terça-feira, 31 de dezembro de 2024
Esperanças renovadas
Mais um ano que se vai, outro que chega. O calendário é uma convenção estabelecida pelos seres humanos mas, a cada troca de ano, traz consigo esperanças renovadas. Atribui-se a cada novo ano a propriedade de cura de todos os males, de trazer um grande amor, conseguir trabalho, dinheiro. Claro, a simples chegada de um novo ano não garante que se operem mudanças na vida de ninguém. Porém, ela tem o poder de renovar o ânimo das pessoas, fazer com que vejam uma luz no fim do túnel, mesmo quando tudo parece caminhar em sentido contrário. Ainda que seja uma ilusão, a crença nas propriedades benéficas de um novo ano renova o ânimo de quem se vê combalido pelas agruras da vida. Num mundo cada vez mais conturbado, a esperança em dias melhores é fundamental para se seguir em frente.
segunda-feira, 30 de dezembro de 2024
A venda de Gabriel Carvalho
Um aporte de recursos para um clube que vive uma situação financeira grave. A venda do meia Gabriel Carvalho para o Al Qadisyah, da Arábia Saudita, vai dar um alívio para os combalidos cofres do clube. O valor da transação 21,5 milhões de euros, R$ 136,3 milhões, faz dela a terceira maior venda da história do Inter, só inferior às de Yuri Alberto para o Zenit e Oscar para o Chelsea. Muitos lamentarão a saída precoce de um garoto de 17 anos, que ainda fez poucos jogos pelo clube. Porém, não se sabe se, com o tempo, Gabriel Carvalho vai se confirmar como um grande jogador. Para o meia, será a independência financeira garantida ainda no início de carreira, mas num mercado esportivamente pouco interessane para quem precisa desenvolver o seu futebol. Por isso, diante de uma quantia tão expressiva, da qual o clube embolsará mais de R$ 100 milhões, não havia saiďa para o Inter que não fosse aceitar. Afora isso, há exemplos anteriores que validam esse tipo de negociação, como foi o caso do atacante Tetê, vendido pelo Grêmio para o Shaktar Donetsk, da Ucrânia, em fevereiro de 2019, aos 19 anos, sem sequer ter jogado pelos profissionais do clube. Desde então, Tetê rodou por outros clubes da Europa, sem confirmar as expectativa que gerou. A ida de Gabriel Carvalho para o seu novo clube só ocorrerá no segundo semestre de 2025, após completar 18 anos, em agosto. Mais um caso dw jogador brasileiro jovem que mal começa a atuar e é vendido para o exterior. O Brasil, no futebol, vem sendo, há tempos, lamentavelmente, um exportador de mão de obra.
domingo, 29 de dezembro de 2024
Jimmy Carter
Uma longa e digna existência. Assim se pode resumir a vida de Jimmy Carter, ex-presidente dos Estados Unidos, que faleceu, hoje, aos 100 anos. Carter presidiu os Estados Unidos de 1977 a 1981. Concorreu à reeleição, mas foi derrotado por Ronald Reagan. Defensor da democracia e dos direitos humanos, Carter não se reelegeu em função de uma crise econômica ocorrida durante seu governo, e também por uma condução tida como desastrosa no episódio em que 52 americanos foram feitos de reféns pelo recém instalado regime dos aiatolás no Irã. As questões internas pesaram mais do que o perfil
humanista de Carter. Foi um forte crítico das ditaduras militares na América do Sul. Em 2002, recebeu o Prêmio Nobel da Paz, em reconhecimento ao seu esforço incansável para encontrar soluções pacíficas para conflitos internacionais, impulsionar a democracia e os direitos humanos, e promover o desenvolvimento econômico e social. Continuou a atuar politicamente com a Fundação Carter, instituição que criou em 1982, e organizou missões diplomáticas pelo mundo. Foi só depois de deixar o poder que recebeu o devido reconhecimento como um ícone na luta pelos direitos humanos e pela democracia. Não foi um político reduzido ao âmbito do seu país, mas uma figura de alcance mundial.
sábado, 28 de dezembro de 2024
Confirmação
Acabou a longa espera. Com a confirmação feita pelo Grêmio, hoje, da contratação do técnico argentino Gustavo Quinteros, o clube já pode planejar o seu ano de 2025. Não há tempo a perder, pois é preciso definir, o quanto antes, dispensas e contratações, para que o grupo de jogadores seja formatado. Gustavo Quinteros tem um currículo expressivo, com títulos nacionais em quatro países da América do Sul, Bolívia, Chile, Equador e Argentina. Sua contratação não dá certeza de êxito, mas permite que se tenha esperança em obter bons resultados. Depois de muitos anos tendo Renato como técnico, o Grêmio, ao trazer o argentino, sinaliza que quer romper com o antigo método de trabalho. Não se consegue isso de um dia para o outro, mas era necessário começar um novo processo. A partir de agora, velhas práticas serão deixadas de lado, e se buscarão novos caminhos. As perspectivas são positivas.
sexta-feira, 27 de dezembro de 2024
Espera prolongada
A torcida do Grêmio já está ansiosa. A espera prolongada por um novo técnico traz o temor de que se repita o episódio ocorrido com Pedro Caixinha, que estava acertado com o Grêmio, e foi para outro clube. O Grêmio disse que já tem um pré-contrato assinado com o técnico argentino Gustavo Quinteros. Porém, os dias vão transcorrendo e o anúncio oficial de sua contratação não acontece. Há rumores de que o Atlético Mineiro lhe ofereceria um tempo maior de contrato e um salário mais alto. Se o Grêmio tem mesmo a certeza de que Quinteros virá, deveria anunciar sua contratação o qianto antes. Ainda que o técnico tenha pedido que o Grêmio esperasse mais uns dias até divulgar o acerto final, o Grêmio deveria fazê-lo ver que o clube precisa tranquilizar seu torcedor. Resta esperar que tudo acabe bem. O Grêmio precisa definir logo os seus rumos para 2025, não pide procrastinar nenhuma decisão.
