segunda-feira, 13 de janeiro de 2025

Classificado

Mais uma etapa foi superada. O Grêmio venceu o Marcílio Dias por 1 x 0, hoje, no Ninho das Garças, em Guaratinguetá, e está classificado para a terceira fase da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Com um jogador a mais desde os 45 minutos do primeiro tempo, o Grêmio fez seu único gol a 1 minuto do segundo, marcado por Hugo. Porém, não foi uma vitória tranquila. Mesmo com um jogador a menos, o Marcílio Dias foi combativo até o final. No último lance do jogo, obteve um escanteio a seu favor que, caso resultasse em gol, levaria a decisão para os tiros livres da marca do pênalti. O futebol jogado pelo Grêmio foi pragmático, focando no resultado e sem se intimidar com a violência praticada pelo adversário durante toda a partida. O próximo jogo do Grêmio será contra o Goiás, na quarta-feira. Será o adversário de maior tradição enfrentado pelo Grêmio na competição, até agora, o que faz prever um jogo difícil. No entanto, a campanha do Grêmio até aqui, com três vitórias e um empate, e apenas um gol sofrido, o qualifica para seguir adiante na disputa para alcançar o seu primeiro título da competição.

domingo, 12 de janeiro de 2025

Nova goleada

Não vai ser fácil assimilar a pancada. Uma nova goleada para o maior rival, pouco mais de dois meses depois da primeira. Foi o que aconteceu com o Real Madrid, que foi goleado por 5 x 2, de virada, pelo Barcelona, hoje, na decisão da Supercopa da Espanha, no Estádio King Abdullah Sports City, em Jedda. Em 26 de outubro último, pelo Campeonato Espanhol, em pleno Santiago Bernabeu, o Real Madrid levou 4 x 0 do Barcelona. Os resultados são ainda mais surpreendentes pelo fato de que o Real Madrid tem um grupo cheio de estrelas, enquanto o Barcelona aposta em jovens que ainda buscam uma afirmaçào. Hoje, grandes nomes como Vinícius Júnior e Belingham estiveram muito apagados, mas o problema parece não ser episódico, e sim, estrutural. Desde a aposentadoria de Tony Kroos, o Real Madrid ainda não encontrou um substituto adequado. A solução buscada dentro do próprio grupo, como vem sendo tentado, não está dando certo. Será preciso recorrer ao mercado. O Barcelona não tem nada a ver com isso. Com jovens revelações, como Lamine Yamal, e o brasileiro Raphinha em grande fase, vem conseguindo se impor sobre um rival com nomes de impacto.

sábado, 11 de janeiro de 2025

O começo dos campeonatos estaduais

O dia de hoje marcou o início daa competições de futebol profissional de 2025 no Brasil. O começo dos campeonatos estaduais, ainda que não na sua totalidade, ocorre apenas 33 dias após o encerramento das atividades do futebol brasileiro em 2024. Obviamente, clubes que voltaram das férias nessa semana, ou outros como o Botafogo, que ainda não retornou do recesso, iniciaram suas participações com jogadores das categorias inferiores e outros que estavam emprestados. Os grupos de jogadores principais dos grandes clubes brasileiros estão em pré-temporada, muitos deles no exterior. Hoje, tiveram início campeonatos como o estadual do Rio de Janeiro, paranaense, baiano e pernambucano, entre outros. Na quarta-feira, começará o Campeonato Paulista, também com os grandes clubes usando escalações alternativas. No próximo final de semana, será a vez do Campeonato Mineiro. No dia 22, começará o Campeonato Gaúcho. O massacrante calendário do futebol brasileiro será ainda mais apertado em 2025, em função do Mundial de Clubes, que fará com que o Campeonato Brasileiro pare por um mês e só seja encerrado em 21 de dezembro, gerando impacto sobre 2026, e causando uma bola de neve para anos posteriores.

sexta-feira, 10 de janeiro de 2025

Sem VAR

Criticado por obtusos e obscurantistas, o VAR tornou-se um recurso imprescindível ao futebol. Não é mais concebível a disputa de competições sem VAR, como ainda ocorre na prestigiosa Copa São Paulo de Futebol Júnior. A ausência desse elemento faz com que os erros do árbitro dentro das quatro linhas sejam irrecorríveis, gerando injustiças e influindo nos resultados. Claro, o VAR também comete seus erros, por ação ou omissão. Porém, é inegável que, a partir da sua utilização, os erros de arbitragem no futebol diminuíram muito. Uma competição de alto nível como a Copa São Paulo, por mais altos que sejam os custos e haja dificuldades operacionais, não poderia prescindor do VAR. Nem mesmo competições menos relevantes deveriam ser realizadas sem a assistência de vídeo. Para atestar a seriedade e credibilidade de uma disputa, o VAR é indispensável.

