Sommer, do Inter de Milão, com duas defesas extraordinárias. Nunca antes, em toda a história da Champions League, um confronto havia tido dois empates em 3 x 3. Também jamais houve um placar agregado tão alto na competição, com treze gols. Com uma vitória tão expressiva como essa, o Inter de Milão vai muito fortalecido para a decisão, seja qual for o seu adversário, a ser definido no jogo Paris Saint Germain x Arsenal, amanhã, no Parc de Princes.
segunda-feira, 5 de maio de 2025
Revendo conceitos
Os recentes tropeços do Inter já estão produzindo um efeito interessante na imprensa esportiva do Rio Grande do Sul. Muitos cronistas que exaltavam a qualidade do grupo de jogadores do Inter, considerando-o capaz de lutar por grandes títulos, estão revendo conceitos. Na verdade, esse processo era inevitável. Ainda que tenha uma qualidade média razoável, o grupo do Inter estava sendo superestimado, e não é um candidato natural à conquista de grandes títulos. Afora isso, o técnico Róger Machado, mais uma vez, está por confirmar a pecha de ser uma "garrafa pet", ou seja, que perde o gás depois de um certo tempo. Cabe destacar que, se o Grêmio não tivesse tido um pênalti escandaloso sonegado no Gre-Nal, já estaria com um ponto a mais que o Inter na classificaçào do Campeonato Brasileiro. Com o grupo de jogadores de que dispõe, o Inter pode repetir o desempenho de 2024, quando chegou em quinto lugar no Brasileirão, e tentar surpreender nas Copas.
domingo, 4 de maio de 2025
Vitória fundamental
Ganhar era uma tarefa inadiâvel. O Grêmio venceu o Santos por 1 x 0, hoje, na Arena, pelo Campeonato Brasileiro, uma vitória fundamental para evitar uma crise de grandes proporções no clube. O jogo valeu pelo resultado. O Grêmio não jogou bem, e chegou a ser inferior ao Santos em boa parte do jogo. Afora o lance do gol, marcado por Cristian Olivera, aos 32 minutos do segundo tempo, o Grêmio pouco criou ofensivamente. O gol evitou que o jogo terminasse num 0 x 0 melancólico. Durante vários momentos ao longo da partida, o torcedor do Grêmio manifestou-se com vaias. Mais uma vez, muitos jogadores deixaram a desejar em suas atuações, como Cristaldo, novamente inoperante, e Braithwaite, que esteve apagado durante todo o tempo, até ser substituído. A grande notícia para o torcedor do Grêmio foi mais um bom desempenho do jovem Alysson, que entrou no intervalo, mostrando que já merece um lugar entre os titulares. Com mais cinco jogos em casa durante o mês de maio, por diferentes competições, o Grêmio tem uma boa oportunidade de obter uma continuidade de resultados positivos e acalmar o seu ambiente.
sábado, 3 de maio de 2025
Um jogo de reviravoltas
Muita intensidade e alternâncias. O Inter perdeu por 4 x 2 para o Corinthians, hoje, no Itaquerão, pelo Campeonato Brasileiro, em um jogo de reviravoltas. O Corinthians se mostrava superior no jogo, e abriu o placar aos 25 minutos, com Yuri Alberto. O Inter reagiu, e virou o jogo, com gols de Braian Aguirre, numa falha do goleiro Hugo Souza ao tentar cortar o cruzamento, aos 38, e Thiago Maia, aos 42. Aos 16 minutos do segundo tempo, Bruno Henrique, do Inter, recebeu o segundi cartãi amarelo, e foi expulso. O Corinthians, que já tivera um gol anulado, empatou aos 19, novamente com Yuri Alberto. Outro gol do Corinthians havia sido anulado e, quando parecia que o resultado era definitivo, foi marcado um pênalti para o clube paulista. Yuri Alberto cobrou e fez 3 x 2, aos 49 minutos. O Inter, então, partiu em busca do empate e, num contra-ataque, Igor Coronado fez 4 x 2 para o Corinthians, aos 58 minutos. Foi um jogo de muitas intervenções da arbitragem. Porém, o resultado foi justo, pois o Corinthians foi superior na maior parte do tempo.
