sábado, 31 de maio de 2025
Goleada histórica
Foi a vitória mais elástica numa decisão de Champions League. O Paris Saint Germain finalmente conquistou o tão sonhado título da competição ao vencer o Inter de Milão, hoje, na Allianz Arena, por 5 x 0, uma goleada histórica. Nem parecia uma decisão, tamanha a facilidade com que o Paris Saint Germain obteve a vitória. Aos 12 minutos, Hakimi abriu o placar. Doue ampliou aos 19. O mesmo Doue fez o terceiro gol aos 17 do segundo tempo. Kvaratskhelia marcou o quarto gol aos 28 minutos. Mayulu, que entrara momentos antes, fechou a goleada, aos 40. Doue, o melhor jogador da partida, e Mayulu, autor do último gol, têm apenas 19 anos. Depois de anos de investimentos milionários em jogadores como Cavani, Neymar, Mbappé e Messi, o Paris Saint-Germain conseguiu o seu tão buscado título da Champions League com uma formação jovem e sem grandes estrelas. O único remanescente dos fracassos das Champions anteriores é o zagueiro, e capitão, Marquinhos, brasileiro, que completou 31 anos no último dia 14. Foram vários os destaques individuais do Paris Saint-Germain ao longo da campanha, como Dembelé, Donnaruma, Hakimi e Kvarastskhelia, mas a força maior esteve no conjunto. Pela primeira vez em 59 edições da Champions League, um clube francês é campeão da competição, já que o título do Olympique de Marselha, em 1993, foi cassado. Na atual temporada, o Paris Saint-Germain conquistou os títulos do Campeonato Francês, da Copa da França, da Supercopa da França e da Champions League. Totalmente hegemónico em seu país, o Paris Saint-Germain, agora, atinge o patamar de um clube de expressão continental.
sexta-feira, 30 de maio de 2025
A renovação de Neymar
O contrato de Neymar com o Santos está por findar. A renovação de Neymar com o Santos é improvâvel. As duas frases revelam uma situação absurda, pois, nos seis meses em que esteve no Santos, até agora, Neymar pouco jogou, e sofreu vârias lesões. Em vez de se empenhar na recuperação de suas contusões, Neymar continuou a levar uma trepidante vida particular. O Santos em nada se beneficiou com a sua vinda. Sem poder contar, de maneira efetiva e regular, com o jogador, o clube não fez boa campanha no Campeonato Paulista, e está na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro. Mesmo diante de tudo isso, a maior parte da imprensa esportiva brasileira segue esperando pela retomada da carreira de Neymar, e aposta nele para ser o grande condutor da Seleção Brasileira ao sexto tífulo mundial. Na Copa do Mundo Neymar já estará com 34 anos, o que torna ainda mais remota a hipótese de que venha a brilhar na competição. Na prática, Neymar já é um ex-jogador. Falta, apenas, a admissão do fato pelo próprio Neymar,
quinta-feira, 29 de maio de 2025
Suplício
Os jogos do Grêmio se tornaram experiências torturantes para os seus torcedores. O Grêmio venceu por 1 x 0 o Sportivo Luqueño (PAR), hoje, na Arena, pela Copa Sul-Americana, e o jogo foi mais um suplício para a torcida. Com uma escalação totalmente reserva, o Grêmio parecia se encaminhar para uma vitória tranquila, pois, aos 9 minutos, teve um pênalti marcado em seu favor. Porém, Arezo cobrou muito mal, facilitando a defesa do goleiro. Ainda que tivesse uma altíssima posse de bola, o Grêmio não conseguia abrir o placar. Nem mesmo a expulsão de Vera, aos 37 minutos, facilitou a busca do Grêmio pelo gol, e o primeiro tempo terminou em 0 x 0. O segundo tempo se arrastava no mesmo panorama quando, aos 30 minutos, o garoto Riquelme, que havia entrado um pouco antes, fez o gol que, finalmente, encaminhou o Grêmio para a vitória. No entanto, não havia o que comemorar. Com o inesperado empate do Godoy Cruz, jogando em casa, com o Atlético Grau, o Grêmio ainda poderia ficar em primeiro lugsr no grupo e fugir dos playoffs, desde que vencesse o Sportivo Luqueño por três gols de diferença mas, mesmo atacando insistentemente, isso não aconteceu. A expulsão de Aguirre, aos 40 minutos, deixou o Grêmio com dois jogadores a mais, e nem assim o placar foi ampliado. Não há desculpas para um desempenho tão modesto diante de um adversário que é o antepenúltimo colocado do Campeonato Paraguaio. As escolhas do técnico Mano Menezes ajudam a explicar a lamentável atuação do Grêmio. Não há "gestão" de grupo que justifique a escalação de Nathan Pescador. Riquelme, autor do gol da vitória, só foi relacionado para o jogo por sugestão do coordenador técnico Felipão, que o vira atuar, na véspera, pelo sub-20. Cada vez mais, o Grèmio parece um barco desgovernado, flertando, perigosamente, com o naufrágio.
quarta-feira, 28 de maio de 2025
Adversário frágil
Foi um resultado dentro do esperado. O Inter venceu o Bahia por 2 x 1, de virada, hoje, no Beira-Rio, pela Libertadores, se valendo de um adversârio frágil e pouco competitivo. O Bahia tem um punhado de bons jogadores, mas não possui um conjunto consistente. Conseguiu abrir o placar aos 8 minutos do segundo tempo, mas cedeu o empate aos 12, o que é imperdoável para quem só se classificaria para as oitavas de final com uma vitória. Aos 31 minutos, sofreu a virada, perdendo qualquer chance de reagir. Com a surpreendente vitória do Nacional (URU) sobre o Nacional de Medellin (COL), o Inter ainda obteve o primeiro lugar do grupo. Agora, a Libertadores só retornará após o Campeonato Mundial de Clubes, no segundo semestre. Haverá um longo tempo para treinos, e jogadores deverão ser contratados, com outros saindo, na "janela" de meio do ano. Com isso, o desempenho dos clubes poderá melhorar ou decair.
