sexta-feira, 31 de outubro de 2025

O futebol como negócio

O tempo em que o futebol era, primordialmente, um esporte, ficou para trás. O futebol como negócio, em busca de grandes lucros, é o que prepondera, atualmente. Dirigentes que antes atuavam como "abnegados", exercendo cargos sem remuneração no clube do seu coração, agora tornam-se profissionais do mercado ou investidores de SAF's, as Sociedades Anônimas do Futebol. Dois integrantes da diretoria anterior do Flamengo são exemplos disso. O ex-vice-presidente de futebol, Marcos Braz, é o gerente-executivo do Remo, clube paraense que está prestes a subir para a Primeira Divisão. Rodolfo Landim, ex-presidente, é investidor da SAF que pretende assumir o controle do Confiança, de Sergipe. Antes mesmo dos dois, outros já haviam trilhado o mesmo caminho. Paulo Pelaipe e Rui Costa, que foram dirigentes não remunerados do Grêmio, hoje atuam como executivos de futebol do mercado, já tendo trabalhado em vários outros clubes. Por ter se tornado uma indústria milionária, que movimenta altas somas, o futebol é visto como uma mina de ouro até pelos que antes se dedicavam aos clubes apenas pela paixão. Todos querem a sua parte no tesouro. A emoção foi substituída pela cobiça.

quinta-feira, 30 de outubro de 2025

Amarelada

Não faltará quem fale ter sido um feito épico, claro. Porém, a goleada de 4 x 0 do Palmeiras sobre a LDU, hoje, no Allianz Parque, pelas semifinais da Libertadores, está mais para uma "amarelada" do clube equatoriano. Tendo goleado por 3 x 0 no primeiro jogo, em casa, a LDU abriu ampla vantagem para a segunda partida. No entanto, desde o começo do jogo de hoje, pareceu um conjunto acuado, se submetendo a pressão do adversário e do ambiente. Por mais vencedor que o Palmeiras seja sob a orientação do técnico português Abel Ferreira, tamanha reversão só é possível quando o adversário se deixa intimidar. A LDU sequer conseguiu chegar na decisão nos tiros livres da marca do pênalti, permitiu que sua grande vantagem se evaporasse no tempo normal de jogo. Agora, pela primeira vez na história, dois clubes brasileiros, Flamengo e Palmeiras, repetirão um enfrentamento na decisão de Libertadores. Em 2021, o Palmeiras venceu por 1 x 0, e ficou com o título. Agora, o Flamengo terá a chance da revanche. Seja qual for o vencedor da decisão, se tornará o recordista de títulos da Libertadores entre clubes brasileiros. Será, também o sétimo título consecutivo do Brasil na competição, e o vigésimo-quinto na contagem geral, igualando a Argentina no maior número de conquistas.

Os sócios vão decidir

Ocorreu, hoje, o primeiro turno da eleição presidencial do Grêmio, com os votos dos conselheiros. Foram 188 votos para Odorico Roman e 100 para Paulo Caleffi, que irão para o segundo turno, no dia 08 de novembro, quando os sócios vão decidir quem será o presidente do Grêmio de 2026 a 2028. O outro candidato, Jorge Bastos, fez apenas 23 votos, e não superou a cláusula de barreira, ficando fora do segundo turno. A diferença de votos na eleição de hoje não dá o favoritismo para Roman. Se Roman conta com o trunfo de ser apoiado por Celso Rigo, notório investidor do Grêmio, Caleffi é muito forte nas redes sociais. O outro candidato, Jorge Bastos, que registrou sua chapa de última hora, fez apenas 23 votos, e não superou a cláusula de barreira, ficando de fora do segundo turno. Com um número de eleitores muito mais amplo no segundo turno, o pleito tende a ser muito acirrado, sem a tendência prévia de vitória para um candidato.

quarta-feira, 29 de outubro de 2025

Fazendo uso da vantagem

Sobrou vontade, faltou futebol para reverter o confronto. Vencedor do primeiro jogo, o Flamengo empatou em 0 x 0 com o Racing, hoje, no El Cilindro, pelas semifinais da Libertadores, fazendo uso da vantagem obtida, diante de um adversário esforçado, mas muito limitado. O jogo começou com o Flamengo envolvendo o Racing com seu toque de bola qualificado. O Racing pouco ficava com a bola, e não conseguia criar lances de perigo. Necessitando de pelo menos um gol, para levar a decisão aos tiros livres da marca do pênalti, o Racing partiu para a pressão no segundo tempo, mas, por ter muita limitação técnica, nada conseguiu. Desde o início do jogo, o Racing apelava para o "chuveirinho", recurso típico de quem não tem capacidade de elaborar lances mais qualificados. A insistência nessa prática facilitou a vida do Flamengo, a quem o empate bastava. Nem a expulsão de Gonzalo Plata, aos 10 minutos do segundo tempo, foi aproveitada pelo Racing. Mesmo com um jogador a mais por um bom período, o Racing seguiu ineficiente e repetitivo em sua proposta, o que resultou na sua eliminação. Classificado para a decisão da Libertadores, o Flamengo é o grande favorito para alcançar o título da competição, seja qual for o seu adversário entre LDU e Palmeiras, que jogarão amanhã.

