sábado, 30 de agosto de 2025
Luís Fernando Veríssimo
A notícia já era esperada. A morte de Luís Fernando Veríssimo, 27 dias antes de completar 89 anos, não pegou ninguém de surpresa. Veríssimo enfrentava graves problemas de saúde há muitos anos. Portador do Mal de Parkison, colocou um marca-passo no coração, em 2016, e sofreu um AVC, em 2021, que lhe afetaram a fala e a escrita. Cronista e escritor, Veríssimo lançou várias obras, que somaram 5,6 milhões de exemplares vendidos. Colaborou, também, com textos para a tevê. Publicou crônicas em jornais, onde se debruçava, com rara maestria, sobre os assuntos do dia-a-dia, futebol, política, comportamento. Tinha um humor ferino, sem deixar de ser sutil. Filho do grande escritor Érico Veríssimo, possuía um estilo próprio. Ao contrário de Érico, autor de caudalosos romances, suas obras eram curtas, concisas. Criou diversos personagens que se tornaram célebres, como o Analista dw Bagé, a Velhinha de Taubaté, Ed Mort, Dora Avante. Com as tirinhas "As Cobras" buscava driblar a censura imposta pelo regime militar. Com textos adaptados, também, para o cinema e teatro, Veríssimo é um nome icônico da cultura brasileira. Deixa uma enorme lacuna.
sexta-feira, 29 de agosto de 2025
Voltando atrás
Uma desistência que durou apenas 48 horas. Dois dias após anunciar a retirada de sua pré-candidatura a presidente do Grêmio, o empresário Marcelo Marques declarou que estava voltando atrás, e retornou ao cenário eleitoral do clube. Pela rapidez com que tudo se deu, dificilmente ambas as decisões tenham sido espontâneas. O mais provável é que Marques, sabedor da força que tem junto ao torcedor, e insatisfeito com as pressões da política interna do clube, tenha feito um jogo de cena ao renunciar, visando causar uma comoção pública, o que, verdadeiramente, aconteceu. Com seu retorno, Marques torna-se na prática, o novo presidente do Grêmio, devendo, inclusive, ser eleito por aclamação, já que os outros postulantes ao cargo irão retirar suas candidaturas. Com amplo apoio popular, e dentro do clube, Marques poderá exercer o poder como gosta, sem grandes concessões, impondo sua vontade sobre os demais. Se isso será bom para o Grêmio, só o tempo dirá.
quinta-feira, 28 de agosto de 2025
A volta de Arthur
Foi, confirmado, oficialmente, hoje, o retorno do volante Arthur ao Grêmio. A volta de Arthur apresenta prós e contras. Entre os aspectos favoráveis, o fato de que Arthur ainda não é um veterano, tem 29 anos, e possui um retrospecto brilhante pelo clube, pelo qual foi campeão da Libertadores em 2017. No campo dos fatores que tornam questionável a sua contratação está o seu fraco desempenho nos vários clubes europeus pelos quais jogou, e seu comportamento pouco profissional fora das quatro linhas. Se conseguir reproduzir um futebol ao menos semelhante ao que apresentou em seu primeiro período no clube, Arthur será um reforço valioso para o Grêmio. Sua contratação, obviamente, gera entusiasmo no torcedor, por se tratar de um jogador de alto nível, em contraste com a fragilidade técnica da maioria dos outros componentes do grupo. Resta esperar que Arthur venha a rever o seu comportamento profissional. Se o fizer, tem tudo para ser bem sucedido, pois futebol é o que não lhe falta.
quarta-feira, 27 de agosto de 2025
Renúncia bombástica
A decisão, anunciada no começo da tarde de hoje, apanhou todos de surpresa. A renúncia bombástica do pré-candidato a presidente do Grêmio, Marcelo Marques, causou enorme impacto no meio esportivo. Marques alegou que questões referentes a política do clube estariam por trás de sua atitude, mas não explicitou o que o aborreceu. A retirada da pré-candidatura de Marques leva a eleição para presidente do Grêmio para uma zona de sombras. Todos davam como certo que Marques seria o próximo presidente do Grêmio. Sem sua presença, e como Paulo Callefi, outro pré-candidato bem cotado, também já havia desistido de concorrer, o futuro do clube fica indefinido, faltando apenas quatro meses para o início do mandato do futuro presidente. A eleição para renovação de metade do Conselho Deliberativo precede a escolha do novo presidente, e agita o caldeirão político do clube. Essa ebulição política pode ter desagradado Marques, que talvez esperasse um ambiente mais sereno e menos dividido no clube. A partir da saída de cena de Marques, a projeção para o futuro do Grêmio se torna nebulosa, o que não é nada bom para um clube que necessita retomar o caminho das vitórias.
terça-feira, 26 de agosto de 2025
Temor renovado
A goleada de 8 x 0 do Flamengo sobre o Vitória, ontem, fez com que um assunto voltasse a ser debatido. O fato em questão é o temor renovado de que o futebol brasileiro esteja se encaminhando para um processo de "espanholização". O termo se refere a predominância que Real Madrid e Barcelona possuem sobre os demais clubes na Espanha, o que resulta em que só os dois disputem o título do campeonato nacional, relegando os demais clubes ao papel de coadjuvantes. No caso brasileiro, os dois clubes preponderantes seriam Flamengo e Palmeiras, que, nos anos mais recentes. têm ganho a maioria dos títulos. Porém, o contexto do futebol brasileiro é diferente do que ocorre no espanhol. Há 12 grandes clubes no Brasil, condição que nenhum outro país apresenta. A superioridade técnica do Flamengo e a competitividade do Palmeiras fazem com que os dois clubes acumulem conquistas, mas eles não são invencíveis. O Flamengo, por exemplo, depois do técnico Jorge Jesus, emendou uma série de treinadores que não foram exitosos, e outros que, mesmo obtendo títulos, não peemaneceram muito tempo no cargo. Só agora, com Felipe Luís, o clube parece ter engrenado um trabalho mais sólido. Ainda assim, sua liderança no atual Campeonato Brasileiro é apertada, sem uma grande vantagem em pontos sobre os demais. O Palmeiras, que tem notável regularidade na disputa de títulos, foi derrotado na decisão do último Campeonato Paulista pelo seu maior rival, o Corinthians. Com administrações sólidas, Flamengo e Palmeiras dispõem de uma condição financeira bem superior a dos demais clubes, o que lhes proporciona contratar jogadores de maior qualidade. Ainda assim, reitere-se, eles não não são imbatíveis. Cabe lembrar que o atual campeão brasileiro e da Libertadores é o Botafogo, e que o clube do país que fez melhor campanha na primeira edição do novo Campeonato Mundial de Clubes foi o Fluminense. A "espanholização" do futebol brasileiro está longe de ser uma realidade.
segunda-feira, 25 de agosto de 2025
Faltam craques
O técnico da Seleção Brasileira, o italiano Carlo Ancelloti, divulgou, hoje, a lista de convocados para os jogos contra o Chile, dia 4 de setembro, no Maracanã, e Bolívia, dia 9, em El Alto, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo. A nominata traz novidades, mas, mais uma vez, evidencia-se que faltam craques entre os relacionados, num contraste chocante com outros tempos. O nível técnico do futebol decaiu muito em relação a outras épocas. No meio de campo, o setor mais importante de uma equipe, e onde o futebol brasileiro sempre teve grandes talentos, isso fica mais evidente com os nomes presentes na lista. Andrey Santos, Bruno Guimarães, Casemiro, Joelinton e Lucas Paquetá são bons jogadores, nada mais do que isso. Muito pouco para quem já teve nomes como Danilo Alvim, Zizinho, Didi, Clodoaldo, Gérson, Rivelino, Ademir da Guia, Tostão, Dirceu Lopes, Zico, e o maior de todos, Pelé, no setor. Afora isso, grande parte dos convocados é pouco conhecida pelos torcedores, pois não chegaram a jogar no Brasil, tendo desenvolvido suas carreiras, inteiramente, fora do país. Com isso, o torcedor pouco se identifica com a Seleçào. Se antes sobrava em relação aos seus adversârios, a Seleção, atualmente, estâ no mesmo nível de tantas outras. Na lista de hoje, duas novidades merecem ser destacadas, o lateral esquerdo Caio Henrique (Mônaco), e o centroavante Kaio Jorge (Cruzeiro), dois jogadores de excelente qualidade.
domingo, 24 de agosto de 2025
Azar terrível
Decididamente, a má sorte segue rondando o Grêmio. Depois de penar por anos sem um zagueiro central pela direita confiável, o Grêmio havia encontrado a solução, mas foi vítima de um azar terrível. O zagueiro paraguaio Balbuena fazia seu terceiro jogo pelo Grêmio ontem, dia em que completava 34 anos, mostrando que o clube, finalmente, encontrara um jogador qualificado para a posição. Porém, ao receber um "carrinho" violento do atacante Aylon, do Ceará, Balbuena fraturou a fíbula da perna direita, e não jogará mais em 2025. Com isso, o Grêmio volta a enfrentar um problema crônico que estava sendo resolvido, e o jogador sofre uma lesão grave na fase final de sua carreira. Ainda que o mau ano do Grêmio, até aqui, se deva, basicamente, aos erros absurdos de sua diretoria, a sorte também não está ajudando. Dessa forma, resta desejar que o Grêmio faça uma campanha sem maiores sustos até o final do Campeonato Brasileiro, e possa deixar para trás um ano tão negativo. A partir daí, é esperar que em 2026, já com uma nova administração, uma era de venturas possa começar.
sábado, 23 de agosto de 2025
A continuidade da crise
Não houve nenhuma melhora. O Inter perdeu por 2 x 1 para o Cruzeiro, hoje, no Mineirão, pelo Campeonato Brasileiro, resultado que estabelece a continuidade da crise no clube. Mateus Pereira abriu o placar para o Cruzeiro aos 19 minutos, com um golaço, e Bruno Tabata empatou logo a seguir, aos 24, mas isso não representou uma reação. O Cruzeiro foi superior durante todo o jogo, e chegou ao gol da vitória aos 13 minutos do segundo tempo, numa bela conclusão de Kaio Jorge, encobrindi o goleiro. A rigor, quase ninguém jogou bem no Inter. O técnico do Inter, Róger Machado, mesmo com as derrotas sucessivas, não deverá ser demitido. Porém, se na próxima rodada, contra o Fortsleza, no Beira-Rio, o Inter não tiver uma vitória convincente, a saída de Róger se tornará inevitável.
Resultado frustrante
A expectativa era favorável,mas não se confirmou. O Grèmio empatou em 0 x 0 com o Ceará, hoje, na Arena, pelo Campeonato Brasileiro, um resultado frustrante. A vitória, fora de casa, contra o Atlético Mineiro, e o anúncio de contratações, renovaram a confiança da torcida. Porém, o Grêmio mostrou muito pouco poder ofensivo. O meio de campo continua carecendo de um articulador. Riquelme entrou, no segundo tempo, para ser esse jogador, já que a escalação inicial tinha apenaa volantes no setor. No entanto, Riquelme jogou poucos minutos, pois se lesionou e teve de ser substituído. Mesmo com toda a precariedade na criação de jogadas, o Grêmio perdeu duas grandes chances para marcar, com Braithwaite, que chutou na trave, e André Henrique, que colocou a bola para fora com o gol aberto. Ainda assim, o jogo teve boas notícias para o Grêmio. Cuéllar, novamente, jogou muito bem, e Marcos Rocha fez uma boa estreia. Caso houvesse vencido, o Grêmio ultrapassaria o Inter e o próprio Ceará, indo para a primeira página da classificação, o que torna o resultado bastante decepcionante. Para agravar o quadro, o próxino jogo do Grêmio será contra o Flamengo, no Maracanã, o que torna a chance de marcar pontos uma hipótese muito remota.
sexta-feira, 22 de agosto de 2025
Os 60 anos da Jovem Guarda
Na data de hoje, em 1965, ia ao ar pela primeira vez, na TV Record, o programa "Jovem Guarda", apresentado por Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Vanderléa, cujo título deu nome ao movimento musical. Os 60 anos da Jovem Guarda merecem ser registrados, ainda que uma parcela da crítica tivesse resistências ao movimento. A Jovem Guarda refletia, no Brasil, a onda musical que tomava conta do mundo, liderada pelos Beatles. Muitos dos sucessos da Jovem Guarda eram versões em português de gravações de artistas ingleses e americanos. O grupo Renato e Seus Blue Caps, por exemplo, fez muito sucesso com versões de músicas dos Beatles. Na linha de frente da Jovem Guarda estavam Roberto Carlos e Erasmo Carlos. Porém, o movimento teve vários nomes de destaque, como Vanderlei Cardoso, Jerry Adriani, a dupla Leno e Lilian, o grupo musical Os Golden Boys, os já citados Renato e Seus Blue Caps, Martinha, Eduardo Araújo. Embora tenha sofrido críticas por sua postura tida como alienada em relação a ditadura militar que governava o país, a Jovem Guarda conquistou os corações daqueles que a testemunharam. O programa saiu do ar em 1968, levando ao fim do movimento. No entanto, as músicas da Jovem Guarda atravessaram gerações, e, ainda hoje, evocam um tempo de "brotos", jaquetas de couro, minissaias e lambretas.
