quarta-feira, 31 de julho de 2024

Poderia ser bem melhor

Um resultado que não foi ruim. O Grêmio empatou em 0 x 0 com o Corinthians, hoje, no Itaquerão, pelas oitavas de final da Copa do Brasil, o que não é mau, mas poderia ser bem melhor. O Grêmio começou o jogo, mais uma vez, com três zagueiros, e o esquema se mostrou, novamente, eficiente. Foram do Grêmio as maiores chances de gol. A rigor, o goleiro do Grêmio, Marchesin, não teve quase nenhum trabalho. Curiosamente, foi quando ficou com um jogador a mais, com a expulsão de Raniele, aos 9 minutos do segundo tempo, que o Grêmio viveu o seu pior período no jogo. O técnico do Grêmio, Renato, tentando tirar proveito da superioridade numérica, retirou um zagueiro, Geromel, que já havia recebido cartão amarelo, voltando ao esquema com uma linha defensiva de quatro jogadores. Renato colocou dois extremas, Gustavo Nunes e Nathan Fernandes, retirando Cristaldo e Pavón. Com a entrada dos dois garotos, Soteldo foi para o meio. A proposta, aparentemente muito ofensiva, não funcionou. Gustavo Nunes não achou o seu lugar, e Nathan Fernandes pouco produziu. Soteldo não ficou à vontade, e começou a cair pelo lado, novamente. Com um zagueiro a menos, as deficiências de Rodrigo Ely e Reinaldo ficaram, outra vez, expostas, o que quase custou ao Grêmio uma derrota. O empate foi melhor para o Grêmio, pois era o clube visitante, mas o resultado poderia ter sido ainda melhor. A mudança de esquema em meio ao jogo acabou não dando certo, e o adversário cresceu de rendimento. Porém, o segundo jogo será no Couto Pereira, com maioria de torcedores do Grêmio, o que lhe dá um certo favoritismo no confronto.

terça-feira, 30 de julho de 2024

Medalha histórica

A ginástica artística brasileira segue em constante evolução. Hoje, comprovando isso, obteve uma medalha histórica, nas Olimpíadas, em Paris. Depois de conquistas individuais em outras edições das Olimpíadas, conquistou, na disputa feminina, a primeira medalha por equipe, de bronze, com Rebeca Andrade, Flâvia Saraiva, Jade Barbosa, Júlia Soares e Lorrane Oliveira. O crescimento da modalidade, no Brasil, é inegável. Se, em épocas mais remotas, a ginástica brasileira era mera figurante nas competições internacionais, em tempos mais recentes tornou-se uma candidata de peso para a conquista de medalhas. Os frequentes bons resultados, por certo, estimularão mais crianças a ingressarem na modalidade, criando um fator positivo que garanta a sua consolidação e constante renovação.

segunda-feira, 29 de julho de 2024

Realidades distintas

Os dois clubes que subiram para a Primeira Divisão do Rio Grande do Sul, e participarão da próxima edição do Campeonato Gaúcho, são Pelotas e Monsoon. São dois clubes de realidades distintas. O Pelotas é um dos mais tradicionais do estado, campeào gaúcho de 1930. Seu retorno à principal divisão estadual valoriza a competição, e fará com que, após vários anos, seja realizado o Bra-Pel, clássico disputado com o Brasil de Pelotas, dos mais relevantes do interior. O Monsoon, sediado em Porto Alegre, é, em tudo, diferente do Pelotas. O Pelotas foi fundado em 1908, tem uma longa história. O Monsoon foi fundado em 2022, é um clube empresa, numa parceria entre empreendedores gaúchos e um grupo de Dubai. Enquanto o Pelotas é um "clube raiz", com alcance popular, o Monsoon encara o futebol como um negôcio. Um respira tradiçào, o outro é um reflexo do "futebol moderno", totalmente desvinculado do aspecto esportivo, visando apenas lucros financeiros. Não deixa de ser curioso que dois clubes tão diferentes tenham subido juntos. Resta desejar que o Pelotas consiga se manter na Primeira Divisão, que é o seu lugar. Em relação ao Monsoon, é uma grande incógnita o que será de seu futuro.

domingo, 28 de julho de 2024

Fora da zona de rebaixamento

Enfim, aconteceu. O Grêmio venceu o Vasco por 1 x 0, hoje, na Arena Condá, pelo Campeonato Brasileiro, e está fora da zona de rebaixamento. A saída da zona de queda só foi possível porque, afora ter feito a sua parte, o Grêmio foi beneficiado pela derrota do Cuiabá para o Athletico Paranaense. Mais uma vez, Soteldo foi o melhor jogador da partida, e fez a diferença em favor do Grêmio. Soteldo infernizou a defesa do Vasco, tanto pelo lado esquerdo quanto no direito. Rodrigo Ely, favorecido pelo esquema com mais dois zagueiros ao seu lado, voltou a jogar bem. Mesmo com um piso encharcado e uma chuva que não deu trégua durante o jogo inteiro, o Grêmio foi competitivo e determinado, obtendo uma vitória merecida. O novo esquema, já utilizado no jogo contra o Corinthians, melhorou o rendimento dos jogadores, coletiva e individualmente, e deverá ter continuidade. Exceção feita à ausência de Diego Costa, o Grêmio parece ter encontrado a sua escalação ideal.

sábado, 27 de julho de 2024

Falha decisiva

O jogo se encaminhava para uma nova derrota do Inter, mas um erro individual mudou essa tendência. O Inter empatou em 1 x 1 com o Bahia, hoje, na Arena Fonte Nova, pelo Campeonato Brasileiro, com uma falha decisiva do goleiro adversário. O Bahia abriu o placar logo aos 13 minutos, com David Duarte, mas caiu de produção no final no primeiro tempo, e concedeu chances ao Inter de empatar. Na volta do intervalo, o Inter continuou melhor, e fazia por merecer a igualdade no marcador. Porém, o Inter desperdiçou várias chances de gol. A derrota parecia inevitável quando, aos 44 minutos, o goleiro do Bahia, Marcos Felipe, "bateu roupa" num chute de fora da área. No rebote, Borré fez o gol. O Inter atingiu dez jogos sem vitória, sendo seis pelo Campeonato Brasileiro. Ainda assim, o ponto obtido hoje, pelas circunstâncias, será valorizado. Sem outras competições para disputar, o Inter terá as semanas livres para treinos entre os jogos do Brasileirão. O novo técnico do Inter, Róger Machado, até agora, continua sem vencer desde que assumiu o cargo, mas não poderá se queixar de falta de tempo para trabalhar.

