domingo, 31 de agosto de 2025

Vitória circunstancial

Era inadiável ganhar, o que foi conseguido. O Inter venceu o Fortaleza por 2 x 1, hoje, no Beira-Rio, pelo Campeonato Brasileiro, uma vitória circunstancial, pois a atuação, mais uma vez, foi muito ruim. Num jogo em que as defesas se mostraram muito frágeis, o Inter abriu o placar aos 23 minutos com Alan Patrick, de pênalti. Logo depois, aos 30, Luca Prior empatou. O Fortaleza, ainda no primeiro tempo, perdeu um gol feito, que lhe daria a virada no marcador. No início do segundo tempo, aos 5 minutos, Vitinho colocou o Inter, novamente, em vantagem. A partir daí, mesmo enfrentando um Inter que lhe concedia muitos espaços, o Fortaleza não conseguiu reverter o resultado. Pelo que se viu hoje, o Inter, mesmo tendo subido na classificação, vai sofrer até o final da competição. O Fortaleza, ao que tudo indica, será rebaixado.

Com sabor de vitória

As previsões eram catastróficas, mas não se confirmaram. O Grêmio empatou com o Flamengo em 1 x 1, hoje, no Maracanã, pelo Campeonato Brasileiro, um resultado com sabor de vitória, tendo em vista a expectativa de que pudesse ser goleado. A atuação do Grêmio não foi brilhante, mas estratégica diante da dificuldade de enfrentar o líder da competição, fora de casa, vindo de uma goleada de 8 x 0 a seu favor. Muitos temiam que o Grêmio também pudesse ser amassado pelo Flamengo. Porém, o primeiro tempo já desfez essa impressão, e terminou sem gols. Uma rara falha defensiva do Grêmio propiciou que Arrascaeta abrisse o placar para o Flamengo aos 7 minutos do segundo tempo. No entanto, a justiça foi reposta no resultado com o gol de empate do Grêmio aos 37, em um pênalti cobrado pelo goleiro Tiago Volpi. Tiago Volpi, com grandes defesas e o gol, e Noriega, que começou como zagueiro e depois foi volante, jogando bem em ambas as funções, se constituíram nos dois maiores destaques do Grêmio. Marcos Rocha e Cuéllar voltaram a jogar bem. O resultado dá um novo ânimo para o clube e seu torcedor. Resta ao Grêmio conseguir, nos jogos em casa, repetir os bona resultados que está obtendo fora.

sábado, 30 de agosto de 2025

Luís Fernando Veríssimo

A notícia já era esperada. A morte de Luís Fernando Veríssimo, 27 dias antes de completar 89 anos, não pegou ninguém de surpresa. Veríssimo enfrentava graves problemas de saúde há muitos anos. Portador do Mal de Parkison, colocou um marca-passo no coração, em 2016, e sofreu um AVC, em 2021, que lhe afetaram a fala e a escrita. Cronista e escritor, Veríssimo lançou várias obras, que somaram 5,6 milhões de exemplares vendidos. Colaborou, também, com textos para a tevê. Publicou crônicas em jornais, onde se debruçava, com rara maestria, sobre os assuntos do dia-a-dia, futebol, política, comportamento. Tinha um humor ferino, sem deixar de ser sutil. Filho do grande escritor Érico Veríssimo, possuía um estilo próprio. Ao contrário de Érico, autor de caudalosos romances, suas obras eram curtas, concisas. Criou diversos personagens que se tornaram célebres, como o Analista dw Bagé, a Velhinha de Taubaté, Ed Mort, Dora Avante. Com as tirinhas "As Cobras" buscava driblar a censura imposta pelo regime militar. Com textos adaptados, também, para o cinema e teatro, Veríssimo é um nome icônico da cultura brasileira. Deixa uma enorme lacuna.

sexta-feira, 29 de agosto de 2025

Voltando atrás

Uma desistência que durou apenas 48 horas. Dois dias após anunciar a retirada de sua pré-candidatura a presidente do Grêmio, o empresário Marcelo Marques declarou que estava voltando atrás, e retornou ao cenário eleitoral do clube. Pela rapidez com que tudo se deu, dificilmente ambas as decisões tenham sido espontâneas. O mais provável é que Marques, sabedor da força que tem junto ao torcedor, e insatisfeito com as pressões da política interna do clube, tenha feito um jogo de cena ao renunciar, visando causar uma comoção pública, o que, verdadeiramente, aconteceu. Com seu retorno, Marques torna-se na prática, o novo presidente do Grêmio, devendo, inclusive, ser eleito por aclamação, já que os outros postulantes ao cargo irão retirar suas candidaturas. Com amplo apoio popular, e dentro do clube, Marques poderá exercer o poder como gosta, sem grandes concessões, impondo sua vontade sobre os demais. Se isso será bom para o Grêmio, só o tempo dirá.

quinta-feira, 28 de agosto de 2025

A volta de Arthur

Foi, confirmado, oficialmente, hoje, o retorno do volante Arthur ao Grêmio. A volta de Arthur apresenta prós e contras. Entre os aspectos favoráveis, o fato de que Arthur ainda não é um veterano, tem 29 anos, e possui um retrospecto brilhante pelo clube, pelo qual foi campeão da Libertadores em 2017. No campo dos fatores que tornam questionável a sua contratação está o seu fraco desempenho nos vários clubes europeus pelos quais jogou, e seu comportamento pouco profissional fora das quatro linhas. Se conseguir reproduzir um futebol ao menos semelhante ao que apresentou em seu primeiro período no clube, Arthur será um reforço valioso para o Grêmio. Sua contratação, obviamente, gera entusiasmo no torcedor, por se tratar de um jogador de alto nível, em contraste com a fragilidade técnica da maioria dos outros componentes do grupo. Resta esperar que Arthur venha a rever o seu comportamento profissional. Se o fizer, tem tudo para ser bem sucedido, pois futebol é o que não lhe falta.

