quarta-feira, 30 de abril de 2025
Derrota absurda
Parecia que o pesadelo estava acabando, mas foi uma ilusão. O Grêmio perdeu por 3 x 2 para o CSA, hoje, no Rei Pelé, pela terceira fase da Copa do Brasil, num jogo com duas viradas, uma derrota absurda pela forma como ocorreu. O CSA abriu o placar aos 15 minutos, mas o Grêmio conseguiu empatar aos 23, com Braithwaite. O jogo seguiu equilibrado e, no segundo tempo, aos poucos, o Grêmio foi tomando o controle da partida, fato que foi coroado com um golaço de Dôdi, aos 35 minutos. Porém, o inacreditável aconteceu e o CSA virou o jogo novamente, com gols aos 42 e 47 minutos. Ao fazer o segundo gol, o Grêmio estava com o jogo na mão, e permitiu a reversão. Mais uma vez, individualidades comprometeram. Tiago Volpi, João Pedro, Jémerson e Edenílson não podem mais ser titulares. O técnico Mano Menezes veio por sua capacidade de armar defesas, mas em três jogos sob sua orientação o Grêmio sofreu seis gols. Felipão, apresentado ontem como coordenador técnico, deixou claro que não sabe exatamente o que lhe compete fazer. O momento vivido pelo Grêmio é aterrador.
terça-feira, 29 de abril de 2025
Resultado constrangedor
Por pouco, não foi um duro tropeço. O Inter venceu o Maracanã (CE), por 1 x 0, hoje, no Beira-Rio, pela terceira fase da Copa do Brasil, um resultado constrangedor para quem esperava uma goleada. O jogo se encaminhava para um empate em 0 x 0, quando Gustavo Prado marcou o gol da vitória, aos 48 minutos do segundo tempo. Alan Patrick, que entrou no segundi tempo, já havia desperdiçado um pênalti, e dois gols haviam sido anulados. O placar magro diante de um adversário tão modesto evidencia que o Inter tem um potencial superestimado pela imprensa e, somado a outros resultados recentes, confirmam a tendência do técnico Róger Machado de perder o "gás" depois de um certo tempo de trabalho. As preservações de determinados titulares na escalação que começou o jogo não servem como desculpa, pois o Inter só as fez por estar convencido de que não precisaria de força mâxima para vencer com tranquilidade. Nada foi como o planejado, o que demonstra que o grupo de jogadores do Inter não e tão forte e equilibrado como a imprensa costuma propagar.
segunda-feira, 28 de abril de 2025
A descaracterização da Seleção
Cada vez mais afastada do coração dos torcedores, a Seleção Brasileira sofrerá mais um rude golpe na sua identidade. A descaracterização da Seleção Brasileira será ampliada com o lançamento, em março de 2026, de um segundo uniforme na cor vermelha, com fragmentos em preto. A iniciativa fere, inclusive, o estatuto da própria CBF, que dispõe que a Seleção só pode usar uniformes com as cores da instituição, que são as mesmas da bandeira brasileira. A referida camisa sequer exibirá o logotipo da Nike, fornecedora de material esportivo da Seleção, mas a da griffe do ex-jogador de basquete Michael Jordan, pois as duas empresas costumam fazer ações conjuntas. Certamente, o que está por trás de tudo isso, são interesses financeiros. O futebol se tornou uma indústria bilionária, e o dinheiro é preponderante sobre qualquer outro fator. A perda da identidade visual é mais um aspecto que fará a indiferença do público para com a Seleção se ampliar expressivamente.
domingo, 27 de abril de 2025
Resultado com sabor amargo
Em outras circunstâncias, até poderia ser considerado um desfecho razoável. O Grêmio empatou em 1 x 1 com o Vitória, hoje, no Barradão, pelo Campeonato Brasileiro, um resultado com sabor amargo, pois saiu na frente no placar. Curiosamente, o autor do gol do Grêmio, aos 20 minutos do primeiro tempo, foi o zagueiro Jémerson, de atuação desastrosa no meio da semana, pela Copa Sul-Americana, e o goleiro Tiago Volpi, que vinha de grandes atuações, foi responsável pelo empate do Vitória, ao sair mal do gol, aos 21 minutos do segundo tempo. O Grêmio fazia o suficiente para obter a vitória, até Tiago Volpi falhar. A partir daí, o jogo ficou tenso, e ambos os lados tiveram chances para vencer. A vitória faria o Grêmio subir para o décimo-segundo lugar. Com o empate, o clube permanece dentro da zona de rebaixamento, em décimo-oitavo lugar. Porém, já há fatos positivos. Ainda não foi possível terminar um jogo sem levar gols, mas é visível que já há uma maior consistência coletiva. Os gols tomados pelo Grêmio nos dois últimos jogos, foram consequências de erros individuais. A melhora ainda é tímida, mas já há razões para o torcedor ter esperanças de tempos mais exitosos.