sexta-feira, 26 de julho de 2024

Cerimônia linda e inovadora

Foi um espetáculo inédito na história da competição. A abertura das Olimpíadas de 2024, em Paris, se deu com uma cerimônia linda e inovadora, fora de um estádio pela primeira vez. O desfile das delegações se deu em barcos, singrando as águas do Rio Sena. Em paralelo, no Trocadéro, shows e desfiles atraíam a atenção dos espectadores, no local ou pela televisào. A cerimônia foi longa, durou quatro horas, mas rompeu com a rotina das edições anteriores, onde as delegações simplesmente desfilavam pela pista atlética. Ainda que, aqui ou ali, possam ter ocorrido erros, na média, foi um espetáculo belíssimo. A participação da cantora Céline Dion foi um momento marcante, pois ela está muito doente. Como chave de ouro de uma cerimônia tão criativa, o acendimento da tocha olímpica em um balão que foi subindo ao céu e ganhando altura. Um início apoteótico para uma olimpíada que promete marcar época.

quinta-feira, 25 de julho de 2024

Vergonha que se repete

Os jogos do Grêmio contra o Corinthians, no Itaquerão, são sempre traumáticos para o clube do Rio Grande do Sul, e hoje não foi diferente. O Grèmio empatou em 2 x 2 com o Corinthians, e teve um pênalti absurdo marcado em favor de seu adversário, numa vergonha que se repete. O Grêmio abriu o placar com Rodrigo Ely, logo a 1 minuto de jogo. Aos 24 minutos, um pênalti inexistemte foi marcado para o Corinthians, que foi cobrado por Yuri Alberto, empatando o jogo. O árbitro Alex Stefano (RJ) nada havia assinalado, mas foi chamado pelo VAR para analisar o lance no monitor, e revisou sua decisão anterior. A partir daí, Stefano, um árbitro inexperiente e que não estava a altura de um jogo entre dois gigantes do futebol brasileiro, perdeu-se inteiramente, elevando ainda mais a tensão de um jogo como esse. O mais revoltante para o Grêmio é que os prejuízos se repetem a cada jogo contra o Corinthians no mesmo local. Em 2023, o Grêmio deixou de ser campeão brasileiro após um pênalti escandaloso em seu favor não ter sido assinalado, fato que, na ocasião já repetia idêntica situação ocorrida num jogo anterior. Em todas essas ocasiões, o VAR foi o responsável por não marcar pênaltis claros para o Grêmio, e, hoje, dar um inexistente em favor do Corinthians. Mesmo prejudicado pela arbitragem, o Grêmio conseguiu ficar novamente na frente do placar aos 29 minutos do segundo tempo, com um golaço de Villasanti. Porém, novamente, o técnico Renato fez substituições que não foram bem sucedidas. Du Queiroz e Pepê, que haviam entrado um pouco antes, falharam na ação defensiva, e permitiram que Garro marcasse um golaço e empatasse o jogo novamente. Antes disso, Pepê já desperdiçara uma chance de ampliar o marcador para o Grêmio. Se houvesse vencido, o Grêmio já teria deixado a zona de rebaixamento. O único consolo é que, com o crescimento técnico que vem mostrando, conseguir isso deve ser, apenas, uma questão de tempo.

quarta-feira, 24 de julho de 2024

Brilho singular

O Campeonato Brasileiro mostrou, na noite de hoje que, mesmo maltratado por um calendário absurdo, é uma grande competição. Numa mesma rodada, dois "jogaços", com estádios recebendo um público numeroso e muita emoção dentro das quatro linhas, comprovaram que o Brasileirão possui um brilho singular em comparação com campeonatos de outros países. Com exceção, talvez, do Campeonato Inglês, nenhum outro consegue reunir, num mesmo dia, quatro clubes de camisa "pesada" em enfrentamentos diretos. Os jogos Fluminense 1 x 0 Palmeiras e São Paulo 2 x 2 Botafogo tiveram emoção de sobra e torcidas empolgadas em dois dos principais estádios do país, Maracanã e Morumbi. No jogo do Maracanâ, um clube afundado na zona de rebaixamento venceu um dos concorrentes ao título. No Morumbi, o líder da competição chegou a estar vencendo, de virada, mas teve de se contentar com o empate. Espremido em sua duração, por causa dos campeonatos estaduais, e disputado em paralelo com outras competições, o Campeonato Brasileiro, ainda assim, reafirma, a cada ano, ser um acontecimento espetacular, em contraposição aos previsíveis similares europeus. Nenhum outro país possui tantos grandes clubes, com torcidas tão numerosas e apaixonadas.

terça-feira, 23 de julho de 2024

Filme repetido

Não é novidade, virou rotina. O Inter empatou em 1 x 1 com o Rosário Central, hoje, no Beira-Rio, pelos playoffs da Copa Sul-Americana, e está desclassificado da competição, em mais uma exibição de um filme repetido que a torcida não suporta mais assistir. Precisando vencer por dois gols de diferença para se classificar para as oitavas de final, o Inter teve, desde o início, uma enorme porcentagem de posse de bola mas, sem intensidade, tamanho domínio não se traduzia em chances de gol. Para piorar, numa rara escapada ao ataque, o Rosário Central abriu o placar aos 19 minutos do primeiro tempo. O gol abalou visivelmente o Inter, que caiu de produção, facilitando ainda mais para o adversário, que jogava numa forte retranca. O gol de empate, logo aos 3 minutos do segundo tempo, deu a impressão de que o Inter poderia construir uma reação e alcançar o resultado que precisava. Porém, o Inter não correspondeu às expectativas, continuou a apresentar um futebol ineficiente, e acabou eliminado da única competição em que ainda poderia disputar o título de campeão. Com um enorme retrospecto negativo em confrontos eliminatórios, o Inter só terá o Campeonato Brasileiro para jogar, até o final do ano, e deve, antes de mais nada, buscar os pontos necessários para não correr risco de rebaixamento.

segunda-feira, 22 de julho de 2024

Contratação inusitada

A possibilidade já havia sido anunciada, mas não foi levada a sério. O Grêmio acertou, hoje, a vinda do centroavante dinamarquês Braihtwaite, de 33 anos, uma contratação inusitada. Braihtwaite jogou em vários clubes. O principal deles foi o Barcelona, onde não se destacou. O impacto da contratação se dá mais por ser inesperada, já que não desperta entusiasmo no torcedor. Há poucos dias, o Grêmio não tinha nenhum centroavante para escalar, pois os jogadores da posição estavam todos lesionados. Em pouco tempo, quando todos estiverem recuperados, o Grêmio terá cinco jogadores na posição, os referidos lesionados, que são Diego Costa, André Henrique e Jardiel, mais dois novos contratados, Arezo e Braithwaite. Em relação ao dinamarquês, resta esperar que sua contratação não fique apenas no exotismo. O temor de muitos é que Braithwaite possa vir a ser um novo JP Galvão.

domingo, 21 de julho de 2024

Desistência

Era inevitável. O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou, hoje, a desistência de sua candidatura à reeleição. Os sinais de decadência física e mental de Biden eram muito evidentes. Biden se movimenta com dificuldade, e comete muitas gafes e esquecimentos nos seus pronunciamentos. Com a retirada da candidatura de Biden, a vice-presidente Kamala Harris passa a ser o nome natural para concorrer em seu lugar. Mulher negra e bem sucedida profissionalmente, Kamala tem tudo para ser uma candidata de grande potencial. Caso Biden insistisse em concorrer, o Partido Democrata caminharia para uma derrota, e Donald Trump voltaria ao poder, o que seria desastroso para os Estados Unidos e, por tabela, o mundo inteiro. Com a saída de cena de Biden, a eleição recomeça do zero.