terça-feira, 28 de outubro de 2025

Megaoperação desastrosa

Uma ação contra o crime organizado com um saldo de 70 mortos. A única classificação que cabe para isso é de uma megaoperação desastrosa. Tamanho número de vítimas fatais, num mesmo dia, e o caos instaurado na rotina dos cidadãos, tornam a operação do governo fluminense contra o Comando Vermelho, nos complexos do Alemão e da Penha, no Rio de Janeiro, um exemplo do que não se deve fazer no combate do poder público ao crime organizado. As ações de represália por parte dos criminosos quebraram a normalidade da cidade, obstruindo vias, espalhando o terror em várias âreas, atingindo inocentes com balas perdidas, levando a suspensão de muitas linhas de ônibus urbanos. Várias regiões do Rio de Janeiro, num total de 35 pontos, tiveram a circulação afetada por barricadas montadas pelos criminosos com veículos e cônteineres de lixo. A ONU se declarou horrorizada com uma ação que gerou tão grande número de mortos. O governador do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), disse que não solicitou o auxílio do governo federal para a realização da ação por saber que não conseguiria a utilização de blindados, que só é possível com a instauração de uma GLO-Garantia da Lei e da Ordem, o que demandaria um decreto presidencial. Sabidamente, o governo federal é contrário ao uso da GLO. Porém, a ausência do pedido de auxílio é interpretada pelo governo federal como uma tentativa de politizar a questão. A operação de hoje resultou em 81 prisões e na apreensão de 95 fuzis, mas foi muito mal planejada e executada, gerando medo e transtornos para a população, o que não pode mais se repetir.

segunda-feira, 27 de outubro de 2025

A postura do presidente

Um conhecido ditado expressa que há imagens que valem por mil palavras. A postura do presidente Luís Inácio Lula da Silva na reunião com Donald Trump, em Kuala Lumpur, revelada pelas fotos do encontro, reafirma esse conceito. Enquanto Trump, presidente dos Estados Unidos, o país mais poderoso do mundo, se mostra contraído, Lula aparece totalmente relaxado, como se estivesse em casa, vendo um programa de tevê de sua preferência. Criticado, recentemente, pela abjeta imprensa conservadora brasileira, por um deslize verbal, Lula em nada se abalou, e continua a mostrar a segurança e autoconfiança dos que sabem o seu próprio tamanho. Lula nunca se curvou diante de nenhum governante estrangeiro. Não seria com Trump que o faria. Ainda não se sabe quais serão os efeitos práticos do encontro, já que Trump tem um temperamento mercurial, mas as perspectivas são boas para os interesses do Brasil. Para desespero dos bolsonaristas, Lula deverá obter de Trump a revogação ou o afrouxamento de seus "tarifaços" contra o Brasil. Não se deve duvidar do que Lula é capaz de fazer.

domingo, 26 de outubro de 2025

A afirmação de um centroavante

Um fato se tornou, sem dúvida, o mais saliente do jogo. O Grêmio venceu o Juventude por 3 x 1, hoje, na Arena, pelo Campeonato Brasileiro, e o grande destaque foi a afirmação de um centroavante. Carlos Vinícius chegou ao Grêmio cercado de desconfiança. Aos 30 anos, sem um grande número de gols marcados ao longo da carreira, sua contratação não despertava entusiasmo. Porém, logo foi dissipando esses temores. No seu primeiro Gre-Nal, já marcou um gol. Em apenas 7 jogos com a camisa do Grêmio, já fez 6 gols no Brasileirão. Hoje, foi o autor de todos os gols do Grêmio sobre o Juventude. Comparativamente, Breithwaite, o titular anterior da posição, que está lesionado, têm os mesmos 6 gols em 18 jogos na competição. Possuir um atacante goleador é fator essencial para um clube com ambições esportivas. Longe de ser um grande jogador tecnicamente, Carlos Vinícius está mostrando efetividade na marcação de gols, o que é um fato alentador para um clube que ainda não atingiu um rendimento estável em 2025.

sábado, 25 de outubro de 2025

Contando com a sorte

Poderia ser ainda pior. O Inter perdeu para o Fluminense por 1 x 0, hoje, no Maracanã, pelo Campeonato Brasileiro, e sua situação só não é mais preocupante porque está contando com a sorte dos resultados paralelos lhe ajudarem a fugir da zona de rebaixamento, como foi o caso da derrota do Vitória para o Corinthians, no Barradão. Porém, não se sabe até quando isso vai durar, já que o Inter não mostra nenhuma capacidade de reação. Nem mesmo os jogos que serão realizados no Beira-Rio podem ser garantia de que o Inter os vencerá, pois Atĺético Mineiro e Santos, embora estejam mal, são grandes, de camisa "pesada", o Bahia faz uma boa campanha, e o Red Bull Bragantino é um franco atirador sem a pressão dos clubes de grandes torcidas. Sendo assim, a ameaça de rebaixamento existe, e é considerável. Pelo futebol que vem jogando, o Inter irá sofrer muito, até o final da competição, para tentar se manter na Primeira Divisão.

sexta-feira, 24 de outubro de 2025

A falsa solução mágica

O açodamento na busca de recursos, e a falta de uma análise mais profunda dos efeitos a médio e longo prazos, fizeram surgir uma suposta nova panaceia no futebol brasileiro. A falsa solução mágica atende pelo nome de SAF -Sociedade Anônima do Futebol. A cada dia, novos clubes cogitam de aderir ao modelo de administração que, julgam, resolverá todos os seus problemas financeiros. As Saf's ainda são um fenômeno recente no futebol brasileiro, e isso já deveria ser suficiente para que não houvesse precipitação em as adotar como solução. A prova disso está na mais badalada das Saf's, a do Botafogo. Depois de um 2024 espetacular, em que ganhou, no mesmo ano, a Libertadores e o Campeonato Brasileiro, o Botafogo vive um 2025 de fracassos esportivos, desentendimentos entre os controladores da SAF, atraso na quitação de premiações, e a perspectiva de que o mesmo ocorra com os pagamentos mensais. Outros clubes que adotaram o modelo também enfrentam problemas, caso do Atlético Mineiro, cuja dívida continua astronômica. Sendo assim, convém que os clubes pensem muito bem antes de buscar esse caminho. A crescente necessidade de encontrar novas fontes de recursos pode resultar numa decisão precipitada, cujas consequências com o decorrer do tempo, talvez sejam muito ruins.