quarta-feira, 27 de agosto de 2025

Renúncia bombástica

A decisão, anunciada no começo da tarde de hoje, apanhou todos de surpresa. A renúncia bombástica do pré-candidato a presidente do Grêmio, Marcelo Marques, causou enorme impacto no meio esportivo. Marques alegou que questões referentes a política do clube estariam por trás de sua atitude, mas não explicitou o que o aborreceu. A retirada da pré-candidatura de Marques leva a eleição para presidente do Grêmio para uma zona de sombras. Todos davam como certo que Marques seria o próximo presidente do Grêmio. Sem sua presença, e como Paulo Callefi, outro pré-candidato bem cotado, também já havia desistido de concorrer, o futuro do clube fica indefinido, faltando apenas quatro meses para o início do mandato do futuro presidente. A eleição para renovação de metade do Conselho Deliberativo precede a escolha do novo presidente, e agita o caldeirão político do clube. Essa ebulição política pode ter desagradado Marques, que talvez esperasse um ambiente mais sereno e menos dividido no clube. A partir da saída de cena de Marques, a projeção para o futuro do Grêmio se torna nebulosa, o que não é nada bom para um clube que necessita retomar o caminho das vitórias.

terça-feira, 26 de agosto de 2025

Temor renovado

A goleada de 8 x 0 do Flamengo sobre o Vitória, ontem, fez com que um assunto voltasse a ser debatido. O fato em questão é o temor renovado de que o futebol brasileiro esteja se encaminhando para um processo de "espanholização". O termo se refere a predominância que Real Madrid e Barcelona possuem sobre os demais clubes na Espanha, o que resulta em que só os dois disputem o título do campeonato nacional, relegando os demais clubes ao papel de coadjuvantes. No caso brasileiro, os dois clubes preponderantes seriam Flamengo e Palmeiras, que, nos anos mais recentes. têm ganho a maioria dos títulos. Porém, o contexto do futebol brasileiro é diferente do que ocorre no espanhol. Há 12 grandes clubes no Brasil, condição que nenhum outro país apresenta. A superioridade técnica do Flamengo e a competitividade do Palmeiras fazem com que os dois clubes acumulem conquistas, mas eles não são invencíveis. O Flamengo, por exemplo, depois do técnico Jorge Jesus, emendou uma série de treinadores que não foram exitosos, e outros que, mesmo obtendo títulos, não peemaneceram muito tempo no cargo. Só agora, com Felipe Luís, o clube parece ter engrenado um trabalho mais sólido. Ainda assim, sua liderança no atual Campeonato Brasileiro é apertada, sem uma grande vantagem em pontos sobre os demais. O Palmeiras, que tem notável regularidade na disputa de títulos, foi derrotado na decisão do último Campeonato Paulista pelo seu maior rival, o Corinthians. Com administrações sólidas, Flamengo e Palmeiras dispõem de uma condição financeira bem superior a dos demais clubes, o que lhes proporciona contratar jogadores de maior qualidade. Ainda assim, reitere-se, eles não não são imbatíveis. Cabe lembrar que o atual campeão brasileiro e da Libertadores é o Botafogo, e que o clube do país que fez melhor campanha na primeira edição do novo Campeonato Mundial de Clubes foi o Fluminense. A "espanholização" do futebol brasileiro está longe de ser uma realidade.

segunda-feira, 25 de agosto de 2025

Faltam craques

O técnico da Seleção Brasileira, o italiano Carlo Ancelloti, divulgou, hoje, a lista de convocados para os jogos contra o Chile, dia 4 de setembro, no Maracanã, e Bolívia, dia 9, em El Alto, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo. A nominata traz novidades, mas, mais uma vez, evidencia-se que faltam craques entre os relacionados, num contraste chocante com outros tempos. O nível técnico do futebol decaiu muito em relação a outras épocas. No meio de campo, o setor mais importante de uma equipe, e onde o futebol brasileiro sempre teve grandes talentos, isso fica mais evidente com os nomes presentes na lista. Andrey Santos, Bruno Guimarães, Casemiro, Joelinton e Lucas Paquetá são bons jogadores, nada mais do que isso. Muito pouco para quem já teve nomes como Danilo Alvim, Zizinho, Didi, Clodoaldo, Gérson, Rivelino, Ademir da Guia, Tostão, Dirceu Lopes, Zico, e o maior de todos, Pelé, no setor. Afora isso, grande parte dos convocados é pouco conhecida pelos torcedores, pois não chegaram a jogar no Brasil, tendo desenvolvido suas carreiras, inteiramente, fora do país. Com isso, o torcedor pouco se identifica com a Seleçào. Se antes sobrava em relação aos seus adversârios, a Seleção, atualmente, estâ no mesmo nível de tantas outras. Na lista de hoje, duas novidades merecem ser destacadas, o lateral esquerdo Caio Henrique (Mônaco), e o centroavante Kaio Jorge (Cruzeiro), dois jogadores de excelente qualidade.