terça-feira, 27 de maio de 2025
Direita troglodita
O espisódio ocorrido, hoje, no Senado, com a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, expôs, mais uma vez, a face cruel do direitismo. Convidada para uma sessão da Comissão de Infraestrutura do Senado, Marina era impedida de falar pelo presidente da mesma, senador Marcos Rogério (PL-RO) que cortava o seu microfone, em mais uma demonstração da direita troglodita que habita o Congresso brasileiro. Marina e Rogério discutiram, e o senador ironizou queixas da ministra. A discussão começou quando Marina disse se sentir ofendida por falas do senador Omar Aziz (PSDB-AM), e questionou a condução dos trabalhos, feita por Rogério. O senador, em dado momento, disse para a ministra se pôr no "seu lugar". Após nova discussão, com o senador Omar Aziz (PSDB-AM), Marina decidiu deixar o local. Antes disso, ainda com os ânimos exaltados, o senador Plínio Valério (PSDB-AM) afirmou que era preciso separar a ministra da mulher. Conforme Valério, a ministra merecia respeito, mas a mulher, não. O mesmo Valério, em março, num evento no Amazonas, havia declarado que tinha vontade de enforcar a ministra. O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (UNIÃO-AP), disse que não vai comentar o episódio, numa omissão inaceitável. Os lamentáveis fatos de hoje só mostram o quanto é danoso para o país o controle das casas do Congresso pela direita. Cabe ao eleitor brasileiro conscientizar-se sobre esse quadro e, pela via do voto, modificar essa situação.
segunda-feira, 26 de maio de 2025
Primeira convocação
Hoje, no dia seguinte a sua chegada no país, o técnico Carlo Ancelotti apresentou a sua primeira lista de convocados para a Seleção Brasileira. A primeira convocação de Ancelotti está dentro da realidade do futebol brasileiro, mas merece reparos. Jogadores como Danilo e Alex Sandro, ambos do Flamengo, já deveriam ter sido, definitivamente, descartados, pois nada mais tem a ofertar à Seleção. Outros, como Éderson, do Atalanta, não tem o nível que se exige de um jogador da Seleção. Alexandro, zagueiro do Lille, é um ilustre desconhecido dos brasileiros. Richarlison, do Tottenham, ainda está longe de sua melhor fase, e seu retorno às convocações, nesse momento, não se justifica. Porém, há retornos que devem ser saudados como Andreas Pereira, do Fulham, e Antony, do Bétis. Casemiro, do Manchester United, também volta à Seleção, pois vive boa fase em seu clube, e conta com a admiração de Ancelotti. Agora, resta esperar o começo do trabalho do novo técnico, e ver se irá corresponder à enorme expectativa que se formou em torno do seu nome.
domingo, 25 de maio de 2025
Em queda
A situação já é preocupante. O Inter empatou em 1 x 1 com o Sport, hoje, na Ilha do Retiro, pelo Campeonato Brasileiro, e segue em queda na competição. Com o resultado, o Inter caiu para o décimo-quarto lugar, aproximando-se da zona de rebaixamento. O Sport abriu o placar logo aos 6 minutos de jogo, depois de uma grave falha do goleiro Anthoni, que soltou a bola nos pés de Barletta. Mesmo fazendo um gol tão cedo, o Sport esbarrou em suas limitações técnicas, e não conseguiu se impor diante de um Inter com vários reservas. Logo no início do segundo tempo, Gustavo Prado marcou um golaço, e empatou o jogo. O gol perturbou o já pressionado Sport, que se deixou dominar pelo Inter e por pouco não perdeu o jogo. Nem a expulsão de Ronaldo, aos 40 minutos do segundo tempo, fez com que o Sport crescesse de produção. Vaiado intensamente por sua torcida durante o jogo, o Sport caminha, celeremente, para mais um rebaixamento. Com a cabeça inteiramente voltada para o jogo decisivo contra o Bahia, na quarta-feira, pela Libertadores, o Inter comprometeu ainda mais as suas perspectivas no Brasileirão.
Sabor diferente
Uma situação bem diversa em relação aos jogos anteriores. O Grêmio venceu o Bahia por 1 x 0, hoje, na Arena, pelo Campeonato Brasileiro, uma vitória com sabor diferente, pois, dessa vez, a arbitragem agiu em seu favor. O gol único do jogo, marcado por Braithwaite, cobrando um pênalti que não aconteceu, fez com que o Grêmio, tão castigado pela arbitragem em vários jogos, vivesse a situação contrária, de ser beneficiado. A vitória era essencial, e foi obtida. Como consequência, o Grêmio subiu para o décimo-segundo lugar na classificação, afastando-se da zona de rebaixamento, na qual estava. Mais uma vez, o Grêmio não jogou bem e, após marcar o gol, recolheu-se em uma retranca visando, apenas, a manutenção do resultado, o que, efetivamente, conseguiu. O caminho da recuperação do Grêmio será longo, mas, tendo se afastado da zona de rebaixamento, a pressão externa diminui, e o ambiente fica mais tranquilo para o trabalho.