sábado, 26 de abril de 2025
Uma piada de mau gosto
Seria engraçado, se não fosse desastroso. O Inter venceu o Juventude por 3 x 1 de virada, hoje, no Beira-Rio, pelo Campeonato Brasileiro, com a defesa do adversário se constituindo em uma piada de mau gosto, tomando todos os gols de cabeça. A ineficiência do Juventude nas jogadas de bola aérea é inacreditável. Bastava cruzar uma bola na sua área para criar um lance perigoso ou marcar um gol. Nos dois primeiros gols do Inter, Alan Patrick cobrou escanteios e Victor Gabriel cabeceou livre para marcar. No terceiro gol, Borré também não teve dificuldade em cabecear. O Juventude até começou o jogo bem, e abriu o placar com Batalla, aos 3 minutos. Porém, aos 17, numa cobrança de escanteio de Alan Patrick, Victor Gabriel cabeceou livre para empatar. Aos 38, em lance idêntico ao primeiro gol, Victor Gabriel desempatou. No segundo tempo, aos 15 minutos, Borré, novamente numa cobrança de escanteio, fez o terceiro gol do Inter. Com uma defesa tão ineficiente na bola aérea, o Juventude correrá sérios riscos durante toda a competição, e não será fácil a luta para se manter na Primeira Divisão.
sexta-feira, 25 de abril de 2025
A volta de Felipão
Depois de longas tratativas, Felipão retorna ao Grêmio, como coordenador técnico. A volta de Felipão é mais uma aposta do clube na força dos ídolos. Durante anos, o Grêmio escorou-se na força do mito Renato para a mobilização da torcida. Com a vinda de Felipão, o Grêmio busca uma voz forte no vestiário, que se somará à do técnico Mano Menezes, também conhecido por seu temperamento impositivo. Antes mesmo do acerto entre Grêmio e Felipão, Mano Menezes, perguntado a respeito, disse que não teria nenhum problema em trabalharem juntos, pois costuma adaptar-se às estruturas dos clubes que o contratam. Há quem desconfie que dois homens de personalidade forte possam ter dificuldade de relacionamento. Porém, a aposta do Grêmio é a de que duas figuras com esse perfil consigam controlar as turbulências de vestiário. Diante do fracasso que foi a meteórica trajetória do técnico Gustavo Quinteros no clube, com a frustração da não conquista do sonhado octacampeonato estadual e a presença na zona de rebaixamento já nas primeiras rodadas do Campeonato Brasileiro, o Grêmio decidiu trazer dois homens desassombrados e de atitudes firmes para reverter o mau momento. Felipão, com todo o seu simbolismo, mobilizará o apoio do torcedor. Resta saber o quanto isso se refletirá dentro das quatro linhas.
quinta-feira, 24 de abril de 2025
Resultado frustrante
Era para ter sido uma vitória. O Grêmio empatou em 2 x 2 com o Godoy Cruz, hoje, no Estádio Malvinas Argentinas, em Córdoba (ARG), pela Copa Sul-Americana, na estreia do técnico Mano Menezes, um resultado frustrante, pois esteve duas vezes em vantagem no placar e merecia ter vencido. A razão pela qual a vitória escapou foi a atuação comprometedora do zagueiro Jémerson, que falhou nos dois gols sofridos pelo Grêmio. Se no Gre-Nal seu desempenho foi aceitável, hoje Jémerson voltou a fazer uma apresentação desastrosa. Mais uma vez, fica evidente o erro da diretoria do Grêmio em não ter incluído um zagueiro pelo lado direito no seu pacote de contratações, pois a posição está carente há muito tempo. Em termos de classificação, o resultado não causou maiores danos ao Grèmio, que divide a liderança do grupo com o próprio Godoy Cruz. Porém, ter deixado a vitória escapar, depois de estar vencendo por duas vezes, tem um gosto amargo para o torcedor, e escancara a posição em que o grupo de jogadores tem a maior deficiência.
quarta-feira, 23 de abril de 2025
Intimado
Mais uma vez, a Justiça cumpriu o seu papel. Hoje, o ex-presidente Jair Bolsonaro foi intimado sobre a ação em que é réu no Supremo Tribunal Federal por tentativa de golpe de Estado. Bolsonaro assinou a intimação no seu leito na UTI de um hospital em Brasília, onde se recupera de uma cirurgia. O STF decidiu proceder a intimação por entender que Bolsonaro estava em condições de recebê-la, já que, ontem, havia feito uma "live" do mesmo leito de UTI. Portanto, as alegacões da defesa de Bolsonaro, de que a intimação nessas condições fere dispositivos legais, não se sustentam. Não há razão para ter qualquer tipo de complacência com Bolsonaro. Não é a primeira vez que Bolsonaro tenta usar seus alegados problemas de saúde para posar de vítima. Pelo bem do Brasil, Bolsonaro tem de ser punido por todos os crimes que cometeu. O mesmo tem de ocorrer com todos os demais arrolados na tentativa de golpe de Estado.