quinta-feira, 26 de dezembro de 2024
Ney Latorraca
O Brasil perdeu, hoje, um dos seus maiores atores. Ney Latorraca faleceu aos 80 anos, deixando grandes personagens na memória do público e tendo o reconhecimento dos companheiros de profissão. Ney brilhou na televisão, cinema e teatro. Na televisão, destacou-se em novelas, minisséries e no "TV Pirata", um programa de humor revolucionário que foi ao ar do final dos anos 80 até o início da década de 90. No cinema, em "O Beijo no Asfalto", uma cena em que atua com Tarcísio Meira tornou-se icônica. No teatro, um dos seus muitos trabalhos, a peça "O Mistério de Irma Vap", ficou 11 anos ininterruptos em cartaz. Personagens de novelas como o Medeiriques, de "Estúpido Cupido", e o Conde Vlad, de "Vamp", o Seu Quequé, da minissérie "Rabo de Saia", e Barbosa, do programa humorístico TV Pirata, permanecem vivos na memória dos telespectadores. Sua vocação para a comédia era evidente, mas também brilhava em papéis dramáticos. Construiu uma longa e exitosa carreira. Nos anos mais recentes, problemas de saúde o afastaram do trabalho. Tornou-se recluso. Porém, seu lugar no panteão dos grandes atores brasileiros já estava mais do que garantido. Vai deixar muita saudade.
quarta-feira, 25 de dezembro de 2024
Visões distintas
Um decreto do governo federal publicado ontem gerou conflitos com governadores de direita. A questão envolve visões distintas sobre segurança pública. O decreto estabelece que as forças policiais só devem usar da força física e de armas de fogo como último recurso. Para que as medidas sejam implementadas, as forças policiais terão de passar por um processo de capacitação. As medidas não são de adoção obrigatória pelos governos estaduais, mas os repasses de recursos federais para a área, principalmente na aquisição de novos equipamentos, está condicionada à sua observância. Governadores de extrema direita como Ibaneis Rocha (MDB), do Distrito Federal, e Ronaldo Caiado (União Brasil), de Goiás, logo reagiram ao decreto, afirmando que o governo federal está querendo impor a sua visão sobre a segurança pública e invadindo o âmbito de competência dos estados, que são os responsáveis pela área. Outros governadores também se juntaram ao coro dos descontentes, e um deputado federal prometeu que tentará sustar a aplicação do decreto. Esse tipo de polêmica não é novidade. No período em que Olívio Dutra (PT), foi governador do Rio Grande do Sul (1999-2003), houve a mesma gritaria. Na época, havia a mesma orientação de os policiais só usarem da força como último recurso. O argumento em contrário da direita é sempre o mesmo, ou seja, de que essas medidas deixam a população desprotegida diante dos bandidos. Conversa fiada. O que os governos de esquerda propugnam é por uma política de segurança, enquanto a direita clama por repressão, isto é, pelo uso indiscriminado da violência. Tudo porque a esquerda tem uma abordagem humanista da área, se propondo a preservar vidas, enquanto a direita é patrimonialista, e está preocupada em proteger as posses dos poderosos de ataques de "bandidos". O decreto editado ontem é mais um ato afirmativo do governo do presidente Luís Inácio Lula da Silva que deve ser saudado efusivamente.
terça-feira, 24 de dezembro de 2024
Alceu Collares
O Rio Grande do Sul perdeu, hoje, um dos seus maiores homens públicos. Alceu Collares, que faleceu aos 97 anos, foi, até os tempos atuais, o único governador negro do Rio Grande do Sul, um feito digno de nota num estado reconhecidamente racista. Exerceu, também, os cargos de vereador e prefeito em Porto Alegre, e de deputado federal. Dentro do PDT seu nome só era menor em relação ao fundador do partido, Leonel Brizola. Nascido em Bagé, de origem humilde, trabalhou em ofícios modestos e concluiu seus estudos já na idade adulta. Permaneceu sempre fiel aos ideais trabalhistas. Como deputado federal teve atuação destacada pelos profissionais de imprensa que cobriam aa atividades do Congresso. Seu período como prefeito de Porto Alegre teve como grande destaque a construção da Avenida Edvaldo Pereira Paiva, popularmente conhecida como "Beira-Rio", que margeia parte da orla do Lago Guaíba. Em sua extensa carreira política, teve uma conduta sem mácula, e obteve o respeito de seus adversários. Collares teve uma longa e profícua existência, que lhe proporcionará o justo reconhecimento pelo povo do Rio Grande do Sul.