sábado, 24 de maio de 2025
O cinema brasileiro segue em alta
As premiações de "Ainda estou aqui" não constituíram um fato isolado. O cinema brasileiro segue em alta e, hoje, conquistou dois dos principais prêmios do Festival de Cinema de Cannes. Wágner Moura ganhou o prêmio de melhor ator por "O agente secreto", inédito em se tratando de um brasileiro. Kléber Mendonça Filho recebeu o prêmio de melhor diretor, pelo mesmo filme. Foi a primeira vez que o Brasil recebeu dois prêmios na mesma edição do festival. Com mais esses dois troféus, cinco meses após Fernanda Torres ganhar o Globo de Ouro de melhor atriz, e dois depois de "Ainda estou aqui" receber o Oscar de melhor filme estrangeiro, o cinema brasileiro mostra que está numa fase consistente de qualidade, não vivendo mais de sucessos sazonais. Com isso, o Brasil vai se consolidando como um país importante no contexto da cinematografia internacional.
sexta-feira, 23 de maio de 2025
Não foi um título qualquer
Uma conquista cheia de significado. O Nápoli é o campeão italiano da temporada 2024/2025, e não foi um título qualquer. Até a chegada de Maradona ao clube, o Nápoli nunca havia sido campeão nacional. Com o astro argentino, foram dois títulos de campeão italiano. Depois do fim da era Maradona, o Nápoli enfrentou um longo jejum, e só tornou a ser campeão de seu país na temporada 2022/2023. Agora, apenas dois anos depois, repete o feito, disputando o título, até a última rodada, com o campeão da temporada anterior, o Inter de Milão. Com a conquista de dois títulos de maneira tão próxima, o Nápoli sinaliza estar mudando de patamar. Mostrando o nível de sua ambição, o clube contratou o técnico Antônio Conte, que tinha no currículo cinco títulos do campeonato italiano. Tendo perdido o centroavante Osimeh, grande nome da conquista de dois anos atrás, que foi para o futebol turco, apostou suas fichas no veterano Lukaku, e foi plenamente recompendado. Lukaku, que vinha rodando por vârios clubes, fez um grande campeonato, e marcou o segundo gol da vitória de hoje por 2 x 0 sobre o Cagliari, no Estádio Diego Armando Maradona, que selou a conquista do título. Certamente, os adversârios passarão a olhar o Nápoli de forma diferente, daqui para a frente. O clube mostrou que consegue ganhar títulos mesmo sem Maradona, e isso faz toda a diferença.
quinta-feira, 22 de maio de 2025
Obrigação cumprida
Não havia nenhum espaço para surpresas. O Inter goleou o Maracanã (CE) por 3 x 0, hoje, no Orlando Scarpelli, pela terceira fase da Copa do Brasil, tendo, assim, uma obrigação cumprida. A vitória do Inter por 1 x 0 no primeiro jogo, em casa, com um gol nos acréscimos, suscitou a possibilidade de que o Maracanã pudesse cometer uma "zebra" no segundo jogo. Porém, ao vender o mando de campo para uma empresa que levou a partida para Florianópolis, o Maracanã mostrou que o dinheiro, e não a questão esportiva, era a sua prioridade. O Maracanã até fez um bom primeiro tempo, que terminou empatado em O x 0, com Alan Patrick desperdiçando um pênalti para o Inter aos 21 minutos. No entanto, logo aos 4 minutos do segundo tempo, o mesmo Alan Patrick, cobrando falta, abriu o placar para o Inter. A partir daí, o Inter não encontrou mais resistência e chegou à goleada, mesmo desperdiçando, incrivelmente, mais dois pênaltis. Classificado para as oitavas de final da competição, o Inter voltará sua atenção, agora para as outras duas disputas em que está envolvido, o Campeonato Brasileiro, no qual está próximo da zona de rebaixamentimo, e a Libertadores, onde está com a classificação para as oitavas de final muito bem encaminhada.
quarta-feira, 21 de maio de 2025
O fim da reeleição
Uma medida aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado poderá ter consequências muito negativas se for aprovada pelo plenário. A medida em questão prevê o fim da reeleição para cargos executivos a partir do pleito de 2034, e traz no seu bojo outras alterações. A principal delas é que as eleições seriam coincidentes para todos os níveis, de municipal a federal, o que faria com que ocorressem a cada cinco anos, e não mais num intervalo de dois anos entre uma outra. Em relação à reeleição, trata-se de uma medida instituída na década de 90, de forma casuística, para permitir que o então presidente Fernando Henrique Cardoso concorresse a um segundo mandato consecutivo. Uma aberração, do ponto de vista jurídico, pois uma proposição dessa natureza jamais poderia beneficiar governantes que já estivessem no exercício do cargo, apenas os que viessem a se eleger futuramente. Desde então, a reeleição para cargos executivos segue vigorando no país. Caso a possibilidade de reeleição venha a ser extinta, os mandatos de cargos executivos seriam ampliados para cinco anos de duração, em vez dos atuais quatro. A medida aprovada na CCJ também prevê a redução do mandato de senadores de oito para cinco anos de duração. Dessa forma, o Senado renovaria o mandato de todos os seus integrantes a cada cinco anos, e não mais de dois terços num pleito e um terço no seguinte, como ocorre atualmente. As alterações propostas exigiriam adaptacões para que tudo ficasse ajustado a partir das eleições de 2034, o que incluiria extensões de mandatos, um fator extremamente pernicioso. Porém, o dado mais negativo de todos é, mesmo, a ocorrência de eleições, apenas, a cada cinco anos, o que faria com que só se realizassem dois pleitos por cada década no país. O argumento matreiro que sustenta essa proposição é o da "economia de recursos". Balela. Eleições com um intervalo tão longo entre uma e outra causam dois efeitos absolutamente deletérios. O primeiro é desacostumar o eleitor ao exercício do voto, o que conspira contra a democracia. O outro é confundir o eleitor com um só pleito para todos os cargos, de vereador a presidente. Resta esperar, para o bem do país, que a medida não seja confirmada pelo plenário.