terça-feira, 22 de abril de 2025
Tropeço inesperado
Um resultado que pegou a todos de surpresa. O Inter empatou em 3 x 3 com o Nacional (URU), hoje, pela Libertadores, um tropeço inesperado e insólito, pois chegou a estar sendo goleado. O jogo seguiu um roteiro improvável. Com 6 minutos de jogo, o Nacional abriu o placar, e aos 10 já fazia 2 x 0. Aos 43, fez o terceiro. O Inter descontou aos 45, de pênalti. No segundo tempo, o Inter diminuiu com 21 minutos, e empatou aos 27. Porém, embora houvesse muito tempo para isso, a virada épica não aconteceu. Foram dois pontos preciosos que o Inter deixou escapar. A ideia de encaminhar a classificação para as oitavas de final vencendo todos os jogos em casa não é mais possível. O tropeço se deu contra o adversário mais fraco do grupo, o que pode custar caro so Inter. Nos últimos quatro jogos, sendo três deles pelo Campeonato Brasileiro, o Inter não venceu nenhum. Bem antes do que muitos poderiam esperar, o tão elogiado Inter do técnico Róger Machado parece estar mostrando o seu verdadeiro potencial.
segunda-feira, 21 de abril de 2025
A volta de Mano Menezes
Um retorno, duas décadas depois. A volta de Mano Menezes ao Grêmio foi acertada, hoje, exatos 20 anos depois de sua primeira chegada ao clube. O técnico chega num momento difícil do clube, que não conseguiu o octacampeonsto gaúcho e está na vice-lanterna do Campeonato Brasileiro. Mano Menezes está longe de ser uma unanimidade junto aos dirigentes e torcedores do Grêmio. Seus trabalhos mais recentes não tem sido bons. Porém, após a demissão de Gustavo Quinteros, o Grêmio precisava encontrar um novo técnico rapidamente, e o mercado não oferecia muitas opções. As perspectivas para o Grêmio, até o final do ano, lamentavelmente, são modestas. Antes de mais nada, é preciso evitar a ameaça de rebaixamento no Brasileirão. Nas Copas do Brasil e Sul-Americana, vai tentar chegar o mais longe possível, mas a chance de títulos parece pequena. Porém, o futebol demonstrado no Gre-Nal do último sábado, quando foi orientado pelo técnico interino James Freitas, dá um alento de que o Grêmio possa alcançar dias melhores. Caberá a Mano Menezes fazer dessa esperança uma realidade.
Papa Francisco
Uma perda, mesmo para os não religiosos. A morte do Papa Francisco, hoje, aos 88 anos, é sentida não só pelos católicos, mas por todos que reconheciam nele um homem humano e tolerante. Francisco foi um sopro de renovação na Igreja, enfrentando preconceitos e, por isso mesmo, atraindo opositores dentro e fora da instituição. Não se vergou. Soube continuar avançando na direção de uma Igreja mais aberta, com a devida prudência para não despertar ódios desmesurados. Recusou o excesso de pompa vinculado aos papas, foi um pontífice de marcante simplicidade. Até os seus rituais fúnebres já mostrarão mudanças resultantes de suas determinações por rituais menos suntuosos. Com sua postura, Francisco mostrou-se uma voz importante na busca de um mundo mais tolerante e fraterno. Foi um papa que buscou acolher a todos, sem discriminações, como deve fazer um arauto da paz. Resta esperar que o novo papa a ser escolhido não represente um retrocesso em direção ao conservadorismo, e sim um continuador dos avanços de Francisco.
domingo, 20 de abril de 2025
A coadjuvante se tornou protagonista
No futebol, a arbitragem é um fator auxiliar. Porém, no Brasil, a coadjuvante se tornou protagonista. A quinta rodada do Campeonato Brasileiro, que terminará amanhã, foi marcada por erros e omissões terríveis da arbitragem. Os aspectos técnicos e táticos dos jogos ficaram em segundo plano. Dois pênaltis escandalosos, um em favor do Grêmio no jogo contra o Inter, outro para o São Paulo, na partida com o Santos, não foram marcados. Um pênalti inexistente foi marcado contra o Juventude, em favor do Mirassol. No caso do São Paulo, o prejuízo foi minimizado porque, mesmo com o pênalti sonegado, a vitória sobte o Santos foi alcançada. No entanto, Grêmio e Juventude foram irremediavelmente prejudicados. O pênalti não marcado retirou do Grêmio uma vitória que lhe faria subir na classificação. Com o empate, ficou na zona de rebaixamento. O Juventude vencia o jogo e estava subindo para o quarto lugar. Com o empate foi para uma colocação intermediária. Com tantos erros da arbitragem, o futebol foi o grande derrotado do final de semana. Num campeonato de pontos corridos, cada ponto ganho ou perdido tem enorme influência no resultado final da competição, seja para o título, classificação para outras competições, ficar no "limbo", ou ser rebaixado. Essas definições deveriam se dar, exclusivamente, pela ação dos jogadores dentro das quatro linhas, mas estão sendo determinadas pelos erros e omissões da arbitragem, o que é inaceitável.