sexta-feira, 2 de maio de 2025
Um jogo de tensão máxima
Dois clubes em ebulição. Grêmio x Santos, no próximo domingo, será um jogo de tensão máxima. São dois grandes clubes do país que estão na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro, para desilusão e revolta de seus torcedores. O jogo será o quarto de Mano Menezes como técnico do Grêmio, o primeiro na Arena, depois de uma derrota amarga para o CRB, pela Copa do Brasil. No Santos, será o segundo jogo de Cléber Xavier, que está iniciando a carreira de técnico, mas já sob pressão, pois estreou com um empate, em casa, com o modesto CRB, também pela Copa do Brasil. Embora o Brasileirào esteja no início, uma derrota, para qualquer dos lados, será o estopim de uma enorme crise. No caso do Grêmio, o zagueiro Jémerson entrou numa rota de colisão irreversível com a torcida, como já acontecera com André Balada, Thiago Santos e Diogo Barbosa anteriormente. A hipótese de que Jémerson continue a ser escalado, alegadamente por falta de outras opções, desespera os torcedores. Sua presença poderá influir muito negativamente no ambiente do estádio, o que seria péssimo para quem necessita, urgentemente, de reabilitação. Se vencer, o Grèmio sairá da zona de rebaixamento, e dará um salto considerâvel na classificação. Só assim o clube poderá sair da forte turbulência em que se encontra, e projetar o futuro com mais otimismo.
quinta-feira, 1 de maio de 2025
Um dia para reflexão
Hoje, comemora-se o Dia do Trabalho. Acima de tudo, é um dia para reflexão. Num mundo cujas mudanças ocorrem em velocidade assombrosa, o trabalho e suas relações sofrem intensas alterações, exigindo constantes adaptações de quem busca o seu lugar no mercado. Profissões tradicionais desaparecem, novas surgem, a robótica e a inteligência artificial roubam espaço dos trabalhadores, direitos duramente conquistados são suprimidos. Numa época como a atual, infestada pelo neoliberalismo, não é fácil a inserção no mercado de trabalho. Salârios aviltantes, jornadas escorchantes, precarização dos direitos trabalhistas, etarismo, entre outros fatores, compõem o cenário sombrio das atividades laborais na atualidade. Os remédios neoliberais para a economia só agravam o quadro. A política de "austeridade" gera perda de investimentos, encolhimento da economia, redução do poder aquisitivo, e desemprego. Mais do que nunca, é preciso priorizar a geração de empregos e reforçar a legislação trabalhista. As forças progressistas da sociedade devem usar o dia de hoje para refletir, e buscar ações que contenham a escalada neoliberal. O fim da escala 6/1, em discussão, atualmente, no Congresso, caso venha a ser aprovado, seria um excelente ponto de partida para uma retomada dos direitos da classe trabalhadora.
quarta-feira, 30 de abril de 2025
Derrota absurda
Parecia que o pesadelo estava acabando, mas foi uma ilusão. O Grêmio perdeu por 3 x 2 para o CSA, hoje, no Rei Pelé, pela terceira fase da Copa do Brasil, num jogo com duas viradas, uma derrota absurda pela forma como ocorreu. O CSA abriu o placar aos 15 minutos, mas o Grêmio conseguiu empatar aos 23, com Braithwaite. O jogo seguiu equilibrado e, no segundo tempo, aos poucos, o Grêmio foi tomando o controle da partida, fato que foi coroado com um golaço de Dôdi, aos 35 minutos. Porém, o inacreditável aconteceu e o CSA virou o jogo novamente, com gols aos 42 e 47 minutos. Ao fazer o segundo gol, o Grêmio estava com o jogo na mão, e permitiu a reversão. Mais uma vez, individualidades comprometeram. Tiago Volpi, João Pedro, Jémerson e Edenílson não podem mais ser titulares. O técnico Mano Menezes veio por sua capacidade de armar defesas, mas em três jogos sob sua orientação o Grêmio sofreu seis gols. Felipão, apresentado ontem como coordenador técnico, deixou claro que não sabe exatamente o que lhe compete fazer. O momento vivido pelo Grêmio é aterrador.
terça-feira, 29 de abril de 2025
Resultado constrangedor
Por pouco, não foi um duro tropeço. O Inter venceu o Maracanã (CE), por 1 x 0, hoje, no Beira-Rio, pela terceira fase da Copa do Brasil, um resultado constrangedor para quem esperava uma goleada. O jogo se encaminhava para um empate em 0 x 0, quando Gustavo Prado marcou o gol da vitória, aos 48 minutos do segundo tempo. Alan Patrick, que entrou no segundi tempo, já havia desperdiçado um pênalti, e dois gols haviam sido anulados. O placar magro diante de um adversário tão modesto evidencia que o Inter tem um potencial superestimado pela imprensa e, somado a outros resultados recentes, confirmam a tendência do técnico Róger Machado de perder o "gás" depois de um certo tempo de trabalho. As preservações de determinados titulares na escalação que começou o jogo não servem como desculpa, pois o Inter só as fez por estar convencido de que não precisaria de força mâxima para vencer com tranquilidade. Nada foi como o planejado, o que demonstra que o grupo de jogadores do Inter não e tão forte e equilibrado como a imprensa costuma propagar.
