domingo, 30 de junho de 2024

Repetiçào

Um roteiro sem variaçòes. O Inter empatou em 1 x 1 com o Criciúma, hoje, no Heriberto Húlse, pelo Campeonato Brasileiro, com uma atuação que foi uma repetição da de outros jogos. Mais uma vez, o Inter saiu na frente, mas nào conseguiu garantir o resultado até o final. Após sofrer o empate, só não perdeu porque Fabrício fez grandes defesas. No seu jogo anterior, o Inter saiu atrás, empatou e cedeu a derrota no último lance do jogo. O grande desperdício de pontos já faz o técnico do Inter, Eduardo Coudet, cogitar de priorizar as copas em detrimento do Brasileirão. Resta saber o que diria o presidente do Inter, Alessandro Barcellos, que estabeleceu a competição como prioritâria, dizendo que seus jogos seriam 38 decisões.

Alívio

Após mais de dois meses, o Grêmio voltou a ganhar um jogo no Campeonato Brasileiro. Hoje, no Francisco Stédile, o Grêmio venceu o Fluminense por 1 x 0, pelo Campeonato Brasileiro, e obteve o alívio que precisava depois de uma série de tropeços. O técnico do Grêmio, Renato, finalmente, se rendeu ao óbvio, e fez uma escalação sem a figura do centroavante. O Grêmio não teve uma grande produção ofensiva, mas fez o suficiente para ganhar. Superior durante todo o jogo, o Grêmio não foi pressiobado, defensivamente, pelo Fluminense. A única chance de gol do Fluminense foi numa cobrança de falta, mas Marchesin fez uma grande defesa. O maior destaque do Grêmio foi, mais uma vez, Dôdi, que estará fora do próximo jogo, por suspensão pelo cartão amarelo. Com quatro pontos ganhos nos últimos seis disputados, o Grêmio, mesmo sem mostrar um bom futebol, vai recuperando a sua confiança. Se vencer seu próximo jogo, e for beneficiado por resultados paralelos, o Grêmio poderá sair da zona de rebaixamento na rodada do meio de semana. Nada mau para um clube cujas perspectivas não pareciam nada animadoras até uma semana atrás.

sábado, 29 de junho de 2024

A debilidade de Joe Biden

Um desempenho desastroso no primeiro debate da eleição presidencial dos Estados Unidos, na quinta-feira, escancarou o que já era perceptível há muito tempo. A debilidade de Joe Biden, presidente dos Estados Unidos e candidato a reeleição, assustou o público e a imprensa, fazendo com que já se cogite que outro nome concorra pelo Partido Democrata na eleição de novembro próximo. As limitações físicas e mentais de Biden são evidentes, e nada recentes. Biden já está com 82 anos, e caso seja reeleito, governaria até os 86. Ao ser eleito, em 2020, o mais sensato seria já ter afastado a hipótese de tentar um segundo mandato. Após o debate, importantes jornais americanos defenderam a ideis de trocar o candidato do Partido Democrata na eleição. Não e uma medida simples, nunca foi tomada antes, e precisa da anuência do candidato. Porém, deveria ser o caminho escolhido pelo partido. No caso da substituição de Biden, o nome natural seria o da vice-presidente Kamala Harris. Por já ser a vice de Biden, e ainda agregar as condições de mulher, negra e filha de imigrantes, Kamala seria uma excelente opção. O certo é que, se Biden mantiver sua candidatura, Donald Trump ganhará a eleição, o que seria desastroso, não só para os americanos, mas para o mundo inteiro. Urge que o Partido Democrata contemple a ideia da substituição do candidato, e busque convencer Biden a aceitar a medida.

sexta-feira, 28 de junho de 2024

Desafogo

Depois de um empate sem abertura de placar, uma chuva de gols. A Seleção Brasileira goleou o Paraguai por 4 x 1, hoje no Allegiant Stadium, em Las Vegas, pela Copa América, e obteve o seu desafogo, após o tropeço na primeira rodada. O primeiro gol custou a sair, marcado por Vinícius Júnior aos 35 minutos, mas Lucas Paquetá já havia desperdiçado um pênalti, cobrando para fora. Depois de aberto o placar, os outros gols surgiram naturalmente. Savinho fez o segundo aos 43 minutos, e Vinícius Júnior voltou a marcar aos 50. Aos 3 minutos do segundo tempo, Alderete descontou para o Paraguai, num chute forte de longa distância. Um novo pênalti foi, mais uma vez, cobrado por Lucas Paquetá, aos 20 minutos, com êxito, fechando o placar. O grande nome do jogo foi Vinícius Júnior, autor de dois gols e muitos dribles. Foi uma boa atuação da Seleção, tanto coletiva quanto individualmente. Afora Vinícius Júnior, Bruno Guimarães foi outro jogador que se destacou. A Seleção encaminhou sua classificação para a próxima fase, e decidirá o primeiro lugar do grupo contra a Colómbia, com o empate servindo para o adversário. A goleada de hoje deverá dar confiança para uma equipe que estava desacreditada.