Vitória obrigatória

Não era possível postergar. O Grêmio venceu o Vitória por 2 x 0, hoje, no Francisco Stédile, pelo Campeonato Brasileiro, o que era uma vitória obrigatória. O resultado interrompe uma série de quatro jogos sem vencer, e renova as esperanças de sair da zona de rebaixamento. Mesmo tendo ganho o jogo, o Grêmio segue em antepenúltimo lugar na classificação. A atuação esteve longe de ser boa, mas o fundamental era vencer. Soteldo, mais uma vez, foi o maior destaque, e abriu o placar aos 18 minutos do segundo tempo. O uruguaio Arezo estreou e, nos poucos minutos que jogou, deixou a sua marca ao sofrer o pênalti que redundou no segundo gol do Grêmio, aos 51 minutos. O próximo jogo do Grêmio será dificílimo, contra o Corinthians, no Itaquerão. O Corinthians venceu seus dois últimos jogos pelo Brasileirão. No domingo, mais um jogo em que a vitória é o único resultado aceitável, contra o Vasco, na Arwna Condá. Ainda falta muito para o Grêmio sair do buraco onde se meteu, mas a vitória de hoje reacendeu a esperança da torcida.

sábado, 20 de julho de 2024

Derrota previsível

Não houve nenhuma surpresa. O Inter perdeu por 1 x 0 para o Botafogo, hoje, no Engenhão, pelo Campeonato Brasileiro, uma derrota previsível. A possibilidade de que um resultado favorável ao Inter pudesse acontecer era pequena. O Botafogo é o líder isolado do Brasileirão, e jogava em casa. O Inter, décimo-terceiro colocado da competição, tem uma defesa eficiente, mas seu ataque faz poucos gols. O placar do jogo, por sinal, referendou essas condições, pois o Inter sofreu apenas um gol, mas não fez nenhum. O Botafogo foi bem superior ao Inter no primeiro tempo, mas só conseguiu marcar seu gol aos 38 minutos. No segundo tempo, o Inter foi um pouco mais incisivo, diante de um Botafogo que parecia acomodado com a vantagem parcial. Ainda assim, o Botafogo sustentou o resultado até o final. Não se poderia esperar muito mais do Inter. O técnico Róger Machado fez sua estreia no clube dois dias depois de ser apresentado. Afora isso, o Inter fará o segundo e decisivo jogo contra o Rosário Central, pelos playoffs da Copa Sul-Americana, na terça-feira, no Beira-Rio, partida que, por essas circunstâncias, era prioritária em relação ao compromisso de hoje. O futuro do Inter em 2024, e a perspectiva para o trabalho de Róger, depende muito do que irá ocorrer na terça-feira, no seu estádio.

sexta-feira, 19 de julho de 2024

Mobilização

Uma entrevista coletiva realizada, hoje, no começo da tarde, reuniu três das figuras mais representativas do Grêmio. Em mais um esforço de mobilização para buscar a saída da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro, o técnico Renato e os zagueiros Geromel e Kannemann, multicampeões pelo Grêmio, exortaram a torcida para que apoie o clube, lotando o estádio no jogo de domingo contra o Vitória, no Francisco Stédile. Renato também aproveitou a entrevista para destacar a necessidade de o Grêmio voltar a jogar na Arena o quanto antes. Ainda que o Grêmio já esteja jogando, novamente, no Rio Grande do Sul, Renato destacou que mandar partidas no Francisco Stédile não representa o mesmo peso do que no estádio do clube. Lembrou que, entre outros fatores, a Arena possui uma capacidade de público bem maior. O técnico, sabedor da força que possui, disse que a administradora do estádio, a Arena Portoalegrense, parece não estar tão empenhada quanto o clube no sentido de que o estádio torne a ser utiizado o mais rapidamente possível. Ao convocar a entrevista, o Grêmio mostrou que reconhece a hipótese do rebaixamento como uma ameaça palpável. Reunindo três grandes ídolos, o Grêmio sinaliza que a hora é de esquecer eventuais divergências e apoiar o clube para que escape da queda de divisão. Encerrada a entrevista, num gesto de alto simbolismo, Renato, Geromel e Kannemann posaram para fotos de mãos dadas. A torcida, que sempre está ao lado do Grêmio, certamente responderá positivamente ao apelo, e redobrará o seu apoio ao clube.

quinta-feira, 18 de julho de 2024

Atenções divididas

Ocorreu, hoje, o sorteio das oitavas de final da Copa do Brasil. Um dos oito confrontos será Grêmio x Corinthians, que estarão com suas atenções divididas, pois necessitam tentar sair da zona de rebaixamento no Campeonato Brasileiro. A situação se repete em outro confronto, Grêmio x Fluminense, pelas oitavas de final da Libertadores. Como se portarão os clubes diante desse quadro? Priorizarão a busca de títulos ou evitar a queda para a Segunda Divisão? Por mais relevantes que sejam os títulos da Copa do Brasil e Libertadores, não compensam o desastre que representaria uma queda de divisão. O prestígio que um título de expressão traz fica anulado pelo vexame que o rebaixamento representa para um grande clube. O absurdo calendário brasileiro superpõe competições, o que torna extremamente difícil a tarefa dos técnicos de dar atenção a todas elas, sem definir prioridades, pois se torna necessário rodar o grupo dado que o número de jogos dificulta a manutenção da mesma escalação em todos eles. Fortemente ameaçado pelo rebaixamento, precisando aumentar significativamente o seu número de pontos no Brasileirão, e ainda sem saber quando voltará a jogar em seu estádio, o Grêmio terá enormes dificuldade em compatibilizar interesses tão conflitantes.