domingo, 24 de agosto de 2025

Azar terrível

Decididamente, a má sorte segue rondando o Grêmio. Depois de penar por anos sem um zagueiro central pela direita confiável, o Grêmio havia encontrado a solução, mas foi vítima de um azar terrível. O zagueiro paraguaio Balbuena fazia seu terceiro jogo pelo Grêmio ontem, dia em que completava 34 anos, mostrando que o clube, finalmente, encontrara um jogador qualificado para a posição. Porém, ao receber um "carrinho" violento do atacante Aylon, do Ceará, Balbuena fraturou a fíbula da perna direita, e não jogará mais em 2025. Com isso, o Grêmio volta a enfrentar um problema crônico que estava sendo resolvido, e o jogador sofre uma lesão grave na fase final de sua carreira. Ainda que o mau ano do Grêmio, até aqui, se deva, basicamente, aos erros absurdos de sua diretoria, a sorte também não está ajudando. Dessa forma, resta desejar que o Grêmio faça uma campanha sem maiores sustos até o final do Campeonato Brasileiro, e possa deixar para trás um ano tão negativo. A partir daí, é esperar que em 2026, já com uma nova administração, uma era de venturas possa começar.

sábado, 23 de agosto de 2025

A continuidade da crise

Não houve nenhuma melhora. O Inter perdeu por 2 x 1 para o Cruzeiro, hoje, no Mineirão, pelo Campeonato Brasileiro, resultado que estabelece a continuidade da crise no clube. Mateus Pereira abriu o placar para o Cruzeiro aos 19 minutos, com um golaço, e Bruno Tabata empatou logo a seguir, aos 24, mas isso não representou uma reação. O Cruzeiro foi superior durante todo o jogo, e chegou ao gol da vitória aos 13 minutos do segundo tempo, numa bela conclusão de Kaio Jorge, encobrindi o goleiro. A rigor, quase ninguém jogou bem no Inter. O técnico do Inter, Róger Machado, mesmo com as derrotas sucessivas, não deverá ser demitido. Porém, se na próxima rodada, contra o Fortsleza, no Beira-Rio, o Inter não tiver uma vitória convincente, a saída de Róger se tornará inevitável.

Resultado frustrante

A expectativa era favorável,mas não se confirmou. O Grèmio empatou em 0 x 0 com o Ceará, hoje, na Arena, pelo Campeonato Brasileiro, um resultado frustrante. A vitória, fora de casa, contra o Atlético Mineiro, e o anúncio de contratações, renovaram a confiança da torcida. Porém, o Grêmio mostrou muito pouco poder ofensivo. O meio de campo continua carecendo de um articulador. Riquelme entrou, no segundo tempo, para ser esse jogador, já que a escalação inicial tinha apenaa volantes no setor. No entanto, Riquelme jogou poucos minutos, pois se lesionou e teve de ser substituído. Mesmo com toda a precariedade na criação de jogadas, o Grêmio perdeu duas grandes chances para marcar, com Braithwaite, que chutou na trave, e André Henrique, que colocou a bola para fora com o gol aberto. Ainda assim, o jogo teve boas notícias para o Grêmio. Cuéllar, novamente, jogou muito bem, e Marcos Rocha fez uma boa estreia. Caso houvesse vencido, o Grêmio ultrapassaria o Inter e o próprio Ceará, indo para a primeira página da classificação, o que torna o resultado bastante decepcionante. Para agravar o quadro, o próxino jogo do Grêmio será contra o Flamengo, no Maracanã, o que torna a chance de marcar pontos uma hipótese muito remota.

sexta-feira, 22 de agosto de 2025

Os 60 anos da Jovem Guarda

Na data de hoje, em 1965, ia ao ar pela primeira vez, na TV Record, o programa "Jovem Guarda", apresentado por Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Vanderléa, cujo título deu nome ao movimento musical. Os 60 anos da Jovem Guarda merecem ser registrados, ainda que uma parcela da crítica tivesse resistências ao movimento. A Jovem Guarda refletia, no Brasil, a onda musical que tomava conta do mundo, liderada pelos Beatles. Muitos dos sucessos da Jovem Guarda eram versões em português de gravações de artistas ingleses e americanos. O grupo Renato e Seus Blue Caps, por exemplo, fez muito sucesso com versões de músicas dos Beatles. Na linha de frente da Jovem Guarda estavam Roberto Carlos e Erasmo Carlos. Porém, o movimento teve vários nomes de destaque, como Vanderlei Cardoso, Jerry Adriani, a dupla Leno e Lilian, o grupo musical Os Golden Boys, os já citados Renato e Seus Blue Caps, Martinha, Eduardo Araújo. Embora tenha sofrido críticas por sua postura tida como alienada em relação a ditadura militar que governava o país, a Jovem Guarda conquistou os corações daqueles que a testemunharam. O programa saiu do ar em 1968, levando ao fim do movimento. No entanto, as músicas da Jovem Guarda atravessaram gerações, e, ainda hoje, evocam um tempo de "brotos", jaquetas de couro, minissaias e lambretas.

quinta-feira, 21 de agosto de 2025

Um ano de frustrações

Depois da ascensão, a queda. O Botafogo foi o clube sensação de 2024, ganhando os títulos da Libertadores e do Campeonato Brasileiro mas, atualmente, vive um ano de frustrações. No início do ano, perdeu as decisões da Supercopa do Brasil e da Recopa Sul-Americana, e não foi bem no campeonato estadual. O dono da SAF do clube, o americano John Textor, desdenhou das críticas em funçào desses resultados, afirmando que as competições citadas não eram importantes, e que as prioridades do clube eram a Libertadores e o Brasileirão. Hoje, no Estádio Rodrigo Paz Delgado, em Quito, o Botafogo perdeu por 2 x 0 para a LDU, e foi eliminado da Libertadores. No Campeonato Brasileiro, está em quinto lugar, 14 pontos atrás do líder, o Flamengo. Sua única chance de ainda buscar um título em 2025 é a Copa do Brasil, na qual irá enfrentar o Vasco nas quartas de final. Resta saber se Textor considera que a competição, cujo título o Botafogo ainda não conquistou, é importante, ou não. Depois do melhor ano da história do clube, o Botafogo vem acumulando decepções. Sua política de contratações e dispensas tem muito a ver com isso, pois jogadores chegam e saem a todo o momento, dificultando a formação de uma base. O clube também não firmou um substituto para o vitorioso Arthur Jorge, e já está no segundo técnico desde a sua saída. Como expressa o ditado popular, dia de muito, véspera de pouco.