segunda-feira, 23 de dezembro de 2024
Desfecho duro
Tudo estava encaminhado, mas não se concretizou. A contratação do técnico português Pedro Caixinha pelo Grêmio tinha sido acertada na quinta-feira, faltando apenas a assinatura digital do treinador. Surpreendentemente, nos dias seguintes, Caixinha acrescentou novas exigências à sua proposta, o Grêmio se dispôs a aceitar, mas a negociação teve um desfecho duro para o clube, com a negativa final do técnico. Hoje, o português foi anunciado como o novo técnico do Santos. A conduta do técnico, eticamente, foi condenável. Porém, o Grêmio não tem tempo para ficar se lamuriando. O clube precisa contratar um técnico com urgência, pois, em pouco mais de duas semanas, começarão os trabalhos de 2025 e, daqui a 29 dias, acontecerá a estreia no Campeonato Gaúcho. A escolha do novo técnico tem de ser criteriosa, mas o Grêmio também corre contra o tempo. Dispensas e contratações necessitam ser feitas, há todo um trabalho para planejar. A intenção do Grêmio é anunciar o novo técnico amanhã. Tomara que consiga e, principalmente, acerte na escolha.
domingo, 22 de dezembro de 2024
Tragédias no final do ano
Os últimos dias do ano apresentam uma forte carga emocional, nem sempre bem suportada pelas pessoas, pois há a mistura das datas festivas com a ideia de fim de um ciclo e começo de outro, gerando situações de ansiedade e depressão. Tragédias no final do ano, como as 38 mortes ocorridas num acidente numa rodovia em Minas Gerais, há poucos dias, e as 10 do acidente aéreo de hoje, em Gramado, causam uma comoção ainda maior do que já seria natural, pelo fato de terem acontecido numa época de celebrações. A proximidade do Natal e do Ano Novo, datas voltadas para grandes comemorações e reunião de familiares e amigos, faz com que o impacto de acontecimentos como esses seja muito duro, pois as vítimas, geralmente, estavam de deslocando em viagens de férias ou para participar de confraternizações. São fatos que nos lembram da fragilidade da vida, e que acentuam o sentimento de desconforto que essa época do ano costuma trazer consigo. A queda do avião em Gramado é particularmente simbólica, já que o município realiza, há muitos anos, o "Natal Luz", espetáculo de forte apelo turístico. Um período que é, habitualmente, festivo em Gramado, atraindo visitantes de vários lugares, é tomado por sentimentos de tristeza e dor. Assim é a vida humana, sempre oscilante, e exigindo resistência de todos.
sábado, 21 de dezembro de 2024
Um erro que se propaga
O Atlético Mineiro anunciou que, a partir do início do próximo Campeonato Brasileiro, em março de 2025, o seu estádio, a Arena MRV, também contará com grama sintética. A medida é um erro que se propaga, cada vez mais, no futebol brasileiro. O primeiro estádio a ser dotado desse tipo de piso foi a Arena da Baixada, do Athletico Paranaense. Mais tarde, o Allianz Parque, do Palmeiras, seguiu o mesmo caminho. Depois, o Engenhão, arrendado pelo Botafogo, também aderiu. O São José, pequeno clube de Porto Alegre, já implantou a medida há mais de uma década. O argumento inicial para a adoção desse tipo de grama, era a dificuldade de insolação no estádio, o que prejudicava a forma natural. Atualmente, o motivo principal é facilitar a realização de shows, que danificam seriamente a grama natural. Como se vê, é uma distorção, pois, num estádio de futebol, os jogos deveriam ter precedência sobre qualquer outra atividade. Porém, como em tudo no futebol atual, o dinheiro sempre fala mais alto. O centroavante dinamarquês Braithwaite, do Grêmio, mostrou-se surpreso com o uso da grama sintética no Brasil, pois ela é danosa aos jogadores, multiplicando a chance de lesões. Disse que, num país com tanta luminosidade natural, isso é incompreensível. Braithwaite tem toda a razão. Nos principais campeonstos do mundo, todos os estádios utilizam, apenas, a grama natural. O Brasil é uma lamentável exceção.
sexta-feira, 20 de dezembro de 2024
Reversão
Anunciada como certa desde anteontem, a contratação do técnico português Pedro Caixinha pelo Grêmio andou para trás. A reversão teria ocorrido em função de cláusulas contratuais envolvendo questões de moradia, passagens áéreas para familiares, entre outros aspectos. Na tarde de hoje, quando se esperava que houvesse o anúncio oficial da contratação de Caixinha, o que circulava na imprensa era de que o técnico não viria mais. Pouco depois, já se dizia que o acerto ainda era possível, e que a questão terá uma definição, positiva ou não, amanhã. Seja qual for o resultado final das tratativas, o Grêmio já perdeu muito tempo no processo de escolha de seu novo técnico. No dia 8 de janeiro, o clube começará os seus trabalhos no novo ano. No dia 22 do mesmo mês, estreará no Campeonato Gaúcho. O técnico é fundamental para a estruturação do grupo de jogadores, definindo contratações e dispensas. Com a necessidade de fazer uma ampla reformulação em seu planejamento de futebol, depois do esgotamento da era Renato, o Grêmio corre contra o tempo. Sendo assim, quanto maior for o período gasto para definir os seus rumos, mais comprometidas ficam as chances de êxito no próximo ano.