segunda-feira, 28 de abril de 2025
A descaracterização da Seleção
Cada vez mais afastada do coração dos torcedores, a Seleção Brasileira sofrerá mais um rude golpe na sua identidade. A descaracterização da Seleção Brasileira será ampliada com o lançamento, em março de 2026, de um segundo uniforme na cor vermelha, com fragmentos em preto. A iniciativa fere, inclusive, o estatuto da própria CBF, que dispõe que a Seleção só pode usar uniformes com as cores da instituição, que são as mesmas da bandeira brasileira. A referida camisa sequer exibirá o logotipo da Nike, fornecedora de material esportivo da Seleção, mas a da griffe do ex-jogador de basquete Michael Jordan, pois as duas empresas costumam fazer ações conjuntas. Certamente, o que está por trás de tudo isso, são interesses financeiros. O futebol se tornou uma indústria bilionária, e o dinheiro é preponderante sobre qualquer outro fator. A perda da identidade visual é mais um aspecto que fará a indiferença do público para com a Seleção se ampliar expressivamente.
domingo, 27 de abril de 2025
Resultado com sabor amargo
Em outras circunstâncias, até poderia ser considerado um desfecho razoável. O Grêmio empatou em 1 x 1 com o Vitória, hoje, no Barradão, pelo Campeonato Brasileiro, um resultado com sabor amargo, pois saiu na frente no placar. Curiosamente, o autor do gol do Grêmio, aos 20 minutos do primeiro tempo, foi o zagueiro Jémerson, de atuação desastrosa no meio da semana, pela Copa Sul-Americana, e o goleiro Tiago Volpi, que vinha de grandes atuações, foi responsável pelo empate do Vitória, ao sair mal do gol, aos 21 minutos do segundo tempo. O Grêmio fazia o suficiente para obter a vitória, até Tiago Volpi falhar. A partir daí, o jogo ficou tenso, e ambos os lados tiveram chances para vencer. A vitória faria o Grêmio subir para o décimo-segundo lugar. Com o empate, o clube permanece dentro da zona de rebaixamento, em décimo-oitavo lugar. Porém, já há fatos positivos. Ainda não foi possível terminar um jogo sem levar gols, mas é visível que já há uma maior consistência coletiva. Os gols tomados pelo Grêmio nos dois últimos jogos, foram consequências de erros individuais. A melhora ainda é tímida, mas já há razões para o torcedor ter esperanças de tempos mais exitosos.
sábado, 26 de abril de 2025
Uma piada de mau gosto
Seria engraçado, se não fosse desastroso. O Inter venceu o Juventude por 3 x 1 de virada, hoje, no Beira-Rio, pelo Campeonato Brasileiro, com a defesa do adversário se constituindo em uma piada de mau gosto, tomando todos os gols de cabeça. A ineficiência do Juventude nas jogadas de bola aérea é inacreditável. Bastava cruzar uma bola na sua área para criar um lance perigoso ou marcar um gol. Nos dois primeiros gols do Inter, Alan Patrick cobrou escanteios e Victor Gabriel cabeceou livre para marcar. No terceiro gol, Borré também não teve dificuldade em cabecear. O Juventude até começou o jogo bem, e abriu o placar com Batalla, aos 3 minutos. Porém, aos 17, numa cobrança de escanteio de Alan Patrick, Victor Gabriel cabeceou livre para empatar. Aos 38, em lance idêntico ao primeiro gol, Victor Gabriel desempatou. No segundo tempo, aos 15 minutos, Borré, novamente numa cobrança de escanteio, fez o terceiro gol do Inter. Com uma defesa tão ineficiente na bola aérea, o Juventude correrá sérios riscos durante toda a competição, e não será fácil a luta para se manter na Primeira Divisão.