terça-feira, 20 de maio de 2025
Eliminação vergonhosa
Nada é tão ruim que não possa piorar. O Grêmio empatou em O x 0 com o CSA, hoje, na Arena, pela Copa do Brasil, e sofreu uma eliminação vergonhosa da competição. Em quatro jogos, o Grêmio empatou três e perdeu um, contra os modestos São Raimundo (RR), Athletic (MG), e CSA. Hoje, mais uma vez, o Grêmio jogou muito mal, coletiva e individualmente. Mesmo tendo 77% de posse de bola no total, não conseguiu superar a retranca do adversário, que jogava pelo empate por ter ganho a primeira partida por 3 x 2. O técnico do Grêmio, Mano Menezes, apresentou uma escalação bem ofensiva, com dois extremas, mas a formação não teve efeito prático. Brairhwaite, mais uma vez, foi uma nulidade, e sua titularidade já merece ser questionada. Porém, ainda que o Grêmio tenha realizado, mais uma vez, uma péssima atuação, o resultado também teve a influência decisiva da arbitragem. Aos 43 minutos do segundo tempo, Aravena marcou o gol que levaria a decisão para os tiros livres da marca do pênalti, mas o árbitro Matheus Candançan (FIFA-SP), anulou o lance, alegando uma falta de ataque, inexistente, de Kannemann. Chamado pelo VAR para verificar a jogada no monitor, o árbitro absurdamente, manteve a sua decisão. Pelo segundo jogo consecutivo, o Grêmio é prejudicado pela arbitragem com marcações que interferiram diretamente no resultado. O momento do Grêmio é aterrador, e não deixa margem para a esperança de dias melhores.
segunda-feira, 19 de maio de 2025
Ranking absurdo
A Federação Internacional de História e Estatística do Futebol (IFFHS), uma instituição de discutível relevância, aprontou mais uma das suas. A IFFHS divulgou um ranking absurdo, pelo seu conteúdo, com os dez maiores jogadores de futebol da história, sem informar quais os critérios utilizados na elaboração da lista. No referido ranking, Messi aparece em primeiro lugar, com Pelé em segundo, Maradona em terceiro, e Cristiano Ronaldo, em quarto. Outros dois brasileiros também aparecem na lista, Ronaldo, em sexto, e Ronaldinho, em décimo. Os outros quatro integrantes do ranking são Cruyff, Zidane, Beckenbauer e Di Stéfano. A maior aberração da lista é quanto ao primeiro colocado. Pelé é incomparável, não pode ficar atrás de ninguém. Logo depois dele, sem dúvida, tem de estar Maradona. Messi disputaria o terceiro e quarto lugares com Cruyff. Cristiano Ronaldo é um grande goleador, mas está longe de poder integrar uma lista tão seleta. Entre os brasileiros, Garrincha e Romário, que não foram lembrados, teriam de ser incluídos. Ambos são muito superiores a Ronaldo e Ronaldinho. Um ranking dos melhores não deve se render a dados estatísticos, nem a premiações recebidas pelos jogadores, mas, sim, levar em conta a qualidade técnica intrínseca de cada um. Por esse critério, Pelé estará sempre no primeiro lugar, nunca será superado.
domingo, 18 de maio de 2025
Tropeço
Apenas dois titulares foram poupados, mas o rendimento deixou muito a desejar. O Inter empatou em 1 x 1 com o Mirassol, hoje, no Beira-Rio, pelo Campeonato Brasileiro, um tropeço inesperado, diante de um adversário modesto. O Mirassol abriu o placar logo aos 8 minutos, com Jemmes, e sustentou o resultado até os 32 do segundo tempo, quando Ricardo Mathias empatou para o Inter. Mesmo com um bom tempo para obter a virada, o Inter não conseguiu alcançar a vitória. Com o resultado, o Inter permanece em décimo-quinto lugar na classificação do Brasileirão, apenas um ponto acima da zona de rebaixamento. Em todos os jogos em que saiu atrás no placar, o Inter só conseguiu a virada contra o Juventude. Nos demais, perdeu ou empatou. A verdade é que a vitória sobre o Nacional (URU), no Parque Central, foi uma exceção em meio a uma série de resultados negativos. Claramente, o potencial do grupo de jogadores do Inter foi superestimado. Todos os cartuchos do Inter serão usados contra o Bahia, pela Libertadores. Se o Inter não obtiver a classificação para as oitavas de final da competição, a continuidade do trabalho do técnico Róger Machado estará seriamente ameaçada.
sábado, 17 de maio de 2025
Assaltado
Os fatos se repetem numa frequência extremamente revoltante. O Grêmio perdeu por 2 x 1 para o São Paulo, de virada, hoje, no Morumbi, pelo Campeonato Brasileiro e, mais uma vez, foi "assaltado" pela arbitragem. O primeiro tempo acabou com a vitória parcial do Grêmio por 1 x 0, gol de Aravena aos 36 minutos. Aos 3 minutos do segundo tempo, Arboleda empatou para o São Paulo. Embora o São Paulo tenha crescido de produção na volta do intervalo, o jogo se encaminhava para um empate definitivo até os 39 minutos, quando André Silva fez o segundo gol, na cobrança de um pênalti que não existiu. O árbitro Rodrigo José Pereira de Lima (PE), chamado pelo VAR, chegou a verificar o lance no monitor, mas manteve sua decisão, influindo diretamente no resultado. A vitória colocaria o Grêmio em nono lugar, o empate, em décimo-quinto, mas com a derrota, o clube voltou para a zona de rebaixamento. Após o jogo, o presidente do Grêmio, Alberto Guerra, destacou a influência que os seguidos "erros" de arbitragem estão tendo na campanha do clube no Brasileirão, retirando-lhe pontos que o deixariam muito melhor colocado na classificação da competição. Dentro das quatro linhas, o Grêmio até mostrou um melhor futebol em relação aos jogos anteriores, mas a arbitragem decretou a sua derrota. Uma situação que se repete, gerando revolta e uma sensação de impotência. pois nada é feito pela CBF para alterar esse quadro.