quinta-feira, 9 de janeiro de 2025

A volta do trumpismo

A vitória de Donald Trump na eleição presidencial dos Estados Unidos foi uma péssima notícia para o mundo. A volta do trumpismo é um pesadelo que irá durar quatro anos. Antes mesmo de assumir o cargo, o que ocorrerá no próximo dia 20, Trump já deu uma série de declarações desastrosas. Ameaçou anexar o Canadá e a Groenlândia, e tomar o Canal do Panamá. Politicamente, são ações impensáveis, ainda que, militarmente, os Estados Unidos tenham condições para tanto. As falas de Trump mostram seu apreço por ações imperialistas, seu hegemonismo em relação aos demais países. A presença de Trump no poder é, sempre, um motivo de intranquilidade para o mundo inteiro. A decisão de Marck Zuckerberg, dono da Meta, de eliminar a checagem de notícias falsas nas redes sociais é um aceno aos interesses de Trump. Com isso, as fake news e toda a sorte de iniquidades estarão, novamente liberadas nas redes sociais. O erro dos eleitores americanos, ao escolherem Trump, será pago por todos os cidadãos da Terra.

quarta-feira, 8 de janeiro de 2025

A reafirmação da democracia

O 8 de janeiro é uma data para nunca mais ser esquecida. Hoje, uma série de atos marcaram os dois anos da tentativa de golpe de 8 de janeiro de 2023, fazendo a reafirmação da democracia. O mesmo havia ocorrido em 2024. Um total de 371 pessoas foram presas por participação nos atos golpistas, e 70 delas não tem mais direito a recurso. Em seu discurso na cerimônia de hoje, o presidente Luís Inácio Lula da Silva disse que ama a democracia, e foi intensamente aplaudido. O Brasil esteve próximo de sofrer um novo golpe militar, como o que se abateu sobre o país de 1964 a 1985. As sedes dos poderes da República foram invadidas e vandalizadas. Obras de arte foram destruídas. Porém, a democracia prevaleceu. Por isso, a data deve ser, daqui para a frente, um momento de exaltação à democracia. Como também declarou Lula em seu discurso, ditadura nunca mais. O presidente destacou que todos os indiciados pelos atos que visavam a destruição do estado democrático terão direito à presunção de inocência e a ampla defesa. No entanto, não há lugar para a impunidade diante de atos tão abomináveis. Todos os que forem condenados terão de pagar por seus crimes. Sem anistia, sob nenhuma hipótese.

terça-feira, 7 de janeiro de 2025

Ausências significativas

Os presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, Arthur Lira (PP-AL) e Rodrigo Pacheco (PSD-MG), respectivamente, não comparecerão às cerimônias de lembrança dos dois anos dos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023. São ausências significativas, e lamentáveis. Lira também não compareceu às cerimônias do primeiro ano, em 2024. Pacheco justificou sua ausência amanhã por estar no exterior, em viagem pré-agendada. O não comparecimento de Lira, especialmente, revela sua linha de total oposição ao atual governo, e a identificação com as forças do atraso. Diante da gravidade dos ataques desferidos à democracia, em que as sedes do poderes da República foram atacadas, seria muito importante que os presidentes das duas casas do Congresso estivessem presentes às cerimónias. O seu não comparecimento demonstra que questões de cunho ideológico estão sendo prevalentes em relação à defesa enfática da democracia. O Congresso, que deveria priorizar os interesses do país, se mostra, na prática, uma pedra no sapato do governo, em vez de cerrar fileiras na busca do melhor para o Brasil.

segunda-feira, 6 de janeiro de 2025

Prêmio histórico

No início da madrugada, veio a grande notícia. Fernanda Torres ganhou o Globo de Ouro de Melhor Atriz em Drama, por sua atuação em "Ainda Estou Aqui", um prêmio histórico. Há 25 anos, sua mãe, Fernanda Montenegro, concorreu ao mesmo prêmio por "Central do Brasil", mas não venceu. Em comum, o diretor de ambos os filmes, Walter Salles Júnior. Se na ocasião anterior, o filme foi premiado e a atriz não, agora, a situação se inverteu, com Fernanda Torres vencendo e "Ainda estou aqui" sendo preterido na categoria "Melhor filme em língua estrangeira". A vitória de Fernanda Torres tem sabor de resgate da frustração de 1998, quando sua mãe merecia ter vencido. Uma publicação conceituada, "Entertainment Weekly" considera que Fernanda Torres, a partir do Globo de Ouro ganho, larga com força na busca do Oscar. Seria espetacular se Fernanda Torres ganhasse, também, o maior prêmio do cinema mundial, mais uma vez resgatando a decepção de 1998, quando sua mãe devia vencer, o que não aconteceu. Porém, mesmo que não obtenha o Oscar, Fernanda Torres já fez história.

domingo, 5 de janeiro de 2025

Começo arrasador

Nada melhor para uma estreia. O Grêmio goleou o Vitória da Conquista (BA) por 4 x 0, hoje, no Estádio Ninho da Garça, em Guaratinguetá, pela primeira rodada da Copa São Paulo de Futebol Júnior, um começo arrasador. A modéstia do adversário não deve servir para que se desmereça a goleada do Grêmio, pois o Inter perdeu para o América de Pedrinhas (SE), um clube ainda menos representativo. Até hoje, o Grêmio ainda não ganhou a Copa São Paulo de Futebol Júnior. Foi vice-campeão duas vezes, em 1991 e 2020. Uma situação incômoda, já que seu maior rival, o Inter, a venceu por cinco vezes. A cada nova edição da competição, surge a esperança de quebrar esse tabu. Em 2025, não está sendo diferente.