sexta-feira, 25 de abril de 2025
A volta de Felipão
Depois de longas tratativas, Felipão retorna ao Grêmio, como coordenador técnico. A volta de Felipão é mais uma aposta do clube na força dos ídolos. Durante anos, o Grêmio escorou-se na força do mito Renato para a mobilização da torcida. Com a vinda de Felipão, o Grêmio busca uma voz forte no vestiário, que se somará à do técnico Mano Menezes, também conhecido por seu temperamento impositivo. Antes mesmo do acerto entre Grêmio e Felipão, Mano Menezes, perguntado a respeito, disse que não teria nenhum problema em trabalharem juntos, pois costuma adaptar-se às estruturas dos clubes que o contratam. Há quem desconfie que dois homens de personalidade forte possam ter dificuldade de relacionamento. Porém, a aposta do Grêmio é a de que duas figuras com esse perfil consigam controlar as turbulências de vestiário. Diante do fracasso que foi a meteórica trajetória do técnico Gustavo Quinteros no clube, com a frustração da não conquista do sonhado octacampeonato estadual e a presença na zona de rebaixamento já nas primeiras rodadas do Campeonato Brasileiro, o Grêmio decidiu trazer dois homens desassombrados e de atitudes firmes para reverter o mau momento. Felipão, com todo o seu simbolismo, mobilizará o apoio do torcedor. Resta saber o quanto isso se refletirá dentro das quatro linhas.
quinta-feira, 24 de abril de 2025
Resultado frustrante
Era para ter sido uma vitória. O Grêmio empatou em 2 x 2 com o Godoy Cruz, hoje, no Estádio Malvinas Argentinas, em Córdoba (ARG), pela Copa Sul-Americana, na estreia do técnico Mano Menezes, um resultado frustrante, pois esteve duas vezes em vantagem no placar e merecia ter vencido. A razão pela qual a vitória escapou foi a atuação comprometedora do zagueiro Jémerson, que falhou nos dois gols sofridos pelo Grêmio. Se no Gre-Nal seu desempenho foi aceitável, hoje Jémerson voltou a fazer uma apresentação desastrosa. Mais uma vez, fica evidente o erro da diretoria do Grêmio em não ter incluído um zagueiro pelo lado direito no seu pacote de contratações, pois a posição está carente há muito tempo. Em termos de classificação, o resultado não causou maiores danos ao Grèmio, que divide a liderança do grupo com o próprio Godoy Cruz. Porém, ter deixado a vitória escapar, depois de estar vencendo por duas vezes, tem um gosto amargo para o torcedor, e escancara a posição em que o grupo de jogadores tem a maior deficiência.
quarta-feira, 23 de abril de 2025
Intimado
Mais uma vez, a Justiça cumpriu o seu papel. Hoje, o ex-presidente Jair Bolsonaro foi intimado sobre a ação em que é réu no Supremo Tribunal Federal por tentativa de golpe de Estado. Bolsonaro assinou a intimação no seu leito na UTI de um hospital em Brasília, onde se recupera de uma cirurgia. O STF decidiu proceder a intimação por entender que Bolsonaro estava em condições de recebê-la, já que, ontem, havia feito uma "live" do mesmo leito de UTI. Portanto, as alegacões da defesa de Bolsonaro, de que a intimação nessas condições fere dispositivos legais, não se sustentam. Não há razão para ter qualquer tipo de complacência com Bolsonaro. Não é a primeira vez que Bolsonaro tenta usar seus alegados problemas de saúde para posar de vítima. Pelo bem do Brasil, Bolsonaro tem de ser punido por todos os crimes que cometeu. O mesmo tem de ocorrer com todos os demais arrolados na tentativa de golpe de Estado.
terça-feira, 22 de abril de 2025
Tropeço inesperado
Um resultado que pegou a todos de surpresa. O Inter empatou em 3 x 3 com o Nacional (URU), hoje, pela Libertadores, um tropeço inesperado e insólito, pois chegou a estar sendo goleado. O jogo seguiu um roteiro improvável. Com 6 minutos de jogo, o Nacional abriu o placar, e aos 10 já fazia 2 x 0. Aos 43, fez o terceiro. O Inter descontou aos 45, de pênalti. No segundo tempo, o Inter diminuiu com 21 minutos, e empatou aos 27. Porém, embora houvesse muito tempo para isso, a virada épica não aconteceu. Foram dois pontos preciosos que o Inter deixou escapar. A ideia de encaminhar a classificação para as oitavas de final vencendo todos os jogos em casa não é mais possível. O tropeço se deu contra o adversário mais fraco do grupo, o que pode custar caro so Inter. Nos últimos quatro jogos, sendo três deles pelo Campeonato Brasileiro, o Inter não venceu nenhum. Bem antes do que muitos poderiam esperar, o tão elogiado Inter do técnico Róger Machado parece estar mostrando o seu verdadeiro potencial.