sexta-feira, 16 de maio de 2025
O vai e vem da CBF
Mais uma vez, o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, foi afastado do cargo por decisão da Justiça, já que se valeu de uma assinatura falsificada para convocar a eleição na qual obteve o cargo. O vai e vem da CBF expõe, de forma constrangedora, o modo como é administrado o futebol brasileiro. O último presidente "ficha limpa" da CBF, foi Giulite Coutinho, que ocupou o cargo de 1980 a 1986, sendo o primeiro ocupante efetivo do cargo. Fundada em setembro de 1979, a CBF foi presidida, nos seus primeiros meses de existência, pelo Almirante Heleno Nunes, que exercia o mesmo cargo na extinta CBD. Desde a saída de Giulite, a CBF teve como presidentes homens envolvidos em ações nebulosas, corrupção, improbidade administrativa, assédio sexual. Um deles, Ricardo Teixeira, manteve-se no posto por um longo período, sustentado pelo sucesso esportivo, pois a Seleção Brasileira ganhou duas Copas do Mundo, 1994 e 2002, sob a sua presidência. Após a saída de Teixeira, o fracasso esportivo somou-se aos permanentes desmandos. Nomes como José Maria Marin, Marco Pólo Del Nero, Rogério Caboclo e Ednaldo Rodrigues ocuparam o cargo máximo da CBF, com resultados caóticos dentro e fora das quatro linhas. Destituído em dezembro de 2023, Ednaldo Rodrigues voltou ao posto um mês depois, por força de uma liminar concedida pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes. Agora, tenta retornar pelo mesmo caminho. Mesmo que não obtenha êxito, não ocorrerão mudanças significativas no "modus operandi" da CBF com um novo presidente, seja quem for. A nova eleição determinada pela Justiça, anulando a que foi realizada há poucos dias, e que resultou num novo mandato para Ednaldo Rodrigues, será feita nos mesmos parâmetros da anterior, o que torna praticamente impossível a escolha de uma figura fora do sistema. Ainda assim, Ednaldo Rodrigues precisa ser afastado, definitivamente. Seu retorno ao cargo seria um acinte.
quinta-feira, 15 de maio de 2025
Facilidade
Foi muito diferente do que se esperava. O Inter venceu o Nacional (URU) por 2 x 0, hoje, no Parque Central, pela Libertadores, com facilidade, diante de um adversário que teve uma atuação abaixo da crítica. O Nacional, mesmo apoiado por sua torcida que foi em grande número ao estádio, e mostrando garra e disposição, tropeçou nas suas enormes deficiências técnicas. Com gols aos 45 minutos do primeiro tempo, e aos 52 do segundo, o Inter venceu o jogo sem maior esforço. Ainda que tenha chutado duas bolas na trave, o Nacional pouco exigiu do goleiro Anthoni, do Inter. Com o resultado, o Inter encaminhou sua classificação para as oitavas de final, bastando vencer o Bahia, no Beira-Rio, na última rodada.
quarta-feira, 14 de maio de 2025
José Mujica
Um ser humano notável. O ex-presidente do Uruguai José Mujica, que faleceu, ontem, aos 89 anos, foi um homem ímpar. Com profundo senso humanista, bateu-se sempre contra o modelo de sociedade consumista que vigora atualmente, e lutou contra a desigualdade econômica que a caracteriza. Conhecido, popularmente, como Pepe Mujica, o político uruguaio foi um ativista na juventude, e um grande pensador de esquerda na maturidade. Levava, por sua escolha, uma vida simples e despojada, sem concessões ao consumismo. Seu carro, símbolo dessa postura, era um modesto Fusca. Ressaltava que a vida não deve ser voltada só para o trabalho, é preciso, também, fruir o descanso e aproveitar o que ela oferta. Numa época em que a extrema-direita se expande no mundo, a figura de Mujica, em um pólo contrário, ganha uma dimensão ainda maior. Mujica teve uma longa e profícua vida, e deixa um enorme legado.
terça-feira, 13 de maio de 2025
Desesperança
Não é por nada que a torcida está desanimada e vem se ausentando do estádio. O Grêmio empatou em 1 x 1 com o Godoy Cruz, hoje, na Arena, pela Copa Sul-Americana, deixando no torcedor um sentimento de desesperança em relação ao futuro. O golaço de João Pedro, logo aos 6 minutos, parecia apontar para uma vitória tranquila, mas isso não aconteceu. Aos 28 minutos, Tiago Volpi tomou um "frango", e o Grêmio cedeu o empate. Mesmo com muito tempo de jogo pela frente, o Grêmio não conseguiu reagir. Embora tivesse maior posse de bola, o Grêmio fez um péssimo segundo tempo, perdendo quase todas as divididas. A sensação que se tinha é que o Grêmio estava mais próximo da derrota do que da vitória. O resultado foi ruim para o Grêmio porque deverá fazer com que termine em segundo lugar no grupo, o que o remeterá para a repescagem, contra um dos terceiros colocados da primeira fase da Libertadores, acrescentando mais dois jogos a um calendário que já é massacrante. Porém, pior do que esse fato é a falta de perspectiva de melhora que o Grêmio demonstra a cada jogo. O ano não chegou nem na metade, o que aponta para um longo ua torcida ainda terá muito o que sofrer em 2025.