quinta-feira, 19 de dezembro de 2024
Falsa solução
Ronaldo Nazário manifestou seu desejo de se candidatar ao cargo de presidente da CBF na próxima eleição da instituição. Foi o que bastou para que amplos setores da imprensa esportiva brasileira abraçassem a ideia, ainda que ela seja uma falsa solução. Não é segredo para ninguém que a CBF, há muito tempo, vem sendo presidida por indivíduos inidôneos, mas colocar um ex-jogador no cargo não significa uma solução mágica. Após "pendurar" as chuteiras, Ronaldo começou a ter outras atividades dentro do futebol, como agenciar jogadores e tornar-se proprietário de clubes, o que fez no Cruzeiro, e condição que ainda exerce no Valladolid, da Espanha. Aliás, desfazer-se da condição de proprietário de um clube é uma medida que Ronaldo terá de tomar obrigatoriamente para poder se candidatar, e já disse que o fará. Por ter sido um grande jogador, Ronaldo tornou-se um ídolo nacional. Por isso, desperta enorme simpatia nos torcedores e na imprensa. Daí a vir a ser um bom presidente da CBF vai uma distância muito grande. Os casos de ex-jogadores que fracassaram como dirigentes esportivos, por corrupção ou simples incompetência, são abundantes. Michel Platini na UEFA, Dieter Hoeness e Franz Beckenbauer no Bayern de Munique, Roberto Dinamite no Vasco. Melhor seria se tivessem se limitado ao espaço do panteão dos grandes esportistas. Um espaço onde, por sinal, Ronaldo ocupa um lugar expressivo. A CBF precisa de presidentes competentes e honestos. Ser um um ex-jogador não é um pré-requisito para isso.
quarta-feira, 18 de dezembro de 2024
Rotina
Foi, praticamente, o cumprimento de um protocolo. Como já é rotina, o Real Madrid tornou-se campeão da Copa Intercontinental da Fifa ao golear por 3 x 0 o Pachuca (MEX), hoje, no Estádio Lusail, em Doha. Sabedor de que a vitória viria ao natural, o Real Madrid sequer forçou muito o jogo. O primeiro gol só saiu aos 36 minutos, com Mbappé concluindo uma bela jogada coletiva. Aos 7 minutos do segundo tempo, Rodrygo fez um golaço, ampliando a vantagem. Aos 37, Vinícius Júnior, de pênalti, fechou o placar. Foi o nono título mundial, independentemente da nomenclatura, ganho pelo Real Madrid. Porém, o regulamento da Copa Intercontinental, e o período de disputa da competição contém situações que são absurdas. O Real Madrid já estava pré-classificado para a decisão, enquanto clubes de outros continentes tinham de disputar dois jogos antes para poder chegar lá. O Botafogo, no mesmo dia em que foi campeão brasileiro, teve de embarcar para o Catar, país sede da competição, viajando por mais de 20 horas. Como consequència, foi goleado pelo Pachuca, e eliminado da disputa, logo na sua estreia. Em outras condições, com tempo para se preparar, o Botafogo, provavelmente, chegaria à decisào, e poderia, até mesmo, oferecer resistência ao Real Madrid, que não vive uma grande fase. Colocada no final do ano, poucos dias depois do encerramento do Campeonato Brasileiro, a Copa Intercontinental, praticamente, inviabiiiza que clubes do país possam ter um bom desempenho na disputa.
terça-feira, 17 de dezembro de 2024
O melhor jogador do mundo
Teve sabor de uma reparação. Hoje, em Doha, Vinícius Júnior ganhou o prêmio "The Best Fifa" como o melhor jogador do mundo. No final de outubro, causou estranheza o fato de Vinícius Júnior não vencer o prêmio "Ballon D'Or", da revista France Football. O escolhido foi o meia Rodri, do Manchester City. O Real Madrid, informado antecipadamente do resultado, não compareceu à premiação. Com a vitória de hoje, Vinícius Júnior recebe um justo reconhecimento ao seu desempenho na temporada 2024/2025. Desde o "Ballon D'Or" de 2007, um jogador brasileiro não ganhava um grabde prêmio internacional. O "The Best Fifa" também contemplou outros brasileiros. O menino Gui, de 10 anos, vascaíno que sofre de uma doença rara chamada epidermólise bolhosa, foi escolhido o Torcedor do Ano. Outro brasileiro agraciado foi o volante Thiago Maia, do Inter, que recebeu o Troféu Fair Play por seu auxílio no resgate das vítimas da enchente no Rio Grande do Sul, no mês de maio. Marta ganhou o Troféu Marta, pelo gol mais bonito do futebol feminino. O "The Best Fifa", depois da frustração causada pelo "Ballon D'Or", deu muitos motivos para os brasileiros festejarem.
segunda-feira, 16 de dezembro de 2024
Um mercado pouco aquecido
O período de férias dos jogadores de futebol transfere as atenções para a atuação dos dirigentes, pois cabe a eles fazerem as contratações e dispensas visando formatar o trabalho para o ano seguinte. Porém, transcorrida uma semana do início das férias, o que se vê é um mercado pouco aquecido. Em todos os grandes clubes brasileiros sobram especulações, com pouquíssimas confirmações. Mesmo clubes mais endinheirados parecem estar pisando no freio na hora de contratar. A imprensa atira para todos os lados, mas não consegue nada mais que supostos indícios. No caso de Grêmio e Inter, o primeiro vive uma total indefinição sobre seus rumos, já que sequer contratou um novo técnico, e o segundo está assolado por uma dívida enorme, o que faz com que se fale na venda de titulares, sem que se pense numa reposição. Sem conquistar grandes títulos há um tempo considerável, Grêmio e Inter, por enquanto, não acenam com perspectivas muito animadoras para o próximo ano. Os clubes que terminaram o ano em alta, como Botafogo e Flamengo, já devem largar em vantagem em 2025. O Corinthians, que obteve uma notável recuperação no final do Campeonato Brasileiro, também. O Palmeiras é uma incógnita, dado que caiu de rendimento em relação a outros anos, tendo ganho, apenas, o título estadual. Os demais grandes clubes não acenam, até o momento, com um horizonte muito promissor.
