segunda-feira, 30 de julho de 2012

A volta da Arena

Cibele Baginski, uma estudante de Direito de Caxias do Sul (RS), de 22 anos, lidera um movimento, que já tem representantes em 10 estados brasileiros, que busca refundar a Arena, partido de sustentação do regime militar. O assunto nem deveria ser tratado a sério nesse espaço, já que Cibele, com sua pouca idade, cabelos tingidos em tom avermelhado e um piercing no lábio inferior, não parece inspirar muita credibilidade, mas não dá para deixar passar batida a defesa de uma ideia tão estúpida. Cibele alega que faltam "ideologia e pragmatismo" na política do país e que não existe direita no Brasil. A estudante diz que ela e os demais defensores da volta da Arena querem oferecer aos brasileiros um partido que represente a "genuína direita". Cibele considera que existe um "marketing" para dizer que ser de direita é ruim e retrógrado, mas que isso não é verdade. Ela sustenta que ser de direita é ter respeito às pessoas, promover mudanças econômicas de maneira ordeira, "sem caos", pensando no progresso do país em primeiro lugar. Até mesmo o integralismo, corrente política brasileira de cunho claramente fascista, terá suas ideias levadas em conta na nova Arena, conforme revela Cibele. A estudante diz que os jovens que já buscaram conhecer a história do país também vão abraçar a causa. Cibele está enganada, pois demonstra, ao defender uma ideia tão infeliz, que desconhece o que, efetivamente, ocorreu no período em que os homens de farda tomaram o poder para si. Ela nasceu depois do final da espúria ditadura militar apoiada pela Arena, e, por isso, não sabe avaliar o que aconteceu naquela época. Se soubesse, jamais abraçaria a ideia de refundação do partido. Para o bem do país, essa intenção não deve prosperar e a Arena irá permanecer no lugar que lhe é devido, isto é, no limbo da história. Cibele já garantiu os seus 15 minutos de fama, e mais do que isso não deverá conseguir. Trazer a Arena de volta seria um retrocesso inominável, que o Brasil não merece. Cibele, no auge da sua juventude, poderia encontrar coisas bem mais interessantes e prazerosas com que se ocupar.

10 comentários:

  1. o Brasil necessita sim de um partido de direita nacionalista e com a criação do ARENA eu me afiliarei ao partido!!! se este país é mesmo uma democracia deve ter representantes da direita na política do país!!!

    ResponderExcluir
  2. Precisamos de alternativas à esquerda raivosa. A história nos mostra que ideologias esquerdistas foram, e são, responsáveis pelos maiores atrasos e atrocidades contra seus povos: URSS,Coreia do Norte,Cuba,China,Irã... além da companheirada sulamericana: Argentina,Bolívia,Equador,Venezuela e, a caminho, o Brasil.

    ResponderExcluir
  3. Eu aqui de goiânia também me filiarei na nova ARENA. chega de pt, pc do b, pcb, inúmeras siglas de esquerda anacrônicas, presas a uma política e ideais ultrapassados desde outubro ou novembro de 1917. Esses mesmos partidos que apoiam ou apoiaram as piores ditaduras e perseguições ao ser humano, que deixariam Hitler um rapaz educado. Fora a petezada.

    ResponderExcluir
  4. Se há DEMOCRACIA, pode e deve sim prosperar, pois a todos é garantido o direito de livre reunião e associação, não vejo porque não... E é muito bom que a renovação política aconteça. independentemente das siglas... BENVINDA A.R.E.N.A !!!

    ResponderExcluir
  5. Realmente, o Brasil carece de uma direita ativa, que se coloque como uma alternativa à esquerdização geral que se vê. Isso é necessário por uma questão de equilíbrio de forças sociais. Se não tivermos uma direita atuante, acontecerá o que ocorre em países como Venezuela, onde a esquerda (diga-se o Sr. Hugo Chavez) se dá o direito a falar mal dos adversários polítivos durante 25 horas na TV, enquanto a direita só pode usar 3 minutos por dia. Isto só ocorre porque não há uma contraposição política ativa e significativa. Não podemos deixar isso acontecer no Brasil. Todas as correntes de pensamento TEM QUE ter o DIREITO de se manifestar livremente e o cidadão TEM QUE ter o DIREITO de concordar ou não livremente, de acordo com suas convicções. Isto é DEMOCRACIA, que deve GARANTIR o espaço de manifestação de todas as correntes políticas.
    Portanto, acho MUITO saudável para a Política Brasileira a refundação do ARENA.

    ResponderExcluir
  6. -Também acho oportuna a idéia de se refundar a ARENA.
    -A democracia brasileira precisa ter uma direita (não precisa chamar o integralismo, este é facista, não democrata).
    -Mas o jovem brasileiro precisa ter um partido que entenda, que a Revolução de 64, foi uma necessidade, caso contrário, seríamos uma grande Cuba.
    -Araguaia também tinha que ser exterminada, ou estariamos alí com uma FARC brasileira (ou FARB).

    ResponderExcluir
  7. Concordo com a iniciativa. Procurarei ver o estatuto e, concordando, apoiarei sim. Alternativa à esquerda, já!? Afinal isso não é uma democracia?

    ResponderExcluir
  8. Lamentável essa opinião. Precisamos de um partido de direita.

    ResponderExcluir

O autor se reserva o direito de moderar os comentários. Textos com conteúdo ofensivo ou linguajar inapropriado não serão publicados neste espaço.