quinta-feira, 23 de outubro de 2025

Hegemonia ameaçada

Um longo domínio no futebol sul-americano está próximo de acabar. Terminada a primeira rodada das semifinais da Libertadores, o futebol brasileiro vê sua hegemonia ameaçada na competição. A vitória escassa do Flamengo sobre o Racing, ontem, no Maracanã, com um gol no final do jogo, e a goleada sofrida pelo Palmeiras para a LDU, hoje, no Casablanca, tornam difícil para ambos a classificação para a decisão. Mesmo tendo vencido o primeiro jogo, o que lhe permite se classificar com um empate, o Flamengo enfrentará um ambiente hostil no El Cilindro, na próxima terça-feira, e um adversário determinado. Na quinta-feira, o Palmeiras, no Allianz Parque, terá de vencer por três gols de diferença para buscar a classificação nos tiros livres da marca do pênalti, ou quatro, para obtê-la no tempo normal, uma tarefa extremamente difícil. Dessa forma, depois de ganhar as últimas cinco edições da Libertadores, e, em quatro delas, ter, também, o vice-campeão, o Brasil poderá ficar de fora da festa na decisào de 2025.

quarta-feira, 22 de outubro de 2025

Derrota esperada

O resultado não surpreendeu ninguém. O Inter perdeu por 1 x 0 para o Bahia, hoje, na Arena Fonte Nova, pelo Campeonato Brasileiro, uma derrota esperada. O início do jogo até deu a ideia de que o Inter poderia obter melhor sorte na partida. Disposto a competir, o Inter nào se submeteu ao Bahia, e equilbrou o jogo. Porém, faltou poder ofensivo ao Inter para largar em vantagem. O primeiro tempo se encaminhava para terminar sem gols quando, com a cobrança de um pênalti, cometido pir Bernabei em Ademir, o Bahia abriu o placar, aos 50 minutos. O curioso é que William José precisou de três chutes para fazer o gol. O primeiro, ao cobrar o pênalti, foi defendido por Ivan. No rebote, William José chutou no travessão. Nova sobra de bola e, dessa vez, o atacante do Bahia completou para as redes. No segundo tempo, o Inter pouco fez para alterar o resultado e, com a expulsão do jovem lateral esquerdo Alisson, aos 26, a tarefa tornou-se ainda mais ingrata. Alisson havia entrado pouco antes, no lugar de Bernabei. Com a derrota, o Inter segue ameaçado pela proximidade com a zona de rebaixamento. Para piorar, seu próximo jogo é, também, fora de casa, contra o Fluminense e, caso não marque pontos, novamente, sua distância para os clubes da zona de queda poderá diminuir ainda mais.

terça-feira, 21 de outubro de 2025

O pedido de Fux

O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal, solicitou a sua transferência para a Segunda Turma da Corte, na vaga aberta com a aposentadoria antecipada de Luís Roberto Barroso. O pedido de Fux, que atualmente integra a Primeira Turma do STF, foi enviado ao presidente da Corte, ministro Édson Fachin. A atitude de Fux teria surpreendido seus companheiros da Primeira Turma, mas não parece ter nada de misteriosa. Fux tem sido um dissidente no colegiado, e votou, isoladamente, pela absolvição do ex-presidente Jair Bolsonaro e por penas menores para os envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023. A Segunda Turma é responsável pelo julgamento de processos ligados a Operação Lava-Jato, e tem entre seus integrantes os dois ministros indicados por Bolsonaro, Kássio Nunes Marques e André Mendonça. A presença de Fux no colegiado poderia formar maioria favorável ao ex-ministro do governo Bolsonaro, Sérgio Moro, que será investigado pela Segunda Turma, por iniciativa do ministro Dias Toffoli. O pedido de troca de turma está previsto no regimento do STF, nada tem de irregular. Porém, é possível que a cadeira aberta por Barroso na Segunda Turma possa ser ocupada pelo seu substituto, a ser indicado pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva. O que cabe destacar é que a intenção de Fux, tudo sugere, esconde interesses que não se limitam, apenas, a uma mudança interna no STF.

segunda-feira, 20 de outubro de 2025

Excelente escolha

O presidente Luís Inácio Lula da Silva realizou mais um grande acerto em seu governo. Lula anunciou o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP), como o novo Secretário-Geral da Presidência, uma excelente escolha. Boulos buscará uma aproximação ainda maior dos movimentos sociais com o governo. O novo secretârio destacou-se como uma das lideranças do Movimentos dos Trabalhadores Sem Teto, do qual emergiu para a política. Sua permanência no cargo deverá ser até o final do governo, o que o retira das eleições de 2026. Com a nomeação de Boulos, Lula reafirma o compromisso de seu governo com as causas sociais. Combativo e dinâmico, Boulos enfrenta a direita com destemor. Ainda jovem, é uma das grandes expressões políticas do país. O governo qualifica-se ainda mais com a sua chegada.

domingo, 19 de outubro de 2025

Dever cumprido

A atuação não foi boa, mas o objetivo foi alcançado. O Inter venceu o Sport por 2 x 0, hoje, no Beira-Rio, pelo Campeonato Brasileiro, e saiu com o dever cumprido. O desempenho do Inter, como de hábito, não foi bom, o Sport perdeu várias chances de marcar, mas os pontos foram obtidos e, nesse momento, isso é o que interessa. Com a vitória, o Inter se afastou um pouco mais da zona de rebaixamento, e ganhou um mínimo de tranquilidade. Diante do quadro atual, está de bom tamanho.