quinta-feira, 21 de agosto de 2025
Um ano de frustrações
Depois da ascensão, a queda. O Botafogo foi o clube sensação de 2024, ganhando os títulos da Libertadores e do Campeonato Brasileiro mas, atualmente, vive um ano de frustrações. No início do ano, perdeu as decisões da Supercopa do Brasil e da Recopa Sul-Americana, e não foi bem no campeonato estadual. O dono da SAF do clube, o americano John Textor, desdenhou das críticas em funçào desses resultados, afirmando que as competições citadas não eram importantes, e que as prioridades do clube eram a Libertadores e o Brasileirão. Hoje, no Estádio Rodrigo Paz Delgado, em Quito, o Botafogo perdeu por 2 x 0 para a LDU, e foi eliminado da Libertadores. No Campeonato Brasileiro, está em quinto lugar, 14 pontos atrás do líder, o Flamengo. Sua única chance de ainda buscar um título em 2025 é a Copa do Brasil, na qual irá enfrentar o Vasco nas quartas de final. Resta saber se Textor considera que a competição, cujo título o Botafogo ainda não conquistou, é importante, ou não. Depois do melhor ano da história do clube, o Botafogo vem acumulando decepções. Sua política de contratações e dispensas tem muito a ver com isso, pois jogadores chegam e saem a todo o momento, dificultando a formação de uma base. O clube também não firmou um substituto para o vitorioso Arthur Jorge, e já está no segundo técnico desde a sua saída. Como expressa o ditado popular, dia de muito, véspera de pouco.
quarta-feira, 20 de agosto de 2025
Pior do que o esperado
A eliminação era prevista, mas não da forma como ocorreu. O Inter perdeu para o Flamengo por 2 x 0, hoje, no Beira-Rio, pelas oitavas de final da Libertadores, o que resultou na sua desclassificação da competição, mas seu desempenho foi pior do que o esperado. Diante de um adversário que mostrou sua reconhecida superioridade técnica, o Inter não apresentou nenhum sentido de superação. Ao longo de todo o jogo, o Inter não criou chances de gol, exceção feita a uma bola na trave já no final da partida. A conhecida falta de intensidade do Inter, mais uma vez, se fez presente, o que não é por acaso. Tendo Alan Patrick como o seu jogador de referência, o Inter não pode esperar melhor sorte nos grandes jogos. Embora possua uma considerável qualidade técnica, Alan Patrick é lento, e se submete à marcação. Sendo assim, o Inter reflete, dentro das quatro linhas, a postura daquele que é considerado o seu principal jogador. A torcida fez uma grande mobilização para o jogo, acreditando na possibilidade de reversão da derrota sofrida no Maracanã. Porém, o Inter foi amorfo, não competiu. O técnico do Inter, Róger Machado também deu sua contribuição negativa, fazendo substituições equivocadas, como quando sacou Alan Rodríguez, que fazia boa atuação. Agora, resta ao Inter, até o final do ano, apenas a disputa do Canpeonato Brasileiro. Se o Inter perder para o Cruzeiro, no sábado, é provável que Róger Machado seja demitido.
terça-feira, 19 de agosto de 2025
Primeiros classificados
As quartas de final da Libertadores começaram a ser definidas, hoje. Os primeiros classificados são São Paulo, Veléz Sarsfield e Racing. Foram confrontos com roteiros diferentes. O São Paulo classificou-se nos tiros livres da marca do pênalti, após dois empates com o Nacional de Medellin, 0 x 0, fora de casa, e 1 x 1, no Morumbi. Nos tiros livres, venceu por 4 x 3. O Veléz Sarsfield venceu o Fortaleza por 2 x 0, hoje, no José Amalfitani, depois de ter empatado, no Castelão, em 0 x 0. O único a reverter um resultado foi o Racing. Depois de perder por 1 x 0 o primeiro jogo contra o Peñarol, no Campión del Siglo, venceu a segunda partida, no Presidente Perón, por 3 x 1. Os clubes classificados eram os favoritos em seus confrontos. Portanto, até agora, não há nenhuma "zebra" na Libertadores.
segunda-feira, 18 de agosto de 2025
O pacote
Com a proximidade do fim da "janela" de contratações, o Grêmio resolveu se mexer. O "pacote" de reforços do Grêmio, a ser anunciado durante a semana, deverá ter de quatro a cinco nomes. O primeiro a chegar, hoje, foi o lateral direito Marcos Rocha, de 36 anos, vindo do Palmeiras. Ao longo da semana deverão chegar, tambén, os volantes Arthur, 29, e Noriega, 23. Há grande possibilidade de que a volta do goleiro Marcelo Grohe, 38, também seja anunciada. Se a quantidade de contratações é grande, a qualidade delas é variável. Marcos Rocha é um lateral de reconhecida capacidade, com uma carreira exitosa, mas de uma idade avançada. As mesmas considerações podem ser feitas em relação a Marcelo Grohe. Arthur, cuja qualidade é indiscutível, não se firmou no futebol europeu, rodando, sem êxito, por muitos clubes. Noriega, o mais jovem de todos, tem um currículo inexpressivo na comparação com os demais, o que lhe dá a condição de uma aposta. Resta espera que, mesmo com esses senões, todos venham a ser úteis ao Grêmio, fazendo com que o clube supere sua atual má fase.
domingo, 17 de agosto de 2025
Derrota incontestável
Em poucos minutos, o jogo estava decidido. O Inter perdeu por 3 x 1 para o Flamengo, hoje, no Beira-Rio, pelo Campeonato Brasileiro, uma derrota incontestável. Com gols de Pedro aos 6 e 11 minutos de jogo, o Flamengo decidiu a partida muito cedo. Contra uma escalação reserva do Inter, o Flamengo, que teve a maioria de seus titulares, passeou dentro das quatro linhas. Com um toque de bola rápido e envolvente, tomou conta do jogo. No segundo tempo, mesmo diminuindo o seu ímpeto, o Flamengo ampliou o placar com Gonzalo Plata, aos 16 minutos. Só restou ao Inter, fazer o gol de "honra", com Borré, aos 46 minutos. A aposta do técnico do Inter, Róger Machado, foi alta. Ao escalar reservas, preservando os titulares para o segundo jogo contra o Flamengo, pelas oitavas de final da Libertadores, novamente em casa, na próxima quarta-feira, o técnico joga todas as suas fichas na competição sul-americana. Caso o Inter venha a ser eliminado, a situação de Róger no Inter ficará muito instabilizada, e sua demissão é uma hipótese que não pode ser afastada.
Vitória reabilitadora
Foi um resultado muito expressivo. O Grêmio venceu o Atlético Mineiro por 3 x 1, de virada, hoje, na Arena MRV, pelo.Campeonato Brasileiro, uma vitória reabilitadora. Em apenas uma semana, o Grêmio foi da humilhante derrota para o Sport, virtualmente rebaixado, em plena Arena, para a primeira vitória fora de casa na competição, contra um adversário de camisa "pesada". Muito bem postado taticamente, o Grêmio não se deixou abater nem quando o Atlético abriu o placar, com um golaço de Gustavo Scarpa, aos 37 minutos. Aos 44, conseguiu o empate, com Edenílson, evitando de ir para o intervalo com uma derrota parcial. No segundo tempo, o Grêmio tomou conta do jogo. Aos 13 minutos, Balbuena fez o gol da virada. O Atlético não conseguia criar chances de gol. Seu único lance de perigo foi um chute de fora da área de Gustavo Scarpa, em que Tiago Volpi fez uma grande defesa. A vitória do Grêmio não estava ameaçada, mas foi confirmada com o gol de Aravena, aos 44. Afora o Atlético, o Grêmio também teve de superar uma arbitragem ruim, que expulsou Carlos Vinícius injustamente, aos 19 minutos do segundo tempo. As consequências só não foram piores porque, aos 30 minutos, Cuello, do Atlético, também foi expulso. Aos 47 minutos, Dôdi, do Grêmio, e Júnior Alonso, do Atlético, também foram expulsos. Com a vitória de hoje, e um pacote de contratações que deverá chegar durante a semana, o Grêmio sai do desalento de poucos dias atrás para a perspectiva de tempos melhores.
sábado, 16 de agosto de 2025
A insistência em apostas
Com a proximidade do fim da "janela" de contratações, e a má campanha no Campeonato Brasileiro, o Grêmio se apressa na busca por reforços. Porém, o clube permanece com a insistência em apostas, ou seja, jogadores que não dão nenhuma garantia de que representarão um acréscimo efetivo de qualidade. A bola da vez é o volante peruano Noriega, do Alianza Lima, cuja contratação deverá ser anunciada na próxima semana. Noriega ainda é jovem, fará 24 anos em outubro, mas esse parece ser seu único atributo relevante. Seu histórico de carreira é modesto. Dessa forma, o Grêmio incide, mais uma vez, num modelo de contratação que não tem dado certo. Na situação em que se encontra, ameaçado pela possibilidade de mais um rebaixamento, o Grêmio precisa de contratações assertivas, de jogadores afirmados, reconhecidamente capazes de modificar o preocupante quadro atual.
sexta-feira, 15 de agosto de 2025
O julgamento está marcado
Agora, já há uma data estabelecida para o ex-presidente Jair Bolsonaro ser julgado. O julgamento está marcado para o dia 2 de setembro, conforme determinação do presidente da primeira turma do Supremo Tribunal Federal, ministro Cristiano Zanin. A data, mais precisamente, é a do início do julgamento, que se desdobrará em várias sessões, todas já agendadas. Bolsonaro será julgado por tentativa de golpe de Estado. Em conjunto com Bolsonaro serão julgados mais 7 réus do chamado núcleo duro do golpe. Ao todo, Bolsonaro será julgado por cinco crimes. Em caso de condenação, as penas, somadas, poderão chegar a 43 anos. O encerramento do julgamento está previsto para 12 de setembro. A notícia não poderia ser melhor. Com o julgamento ocorrendo em breve, a esperada condenação de Bolsonaro terminaria com a hipótese de uma absurda anistia, e confirmaria a manutenção da sua inegibilidade. Os nomes especulados pela direita para uma candidatura a presidente não conseguiriam fazer frente a Lula, que estarâ em busca da reeleição. O Brasil precisa virar essa página, e relegar a família Bolsonaro ao rodapé da história.
quinta-feira, 14 de agosto de 2025
Erro persistente
Mesmo com os reiterados fracassos, o Grêmio não altera o perfil das suas contratações. O erro persistente do Grêmio é a contratação de jogadores de idade avançada, cujo melhor momento da carreira já ficou distante. A vinda do lateral direito Marcos Rocha, do Palmeiras, que está por ser anunciada, é uma comprovação disso. Marcos Rocha é um bom jogador, com uma carreira digna. Porém, o jogador completará 37 anos em dezembro. Até por isso, perdeu espaço no grupo do Palmeiras. Por anos, Mateus Rocha e Mayke alternaram-se na posição no Palmeiras, num período marcado por muitos títulos. No entanto, com o avançar da idade, ambos perderam espaço, e o clube adquiriu jogadores mais jovens para a lateral direita. O Grêmio, inclusive, já havia tentado a contratação de Mayke, que fará 33 anos em novembro, mas o jogador se acertou com o Santos. Há poucos dias, o Grêmio vendeu o lateral direito Igor Serrote, de 20 anos, revelado pelo próprio clube. Agora, traz, para a mesma posição, um jogador 16 anos mais velho. Nada pode ser mais emblemático numa política de contratações que vem acumulando equívocos.
Ainda vivo
O temor de uma goleada não se confirmou. O Inter perdeu por 1 x 0 para o Flamengo, ontem, no Maracanã pelas oitavas de final da Libertadores, e vem ainda vivo para o segundo jogo, na quarta-feira da próxima semana, no Beira-Rio. O Flamengo foi melhor, ao longo do jogo, mas não traduziu essa superioridade em gols. Após exercer um domínio claro no primeiro tempo, quando marcou o gol que lhe deu a vitória, o Flamengo viu o Inter melhorar no segundo, e apenas manteve o resultado, o que deixa o confronto em aberto, pois o placar escasso permite a possibilidade de uma reversão. Embora siga sendo o favorito para obter a classificação, o Flamengo corre riscos, já que seus resultados mais recentes não tem correspondido ao que se espera de um grupo de jogadores da mais alta qualidade. Dessa forma, o Inter, que antes parecia quase sem chances no confronto, vê seu ânimo se renovar, e irá inteiramente mobilizado para o segundo e decisivo jogo, quando, em casa, terá um estádio em que seus torcedores serão ampla maioria.
terça-feira, 12 de agosto de 2025
Clássicos
Os confrontos pelas quartas de final da Copa do Brasil foram definidos, hoje, em sorteio. Entre os quatro enfrentamentos, dois serão clássicos estaduais. Cruzeiro x Atlético Mineiro e Vasco x Botafogo serão os jogos com o tempero extra da rivalidade local que definirão semifinalistas da competição. O vencedor dos jogos entre mineiros enfrentará, nas semifinais, o classificado no confronto Corinthians x Athletico Paranaense. O clube classificado no enfrentamento carioca pegará o vencedor de Fluminense x Bahia. Em princípio, Vasco e Athletico Paranaense surgem como os mais fracos entre os participantes das quartas de final. Porém, em confrontos eliminatórios, tudo pode acontecer. No entanto, não há nenhum favorito destacado para ficar com o título da competição, tendo em vista que Flamengo e Palmeiras, que poderiam ostentar essa condição, já foram eliminados.
segunda-feira, 11 de agosto de 2025
Disputa acirrada
Os resultados da última rodada do primeiro turno do Campeonato Brasileiro embolaram as colocações na zona de rebaixamento. Os dois últimos colocados, Juventude e Sport, venceram, diminuindo sua distância para os clubes que estão logo acima, o que deverá ocasionar uma disputa acirrada na parte de baixo da classificação. O Sport, que não havia obtido uma única vitória até então, venceu o Grêmio fora de casa, e já está invicto há quatro jogos. O Juventude, no jogo de estreia de seu novo técnico, Thiago Carpini, venceu o Corinthians no Alfredo Jaconi. Apenas 4 pontos separam o Vitória, o primeiro clube fora da zona de rebaixamento, do Juventude, vice-lanterna. Se, em 2025, todos os grandes clubes brasileiros estão na Primeira Divisão, em 2026 isso poderá nâo acontecer. Clubes como Grèmio, Corinthians, Santos e Vasco fazem campanhas muito ruins, e poderão cair novamente.