domingo, 15 de dezembro de 2024
A prisão de um golpista
Um fato extremamente simbólico na história do país. A prisão de um golpista de alta patente, o general Walter Souza Braga Netto, candidato a vice na chapa de Jair Bolsonaro na eleição presidencial de 2022. Um general de quatro estrelas que participou ativamente de um plano para impedir a posse do presidente Luís Inácio Lula da Silva e manter Bolsonaro, derrotado na eleição, no cargo. O plano previa o assassinato de Lula, do vice-presidents Geraldo Alckmin, e do ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes. Aliás, foi o ministro que determinou, anteontem, a prisão de Braga Netto, por obstruir as investigações sobre o plano golpista. O general foi preso ontem pela manhã. As provas contra Braga Netto foram colhidas em investigação da Polícia Federal. A operação golpista era denominada "Punhal Verde Amarelo". Os dados da investigação são profusos, mas o essencial no fato é a prisão de um general do mais alto grau hierárquico da carreira militar. Por ter participado de uma articulação golpista, e ter agido para obstruir as investigações, Braga Netto teve determinada a sua prisão. A Justiça não se curvou a um peixe grande das Forças Armadas. Os que conspiram contra o estado democrático de direito e as instituições devem ser punidos, seja qual for o cargo que exerçam ou poder que possuam.
sábado, 14 de dezembro de 2024
Futebol medíocre
Um jogo que se arrastou. Com um futebol medíocre de ambos os lados, o Pachuca (MEX) classificou-se para a decisão da Copa Intercontinental de Clubes, depois de empatar em 0 x 0 com o Al Ahly (EGI) no tempo normal e na prorrogação, e vencer por 6 x 5 nos tiros livres da marca do pênalti, hoje, no Estádio 974, em Doha. Nos tiros livres, o Al Ahly chegou a estar vencendo por 2 x 0 e 3 x 1, teve duas chances de encerrar a disputa em seu favor, mas as desperdiçou e acabou derrotado. O jogo de hoje só comprovou o quão absurda foi a situação vivida pelo Botafogo na competição. Muito mais qualificado que Pachuca e Al Ahly, o Botafogo foi eliminado ao ser goleado pelo clube mexicano, depois de ganhar duas competições importantes em apenas oito dias e sair direto de um jogo para o aeroporto, viajando mais de 20 horas até chegar ao Catar, país sede da Copa Intercontinental. Completamente exausto, demolido fisicamente, o Botafogo foi presa fácil para o Pachuca. Em condições normais, o Botafogo seria amplo favorito para chegar à decisão contra o Real Madrid, na próxima quarta-feira. A nova fórmula de disputa da Copa Intercontinental é um monstrengo. O representante europeu está pré-classificado para a decisão. Os participantes de outros continentes precisam jogar duas partidas eliminatórias até chegar à decisào. Para o representante da Conmebol, a competição começa logo após o término da Libertadores, fazendo com que tenha de enfrentar um enorme desgaste físico. No modelo atual, a Copa Intercontinental é um acúmulo de erros, e tem de ser repensada.
sexta-feira, 13 de dezembro de 2024
A reclamação de Josep Guardiola
Uma queixa reiterada, dessa vez com mais ênfase. A reclamação de Josep Guardiola, técnico do Manchester City, quanto ao calendário cada vez mais exaustivo do futebol, feita antes mesmo do começo da temporada 2024/2025, foi repetida, agora, e apresentada como justificativa para a abrupta queda de rendimento do clube, que obteve apenas uma vitória nos últimos dez jogos. O calendário inchado, antes uma característica de países menos desenvolvidos, chegou, também, ao futebol europeu. O motivo, óbvio, é a ganância de dirigentes de confederações, e da própria FIFA, de lucrar com a mina de ouro em que se transformou o futebol. Direitos de transmissão vendidos por valores cada vez mais altos fazem com que novas competições sejam criadas, e as já existentes aumentem o número de participantes, como o é o caso da Copa do Mundo que, em sua próxima edição, terá 48 seleções. O problema é que não há datas para acomodar tantas competições, que acabam se sobrepondo, deixando os jogadores exaustos, multiplicando o número de lesões. O problema vem se agravando, e não demorará para que outras vozes se somem a do técnico espanhol. Se ainda não houve uma reação maior, é porque ninguém quer abrir mão de dinheiro, e os jogadores sabem que um calendário mais enxuto implicaria em ganhos menores. Porém, se nada for feito, a multiplicação de lesões e, talvez, até mortes, forçarào a que se modifique esse quadro. O excesso de ganância está pondo em risco a galinha dos ovos de ouro.
quinta-feira, 12 de dezembro de 2024
A indicação
Depois da mãe, 26 anos depois, é a vez da filha. A indicação de Fernanda Torres para concorrer ao Globo de Ouro de melhor atriz em drama por "Ainda Estou Aqui", repete um fato ocorrido com sua mãe, Fernanda Montenegro, pelo filme "Central do Brasil". Em comum, o diretor de ambos os filmes, Walter Salles Júnior. Fernanda Montenegro não ganhou o Globo de Ouro e, indicada para o Oscar, também não obteve o prêmio. A lista dos candidatos ao próximo Oscar ainda não foi divulgada, mas, no Globo de Ouro, Fernanda Torres concorrerá com nomes de muito peso, o que torna difícil uma eventual conquista do prêmio. Concorrerão com Fernanda Torres, Pamela Anderson, por "The Last Strongest", Angelina Jolie, por "Maria", Nicole Kidman, por "Baby Girl", Tilda Swinton, por "O Quarto ao Lado", e Kate Winslet, por "Lee". Ganhando ou não, a indicação de Fernanda Torres já é um reconhecimento à sua brilhante atuação num grande filme que comprova, mais uma vez, a qualidade do cinema brasileiro. Torcer não custa nada e, mesmo diante de uma concorrência tão estelar, o Brasil estará com Fernanda Torres no dia 5 de janeiro de 2025, data da próxima edição do Globo de Ouro.