quinta-feira, 27 de junho de 2024

Glória e fracasso em tempo recorde

Poucas vezes se viu uma trajetória tão oscilante num curto espaço de tempo. Demitido pelo Fluminense na segunda-feira, o técnico Fernando Diniz experimentou glória e fracasso em tempo recorde. Em novembro de 2023, conquistou o título da Libertadores, um sonho do Fluminense adiado por 15 anos, desde a derrota para a LDU em 2008. Ao ganhar a Libertadores, Diniz, um técnico, até então, visto por muitos como revolucionário mas contestado por outros tantos, atingiu sua afirmação na carreira. O sucesso foi tanto que Diniz chegou a acumular seu trabalho no clube com o de técnico interino da Seleção Brasileira, até que, conforme a CBF, o italiano Carlo Ancelotti viesse treinar a equipe. Deu tudo errado. Diniz teve um péssimo desempenho na Seleção e foi demitido depois de apenas seis jogos, e a vinda de Ancelotti se mostrou uma propaganda enganosa do presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues. No Fluminense, Diniz ainda conquistou, já em 2024, o título da Recopa Sul-Americana, mas, a partir daí, nada foi como antes. O clube, que era bicampeão estadual, não conseguiu manter a hegemonia. Fez uma boa campanha na fase de grupos da Libertadores, mas se alojou na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro desde o início da competição, o que fez com que, após 11 rodadas, Diniz fosse demitido. Em poucos meses, Diniz, que tinha dois empregos, tornou-se disponível no mercado. Claro que não lhe faltarão convites, mas o prestígio que alcançou após o título da Libertadores já sofreu um forte desgaste.

Derrota no último lance

Foi cruel. O Inter perdeu por 2 x 1 para o Atlético Mineiro, ontem, no Heriberto Hülse, pelo Campeonato Brasileiro, uma derrota no último lance do jogo. Cadu abriu o placar para o Atĺetico aos 8 minutos do segundo tempo, mas Alan Patrick, de pênalti, empatou aos 18. No final do jogo, o Atlético Mineiro foi para cima do Inter, tentando vencer a partida. Conseguiu, marcando um gol, literalmente, no último lance do jogo, aos 52 minutos do segundo tempo. Para o Inter, pela forma como ocorreu, a derrota será dura de assmilar. Mais uma vez, o Inter perde pontos depois de uma vitória no jogo anterior, e não consegue encostar nos primeiros colocados do Brasileirão, competição que é prioritária para o clube, mas na qual uma classificação intermediária, ao final da disputa, parece ser a projeção mais realista a se fazer.

quarta-feira, 26 de junho de 2024

Um ponto

Não dá para comemorar. O Grêmio empatou em 1 x 1 com o Atlético Goianiense, hoje, no Antônio Acioly Filho, pelo Campeonato Brasileiro, obtendo um ponto depois de seis derrotas consecutivas. O resultado quebrou a sequência de derrotas, mas está longe de ser alentador. O técnico do Grêmio, Renato, errou na escalação, deixando de fora os garotos Nathan Fernandes e Gustavo Nunes. No entanro, aos 30 minutos do primeiro tempo, colocou-os, retirando Pavón e Éverton Galdino. A entrada dos garotos não acrescentou o tanto que se esperava. Com uma atuação fraca no primeiro tempo, o Grêmio não mereceu mais que o empate. No segundo tempo, o Grêmio melhorou de produção, mas não criou chances claras de gol, e acabou sofrendo um, aos 26 minutos. A oitava derrota do Grêmio no Brasileirão estava se desenhando mas, aos 36 minutos, um chute forte de Reinaldo que desviou na defesa deu o empate ao Grêmio. Embora não tenha perdido, o Grêmio não alcançou uma recuperação. Seu futebol, mais uma vez, foi pobre, e nada sinaliza que os próximia jogos serão melhores. A esperança recai no fato de que, finalmente, o Grêmio vai voltar para o Rio Grande do Sul, e fará cinco jogos em Caxias do Sul. Com o calor do seu torcedor, o Grêmio espera sair do seu período negativo, e escapar da zona de rebaixamento.

terça-feira, 25 de junho de 2024

Pautas polêmicas

O Brasil vive uma intensa polarização política há mais de dez anos. Com um governo progressista, mas um Congresso de maioria direitista, o confronto permanece, e se reflete nas chamadas pautas polêmicas. Num Congresso com grande presença de evangélicos, senpre dispostos a aprovar projetos retrógrados e ultraconservadores. No momento, duas proposições desse tipo estão causando mais um enfrentamento entre os poderes Legislativo e Judiciário. O primeiro round foi vencido pelo campo progressista. O projeto que foi aprovado em toque de caixa e puniria a mulher que interrompesse uma gravidez resultante de estupro com uma pena maior que a prevista para os praticantes desse tipo de crime gerou uma enorme reação na sociedade, o que fez com que o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP/AL), sustasse a sua aplicação e postergasse a questão para o segundo semestre, após uma ampla discussão no parlamento. Ressalte-se que o Supremo Tribunal Federal havia suspendido a aplicação da medida, gerando atrito com o Legislativo. Agora, outra questão está causando ebulição no meio político. O STF aprovou uma resolução que descriminaliza o porte de maconha para consumo pessoal, transformando-o de crime para ilícito penal, com uma pena menor. Arthur Lira e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD/MG), reagiram imediatamente, afirmando que a questão é de competência do Legislativo, e não do Judiciário. A tensão entre os dois poderes ganhou contornos muito fortes nos anos mais recentes, motivados pelo ímpeto obscurantista da extrema direita no parlamento em contraponto a um Judiciário que, em sua maioria, tem se mostrado um defensor das liberdades democráticas.