quarta-feira, 20 de agosto de 2025

Pior do que o esperado

A eliminação era prevista, mas não da forma como ocorreu. O Inter perdeu para o Flamengo por 2 x 0, hoje, no Beira-Rio, pelas oitavas de final da Libertadores, o que resultou na sua desclassificação da competição, mas seu desempenho foi pior do que o esperado. Diante de um adversário que mostrou sua reconhecida superioridade técnica, o Inter não apresentou nenhum sentido de superação. Ao longo de todo o jogo, o Inter não criou chances de gol, exceção feita a uma bola na trave já no final da partida. A conhecida falta de intensidade do Inter, mais uma vez, se fez presente, o que não é por acaso. Tendo Alan Patrick como o seu jogador de referência, o Inter não pode esperar melhor sorte nos grandes jogos. Embora possua uma considerável qualidade técnica, Alan Patrick é lento, e se submete à marcação. Sendo assim, o Inter reflete, dentro das quatro linhas, a postura daquele que é considerado o seu principal jogador. A torcida fez uma grande mobilização para o jogo, acreditando na possibilidade de reversão da derrota sofrida no Maracanã. Porém, o Inter foi amorfo, não competiu. O técnico do Inter, Róger Machado também deu sua contribuição negativa, fazendo substituições equivocadas, como quando sacou Alan Rodríguez, que fazia boa atuação. Agora, resta ao Inter, até o final do ano, apenas a disputa do Canpeonato Brasileiro. Se o Inter perder para o Cruzeiro, no sábado, é provável que Róger Machado seja demitido.

terça-feira, 19 de agosto de 2025

Primeiros classificados

As quartas de final da Libertadores começaram a ser definidas, hoje. Os primeiros classificados são São Paulo, Veléz Sarsfield e Racing. Foram confrontos com roteiros diferentes. O São Paulo classificou-se nos tiros livres da marca do pênalti, após dois empates com o Nacional de Medellin, 0 x 0, fora de casa, e 1 x 1, no Morumbi. Nos tiros livres, venceu por 4 x 3. O Veléz Sarsfield venceu o Fortaleza por 2 x 0, hoje, no José Amalfitani, depois de ter empatado, no Castelão, em 0 x 0. O único a reverter um resultado foi o Racing. Depois de perder por 1 x 0 o primeiro jogo contra o Peñarol, no Campión del Siglo, venceu a segunda partida, no Presidente Perón, por 3 x 1. Os clubes classificados eram os favoritos em seus confrontos. Portanto, até agora, não há nenhuma "zebra" na Libertadores.

segunda-feira, 18 de agosto de 2025

O pacote

Com a proximidade do fim da "janela" de contratações, o Grêmio resolveu se mexer. O "pacote" de reforços do Grêmio, a ser anunciado durante a semana, deverá ter de quatro a cinco nomes. O primeiro a chegar, hoje, foi o lateral direito Marcos Rocha, de 36 anos, vindo do Palmeiras. Ao longo da semana deverão chegar, tambén, os volantes Arthur, 29, e Noriega, 23. Há grande possibilidade de que a volta do goleiro Marcelo Grohe, 38, também seja anunciada. Se a quantidade de contratações é grande, a qualidade delas é variável. Marcos Rocha é um lateral de reconhecida capacidade, com uma carreira exitosa, mas de uma idade avançada. As mesmas considerações podem ser feitas em relação a Marcelo Grohe. Arthur, cuja qualidade é indiscutível, não se firmou no futebol europeu, rodando, sem êxito, por muitos clubes. Noriega, o mais jovem de todos, tem um currículo inexpressivo na comparação com os demais, o que lhe dá a condição de uma aposta. Resta espera que, mesmo com esses senões, todos venham a ser úteis ao Grêmio, fazendo com que o clube supere sua atual má fase.

domingo, 17 de agosto de 2025

Derrota incontestável

Em poucos minutos, o jogo estava decidido. O Inter perdeu por 3 x 1 para o Flamengo, hoje, no Beira-Rio, pelo Campeonato Brasileiro, uma derrota incontestável. Com gols de Pedro aos 6 e 11 minutos de jogo, o Flamengo decidiu a partida muito cedo. Contra uma escalação reserva do Inter, o Flamengo, que teve a maioria de seus titulares, passeou dentro das quatro linhas. Com um toque de bola rápido e envolvente, tomou conta do jogo. No segundo tempo, mesmo diminuindo o seu ímpeto, o Flamengo ampliou o placar com Gonzalo Plata, aos 16 minutos. Só restou ao Inter, fazer o gol de "honra", com Borré, aos 46 minutos. A aposta do técnico do Inter, Róger Machado, foi alta. Ao escalar reservas, preservando os titulares para o segundo jogo contra o Flamengo, pelas oitavas de final da Libertadores, novamente em casa, na próxima quarta-feira, o técnico joga todas as suas fichas na competição sul-americana. Caso o Inter venha a ser eliminado, a situação de Róger no Inter ficará muito instabilizada, e sua demissão é uma hipótese que não pode ser afastada.