domingo, 10 de agosto de 2025
Caos
A situação do Grêmio chegou ao estágio de terra arrasada. O Grêmio perdeu para o Sport por 1 x 0, hoje, na Arena, pelo Campeonato Brasileiro, e mergulhou no caos. Se a campanha do Grêmio na competição era fraca, agora virou motivo de chacota. O Sport não vencia um jogo desde o mês de março. Porém, por mais absurdo que possa parecer, a diretoria do clube decidiu continuar apostando no trabalho do técnico Mano Menezes, mesmo que o Grêmio piore a cada jogo. Hoje, o único jogador que se salvou numa atuação ridícula foi o estreante Carlos Vinícius que entrou no segundo tempo. Carlos Vinícius mostrou empenho e fez duas conclusões perigosas a gol. Os demais jogadores, sem exceção, afundaram. Num cenário como esse, a demissão do técnico Mano Menezes seria uma atitude óbvia. A sua manutenção no cargo é um acinte, pois é evidente que o trabalho fracassou, e não tem nenhuma perspectiva de melhora.
sábado, 9 de agosto de 2025
Reabilitação
Foi muito melhor do que o esperado. O Inter venceu o Red Bull Bragantino por 3 x 1, hoje, no Cícero de Souza Marques, pelo Campeonato Brasileiro, e obteve a sua reabilitação depois de quatro jogoa sem vitórias. A situação do Inter era aflitiva. Eliminado da Copa do Brasil, gerou revolta de seus torcedores, que colocaram faixas com protestos na frente do Beira-Rio. Um jogo fora de casa, antecedendo três jogos seguidos contra o Flamengo e outro diante do Cruzeiro, no Mineirão, não era uma perspectiva animadora. Porém, o Inter abriu o placar cedo, aos 6 minutos, com Ricardo Mathias, e isso condicionou o andamento do jogo. Aos 32 minutos, um pênalti infantil propiciou ao Inter o segundo gol, em cobrança de Alan Patrick. As possibilidades de reação do Red Bull Bragantino acabaram, de vez, com o gol de Ricardo Mathias, logo aos 30 segundos do segundo tempo. O clube paulista ainda descontou, com Isidro Pitta, aos 10 minutos, mas, mesmo dispondo de muito tempo, não conseguiu reverter o resultado. Com a vitória, o Inter ganha um pouco de tranquilidade para trabalhar, e o técnico Róger Machado obtém uma sobrevida no cargo.
sexta-feira, 8 de agosto de 2025
SAF caseira
Em uma entrevista de rádio, o empresário Celso Rigo, o "tio do arroz", deu detalhes de como será a administração de Marcelo Marques como presidente do Grêmio. Rigo disse que o Grêmio será uma espécie de "SAF caseira", sem deixar a condição de clube associativo, e comparou o modelo da futura administração com o que é feito em Palmeiras e Cruzeiro. Cabe lembrar que Marques prometeu que o Grêmio não se tornaria uma SAF. Aliás, na entrevista, Rigo declarou que transformar-se em SAF é "entregar a alma ao diabo". Na "SAF caseira", o clube não vende o seu departamento de futebol para terceiros, seus administradores são empresários bem sucedidos que torcem para o clube, como é o caso de Marques e do próprio Rigo. Ainda assim, o termo "SAF" causa estranheza ao ser proferido por quem prometeu que esse modelo administrativo não seria adotado pelo clube. Afora sofrer rejeição por parte de torcedores, pois lhes retira a sensação de pertencimento em relaçào ao clube, a SAF propriamente dita ainda é uma experiência muito recente, e cujo êxito, em longo prazo, é uma incógnita. O caso do Botafogo é exemplar nesse sentido. O clube conquistou grandes títulos após se transformar em SAF, mas acumula um prejuízo de R$ 299 milhões no último exercício, o que prova que, no futebol, não existe solução mágica.
quinta-feira, 7 de agosto de 2025
Classificados
Foram definidos todos os clubes que disputarão as quartas de final da Copa do Brasil. Após os dois jogos que complementaram as oitavas de final, hoje, Vasco e Cruzeiro estão classificados, e se juntaram a Fluminense, Botafogo, Atlético Mineiro, Atlético Paranaense, Corinthians e Bahia. Depois de empatarem sem gols os primeiros jogos, Vasco e Cruzeiro fizeram valer a força de suas camisas e se impuseram a CSA e CRB, respectivamente. O Vasco, em São Januário, venceu com autoridade, por 3 x 1. O Cruzeiro venceu por 2 x 0, mas o jogo chegou a ter uma carga dramática, pois seu goleiro, Cássio, defendeu um pênalti aos 40 minutos do segundo tempo. Caso o pênalti tivesse sido convertido, e o jogo terminasse empatado, a decisão iria para os tiros livres. A tranquilidade definitiva só veio aos 50 minutos, quando o Cruzeiro marcou o seu segundo gol. Com as eliminações, ontem, de Flamengo e Palmeiras, naturais candidatos ao título, a disputa da competição fica muito mais equilibrada. Não há, entre os oito clubes restantes, um favorito destacado. O sorteio para a definição dos confrontos das quartas de final será na próxima terça-feira, na sede da CBF.
quarta-feira, 6 de agosto de 2025
Os 60 anos de "Help".
Na data de hoje, completam-se 60 anos do lançamento do disco "Help", dos Beatles. Os 60 anos de Help, quinto LP lançado pelo grupo, marcam o início de uma fase de transição das composições simples e de letras ingênuas dos quatro primeiros discos, para criações mais elaboradas. Foi, também, o trabalho que marcou o início da participação regular de George Harrison como compositor, já que, até então, uma única música de sua autoria, "Don't Bother Me", havia sido gravada pelo grupo. Foi o último disco dos Beatles a contar com covers na lista de faixas. Outro fato marcante de "Help" é que nele está presente a música de maior sucesso de todos os tempos, "Yesterday". Creditada a Lennon e McCartney, mas composta apenas por Paul, "Yesterday" é a música mais regravada da história. São mais de 3 mil regravaçôes. Também é a música mais vezes tocada nas rádios, e a de maior rendimento em direitos autorais. Help atingiu o primeiro lugar nas paradas, e duas de suas músicas lançadas em singles, a faixa-título e "Ticket to Ride", também alcançaram a mesma posição. O lado 1 do LP contém a trilha sonora do segundo filme do grupo, igualmente intitulado "Help". Um belo disco, que merece ser revisitado.
Eliminação confirmada
Não houve reversão, e quase ninguém acreditava que pudesse acontecer. O Inter empatou em 1 x 1 com o Fluminense, hoje, no Maracanã, pelas oitavas de final da Copa do Brasil, e teve sua eliminação confirmada, conforme já se previa após a derrota no primeiro jogo. O primeiro tempo não teve nem um lance de perigo, para nenhum dos lados. Logo a 26 segundos do segundo tempo, depois de uma falha grotesca de Ronaldo, Cannobio abriu o placar para o Fluminense. O que parecia ser uma classificação com folga do Fluminense, complicou-se com o gol de empate do Inter, aos 20 minutos, de Alan Patrick, cobrando pênalti. A partir daí, o jogo ficou muito nervoso, com o Inter pressionando e o Fluminense catimbando. A tensão seguiu até os 54 minutos, quando o jogo foi encerrado. Foram várias as falhas individuais de jogadores do Inter, a mais grave delas de Ronaldo, que deu uma bola "de presente" para o Fluminense, resultando no gol do clube carioca. O jogador, que havia entrado no início do primeiro tempo no lugar de Richard, que saiu lesionado, foi substituído pouco depois da falha, e reagiu desferindo socos no banco de reservas. Thiago Maia, assim como no primeiro jogo, cometeu erros técnicos na execução de jogadas. O técnico do Inter, Róger Machado, fez escolhas discutíveis, tanto na escalação quanto nas substituições. Mesmo assim, e com a persistente má fase do Inter, Róger não deverá ser demitido, pois, já na semana que vem, terá início o confronto contra o Flamengo, pela Libertadores. Porém, caso a tendência de eliminação em mais essa competição se confirme, talvez sua continuidade no cargo possa ser revista.
terça-feira, 5 de agosto de 2025
O circo da direita
A direita brasileira não cessa de testar a democracia no pais e a atentar contra sua soberania. Hoje, parlamentares bolsonaristas apresentaram mais um capítulo do circo da direita e ocuparam as mesas da Câmara dos Deputados e do Senado para obstruir os trabalhos das duas casas. A atitude se deu como protesto pela prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro, determinada, ontem, pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes. Os baderneiros impuseram como condição para desocuparem as mesas que seja pautada a votação do projeto de anistia aos golpistas de 8/1/2023 e o impeachment do ministro Alexandre de Moraes. Os presidentes da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre, (União Brasil-AP) suspenderam as sessões de hoje, e irão se reunir com os líderes de bancada. As condições impostas pelos "rebeldes" são inegociáveis. O país não pode ser refém de quem atenta contra a democracia. As instituições seguirão sólidas, e os golpistas serão devidamente punidos.
segunda-feira, 4 de agosto de 2025
Talento emergente
Antes, Gabriel Bortoleto era, apenas, o piloto que fazia o Brasil retornar ao grid da Fórmula-1, depois de 8 anos de ausência. Agora, já se constitui num talento emergente. Seu desempenho tem sido crescente, colocando-o na zona de pontuação das corridas, fato impensável para sua equipe, a Kick-Sauber, até bem pouco tempo. Ontem, ao chegar em sexto lugar no Grande Prêmio da Hungria, na frente de nomes como Max Verstappen, atual tetracampeão da categoria, e Lewis Hamilton, Bortoleto provou que deixou de ser uma promessa, já é uma realidade. Bortoleto tem somente 20 anos, e um futuro dos mais promissores pela frente. Pelo que tem mostrado, Bortoleto, no dia em que tiver a chance de correr por uma das equipes de ponta da Fórmula-1, será um dos candidatos ao título. Um país com oito títulos mundiais de Fórmula-1 conquistados, não poderia ficar sem ao menos um piloto para lhe representar na categoria. Bortoleto veio preencher essa lacuna, e dar aos brasileiros a chance de torcer por um piloto do país, o que não acontecia desde 2017.
domingo, 3 de agosto de 2025
Uma rotina de fracassos
Em uma semana, foram três jogos consecutivos em casa, e apenas um ponto conquistado. O Inter perdeu por 2 x 1 para o São Paulo, hoje, no Beira-Rio, pelo Campeonato Brasileiro, continuando uma rotina de fracassos nos jogos como mandante. Em apenas uma semana, foram duas derrotas e um empate, sendo que o único ponto conquistado só foi obtido depois que o adversário teve um jogador expulso. Não há mais como esconder a crise técnica do Inter. No ataque, só Carbonero mostra efetividade. Borré, Valência e Wesley não conseguem marcar gols. O meio de campo não rende o esperado, seja qual for a sua formação. As contratações feitas, até agora, na "janela", não entusiasmam, são os nomes possíveis para um clube que não tem dinheiro. Embora o Inter tenha perdido por apenas um gol de diferença para o Fluminense, o que lhe permite reverter o confronto pela Copa do Brasil no segundo jogo, na próxima quarta-feira, no Maracanã, não é essa a perspectiva que se tem. Caso venha a ser eliminado da Copa do Brasil, e diante de um confronto pela Libertadores que se prenuncia decidido em favor do Flamengo, é possível, e até provável, que o técnico Róger Machado venha a ser demitido. Ainda que tenha sido campeão gaúcho, impedindo o octacampeonato do Grêmio, Róger não está blindado contra os maus resultados. No futebol, só vitórias sustentam um técnico.
sábado, 2 de agosto de 2025
Sem evolução
Foi uma atuação deplorável. O Grêmio perdeu por 1 x 0 para o Fluminense, hoje, no Maracanã, pelo Campeonato Brasileiro, e mostrou um trabalho sem evolução após a parada para a realização do Campeonato Mundial de Clubes. Existe quem sustente que, embora tímida, houve uma evolução no trabalho do técnico Mano Menezes depois da parada. Não é vetdade, o Grêmio está estagnado num nível de desempenho muito baixo. Se é verdade que o grupo de jogadores é precário, a contribuição de Mano Menezes para uma melhora de rendimento quase nenhuma. Trocar, novamente, o técnico é uma hipótese que deve ser considerada. Chafurdando no marasmo, o Grêmio precisa de medidas fortes para evitar que seu próximo presidente, em 2026, assuma o clube na condição de uma terra arrasada.
sexta-feira, 1 de agosto de 2025
Pensando alto
Uma notícia causou grande impacto, no meio esportivo, no dia de hoje. O fato em questão é o de que o técnico desejado pelo futuro presidente do Grêmio, Marcelo Marques, seria o português José Mourinho, o que revela o quanto o mecenas gremista estaria pensando alto. A tentativa, que prossegue, de contratar o atacante Róger Guedes, e a divulgação do interesse em Mourinho sinalizam que, na administração de Marques, o Grêmio será um clube ousado no mercado, visando formar um grupo forte e competitivo, capaz de conquistar grandes títulos. A mudança no perfil de contratações do Grêmio já foi percebida pelo mercado, que começa a oferecer medalhões para o clube. Surgem as mais variadas especulações envolvendo o oferecimento, por parte de empresários, de nomes como Lo Celso, Dybala, e Anderson Talisca. Arthur, ex-jogador do clube, teria sinalizado seu desejo de voltar. Não se sabe se qualquer um dos nomes citados vai vir, mesmo, para o Grêmio, mas eles mostram que o nível de ambição do clube na formação do grupo de jogadores para 2026, será grande.