sábado, 4 de janeiro de 2025

Derrota vexatória

Foi mais do que uma simples "zebra". Pela primeira rodada da Copa São Paulo de Futebol Júnior, hoje, o Inter perdeu por 1 x 0 para o América de Pedrinhas (SE), no Estádio Antônio Soares de Oliveira, em Guarulhos, uma derrota vexatória. Cinco vezes campeão da competição, o Inter perdeu para um clube estreante na disputa. Mesmo que o Inter ainda venha a se classificar para as fases eliminatórias, nada apagará o vexame de uma derrota como essa. O Inter investe valores significativos nas suas categorias inferiores. O América de Pedrinhas foi fundado em 1953, mas só se profissionalizou em 2018. Em 2021, foi rebaixado para a segunda divisão do futebol sergipano. A enorme discrepância em tradição e recursos que separa os dois clubes tornam o resultado de hoje ainda mais constrangedor. Como primeira impressão de 2025, ainda que não tenha sido um jogo dos profissionais, o ano começou muito mal para o Inter.

sexta-feira, 3 de janeiro de 2025

Só o técnico não basta

Depois de um longo período de indefinição, o Grêmio contratou um bom técnico, Gustavo Quinteros. Porém, só o técnico não basta. O Grêmio já dispensou vários jogadores, e ainda não contratou nenhum. Como se nào bastasse, aventa-se a possibilidade de que Villasanti seja vendido para o Palmeiras. Se isso acontecer, será muito ruim. Villasanti é o melhor jogador do Grêmio. Se sair, afora reforçar um adversário, enfraquecerá o grupo do Grêmio, que necessita de acréscimos, e não de diminuir ainda mais a sua condição técnica. Mesmo que se saiba que o Grêmio enfrenta falta de recursos financeiros, reforçar-se é uma necessidade. Se, em vez disso, ainda vier a perder um dos pilares técnicos do grupo, as perspectivas para 2025 tornam-se pouco animadoras. A diretoria precisa esforçar-se para manter os principais jogadores, e buscar sanar as deficiências do grupo. Se não o fizer, o Grêmio terá mais uma ano de muitas dificuldades dentro das quatro linhas.

quinta-feira, 2 de janeiro de 2025

Recomeço

Depois de um breve intervalo, o futebol brasileiro está de volta. Apenas 25 dias após o término do Campeonato Brasileiro, e 21 da participação do Botafogo na Copa Intercontinental de Clubes, o recomeço do futebol brasileiro se dará, hoje, como já é tradição, com a Copa São Paulo de Futebol Júnior, que irá até o dia 25. Serão 128 clubes divididos em 32 grupos, na maior competição de futebol de categorias inferiores do Brasil, disputada desde 1969, e que já revelou grandes jogadores. São muitos jovens que enxergam a disputa como a grande chance de aparecerem no cenário do futebol. O Corinthians é o maior vencedor da competição, com 11 títulos. Sem dúvida, é um bom "aperitivo" para as competições profissionais do ano, que iniciam com os campeonatos estaduais. Em 2025, o calendário massacrante do futebol no país, em função da paralisação do Campeonato Brasileiro por um mês, durante a disputa do Mundial de Clubes, só se encerrará em 21 de dezembro, ou seja, apenas 12 dias antes do início da próxima Copa São Paulo de Futebol Júnior. Cada vez mais, o torcedor não tem tempo para descansar de um ano de futebol, e as competições do ano seguinte já começam.

quarta-feira, 1 de janeiro de 2025

Continuidade

O primeiro dia do ano marcou, também, no Brasil, a posse dos prefeitos eleitos em outubro. Porém, pouco há de novo nesse fato. O eleitor em grande parte dos municípios, preferiu o caminho da continuidade, reelegendo muitos prefeitos. Foi o caso, por exemplo, de Eduardo Paes (PSD), do Rio de Janeiro, que ocupará o cargo pelo quarto mandato. Num país que necessita de ações políticas ousadas, os eleitores se mostram temerosos de mudanças. Portanto, os problemas hoje existentes dificilmente serão solucionados. A maioria dos prefeitos é de direita, o que torna as chances de mudanças ainda mais reduzidas. A onda conservadora segue presente no país, o que explica o atual quadro. Nas eleições de 2026, para presidente e governos estaduais, isso poderá gerar uma influência perniciosa. Assim sendo, urge que a esquerda repense suas estratégias. O tempo transcorre rápido, e é preciso agir para que o país não caminhe para um retrocesso desastroso. Os dois anos do ataque aos poderes da República, a serem completados na próxima quarta-feira, são um momento propício para a esquerda deflagrar uma açào persuasiva sobre os eleitores. Não há tempo a perder.