quarta-feira, 17 de julho de 2024

Tempos distintos

Foram dois jogos em um só. O Grêmio perdeu por 1 x 0 para o São Paulo, hoje, no Morumbi, pelo Campeonato Brasileiro, num jogo que teve dois tempos distintos. No primeiro, o Grêmio sofreu o gol logo aos 9 minutos, numa falha de marcação, e não se encontrou até a saída para o intervalo. O segundo trouxe um Grêmio totalmente diferente, ocupando o setor defensivo do São Paulo, pressionando fortemente e criando várias chances de gol. Pelo que jogou na volta do intervalo, o Grêmio merecia obter, pelo menos, um empate, mas faltou precisão nas conclusões. A situação do clube na classificação do Brasileirão segue aflitiva, há muitas rodadas na zona de rebaixamento. Porém, a atuação diante de um adversário bem posicionado na competição, que jogava em casa com grande apoio da sua torcida, mostra que o Grêmio têm condições de superar o mau momento e sair das últimas colocações. O jogo evidenciou a falta se planejamento no Grêmio, que resultou na falta de centrovantes disponíveis no grupo para serem escalados. No entanto, ainda que não haja razões para entusiasmo, o jogo contra o São Paulo prova que o Grêmio é capaz de reagir.

terça-feira, 16 de julho de 2024

Um poço sem fundo

Um quadro que só piora. O Inter perdeu por 1 x 0 para o Rosário Central, hoje, no Gigante de Arroyito, pelos playoffs da Copa Sul-Americana, e segue mergulhado em um poço sem fundo. Depois de sequer se classificar para a decisão do Campeonato Gaúcho, o Inter foi eliminado da Copa do Brasil, vai em desvantagem para o segundo jogo dos playoffs da Copa Sul-Americana, e está em décimo-segundo lugar no Campeonato Brasileiro. Para piorar, jogou suas duas últimas partidas com um técnico interino, e ainda não contratou um novo ocupante psra o cargo. Administrativanente, o Inter parece estar perdido, sem rumo. Dá-se como certo que Róger Machado será o novo técnico do Inter, mas a confirmação, ou não, dessa tendência, só se saberá amanhã. As perspectivas do Inter para o restante do ano não são nada animadoras.

segunda-feira, 15 de julho de 2024

Reforços

A "janela" de contratações do Grêmio em 2023 foi desastrosa. Aberta a janela de 2024, o Grêmio anunciou dois reforços, Monsalve, colombiano, e Aravena, chileno e encaminha a chegada de um terceiro, o uruguaio Arezzo. Em comum, a pouca idade de todos eles. O meia Monsalve tem 20 anos e, embora tão jovem, era o capitão do Independiente de Medellin (COL). O atacante Aravena, vindo da Universidad Católica (CHI), tem 21 anos, mesma idade do centroavante Arezzo, que pertence ao River Plate (URU). Monsalve e Aravena já foram contratados, Arezzo ainda está com negociações em andamento. Nos anos mais recentes, Grêmio e Inter tem apostado em jovens do exterior, quase sempre sem êxito. O Grêmio dispensou, há poucos dias, o argentino Besozzi, de 21 anos, que, em um ano no clube, nada mostrou. No Inter, Luque e Sarrafiore, ambos argentinos, e o chileno Palácios, todos jovens, fracassaram rotundamente. Contratar jovens é bem melhor do que trazer veteranos desgastados. Porém, quem pode garantir que os novos contratados do Grêmio não vão repetir o fracasso dos citados acima? Resta esperar que, dessa vez, seja diferente, até porque o Grêmio vai gastar R$ 50 milhões com as aquisições.

domingo, 14 de julho de 2024

Liderança isolada

Um título com uma campanha sem brilho. A Argentina venceu a Colômbia por 1 x 0, hoje, no Hard Rock Stadium, em Miami, conquistou o bicampeonato da Copa América, e obteve a liderança isolada no número de títulos da competição, com 16. O gol da vitória foi marcado por Lautaro Martínez, aos 3 minutos do segundo tempo da prorrogação. Depois de ficar 33 anos sem conquistar um título, a Argentina ganhou as duas últimas edições da Copa América, e é a atual campeã da Copa do Mundo. O jogo de hoje foi a última partida de Di Maria, aos 36 anos, pela Argentina. A Colômbia fez uma bela campanha, teve o melhor jogador da competição, James Rodriguez, mas seguirâ tendo o título da Copa América de 2001 como o único de sua história.

Recordista

Ganhou quem fez a melhor campanha. Hoje, no Estádio Olímpico de Berlim, a Espanha venceu a Inglaterra por 2 x 1, conquistou a Eurocopa, e tornou-se a recordista de títulos da competição, com quatro. A campanha da Espanha foi impecável, vencendo os seus sete jogos. Como se isso não fosse suficiente, a equipe campeã é, na média, bastante jovem, o que dá para a Espanha uma boa perspectiva para as próximas edições da Copa do Mundo e Eurocopa. Dois de seus maiores destaques, Lamine Yamal e Nico Williams, tem 17 e 22 anos, respectivamente. Williams aniversariou na sexta-feira, e Yamal no dia de ontem. A Inglaterra foi vice-campeã da Eurocopa pela segunda vez consecutiva, o que não é pouco, mas sua campanha foi bem inferior comparada com a da Espanha. A equipe inglesa possui grandes nomes como Harry Kane, Phil Foden e Saka, e reservas de bom nível como Palmer, mas continua com seu incômodo retrospecto de ter a Copa do Mundo de 1966 como sua única conquista.

Classificado

O necessário foi feito. O Grêmio venceu o Operário de Ponta Grossa por 3 x 1, hoje, no Francisco Stédile, e está classificado para as oitavas de final da Copa do Brasil. Mais uma vez, o Grêmio não teve uma grande atuação mas, num confronto eliminatório, o importante é seguir adiante. Afora o aspecto esportivo, o avanço de fase garante ao Grêmio uma boa quantia em dinheiro. A defesa, novamente, foi um problema para o Grêmio, que, depois de abrir o placar com Pavón, de pênalti, aos 22 minutos do primeiro tempo, chegou a permitir o empate do Operário aos 30, quando Ronaldo saltou mais alto que Fábio e cabeceou para as redes. Para sorte do Grêmio, logo depois, aos 32, Soteldo deu um belo toque para Éverton Galdino desempatar. A partir daí, o Grêmio foi superior no jogo, e confirmou a vitória com um gol de Gustavo Nunes, que havia entrado no intervalo, aos 9 minutos do segundo tempo. O maior destaque individual do Grêmio foi Soteldo que, mesmo assim, foi vaiado ao ser substituído, por ter se reapresentado com atraso após a eliminação da Venezuela na Copa América. Não fosse o fato de estar na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro, o Grêmio não teria do que se queixar de 2024, pois já conquistou o bi-heptacampeonato gaúcho e classificou-se para as oitavas de final da Libertsdores e Copa do Brasil.