quinta-feira, 31 de julho de 2025
O dono das manchetes
Nunca se viu nada igual. O presidente dos Estados Unidis, Donald Trump, é o dono das manchetes. Não há um único dia em que Trump não apareça com destaque no noticiário, quase sempre com bravatas, ameaças, sanções contra outros países e declarações bombásticas. O curioso é que Trump, depois de anunciar tarifas escorchantes sobre outros países, muitas vezes ameniza as medidas anunciadas. Não foi diferente no caso da tarifa de 50% sobre produtos brasileiros, a ser aplicada a partir de 1 de agosto, pois Trump já retirou 700 itens da futura cobrança. Trump direciona seu foco para outros países, pouco se ouve falar de qualquer ação ou declaração sua sobre assuntos internos dos Estados Unidos. Megalômano e arrogante, Trump leva ao grau máximo a ideia de "xerife" do mundo tão cara ao imperialismo americano. Gasta o seu tempo com fanfarronices e declarações que exalam prepotência. Governar, na acepção da palavra, nem pensar.
quarta-feira, 30 de julho de 2025
Ficou difícil
A vaia forte da torcida do Inter no final foi uma tradução do que se viu dentro das quatro linhas. O Inter perdeu por 2 x 1 para o Fluminense, hoje, no Beira-Rio, pelas oitavas de final da Copa do Brasil, e ficou difícil buscar a classificação no segundo jogo, na próxima quarta-feira, no Maracanã. O Fluminense abriu o placar cedo, aos 8 minutos, com Everaldo, e isso condicionou a história da partida. O gol de empate, marcado por Carbonero, aos 34, foi circunstancial, não o resultado de um crescimento da produção do Inter. A prova disso é que, pouco depois, aos 39, o Fluminense voltou a ficar em vantagem, novamente com Everaldo. O Fluminense dominou o jogo na maior parte do tempo. Na volta do intervalo, ao contrário do que se poderia esperar, o Fluminense ampliou o seu domínio. Mesmo que precisasse ser mais agressivo para tentar reverter o resultado, o Inter não conseguia. Não fosse a falta de acabamento nas conclusões, o Fluminense poderia ter feito mais gols. Somente após os 30 minutos, o Inter foi um pouco mais presente no ataque. Ainda assim, ao longo de todo o jogo, o goleiro adversário foi pouco exigido. No futebol, tudo é possível, ainda mais em confrontos eliminatórios, mas a chance do Inter de reverter a derrota no primeiro jogo e se classificar parece bem remota.
terça-feira, 29 de julho de 2025
Vitória tranquilizadora
O resultado foi o melhor fato da noite. O Grêmio venceu o Fortaleza por 2 x 1, hoje, na Arena, pelo Campeonato Brasileiro, obtendo uma vitória tranquilizadora. O começo do Grêmio foi muito bom, abrindo 2 x 0 no placar, com dois gols de pênalti, aos 11 e aos 15 minutos, respectivamente, ambos cobrados por Braithwaite. Porém, o que parecia ser o princípio de uma goleada, logo mudou de tom quando o Fortaleza descontou aos 23, com Deyverson. A partir daí, durante todo o jogo, o Fortaleza foi um adversário duro, que tentou o empate até o final. Como um todo, a atuação do Grêmio esteve longe de ser boa, mas a vitória, construída nos primeiros minutos, foi mantida. Num campeonato de pontos corridos, cada jogo vencido tem muita importância. O resultado faz o Grêmio abrir cinco pontos de vantagem em relação a zona de rebaixamento, aliviando o ambiente. No entanto, para encaminhar uma campanha sólida, sem novos sobressaltos e preocupações, o futebol jogado pelo Grêmio ainda terá que melhorar muito.
segunda-feira, 28 de julho de 2025
A expulsão
Há muito tempo um lance não gerava tanta polêmica no futebol. A expulsão do goleiro Léo Jardim, do Vasco, aos 40 minutos do jogo contra o Inter, ontem, no Beira-Rio, pelo Campeonato Brasileiro, foi assunto dominante nas mesas redondas de hoje na tevê. Léo Jardim, que já havia levado um cartão amarelo por fazer "cera", foi instruído por Ricardo Colbachinni, membro da comissão técnica do Vasco, a ficar caído enquanto eram processadas substituições. O árbitro percebeu a manobra, deu cartão amarelo para Colbachinni, e dirigiu-se ao jogador, que permanecia caído, pedindo para que se levantasse. Fez a solicitação por duas vezes e, diante da negativa de Léo Jardim, que alegava estar sentindo dores, deu-lhe o segundo cartão amarelo e, consequentemente, o vermelho. A comissão xe arbitragem da CBF referendou a decisão do árbitro, com razão. O Vasco divulgou, hoje, um exame feito por Léo Jardim após o jogo que mostra uma lesão em suas costas, o que confirmsria sua alegação de estar sentindo dores enquanto permanrcia sentado. Porém, nada muda o fato de que a atitude de Léo Jardim era uma artimanha para ganhar tempo. O árbitro não se deixou ludibriar, e agiu de acordo com a regra.
domingo, 27 de julho de 2025
Resultado indigesto
O adversário era frágil, e a vitória, dada como certa. O Inter empatou em 1 x 1 com o Vasco, hoje, no Beira-Rio, pelo Campeonato Brasileiro, um resultado indigesto. Depois de três vitórias consecutivas, uma delas fora de casa, o Inter era franco favorito contra o Vasco. Porém, assim que a bola rolou, o panorama foi outro. O Vasco teve amplo domínio no primeiro tempo, abriu o placar aos 29 minutos, mas poderia ter ido para o intervalo com três ou quatro gols de vantagem. No segundo tempo, o Inter partiu para a pressão total, encurralando o Vasco, que quase não conseguia chegar ao ataque. Ainda assim, o Vasco teve um gol corretamente anulado, que decidiria o jogo em seu favor. Mesmo com toda a pressão do Inter, o jogo teria terminado com a vitória do Vasco, não fora a expulsão, justa, do goleiro Léo Jardim, que já tinha cartão amarelo e insistia em fazer cera, levando o segundo e, consequentemente, o vermelho. Com um homem a menos, e sem o seu goleiro, que fazia um grande jogo, o Vasco cedeu o empate, mas não permitiu a virada. Para o Vasco, fica a frustração de, mais uma vez, sair na frente e sofer o empate. Pelo lado do Inter, mais uma vez, fica evidenciado que seu grupo de jogadores é superestimado, tendo uma qualidade bem menor do que a propalada pela imprensa.
sábado, 26 de julho de 2025
Não foi o desastre esperado
Havia o temor de uma goleada, que não se confirmou. O Grêmio perdeu por 1 x 0 para o Palmeiras, hoje, no Allianz Parque, pelo Campeonato Brasileiro, e poderia até ter obtido o empate, num jogo que não foi o desastre esperado por muitos torcedores. O Palmeiras abriu o placar aos 3 minutos de jogo, o que reforçou a ideia de que poderia construir uma goleada. Porém, mesmo com 60% de posse de bola ao longo do jogo, o Palmeiras criou poucas oportunidades para ampliar o marcador. O Grêmio, após um começo de jogo instável, foi se estabilizando no transcorrer do primeiro tempo. Pavón, aos 22 minutos, teve a chance do empate, mas Weverton fez grande defesa. No segundo tempo, o Grêmio caiu de produção, mas o Palmeiras também não teve uma boa atuação, o que fez com que o resultado se mantivesse inalterado. No último lance do jogo, o Grêmio teve a última oportunidade para empatar. Ainda que tenha sido derrotado, o Grêmio não perdeu posições na classificação do Brasileirão e, amanhã, só o Vasco poderá deixá-lo para trás, caso vença o Inter, no Beira-Rio, o que é muito improvável.
sexta-feira, 25 de julho de 2025
Entreguismo
A sabujice em relação aos Estados Unidos é um traço histórico da direita brasileira. No momento, essa condição atinge o seu ápice com a família Bolsonaro e seus apoiadores, num exemplo extremo de entreguismo, vibrando com as tarifas impostas ao Brasil pelo presidente tresloucado dos Estados Unidos, Donald Trump. O deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que está morando nos Estsdos Unidos, conspira contra o próprio país, incentivando que outras sanções sejam aplicadas ao Brasil, enquanto não houver uma anistia geral e irrestrita aos que tentaram dar um golpe de Estado em 8/1 de 2023. O governo do presidente Luís Inácio Lula da Silva tem se portado com notável altivez diante das atitudes arbitrárias de Trump. Com isso, a popularidade de Lula e a aprovação ao governo já apresentaram um crescimento. Não é hora de conciliação com o presidente americano. A preservação da soberania do país é o valor mais alto a ser levado em conta nessa hora, sem ceder ao clamor de empresários sempre ávidos pela compensação, com dinheiro público, de seus prejuízos privados.
quinta-feira, 24 de julho de 2025
Repetindo erros
A política de contratações do Grêmio não muda, mesmo com os seus muitos fracassos. O clube segue repetindo erros, como o de contratar jogadores livres no mercado, de currículo pouco expressivo, com idade elevada e salário alto. O centroavante Carlos Vinícius, cuja contratação foi anunciada, ontem, pelo Grêmio, se encaixa nesse perfil. Carlos Vinícius tem 30 anos, estava livre no mercado, e seu último clube havia sido o Fulham. Também já rodara por diversos outros clubes da Europa como Nápoli, Rio Ave, Benfica, Mônaco, Tottenham, PSV Eindhoven e Galatasaray. Embora seja centroavante, marcou, até aqui, apenas 87 gols em toda a sua carreira. Dessa forma, é muito mais provável que venha a ter uma trajetória parecida com a de JP Galvão, do que vir a ter êxito jogando pelo Grêmio. Marcelo Marques, que será o presidente do Grêmio a partir do ano que vem, deveria ter interferido junto a atual diretoria para que não fizesse contratações desse tipo na "janela", pois só oneram o clube e não trazem proveito técnico. Não serão "reforços" desse tipo que farão o Grêmio melhorar a qualidade do seu grupo.
quarta-feira, 23 de julho de 2025
Tabela favorável
A sequência de adversários limitados está ajudando. O Inter venceu o Santos por 2 x 1, hoje, na Vila Belmiro, pelo Campeonato Brasileiro, sua terceira vitória consecutiva na competição, tirando proveito de uma tabela favorável, com jogos seguidos contra oponentes frágeis. Depois de enfrentar Vitória e Ceará, no Beira-Rio, teve pela frente, fora de casa, o Santos, que estava na zona de rebaixamento, e lá permaneceu com a derrota de hoje. O próximo jogo, contra o Vasco, em casa, segue na mesma linha, trazendo a forte perspectiva de mais uma vitória. Resta saber como o Inter se sairá no confronto contra o Fluminense, pelas oitavas de final da Copa do Brasil, cujo primeiro jogo, no Beira-Rio, será na próxima quarta-feira, quando o grau de exigência será bem mais alto.
Com requintes de crueldade
Não bastava ser desclassificado, era preciso machucar a torcida, que se fez presente em grande número. O Grêmio empatou em 1 x 1 com o Alianza Lima, hoje, na Arena, e foi eliminado nos playoffs da Copa Sul-Americana, num jogo com requintes de crueldade, pois saiu na frente no placar, teve várias chances de fazer o segundo gol, que levaria a decisão para os tiros livres da marca do pênalti, e cedeu a igualdade no último lance da partida. O primeiro tempo do Grêmio foi irritante, de total ausência de capacidade ofensiva, terminando sem gols. No segundo, aos 10 minutos, após uma cobrança de escanteio, Gustavo Martins abriu o marcador. A partir daí, o Grêmio pressionou fortemente o Alianza em busca do segundo gol, mas de maneira desordenada. André Henrique, que entrou no intervalo, foi, mais uma vez, o atacante mais perigoso do Grêmio, com duas grandes chances de gol, uma delas com a bola batendo na trave. Porém, nem todas as substituições foram boas. A entrada de Edenílson, por exemplo, é injustificável, e sua desastrada atuação comprova isso. Depois de nada contribuir no meio de campo, foi dele a falha que permitiu o gol de Barcos, aos 50 minutos. Nem mesmo a expulsão de Zambrano, cinco minutos antes, foi aproveitada pelo Grêmio. Agora, até o final do ano, só restará ao Grêmio tentar evitar o rebaixamento no Campeonato Brasileiro, o que não será nada fácil.
terça-feira, 22 de julho de 2025
0zzy Osbourne
O heavy metal não é um gênero musical que agrade a todos, mas possui uma legião de fãs apaixonados. Ozzy Osbourne, que faleceu, hoje, aos 76 anos, foi um dos pioneiros e maiores expoentes do gênero. Um ícone, sem dúvida. Começou sua carreira como vocalista do grupo "Black Sabbath", no qual permaneceu de 1968 a 1979, quando foi dispensado por seus excessos no consumo de drogas e aĺcool. A partir de 1980, iniciou uma bem sucedida carreira solo. De 2002 a 2005, fez enorme sucesso com o seriado " Os Osbourne", da MTV, que enfocava sua vida em família. Seu derradeiro show foi com o Black Sabbath, no último dia 5, em Birmigham (ING), quando se apresentou sentado, devido a saúde frágil. Tinha muitos problemas de saúde e, em 2019, foi diagnosticado com o Mal de Parkinson. Engraçado e carismático, tornou-se uma lenda , e está inscrito no panteão dos grandes nomes da música.
segunda-feira, 21 de julho de 2025
Efeito contrário
Certas atitudes de governantes trêfegos e fanfarrões costumam apresentar resultados bem diferentes do planejado. Conforme o jornal americano "The Washington Post", o "bullying" praticado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, com tarifas de 50% sobre os produtos brasileiros, teve efeito contrário. Desde que a medida foi anunciada, a popularidade do presidente Luís Inácio Lula da Silva aumentou e o índice de desaprovação ao seu governo diminuiu. Até mesmo parte das elites brasileiras apoiou o governo na questão. Faltando pouco mais de um ano para a eleição presidencial, o episódio pode ter sido um valioso reforço para Lula na busca de mais um mandato. As constantes manifestações do deputado federal licenciado, Eduardo Bolsonaro (PL-SP) nas redes sociais, incitando novas represálias de Trump ao Brasil pelo julgamento de seu pai, Jair Bolsonaro, têm causado desconforto, inclusive, em seus correligionários. Caso as tarifas venham mesmo a ser aplicadas, a partir de agosto, como tudo indica, o Brasil sofrerá prejuízos, evidentemente. Porém, eles não serão tão grandes a ponto de fazer o país capitular por medidas e declarações que afrontam à sua soberania. Ao tentar manipular o governo brasileiro, o presidente americano lhe deu um novo fólego, que poderá ser decisivo no pleito presidencial de 2026.
domingo, 20 de julho de 2025
Preta Gil
Se sabia que era uma batalha perdida. Hoje, depois de uma longa e dura luta contra um câncer que começou no intestino e se espalhou para outras áreas, Preta Gil faleceu, aos 50 anos, nos Estados Unidos, onde se submetia a um tratamento experimental contra a doença. Preta já havia realizado, no Brasil, diversas cirurgias, e chegou a ter o reto extirpado. Porém, nada abalava a sua firme determinação de viver. Esgotadas as alternativas no Brasil, Preta partiu para uma última cartada, nos Estados Unidos. No entanto, a cura não foi possível. Mulher que desafiou preconceitos de raça, estéticos, de gênero e orientação sexual, Preta lutou, bravamente, até o fim, sem jamais desanimar. Deixou exemplos de como encarar a vida, e, também, de enfrentar a perspectiva da morte.