Pesadelo

Foi horroroso, deprimente, humilhante, assustador, vexatório. O Grêmio foi goleado por 4 x 0 pelo Bahia, hoje, na Arena Fonte Nova, pelo Campeonato Brasileiro, e viveu um pesadelo. Aos 9 minutos, o placar já era de 2 x 0 para o Bahia. No primeiro gol, logo aos 3 minutos, Pavón tenta afastar o perigo da área gremista, mas pega mal na bola e a coloca contra as próprias redes, embora a autoria tenha sido dada para Iago, do Bahia. No segundo gol, quem falha ao tentar fazer o mesmo é Gustavo Martins, deixando a bola livre para o chutaço de William José. A partir daí, o Grêmio, que já jogava mal desde o começo da partida, foi amassado pelo Bahia, e só não perdeu por um placar ainda mais amplo porque Gabriel Grando fez muitas grandes defesas. Sem Arthur que foi poupado por desgaste muscular, e com Marcos Rocha deixando o jogo aos 15 minutos, por lesão, o Grêmio afundou. A contribuição do técnico Mano Menezes para o desastre também foi significativa, ao errar na escalação e nas substituições durante o jogo. Todo o princípio de confiança que surgiu no Grêmio após a vitória sobre o São Paulo se esvaiu, e o próximo jogo, contra o Juventude, na Arena, voltará a ser sob forte tensão.

sábado, 18 de outubro de 2025

Fiasco histórico

Não há atenuante para tamanho fracasso. O Grêmio foi goleado por 3 x 0 pelo Atlético Mineiro, e perdeu por 4 x 2 nos tiros livres da marca do pênalti, no segundo jogo da decisão do Campeonato Brasileiro Sub-17, hoje, na Arena MRV, num fiasco histórico. Na segunda-feira, o Grêmio, em casa, havia goleado o Atlético por 4 x 1, obtendo grande vantagem para o segundo jogo, no qual poderia perder por dois gols de diferença e,ainda assim, obter o título. Mesmo sofrendo forte pressão do adversário, o Grêmio estava conseguindo sustentar o empate, resultado que lhe servia. O primeiro tempo se encaminhava para terminar sem gols quando, aos 47 minutos, o Atlético abriu o placar, com Kauã Soares. Aos 16 minutos do segundo tempo, Kauã Soares ampliou para o Atlético. Havia muito jogo pela frente, e o Grêmio, para alcançar o título no tempo normal, não poderia sofrer mais gols. Com o adversário partindo para uma enorme pressão, surgiam espaços para os contra-ataques, e em três deles o Grêmio perdeu gols feitos. Porém, o Grêmio jogava a favor do relógio. A derrota por 2 x 0 ainda lhe permitia ser campeão. No entanto, as chances de gol desperdiçadas custaram caro ao Grêmio. O tempo regulamentar já havia se esgotado, a conquista estava cada vez mais perto, quando, aos 47 minutos, Ronaldo fez o terceiro gol do Atlético. O resultado levava a decisão para os tiros livres, e é óbvio que, pelas circunstâncias, o aspecto psicolgico era amplamente favorável ao Atlético. Não deu outra. O clube mineiro venceu por 4 x 2, e ficou com o título. A perda do título, da maneira como ocorreu, foi um duro golpe para a torcida do Grêmio, e uma mancha no currículo de uma geração de bom nível. A queda de rendimento técnico do primeiro para o segundo jogo foi inexplicável. A ausência, em ambos os jogos, do goleiro titular Gabriel Menegon, da Seleção Brasileira Sub-17, que estava lesionado, pesou muito, mais o maior destaque negativo do Grêmio foi Gabriel Mec. Mais famoso nome do grupo, não jogou bem em nenhuma das duas partidas e, hoje, perdeu uma chance clara de gol e errou a cobrança de tiro livre que, como consequência, deu o título ao Atlético. A torcida do Grêmio, que proporcionou um público de 7.500 pessoas no primeiro jogo, não merecia tão grande decepção.

sexta-feira, 17 de outubro de 2025

Protesto

Um fato emblemático marcou, hoje, a abertura da nona rodada do Campeonato Espanhol, no jogo Oviedo x Espanyol. Por orientação da Associação de Futebolistas da Espanha (AFE) foi feito um protesto contra a realização, em dezembro próximo, do jogo Villareal x Barcelona, válido pela competição, fora do território espanhol, em Miami (EUA). A AFE alega falta de transparência da Liga Espanhola quanto a realização do jogo. A Liga Espanhola refuta a acusação, diz que o assunto já vinha sendo amplamente discutido, que se trata de um fato isolado que não interferirá no equilíbrio da disputa, e que visa aumentar a visibilidade do campeonato no mercado americano. A UEFA concedeu a autorização para a realização do jogo, em caráter excepcional, mas argumentou ser contra partidas de campeonatos nacionais fora dos territórios de seus países. A situação evidencia o quanto a excessiva mercantilização está afetando o futebol. O que, um dia, foi um esporte, atualmente é, apenas, um balcão de negócios, cada vez mais lucrativo. Bom seria se o protesto dos jogadores espanhóis significasse o início de uma conscientização da categoria sobre a necessidade de repensar as estruturas do futebol, diminuindo a sua condição de "produto", e recuperando, ao menos em parte, a sua ludicidade.