Vitória reabilitadora

Foi um resultado muito expressivo. O Grêmio venceu o Atlético Mineiro por 3 x 1, de virada, hoje, na Arena MRV, pelo.Campeonato Brasileiro, uma vitória reabilitadora. Em apenas uma semana, o Grêmio foi da humilhante derrota para o Sport, virtualmente rebaixado, em plena Arena, para a primeira vitória fora de casa na competição, contra um adversário de camisa "pesada". Muito bem postado taticamente, o Grêmio não se deixou abater nem quando o Atlético abriu o placar, com um golaço de Gustavo Scarpa, aos 37 minutos. Aos 44, conseguiu o empate, com Edenílson, evitando de ir para o intervalo com uma derrota parcial. No segundo tempo, o Grêmio tomou conta do jogo. Aos 13 minutos, Balbuena fez o gol da virada. O Atlético não conseguia criar chances de gol. Seu único lance de perigo foi um chute de fora da área de Gustavo Scarpa, em que Tiago Volpi fez uma grande defesa. A vitória do Grêmio não estava ameaçada, mas foi confirmada com o gol de Aravena, aos 44. Afora o Atlético, o Grêmio também teve de superar uma arbitragem ruim, que expulsou Carlos Vinícius injustamente, aos 19 minutos do segundo tempo. As consequências só não foram piores porque, aos 30 minutos, Cuello, do Atlético, também foi expulso. Aos 47 minutos, Dôdi, do Grêmio, e Júnior Alonso, do Atlético, também foram expulsos. Com a vitória de hoje, e um pacote de contratações que deverá chegar durante a semana, o Grêmio sai do desalento de poucos dias atrás para a perspectiva de tempos melhores.

sábado, 16 de agosto de 2025

A insistência em apostas

Com a proximidade do fim da "janela" de contratações, e a má campanha no Campeonato Brasileiro, o Grêmio se apressa na busca por reforços. Porém, o clube permanece com a insistência em apostas, ou seja, jogadores que não dão nenhuma garantia de que representarão um acréscimo efetivo de qualidade. A bola da vez é o volante peruano Noriega, do Alianza Lima, cuja contratação deverá ser anunciada na próxima semana. Noriega ainda é jovem, fará 24 anos em outubro, mas esse parece ser seu único atributo relevante. Seu histórico de carreira é modesto. Dessa forma, o Grêmio incide, mais uma vez, num modelo de contratação que não tem dado certo. Na situação em que se encontra, ameaçado pela possibilidade de mais um rebaixamento, o Grêmio precisa de contratações assertivas, de jogadores afirmados, reconhecidamente capazes de modificar o preocupante quadro atual.

sexta-feira, 15 de agosto de 2025

O julgamento está marcado

Agora, já há uma data estabelecida para o ex-presidente Jair Bolsonaro ser julgado. O julgamento está marcado para o dia 2 de setembro, conforme determinação do presidente da primeira turma do Supremo Tribunal Federal, ministro Cristiano Zanin. A data, mais precisamente, é a do início do julgamento, que se desdobrará em várias sessões, todas já agendadas. Bolsonaro será julgado por tentativa de golpe de Estado. Em conjunto com Bolsonaro serão julgados mais 7 réus do chamado núcleo duro do golpe. Ao todo, Bolsonaro será julgado por cinco crimes. Em caso de condenação, as penas, somadas, poderão chegar a 43 anos. O encerramento do julgamento está previsto para 12 de setembro. A notícia não poderia ser melhor. Com o julgamento ocorrendo em breve, a esperada condenação de Bolsonaro terminaria com a hipótese de uma absurda anistia, e confirmaria a manutenção da sua inegibilidade. Os nomes especulados pela direita para uma candidatura a presidente não conseguiriam fazer frente a Lula, que estarâ em busca da reeleição. O Brasil precisa virar essa página, e relegar a família Bolsonaro ao rodapé da história.

quinta-feira, 14 de agosto de 2025

Erro persistente

Mesmo com os reiterados fracassos, o Grêmio não altera o perfil das suas contratações. O erro persistente do Grêmio é a contratação de jogadores de idade avançada, cujo melhor momento da carreira já ficou distante. A vinda do lateral direito Marcos Rocha, do Palmeiras, que está por ser anunciada, é uma comprovação disso. Marcos Rocha é um bom jogador, com uma carreira digna. Porém, o jogador completará 37 anos em dezembro. Até por isso, perdeu espaço no grupo do Palmeiras. Por anos, Mateus Rocha e Mayke alternaram-se na posição no Palmeiras, num período marcado por muitos títulos. No entanto, com o avançar da idade, ambos perderam espaço, e o clube adquiriu jogadores mais jovens para a lateral direita. O Grêmio, inclusive, já havia tentado a contratação de Mayke, que fará 33 anos em novembro, mas o jogador se acertou com o Santos. Há poucos dias, o Grêmio vendeu o lateral direito Igor Serrote, de 20 anos, revelado pelo próprio clube. Agora, traz, para a mesma posição, um jogador 16 anos mais velho. Nada pode ser mais emblemático numa política de contratações que vem acumulando equívocos.