Mão grande
A arbitragem acabou sendo decisiva. O Inter venceu o Ceará por 1 x 0, hoje, no Beira-Rio, pelo Campeonato Brasileiro, na "mão grande". Dois lances, no primeiro tempo, foram determinantes para o resultado final. O primeiro foi o gol de Alan Patrick, aos 22 minutos, claramente irregular, pois, no nascedouro do lance, houve uma falta em favor do Ceará não marcada. Pouco depois, Carbonero, do Inter, fez uma falta típica de cartão vermelho direto, e só recebeu o amarelo. No segundo tempo, em lance idêntico ao que precedeu o gol do Inter, Pedro Henrique partia em boa condição para empatar o jogo, mas o árbitro marcou falta. Ainda que a atuação do Inter tenha sido superior em relação ao jogo contra o Vitória, não chegou a ser boa. Foram duas vitórias pelo placar mínimo, com um gol nos acréscimos no primeiro jogo, e a interferência decisiva da arbitragem no segundo. Se seguir com o atual nível de rendimento, o Inter terá vitórias circunstanciais contra adversários mais fracos, como essas, mas não conseguirá bons resultados em jogos de maior exigência.
sábado, 19 de julho de 2025
Só valeu pelo ponto
Foi mais uma atuação constrangedora. O Grêmio empatou em 1 x 1 com o Vasco, hoje, em São Januário, pelo Campeonato Brasileiro, e o resultado só valeu pelo ponto obtido. Novamente, o Grêmio teve desacertos em todos os setores. No primeiro tempo, o Grêmio até exigiu mais do goleiro Léo Jardim do que o Vasco em relação a Thiago Volpi. Porém, no segundo, o Vasco se mostra predominante, e seu gol parecia questão de tempo. Aos 18 minutos, após a cobrança de um escanteio, o gol do Vasco surge, marcado por Lucas Freitas. O jogo prossegue, com o Vasco perdendo várias chances de ampliar o placar. No entanto, aos 34 minutos, o improvável ocorreu. Pávon, que havia entrado um pouco antes, fez um belo cruzamento para Gustavo Martins, que torneou de cabeça para empatar o jogo. Até o final do jogo, o Grêmio teve, pelo menos, uma grande chance de virar, e o Vasco perdeu outras oportunidades de marcar, mas o resultado se manteve. Para o Grêmio, o ponto conquistado talvez tenha sido um prêmio demasiado para um desempenho tão fraco, mas é importante porque quebra o ciclo de derrotas e ajuda a manter uma distância razoável da zona de rebaixamento. Ainda assim, será preciso jogar muito mais para conseguir reverter a derrota para o Alianza Lima e seguir adiante na Copa Sul-Americana, bem como para manter uma campanha segura no Brasileirão.
sexta-feira, 18 de julho de 2025
Tornozeleira
Uma notícia impactou o país no dia de hoje. Por determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, foram impostas medidas restritivas ao ex-presidente Jair Bolsonaro, como o uso de tornozeleira eletrônica, recolhimento domiciliar entre 19h e 6h e finais de semana, proibição de acesso a redes sociais. Bolsonaro foi alvo de uma ação de busca e apreensão executada pela Polícia Federal, também determinada por Moraes, que apontou, como justificativa para a medida, crimes praticados pelo ex-presidente como coação no curso do processo, obstrução de investigação, e atentado à soberania. Moraes proibiu Bolsonaro, ainda, de se comunicar com embaixadores e diplomatas estrangeiros, bem como com outros réus e investigados. Em julgamento no plenário virtual iniciado hoje, e que será concluído na segunda-feira, a primeira turma do STF já concedeu maioria de votos referendando a decisão de Moraes. Mesmo com pressões espúrias feitas por um presidente estrangeiro fanfarrão, a mais alta instância da Justiça brasileira não se verga, e segue firme na defesa das instituições e do estado democrático de direito. Resta, agora, aguardar pelo desfecho merecido para quem tentou dar um golpe contra a democracia, que é a condenação de Bolsonaro, por longos anos, a pena de prisão em regime fechado.
quinta-feira, 17 de julho de 2025
Contratações modestas
Com a abertura da "janela" de contratações, no último dia 10, os torcedores sonham com grandes contratações para suprir as carências de seus clubes. Porém, a escassez de recursos de muitos clubes faz com que realizem contratações modestas, as chamadas "apostas", que pouco acrescentarão em termos técnicos. Um exemplo disso é a contratação anunciada, hoje, pelo Inter do volante Richard, de 31 anos, vindo do Alanyaspor (TUR). Richard já está com uma idade relativamente avançada e, embora tenha jogado por clubes de expressão como Fluminense, Vasco, Cruzeiro e São Paulo, não marcou presença em nenhum deles. No clube mineiro, inclusive, fez uma rescisão de contrato em comum acordo depois de disputar apenas seis jogos, em função de suspeitas de envolvimento em esquemas de apostas. Como se vê, é um perfil de jogador que não desperta entusiasmo nos torcedores. Com contratações desse nível, não há como competir por grandes títulos. No entanto, não há solução para essa questão sem capacidade de investimento. No caso do Inter, com uma dívida de R$ 900 milhões, não há como se pensar em contratações de grande porte.
quarta-feira, 16 de julho de 2025
Desalento
Uma situação que só piora, sem nenhum esboço de reação..O Grêmio perdeu por 2 x 0 para o Alianza Lima, hoje, no Alejandro Villanueva, pelos playoffs da Copa Sul-Americana, levando o seu torcedor ao desalento. Tendo um meio de campo mais "reforçado", com três volantes, o Grêmio apresentou o mesmo espaçamento e falta de intensidade de sempre no setor. Seu goleiro, Tiago Volpi, falhou em ambos os gols, o que tem sido uma regra, em vez de exceção. Com um grupo mal formado, um técnico limitado e que erra constantemente em suas escolhas, o Grêmio tende a sofrer muito até o final do ano. A derrota de hoje lhe deixa com um pé fora da Copa Sul-Americana, pois, mesmo que a Arena receba um grande público no segundo jogo, a possibilidade de reversão do confronto é muito reduzida. O pior de tudo é que o Grêmio perdeu para um adversário fraco, cheio de veteranos. Se teve uma grande notícia, fora das quatro linhas, com a compra da administração da Arena, dentro delas o torcedor só tem motivos para desânimo. Não há perspectivas de melhora no horizonte gremista. Contratar é indispensável, mas não para fazer apostas. Só trazendo jogadores firmados, de grande qualidade, o Grêmio poderá ter chance de mudar para melhor.
terça-feira, 15 de julho de 2025
A compra da Arena
O sonho virou realidade. O empresário Marcelo Marques anunciou, hoje, oficialmente, em entrevista coletiva, a compra da Arena do Grêmio, efetuada na última sexta-feira. Estavam presentes na entrevista, Marcelo Marques e Marlon Passos, envolvidos no negócio, Alberto Guerra, presidente do Grêmio, Eduardo Magrisso, um dos vice-presidentes do clube, Mauro Araújo e Eduardo Peña, presidente e advogado, respectivamente, da Arena Porto-Alegrense. Marcelo Marques comprou, por R$ 80 milhões, os dois terços restantes da dívida pela construção do estádio que haviam sido adquiridos dos bancos pela empresa de gestão imobiliária Revee. O terço restante da dívida já havia sido comprado pelo Grêmio, anteriormente. O empresário também adquiriu, por R$ 50 milhões, da Arena Porto-Alegrense, o direito de superfície do estádio. A Arena será doada ao Grêmio, disse Marcelo Marques, que declarou, também, não estar preocupado com a forma pela qual o Grêmio o irá ressarcir. O processo de transferência da administração da Arena para o Grêmio se desdobrará até dezembro. Portanto, o Grêmio só assumirá, totalmente, a administração do estádio em 2026. Porém, já a partir do próximo jogo na Arena, o Grêmio terá o controle do espetáculo, podendo determinar o preço dos ingressos e fazer ações promocionais. Com o seu gesto, Marcelo Marques, que iria concorrer a presidente do Grêmio, em novembro, contra outros candidatos, deverá ser eleito por aclamação. A relação entre Grêmio e Arena Porto-Alegrense se mostrava insustentável. O estádio não vinha recebendo a manutenção necessária, estava sendo sucateado. Os investimentos necessários à sua conservação e melhoramentos, agora, serão feitos. Uma nova era começará para o Grêmio.
segunda-feira, 14 de julho de 2025
Desfecho inevitável
Era apenas uma questão de tempo. A demissão do técnico argentino Juan Pablo Vojvoda, anunciada hoje pelo Fortaleza, era o desfecho inevitável de um desempenho muito fraco do clube cearense dentro das quatro linhas, desde o início do ano. Desconhecido do público brasileiro, Vojvoda chegou ao Fortaleza em 2021. Seu trabalho logo deu frutos, fazendo com que o clube subisse de patamar, com expressivas campanhas no Campeonato Brasileiro, participações na Libertadores, um vice-campeonato na Copa Sul-Americana e a hegemonia no futebol cearense. Porém, desde 2024, o rendimento do Fortaleza desandou. Nos dois últimos anos, viu seu maior rival, o Ceará, ganhar o Campeonato Cearense e estabelecer vantagem nos confrontos diretos. Os constantes maus resultados fizeram Vojvoda balançar no cargo várias vezes, mas o CEO do Fortaleza, Marcelo Paz, garantia a sua permanência. Dessa vez, com seis derrotas consecutivas, sendo a última para o Ceará, e o clube na zona de rebaixamento, não houve como manter o técnico. Vojvoda acabou demitido, e está livre no mercado. Com grandes momentos vividos no Fortaleza, Vojvoda despertou, várias vezes, o interesse de grandes clubes, mas preferia continuar no Fortaleza. Agora, terá de buscar uma recolocação, e mostrar se é, realmente, um grande técnico, capaz, também, de trabalhar em clubes de camisa mais pesada.
domingo, 13 de julho de 2025
Campeão surpreendente
O azarão ganhou o título. O Chelsea é o campeão surpreendente da primeira edição do novo Campeonato Mundial de Clubes da Fifa, que foi disputado nos Estados Unidos, ao golear o Paris Saint-Germain por 3 x 0, hoje, no MetLife Stadium. O Paris Saint-Germain esteve irreconhecível. Seu ataque, que havia goleado Atletico de Madrid e Real Madrid, hoje não marcou. Sua defesa que, até então, só levara um gol, do Botafogo, tomou três num único jogo. Palmer comprovou ser o talento diferenciado do Chelsea, marcando os dois primeiros gols, e foi escolhido o melhor jogsdor da competição. O brasileiro João Pedro voltou a brilhar, fazendo o terceiro. Técnico do Paris Saint-Germain, o espanhol Luís Henrique, mostrando desequilíbrio, partiu para cima de João Pedro, após o jogo, sendo contido. Campeão da Champions League, e vindo.de uma atuação exuberante contra o Real Madrid, o Paris-Saint-Germain talvez tenha tropeçado na soberba. Acabou goleado pelo campeão da Conference League, a terceira competição continental europeia em ordem de importância. Com mais esse título, o Chelsea confirma a sua condiçào de único clube europeu a ter ganho todas as modalidades de competições continentais e mundiais.