quinta-feira, 16 de outubro de 2025

Vitória consistente

Não foi um resultado fortuito. O Grêmio venceu o São Paulo por 2 x 0, hoje, na Arena, pelo Campeonato Brasileiro, uma vitória consistente. O jogo começou com o Grêmio sem conseguir chegar ao ataque, e o São Paulo ficando a maior parte do tempo com a bola. Curiosamente, isso começou a se modificar aos 28 minutos, quando Alysson, lesionado, foi substituído por Pavón. Por mais incrível que pareça, Pavón deu muito mais dinamismo ao ataque, e, inclusive, desferiu um belo chute de fora da área, obrigando Rafael a fazer uma grande defesa. Amuzu, mais adaptado ao clube, deu mais uma bonita assistência para Carlos Vinícius abrir o placar aos 38 minutos. Aos 10 minutos do segundo tempo, de pênalti, Carlos Vinícius ampliou para o Grêmio. Pouco depois, um novo pênalti cometido pelo São Paulo, foi ignorado pela arbitragem. Mesmo assim, o Grêmio teve duas grandes chances de aumentar o placar, com Cristian Olivera e Cristaldo, que também entraram durante o jogo. A maior posse de bola do São Paulo se mostrou inócua. Demonstrando solidez defensiva, o Grêmio não sofreu maiores ameaças a sua meta. O lance mais perigoso do São Paulo, uma bola na trave chutada por Ferreirinha, só aconteceu nos acréscimos. Com a vitória, o Grêmio subiu duas posições na classificação, e torna a sonhar com, quem sabe, chegar a Pré-Libertadores.

quarta-feira, 15 de outubro de 2025

Ilusão desfeita

Durou pouco a perspectiva de melhora. O Inter perdeu por 3 x 1 para o Mirassol, hoje, no Maião, pelo Campeonato Brasileiro, o que tornou uma ilusão desfeita a ideia de que seu futebol estaria melhorando. A vitória sobre o Botafogo no Beira-Rio, no último jogo antes da Data Fifa, deu esperanças aos torcedores do Inter. A boa atuação contra o clube carioca fez com que muitos acreditassem estar diante de um "novo" Inter. A derrota de hoje, com um péssimo desempenho, e a goleada de 3 x 0 sofrida pelo Botafogo para o Flamengo, no Engenhão, mostram que aquele resultado se explica mais pelos defeitos de quem perdeu do que pelas supostas virtudes do vencedor. A apresentação do Inter no Maião foi constrangedora. O placar só não foi mais largo porque o Mirassol diminuiu seu ritmo depois de construir uma vantagem folgada. O goleiro do Inter, Anthoni, falhou em todos os gols. A pior falha foi no primeiro gol, quando Anthoni deu um tapa na bola para dentro da meta. As perspectivas para o Inter não são nada animadoras. A situação só não é pior porque os clubes que estão na zona de rebaixamento não esboçam uma reação. O final de ano do Inter se encaminha para ser melancólico, e nada indica que em 2026 vá ocorrer uma grande melhora.

terça-feira, 14 de outubro de 2025

Um choque de realidade

Bastaram quatro dias para o encanto se acabar. A Seleção Brasileira, depois de golear a Coreia do Sul na sexta-feira, e entusiasmar público e crítica, teve um choque de realidade, hoje, ao perder por 3 x 2, de virada, para o Japão, no Estádio de Tóquio. A Seleção que jogou com várias alterações em relação a escalação contra a Coreia do Sul, fez 2 x 0, com facilidade e muito bom futebol, no primeiro tempo. Porém, no segundo, a Seleção parou de jogar, e viu o Japão virar o jogo em apenas 19 minutos. Nos dois primeiros gols do Japão, Fabrício Bruno falhou terrivelmente, o segundo, inclusive foi contra, ainda que a arbitragem não tenha consignado assim. No último gol, Hugo Souza foi quem falhou. Afora as falhas individuais já referidas, as substituições feitas pelo técnico Carlo Ancelotti também colaborararam para o resultado negativo. Nomes como Joélinton e Richarlison rebaixam o nível técnico da equipe, e dificultaram a tentativa de uma reação. Foi a primeira derrota da Seleção para o Japão em 14 jogos entre as duas equipes. Também foi, apenas, a segunda vez na história que a Seleção perdeu um jogo depois de abrir dois gols de vantagem. Sendo assim, o resultado se caracteriza como constrangedor.

segunda-feira, 13 de outubro de 2025

Título encaminhado

Foi muito melhor do que se podia esperar. O Grêmio goleou o Atlético Mineiro por 4 x 1, hoje, na Arena, no primeiro jogo da decisão do Campeonato Brasileiro Sub-17, e está com o título encaminhado. A goleada começou a ser construída logo aos 6 minutos, com um gol de Lucca. Aos 31, Samuel, do Atlético, foi expulso ao cometer uma falta violenta, por trás, em João Borne. O árbitro nada havia marcado, mas, chamado pelo VAR para verificar o lance no monitor, reviu sua decisão. Na cobrança da falta, Róger fez 2 x 0 para o Grêmio. Aos 35, João Borne ampliou para o Grêmio, resultado que se manteve até o intervalo. No segundo tempo, aos 3, Lucca fez mais um gol, aumentando a vantagem do Grêmio. Porém, aos 4, Mosquito descontou para o Atlético, numa falha do goleiro Vitão, que substituía o titular Gabriel Menegon, ausente por estar lesionado. A diferença de gols diminuiu um pouco, mas continuou grande, e poderia ter sido ainda maior, pois o Grêmio teve várias outras chances para marcar. O segundo jogo da decisão será sábado, as 11h, na Arena MRV. Caso seja campeão, o Grêmio obterá um título inédito para o clube.

domingo, 12 de outubro de 2025

Piada de péssimo gosto

Não há como analisar de outra forma. A possibilidade de que o Inter venha a ser declarado campeão brasileiro de 2005, de forma retroativa, é uma piada de péssimo gosto. Caso isso venha a acontecer, não implicaria na perda do título por parte do Corinthians, os dois clubes seriam declarados campeões. A absurda ideia está sendo articulada nos bastidores por figuras influentes ligadas ao clube. Não se pode duvidar de nada quando se sabe que a CBF equiparou os títulos do Robertão e da Taça Brasil aos do Campeonato Brasileiro, multiplicando as conquistas de Santos e Palmeiras, e, recentemente, deu o mesmo peso a um torneio de seis clubes ganho pelo Atlético Mineiro em 1937. O Inter e seus torcedores reclamam, até hoje, vinte anos depois, de que tiveram o título do Brasileirão de 2005 roubado. Não cabe retroceder no tempo para argumentar sobre a veracidade dessa afirmativa. O fato, concreto, é que o campeão brasileiro daquele ano é o Corinthians, o resto é lamúria. Prejuízos extracampo sempre existirão no futebol. Se a cada vez que um clube perder um título por problemas dessa natureza abrir-se a possibilidade de uma ação retroativa, será o fim do futebol.