sábado, 19 de abril de 2025
Apito amigo
Um escândalo! Grêmio e Inter empataram em 1 x 1, hoje, na Arena, pelo Campeonato Brasileiro, num jogo marcado por um "erro" monstruoso de arbitragem, em mais um caso de "apito amigo" que, historicamente, beneficia o clube alvirrubro. Aos 44 minutos do segundo tempo, Braian Aguirre comete um pênalti claríssimo sobre Aravena. O árbitro Bráulio da Silva Machado (SC), nada marcou. Chamado pelo VAR para observar o lance no monitor, Bráulio manteve sua decisão, influindo de forma direta no resultado do jogo. O Grêmio merecia ter vencido o jogo. O técnico interino James Freitas começou a partida no esquema 4-4-2, com um meio de campo mais marcador e combativo. Com isso, o Grêmio surpreendeu o Inter, ganhava quase todas as divididas, levantou a torcida, e acabou abrindo o placar aos 38 minutos. Durante o segundo tempo, o técnico do Inter, Róger Machado, fez substituições, tirando os extremas e colocando meias, equilibrando o jogo. Porém, o pênalti que gerou o empate do Inter, aos 15 minutos, não foi consequência disso, mas, sim, uma falha infantil de João Pedro. O empate até soava justo quando, já no final do jogo, aconteceu o lance que influiu, injustamente, no resultado final. Como saldo da partida, fica a demonstração de que o grupo de jogadores do Grêmio pode render muito mais do que apresentava com o ex-técnico Gustavo Quinteros, e a evidência, cada vez maior, de que o Inter está decrescendo de produção.
sexta-feira, 18 de abril de 2025
Falsas esperanças
Poucas vezes se viu tamanho contraste entre expectativa e realidade. Vista com entusiasmo por grande número de pessoas, a volta de Neymar ao futebol brasileiro estimulou as falsas esperanças de que o jogador pudesse retomar sua carreira em alto nível e ser o protagonista da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2026. Na prática, seu retorno ao país tem se revelado um fracasso. Desde que chegou, Neymar pouco jogou. No meio de semana, após longa ausência por lesão, Neymar voltou a jogar pelo Santos, contra o Atlético Mineiro, na Vila Belmiro. Saiu ainda no primeiro tempo, com uma nova lesão muscular, sem prazo definido de recuperação. A evidência que tantos continuam a negar é que Neymar se encaminha para um final de carreira sem brilho. Nos últimos dois anos, Neymar fez pouquíssimos jogos, afastado por sucessivas lesões. Porém, manteve aeu trepidante estilo de vida, fora das quatro linhas. O futebol deixou de ser a sua prioridade. Só falta o jogador dizer isso com todas as letras para que,então, os que ainda mantém a ilusão de sua volta aos melhores tempos, culminando com a conquista da próxima Copa do Mundo, percebam que seu sonho, definitivamente, se desfez.
quinta-feira, 17 de abril de 2025
O vai e vem dos técnicos
No futebol, nada pesa mais do que os resultados. Com apenas 4 rodadas do Campeonato Brasileiro realizadas, de um total de 38, o vai e vem dos técnicos já se estabeleceu, com demissões em série. O primeiro a cair foi Mano Menezes, então no Fluminense, após derrota para o Fortaleza na rodada de abertura da comoetiçào. Mano é um dos cotados para ser o novo técnico do Grêmio, que demitiu Gustavo Quinteros, ontem, após ser goleado pelo Mirassol. Hoje, o Corinthians anunciou a demissão de Ramón Diaz, menos de um mês depois da conquista do Campeonato Paulista em cima de um rival, o Palmeiras. Os maus resultados após o título da disputa estadual abreviaram a trajetória do técnico no clube. Dorival Júnior, que também interessa ao Grêmio, é o preferido do Corinthians para ser o substituto de Ramón Diaz. No São Paulo, a continuidade do técnico Luís Zubeldia está por um fio. Caso Zubeldia seja demitido, Dorival Júnior deverá ser o nome preferencial para o substituir. Assim vai sendo a vida dos técnicos, a cada nova rodada do Brasileirão, numa ciranda em que quem sai de um clube torna-se, pouco depois, a solução pretendida por outro.
quarta-feira, 16 de abril de 2025
Um choque de realidade
O fim do jejum de títulos, com a conquista do Campeonato Gaúcho, e a longa invencibilidade, fizeram com que torcedores e jornalistas identificados com o Inter superestimassem a sua potencialidade. O Inter perdeu para o Palmeiras por 1 x 0, hoje, no Beira-Rio, pelo Campeonato Brasileiro, e teve um choque de realidade. A primeira derrota do ano, e em casa, mostrou que o Inter ainda não se ombreia com as maiores forças do futebol brasileiro. Para sonhar com vôos mais altos, o Inter ainda tem um longo caminho a percorrer.