segunda-feira, 24 de junho de 2024

Estreia frustrante

Uma reversão de expectativa. Assim pode ser definido o empate da Seleção Brasileira em 0 x 0 com a Costa Rica, hoje, no SoFi Stadium, em Inglewood (EUA), uma estreia frustrante na Copa América. Não faltou volume de jogo para a Seleção, principalmente no segundo tempo, quando praticamente "alugou" o campo do adversário. Porém, a Seleção não conseguiu furar a retranca da Costa Rica. Com jogadores rápidos e talentosos no ataque, a Seleção se ressentiu da falta de um centroavante de referência. O técnico da Seleção, Dorival Júnior, apostou até o final na prevalência da técnica sobre a especialização. Até mesmo quando retirou Vinícius Júnior, Dorival colocou outro atacante de lado, Savinho, e não um de área, como Evanílson, por exemplo. A soma de talentos como Rodrygo e Vinícius Júnior não se mostrou suficiente para a Seleção romper a barreira defensiva costarriquenha. A intensa pressão sobre a defesa adversária acabou sendo inócua. Como fato positivo, deve ser destacada a atuação de Lucas Paquetá. Envolvido num rumoroso caso relacionado com sua suposta participação em sites de apostas, Lucas Paquetá, dentro das quatro linhas, fez uma de suas melhores atuações com a camisa da Seleção. Em relação ao trabalho de Dorival Júnior, embora esteja no início, já poderia ser mais afirmativo. Nos amistosos realizados até agora, e, hoje, no primeiro jogo oficial, a Seleção colheu resultados abaixo das expectativas, contra adversários, em sua maioria, modestos. Resta esperar que, com o transcorrer do tempo, Dorival Júnior consiga, na Seleção, atingir o grau de eficiência que apresentou em grandes clubes do futebol brasileiro.

domingo, 23 de junho de 2024

O temor de quatro grandes

A atual edição do Campeonato Brasileiro está apresentando um fato incomum. Transcorrida pouco mais da metade do primeiro turno, o rebaixamento aparece como o temor de quatro grandea clubes do país. Grêmio, Corinthians, Fluminense e Vasco fazem, até aqui, péssimaa campanhas no Brasileirão. O Vasco, momentaneamente, saiu da zona de rebaixamento, mas continua próximo dela. Grêmio, Corinthians e Fluminense entraram nela e não estão conseguindo sair. As rodadas vão transcorrendo, e as derrotas se acumulando. A esperança de recuperação vai ficando para o jogo seguinte, para acabar em nova frustração. O Vasco está sendo treinado por um interino, após demitir o técnico português Álvaro Pacheco que, em quatro jogos, ganhou apenas um ponto. Por enquanto, os técnicos de Grêmio, Corinthians e Fluminense parecem seguros em seus cargos mas, se os maus resultados prosseguirem, a pressão por suas demissões pode se tornar incontrolável. No futebol, nenhuma convicção no trabalho desenvolvido se mantém com um acúmulo de maus resultados.

sábado, 22 de junho de 2024

Crise

O que era ruim, ficou muito pior. Hoje, no Couto Pereira, o Grêmio perdeu para o Inter por 1 x 0, pelo Campeonato Brasileiro, e entrou de vez em uma crise que não se sabe quando acabará. Novamente, a exemplo do que ocorrera em jogos anteriores, o Grêmio não jogou mal, mas perdeu. O resultado mais justo teria sido o empate. A diferença foi que o Grêmio desperdiçou um gol feito, com João Pedro, e o Inter achou o seu, com uma bola que Gustavo Martins colocou contra as próprias redes. A falta de um centroavante, devido a ausência de Diego Costa, por lesão, está sendo fatal para o Grêmio, que sw vê obrigado a escalar jogadores como JP Galvão e Éverton Galdino, tecnicamente limitados. Sem um homem de referência na área, o Grêmio, embora produza chances, não consegue fazer gols, e já é o pior ataque do Brasileirão. O Grêmio, com a de hoje, soma seis derrotas consecutivas na competição. A carência de reforços é evidente, mas novas contratações só poderão estrear a partir de 10 de julho, quando será aberta a "janela" de contratações. Até lá, vários jogos ocorrerão, e o Grêmio terá de se virar com o que tem. O Inter, com a vitória, subiu posições e foi para a primeira página da classificação. Porém, não deve se iludir. Sua atuação não foi melhor que a do Grêmio, e fez um gol fortuito, num perde e ganha dentro da pequena área. Mesmo que esteja ganhando jogos, suas atuações indicam que está longe de ser um candidato ao título.

sexta-feira, 21 de junho de 2024

Pouca qualidade

Duas competições continentais de futebol, a Copa América e a Eurocopa estão acontecendo, paralelamente. São muitos jogos já realizados, nos quais a pouca qualidade tem chamado a atenção. O calendário exaustivo do futebol na atualidade, com grande número de competições, acaba por exaurir os jogadores, que não conseguem manter um nível alto de atuações. A França, por exemplo, atual vice-campeã mundial e maior favorita ao título da Eurocopa, em dois jogos marcou apenas um gol, na vitória sobre a Aústria, na primeira rodada. Hoje, empatou com a Holanda em 0 x 0. Nos dois primeiros jogos da Copa América, o quadro não foi melhor. A Argentina , atual campeã mundial, venceu o Canadá por 2 x 0, sem mostrar um grande desempenho. Peru e Chile empataram em 0 x 0, num jogo de nível técnico sofrível. No futebol atual, o número de jogos aumenta cada vez mais, enquanto a qualidade técnica diminui acentuadamente.