sábado, 11 de outubro de 2025

Ano ruim

O desempenho do futebol do Rio Grande do Sul em 2025 é muito abaixo de qualquer expectativa. O ano ruim, fora do âmbito doméstico, atinge todos os clubes. Grêmio e Inter fazem campanhas fracas no Campeonato Brasileiro, depois de terem sido eliminados, precocemente, das copas das quais participaram. O outro clube do estado na Primeira Divisão, o Juventude, está virtualmente rebaixado, após a goleada de 4 x 1 sofrida, hoje, para o Palmeiras, no Allianz Parque. Seu maior rival, o Caxias, empatou em 1 x 1 com o Floresta (CE), no Francisco Stédile, e não conseguiu subir para a Segunda Divisão. Depois de ter feito a melhor campanha da primeira fase da Série C, ficou na lanterna da segunda etapa, a que define os promovidos de divisão, sem ter ganho nenhum dos seis jogos. O Ypiranga de Erechim, que há anos chega perto de subir, nesse ano foi eliminado na primeira fase da Segunda Divisão. São Luiz de Ijuí e São José não fizeram boas campanhas na Série D. O futebol do Rio Grande do Sul, claramente, está num momento de crise técnica. A falta de recursos para compor grupos tecnicamente qualificados aparece como a causa mais óbvia para o mau momento, mas não é a única. A situação atual indica a necessidade de todos os diretamente envolvidos no futebol do estado, jogadores, técnicos, dirigentes, profissionais de imprensa, fazerem uma ampla reflexão sobre o que está acontecendo, e buscar a retomada do protagonismo de outros tempos.

sexta-feira, 10 de outubro de 2025

Desempenho animador

Não há motivo para ufanismo, nem para desdém. Em amistoso, hoje, no Estádio Copa do Mundo, de Seul, a Seleção Brasilera goleou a Coreia do Sul por 5 x 0, mostrando um desempenho animador. Se o adversário não é uma potência do futebol mundial, também está longe de ser desprezível. Possui jogadores de destaque como o zagueiro Kim, titular do Bayern de Munique, e o atacante Son, ex-Tottenham. A exibição da Seleção foi alentadora, demonstrando um entendimento dentro das quatro linhas que há muito tempo não se via. Casemiro, Bruno Guimarães, Matheus Cunha, Estevão e Vinícius Júnior tiveram grandes atuações. Claramente, a Seleção já tem uma equipe base, que deverá sofrer poucas variações até a Copa do Mundo. Em relação a escalação e banco de reservas vistos hoje, apenas jogadores que estão lesionados, como Vanderson, Wesley, Marquinhos e Rafinha deverão ser integrados ao grupo. Ainda é cedo para maiores entusiasmos, mas a Seleção já dá esperanças ao torcedor, o que não acontecia até pouco tempo atrás.

quinta-feira, 9 de outubro de 2025

A aposentadoria de Barroso

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso, anunciou, hoje, que irá antecipar sua antecipar sua saída do orgão. A aposentadoria de Barroso se dá oito anos antes do prazo de seu afastamento compulsório, que só aconteceria em 2033, quando completará 75 anos. Barroso foi nomeado para o STF em 2013, pela então presidente Dilma Rousseff e, caso permanecesse até a aposentadoria compulsória, ficaria exatos 20 anos no orgão. Portanto, seu período no STF se estenderia pelos dois próximos mandatos presidenciais. A justificativa de Barroso para a sua atitude foi a vontade de viver novas experiências nos anos que lhe restam, e ter mais tempo para a família e outras atividades. Declarou, ainda, que a vida é feita de ciclos, e que é preciso saber a hora de começar e encerrar cada um deles. Com a aposentadoria de Barroso, o presidente Luís Inácio Lula da Silva terá a oportunidade de indicar mais um ministro do STF ainda no seu atual mandato, no qual já o fez com Flávio Dino e Cristiano Zanin. Outras indicações só poderão ser feitas por Lula caso obtenha, no ano que vem, a sua reeleição, já que as próximas aposentadorias compulsórias, dos ministros Luís Fux e Carmen Lúcia, só ocorrerão em 2028 e 2029, respectivamente.

quarta-feira, 8 de outubro de 2025

Congresso demofóbico

A atual composição das casas congressuais brasileiras não tem, em sua maioria, compromissos com os interesses da população. Pelo contrário, é um Congresso demofóbico, como comprova o projeto que será votado, hoje na Câmara dos Deputados, o qual propõe a redução do poder de fiscalização do Sistema de Proteção dos Direitos do Consumidor, que tem nos Procons o seu grande expoente. O projeto determina, entre outros itens, que a primeira ação fiscalizatória seja apenas preventiva, mesmo em casos de possibilidade de contaminação ou risco a segurança do consumidor, impedindo que se aplique, de imediato, uma multa para a empresa. A votação de um projeto com esse teor torna-se ainda mais chocante por ocorrer no momento em que o país vive o drama das pessoas afetadas pela ingestão de bebidas alcoólicas com metanol. A simples colocação do projeto em votação, independentemente de sua aprovação ou não, é um escárnio, e mais uma demonstração de que o Congresso brasileiro representa, majoritariamente, a defesa de interesses corporativos, setoriais, e até de milícias e facções, em detrimento dos anseios da população.