sábado, 13 de julho de 2024

Nem o apito amigo resolveu

Como já era esperado, o Inter foi eliminado da Copa do Brasil. Hoje, no Alfredo Jaconi, o Inter empatou com o Juventude em 1 x 1, e nem o apito amigo resolveu, pois a arbitragem se empenhou em lhe ajudar. O empate bastava para o Juventude, por ter vencido o primeiro jogo. Porém, o Juventude só não venceu porque a arbitragem depois de marcar um pênalti inexistente que o goleiro do Juventude, Gabriel, defendeu, marcou outro, no mínimo polêmico. Gabriel defendeu, novamente, mas o árbitro mandou voltar a cobrança, já que, chamado pelo VAR, entendeu que houve invasão por parte de um jogador do Juventude. Valência, que havia errado a primeira tentativa, converteu e, finalmente, o Inter conseguiu marcar um gol. Logo a seguir, um torcedor do Inter invadiu o gramado. O jogador Alan Ruschel, do Juventude, tentou acertar um soco no torcedor, e foi expulso, aos 30 minutos do segundo tempo. A partir daí, o jogo tornou-se tenso, pois um outro gol do Inter levaria a decisão para os tiros livres da marca do pênalti. O Inter pressionou, mas sem êxito e, aos 50 minutos, Vitão foi expulso. Os últimos 10 minutos dos acréscimos terminaram com um Juventude mais tranquilo, administrando o resultado. Eliminado de mais uma competição, o Inter não terá tempo de se lastimar. Na terça-feira, fará o primeiro jogo do play off da Copa Sul-Americana contra o Rosário Central no gigante de Arroyto, provavelmente, ainda sem um novo técnico. Se o Inter for desclassificado, também, da Copa Sul-Americana, perderá a última chance de conquistar um título em 2024. Para um clube que não ganha nenhuma competição desde 2016, é um quadro desalentador.

sexta-feira, 12 de julho de 2024

A ética foi para o ralo

Especulações dão conta de que Róger Machado é o nome preferencial do Inter para ser o seu novo técnico. A simples cogitação dessa possibilidade, constitui mais um caso no futebol em que a ética foi para o ralo, tendo em vista ser Róger Machado o atual técnico do Juventude, que venceu o primeiro jogo contra o Inter pela terceira fase da Copa do Brasil, quarta-feira, no Beira-Rio. O segundo jogo do confronto será amanhã, no Alfredo Jaconi. Fazer uma proposta ao técnico que está disputando uma classificação com o próprio Inter é uma afronta aos mais basilares princípios éticos. O técnico, cujo comportamento, até aqui, na carreira, tem sido irrepreensível, não deveria sequer aceitar negociar. Na hipótese de Róger Machado aceitar se transferir para o Inter, não há como salvar sua imagem, seja qual for o resultado de amanhâ. Se o Juventude eliminar o Inter, a imagem de Róger Machado ficará manchada junto ao clube ďe Caxias do Sul e seu grupo de jogadores, pois seria difícil explicar uma saída justamente para o adversário derrotado, deixando pelo meio um trabalho bem sucedido. Se o Juventude for eliminado, numa total reversão de expectativa já que é o favorito por precisar apenas de um empate, a situaçào seria ainda pior, pois ficaria a suspeita de que, em função da proposta do Inter, teria desfocado do confronto, levando seu atual clube à desclassificaçào. Ainda que financeiramente possa lhe ser vantajoso, Róger Machado deveria afastar qualquer possibilidade de aceitar uma eventual proposta do Inter, no momento.

quinta-feira, 11 de julho de 2024

Uma atitude que nào ajuda

O torcedor tem todo o direito de manifestar sua contrariedade. Porém, a reunião de cinco membros da torcida Geral do Grêmio com o técnico Renato é uma atitude que não ajuda em nada o clube a sair da zona de rebaixamento. A divulgação do encontro, com a postagem de uma foto de Renato com os cinco torcedores, acrescida de um texto em que os jogadores do Grèmio são tachados de vagabundos, só irá tumultuar ainda mais um ambiente que já está muito tenso. Como o grupo de jogadores reagirá ao ver a postagem? A torcida pode e deve protestar contra o que acha errado no clube, mas notas como a da Geral do Grêmio, utilizando termos agressivos, só servem para agravar uma situaçào que já é muito desfavorável. Resta esperar que o Grêmio vença o Operário de Ponta Grossa no domingo, e se classifique para a próxima fase da Copa do Brasil, pois só as vitórias acalmam ambientes convulsionados por sucessivos maus resultados.

quarta-feira, 10 de julho de 2024

Confirmação

Com uma equipe muito boa, e invicta há 28 jogos, a Colômbia, está na decisão da Copa América. A classificação da Colômbia foi obtida com a vitória por 1 x 0 sobre o Uruguai, hoje, no Bank of America Stadium, em Charlotte (EUA), numa confirmação do bom momento vivido pela equipe. O único gol do jogo foi marcado por Lerma, aos 38 minutos. Ainda no primeiro tempo, a Colômbia ficou com um homem a menos, após a expulsão de Muñoz. Mesmo em desvantagem numérica, a Colômbia conseguiu sustentar a vitória no segundo tempo, e ainda poderia ter ampliado o placar, pois perdeu dois gols feitos. Pelo futebol mostrado ao longo da Copa América, mesmo que a Argentina seja a atual campeã mundial, a Colômbia é favorita para ficar com o título.

Nova chance

Depois de perder a decisão da Eurocopa anterior dentro de casa, a Inglaterra está, outra vez, na final da competição. A nova chance para a Inglaterra veio com a vitória por 2 x 1, de virada, sobre a Holanda, no Signal Iduna Park. A Holanda abriu o placar aos 6 minutos, com um golaço de Simons, mas a Inglaterra empatou aos 17, com Harry Kane, de pênalti. O jogo seguiu indefinido até o final e, quando tudo indicava que haveria prorrogação, Watkins fez o gol da vitória da Inglaterra aos 45 minutos do segundo tempo. Será a primeira vez que a Inglaterra decidirá uma competição na condição de visitante, e mais uma chance que terá de ganhar uma Eurocopa, competição cujo título nunca conquistou. Porém, sua adversária na decisão, a Espanha, que ganhou todos os seus jogos até aqui, é a favorita.