quinta-feira, 20 de junho de 2024

Trabalho relâmpago

Durou apenas um mês o período do português Álvaro Pacheco como técnico do Vasco. O trabalho relâmpago de Pacheco teve apenas quatro jogos, com três derrotas e um empate. A estreia de Pacheco foi desastrosa, com uma goleada de 6 x 1 para o Flamengo, a vitória com maior diferença de gols em favor do rubro-negro em toda a história do confronto. Não se sabe se o simpático português, sempre com seu inseparável boné, é um bom técnico ou não, mas, em seu favor, é preciso destacar que o Vasco vive em crise há muitos anos, o que dificulta o trabalho de qualquer técnico. A SAF, vista como a saída para o clube, nada trouxe de diferente. O grupo de jogadores continua fraco, mesmo com muitas contratações. O Vasco só se livrou do rebaixamento na última rodada do Campeonato Brasileiro de 2023, e já está na zona de queda na edição atual. O drama do Vasco parece não ter fim. Sua torcida não merece isso. O Vasco é um dos grandes clubes do país, foi campeão da Libertadores e ganhou quatro Campeonatos Brasileiros, não pode se reduzir à condição de lutar, todos os anos, apenas para se manter na Primeira Divisão.

quarta-feira, 19 de junho de 2024

Oa 80 anos de Chico Buarque

Na data de hoje, um dos maiores compositores brasileiros se torna octogenário. Chico Buarque chega aos 80 anos reverenciado por público e crítica. Sua obra é notável e vasta. Em 60 anos de carreira criou clássicos, só ou em parceria, como "A Banda", "Carolina", "Deus lhe Pague", "Construção", "Trocando em Miúdos", "Atrás da Porta", "Vai Passar", entre tantos outros. Com rara sensibilidade, fala das dores da existência, de amor e desejo, das injustiças sociais, das mazelas do país. Foi perseguido pela ditadura militar, teve de se exilar na Itália, adotou o pseudônimo "Julinho da Adelaide" na assinatura de suas composições para evitar o cerco da censura. Afora sua extraordinária trajetória musical, Chico Buarque, em dado momento de sua vida, abraçou, também, a carreira de escritor, igualmente exitosa e premiada. Chico Buarque é uma das maiores expressões da cultura brasileira. Parabéns, Chico Buarque!

Aproveitou

Diante de adversários fracos, não se pode vacilar. Hoje, no Orlando Scarpelli, o Inter venceu o Corinthians por 1 x 0, pelo Campeonato Brasileiro, num jogo em que aproveitou a fragilidade técnica do adversário para se reabilitar da derrota para o Vitória. Mesmo superior, o Inter não conseguia criar chances claras de gol. Porém, aos 42 minutos do primeiro tempo, um golaço de Wesley colocou o Inter na frente do placar. O Corinthians não conseguiu reagir, e o Inter administrou o resultado até o final. Tendo como próximo adversário o Grêmio, vai para o clássico em condições anímicas bem mais favoráveis. Enquanto o Grêmio está na zona de rebaixamento, o Inter subiu para o nono lugar.

Escárnio

Não há mais como tolerar. O Grêmio perdeu por 1 x 0 para o Fortaleza, hoje, no Castelão, pelo Campeonato Brasileiro, consequência natural de uma escalação que foi um escárnio. Arrogante e autosuficiente, o técnico do Grêmio, Renato, escalou João Pedro Galvão novamente, quando todos pensavam que seria, finalmente, barrado. Como se não bastasse, também colocou Rodrigo Ely, outro jogador que compromete toda vez que atua. A cereja do bolo foi dar a braçadeira de capitão para Reinaldo, mais um que já deveria ter sido barrado. O efeito de tantos desatinos não poderia ser outro. Não foi por acaso que o pênalti que decretou a derrota do Grêmio tenha sido cometido pelo já referido Rodrigo Ely, um zagueiro de péssimo nível técnico. Em mais uma jogada estabanada, pulou com os braços abertos e colocou a mão na bola. Para piorar, pouco depois de sofrer o gol, o Grêmio ficou com um homem a menos, com a justa expulsão de Pepê, que entrou de forma temerária numa dividida. Até o momento do pênalti, o Grêmio jogava melhor, embora não conseguisse criar boas chances de gol. Porém, depois do gol sofrido e da expulsão ficou claro que a derrota não teria como ser revertida. A campanha do Grêmio no Brasileirão é vexatória, está na zona de rebaixamento, e seu próximo jogo será contra o Inter, seu maior rival. São seis derrotas em oito jogos. Cinco delas, foram consecutivas, e nada aponta que uma melhora ocorra brevemente.