Desfecho inevitável
Uma medida cujo adiamento custou caro ao Grêmio. O Grêmio foi goleado por 4 x 1 pelo Mirassol, hoje, no estádio Campos Maia, pelo Campeonato Brasileiro, o que gerou um desfecho inevitável, com a demissão do técnico Gustavo Quinteros. Na verdade, a atitude foi, inexplicavelmente, postergada. Após a derrota para o Flamengo, ficou evidente que Quinteros não tinha mais condições de permanecer no cargo. Temerosa de fazer uma mudança menos de uma semana antes de um Gre-Nal, a diretoria do Grêmio decidiu manter o técnico, o que se revelaria desastroso. A goleada para um adversário que não ganhava um jogo desde fevereiro escancarou o equívoco da manutenção de Quinteros. Aos 20 minutos de jogo o Mirassol já vencia por 2 x 0. O resultado apresentou requintes de crueldade, como o fato do lateral esquerdo Reinaldo, tão criticado quando jogou no Grêmio, ter marcado dois gols. Com o resultado, o Grêmio acabou entrando na zona de rebaixamento do Brasileirão, onde tambem está outro grande clube do futebol do paìs, o Atlético Mineiro. Por enquanto, o auxiliar técnico permanente James Freitas será o treinador interino. Porém, espera-se, a qualquer momento, o anúncio da contratação de um novo técnico.
terça-feira, 15 de abril de 2025
Imprevidência
Em 2025, no Grêmio, nada é tão ruim que não possa piorar. A grave lesão de Rodrigo Ely, que o deixará fora do futebol até o próximo ano, escancara a imprevidência do clube na contratação de zagueiros. Posição mais carente do grupo desde que Geromel apontava para uma inevitável aposentadoria, a zaga direita do Grêmio nunca recebeu da atual administração do clube a devida atenção. A consequência foi a falta de um substituto a altura assim que Geromel, primeiro por lesões, depois pelo encerramento de sua carreira, deixou uma lacuna na posição. Agora, o que era ruim tecnicamente, pela insuficiência dos zagueiros do grupo em termos de qualidade, torna-se, também, um problema numérico, pela escassez quantitativa de opções para o setor. O Grêmio fez 11 contratações, até agora, no ano, e, absurdamente, nenhuma delas para a posição em que estava mais necessitado. Como se pode perceber, o mau momento do Grêmio não é fruto do acaso, mas um efeito do planejamento deficiente de suas ações no departamento de futebol.
segunda-feira, 14 de abril de 2025
Técnicos estrangeiros
O fulgurante trabalho do português Jorge Jesus no Flamengo, em 2019, num curto período de seis meses, criou uma tendência no futebol brasileiro da busca de técnicos do exterior. Porém, decorridos seis anos da era Jorge Jesus, cabe fazer uma reflexão sobre o trabalho de técnicos estrangeiros no Brasil. Com raras exceções, a grande maioria não aprovou. A iminente demissão de Gustavo Quinteros, no Grêmio, e a saída de Pedro Caixinha do Santos reforçam esse quadro. No Cruzeiro, Leonardo Jardim, até agora, só obteve uma vitória. Os maus resultados, é claro, não são consequência, apenas, do que fazem os técnicos. A qualidade do grupo de jogadores, a competência dos dirigentes, e vários outros fatores, influem no que acontece dentro das quatro linhas. Porém, por conhecerem as especificidades do futebol local, os técnicos brasileiros estão mais aptos a enfrentar circunstâncias típicas às quais os estrangeiros ainda precisam se adaptar. Com o tempo, a tendência da contratação de técnicos estrangeiros deverá arrefecer, dobrada pela imperiosa imposição dos resultados.
domingo, 13 de abril de 2025
Invencibilidade mantida
Foi um jogo em que o Inter se permitiu poupar jogadores. O Inter empatou com o Fortaleza em 0 x 0, hoje no Castelão, pelo Campeonato Brasileiro, e está com sua invencibilidade mantida, agora com 17 jogos sem perder. Com o empate, o Inter foi para uma parte intermediária da classificação, mas o clube optou por priorizar seus dois próximos jogos, contra o Palmeiras, no Beira-Rio, e o Grêmio na Arena. Hoje, diante de um Fortaleza dominante mas ineficiente, o Inter sustentou o 0 x 0, resultado que lhe pareceu satisfatório. Contra o Palmeiras, o Inter será posto a prova na sua condição de pretenso candidato ao título. Até aqui, ainda não mostrou nada que sustente essa suposta condição.
Medida postergada
Foi uma tarde de horrores, mais uma vez. O Grêmio perdeu para o Flamengo por 2 x 0, hoje, na Arena, pelo Campeonato Brasileiro, mostrando o mesmo mau futebol de outros jogos, o que faz com que a demissão do técnico Gustavo Quinteros tenha sido, somente, postergada, pois é inevitável, já que seu trabalho não tem futuro. Os jogos vão se sucedendo, sem que haja nenhuma melhora no desempenho do Grêmio. Ganhe ou perca os jogos, o Grêmio sempre atua mal. O meio de campo, mesmo que, hoje, tenha tido mais um volante, continua espaçado, a zaga, pelo lado direito, é um desastre, as laterais vazam, Pavón é uma usina para acender uma lâmpada. A consequência, contra o Flamengo, não poderia ser outra, uma derrota ao natural. Aos 3 minutos, Arrascaeta, o melhor jogador da partida, já abria o placar para o Flamengo, após um toque de Edenílson se transformar num presente para o meia rubro-negro. O Flamengo tem o melhor grupo de jogadores do país, mas, no caso do Grêmio, isso pouco importa, pois o problema não está nos adversários. Seja qual for o oponente, o Grêmio, invariavelmente, joga mal. Não se percebe nenhuma mudança oara melhor em três meses de trabalho. Manter Quinteros é, apenas, adiar uma atitude que, fatalmente, será tomada, em breve.