Um choque de realidade
Era sabido que seria difícil, mas foi muito pior do que o esperado. O Grêmio foi goleado por 4 x 1 pelo Cruzeiro, hoje, no Mineirão, pelo Campeonato Brasileiro, num choque de realidade, com uma atuação lamentável de seu goleiro e erros inadmissíveis do técnico Mano Menezes. A continuidade de Thiago Volpi como goleiro titular do Grêmio é um escárnio com a torcida. Gabriel Grando, seu reserva imediato, pode não ser um paredão, mas , na comparação direta, é muito superior. Volpi, sabidamente, não deveria ter sido contratado, e seu desempenho no jogo apenas confirma essa obviedade. As escalações de Cristaldo e Arezo são inexplicáveis. Cristaldo nunca deu resposta e, na decisão da Recopa Gaúcha, até pênalti desperdiçou. Arezo declara, repetidamente, que quer sair do clube. Os dois nada fizeram, mas só saíram no segundo tempo. André Henrique, que já havia provado ser um jogador útil, segundos após ter entrado, quase marcou e, pouco depois, aos 18 minutos fez o único gol do Grêmio no jogo. Edenílson, outro que entrou durante o jogo, não teve uma boa atuação,mas seu esforço e empenho são visíveis, contrastando com a displicência de jogadores como Cristaldo e Arezo. A não utilização de Riquelme, um talento emergente, é outro fato inexplicável. Os desfalques de Marlon, Dôdi, Cristian Olivera e Braithwaite pesaram muito. Alex Santana, única contratação da era Mano Menezes, até agora, nada mostrou no jogo de hoje. Com tantos fatores negativos somados, a derrota elástica não foi nenhuma surpresa.
sábado, 12 de julho de 2025
Mais sorte que juízo
Faltou futebol. O Inter venceu o Vitória por 1 x 0, hoje, no Beira-Rio, pelo Campeonato Brasileiro, num jogo em que teve mais sorte que juízo. O belo gol de Bruno Tabata, só aconteceu aos 47 minutos do segundo tempo, quando o empate em 0 x 0 parecia definitivo. Aliás, o empate sem gols seria o resultado mais justo, tendo em vista o que aconteceu dentro das quatro linhas. O Inter, afora o gol, não teve outras grandes chances de marcar. O Vitória obrigou o goleiro do Inter, Rochet, a fazer três grandes defesas. Porém, a atuação, tanto de um como de outro, ao longo do jogo, foi fraca, e ninguém merecia vencer. Em termos práticos, o Inter ganhou, e isso é o que importa. No entanto, depois de um período sem jogos, apenas descanso e treinos, e jogando contra um adversário modesto, o Inter deveria ter mostrado um desempenho bem melhor. A partir do que se viu no jogo de hoje, o Inter deverá ter muitas dificuldades no restante do Brasileirão.
sexta-feira, 11 de julho de 2025
O retorno
O Campeonato Brasileiro foi paralisado por um mês, durante a realização do Campeonato Mundial de Clubes, nos Estados Unidos. Porém, o retorno da competição será amanhã, véspera da decisão no MetLife Stadium, com quatro jogos. Clubes e torcedores terão de se readaptar à disputa, depois de tanto tempo sem jogos. No que diz respeito aos clubes do Rio Grande do Sul, o primeiro a jogar será o Inter, amanhã, contra o Vitória, as 16h30, no Beira-Rio. Na última rodada antes da paralisação, o Inter ingressou na zona de rebaixamento, o que torna o jogo, de amplo favoritismo para o clube, uma partida de forte tensão, pois um inesperado mau resultado poderia instabilizar muito o ambiente no vestiário. O Grêmio está 5 pontos acima da zona de queda, mas terá um jogo extremamente difícil, domingo, contra o Cruzeiro, no Mineirão. Será uma prova dura para quem está apresentando tímidos sinais de melhora. Para torcedores e apreciadores do futebol, depois do banquete que foram os jogos do Campeonato Mundial, também será necessário um tempo para se acostumar com a volta para a realidade. Se é verdade que os quatro representantes brasileiros não fizeram feio nos Estados Unidos, ficou evidente que a distância deles para os grandes clubes europeus continua grande.
quinta-feira, 10 de julho de 2025
Um tiro no pé
Desde que assumiu, em janeiro, o seu segundo mandato como presidente dos Estados Unidos, o histriônico Donald Trump tem presença permanente nos noticiários com suas fanfarronices. Porém, a mais recente atitude de Trump está se revelando um tiro no pé. Trump decidiu taxar em 50%, a partir de agosto, todos os produtos brasileiros. Na nota em que anunciou a medida, Trump alegou falta de reciprocidade nas relações comerciais entre os dois países, e déficit dos Estados Unidos nas transações bilaterais, o que não é verdade, e manifestou sua inconformidade com a "perseguição" movida pelo governo brasileiro contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e sua família. A taxação, caso seja confirmada, trará muitos prejuízos ao Brasil, mas seu anúncio gerou uma repercussão muito negativa por parte de analistas políticos e econômicos, que a reprovaram, energicamente. O economista americano Paul Krugman, prêmio Nobel de Economia de 2008, por exemplo, considerou a atitude de Trump "maligna" e "megalomaníaca", e destacou o fato de que foi tomada por motivação política, para pressionar o governo brasileiro por estar processando Bolsonaro. Krugman afirma que, se os Estados Unidos ainda tivessem uma democracia funcional, o ato de Trump contra o Brasil já seria suficiente para que sofresse um processo de impeachment. O gesto arbitrário de Trump conseguiu ser repudiado, em editorial, até pelo jornal "O Estado de São Paulo", bastião do conservadorismo brasileiro. Se pretendia agradar a direita brasileira, Trump obteve o efeito contrário.
quarta-feira, 9 de julho de 2025
Facilidade
O que poderia ser um duelo de gigantes, transformou-se num "banho" de bola. A goleada do Paris Saint-Germain por 4 x 0 sobre o Real Madrid, hoje, no MetLife Stadium, em East Rutherford, pelas semifinais do Campeonato Mundial de Clubes que está sendo disputado nos Estados Unidos, impressionou pela facilidade com que foi construída. Aos 5 minutos, Fabian Ruiz já abria o placar. Com 8, Dembelé ampliava. O Real Madrid, atônito, se via totalmente envolvido, mal conseguindo ficar com a bola. Aos 23 minutos, Fabian Ruiz fez mais um, e a vitória folgada virou goleada. Até o final do primeiro tempo, o Paris Saint-Germain não diminuiu seu ritmo, colocando o Real Madrid "na roda", e o marcador poderia ter sido muito mais elástico. O Paris Saint-Germain, no segundo tempo, diminuiu um pouco o seu ímpeto, mas, nem assim, o Real Madrid conseguiu reagir. No final, aos 41 minutos, Gonçalo Ramos, que entrara durante o jogo, fez o quarto gol, tornando o resultado mais fiel a tudo que aconteceu dentro das quatro linhas. Por tudo o que se viu até agora, o Paris Saint-Germain é franco favorito para a decisão da competição, domingo, contra o Chelsea.
terça-feira, 8 de julho de 2025
Sonho frustrado
Menos cotado entre os quatro brasileiros participantes do Campeonato Mundial de Clubes, que está sendo realizado nos Estados Unidos, o Fluminense foi o que chegou mais longe, alcançando as semifinais da competição. Porém, o Fluminense amargou o sonho frustrado de chegar à decisão da disputa ao perder por 2 x 0 para o Chelsea, hoje, no MetLife Stadium, em East Rutherford. Assim, só restaram clubes europeus na busca do título, pois o outro confronto das semifinais, amanhã, será entre Paris Sain-Germain e Real Madrid. Mesmo inferior ao longo do jogo, o Fluminense teve chances de marcar. Na maior delas, Hércules chutou depois de vencer o goleiro, mas sem a força suficiente, o que permitiu que a bola fosse salva sobre a linha. O Fluminense também teve um pênalti a seu favor que foi assinalado, e depois desmarcado, após revisão no monitor do VAR. No entanto, o Fluminense tem motivos para satisfação. O clube fez a melhor campanha entre os brasileiros, e faturou alto com as premiações. O lado mais amargo da derrota é que o autor dos dois gols, João Pedro, foi revelado pelo próprio Fluminense. Aliás, João Pedro estava no Brighton e foi contratado pelo Chelsea durante a competição. Permitir a inscrição de um jogador nessas condições é uma liberalidade do regulamento da competição que não deveria ter sido praticada.
Obrigação cumprida
Não poderia ser diferente. O Grêmio venceu o São José por 2 x 0, hoje, na Arena, e conquistou o título da Recopa Gaúcha, o que foi uma obrigação cumprida. Mesmo com o longo período sem jogos e um título em disputa, pouco mais de 11 mil pessoas estiveram no estádio, comprovando que a torcida está muito desiludida. Foi o quinto título da competição ganho pelo Grêmio, que é o maior vencedor da disputa. O jogo, em termos competitivos, se limitou ao primeiro tempo. Com gols de Alysson, aos 15 minutos, e Amuzu, aos 22, o Grêmio resolveu o jogo logo. Aos 44, Cristaldo ainda desperdiçou um pênalti. Alex Santana teve uma estreia mediana. No segundo tempo, o Grêmio apenas "administrou" o resultado. A conquista do título da Recopa Gaúcha pouco significa como sinalização para o desempenho do Grêmio nas competições que lhe restam até o final do ano. O adversário era modesto, e vários titulares do Grêmio estiveram ausentes. Porém, o fracasso nesse tipo de confronto seria imperdoável.
segunda-feira, 7 de julho de 2025
Os 85 anos de Ringo Starr
O tempo transcorre muito velozmente. Os 85 anos de Ringo Starr, completados hoje, são uma prova disso. Parece que foi ontem o dia em que Ringo completou 80 anos, mas, desde então, já se avançou meia década. O mais velho dos Beatles, que ostenta um título de "Sir", chega aos 85 anos aparentando bem menos, e em plena atividade. Continua a lançar discos com regularidade e realiza turnês seguidamente com sua All Starr Band, que inclui muitos outros músicos famosos, como Colin Hay, Steve Lukhater, Edgar Winter e Gary Wright, por exemplo. Depois de ter a infância e adolescência marcadas por graves enfermidades, Ringo está, hoje, em excelente forma, depois de abandonar o álcool e as drogas e ter, há muitos anos, adotado a prática do vegetarianismo. Com incrível vitalidade, Ringo desconhece a idade, e parece muito longe de se aposentar. Para a satisfação de sua legião de fãs, Ringo ainda tem muito a proporcionar, seja gravando discos ou se apresentando nos palcos. A idade, para pessoas como Ringo, é apenas um número, que em nada as limita. Parabéns, Ringo!
domingo, 6 de julho de 2025
O governo está saindo das cordas
Enfim, o governo do presidente Luís Inácio Lula da Silva resolveu reagir. Sitiado por um Congresso com maioria da direita, e uma imprensa aliada aos interesses das grandes corporações, o governo está saindo das cordas. A primeira atitude foi recorrer ao Supremo Tribunal Federal, contra a derrubada, pelo Congresso, do reajuste do Imposto Sobre Operações Financeiras - IOF. Como resultado dessa ação, o ministro Alexandre de Moraes marcou, para o próximo dia 15, uma audiência de conciliação entre as partes, que foi bem recebida por ambos os lados. Outra medida importante do governo foi difundir nas redes sociais a denúncia de que, ao derrubar o aumento do IOF, o Congresso está defendendo os interesses da parcela mais rica do país. A atitude surtiu efeito junto à a opinião pública, pois 61% da repercussão negativa sobre o assunto é atribuída ao Congresso, e apenas 11% ao governo. O fato é ainda mais significativo tendo em vista que os grandes veículos de imprensa atacam o governo, criando uma campanha desfavorável à administração e tentando fomentar uma insatisfação popular. A cantilena é sempre a mesma, ou seja, a de que o governo precisa cortar gastos públicos para que seja feito o "ajuste fiscal". Cortes de gastos públicos, da forma como é preconizada pelo Congresso, implicam em diminuição de recursos para saúde e educação, aumentando o já enorme fosso social do país. O governo está conseguindo fazer essa informação chegar ao público, o que levou a grande imprensa a acusá-lo de estimular o "nós contra eles", contrapondo pobres e ricos. Trata-se de uma postura cínica da "grande mídia", pois o abismo social é a grande chaga que se abate sobre o Brasil, desde sempre. O presidente Lula tentou, até onde deu, praticar uma conduta de não enfrentamento com o Congresso, em nome da governabilidade. Diante da radicalização da oposição, tentando acuar o poder Executivo, o governou deu sua resposta, o que já não era sem tempo. Os que apostam no caos para defender os interesses dos grandes grupos econômicos não terão a facilidade que esperavam para a concretização de seus planos.
sábado, 5 de julho de 2025
Final de jogo alucinante
Parecia uma vitória protocolar do Real Madrid. Franco favorito, o Real Madrid venceu o Borussia Dortmund por 3 x 2, hoje, no Met Life Stadium, em East Rutherford, pelas quartas de final do Campeonato Mundial de Clubes, que está sendo disputado nos Estados Unidos, uma vitória que chegou a parecer tranquila, mas que teve um final de jogo alucinante. Aos 10 minutos de jogo, o Real Madrid abriu o placar, com Gonzalo Garcia. Com 20, fez o segundo gol, marcado por Fran Garcia. Tudo indicava a possibilidade de uma goleada, mas, com a folga no marcador e o intenso calor, o Real Madrid diminuiu seu ritmo e, mesmo assim, não era ameaçado pelo Borussia Dortmund. Porém, os acréscimos do jogo reservavam inesperadas emoções. Aos 47 minutos,o Borussia Dortmund descontou, com um gol de Beier. Uma reação poderia estar a caminho, mas, aos 49, com um golaço de Mbappé, o Real Madrid ampliou sua vantagem, novamente. Aos 51, Hujsen, do Real Madrid, foi expulso. Com 53, Guirassy, de pênalti, marcou mais um gol para o Borussia Dortmund, que ainda teve a chance, pouco depois, de empatar e levar o jogo para a prorrogação, mas foi impedido por uma grande defesa de Courtois. Um jogo que foi morno em boa parte do seu tempo, acabou trepidante na sua reta final. O Real Madrid jogará, agora, pelas semifinais, contra o Paris Saint-Germain, no que poderia ser definido como uma decisão antecipada da competição. Um jogo imperdível para quem gosta de futebol.