terça-feira, 7 de outubro de 2025

A blitz do Grêmio

Sistematicamente prejudicado pelas arbitragens, o Grêmio, finalmente, resolveu reagir fortemente. A "blitz" do Grêmio é como está sendo chamado o conjunto de ações estabelecido, que inclui reuniões na CBF e a divulgação de um vídeo em que 15 graves erros de arbitragem contra o clube são listados. Somado a esse esforço do clube, estão as faixas de protesto colocadas por torcedores do Grêmio em frente a sede da CBF. Outra atitude do Grêmio foi recorrer ao STJD pedindo a anulação dos cartões dados a Kannemann e Marlon no fatídico jogo contra o Red Bull Bragantino. Todas essas movimentações, do clube e de sua torcida, mostram que o Grêmio cansou de ver seus protestos ignorados, e resolveu rugir contra os prejuízos que vem sofrendo com os erros de arbitragem. O quanto isso vai resultar em efeitos práticos, só o tempo dirá, mas o Grêmio, diante dos graves danos que a arbitragem lhe impôs no último sábado, reagiu com a energia e altivez que sua grandeza exigem.

segunda-feira, 6 de outubro de 2025

A conversa

Enfim, aconteceu. A conversa, que era tão esperada, entre o presidente Luís Inácio Lula da Silva e o seu colega americano Donald Trump ocorreu hoje pela manhã, por iniciativa do último. O diálogo telefônico durou meia-hora. A conversa foi negociada em sigilo, para evitar interferência da oposição. O vice-presidente Geraldo Alckmin disse que o "papo" entre os dois presidentes foi melhor do que o esperado. Trump definiu a conversa como "muito boa", e informou que versou sobre comércio e economia. Lula mostrou-se surpreso com a afabilidade de Trump, e aproveitou para pedir que o presidente americano suspenda os tarifaços e sanções impostos ao Brasil. A cordialidade da conversa permitiu, até mesmo, que Lula fizesse brincadeiras com o fato de os dois serem octogenários. Pelo que foi revelado por assessores do presidente brasileiro, o assunto Bolsonaro não fez parte do diálogo, o que é um bom sinal. Porém, o governo brasileiro adota cautela quanto aos resultados da conversação, pois, Trump, como se sabe, é mercurial, e pode mudar de postura de uma hora para a outra. Ainda assim, a conversa entre Lula e Trump gerou abatimento entre os bolsonaristas. O fato da iniciativa da conversa ter partido de Trump, e de os dois presidentes terem trocado telefones, dispensando a participação de intermediários, deixou claro que Eduardo Bolsonaro e Paulo Figueiredo não tem a exclusividade da interlocução com o americano.

domingo, 5 de outubro de 2025

Campeonato desmoralizado

O fim de semana, no Campeonato Brasileiro, foi abjeto em termos de arbitragem. A consequência é um campeonato desmoralizado. Os recorrentes "erros" de arbitragem estão influindo diretamente no resultado dos jogos, prejudicando uns e beneficiando outros. A argumentação de que todos são beneficiados e lesados é cínica. Há clubes que são sistematicamente prejudicados pela arbitragem, como é o caso do Grêmio que, em seus dois últimos jogos, contra Santos e Red Bull Bragantino, teve um gol legítimo anulado, um jogador injustamente expulso, e um pênalti inexistente que decretou a sua derrota num deles. Outros clubes, como o Palmeiras, são beneficiados. Hoje, quando perdia por 2 x 0 para o São Paulo, cometeu um pênalti escandaloso, que não foi marcado pela arbitragem. Um minuto depois, um jogador do Palmeiras comete uma falta para cartão vermelho direto, mas recebe apenas o amarelo. Beneficiado por esses dois "erros" da arbitragem, o Palmeiras virou o jogo. Outro sistematicamente beneficiado é o Inter, que é o clube que mais teve pênaltis marcados a seu favor em 2025, no mundo todo. Em contrapartida, quando os pênaltis são cometidos pelo Inter, deixam de ser marcados, Foi o caso de ontem, em que dois pênaltis escandalosos em favor do Botafogo foram sonegados pela arbitragem. O Brasileirão de 2025 está irremediavelmente manchado. A CBF já divulgou o afastamento das equipes de arbitragem que atuaram nos jogos Red Bull Bragantino x Grêmio e São Paulo x Palmeiras. Porém, isso não devolve os pontos perdidos por Grêmio e São Paulo. Dentro em breve, eles estarão trabalhando de novo, e cometendo novos erros. São necessárias medidas profundas, e punições bem mais severas.

sábado, 4 de outubro de 2025

Auxílio frequente

Se é brindado com pênaltis a seu favor a todo o momento, o Inter dificilmente os vè serem dados para seus adversários. O Inter venceu o Botafogo por 2 x 0, hoje, no Beira-Rio, num jogo em que teve, mais uma vez, o seu auxílio frequente, da arbitragem, que deixou de marcar dois pênaltis claros cometidos por Gabriel Mercado. Depois de sofrer gols nos seus últimos 15 jogos, o Inter saiu da partida de hoje sem ser vazado. A vitória do Inter começou a ser construida logo aos 8 minutos, com um gol de Alan Patrick, numa falha.do goleiro Léo Link. Vitinho, aos 5 minutos do segundo tempo, completou o placar, ao receber um lançamento de Carbonero. O Botafogo, mais uma vez, teve uma atuação decepcionante, incompatível com a qualidade de seus jogadores, Está mais do que claro que a contratação do técnico Davide Ancelotti foi um erro. Em relação ao Inter, nenhuma novidade. Ganhe ou perca seus jogos, o Inter, quase sempre, conta com o auxílio prestimoso da arbitragem.