sábado, 12 de abril de 2025
Extensão contratual
O técnico Róger Machado está com o prestígio em alta no Inter. Hoje, o Inter anunciou a extensão contratual de seu compromisso com o técnico até dezembro de 2026, quando se encerrará o mandato do atual presidente do clube, Alessandro Barcelos. A medida reflete a euforia do clube pelo fim do longo jejum de títulos, obtido com a conquista do Campeonato Gaúcho. Porém, nada garante que Róger Machado permanecerá, mesmo, até o final do contrato. No futebol, tudo é efeito dos resultados dentro das quatro linhas. Por enquanto, os números do técnico são bastante favoráveis. No entanto, ninguém pode garantir que permanecerão assim. Uma onda de maus resultados, caso ocorra, poderá encerrar ,antecipadamente, o contrato entre as partes. Portanto, a extensão hoje anunciada tem pouco efeito prático. A convicção do Inter no trabalho de Róger Machado, que levou à prorrogação do contrato, se esfumará tão logo resultados negativos venham a acontecer. Dado o histórico profissional do técnico, cujos trabalhos perdem fôlego em médio prazo, essa é uma hipótese que não pode ser desconsiderada.
sexta-feira, 11 de abril de 2025
Nova contratação
Foram muitos os reforços trazidos pelo Grêmio em 2025. Hoje, último dia da "janela" pós-campeonatos estaduais, uma nova contratação foi anunciada pelo clube, a do lateral esquerdo Marlon, emprestado pelo Cruzeiro até o final do ano, com opção de compra. Marlon já havia sido tentado pelo Grêmio anteriormente, o que mostra convicção do clube em torno do seu nome. Porém, há que se fazer ponderações sobre esse reforço. O Grêmio trouxe, recentemente, dois laterais esquerdos, Lucas Esteves e Luan Cândido. Enquanto isso, a posição de zagueiro central segue extremamente carente, com jogadores insuficientes como Jémerson e Rodrigo Ely, com mais uma janela se encerrando sem um reforço para cobrir essa lacuna. Afora isso, Marlon não vinha tendo um bom rendimento no Cruzeiro. Porque trazer um jogador para uma posição que, pelo menos numericamente, apresenta alternativas, enquanto outra precisa urgentemente de reforços e continua sem ter essa necessidade suprida? Resta esperar que Marlon justifique tanto empenho do Grêmio em sua contratação.
quinta-feira, 10 de abril de 2025
Arbitragem protagonista
Dois pênaltis a favor, um adversário expulso, depois de um primeiro tempo sem gols. O Inter goleou o Nacional de Medellin por 3 x 0, hoje, no Beira-Rio, pela Libertadores, num jogo com arbitragem protagonista. A maré positiva do Inter faz com que seja cumulado de elogios pela imprensa. Alan Patrick, que fez todos os gols contra o Nacional de Medellin, e o técnico Róger Machado, são exaltados por suas qualidades. Porém, dois dos gols marcados por Alan Patrick foram de pênalti, e Róger Machado ainda precisa provar que não é um técnico "garrafa PET", ou seja, que perde o gás depois de um tempo. A vida tem sido mansa para o Inter, reflexo do fim de um longo jejum de títulos. Porém, convém dosar o entusiasmo que faz com que muitos prevejam que o Inter está apto a ganhar grandes títulos. Mais uma vez, a exemplo do que ocorreu em 2024, o Inter alcança uma longa invencibilidade, o que alimenta os sonhos grandiosos. Cabe lembrar que, da primeira vez, derrotas nos três últimos jogos do Campeonato Brasileiro fizeram o Inter cair na realidade.
quarta-feira, 9 de abril de 2025
Sorteio favorável
Foram definidos os confrontos pela terceira fase da Copa do Brasil. Foi um sorteio favorável para os clubes do Rio Grande do Sul. O Grêmio enfrentará o CSA, e fará o segundo jogo na Arena. O Inter terá pela frente o Maracanâ (CE), um clube fundado em 2005, e jogará a segunda partida fora de casa. O adversário do Inter, sem dúvida, é bem mais fácil. Porém, o Grêmio também é amplo favorito diante do CSA. Ao que tudo indica, Grêmio e Inter não terão muita dificuldade em se classificar para as oitavas de final. No entanto, o Grêmio precisa melhorar o seu desempenho para confirmar essa tendência, mesmo contra um adversário modesto. Para o Inter, o confronto deve ser, apenas, o cumprimento de um protocolo.
terça-feira, 8 de abril de 2025
Manga
Uma lenda. Assim pode ser definida a trajetória como goleiro de Manga, que faleceu, hoje, 18 dias antes de completar 88 anos. Manga é considerado o maior goleiro da história do Botafogo. Depois de um extenso período no clube carioca, brilhou no Nacional (URU), onde foi campeão da Libertadores e mundial, em 1971. Em 1974, aos 37 anos, chegou ao Inter, onde seria bicampeão brasileiro em 1975 e 1976. Deixou o clube em 1977, brilhou no Operário-MS e Coritiba, e voltou ao Rio Grande do Sul em 1979, quando foi campeão gaúcho pelo Grêmio. A partir de 1980, rodou por vários clubes, e encerrou sua carreira aos 45 anos, no Barcelona de Guayaquil (EQU). Na Seleção Brasileira ficou marcado pela má atuação na Copa do Mundo de 1966, na Inglaterra, e não foi mais convocado. Porém, sua atuação em clubes o tornou lendário, a ponto de a data do seu aniversário ter sido escolhida como o Dia Nacional do goleiro.