Saída inevitável

Demorou, mas, finalmente, aconteceu. O Inter perdeu por 2 x 1 para o Juventude, hoje, no Beira-Rio, pela Copa do Brasil, e ocorreu a saída inevitável do técnico Eduardo Coudet, que deveria ter acontecido muito antes. O jogo de hoje foi a gota d'água, pois o Inter saiu perdendo para o Juventude, viu o adversário desperdiçar um pênalti e colocar uma bola na trave, conseguiu empatar, mas levou um gol aos 49 minutos do segundo tempo, que decretou a sua derrota. Não havia mais como o Inter manter Coudet no cargo. O clube sequer esperou o dia seguinte pars demitir o técnico. No pronunciamento que fez para anunciar a demissão, o presidente do Inter, Alessandro Barcellos, deu a entender que, diante das circunstâncias, o Inter buscará um técnico com um estilo de jogo pragmático, abrindo mão de uma proposta mais propositiva, por considerar que o calendário exaustivo do futebol brasileiro, somado aos efeitos de um acontecimento imprevisto como a enchente que assolou o Rio Grande do Sul, impossibilitam que o Inter atue com intensidade. Resta saber se, depois da tardia saída de Coudet, o Inter ainda conseguirá salvar o seu ano.

Nada muda

A opção pela inércia. O Grêmio perdeu para o Cruzeiro por 2 x 0, hoje, no Francisco Stédile, pelo Campeonato Brasileiro, dando continuidade a sua série de derrotas, mas o clube decidiu que nada muda. Mais uma vez, o Grêmio começou relativamente bem, mas após Edenílson perder um gol feito, tudo começou a desandar. Aos 15 minutos, o baixinho Ramiro, por sinal ex-jogador do próprio Grêmio, cabeceou sem dificuldade para abrir o placar em favor do Cruzeiro. Apenas dois minutos depois, Arthur Gomes, num belo chute de fora da área, fez 2 x 0. Em ambos os gols, chamaram a atenção as falhas defensivas. No primeiro, Ramiro nem saltou para cabecear ante um Reinaldo estático. No segundo, a exemplo do gol anterior, Marchesin não esboçou reação, sequer saltando para tentar defender. A partir daí, o que se viu, até o fim do jogo, foi um Grêmio confuso e sem soluções. Na volta do intervalo, o técnico do Grêmio, Renato, fez quatro substituições, sem nenhum efeito prático. Uma delas, aliás, difícil de entender, a troca de Edenílson por Du Queiroz que, novamente, se mostrou uma nulidade. Renato segue no cargo, repetindo suas palavras de ordem, sem que haja qualquer mudança nos resultados.

terça-feira, 9 de julho de 2024

Sem brilho

A Argentina está classificada para a decisão da Copa América, e aguarda quem será o seu adversário, que sairá, amanhã,do jogo Colómbia x Uruguai. A classificação da Argentina foi obtida com a vitória de 2 x 0 sobre o Canadá, hoje, no Metlife Stadium, em Miami, mesmo placar do jogo de estreia das duas equipes na competição, dando continuidade a uma campanha sem brilho, embora vitoriosa. Pelo futebol de pouca inspiração que tem mostrado até aqui, a Argentina, mesmo sendo a atual campeã da Copa do Mundo, não será favorita na decisão de domingo. Tanto Colómbia quanto Uruguai fizeram melhores exibições durante a competição, e parecem mais próximos da conquista do título.

Grande campanha

A Espanha é a primeira seleção classificada para a decisão da Eurocopa. Fazendo uma grande campanha, com seis vitórias em igual número de jogos a Espanha venceu a França por 2 x 1, de virada, hoje, na Allianz Arena, em Munique. Kolo Muani abriu o placar para a França aos 8 minutos, mas Lamine Yamal e Olmo, com dois golaços, aos 21 e 28, respectivamente, viraram para a Espanha. Mostrando muito boa qualidade técnica e com vários jogadores jovens, a Espanha parece ser capaz de brilhar por um bom tempo com a base atual. Sua grande revelação, Lamine Yamal, completará 17 anos no sábado, véspera da decisão. A França, considerada por muitos a melhor seleção do mundo na atualidade, decepcionou na Eurocopa. Classificou-se para as oitavas de final como segunda colocada do seu grupo, e marcou apenas quatro gols em seis jogos pela competição. Mbappé, sua maior estrela, considerou que seu desempenho individual, ao longo da campanha, foi "um fracasso". Seja quem for o classificado no jogo de amanhã entre Holanda e Inglaterra, a Espanha é favorita para a conquista do título.

segunda-feira, 8 de julho de 2024

Dez anos de um vexame histórico

Foi o pior momento da longa trajetória da Seleção Brasileira. A data de hoje marca os dez anos de um vexame histórico. No dia 08 de julho de 2014, a Seleção Brasileira foi goleada por 7 x 1 pela Alemanha, no Mineirão, pelas semifinais da Copa do Mundo. A estupefação tomou conta dos torcedores, dentro e fora do estádio. Em apenas seis minutos, dos 23 aos 29, a Seleção sofreu quatro gols da Alemanha, que já havia aberto o placar aos 11. No segundo tempo, a Seleção sofreu mais dois gols, e fez o seu "de honra". O resultado só nào foi mais amplo porque a Alemanha, claramente, diminuiu seu ritmo no segundo tempo. A seleção mais vitoriosa de todos os tempos viveu naquele dia o seu nível mais baixo. Desde então, a Seleção teve uma trajetória de fracassos, com exceção do título da Copa América de 2019, disputada no Brasil. Os novos jogadores que surgem não tem o mesmo talento exuberante ďe outros tempos. A lembrança amarga dos 7 x 1 ainda está muito presente. O trauma daquele dia nunca será superado.

domingo, 7 de julho de 2024

Marasmo

Uma situação que se prolonga indefinidamente. O Inter perdeu por 2 x 1 para o Vasco, hoje, no Beira-Rio, pelo Campeonato Brasileiro, e prossegue no seu marasmo de acumular maus resultados, sem nada fazer para mudar. Não há atenuante possível para mais esse fracasso. Mesmo que tenha poupado jogadores, o Inter deveria ter força suficiente para vencer o Vasco, que é fraco e luta para não ser rebaixado mais uma vez. Nem mesmo o fato de voltar a jogar no Beira-Rio depois de mais de dois meses serviu de estímulo para que o Inter tivesse uma produção superior aos jogos anteriores. O Vasco tinha perdido todos os seus jogos como visitante, até então, no Brasileirào. Desde o Gre-Nal, o Inter não venceu mais, foram duas derrotas e igual número de empates. Há muito tempo, está claro que o técnico Eduardo Coudet não será capaz de colocar o Inter no caminho da conquista de títulos. Porém, o técnico segue preservado no cargo, num estranho conformismo de um clube que não é campeão de nenhuma competição desde 2016.

