domingo, 14 de julho de 2024

Liderança isolada

Um título com uma campanha sem brilho. A Argentina venceu a Colômbia por 1 x 0, hoje, no Hard Rock Stadium, em Miami, conquistou o bicampeonato da Copa América, e obteve a liderança isolada no número de títulos da competição, com 16. O gol da vitória foi marcado por Lautaro Martínez, aos 3 minutos do segundo tempo da prorrogação. Depois de ficar 33 anos sem conquistar um título, a Argentina ganhou as duas últimas edições da Copa América, e é a atual campeã da Copa do Mundo. O jogo de hoje foi a última partida de Di Maria, aos 36 anos, pela Argentina. A Colômbia fez uma bela campanha, teve o melhor jogador da competição, James Rodriguez, mas seguirâ tendo o título da Copa América de 2001 como o único de sua história.

Recordista

Ganhou quem fez a melhor campanha. Hoje, no Estádio Olímpico de Berlim, a Espanha venceu a Inglaterra por 2 x 1, conquistou a Eurocopa, e tornou-se a recordista de títulos da competição, com quatro. A campanha da Espanha foi impecável, vencendo os seus sete jogos. Como se isso não fosse suficiente, a equipe campeã é, na média, bastante jovem, o que dá para a Espanha uma boa perspectiva para as próximas edições da Copa do Mundo e Eurocopa. Dois de seus maiores destaques, Lamine Yamal e Nico Williams, tem 17 e 22 anos, respectivamente. Williams aniversariou na sexta-feira, e Yamal no dia de ontem. A Inglaterra foi vice-campeã da Eurocopa pela segunda vez consecutiva, o que não é pouco, mas sua campanha foi bem inferior comparada com a da Espanha. A equipe inglesa possui grandes nomes como Harry Kane, Phil Foden e Saka, e reservas de bom nível como Palmer, mas continua com seu incômodo retrospecto de ter a Copa do Mundo de 1966 como sua única conquista.

Classificado

O necessário foi feito. O Grêmio venceu o Operário de Ponta Grossa por 3 x 1, hoje, no Francisco Stédile, e está classificado para as oitavas de final da Copa do Brasil. Mais uma vez, o Grêmio não teve uma grande atuação mas, num confronto eliminatório, o importante é seguir adiante. Afora o aspecto esportivo, o avanço de fase garante ao Grêmio uma boa quantia em dinheiro. A defesa, novamente, foi um problema para o Grêmio, que, depois de abrir o placar com Pavón, de pênalti, aos 22 minutos do primeiro tempo, chegou a permitir o empate do Operário aos 30, quando Ronaldo saltou mais alto que Fábio e cabeceou para as redes. Para sorte do Grêmio, logo depois, aos 32, Soteldo deu um belo toque para Éverton Galdino desempatar. A partir daí, o Grêmio foi superior no jogo, e confirmou a vitória com um gol de Gustavo Nunes, que havia entrado no intervalo, aos 9 minutos do segundo tempo. O maior destaque individual do Grêmio foi Soteldo que, mesmo assim, foi vaiado ao ser substituído, por ter se reapresentado com atraso após a eliminação da Venezuela na Copa América. Não fosse o fato de estar na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro, o Grêmio não teria do que se queixar de 2024, pois já conquistou o bi-heptacampeonato gaúcho e classificou-se para as oitavas de final da Libertsdores e Copa do Brasil.