terça-feira, 18 de junho de 2024

Lula encara o inimigo

O presidente Luís Inácio Lula da Silva já deu mostras, várias vezes, de que não recua diante de seus adversários. Desde que tomou posse, Lula encara o inimigo maior da sua administração, o Banco Central "independente". Aprovada no governo Bolsonaro, a "independência" do Banco Central é uma abjeção. A medida fez com que o mandato da diretoria do Banco Central não seja coincidente com o do governo federal, que, portanto, não tem influência sobre sua composição. Dessa forma, o Banco Central pode adotar políticas desalinhadas com o pensamento econômico do governo, como ocorre atualmente. O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, atua de forma francamente contrária às diretrizes econômicas do governo Lula. Comprometido, unicamente, com os interesses dos banqueiros, como acontecia com o seu avô, Roberto Campos, ministro do Planejamento no governo Castelo Branco, o primeiro da ditadura militar, Campos Neto insiste em manter a taxa de juros elevada, prejudicando os trabalhadores. Lula tem batido de frente com Campos Neto, sem recuar, mesmo criticado pela imprensa, também comprometida com os interesses das oligarquias. O presidente foi categórico ao dizer que não fará ajuste fiscal tirando dinheiro dos pobres. O "mercado" sempre reage de forma nervosa diante dessas declarações, causando altas na cotação do dólar e queda nos índices da Bolsa de Valores. Porém, Lula não se intimida. O mandato de Campos Neto terminará no dia 31 de dezembro. Certamente, seu substituto deverá ser afinado com o governo. O país só terá a ganhar. Até lá, é preciso resistir às pressões por um "ajuste fiscal" que serviria apenas para ferir os direitos do povo e favorecer os poderosos.

segunda-feira, 17 de junho de 2024

A enchente não é desculpa

Grêmio e Inter realizam campanhas vexatórias no Campeonato Brasileiro. Diante do parco futebol exibido por ambos, seus técnicos, Renato e Eduardo Coudet, respectivamente, se utilizam do mesmo argumento, mas a enchente não é desculpa para tão pouco rendimento. Antes da Arena e do Beira-Rio ficarem alagados e sem condições de receberem jogos, Grêmio e Inter já não jogavam bem. Suas boas atuações foram poucas. Ainda que o prejuízo de não poderem jogar em casa seja grande, e a qyestão logística, com constantes viagens, constitua-se em outro fator agravante, nada justifica o Grêmio ter obtido apenas 6 pontos de 21 disputados, até agora, e entrado na zona de rebaixamento nem de o Inter ter perdido para o lanterna da competição. Os dois técnicos possuem grande responsabilidade pelo desolador quadro atual. Renato por suas teimosias, cujo exemplo maior é a insistência em escalar o nulo JP Galvão, que a torcida não suporta mais. Coudet, por não variar o esquema tático, mantendo uma proposta de jogo que já se mostrou fracassada. Se seus técnicos não mostrarem, daqui para a frente, uma maior maleabilidade em seus conceitos, Grêmio e Inter ainda irão sofer muito em 2024.

Derrota cruel

Foi um resultado doloroso. Ontem, no Barradão, o Inter perdeu por 2 x 1 para o Vitória, pelo Campeonato Brasileiro, uma derrota cruel, peka forma como aconteceu. O Inter saiu atrás no placar aos 8 minutos do primeiro tempo, esteve perto de tomar mais gols, mas empatou aos 36 minutos do segundo, e teve oportunidades de obter a virada. Porém, aos 56 minutos, um pênalti deu a vitória para o clube baiano, pondo por terra a reação do Inter. Os jogos se sucedem e o Inter não consegue mostrar crescimento no seu futebol. A derrota de ontem foi particularmente constrangedora, pois o Vitória, mesmo vencendo, continuou na lanterna do Brasileirão. Cada vez fica mais claro que o Inter não irá melhorar o seu rendimento sob a orientação do técnico Eduardo Coudet. Só resta que o presidente do clube, Alessandro Barcellos, perceba essa obviedade, e parta para a mudança.

domingo, 16 de junho de 2024

Triste rotina

Não foi nenhuma surpresa. Hoje, no Estádio Kléber Andrade, em Cariacica (ES), o Grêmio perdeu por 2 x 1 para o Botafogo, pelo Campeonato Brasileiro, e seguiu sua triste rotina de derrotas. O Grêmio sofreu um gol muito cedo, aos 10 minutos do primeiro tempo, marcado por Cuiabano, em mais um exemplo da "lei do ex". Porém, aos 20 minutos, obteve o empate, com Gustavo Nunes. No entanto, uma falha de Geromel, que voltava de uma longa ausência, resultou no gol de Júnior Santos, aos 11 minutos do segundo tempo. Mesmo com muito tempo para buscar uma reação, o Grêmio não conseguiu evitar a derrota, a quarta consecutiva no Brasileirão, e entrou na zona de rebaixamento. O técnico do Grêmio, Renato, fez mudanças na escalação, mas manteve a titularidade de JP Galvão, o que, novamente, cobrou um preço muito alto. O pior é que os próximos jogos, Fortaleza no Castelão e Inter no Couto Pereira, não serão mais fáceis. Se for para o Gre-Nal ainda na zona de rebaixamento, o Grêmio enfrentará uma terrível pressão, que poderá gerar turbulências no ambiente.