Ainda vivo

O temor de uma goleada não se confirmou. O Inter perdeu por 1 x 0 para o Flamengo, ontem, no Maracanã pelas oitavas de final da Libertadores, e vem ainda vivo para o segundo jogo, na quarta-feira da próxima semana, no Beira-Rio. O Flamengo foi melhor, ao longo do jogo, mas não traduziu essa superioridade em gols. Após exercer um domínio claro no primeiro tempo, quando marcou o gol que lhe deu a vitória, o Flamengo viu o Inter melhorar no segundo, e apenas manteve o resultado, o que deixa o confronto em aberto, pois o placar escasso permite a possibilidade de uma reversão. Embora siga sendo o favorito para obter a classificação, o Flamengo corre riscos, já que seus resultados mais recentes não tem correspondido ao que se espera de um grupo de jogadores da mais alta qualidade. Dessa forma, o Inter, que antes parecia quase sem chances no confronto, vê seu ânimo se renovar, e irá inteiramente mobilizado para o segundo e decisivo jogo, quando, em casa, terá um estádio em que seus torcedores serão ampla maioria.

terça-feira, 12 de agosto de 2025

Clássicos

Os confrontos pelas quartas de final da Copa do Brasil foram definidos, hoje, em sorteio. Entre os quatro enfrentamentos, dois serão clássicos estaduais. Cruzeiro x Atlético Mineiro e Vasco x Botafogo serão os jogos com o tempero extra da rivalidade local que definirão semifinalistas da competição. O vencedor dos jogos entre mineiros enfrentará, nas semifinais, o classificado no confronto Corinthians x Athletico Paranaense. O clube classificado no enfrentamento carioca pegará o vencedor de Fluminense x Bahia. Em princípio, Vasco e Athletico Paranaense surgem como os mais fracos entre os participantes das quartas de final. Porém, em confrontos eliminatórios, tudo pode acontecer. No entanto, não há nenhum favorito destacado para ficar com o título da competição, tendo em vista que Flamengo e Palmeiras, que poderiam ostentar essa condição, já foram eliminados.

segunda-feira, 11 de agosto de 2025

Disputa acirrada

Os resultados da última rodada do primeiro turno do Campeonato Brasileiro embolaram as colocações na zona de rebaixamento. Os dois últimos colocados, Juventude e Sport, venceram, diminuindo sua distância para os clubes que estão logo acima, o que deverá ocasionar uma disputa acirrada na parte de baixo da classificação. O Sport, que não havia obtido uma única vitória até então, venceu o Grêmio fora de casa, e já está invicto há quatro jogos. O Juventude, no jogo de estreia de seu novo técnico, Thiago Carpini, venceu o Corinthians no Alfredo Jaconi. Apenas 4 pontos separam o Vitória, o primeiro clube fora da zona de rebaixamento, do Juventude, vice-lanterna. Se, em 2025, todos os grandes clubes brasileiros estão na Primeira Divisão, em 2026 isso poderá nâo acontecer. Clubes como Grèmio, Corinthians, Santos e Vasco fazem campanhas muito ruins, e poderão cair novamente.

domingo, 10 de agosto de 2025

Caos

A situação do Grêmio chegou ao estágio de terra arrasada. O Grêmio perdeu para o Sport por 1 x 0, hoje, na Arena, pelo Campeonato Brasileiro, e mergulhou no caos. Se a campanha do Grêmio na competição era fraca, agora virou motivo de chacota. O Sport não vencia um jogo desde o mês de março. Porém, por mais absurdo que possa parecer, a diretoria do clube decidiu continuar apostando no trabalho do técnico Mano Menezes, mesmo que o Grêmio piore a cada jogo. Hoje, o único jogador que se salvou numa atuação ridícula foi o estreante Carlos Vinícius que entrou no segundo tempo. Carlos Vinícius mostrou empenho e fez duas conclusões perigosas a gol. Os demais jogadores, sem exceção, afundaram. Num cenário como esse, a demissão do técnico Mano Menezes seria uma atitude óbvia. A sua manutenção no cargo é um acinte, pois é evidente que o trabalho fracassou, e não tem nenhuma perspectiva de melhora.

sábado, 9 de agosto de 2025

Reabilitação

Foi muito melhor do que o esperado. O Inter venceu o Red Bull Bragantino por 3 x 1, hoje, no Cícero de Souza Marques, pelo Campeonato Brasileiro, e obteve a sua reabilitação depois de quatro jogoa sem vitórias. A situação do Inter era aflitiva. Eliminado da Copa do Brasil, gerou revolta de seus torcedores, que colocaram faixas com protestos na frente do Beira-Rio. Um jogo fora de casa, antecedendo três jogos seguidos contra o Flamengo e outro diante do Cruzeiro, no Mineirão, não era uma perspectiva animadora. Porém, o Inter abriu o placar cedo, aos 6 minutos, com Ricardo Mathias, e isso condicionou o andamento do jogo. Aos 32 minutos, um pênalti infantil propiciou ao Inter o segundo gol, em cobrança de Alan Patrick. As possibilidades de reação do Red Bull Bragantino acabaram, de vez, com o gol de Ricardo Mathias, logo aos 30 segundos do segundo tempo. O clube paulista ainda descontou, com Isidro Pitta, aos 10 minutos, mas, mesmo dispondo de muito tempo, não conseguiu reverter o resultado. Com a vitória, o Inter ganha um pouco de tranquilidade para trabalhar, e o técnico Róger Machado obtém uma sobrevida no cargo.