Vitória do grande favorito
Um jogo acidentado, com lesão grave e expulsões, mas no qual prevaleceu a lógica. O jogo em que o Paris Saint-Germain venceu o Bayern de Munique por 2 x 0, hoje, no Mercedes Benz Stadium, em Atlanta, pelo Campeonato Mundial de Clubes, que está sendo disputado nos Estados Unidos, pode ser definido como a vitória do grande favorito, já que o clube francês é o principal candidato ao título da competição. Não faltaram acontecimentos no jogo, todos na parte final da partida. O primeiro tempo foi intensamente disputado, mas terminou sem abertura do placar. O segundo tempo seguia na mesma toada, na intensidade e placar fechado, até os 33 minutos, quando Doue marcou para o Paris Saint-Germain. O resultado parecia encaminhado, mas, aos 37, Pacho foi expulso, deixando o Paris Saint-Germain com um jogador a menos. O árbitro deu 6 minutos de acréscimos, e aos 47 minutos, mais um jogador do Paris Saint-Germain, Lucas Hernandez, que havia entrado um pouco antes, foi expulso. Com dois jogadores a menos, a possibilidade do Paris Saint-Germain ceder o empate era grande, e o Bayern de Munique partiu para uma intensa pressão, que redundou na obtenção de vários escanteios. Porém, aos 51 minutos, o Paris Saint-Germain fez o seu segundo gol, confirmando a vitória. O Bayern de Munique ainda teve um pênalti marcado a seu favor mas, depois de consultar o monitor do VAR, o árbitro voltou atrás na sua decisão. O Paris Saint-Germain terá mais um confronto difícil nas semifinais, contra o Real Madrid, mas continua sendo o maior favorito para ganhar a competição.
sexta-feira, 4 de julho de 2025
Gol fortuito
O futebol, por vezes, é cruel. Hoje, no Lincoln Financial Field, em Filadélfia, o Palmeiras perdeu por 2 x 1 para o Chelsea, pelas quartas de final do Campeonato Mundial de Clubes, que está sendo disputado nos Estados Unidos e, devido a um gol fortuito, está eliminado da competição. O Palmeiras saiu perdendo com um gol de Palmer, aos 15 minutos de jogo, e não conseguiu reagir até o final do primeiro tempo. Porém, aos 8 minutos do segundo tempo, Estevão, que fazia seu último jogo pelo Palmeiras antes de se apresentar no próprio Chelsea, marcou um golaço, e empatou o jogo, que seguiu equilibrado e muito disputado. O jogo parecia se encaminhar para a prorrogação quando, num lance de pura falta de sorte, aos 38 minutos, Giay fez um gol contra em favor do Chelsea. Com pouco tempo de jogo pela frente, o Palmeiras não conseguiu reverter o resultado, e foi eliminado da competição. Dessa forma, ainda não será dessa vez que o Palmeiras conquistará o título mundial tão sonhado por sua torcida.
Só restou o menos votado
Dentre os quatro clubes brasileiros participantes do Campeonato Mundial de Clubes que está sendo disputado nos Estados Unidos, o Fluminense era tido como o mais fraco. Para surpresa geral, dos quatro, só restou o menos votado, pois, hoje, o Fluminense venceu o Al Hilal (ARS) por 2 x 1, no Camping World Stadium, em Orlando, e se classificou para as semifinais da competição, fase na qual enfrentará o Chelsea. A razão para o descrédito em relação em Fluminense é o seu menor poderio financeiro em comparação com Flamengo, Palmeiras e Botafogo, o que resultou na formação de um grupo de jogadores mais modesto que os deles. Porém, o futebol não se curva à lógica. Flamengo e Botafogo foram eliminados nas oitavas de final, e o Palmeiras, nas quartas. Só o Fluminense chegou às semifinais. Hoje, o Fluminense abriu o placar, sofreu o empate, e teve forças para buscar a vitória. Faltando só um degrau para chegar à decisão da disputa, ninguém mais tem o direito de duvidar do Fluminense.
quinta-feira, 3 de julho de 2025
Tragédia
Um choque para o mundo do futebol. O jogador português Diogo Jota, 28 anos, do Liverpool, morreu num acidente de carro em que também faleceu seu irmão André Silva, 25, numa tragédia que abalou amantes do futebol em todo o mundo. O acidente ocorreu a 0h30 de hoje, no horário local, 19h30 de quarta-feira pelo horário brasileiro, no quilômetro 65 da rodovia AS2, próximo da cidade de Cernandilla (ESP). Durante uma ultrapassagem, um pneu do carro estourou, causanfo o acidente, no qual o veículo pegou fogo, matando os seus ocupantes. Diogo Jota iria se reapresentar ao Liverpool, depois do período de férias. O deslocamento estava sendo feito de carro porque Diogo Jota havia sido aconselhado a não viajar de avião já que, recentemente, havia feito uma cirurgia nos pulmões e deveria evitar o ar pressurizado. Seu irmão, André Silva, que o acompanhava, também era jogador, do Penafiel (POR). Os dois viajavam num Lamborghini avaliado em R$ 400 mil. Uma série de dados tornam o fato ainda mais chocante. A idade dos dois jogadores, ambos ainda muito jovens. A grande fase vivida por Diego Jota na carreira, com os títulos do Campeonato Inglês, pelo Liverpool, e da Nations League, pela Seleção de Portugal. Há 11 dias, Diogo Jota se casou, formalizando a relação com sua companheira, que já durava 10 anos e lhe deu três filhos. Um jogador que vivia o auge da sua carreira, agora é só uma lembrança. A fatalidade é um item presente na vida, do qual ninguém está a salvo.
quarta-feira, 2 de julho de 2025
Uma oportunidade de mercado
Noticia-se que o Flamengo estaria disposto a negociar o centroavante Pedro. Trata-se, sem dúvida, de uma oportunidade de mercado excelente. Pedro é um exímio goleador. Está voltando de uma cirurgia delicada mas, aos 28 anos, deverá retomar sua forma e bom desempenho em pouco tempo. Certamente, Pedro não é barato. Porém, na sua faixa etária, a perspectiva de jogar num clube europeu de primeira linha inexiste, até porque o jogador já esteve no Velho Continente, na Fiorentina, e não aprovou. Em qualquer grande clube brasileiro, Pedro seria titular. O que justificaria um grande esforço financeiro para viabilizar sua contratação. No caso do Grêmio, os empresários Celso Rigo e Marcelo Marques arcaram com parte dos salários de Luís Suárez para tornar possível sua vinda para o clube. Não poderiam fazer o mesmo com Pedro? Em vez dos ganhos mensais, poderiam arcar com os custos da sua aquisição. Os salários, embora altos, evidentemente, seriam bancados inteiramente pelo clube, a partir do enxugamento da folha de pagamentos, que seria feito com a dispensa de jogadores caros e que não dão resposta. Para conquistar feitos expressivos, é preciso pensar grande. Um jogador como Pedro faz um grupo subir de patamar. Pensar em contratá-lo não seria utopia, mas a demonstração da ousadia indispensável aos grandes clubes.
terça-feira, 1 de julho de 2025
O azarão
Sem mostrar um futebol imponente, mas avançando na competição. O Borussia Dortmund se classificou para as quartas de final do Campeonato Mundial de Clubes, que está sendo disputado nos Estados Unidos, ao vencer o Monterrey (MEX) por 2 x 1, hoje, no Mercedes-Benz Stadium, em Atlanta, e continua sendo o "azarão" da disputa. Com gols aos 14 e 24 minutos de jogo, o Borussia abriu vantagem cedo no placar. Porém, o Monterrey não se tornou uma presa fácil, buscou reagir, e descontou aos 3 minutos do segundo tempo. No entanto, ainda que houvesse muito tempo para isso, não conseguiu reverter o resultado. O grande trunfo do clube alemão para seguir avançando nas fases posteriores é o centroavante francês de ascendência guineana Guirassy, grande artilheiro, que fez os dois gols do jogo de hoje e já marcou três em quatro partidas, até aqui.
Sem brilho
Prevaleceu o favorito, mas sem supremacia. O Real Madrid confirmou a expectativa ao vencer o Juventus por 1 x 0, hoje, no Hard Rock Stadium, em Miami Gardens, e se classificou, ainda que sem brilho, para as quartas de final do Campeonato Mundial de Clubes, que está sendo disputado nos Estados Unidos. O jogo não apresentou uma superioridade flagrante do Real Madrid. O Juventus teve boas oportunidades para marcar e exigiu boas defesas do goleiro Courtois. A primeira grande chance de gol do jogo foi do Juventus, aos 6 minutos do primeiro tempo e, caso fosse concretizada, poderia ter mudado a história da partida. O goleiro Di Gregorio, do Juventus até realizou mais defesas difíceis, mas a vitória por placar magro ficou ajustada ao que se viu no jogo. O único gol do jogo foi marcado por Gonzalo Garcia, jovem revelação do Real Madrid, de 21 anos, o seu terceiro em quatro partidas. Nas quartas de final, a tarefa do Real Madrid tende a ser, teoricamente, mais fácil, pois enfrentará o Borussia Dortmund, que não parece se constituir em um adversário com o mesmo grau de exigência do clube italiano.
segunda-feira, 30 de junho de 2025
Contrariando palpites
Foi a maior "zebra" da competição, até agora. Num jogo empolgante, o Al Hilal (SAU) venceu o Manchester City por 4 x 3, hoje, no Camping World Studios, em Orlando, pelo Campeonato Mundial de Clubes que está sendo disputado nos Estados Unidos.contrariando os palpites da imprensa esportiva. O Manchester City abriu o placar aos 8 minutos de jogo, vantagem que sustentou até o final do primeiro tempo. Porem, nos seis primeiros minutos do segundo, o Al Hilal obteve a virada. No entanto, quatro minutos depois, o Manchester City empatou. O resultado se manteve até o final, forçando a prorrogação. No primeiro tempo da prorrogação, o Al Hilal pulou na frente aos 4 minutos e o Manchester City empatou aos 14. A decisão nos tiros livres da marca do pênalti estava próxima, mas aos 12 minutos do segundo tempo, o Al Hilal fez o gol da vitória. Agora, o Al Hilal jogará contra o Fluminense nas quartas de final. Convém ao clube brasileiro não subestimar o seu adversário.
Sem complexo de vira-lata
Foi uma lição para todos os colonizados pelo futebol europeu. A vitória do Fluminense por 2 x 0 sobre o Inter de Milão, hoje, no Bank of America Stadium, em Charlotte, mostrou um conjunto sem complexo de vira-lata, obtendo a classificação para as quartas de final do Campeonato Mundial de Clubes, que está sendo disputado nos Estados Unidos. Foi uma vitória meritória, contra um adversário que pressionou, colocou bolas na trave, mas não conseguiu reverter o resultado. O Fluminense abriu o placar aos 2 minutos de jogo, com um gol de Cano. O Inter de Milão tentou o empate durante todo o jogo, mas acabou sofrendo o segundo gol aos 47 minutos do segundo tempo, selando sua eliminação. Não faltou esforço para o Inter de Milão, mas o final de temporada e o forte calor fizeram sua condição física cair muito durante o jogo. Para o Fluminense, foi uma resposta para os que lhe consideravam o maior azarão entre os quatro clubes brasileiros participantes da competição. Porém, a "revanche" contra o Manchester City ainda não será dessa vez. O clube inglês perdeu para o Al Hilal (SAU), foi eliminado, e não irá enfrentar o clube brasileiro nas quartas de final, como todos esperavam.
domingo, 29 de junho de 2025
Passeio
Foi facílimo. O Paris Saint-Germain, campeão da Champions League e maior favorito ao título do Campeonato Mundial de Clubes que está sendo disputado nos Estados Unidos, goleou o Inter Miami por 4 x 0, hoje, no Mercedes-Benz Stadium, em Atlanta, num jogo que foi um passeio. O placar foi todo construído no primeiro tempo, pois, com o jogo resolvido, o Paris Saint-Germain não forçou no segundo. A classificação para as quartas de final não exigiu nenhum esforço do Paris Saint-Germain, foi a mais tranquila em todos os confrontos disputados até aqui. Com muita qualidade individual e coletiva, o Paris Saint-Germain é o adversário a ser batido. Seu primeiro grande obstáculo será nas quartas de final, contra o Bayern de Munique, mas sempre como favorito.
Eliminado
Em "briga de cachorro grande" qualquer erro pode ser fatal. O Flamengo foi eliminado do Campeonato Mundial de Clubes, que está sendo disputado nos Estados Unidos, ao perder por 4 x 2 para o Bayern de Munique, hoje, no Hard Rock Stadium, em Miami Gardens, num jogo em que foi vítima de muitos erros individuais. Aos 6 minutos, já sofria o primeiro gol, marcado contra por Pulgar. Com 9 minutos, Harry Kane fazia 2 x 0, numa bola defensável que Rossi "aceitou". O Flamengo descontou com um golaço de Gérson, aos 32, mas erros de marcação no meio de campo propiciaram o gol de Goretzka, aos 43, em nova falha de Rossi, fazendo o Bayern folgar, novamente, no placar. Aos 9 minutos do segundo tempo, Jorginho, de pênalti, marcou para o Flamengo, apertando a vantagem do Bayern no placar. O Flamengo equilibrou o jogo, e parecia próximo de empatar, quando Luiz Araújo, num erro individual, foi desarmado próximo da grande área, o que resultou num passe para Harry Kane fazer 4 x 2 para o Bayern, aos 27 minutos. O Flamengo tentou reagir, mas com uma diferença de dois gols, e pouco tempo de jogo pela frente, não conseguiu. Afora os erros de jogadores, o Flamengo também penou por erros de escalação e de estruturação tática de seu técnico, Felipe Luís, um profissional futuroso, mas ainda não afirmado. Mesmo desclassificado, o Flamengo fez a campanha mais consistente entre os clubes brasileiros na competição, levando-se em conta a fase de grupos, e volta forte para as disputas que ainda terá até o final do ano.