quarta-feira, 11 de dezembro de 2024
Calendário massacrante
A exigëncia era alta demais. A goleada de 3 x 0 sofrida pelo Botafogo para o Pachuca (MEX), hoje, no Estádio 974, em Doha, pelas quartas de final da Cipa Intercontinental, é consequència de um calendário massacrante. O Botafogo foi campeão da Libertadores no dia 30/11 e do Campeonato Brasileiro em 8/12. No mesmo dia da segunda conquista, viajou para o Catar, onde, hoje, já enfrentaria um jogo decisivo. Física e mentalmente, a sobrecarga era elevadíssima. O técnico do Botafogo, Artur Jorge, poupou vários titulares, como Alex Telles, Maicon Freitas, Almada e Savarino, deixando-os no banco. Se o Botafogo tinha excesso de jogos, o Pachuca não realizava uma partida desde 9/11. Entre o cansaço do Botafogo e a falta de ritmo de jogo do Pachuca, o primeiro fator pesou mais. Depois de um primeiro tempo equilibrado, o Botafogo fracassou no segundo. Aos 10 minutos, Idrissi fez um golaço, abrindo o placar para o Pachuca. Artur Jorge colocou titulares para tentar uma reação. Em vão. Deossa, aos 21, e Rondón, ao 35, ampliaram o marcador. Com o resultado, o Pachuca disputará a semifinal contra o Al Ahly (EGI), que eliminou o Al Ain (EAU) em outubro, para definir quem enfrentará o Real Madrid na decisão. Os memes dos adversârios pela eliminação do Botafogo serão inevitáveis. As críticas da imprensa, também. Porém, nada irá deslustrar o ano magnífico do clube, com a conquista da Libertadores e do Brasileirão no mesmo ano, feito só alcançado antes pelo Flamengo. Com um calendário racional, de competições espaçadas, o Botafogo poderia ter escrito outra história na Copa Intercontinental.
terça-feira, 10 de dezembro de 2024
O fim de um hiato
Demorou, mas, enfim, aconteceu. Em 2025, o Brasil terá novamente um piloto na Fórmula-1, o que marca o fim de um hiato que incomodava os fãs da modalidade no país. Gabriel Bortoleto, de 20 anos, campeão da F-3 em 2023, e da F-2 no último final de semana, será piloto da Sauber no próximo ano. Desde que Felipe Massa encerrou sua participação na categoria, em 2017, nenhum piloto brasileiro participou, regularmente, da Fórmula-1. Piloto jovem, de uma equipe do bloco intermediário, Bortoleto, é claro, não irá lutar pelas primeiras colocações. Não importa, pois tem um longo caminho pela frente, podendo se tornar, com o tempo, um piloto de ponta, correndo por grandes equipes. O país de Émerson Fittipaldi, José Carlos Pace, Nélson Piquet, Ayrton Senna, Rubens Barrichello e Felipe Massa, com oito títulos mundiais e 101 vitórias na principal categoria do automibilismo mundial, não poderia continuar de fora da Fórmula-1. A categoria vive um dos melhores momentos de sua história, com grandes pilotos e vários jovens em afirmação. Com um piloto do país, a modalidade ganha, para os fãs brasileiros, um novo atrativo. Não faltará torcida para Bortoleto.
segunda-feira, 9 de dezembro de 2024
A saída de Renato
Agora, é uma realidade. A diretoria do Grêmio comunicou, no início da tarde de hoje, a saída de Renato, que deixa o cargo de técnico do clube. A permanência de Renato era insustentável. Se ainda havia uma ponta de dúvida sobre isso, se extinguiu depois da vexatória goleada sofrida, ontem para o Corinthians. Não foi só Renato que saiu. Horas mais tarde, o vice-presidente de futebol, Antônio Brum, também revelou que não continuará no cargo. O preparador físico, o treinador de goleiros, e os auxiliares de ambos, foram dispensados. O Grêmio, como se vê, está fazendo uma "faxina" no seu departamento de futebol, num claro reconhecimento de que o rendimento, dentro das quatro linhas, em 2024, foi muito ruim. Resta esperar que a diretoria tenha capacidade para escolher os novos nomes que serão contratados. Só assim o Grêmio poderá voltar a ganhar grandes títulos.
domingo, 8 de dezembro de 2024
Uma sequência de derrotas
Uma mudança brusca de desempenho. O Inter foi goleado por 3 x 0 pelo Fortaleza, hoje, no Castelão, pela última rodada do Campeonato Brasileiro, e engatou uma sequência de derrotas, depois de 16 jogos de invencibilidade. Há uma semana, o Inter sonhava em ganhar do Flamengo para seguir na luta pelo título do Brasileirão. Perdeu para o rubro-negro carioca, no Maracanã, depois sofreu novo revés para o Botafogo, no Beira-Rio, e hoje acumulou mais uma derrota. Com isso, acabou a competição em quinto lugar, muito abaixo do sonhado título. As derrotas em sequência foram contra clubes que ocupavam as primeiras posições na classificação, o que demonstra que, mesmo com um bom trabalho, o Inter tem limitaçóes e não está em condições de enfrentar adversários mais fortes. Afora manter a base atual, o Inter terá de acrescentar qualidade ao seu grupo de jogadores se quiser romper com o seu longo jejum de títulos.