sexta-feira, 8 de agosto de 2025

SAF caseira

Em uma entrevista de rádio, o empresário Celso Rigo, o "tio do arroz", deu detalhes de como será a administração de Marcelo Marques como presidente do Grêmio. Rigo disse que o Grêmio será uma espécie de "SAF caseira", sem deixar a condição de clube associativo, e comparou o modelo da futura administração com o que é feito em Palmeiras e Cruzeiro. Cabe lembrar que Marques prometeu que o Grêmio não se tornaria uma SAF. Aliás, na entrevista, Rigo declarou que transformar-se em SAF é "entregar a alma ao diabo". Na "SAF caseira", o clube não vende o seu departamento de futebol para terceiros, seus administradores são empresários bem sucedidos que torcem para o clube, como é o caso de Marques e do próprio Rigo. Ainda assim, o termo "SAF" causa estranheza ao ser proferido por quem prometeu que esse modelo administrativo não seria adotado pelo clube. Afora sofrer rejeição por parte de torcedores, pois lhes retira a sensação de pertencimento em relaçào ao clube, a SAF propriamente dita ainda é uma experiência muito recente, e cujo êxito, em longo prazo, é uma incógnita. O caso do Botafogo é exemplar nesse sentido. O clube conquistou grandes títulos após se transformar em SAF, mas acumula um prejuízo de R$ 299 milhões no último exercício, o que prova que, no futebol, não existe solução mágica.

quinta-feira, 7 de agosto de 2025

Classificados

Foram definidos todos os clubes que disputarão as quartas de final da Copa do Brasil. Após os dois jogos que complementaram as oitavas de final, hoje, Vasco e Cruzeiro estão classificados, e se juntaram a Fluminense, Botafogo, Atlético Mineiro, Atlético Paranaense, Corinthians e Bahia. Depois de empatarem sem gols os primeiros jogos, Vasco e Cruzeiro fizeram valer a força de suas camisas e se impuseram a CSA e CRB, respectivamente. O Vasco, em São Januário, venceu com autoridade, por 3 x 1. O Cruzeiro venceu por 2 x 0, mas o jogo chegou a ter uma carga dramática, pois seu goleiro, Cássio, defendeu um pênalti aos 40 minutos do segundo tempo. Caso o pênalti tivesse sido convertido, e o jogo terminasse empatado, a decisão iria para os tiros livres. A tranquilidade definitiva só veio aos 50 minutos, quando o Cruzeiro marcou o seu segundo gol. Com as eliminações, ontem, de Flamengo e Palmeiras, naturais candidatos ao título, a disputa da competição fica muito mais equilibrada. Não há, entre os oito clubes restantes, um favorito destacado. O sorteio para a definição dos confrontos das quartas de final será na próxima terça-feira, na sede da CBF.

quarta-feira, 6 de agosto de 2025

Os 60 anos de "Help".

Na data de hoje, completam-se 60 anos do lançamento do disco "Help", dos Beatles. Os 60 anos de Help, quinto LP lançado pelo grupo, marcam o início de uma fase de transição das composições simples e de letras ingênuas dos quatro primeiros discos, para criações mais elaboradas. Foi, também, o trabalho que marcou o início da participação regular de George Harrison como compositor, já que, até então, uma única música de sua autoria, "Don't Bother Me", havia sido gravada pelo grupo. Foi o último disco dos Beatles a contar com covers na lista de faixas. Outro fato marcante de "Help" é que nele está presente a música de maior sucesso de todos os tempos, "Yesterday". Creditada a Lennon e McCartney, mas composta apenas por Paul, "Yesterday" é a música mais regravada da história. São mais de 3 mil regravaçôes. Também é a música mais vezes tocada nas rádios, e a de maior rendimento em direitos autorais. Help atingiu o primeiro lugar nas paradas, e duas de suas músicas lançadas em singles, a faixa-título e "Ticket to Ride", também alcançaram a mesma posição. O lado 1 do LP contém a trilha sonora do segundo filme do grupo, igualmente intitulado "Help". Um belo disco, que merece ser revisitado.

Eliminação confirmada

Não houve reversão, e quase ninguém acreditava que pudesse acontecer. O Inter empatou em 1 x 1 com o Fluminense, hoje, no Maracanã, pelas oitavas de final da Copa do Brasil, e teve sua eliminação confirmada, conforme já se previa após a derrota no primeiro jogo. O primeiro tempo não teve nem um lance de perigo, para nenhum dos lados. Logo a 26 segundos do segundo tempo, depois de uma falha grotesca de Ronaldo, Cannobio abriu o placar para o Fluminense. O que parecia ser uma classificação com folga do Fluminense, complicou-se com o gol de empate do Inter, aos 20 minutos, de Alan Patrick, cobrando pênalti. A partir daí, o jogo ficou muito nervoso, com o Inter pressionando e o Fluminense catimbando. A tensão seguiu até os 54 minutos, quando o jogo foi encerrado. Foram várias as falhas individuais de jogadores do Inter, a mais grave delas de Ronaldo, que deu uma bola "de presente" para o Fluminense, resultando no gol do clube carioca. O jogador, que havia entrado no início do primeiro tempo no lugar de Richard, que saiu lesionado, foi substituído pouco depois da falha, e reagiu desferindo socos no banco de reservas. Thiago Maia, assim como no primeiro jogo, cometeu erros técnicos na execução de jogadas. O técnico do Inter, Róger Machado, fez escolhas discutíveis, tanto na escalação quanto nas substituições. Mesmo assim, e com a persistente má fase do Inter, Róger não deverá ser demitido, pois, já na semana que vem, terá início o confronto contra o Flamengo, pela Libertadores. Porém, caso a tendência de eliminação em mais essa competição se confirme, talvez sua continuidade no cargo possa ser revista.