Goleada aos trancos e barrancos
Um resultado folgado, construído de forma inusitada. O Chelsea classificou-se para as quartas de finais do Campeonato Mundial de Clubes, que está sendo disputado nos Estados Unidos, com uma goleada, ontem, aos trancos e barrancos, de 4 x 1 sobre o Benfica, no Bank of America Stadium, em Charlotte. Ao contrário do que poderia parecer, o placar elástico não foi conseguido de forma tranquila. Reece James abriu o marcador aos 18 minutos do segundo tempo, numa cobrança de falta em que o goleiro adversário errou ao imaginar que a bola seria cruzada e deixou-a entrar de forma direta. O resultado se mantinha, e parecia definitivo, quando uma ameaça de mau tempo fez com que o jogo fosse suspenso por mais de uma hora e meia. Com a retomada do jogo, o Benfica obteve o empate, com um gol de pênalti, levando a partida para a prorrogação, dando a ideia de que poderia alcançar uma reação. Porém, logo aos 2 minutos do tempo extra, Prestiani, do Benfica, foi expulso, e facilitou a tarefa para o Chelsea. Uma nova falha do goleiro do Benfica propiciou ao Chelsea ficar novamente em vantagem. O lance abateu o Benfica, que tentou reagir de forma desordenada, e sofreu mais dois gols. O Chelsea se classificou para as quartas de final, e vai enfrentar o Palmeiras, na próxima sexta-feira.
sábado, 28 de junho de 2025
Faltou ofensividade
O Botafogo é o primeiro clube brasileiro eliminado do Campeonato Mundial de Clubes, que está sendo disputado nos Estados Unidos. Faltou ofensividade ao Botafogo, que perdeu, hoje,por 1 x 0 para o Palmeiras, na prorrogação, depois de empate em 0 x 0 no tempo normal, no Lincoln Financial Center. O jogo parecia se encaminhar para uma decisão nos tiros livres da marca do pênalti, quando Paulinho, que havia entrado durante o jogo, fez o gol da vitória do Palmeiras, aos 9 minutos do primeiro tempo da prorrogação. O Palmeiras foi melhor ao longo do jogo, e John, goleiro do Botafogo, foi escolhido o melhor da partida, pelas várias defesas importantes que fez, embora tenha sofrido o gol numa bola defensável. O Botafogo não conseguiu criar grandes chances de gol, o que acabou sendo decisivo para a sua eliminação. Se representou a desclassificação do primeiro clube brasileiro da competição, o resultado também já garantiu um representante do país nas quartas de final. Na próxima sexta-feira, o Palmeiras enfrentará o Chelsea, que eliminou o Benfica, na busca da classificação para as semifinais.
sexta-feira, 27 de junho de 2025
A aposta no confronto
Não está sendo fácil para o presidente Luís Inácio Lula da Silva manter a governabilidade do país. Com maioria no Congresso, a oposição faz a aposta no confronto, tentando inviabilizar o governo, já visando as eleições de 2026. O Congresso brasileiro é dominado por forças retrógradas da extrema-direita e do agronegócio. São parlamentares que protegem os interessses do grande capital, banqueiros, latifundiários, industriais. Votam, sistematicamente, contra os interesses dos trabalhadores e da parcela mais pobre da população. Cortam verbas da saúde e educação, mas negam-se a aprovar a taxação das grandes fortunas, e recusam-se a aceitar a isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil. Com a derrubada do decreto presidencial que aumenta o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) a relação entre governo e Congresso, que já era difícil, ameaça chegar num impasse. O governo avalia a possibilidade de recorrer ao Supremo Tribunal Federal contra a derrubada do decreto. Porém, representantes da extrema-direita no Congresso dizem, cinicamente, que se o governo tomar essa atitude estará desrespeitando a vontade do povo, que elege os parlamentares, e criando um conflito entre os poderes. Claramente, a oposição no Congresso age com intuitos eleitoreiros, buscando atingir o governo na sua área mais sensível, que é a social. Faltando um ano e meio para a eleição, Lula e o governo precisam encontrar um meio de negociar com um Congresso hostil.
quinta-feira, 26 de junho de 2025
Contratação absurda
Um completo desatino, mais um dos tantos cometidos pelo clube em contratações. O Grêmio, depois de longas negociações, fechou a contratação do volante Caíque, do Juventude, por inacreditáveis R$7 milhões, mais a cessão por empréstimo do lateral esquerdo Luan Cândido. Como se não bastasse tudo isso, o Grêmio continuará pagando os salários de Luan Cândido. O mais incrível é que, a partir do dia 1/7, Caíque já poderia assinar um pré-contrato com qualquer clube, e poderia vir de graça para o Grêmio em janeiro próximo. Afora isso, Caíque completará 30 anos em outubro e vem de uma longa parada depois de uma cirurgia. O contrato será até 2027, e, de acordo com cláusulas de cumprimento de metas, poderá ser estendido por mais um ano. O técnico Mano Menezes, que pediu a contratação, deve ter sido muito insistente junto aos dirigentes do Grêmio para que o clube fizesse um negócio nesses termos. Porém, nada justifica tamanho empenho para trazer um jogador de currículo modesto, que nunca esteve em nenhum outro grande clube, de idade avançada e vindo de uma lesão grave. O Conselho Deliberativo do Grêmio deveria se posicionar sobre o fato. Uma contratação nesses moldes é lesiva ao clube e ofensiva para o torcedor.
quarta-feira, 25 de junho de 2025
Ninguém ficou de fora
Contrariando o pessimismo quase geral, os clubes brasileiros foram muito bem na fase de grupos do Campeonato Mundial de Clubes, que está sendo disputado nos Estados Unidos. Ninguém ficou de fora, todos os quatro clubes se classificaram para as oitavas de final da competição. A lamentar, apenas, que um dos confrontos será entre Palmeiras e Botafogo, o que acarretará, obrigatoriamente, na eliminação de um deles. Em compensação, também forçosamente, um dos dois estará nas quartas de final. Os confrontos de Flamengo e Fluminense serão extremamente difíceis. Os adversários de ambos, Bayern de Munique e Inter de Milão, respectivamente, vão para os jogos na condição de favoritos. Porém, as chances dos brasileiros não são tão reduzidas assim. Bayern de Munique e Inter de Milão são bons, mas nada excepcionais. Ainda que sejam favoritos, é possível fazer enfrentamento contra os dois. No entanto, cabe destacar um fato sobre os jogos dos clubes brasileiros na última rodada da fase de grupos. Todos tiveram atuações modestas, o que resultou em empates de Flamengo, Fluminense e Palmeiras, e em derrota do Botafogo. A partir de agora, quando os jogos serão eliminatórios, todos terão de entregar o melhor do seu potencial, para ir o mais longe possível na disputa.
terça-feira, 24 de junho de 2025
O papelão do Boca
Um dos clubes de camisa mais "pesada" do futebol mundial, o Boca Juniors vem num processo de decadência técnica acentuada há vários anos. Eliminado na Pré-Libertadores, o que lhe tirou a chance de disputar, pelo menos, a Copa Sul-Americana, e desclassificado do Campeonato Argentino pelo modesto Platense, o papelão do Boca, hoje, ao empatar em 1 x 1 com o Auckland City (NZL), no Geodis Park, em Nashville (EUA), pelo Campeonato Mundial de Clubes é o ápice dessa trajetória de fracassos. Classificado para a competição pelo ranking da Conmebol, o Boca apenas empatou com um clube semi-amador, cujos jogadores exercem, paralelamente, outras profissões, e que tinha sido goleado por 10 x 0 pelo Bayern de Munique, e 6 x 0 pelo Benfica. Brilhante quando foi jogador do clube, seu atual presidente, Juan Román Riquelme, tem se revelado um administrador desastroso. Resta saber se o Boca já atingiu o fundo do poço, ou ainda irá descer mais fundo.
segunda-feira, 23 de junho de 2025
Confronto brasileiro
Uma derrota inesperada, com um gol no final do jogo, antecipou um encontro no Campeonato Mundial de Clubes, que está sendo disputado nos Estados Unidos. A derrota do Botafogo por 1 x 0 para o Atlético de Madrid, hoje, no Rose Bowl, deixou-o em segundo lugar no grupo B, e fará com que tenha de realizar, nas oitavas de final, um confronto brasileiro com o Palmeiras, primeiro colocado no grupo A. O Botafogo manteve o controle do jogo por quase toda a partida mas, numa falha defensiva, sofreu um gol aos 42 minutos do segundo tempo, que causou a sua derrota. Um simples empate teria deixado o Botafogo em primeiro lugar, o que lhe faria jogar contra o Inter Miami nas oitavas de final. O Palmeiras fez uma péssima atuação contra o Inter Miami, no Hard Rock Stadium, e chegou a estar perdendo por 2 x 0, mas reagiu no final do jogo e alcançou o empate, que o colocou em primeiro lugar no grupo. O lado bom do confronto é que o futebol brasileiro terá, forçosamente, um clube classificado para as quartas de final. O lado ruim é que o clube que for derrotado sofrerá uma eliminação precoce numa competição em que poderia ir mais longe.
domingo, 22 de junho de 2025
Racismo
Um quadro dos mais graves se mostra persistente no futebol. Hoje, no jogo Real Madrid 3 x 1 Pachuca (MEX), pelo Campeonato Mundial de Clubes, no Bank Of America Stadium, em Charlotte (EUA), o zagueiro alemão Rüdiger, do clube espanhol, alegou ter sofrido racismo por parte de um adversário, o argentino Gustavo Cabral. Rüdiger diz ter sido chamado de "negão de m...". Cabral sustenta ter falado "cagão de m...". O árbitro, o brasileiro Ramón Abatti Abel, fez o gesto característico de quem recebeu uma denúncia de ofensa racista, mas não paralisou o jogo, por não ter flagrado o ato que, ainda assim, deverá ser relatado em súmula. O racismo no futebol tem sido recorrente, e não pode ser tolerado. A Fifa, e as instituições continentais e nacionais do futebol, já deveriam ter tomado medidas drásticas a respeito. Fingir que o problema não existe, ou aplicar punições brandas, é inaceitável. No caso de ofensas racistas comprovadas de um jogador a um adversário, até mesmo o banimento do esporte deve ser considerado.
sábado, 21 de junho de 2025
O sucesso dos clubes brasileiros
Os adeptos do complexo de vira-latas estão perplexos. O sucesso dos clubes brasileiros no Campeonato Mundial de Clubes está contrariando o discurso dominante na imprensa esportiva do país de que um fosso os separa do futebol europeu. Botafogo, Flamengo, Fluminense e Palmeiras ainda estão invictos na competição. O Flamengo já está classificado para as oitavas de final. Fluminense e Palmeiras jogam por um empate na última rodada da fase de grupos. O Botafogo, que pegou o grupo mais difícil, fará um jogo decisivo contra o Atlético de Madrid, mas já obteve a vitória mais significativa da disputa, até aqui, contra o atual campeão da Champions League, Paris Saint-Germain. Ainda que o final de temporada e o forte calor afetem os europeus, isso não explica tudo. A campanha dos brasileiros é meritória. Eles continuam como azarões, mas não estão nos Estados Unidos fazendo turismo. O improvável não é impossível. Ninguém pode lhes tirar o direito de sonhar com o título.
sexta-feira, 20 de junho de 2025
Virada
O primeiro tempo confirmava os prognósticos pessimistas mas, no segundo, tudo mudou. Hoje, no Lincoln Finance Field, em Filadélfia (EUA), pelo Campeonato Mundial de Clubes, o Flamengo venceu o Chelsea por 3 x 1, de virada, numa reação emocionante. O gol de Pedro Neto, para o Chelsea, logo aos 13 minutos, indicava a possibilidade de uma vitória tranquila do clube inglês. Porém, o placar não foi alterado até o final do primeiro tempo. Após o intervalo, o jogo seguia sem alterações na sua dinâmica até que uma substituição mudou todo o quadro. Bruno Henrique entrou no lugar de Arrascaeta aos 11 minutos e, aos 17, empatou o jogo. Aos 20 minutos, Danilo fazia o gol da virada. Três minutos depois, Jackson, do Chelsea, que havia entrado quatro minutos antes, foi expulso, facilitando ainda mais o jogo para o Flamengo. Com o gol de Wallace Yan, aos 38 minutos, o Flamengo confirmou a vitória. Um resultado que demonstra que o desnível entre clubes europeus e brasileiros não é tão grande como se apregoa. Os clubes brasileiros não estão a passeio na competição.
Vitória épica
Um resultado para entrar na história. Ontem, no Rose Bowl, em Pasadena (EUA), o Botafogo, ao vencer o Paris Saint-Germain por 1 x 0, pelo Campeonato Mundial de Clubes, obteve uma vitória épica. O jogo reunia os atuais campeões da Libertadores e Champions League, o que já lhe dava uma condição singular entre as demais partidas da competição. Porém, o favoritismo do clube francês parecia ser absoluto. No entanto, com uma atuação técnica e taticamente exemplar, o Botafogo contrariou todos os palpites e escreveu mais uma página memorável de sua história. O fato é ainda mais importante por contrariar a visão coitadista de que o futebol brasileiro não tem condições de enfrentar o europeu em pé de igualdade. Não faltarão alegações de que os clubes europeus estão afetados pelo cansaço em final de temporada, o que seria agravado pelo forte calor nos Estados Unidos nessa época do ano, ou de que eles não dão o mesmo valor à disputa que participantes de outros continentes. Conversa fiada. A vitória foi meritória, grandiosa. Uma lição para os defensores de verdades prontas. Um sopro de autoestima para o futebol brasileiro.
Assinar:
Postagens (Atom)