Encerramento vergonhoso
Um vexame. O Grêmio foi goleado por 3 x 0 pelo Corinthians, hoje na Arena, pela última rodada do Campeonato Brasileiro, num encerramento vergonhoso de uma campanha muito ruim. A derrota de hoje foi a décima-sétima do Grèmio na competição, quase o equivalente a um turno inteiro. O técnico do Grêmio, Renato, escalou mal, como de costume, foi sentar no banco de reservas, em dado momento, delegando a um auxilar a tarefa de ocupar a ârea técnica, e não se fez presente, após o jogo, na homenagem para Geromel, que se despedia do futebol. Nas entrevistas pós-jogo, Renato e, principalmente, o presidente do Grêmio, Alberto Guerra, deram a entender que o ciclo do técnico está mesmo se encerrando. A confirmação deverá ocorrer amanhã, e se espera que, a partir daí, o Grêmio acelere as negociações por um novo técnico e encaminhe a contratação de muitos reforços. O Grêmio precisa fazer um trabalho de reconstrução e, por isso, não pode perder tempo.
sábado, 7 de dezembro de 2024
Emoções finais
O Campeonato Brasileiro vai ter, amanhã, a sua última rodada. As emoções finais do Brasileirão ficaram para a definição do último clube a ser rebaixado. Tudo estava resolvido na rodada anterior, até o Red Bull Bragantino fazer o gol da vitória sobre o Athletico Paranaense. Com o resultado, o Red Bull Bragantino manteve-se vivo na competição, e só depende de suas próprias forças para se manter na Primeira Divisão. Basta que vença o Criciúma, já rebaixado, no Nabi Abi Chedid. Atlético Mineiro, Athletico Paranaense e Fluminense também só dependem de vencerem os seus jogos. Porém, os dois atléticos terão um confronto direto, logo, não é possível que ambos vençam. A pior situaçào é a do Fluminense, pois seu adversário será o Palmeiras, que ainda luta pelo título, no Allianz Parque. A tensa disputa pelo não rebaixamento é uma prova de que, ao contrário do que dizem os seus detratores, a fórmula de pontos corridos proporciona muitos jogos empolgantes. O crescente sucesso de público e renda é outra demonstração do acerto da fórmula. A rodada de amanhã será um digno fecho para uma competição muito bem disputada por clubes que fizeram grandes investimentos na formação de seus grupos, recorrendo a jogadores dos mais diferentes centros.
sexta-feira, 6 de dezembro de 2024
A medalha
A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul aprovou a proposição do deputado Adão Pretto Filho (PT), e concederá a Medalha do Mérito Farroupilha, a mais alta distinção da casa, ao líder do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra - MST, João Pedro Stédile. A medalha é uma justa homenagem a uma das grandes lideranças do país, e gerou, como não podia deixar de ser, reações da direita. O deputado Capitão Martim (Republicanos), disse que tentará revogar a concessão da medalha. Nada que surpreenda num estado que recusou a instituição do feriado do Dia da Consciência Negra, na data de 20 de Novembro, já adotada em outras unidades federativas. Para desespero dos reacionários, a data, a partir do corrente ano, tornou-se feriado nacional. A concessão da medalha para Stédile é extremamente significativa e carregada de simbolismo. Revogá-la seria mais uma atitude asquerosa na história da Assembleia. Num estado onde o "agronegócio" e os latifundiários ostentam um enorme poder, a homenagem para Stédile reveste-se de uma extraordinária relevância.
quinta-feira, 5 de dezembro de 2024
Grupos definidos
A FIFA sorteou, hoje, os grupos do Campeonato Mundial de Clubes que será disputado de 15 de junho a 13 de julho de 2025, nos Estados Unidos. Com os grupos definidos, nota-se que, como é comum em sorteios, há desproporção de forças entre eles. O grupo F, por exemplo, no qual está o Fluminense, é integrado, ainda, por Borussia Dortmund, Ulsan (COR.do Sul) e Mamelodi Sundowns (AFS). Como classificam-se os dois primeiros colocados de cada grupo, Fluminense e Borussia Dortmund surgem como francos favoritos. Porém, há grupos com um grau de dificuldade bem maior, como é o caso do B, no qual está o Botafogo. O grupo conta, afora o representante brasileiro, com Paris Saint Germain, Atlético de Madrid, e Seattle Sounders (EUA). Os outros clubes brasileiros que estão na competição pegaram grupos de pouco grau de dificuldade. O Palmeiras, no grupo A, enfrentará Porto, Al Ahly (EGI), e Inter Miami (EUA). No grupo D, o Flamengo terá como adversários o Chelsea, León (MEX), e Espérance (TUN). Com exceção do Botafogo, cujo grupo é forte, os demais brasileiros parecem estar com suas classificações encaminhadas para as fases eliminatórias, em jogo único. Nos grupos sem a presença de clubes brasileiros, o que chama mais a atenção é o C, que tem Bayern de Munique, Boca Juniors, Benfica, e Auckland City (NZL).
quarta-feira, 4 de dezembro de 2024
Esforço inócuo
Muita intensidade e disposição, sem efeito prático. O Inter perdeu para o Botafogo por 1 x 0, hoje no Beira-Rio, pelo Campeonato Brasileiro, num jogo em que teve um esforço inócuo para alterar o resultado. Aos 3 minutos, Savarino abriu o placar para o Botafogo. Ao levar um gol tão cedo, o Inter reagiu partindo em busca de uma reversão. Fez isso o jogo inteiro, mas nada conseguiu. O placar se manteve até o final. Depois de ter ficado 16 jogos invicto, o Inter sofreu a segunda derrota consecutiva. O Botafogo soube resistir à intensa pressão e conservou uma vitória que lhe deixa com o título de campeão brasileiro virtualmente garantido.