segunda-feira, 12 de maio de 2025
A contratação de Carlo Ancelotti
Enfim, aconteceu. A CBF anunciou, hoje, a contratação de Carlo Ancelotti para ser o novo técnico da Seleção Brasileira. Sonho antigo do presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, o técnico italiano chega sob aplausos entusiasmados da colonizada imprensa esportiva brasileira. Porém, por várias razões, a contratação de Ancelotti é um equívoco. Primeiramente, porque, em todas as 22 Copas do Mundo disputadas até hoje, as seleções campeãs sempre foram treinadas por técnicos do seu próprio país. O salário e vantagens oferecidos para Ancelotti são obscenos, levando-se em conta a realidade brasileira. Serão R$ 4 milhões de salário. Bônus de 5 milhões de euros se ganhar a Copa do Mundo. Um apartamento no Rio de Janeiro com aluguel pago pela CBF. Um jatinho à disposição para fazer viagens de bate e volta para a Europa. Ancelotti tem um currículo admirável, mas seu trabalho no Real Madrid, no último ano, não foi bom. O clube foi eliminado nas semifinais da Champions League, e está fora da luta pelo título no Campeonato Espanhol. A Seleção Brasileira é a única que disputou todas as Copas do Mundo, sendo, também, a maior venceúdora da competição. Sendo assim, não deveria recorrer a técnicos estrangeiros.
domingo, 11 de maio de 2025
Desabamento
Ao que parece, tudo se encaminha para uma terra arrasada. O Inter foi goleado por 4 x 0 pelo Botafogo, hoje, no Engenhão, pelo Campeonato Brasileiro, ampliando um processo de desabamento poucas vezes visto. Foi a terceira derrota consecutiva do Inter, com 11 gols sofridos e apenas 3 marcados. A sequência massacrante de jogos fez com que o Inter poupasse titulares, jogando com uma escalação mista. Porém, tanto os titulares remanescentes quanto os reservas que começaram o jogo afundaram. O Botafogo atropelou o Inter, e poderia ter feito um placar ainda maior, já que perdeu outras chances claras de gol. Na próxima quinta-feira, o Inter tem um jogo decisivo contra o Nacional do Uruguai, no Parque Central, pela Libertadores. Se perder, novamente, a continuidade do técnico Róger Machado ficará seriamente ameaçada. Cabe lembrar que Róger Machado, recentemente, renovou seu contrato com o Inter até dezembro de 2026. No entanto, não há como sustentar um trabalho com tantas derrotas e gols sofridos em sequência. O ano do Inter, visto com otimismo por muitos, poderá se encerrar, em termos da perspectiva de grandes conquistas, ainda no mês de maio.
sábado, 10 de maio de 2025
Balde de água fria
Ficou um gosto amargo para o torcedor. O Grêmio empatou em 1 x 1 com o Red Bull Bragantino, hoje, na Arena, pelo Campeonato Brasileiro, um resultado que, pela forma como se deu, foi um balde de água fria na torcida. Com Nathan Pescador, absurdamente, escalado como titular, o Grêmio fez um mau primeiro tempo, com o Red Bull Bragantino sendo superior e exigindo boas defesas do goleiro Thiago Volpi. No segundo tempo, com a saída de Nathan Pescador e a entrada de Monsalve, o Grêmio perdeu várias chances de gol, entre elas uma bola na trave, obrigou Claiton a fazer grandes defesas, e abriu o placar com Amuzu, aos 42 minutos. A vitória, que parecia garantida, escapou com um gol de Isidro Pitta, aos 44, ou seja, a vantagem no placar durou apenas dois minutos. Foi mais um duro golpe para quem busca sair de uma prolongada fase de maus resultados. Os pontos desperdiçados levaram o Grêmio a se aproximar, novamente, da zona de rebaixamento, da qual saíra na rodada anterior, condição que demonstra o quanto será penoso o caminho até que se alcancem dias mais tranquilos para o clube.
sexta-feira, 9 de maio de 2025
A derrocada do PSDB
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, anunciou, hoje, a sua saída do PSDB e o ingresso no PSD. Com a saída de Leite, a derrocada do PSDB parece irreversível, tanto que, mesmo anteriormente à sua desfiliação, o partido já encaminhava negociações para uma fusão com o Podemos. Antes uma legenda poderosa, o PSDB, agora, conta com apenas um governador, Eduardo Riedel, do Mato Grosso do Sul, que também recebeu convite para ingressar no PSD, mas preferiu esperar o desfecho da possível fusão já referida. Durante muitos anos, PT e PSDB dominaram o cenário político brasileiro, se sobrepondo aos demais partidos. Porém, a partir da vitória de Dilma Roussef sobre o seu candidato, Aécio Neves, na eleição presidencial de 2014, o PSDB, por não ter assimilado o resultado, acabou aliando-se à extrema-direita golpista. O preço pago por essa postura foi muito alto, pois a vingança obtida com o impeachment de Dilma, foi anulada pelo esvaziamento eleitoral do partido, devorado pelos extremistas de direita com os quais se aliou. Atualmente, o PT, seu antigo rival, continua forte, tanto que elegeu Luís Inácio Lula da Silva para o terceiro mandato como presidente, enquanto o PSDB se desidrata a cada dia. Ao não aceitar o resultado da eleição de 2014, e contribuir para a deposição de uma presidente legitimamente eleita, o PSDB acabou por cavar a sua própria sepultura.