sábado, 15 de junho de 2024

Confirmação

Foram muitos os locais cogitados, até que houvesse a definição de onde será o Gre-Nal do primeiro turno do Campeonato Brasileiro. O que se esperava aconteceu, com a confirmação, pela CBF, de que o jogo será realizado no Couto Pereira, no próximo sábado, às 17h30min. O Grêmio é o mandante do jogo, e cabia ao clube a escolha do estádio para a partida, já que a Arena, que ficou alagada durante as enchentes no Rio Grande do Sul, ainda não pode ser utilizada. O pedido dos jogadores do Grêmio para que o local escolhido fosse o Couto Pereira, onde o clube foi muito bem acolhido em partidas anteriores, acabou prevalecendo sobre as questôes logísticas. Como o seu jogo anterior ao Gre-Nal será contra o Fortaleza, no Castelão, o Grêmio queria que o clássico fosse num local mais próximo, evitando um grande deslocamento. No final das contas, tomou-se a melhor decisão. A relativa proximidade de Curitiba com Porto Alegre, e a excelente presença de público nos dois jogos que o Grêmio realizou lá, pela Libertadores, fazem com que a escolha seja a mais acertada.

sexta-feira, 14 de junho de 2024

Começou

Muitos gols no jogo de abertura da Eurocopa, na Alemanha. Começou, hoje, a Eurocopa, com a goleada da Alemanha por 5 x 1 sobre a Escócia, na Allianz Arena. Como era esperado, o jogo foi muito fácil para a Alemanha, que já vencia por 2 x 0 aos 18 minutos. Para piorar, aos 44 minutos, a Escócia cometeu um pênalti que resultou na expulsão de Porteous, ficando com um homem a menos. Depois de abrir três gols de vantagem no primeiro tempo, a Alemanha reduziu o seu ritmo no segundo, mas ampliou aos 23 minutos. No final, a Escócia descontou com um gol contra de Rüdiger, aos 41, mas a Alemanha marcou mais um aos 47, pouco antes do jogo ser encerrado. Dada a extrema fragilidade da Escócia, que em sua história nunca superou a fase de grupos da Eurocopa, nem da Copa do Mundo, o resultado não deve ser visto como um fato que credencie a Alemanha como candidata ao título. Vivendo uma prolongada má fase desde 2018, a Alemanha ainda busca consolidar uma nova equipe, e só o decorrer da Eurocopa, com o enfrentamento de adversários mais qualificados, mostrará o seu verdadeiro potencial.

quinta-feira, 13 de junho de 2024

Resultado enganoso

Há resultados, no futebol, que não traduzem o que ocorreu dentro das quatro linhas. Hoje, no Heriberto Hülse, o Inter empatou em 0 x 0 com o São Paulo, pelo Campeonato Brasileiro, um resultado enganoso. O Inter não criou chances de gol, e só não perdeu porque o seu goleiro, Fabrício, foi o melhor jogador da partida, fazendo grandes defesas. A defesa do Inter, aliás, é a menos vazada do Brasileirão. Porém, ofensivamente, o Inter produz muito pouco e, hoje, não foi diferente. Ainda que estivesse desfalcado de três titulares convocados por seleções, e mais dois reservas por lesões, não foram suas ausências que explicam o porquê do Inter não ter vencido. Desde o início do ano, não houve evolução no desempenho do Inter. Com um bom grupo de jogadores como é o seu, o Inter teria de, necessariamente, render mais.

Derrota óbvia

A lógica foi confirmada. Hoje, no Maracanã, o Grêmio perdeu por 2 x 1 para o Flamengo, pelo Campeonato Brasileiro, uma derrota óbvia. Mesmo desfalcado de cinco titulares convocados por seleções, e outros dois machucados, o Flamengo era favorito para vencer, o que ocorreu. A ausência de Diego Costa foi terrível para o Grêmio. Seu substituto, JP Galvão, pela enésima vez, foi uma nulidade, tornando incompreensível que continue sendo escalado. Some-se a isso, a presença de outros jogadores muito deficientes, como Rodrigo Ely e Éverton Galdino, e uma vitória do Grêmio torna-se uma esperança vã. O Grêmio começou jogando bem e chegou a ir para cima do adversário, mas, por incrível que pareça, duas lesões melhoraram o Flamengo. A saída, ainda no primeiro tempo, de Éverton Cebolinha e Igor Jesus, substituídos por Bruno Henrique e Luiz Araújo, respectivamente, mudaram o jogo em favor do Flamengo. Os dois incomodaram a defesa do Grêmio, como o Flamengo ainda não conseguira, até então. Especialmente, Luiz Araújo, autor dos dois gols do Flamengo, que deitou e rolou aproveitando os espaços deixados por Reinaldo, sabidamente deficiente como marcador. As perspectivas para o Grêmio não são nada animadoras. Seus próximos jogos são, todos, muito difíceis, e a curta distância para a zona de rebaixamento já começa a ser preocupante.