Nada mudou
Ninguém deve se deixar enganar pelo resultado obtido. O Grêmio venceu por 2 x 0 o Atlético Grau (PER), hoje, na Arena, pela Copa Sul-Americana, mas nada mudou no seu desempenho. A atuação do Grêmio foi sofrível. Os defeitos coletivos permanecem sem correção, com um conjunto espaçado e descompactado. Paralelamente, também aconteceram várias más atuações individuais. Pavón, mesmo com o cruzamento para o primeiro gol, marcado por Arezo, saiu vaiado ao ser substituído. Gol, aliás, que só aconteceu aos 36 minutos do primeiro tempo, diante de um adversário extremamente frágil. O segundo gol, de Cristian Olivera, aos 21 minutos do segundo tempo, foi muito bonito, numa jogada individual. Nos acréscimos, o Grêmio quase sofreu um gol, o que só não ocorreu porque Tiago Volpi fez uma grande defesa, mas, depois de oito jogos, conseguiu terminar uma partida sem ser vazado. Porém, nada aponta para um crescimento do desempenho nos próximos jogos. O Grêmio parece estagnado e sem rumo, o que indica que o trabalho do técnico Gustavo Quinteros não está dando certo e tende a ser interrompido a qualquer momento.
segunda-feira, 7 de abril de 2025
A punição ao futebol irreverente
A CBF se supera, a cada dia, na sua capacidade de ser patética. Motivada, certamente, por um lance recente do holandês Memphis Depay, do Corinthians, avisou que o jogador que subir na bola será punido, por considerar que o ato é "desrespeitoso", estabelecendo, assim, a punição ao futebol irreverente. Memphis Depay já se pronunciou, dizendo não entender a medida. Neymar também se manifestou, dizendo que o futebol está ficando muito chato. Tem razão. O futebol brasileiro, no seu auge, foi marcado pelo jeito "moleque" de muitos jogadores habilidosos, levantando a torcida nas arquibancadas. Garrincha, um dos maiores jogadores do mundo em todos os tempos, enchia de dribles os seus marcadores, e, se atuasse nos dias de hoje, possivelmente seria punido por seus lances endiabrados. O futebol, por mais que tenha se tornado uma indústria milionária, sempre terá uma porção lúdica, o que é uma das razões para despertar tantas paixôes. Punir a exuberância técnica, a malemolência, é ferir de morte o futebol brasileiro. A CBF deveria se ocupar com questões mais importantes, em vez de atentar contra a irreverência no futebol.
domingo, 6 de abril de 2025
Erro decisivo
Uma situação que permanece imutável ao longo dos anos são os "erros" de arbitragem que favorecem o Inter, em diferentes competições. O Inter goleou o Cruzeiro por 3 x 0, hoje, no Beira-Rio, pelo Campeonato Brasileiro, beneficiado por um erro decisivo da arbitragem. Aos 20 minutos do primeiro tempo, num jogo que estava equilibrado e empatado em O x 0, o zagueiro Jonathan, do Cruzeiro, foi, injustamente, expulso. O árbitro Marcelo de Lima Henrique marcou falta sobre Wesley, do Inter, e expulsou Jonathan por considerar que se tratava de uma clara e manifesta chance de gol. Porém, a falta não ocorreu e, mesmo que tivesse acontecido, a clara e manifesta chance de gol não se caracterizou, pois havia outro defensor do Cruzeiro junto ao lance. Foi um erro monstruoso de arbitragem, que influi diretamente no resultado. Pouco depois da expulsão, aos 31 minutos, o Inter abriu o placar, e o Cruzeiro, obviamente, não conseguiu reagir. Tecer elogios à suposta qualidade do Inter, ignorando o quanto foi decisivo o erro de arbitragem, é uma atitude eticamente insustentável. O que aconteceu no Beira-Rio, hoje, foi vergonhoso, repugnante. A revolta manifestada pelo Cruzeiro é plenamente justificada.