quinta-feira, 8 de maio de 2025
Papa americano
Foi uma surpresa para todos. O mundo tem, agora, um papa americano, que não aparecia entre os mais cotados nas bolsas de apostas. Robert Francis Prévost, nascido em Chicago, adotou o nome de Leão XIV, e terá, possivelmente, um papado de média a longa duração, já que está com 69 anos. O novo papa, que ainda não havia completado dois anos como cardeal, deverá seguir a mesma linha de seu antecessor, Francisco, na defesa dos pobres e vulneráveis, mas, por ser da ordem agostiniana, poderá se inclinar para uma postura mais conservadora no campo dos costumes, o que seria um retrocesso lamentável. Em seu primeiro pronunciamento, Leão XIV fez um apelo pela paz no mundo. Num momento de tantas conflagrações e tensionamentos, é um pedido dos mais oportunos. Francisco foi um papa que marcou sua trajetória pela busca do entendimento e da conciliação entre os povos, o que fez com que recebesse o reconhecimento até dos não católicos. Honrar esse legado é a grande tarefa que se coloca para o novo papa.
Ladeira abaixo
Não dá mais para negar a realidade. O Inter perdeu por 3 x 1 para o Nacional de Medellin, hoje, no Atanásio Girardot, pela Libertadores, e seu rendimento está indo ladeira abaixo. Embora, em termos estatísticos, tenha sido, apenas, a terceira derrota no ano, já é a segunda consecutiva. A defesa, antes sólida, levou sete gols nesses dois jogos. O técnico Róger Machado, na tentativa de estancar a sangria, escalou, mais uma vez, um meio de campo com três volantes, sem obter nenhum efeito prático. Róger, por sinal, parece cumprir, novamente, sua tendência de perder o "gás" após um bom início de trabalho. Aos poucos, torcedores e cronistas esportivos, que antes incensavam o Inter, começam a fazer fortes juízos críticos sobre a qualidade de seu grupo de jogadores, evidenciando que o mesmo estava sendo superestimado em seu potencial. Em termos de classificação para a próxima fase da competição, o Inter ainda só depende dos seus próprios resultados. Porém, com o pouco futebol que vem jogando, não há razões para se ter otimismo.
quarta-feira, 7 de maio de 2025
Torturante
Foi horrível. O Grêmio empatou em 0 x 0 com o Atlético Grau (PER), hoje, no Estádio Alejandro Villanueva, em Lima, pela Copa Sul-Americana, um jogo torturante para quem assistiu. Nada se aproveita da atuação do Grêmio. O desempenho foi desastroso técnica e animicamente. Contra um adversário de baixíssima qualidade, o Grêmio criou raras chances de gol, perdeu quase todas as divididas, mostrou pouca competitividade, teve uma maior posse de bola sem efeito prático. Não houve nenhuma boa atuação individual no Grêmio. Todos jogaram muito abaixo do mínimo aceitável. Em cinco jogos com o técnico Mano Menezes, o Grêmio não demonstra nenhuma evolução. Seja qual for o resultado que obtenha, o desempenho é, sempre, ruim. Não há nenhum indício de que vá ocorrer uma melhora. O torcedor está desiludido. As perspectivas para o Grêmio são desanimadoras.
terça-feira, 6 de maio de 2025
Grande jogo
Espetacular. Inter de Milão 4 x 3 Barcelona, hoje, no Giuseppe Meazza, pelas semifinais da Champions League,foi um grande jogo, daqueles que exemplificam porque o futebol empolga multidões. O placar agregado do confronto fechou em 7 x 6 para o Inter de Milão, o que dá a dimensão do quanto foi grandioso esse enfrentamento. O empate em 3 x 3 no Estádio Olímpico Montjuich, indicava um favoritismo do Inter de Milão, hoje, por jogar em casa, e isso parecia se confirmar com a vitória parcial de 2 x 0, no primeiro tempo. Porém, com gols aos 9 e 15 minutos do segundo tempo, o Barcelona mudou a face do jogo, e ao conseguir a virada, aos 42, parecia estar obtendo uma classificação épica. No entanto, aos 48 minutos, o Inter de Milão empatou, levando a partida para a prorrogação. Aos 9 minutos do primeiro tempo da prorrogação, o Inter de Milão fez o quarto gol e, embora houvesse muito tempo para isso, o Barcelona não conseguiu mais reagir. O jogo teve vários destaques individuais, mas o maior, talvez, tenha sido o veterano goleiro suiço Sommer, do Inter de Milão, com duas defesas extraordinárias. Nunca antes, em toda a história da Champions League, um confronto havia tido dois empates em 3 x 3. Também jamais houve um placar agregado tão alto na competição, com treze gols. Com uma vitória tão expressiva como essa, o Inter de Milão vai muito fortalecido para a decisão, seja qual for o seu adversário, a ser definido no jogo Paris Saint Germain x Arsenal, amanhã, no Parc de Princes.
segunda-feira, 5 de maio de 2025
Revendo conceitos
Os recentes tropeços do Inter já estão produzindo um efeito interessante na imprensa esportiva do Rio Grande do Sul. Muitos cronistas que exaltavam a qualidade do grupo de jogadores do Inter, considerando-o capaz de lutar por grandes títulos, estão revendo conceitos. Na verdade, esse processo era inevitável. Ainda que tenha uma qualidade média razoável, o grupo do Inter estava sendo superestimado, e não é um candidato natural à conquista de grandes títulos. Afora isso, o técnico Róger Machado, mais uma vez, está por confirmar a pecha de ser uma "garrafa pet", ou seja, que perde o gás depois de um certo tempo. Cabe destacar que, se o Grêmio não tivesse tido um pênalti escandaloso sonegado no Gre-Nal, já estaria com um ponto a mais que o Inter na classificaçào do Campeonato Brasileiro. Com o grupo de jogadores de que dispõe, o Inter pode repetir o desempenho de 2024, quando chegou em quinto lugar no Brasileirão, e tentar surpreender nas Copas.