segunda-feira, 21 de abril de 2025
A volta de Mano Menezes
Um retorno, duas décadas depois. A volta de Mano Menezes ao Grêmio foi acertada, hoje, exatos 20 anos depois de sua primeira chegada ao clube. O técnico chega num momento difícil do clube, que não conseguiu o octacampeonsto gaúcho e está na vice-lanterna do Campeonato Brasileiro. Mano Menezes está longe de ser uma unanimidade junto aos dirigentes e torcedores do Grêmio. Seus trabalhos mais recentes não tem sido bons. Porém, após a demissão de Gustavo Quinteros, o Grêmio precisava encontrar um novo técnico rapidamente, e o mercado não oferecia muitas opções. As perspectivas para o Grêmio, até o final do ano, lamentavelmente, são modestas. Antes de mais nada, é preciso evitar a ameaça de rebaixamento no Brasileirão. Nas Copas do Brasil e Sul-Americana, vai tentar chegar o mais longe possível, mas a chance de títulos parece pequena. Porém, o futebol demonstrado no Gre-Nal do último sábado, quando foi orientado pelo técnico interino James Freitas, dá um alento de que o Grêmio possa alcançar dias melhores. Caberá a Mano Menezes fazer dessa esperança uma realidade.
Papa Francisco
Uma perda, mesmo para os não religiosos. A morte do Papa Francisco, hoje, aos 88 anos, é sentida não só pelos católicos, mas por todos que reconheciam nele um homem humano e tolerante. Francisco foi um sopro de renovação na Igreja, enfrentando preconceitos e, por isso mesmo, atraindo opositores dentro e fora da instituição. Não se vergou. Soube continuar avançando na direção de uma Igreja mais aberta, com a devida prudência para não despertar ódios desmesurados. Recusou o excesso de pompa vinculado aos papas, foi um pontífice de marcante simplicidade. Até os seus rituais fúnebres já mostrarão mudanças resultantes de suas determinações por rituais menos suntuosos. Com sua postura, Francisco mostrou-se uma voz importante na busca de um mundo mais tolerante e fraterno. Foi um papa que buscou acolher a todos, sem discriminações, como deve fazer um arauto da paz. Resta esperar que o novo papa a ser escolhido não represente um retrocesso em direção ao conservadorismo, e sim um continuador dos avanços de Francisco.
domingo, 20 de abril de 2025
A coadjuvante se tornou protagonista
No futebol, a arbitragem é um fator auxiliar. Porém, no Brasil, a coadjuvante se tornou protagonista. A quinta rodada do Campeonato Brasileiro, que terminará amanhã, foi marcada por erros e omissões terríveis da arbitragem. Os aspectos técnicos e táticos dos jogos ficaram em segundo plano. Dois pênaltis escandalosos, um em favor do Grêmio no jogo contra o Inter, outro para o São Paulo, na partida com o Santos, não foram marcados. Um pênalti inexistente foi marcado contra o Juventude, em favor do Mirassol. No caso do São Paulo, o prejuízo foi minimizado porque, mesmo com o pênalti sonegado, a vitória sobte o Santos foi alcançada. No entanto, Grêmio e Juventude foram irremediavelmente prejudicados. O pênalti não marcado retirou do Grêmio uma vitória que lhe faria subir na classificação. Com o empate, ficou na zona de rebaixamento. O Juventude vencia o jogo e estava subindo para o quarto lugar. Com o empate foi para uma colocação intermediária. Com tantos erros da arbitragem, o futebol foi o grande derrotado do final de semana. Num campeonato de pontos corridos, cada ponto ganho ou perdido tem enorme influência no resultado final da competição, seja para o título, classificação para outras competições, ficar no "limbo", ou ser rebaixado. Essas definições deveriam se dar, exclusivamente, pela ação dos jogadores dentro das quatro linhas, mas estão sendo determinadas pelos erros e omissões da arbitragem, o que é inaceitável.