sábado, 5 de abril de 2025
Um trabalho sem futuro
O pior não foi a derrota, pois ela faz parte do jogo. O Grêmio perdeu para o Ceará por 2 x 0, hoje, no Castelão, pelo Campeonato Brasileiro mas, mais grave que o revés, foi constatar um trabalho sem futuro. O técnico do Grêmio, Gustavo Quinteros, mesmo com todos os descontos que se possa dar em seu favor, como o atraso na vinda de reforços, por exemplo, já deveria ter mostrado um desempenho mais convincente. Nos dois jogos anteriores, o Grêmio havia obtido vitórias, mas não atuara bem em nenhum deles. Os problemas defensivos seguem sem solução, em 17 jogos no ano, até agora, o Grêmio já levou igual número de gols. Taticamente, o técnico insiste em jogar com dois extremas, embora já tenha ficado exaustivamente comprovado que é um esquema que não funciona. Para tornar o meio de campo mais fortalecido na marcação, Quinteros coloca três volantes, mas abdica de ter um meia de criação, o que é inaceitável. Tudo porque Quinteros não admite a ideia de abrir mão de um dos extremas, que seria o correto a se fazer. Com jogos dificílimos nos dois próximos finais de semana, contra Flamengo e Inter, ambos na Arena, sem que o técnico encontre soluções ou tenha a humildade de rever conceitos, parece claro que a queda de Quinteros não deverá tardar a acontecer.
sexta-feira, 4 de abril de 2025
Começo tímido
Foi, aparentemente, um bom resultado, por ter sido fora de casa. O Inter empatou em 1 x 1 com o Bahia, ontem, na Arena Fonte Nova, no seu jogo de estreia na Libertadores, num começo tímido para um conjunto sobre o qual recaem tantas expectativas. Ao longo do jogo, o que se viu, de ambos os lados, foi muita ineficiência nas conclusões. As jogadas de ataque eram criadas, mas desperdiçadas. Muito em função disso, o primeiro tempo terminou sem gols. No segundo tempo, o panorama seguia o mesmo, até que, aos 28 minutos, Jean Lucas abriu o placar para o Bahia. A partir daí, tudo indicava que o Bahia venceria, mas, aos 39 minutos, o goleiro Ronaldo "bateu roupa" num chute cruzado, e Valência, que havia entrado um pouco antes, só teve o trabalho de empurrar a bola para as redes. O Bahia mostrou mais volume de jogo e teve um número maior de chances mas, novamente, foi vítima da sua baixa capacidade de aproveitamento das oportunidades criadas. O Inter escapou da derrota por pouco e, diante de mais uma atuação fraca de Borré, em contraste com a boa fase de Valência, parece claro que está na hora do colombiano ir para o banco e o equatoriano voltar a ser titular.
quinta-feira, 3 de abril de 2025
Sem novidade
Mais uma vitória inconvincente. O Grêmio venceu o Sportivo Luqueño (PAR) por 2 x 1, ontem, na sua estreia na Copa Sul-Americana, no Defensores del Chaco, em mais um jogo sem novidade, pois repetiu os seus desempenhos fracos das partidas anteriores. A exemplo do jogo anterior, contra o Atlético Mineiro, o Grêmio venceu o Sportivo Luqueño atuando mal, com enormes espaços na defesa, e até o placar foi o mesmo. Pela enésima vez, Jémerson e Pavón jogaram mal. O gol do clube paraguaio, inclusive, ocorreu após uma falha absurda do primeiro. Porém, o técnico do Grêmio, Gustavo Quinteros, continua a escalá-los, reiteradamente. O zagueiro Romagna, do San Lorenzo, deverá vir na "janela" de contrataçôes do meio do ano, mas, até lá, o Grêmio terá de utilizar Jémerson, Rodrigo Ely ou Gustavo Martins, o que pode custar muito caro ao clube, em termos de resultados. Estrear com vitórias em duas competições é muito bom, claro, mas o mau desempenho técnico, e os problemas táticos, como a insistência na escalação de dois extremas, não apontam para a perspectiva de continuidade dos bons resultados.
terça-feira, 1 de abril de 2025
Equívoco
A julgar pelas declarações do técnico Gustavo Quinteros, o Grêmio já estabeleceu qual a competição que vai priorizar entre as que irá disputar até o fim do ano. Será a Copa Sul-Americana, o que é um equívoco. O técnico disse que a Copa do Brasil é importante pelo histórico do clube na competição, e por ser muito valorizada pela diretoria. Em relação ao Campeonato Brasileiro, falou que o Grêmio tem de fazer uma campanha melhor que a de 2024, o que, há de se convir, não é difícil, já que o clube terminou em décimo-quinto lugar. O desprezo do Grêmio ao Brasileirão é um erro que se repete a cada ano. Partindo do pensamento simplista de que a competiçào é muito longa e que a disputa com clubes de maiores recursos financeiros é desigual, o Grêmio privilegia as copas em geral, por serem curtas e, teoricamente, mais fáceis de vencer. No Campeonato Brasileiro, a busca é apenas por classificação para a Libertadores. Uma visão tacanha. O Brasileirão é muito mais relevante que a Copa Sul-Americana. O Grêmio conquistou o título da competição pela última vez em 1996, ainda na época do formulismo, um jejum longo demais e incompatível com a grandeza do clube. Afora isso, as copas não tem rebaixamento, o que ocorre no Campeonato Brasileiro. A ideia de que grupos limitados não tem chance de ganhar o Brasileirão é falsa, e o Corinthians de 2017 está aí para provar.
Assinar:
Postagens (Atom)