quarta-feira, 12 de junho de 2024

Faltou futebol

Uma atuação decepcionante, contra um adversário modesto. A Seleção Brasileira empatou com os Estados Unidos em 1 x 1, hoje, no Camping World Stadion, em Orlando, num jogo em que lhe faltou futebol. Por mais que se dê o desconto de que o técnico da Seleção, Dorival Júnior, está apenas começando o seu trabalho, fica difícil aceitar uma vitória contra o México com um gol nos acréscimos, dias depois do adversário ser goleado pelo Uruguai por 4 x 0 e, da mesma forma, apenas empatar com os Estados Unidos sofrera um acachapante 5 x 1 da Colômbia, em seu jogo anterior. O gol da Seleção surgiu cedo, aos 16 minutos do primeiro tempo, marcado por Rodrygo, mas o empate veio logo, aos 25, com Pulisic, numa cobrança de falta em que o goleiro Alisson falhou. Depois disso, pouco se viu de bom no jogo, e a Seleção, mesmo com muito tempo para fazer isso, não conseguiu a vitória. Ainda que não se deva julgar uma equipe pelo seu desempenho em amistosos, a Seleção não transmite confiança para a Copa América, que começará na próxima semana, competição onde estará presente a atual campeã mundial, a Argentina.

terça-feira, 11 de junho de 2024

A lesão de Diego Costa

Não poderia ter acontecido em pior hora. A lesão de Diego Costa, muscular grau 3, cria um enorme problema para o Grêmio, que não dispõe, no momento, de boas opções para a posição de centroavante. O fato ocorre justamente quando o clube enfrentará uma maratona de jogos em curto espaço de tempo, sendo um deles um Gre-Nal, e sem saber quando poderá utilizar novamente a Arena, que foi seriamente afetada pelas enchentes no Rio Grande do Sul. Como André Henrique recém está retomando os treinos físicos depois, também, de uma lesão muscular, e Jardiel segue machucado, JP Galvão resta como único jogador da posição. Porém, JP, que está no clube há quase um ano, nunca correspondeu dentro das quatro linhas e, até agora, só marcou 3 gols. Enquanto a janela de contratações não abrir, o que acontecerá no início de julho, a melhor solução seria jogar com um "falso 9", sendo Nathan Fernandes e Éverton Galdino as opções mais óbvias. Com vários jogos difíceis nas próximas semanas, e a prolongada ausência de seu jogador mais decisivo, o Grêmio corre o sério risco de despencar, brevemente, na classificação do Campeonato Brasileiro, o que sempre gera abalos no ambiente do clube.

segunda-feira, 10 de junho de 2024

Cada um na sua

O italiano Carlo Ancelotti, técnico do Real Madrid, é, inegavelmente, um homem competente em seu ofício. Porém, esqueceu que, em qualquer atividade, o melhor é ficar "cada um na sua", ou seja, não romper os limites da sua área de competência. Em entrevista ao jornal italiano "Il Giornale", Ancelotti declarou que o Real Madrid, assim como outros clubes, não iria participar do novo Campeonato Mundial de Clubes da Fifa "de jeito nenhum". O técnico chegou a dizer que a cota que o Real Madrid receberia na nova competição equivale a de um único jogo do clube. Após a repercussão da entrevista, o Real Madrid emitiu uma curta nota, na qual desmentiu Ancelotti afirmando que irá disputar a competição, disposição que teve desde que sua criação foi anunciada. Diante da nota do clube, Ancelotti, por meio de suas redes sociais, retratou-se, apelando para o surrado recurso de que haviam tirado suas declarações do contexto. Por mais vitorioso e bem sucedido que seja um profissional, ele deve observar a hierarquia no seu local de trabalho. Como diz a expressão popular, Ancelotti "meteu o nariz onde não foi chamado" e se expôs a um constrangimento desnecessário.

domingo, 9 de junho de 2024

Solidariedade

As águas já baixaram, a vida se encaminha para a normalidade possível, mas as consequências das enchentes no Rio Grande do Sul ainda se farão sentir por muito tempo. Por isso, a solidariedade, venha de onde quer que seja, precisa ser reconhecida. O fim de semana marcou a realização no Allianz Parque, em São Paulo, de dois shows do Festival "Salve o Sul", com vários artistas, do Rio Grande do Sul e de outros estados, se apresentando com arrecadação revertida para as vítimas das cheias. Os shows foram transmitidos pelo canal Multishow e, em parte, pela Rede Globo. Mesmo quem não comparecesse aos shows, podia contribuir diretamente. A iniciativa do festival é da Associação Brasileira de Promotores de Eventos (ABRAPE), e dos cantores Luíza Sonza e Pedro Sampaio. O Allianz Parque cedeu suas dependências gratuitamente, e os artistas não receberam cachês. Depois do jogo da solidariedade no Maracanã, que reuniu artistas e personalidades do futebol, é mais uma demonstração do apoio de todo o país às vítimas do desastre climático. Ajudá-las segue sendo necessário, e continuará assim por um tempo que ainda não pode ser estimado.

Podia ser bem melhior

O que parecia ser uma vitória fácil, quase se transformou num tropeço. Hoje, em amistoso no Estádio Kyle Field, em College Station (EUA), a Seleção Brasileira venceu o México por 3 x 2, depois de fazer uma vantagem de dois gols e ceder o empate, com um desempenho que podia ser bem melhor. A Seleção abriu o placar logo aos 5 minutos do primeiro tempo, com Andreas Pereira, e ampliou com Gabriel Martinelli aos 9 do segundo. Porém, permitiu a reação do México que descontou aos 28, com Quiñonez, e empatou aos 47, com Martínez. No entanto, a vitória ainda foi obtida, com o gol de Endrick, que entrara pouco tempo antes, aos 51 minutos. Mesmo que a Seleção não tenha iniciado o jogo com a sua força máxima, e o técnico Dorival Júnior ainda esteja fazendo um período de testes, esperava-se da equipe uma atuação mais afirmativa.