Desastre

Um caminhão sem freios, descendo uma ladeira. O Grêmio foi goleado por 3 x 0 pelo Juventude, hoje, no Alfredo Jaconi, em jogo do Campeonato Brasileiro, e seu desempenho foi um desastre técnico. A escalação para começar o jogo foi correta. O técnico do Grêmio, Renato, colocou a melhor formação possível dentro do que dispunha. Porém, na prática, não funcionou. O Juventude foi superior durante todo o jogo. Aos 25 minutos do primeiro tempo, Gilberto abriu o placar para o Juventude, numa falha terrível do goleiro Rafael Cabral. Aos 32, Geromel afastou mal a bola, que caiu nos pés de João Lucas para ampliar o marcador. Aos 38 do segundo tempo, Erick fechou o placar. Foram muitas os erros individuais do Grêmio. Rafael Cabral falhou no primeiro gol, Geromel, no segundo. A dupla de volantes, Villasanti e Dôdi, da qual tanto se esperava, não proporcionou a segurança defensiva e a combatividade que se imaginava. Parecendo perdido, sem rumo, o Grêmio decidiu manter Renato como seu técnico. A luta contra o rebaixamento deverá ser longa e árdua. Tomara que o Grêmio consiga ser exitoso nessa tarefa.

sábado, 6 de julho de 2024

Eliminada

Não foi um resultado catastrófico, mas deixou uma sensação de frustração. A Seleção Brasileira empatou em 0 x 0, hoje, com o Uruguai, no Alegiant Stadium, em Las Vegas (EUA), pelas quartas de final da Copa América, perdeu por 4 x 2 nos tiros livres da marca do pênalti, e foi eliminada da competição. Diante de um Uruguai que entrou como favorito, a Seleção soube enfrentar o jogo ríspido do adversário, sem fugir das divididas. Porém, depois de ficar com um homem a mais, após a expulsão de Nández, aos 29 minutos do segundo tempo, faltou ousadia para a Seleção, que pouco tentou ofensivamente. Endrick, que entrou no lugar de Vinícius Júnior, que estava suspenso, teve dificuldades com a forte marcação adversária. Não faltou transpiração, mas a inspiração da Seleção foi escassa. Com o empate, a decisão foi para os tiros livres da marca do pênalti. Éder Militão e Douglas Luiz erraram suas cobranças, e a Seleção perdeu por 4 x 2. O desempenho da Seleção na Copa América não foi bom. Foram três empates e apenas uma vitória. Falta muito para a Seleção atingir um patamar condizente com a sua expressão. No entanto, o trabalho do técnico Dorival Júnior está apenas no começo. A produçào já poderia ser melhor, mas a hora é de apostar no que está sendo feito. Depois do tempo perdido com técnicos interinos, é preciso deixar Dorival Júnior desenvolver o seu trabalho.

sexta-feira, 5 de julho de 2024

Futebol surpreendente

Foi de deixar a todos de queixo caído. Venezuela e Canadá apresentaram um futebol surpreendente e empataram em 1 x 1, hoje, pelas quartas de final da Copa América, em Arlington (EUA). Seleções de países de pouca tradição no futebol, Venezuela e Canadá fizeram um jogo emocionante, com alternância de jogadas ofensivas, mostraram que realizam um bom trabalho e, ao contrário de outros tempos, que possuem bons jogadores. O Canadá abriu o placar com Shaffelburg, aos 13 minutos do primeiro tempo. Rondón, aos 19 minutos do segundo tempo, com um lindo gol por cobertura, empatou para a Venezuela. Nos tiros livres da marca do pênalti, o Canadá venceu por 4 x 3, e, agora enfrentará, nas semifinais, a Argentina que, ontem, eliminou o Equador.

Grandes jogos

Sobrou emoção. As quartas de final da Eurocopa iniciaram, hoje, com dois grandes jogos. Espanha x Alemanha e Portugal x França entregaram o que se esperava de seleções do seu porte, bom futebol, intensidade, competitividade, busca pelo resultado até o último segundo. A Espanha manteve o tabu de muitos anos sem perder para a Alemanha, mas o jogo esteve longe de ser fácil. Depois de um primeiro tempo duramente disputado, Olmo abriu o placar para a Espanha aos 6 minutos do segundo. O jogo já parecia decidido, com a classificação da Espanha, quando Wirtz empatou para a Alemanha, aos 44 minutos, levando a partida para a prorrogação. Tudo estava a indicar que a decisão iria para os tiros livres da marca do pênalti quando Merino fez o gol da vitória da Espanha, aos 14 minutos do segundo tempo da prorrogação. A Alemanho, país sede da competição, amargou uma eliminação dentro de casa. O segundo jogo do dia, Portugal e França, não teve gols, mas nem por isso foi menos interessante. O jogo foi muito disputado e, ao final da prorrogação, as equipes estavam muito cansadas, especialmente a França. Nos tiros livres da marca do pênalti, a única cobrança desperdiçada, de João Félix, determinou a vitória da França por 5 x 4. A França confirmou seu favoritismo, e segue na competição, mas, até agora, mostrou um futebol bem abaixo do que pode produzir. Espanha e França vão se enfrentar, agora, nas semifinais, no que pode ser considerada a decisão antecipada da disputa, já que as seleçòes do outro lado do chaveamento, no momento, não estão no mesmo estágio técnico, com exceção da Inglaterra que, entretanto, costuma falhar nas horas decisivas.

quinta-feira, 4 de julho de 2024

Sem sair do lugar

Marcando passo na classificação. Hoje, no Maracanã, o Inter empatou em 1 x 1 com o Fluminense, pelo Campeonato Brasileiro, sem sair do lugar que ocupa na competição. Igor Gomes abriu o placar para o Inter aos 39 minutos do primeiro tempo, mas Paulo Henrique Ganso empatou aos 48. Dois golaços. A exemplo do que ocorrera, também fora de casa, contra o Criciúma, o Inter saiu na frente, mas não conseguiu sustentar a vitória. No segundo tempo, os muitos erros de ambos os lados fizeram com que o resultado não se alterasse. Um empate que não foi bom para ninguém, pois o Fluminense segue afundado na lanterna e o Inter continua estacionado no décimo lugar.