domingo, 4 de maio de 2025
Vitória fundamental
Ganhar era uma tarefa inadiâvel. O Grêmio venceu o Santos por 1 x 0, hoje, na Arena, pelo Campeonato Brasileiro, uma vitória fundamental para evitar uma crise de grandes proporções no clube. O jogo valeu pelo resultado. O Grêmio não jogou bem, e chegou a ser inferior ao Santos em boa parte do jogo. Afora o lance do gol, marcado por Cristian Olivera, aos 32 minutos do segundo tempo, o Grêmio pouco criou ofensivamente. O gol evitou que o jogo terminasse num 0 x 0 melancólico. Durante vários momentos ao longo da partida, o torcedor do Grêmio manifestou-se com vaias. Mais uma vez, muitos jogadores deixaram a desejar em suas atuações, como Cristaldo, novamente inoperante, e Braithwaite, que esteve apagado durante todo o tempo, até ser substituído. A grande notícia para o torcedor do Grêmio foi mais um bom desempenho do jovem Alysson, que entrou no intervalo, mostrando que já merece um lugar entre os titulares. Com mais cinco jogos em casa durante o mês de maio, por diferentes competições, o Grêmio tem uma boa oportunidade de obter uma continuidade de resultados positivos e acalmar o seu ambiente.
sábado, 3 de maio de 2025
Um jogo de reviravoltas
Muita intensidade e alternâncias. O Inter perdeu por 4 x 2 para o Corinthians, hoje, no Itaquerão, pelo Campeonato Brasileiro, em um jogo de reviravoltas. O Corinthians se mostrava superior no jogo, e abriu o placar aos 25 minutos, com Yuri Alberto. O Inter reagiu, e virou o jogo, com gols de Braian Aguirre, numa falha do goleiro Hugo Souza ao tentar cortar o cruzamento, aos 38, e Thiago Maia, aos 42. Aos 16 minutos do segundo tempo, Bruno Henrique, do Inter, recebeu o segundi cartãi amarelo, e foi expulso. O Corinthians, que já tivera um gol anulado, empatou aos 19, novamente com Yuri Alberto. Outro gol do Corinthians havia sido anulado e, quando parecia que o resultado era definitivo, foi marcado um pênalti para o clube paulista. Yuri Alberto cobrou e fez 3 x 2, aos 49 minutos. O Inter, então, partiu em busca do empate e, num contra-ataque, Igor Coronado fez 4 x 2 para o Corinthians, aos 58 minutos. Foi um jogo de muitas intervenções da arbitragem. Porém, o resultado foi justo, pois o Corinthians foi superior na maior parte do tempo.
sexta-feira, 2 de maio de 2025
Um jogo de tensão máxima
Dois clubes em ebulição. Grêmio x Santos, no próximo domingo, será um jogo de tensão máxima. São dois grandes clubes do país que estão na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro, para desilusão e revolta de seus torcedores. O jogo será o quarto de Mano Menezes como técnico do Grêmio, o primeiro na Arena, depois de uma derrota amarga para o CRB, pela Copa do Brasil. No Santos, será o segundo jogo de Cléber Xavier, que está iniciando a carreira de técnico, mas já sob pressão, pois estreou com um empate, em casa, com o modesto CRB, também pela Copa do Brasil. Embora o Brasileirào esteja no início, uma derrota, para qualquer dos lados, será o estopim de uma enorme crise. No caso do Grêmio, o zagueiro Jémerson entrou numa rota de colisão irreversível com a torcida, como já acontecera com André Balada, Thiago Santos e Diogo Barbosa anteriormente. A hipótese de que Jémerson continue a ser escalado, alegadamente por falta de outras opções, desespera os torcedores. Sua presença poderá influir muito negativamente no ambiente do estádio, o que seria péssimo para quem necessita, urgentemente, de reabilitação. Se vencer, o Grèmio sairá da zona de rebaixamento, e dará um salto considerâvel na classificação. Só assim o clube poderá sair da forte turbulência em que se encontra, e projetar o futuro com mais otimismo.
quinta-feira, 1 de maio de 2025
Um dia para reflexão
Hoje, comemora-se o Dia do Trabalho. Acima de tudo, é um dia para reflexão. Num mundo cujas mudanças ocorrem em velocidade assombrosa, o trabalho e suas relações sofrem intensas alterações, exigindo constantes adaptações de quem busca o seu lugar no mercado. Profissões tradicionais desaparecem, novas surgem, a robótica e a inteligência artificial roubam espaço dos trabalhadores, direitos duramente conquistados são suprimidos. Numa época como a atual, infestada pelo neoliberalismo, não é fácil a inserção no mercado de trabalho. Salârios aviltantes, jornadas escorchantes, precarização dos direitos trabalhistas, etarismo, entre outros fatores, compõem o cenário sombrio das atividades laborais na atualidade. Os remédios neoliberais para a economia só agravam o quadro. A política de "austeridade" gera perda de investimentos, encolhimento da economia, redução do poder aquisitivo, e desemprego. Mais do que nunca, é preciso priorizar a geração de empregos e reforçar a legislação trabalhista. As forças progressistas da sociedade devem usar o dia de hoje para refletir, e buscar ações que contenham a escalada neoliberal. O fim da escala 6/1, em discussão, atualmente, no Congresso, caso venha a ser aprovado, seria um excelente ponto de partida para uma retomada dos direitos da classe trabalhadora.
Assinar:
Postagens (Atom)