terça-feira, 5 de agosto de 2025

O circo da direita

A direita brasileira não cessa de testar a democracia no pais e a atentar contra sua soberania. Hoje, parlamentares bolsonaristas apresentaram mais um capítulo do circo da direita e ocuparam as mesas da Câmara dos Deputados e do Senado para obstruir os trabalhos das duas casas. A atitude se deu como protesto pela prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro, determinada, ontem, pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes. Os baderneiros impuseram como condição para desocuparem as mesas que seja pautada a votação do projeto de anistia aos golpistas de 8/1/2023 e o impeachment do ministro Alexandre de Moraes. Os presidentes da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre, (União Brasil-AP) suspenderam as sessões de hoje, e irão se reunir com os líderes de bancada. As condições impostas pelos "rebeldes" são inegociáveis. O país não pode ser refém de quem atenta contra a democracia. As instituições seguirão sólidas, e os golpistas serão devidamente punidos.

segunda-feira, 4 de agosto de 2025

Talento emergente

Antes, Gabriel Bortoleto era, apenas, o piloto que fazia o Brasil retornar ao grid da Fórmula-1, depois de 8 anos de ausência. Agora, já se constitui num talento emergente. Seu desempenho tem sido crescente, colocando-o na zona de pontuação das corridas, fato impensável para sua equipe, a Kick-Sauber, até bem pouco tempo. Ontem, ao chegar em sexto lugar no Grande Prêmio da Hungria, na frente de nomes como Max Verstappen, atual tetracampeão da categoria, e Lewis Hamilton, Bortoleto provou que deixou de ser uma promessa, já é uma realidade. Bortoleto tem somente 20 anos, e um futuro dos mais promissores pela frente. Pelo que tem mostrado, Bortoleto, no dia em que tiver a chance de correr por uma das equipes de ponta da Fórmula-1, será um dos candidatos ao título. Um país com oito títulos mundiais de Fórmula-1 conquistados, não poderia ficar sem ao menos um piloto para lhe representar na categoria. Bortoleto veio preencher essa lacuna, e dar aos brasileiros a chance de torcer por um piloto do país, o que não acontecia desde 2017.

domingo, 3 de agosto de 2025

Uma rotina de fracassos

Em uma semana, foram três jogos consecutivos em casa, e apenas um ponto conquistado. O Inter perdeu por 2 x 1 para o São Paulo, hoje, no Beira-Rio, pelo Campeonato Brasileiro, continuando uma rotina de fracassos nos jogos como mandante. Em apenas uma semana, foram duas derrotas e um empate, sendo que o único ponto conquistado só foi obtido depois que o adversário teve um jogador expulso. Não há mais como esconder a crise técnica do Inter. No ataque, só Carbonero mostra efetividade. Borré, Valência e Wesley não conseguem marcar gols. O meio de campo não rende o esperado, seja qual for a sua formação. As contratações feitas, até agora, na "janela", não entusiasmam, são os nomes possíveis para um clube que não tem dinheiro. Embora o Inter tenha perdido por apenas um gol de diferença para o Fluminense, o que lhe permite reverter o confronto pela Copa do Brasil no segundo jogo, na próxima quarta-feira, no Maracanã, não é essa a perspectiva que se tem. Caso venha a ser eliminado da Copa do Brasil, e diante de um confronto pela Libertadores que se prenuncia decidido em favor do Flamengo, é possível, e até provável, que o técnico Róger Machado venha a ser demitido. Ainda que tenha sido campeão gaúcho, impedindo o octacampeonato do Grêmio, Róger não está blindado contra os maus resultados. No futebol, só vitórias sustentam um técnico.

sábado, 2 de agosto de 2025

Sem evolução

Foi uma atuação deplorável. O Grêmio perdeu por 1 x 0 para o Fluminense, hoje, no Maracanã, pelo Campeonato Brasileiro, e mostrou um trabalho sem evolução após a parada para a realização do Campeonato Mundial de Clubes. Existe quem sustente que, embora tímida, houve uma evolução no trabalho do técnico Mano Menezes depois da parada. Não é vetdade, o Grêmio está estagnado num nível de desempenho muito baixo. Se é verdade que o grupo de jogadores é precário, a contribuição de Mano Menezes para uma melhora de rendimento quase nenhuma. Trocar, novamente, o técnico é uma hipótese que deve ser considerada. Chafurdando no marasmo, o Grêmio precisa de medidas fortes para evitar que seu próximo presidente, em 2026, assuma o clube na condição de uma terra arrasada.

sexta-feira, 1 de agosto de 2025

Pensando alto

Uma notícia causou grande impacto, no meio esportivo, no dia de hoje. O fato em questão é o de que o técnico desejado pelo futuro presidente do Grêmio, Marcelo Marques, seria o português José Mourinho, o que revela o quanto o mecenas gremista estaria pensando alto. A tentativa, que prossegue, de contratar o atacante Róger Guedes, e a divulgação do interesse em Mourinho sinalizam que, na administração de Marques, o Grêmio será um clube ousado no mercado, visando formar um grupo forte e competitivo, capaz de conquistar grandes títulos. A mudança no perfil de contratações do Grêmio já foi percebida pelo mercado, que começa a oferecer medalhões para o clube. Surgem as mais variadas especulações envolvendo o oferecimento, por parte de empresários, de nomes como Lo Celso, Dybala, e Anderson Talisca. Arthur, ex-jogador do clube, teria sinalizado seu desejo de voltar. Não se sabe se qualquer um dos nomes citados vai vir, mesmo, para o Grêmio, mas eles mostram que o nível de ambição do clube na formação do grupo de jogadores para 2026, será grande.