Faltou sustentação
Foi uma repetição de velhos problemas. O Grêmio empatou em 1 x 1 com o Vitória, hoje, no Barradão, pelo Campeonato Brasileiro, e lhe faltou sustentação para manter a vitória parcial que obtinha. Aos 36 minutos do primeiro tempo, João Pedro abriu o placar para o Grêmio, que jogava bem. Parecia ser possível a manutenção do resultado, ou até sua ampliação, mas tudo mudou após o intervalo. Desde o início do segundo tempo, o Vitória pressionou fortemente em busca do empate, e a impressão que se tinha era que o gol seria inevitável. Não deu outra. Aos 21 minutos, Alerrandro empatou para o Vitória, num gol em que Villasanti e o goleiro Caíque falharam. Caíque entrou no intervalo, após a saída de Marchesin por lesão. Mais uma vez, o rendimento do Grêmio caiu de um tempo para o outro, indicando deficiências na preparação física. O resultado não foi ruim, mas podetia ter sido melhor.
terça-feira, 3 de dezembro de 2024
Arrancada notável
Uma "virada de chave" improvável. A goleada do Corinthians de 3 x 0 sobre o Bahia, hoje, no Itaquerão, foi a oitava vitória consecutiva do clube paulista no Campeonato Brasileiro, numa arrancada notável que o fez sair de um quase irreversível rebaixamento para a busca de classificação para a Pré-Libertadores. A sequência de vitórias já é a maior do Corinthians na história do Brasileirão. Com isso, faltando ainda um jogo para o encerramento da sua participação na competição, o Corinthians já anunciou a continuidade do técnico Ramón Diaz para 2025. A explicação para uma reversão tão grande e rápida está, principalmente, na boa "janela" feita pelo Corinthians no meio do ano. Foram várias boas contratações, a maior delas o meia holandês Depay, que elevou o patamar técnico do grupo. O que só comprova uma verdade imutável, a de que o maior fator para o sucesso no futebol está na qualidade do material humano.
segunda-feira, 2 de dezembro de 2024
Desequilíbrio técnico
A CBF não se cansa de contribuir para causar danos ao futebol. A decisão da instituição de realizar o jogo Cruzeiro x Palmeiras com portões fechados gera um desequilíbrio técnico inaceitável na reta final do Campeonato Brasileiro, favorecendo o clube paulista, um dos dois que ainda lutam pelo título da competição. A justificativa para a absurda medida foi o ataque desferido, meses atrás, por torcedores do Palmeiras contra cruzeirenses, numa rodovia paulista. O ataque resultou na morte de um torcedor do Cruzeiro. Após o episódio, o Ministério Público de Minas Gerais havia solicitado que o jogo, na próxima quarta-feira, tivesse torcida única, a do Cruzeiro. O Palmeiras protestou, alegando que no primeiro turno do Brasileirão, o mesmo confronto teve a presença de ambas as torcidas quando o clube paulista foi mandante. O fato é que, numa competição que irá definir o seu campeão nas duas últimas rodadas, a decisão da CBF favorece fortemente um dos dois postulantes ao título, o Palmeiras. O Cruzeiro, que ainda busca classificação para a Pré-Libertadores, também será muito prejudicado. Ainda restam dois dias para o jogo e há tempo para que a CBF volte atrás na sua absurda decisão, que quebra o equilíbrio da disputa.
domingo, 1 de dezembro de 2024
O fim do sonho
A pretensão beirava o delírio, e terminou de vez. O Inter perdeu por 3 x 2 para o Flamengo, hoje, no Maracanã, pelo Campeonato Brasileiro, resultado que decretou o fim do sonho de ser campeão da competição. Na verdade, a hipótese era remotíssima, e dependia do Inter vencer seus três últimos jogos no Brasileirão, combinadamente com uma série improvável de resultados paralelos. Diante dos maus momentos que teve durante o ano, o Inter termina 2024 bem, com classificação direta para a Libertadores. Está mais do que bom. Pensar em título era apenas a expressão, mais uma vez, da velha mitomania do Inter e de seus torcedores.
O fim do pesadelo
A agonia parecia não ter fim, mas está acabada. O Grêmio venceu o São Paulo por 2 x 1, hoje, na Arena, pelo Campeonato Brasileiro, e viu o fim do pesadelo do rebaixamento, beneficiado pelos resultados paralelos. A derrota do Criciúma, ontem, para o Corinthians, e o empate do Bragantino com o Cruzeiro, hoje, garantiram, definitivamente, a permanência do Grêmio na Primeira Divisão. Com isso, o clube poderá, mesmo que ainda faltem duas rodadas para o término do Brasileirão, traçar os seus planos para o próximo ano, um processo que já deveria ter sido iniciado. Na sua entrevista após o jogo, o técnico do Grêmio, Renato, deu indícios de que deixará o cargo. Renato agradeceu aos torcedores e dirigentes do clube pelo apoio recebido durante o ano, em um tom de quem faz um balanço antes de encerrar um ciclo de trabalho. Sobre suas refregas com a imprensa, foi, apenas, mais do mesmo, com declarações de absoluto destempero. Depois de tanto sofrimento, chegou a hora do Grêmio respirar aliviado, e planejar o seu futuro.
Assinar:
Postagens (Atom)