sábado, 19 de abril de 2025
Apito amigo
Um escândalo! Grêmio e Inter empataram em 1 x 1, hoje, na Arena, pelo Campeonato Brasileiro, num jogo marcado por um "erro" monstruoso de arbitragem, em mais um caso de "apito amigo" que, historicamente, beneficia o clube alvirrubro. Aos 44 minutos do segundo tempo, Braian Aguirre comete um pênalti claríssimo sobre Aravena. O árbitro Bráulio da Silva Machado (SC), nada marcou. Chamado pelo VAR para observar o lance no monitor, Bráulio manteve sua decisão, influindo de forma direta no resultado do jogo. O Grêmio merecia ter vencido o jogo. O técnico interino James Freitas começou a partida no esquema 4-4-2, com um meio de campo mais marcador e combativo. Com isso, o Grêmio surpreendeu o Inter, ganhava quase todas as divididas, levantou a torcida, e acabou abrindo o placar aos 38 minutos. Durante o segundo tempo, o técnico do Inter, Róger Machado, fez substituições, tirando os extremas e colocando meias, equilibrando o jogo. Porém, o pênalti que gerou o empate do Inter, aos 15 minutos, não foi consequência disso, mas, sim, uma falha infantil de João Pedro. O empate até soava justo quando, já no final do jogo, aconteceu o lance que influiu, injustamente, no resultado final. Como saldo da partida, fica a demonstração de que o grupo de jogadores do Grêmio pode render muito mais do que apresentava com o ex-técnico Gustavo Quinteros, e a evidência, cada vez maior, de que o Inter está decrescendo de produção.
sexta-feira, 18 de abril de 2025
Falsas esperanças
Poucas vezes se viu tamanho contraste entre expectativa e realidade. Vista com entusiasmo por grande número de pessoas, a volta de Neymar ao futebol brasileiro estimulou as falsas esperanças de que o jogador pudesse retomar sua carreira em alto nível e ser o protagonista da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2026. Na prática, seu retorno ao país tem se revelado um fracasso. Desde que chegou, Neymar pouco jogou. No meio de semana, após longa ausência por lesão, Neymar voltou a jogar pelo Santos, contra o Atlético Mineiro, na Vila Belmiro. Saiu ainda no primeiro tempo, com uma nova lesão muscular, sem prazo definido de recuperação. A evidência que tantos continuam a negar é que Neymar se encaminha para um final de carreira sem brilho. Nos últimos dois anos, Neymar fez pouquíssimos jogos, afastado por sucessivas lesões. Porém, manteve aeu trepidante estilo de vida, fora das quatro linhas. O futebol deixou de ser a sua prioridade. Só falta o jogador dizer isso com todas as letras para que,então, os que ainda mantém a ilusão de sua volta aos melhores tempos, culminando com a conquista da próxima Copa do Mundo, percebam que seu sonho, definitivamente, se desfez.
quinta-feira, 17 de abril de 2025
O vai e vem dos técnicos
No futebol, nada pesa mais do que os resultados. Com apenas 4 rodadas do Campeonato Brasileiro realizadas, de um total de 38, o vai e vem dos técnicos já se estabeleceu, com demissões em série. O primeiro a cair foi Mano Menezes, então no Fluminense, após derrota para o Fortaleza na rodada de abertura da comoetiçào. Mano é um dos cotados para ser o novo técnico do Grêmio, que demitiu Gustavo Quinteros, ontem, após ser goleado pelo Mirassol. Hoje, o Corinthians anunciou a demissão de Ramón Diaz, menos de um mês depois da conquista do Campeonato Paulista em cima de um rival, o Palmeiras. Os maus resultados após o título da disputa estadual abreviaram a trajetória do técnico no clube. Dorival Júnior, que também interessa ao Grêmio, é o preferido do Corinthians para ser o substituto de Ramón Diaz. No São Paulo, a continuidade do técnico Luís Zubeldia está por um fio. Caso Zubeldia seja demitido, Dorival Júnior deverá ser o nome preferencial para o substituir. Assim vai sendo a vida dos técnicos, a cada nova rodada do Brasileirão, numa ciranda em que quem sai de um clube torna-se, pouco depois, a solução pretendida por outro.
quarta-feira, 16 de abril de 2025
Um choque de realidade
O fim do jejum de títulos, com a conquista do Campeonato Gaúcho, e a longa invencibilidade, fizeram com que torcedores e jornalistas identificados com o Inter superestimassem a sua potencialidade. O Inter perdeu para o Palmeiras por 1 x 0, hoje, no Beira-Rio, pelo Campeonato Brasileiro, e teve um choque de realidade. A primeira derrota do ano, e em casa, mostrou que o Inter ainda não se ombreia com as maiores forças do futebol brasileiro. Para sonhar com vôos mais altos, o Inter ainda tem um longo caminho a percorrer.
Assinar:
Postagens (Atom)