Substituições desastrosas

Foi a gota d'água, e o torcedor perdeu a paciência. Hoje, no Francisco Stédile, o Grêmio empatou com o Palmeiras em 2 x 2, pelo Campeonato Brasileiro, depois de abrir dois gols de vantagem, e a torcida xingou o técnico Renato de burro, por suas substituições desastrosas, que jogaram fora uma vitória já encaminhada. O Grêmio abriu o placar com 1 minuto de jogo, gol de Pavón. Depois de um predomínio do Grêmio nos primeiros minutos, o Palmeiras equilibrou o jogo, e poderia ter empatado, mas o Grêmio sustentou o resultado no primeiro tempo. No segundo tempo, mesmo pressionado pelo adversário, o Grêmio chegou ao segundo gol, com Cristaldo, cobrando pênalti. Porém, Renato, que já havia trocado Edenílson por Éverton Galdino, substituiu Cristaldo e Pavón por JP Galvão e Natã Felipe, aos 28 minutos. Um minuto depois, Flaco Lopez descontou para o Palmeiras, num lance em que Natã Felipe, que entrara para reforçar a zaga, falhou em não bloquear o atacante palmeirense. Aos 32 minutos, Estevão empatou, com um golaço de fora da área. O detalhe do lance é que, mais uma vez, a exemplo do que acontecera no Gre-Nal, Carballo ficou assistindo a ação do adversário, em vez de fazer a falta. A entrada de Nathan Fernandes, aos 36 minutos, no lugar de Gustavo Nunes, se deu tarde demais. Por mais que Renato tenha tentado justificar as trocas que fez, elas tiveram um efeito catastrófico, e fizeram com que uma vitóris que já estava quase assegurada, fosse jogada fora. Ademais, nenhum argumento técnico ou tático pode ser aceito para que JP Galvão continue sendo utilizado. O jogador, que nunca deu resposta, já deveria ter sido arquivado há muito tempo. Caso vencesse, o Grêmio teria deixado a zona de rebaixamento, e ficaria com o moral elevado por derrotar um adversário de expressão. Renato jogou tudo isso fora com suas substituições e, por isso, dessa vez, a torcida não o perdoou.

quarta-feira, 3 de julho de 2024

Letargia

A "janela" de contratações se aproxima, terá início na próxima terça-feira, e o Grêmio, que precisa urgentemente de reforços, nào demonstra a mobilização esperada. A letargia do Grêmio é incompreensível. Sobram especulações, mas os dias transcorrem sem que haja definições. Para piorar, os nomes especulados são desanimadores. Os nomes aventados são de jogadores pouco afirmados em suas carreiras e de idade avançada, o que mostra que o Grêmio não aprende com seus erros. Em 2023, o Grêmio fez uma péssima janela, com muita quantidade e nenhuma qualidade. Vieram, entre outros, Iturbe, que foi dispensado no final daquele ano, Besozzi, devolvido ao seu clube de origem há poucos dias, um mês antes do final do empréstimo, Rodrigo Ely e JP Galvão, que quando jogam causam calafrios na torcida. Pelos nomes que estão sendo cogitados, parece claro que o Grêmio, premido pela falta de recursos, vai insistir em fazer apostas, uma fórmula que já se mostrou infrutífera. O Grêmio, que ocupa a zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro, precisa de jogadores de qualidade, que aumentem o seu patamar técnico. Com exceçào de Deyverson, um centroavante que não é brilhante mas de eficiência comprovada, as especulações giram em torno de nomes com escassa biografia. Caso venham a ser contratados, incharão o grupo e irão onerar a folha de pagamentos, sem dar contribuição dentro das quatro linhas. Agilidade e ousadia são fundamentais para contratar reforços. A falta de recursos pode ser contornada com o auxílio de parceiros. Porém, é necessário agir com rapidez, o que não vem sendo feito pelo Grêmio.

terça-feira, 2 de julho de 2024

Atuação assustadora

Foi muito pior do que se poderia imaginar. A Seleção Brasileira empatou em 1 x 1 com a Colômbia, no Levi's Stadium, em Santa Clara (EUA), pela Copa América, e teve uma atuação assustadora. A Seleção abriu o placar aos 12 minutos, com um belo gol de Raphinha cobrando falta, e poderia ter ampliado, se um pênalti claro sobre Vinícius Júnior fosse marcado, aos 42 minutos. Aos 46 minutos, numa falha defensiva da Seleção, a Colômbia empatou. O resultado era suficiente para a Colômbia garantir o primeiro lugar do grupo. A atuação da Seleção, que não era boa nem durante o período em que vencia parcialmente o jogo, tornou-se pavorosa após o gol da Colómbia. Coletivamente, a equipe ainda deixa muito a desejar, e há desempenhos individuais muito abaixo do esperado. O goleiro Alisson, por exemplo, não vem fazendo uma boa Copa América. Nos dois gols sofridos pela Seleção na competição, até agora, cometeu falhas. Rodrygo é outro cujo desempenho não justifica sua permanência na equipe. Tornou-se um jogador invisível. A ausência de um meia de criação, figura tão abundante em outras épocas no futebol brasileiro, é outro grave problema da Seleção. O técnico da Seleção, Dorival Júnior, também dá uma contribuição negativa ao insistir com uma formação de ataque sem um centroavante de referência. Endrick só entra no final dos jogos, com pouco tempo para dar uma contribuição mais efetiva, e Evanílson, ao que parece, foi fazer turismo nos EUA, pois Dorival Júnior nunca lança mão dele. Ainda que esteja há pouco tempo no cargo, o técnico já deveria ter dado um mínimo de consistência à Seleção. Não é o que está se vendo, o que gera muita apeeensão quanto às perspectivas da Seleção sob a sua orientação. Caso vencesse, a Seleção teria ficado em primeiro lugar no grupo, e enfrentaria o Panamá nas quartas de final. Como empatou, terá de jogar contra o Uruguai. Pelo estágio atual dos dois oponentes, as chances da Seleção conseguir a classificação para as semifinais são pequenas.

segunda-feira, 1 de julho de 2024

A punição do bom futebol

O futebol dito "moderno" tem critérios muito estranhos. O mais absurdo deles é a punição do bom futebol. Dribles, "lambretas", e outras jogadas de grande categoria que levavam torcedores ao êxtase são vistas, agora, como atitudes desrespeitosas ao adversário. Nos jogos pela Seleção Brasileira e Real Madrrid, Vinícius Júnior desperta a ira dos adversários quando realiza lances de grande requinte técnico. Hoje, no clássico Palmeiras x Corinthians, no Alianz Parque, o jovem Estevão, do clube alviverde, passou vârias vezes o pé sobre a bola diante de um marcador, e logo foi cobrado por Garro em tom ríspido. Raphael Veiga, companheiro de clube de Estevão, tomou suas dores, e atropelou Garro, sendo, justificadamente, expulso. Porém, a atitude destemperada de Raphael Veiga näo tira o foco do principal, que é o fato de jogadas de grande brilho individual serem vistas como provocativas no futebol atual. O pior é que os árbitros advertem, e até punem os jogadores que criam lances requintados. O bom futebol deve ser exaltado, e nào punido. Os jogadores de melhor técnica deveriam ser protegidos da sanha de adversários pouco habilidosos que apelam para a violência. Ao contrário, os "brucutus" é que são protegidos da exposição das suas limitações. Uma total inversão de valores.