Roubado

Há muito tempo não se via uma arbitragem tão prejudicial a um clube. O Grêmio perdeu por 1 x 0 para o Red Bull Bragantino, hoje, no Cícero de Souza Marques, e foi, sem rodeios, roubado pela arbitragem. Dois "erros" terríveis do árbitro Lucas Casagrande (PR), influíram, diretamente, para o resultado final. Primeiro, a injusta expulsão de Kannemann, aos 42 minutos do primeiro tempo. Depois, um absurdo pênalti marcado aos 54 minutos do segundo tempo. Com um jogador a menos tão cedo, o Grêmio armou uma enorme retranca, na volta do intervalo. Uma atitude que é muito arriscada, pois sustentar um resultado sendo pressionado durante tanto tempo é uma tarefa extremamente árdua, mas o Grêmio teria conseguido, não fosse a marcação de um pênalti inexistente, num minuto adicional concedido pelo árbitro depois de longos 8 minutos de acréscimo. O prejuízo causado ao Grêmio pela arbitragem não pode ser reparado, e o pior é saber que vai ficar por isso mesmo, ou seja, ninguém será punido.

sexta-feira, 3 de outubro de 2025

O fim dos testes

Ao anunciar, anteontem, a convocação para os amistosos contra Coreia do Sul e Japão, o técnico da Seleção Brasileira, Carlo Ancelotti, fez uma importante revelação. Ancelotti decretou o fim dos testes, dizendo que, a partir dessa convocação, quer firmar um grupo. Com isso, salvo lesões ou surpresas de última hora, os convocados na quarta-feira devem compor o grupo que irá disputar a Copa do Mundo, daqui a oito meses. Não é por acaso que André e Rodrygo, que ficaram de fora em convocações anteriores, estão de volta. Nomes como Alisson e Vanderson, ausentes por lesão, deverão retornar, naturalmente, quando estiverem recuperados. A atual "safra" de jogadores brasileiros está longe de ser brilhante, mas, bem treinada, pode formar uma equipe competitiva. A Seleção não está entre as favoritas para o título da próxima Copa. Porém, isso não a torna uma carta fora do baralho. Tendo como técnico o nome qoe a CBF considera o melhor, a Seleção tem condição, em princípio, de fazer uma boa campanha na Copa e, até mesmo, aspirar ao título. Resta esperar para ver.

quinta-feira, 2 de outubro de 2025

As mudanças no calendário

A CBF anunciou alterações importantes na distribuição de datas no futebol brasileiro para 2026. As mudanças no calendário farão com que os campeonatos estaduais diminuam de 16 para 11 datas. O Campeonato Brasileiro, que irá parar por mais de um mês no período de disputa da Copa do Mundo, começará em janeiro e terá parte de sua realização em paralelo com a disputa dos estaduais. Foi criada mais uma copa, a Sul-Sudeste, mas clubes que estiverem na Libertadores ou Sul-Americana não participarão de competições regionais. A única medida negativa foi que a decisão da Copa do Brasil será em jogo único, em estádio neutro. Repete-se, dessa forma, o erro cometido pela Conmebol na Libertadores e Sul-Americana, mimetizando o que fazem os europeus. De resto, as medidas são uma boa tentativa de tornar o calendário do futebol brasileiro menos massacrante.

quarta-feira, 1 de outubro de 2025

Salvo pelo apito amigo

Um resultado construído pela arbitragem. O Inter smpatou em 1 x 1 com o Corinthians, hoje, no Beira-Rio, pelo Campeonato Brasileiro, e foi salvo pelo apito amigo. O gol do Inter, no último lance do jogo, aos 50 minutos do segundo tempo, foi resultado de um pênalti inexistente. Até então, o Inter repetia suas más atuações anteriores, criando poucas chances de gol. O Corinthians, que abrira o placar logo aos 10 minutos de jogo, com Gui Negão, mesmo sem fazer uma grande atuação, estava garantindo a vitória, até ser prejudicado pela arbitragem. Era o último minuto dos acréscimos dados pelo árbitro, quando o pênalti foi marcado. Carbonero marcou o gol de empate. Com isso, o que seria uma enorme vaia da torcedor por mais uma derrota do Inter, transformou-se na sensação de alívio por um empate, evitando o agravamento da crise que o clube vive. Se, em várias ocasiões, o Inter reclamou de erros de arbitragem que lhe desfavoreceram em jogos contra o Corinthians, hoje foi o clube paulista que deixou de vencer por causa do apito amigo que auxiliou o adversário.

Resultado com gosto amargo

Uma vitória que escorreu pelos dedos. O Grêmio empatou em 1 x 1 com o Santos, hoje, na Vila Belmiro, pelo Campeonato Brasileiro, um resultado com gosto amargo. Antes do jogo, um empate fora de casa contra o Santos não poderia ser considerado um mau resultado, ainda que o clube paulista não faça uma boa campanha. Porém, dado o que se viu no jogo, esse entendimento não se aplica. Aos 18 minutos do primeiro tempo, o Grêmio marcou um gol com Alysson, que foi injustamente anulado devido a um toque de mão involuntário de Edenílson. O mesmo Edenílson fez, aos 10 minutos do segundo tempo, o gol que colocou o Grêmio em vantagem. No entanto, aos 17, o técnico do Grêmio, Mano Menezes, cometeu um erro grave, ao retirar Arthur e colocar Alex Santana em seu lugar. A saída de Arthur, que nào havia errado um único passe até o momento em que foi substituído, fez o Grêmio ficar sem nenhuma capacidade de retenção de bola, o que levou o Santos a estabelecer um enorme pressão, até conseguir o empate, aos 44 minutos. A atuação de Alex Santana, como das outras vezes em que jogou, foi péssima. Se a arbitragem errou ao anular um gol legítimo de Alysson, Mano Menezes também contribuiu para que o Grêmio não obtivesse a vitória.