Vitória inconvincente

Um desempenho, como já se tornou rotineiro, insatisfatório. Hoje, no Alfredo Jaconi, com sua torcida comparecendo em grande número, o Inter venceu por 1 x 0 o Delfin (EQU), pela Copa Sul-Americanm, numa vitória inconvincente. Mesmo com uma enorme vantagem na posse de bola, o Inter encontrou muitas dificuldades diante de um adversário fraquíssimo, e só não foi eliminado da competição porque Alario marcou o único gol do jogo aos 23 minutos do segundo tempo. As atuações do Inter, até aqui, na competição, têm sido lastimáveis. O Inter ainda não engrenou, desde o início do ano, e suas perspectivas, no futuro imediato, são desanimadoras.

sábado, 8 de junho de 2024

Frustração

O cenário não poderia ser mais favorável ao Grêmio, com sua torcida fazendo o maior público do ano no estádio. Hoje, no Couto Pereira, o Grêmio empatou em 1 x 1 com o Estudiantes de La Plata, pela Libertadores, causando frustração por deixar escapar o primeiro lugar no seu grupo. Depois de um primeiro tempo tempo fraco, o Grêmio abriu o placar logo aos dois minutos do segundo. Porém, aos 38, a vitória, que já parecia certa, escapou, com o gol de empate do Estudiantes. Afora frustrar sua torcida, que mostrou, mais uma vez, seu amor pelo clube, o Grêmio perdeu a vantagem, dada aos primeiros colocados, de fazer o segundo jogo das oitavas de final em casa. No entanto, não há tempo psra lamentações. A Libertadores só voltará a ser disputada em agosto, e as atenções do Grêmio terão de se voltar para o Campeonato Brasileiro, onde terá uma maratona de jogos, a partir de agora.

sexta-feira, 7 de junho de 2024

Estratégia alterada

Depois de muitos locais diferentes serem cogitados, o Grêmio definiu que o Gre-Nal do primeiro turno do Campeonato Brasileiro, cujo mando de campo é seu, será realizado na região sul do país. A decisão representa uma estratégia alterada, pois, até então, o Grêmio privilegiava a questão logística, e pretendia levar o jogo para Fortaleza, onde irá jogar na rodada anterior ao Gre-Nal. Porém, a excepcional acolhida ao clube em Curitiba, onde alcançou excelente resposta de público em jogos da Libertadores no Couto Pereira, fez o Grêmio privilegiar o apoio do seu torcedor. O jogo só não está garantido no estádio do Coritiba porque no mesmo dia, 23/06, Athletico Paranaense e Corinthians secenfrentarão ma Arena da Baixada, e a Polícia Militar não atende a dois jogos na mesma data. O problema poderá ser solucionado antecipando o Gre-Nal para o dia 22, mas, para isso, é preciso a anuência da CBF e da rede de televisão que detém os direitos de transmissão. Caso não consiga viabilizar o jogo no Couto Pereira, o Grêmio procurará outro estádio na região Sul. Sem dúvida, em termos esportivos, é a melhor solução.

quinta-feira, 6 de junho de 2024

As visitas do presidente

A máquina de produção de fake news da direita brasileira tenta, desde o início das enchentes no Rio Grande do Sul, desmerecer a ação do governo federal no auxílio ao estado. Porém, a realidade é bem outra, como provam as visitas do presidente Luís Inácio Lula da Silva. Em 33 dias, contados a partir do começo das cheias, Lula já esteve no Rio Grande do Sul cinco vezes. Hoje, Lula foi ao Vale do Taquari, região mais afetada pelos alagamentos, fez anúnvios de medidas de auxílio aos atingidos, mas também conversou com muitos deles, expressando sua solidariedade. Outra mentira que não se sustentou foi a de que o ministro extraordinário para o apoio à reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta, exerceria a condução de sua pasta a partir de Brasília. Nada mais falso. Paulo Pimenta está no Rio Grande do Sul há vários dias. A verdade é que a ação do governo federal no auxílio ao estado tem sido exemplar. Por motivos políticos, a direita tenta mostrar o contrário. Resta esperar que, nas eleições municipais que ocorrerão em outubro, os resultados das urnas evidenciem a diferença entre um governo qye cumpre suas obrigações e seus detratores que, por negligência, favoreceram o agravamento das consequências de desastres clímáticos.

quarta-feira, 5 de junho de 2024

Chances

Com a classificação do Grêmio para as oitavas de final da Libertadores, começam a surgir comentários carregados de ceticismo sobre as suas possibilidades na competição Não resta dúvida de que o Grênio não está entre os maiores favoritos ao título, mas daí a desconsiderar suas chances vai uma distância muito grande. Por ser uma disputa, a partir da segunda fase, de confrontos eliminatórios, favoritos podem ser eliminados, abrindo caminho para que outros clubes possam conquistar a taça. O Grênio fez a parte que lhe competia, avançando na competição. Ainda que sejam os principais favoritos, Flanengo e Palmeiras podem ficar pelo caminho. O Flamengo foi para as oitavas de final como segundo colocado de seu grupo, ficando atrás do Bolívar, a quem irá enfrentar novamente. O clube boliviano fará o segundo jogo sm casa, na altitude, o que obriga o Flamengo a conseguir um placar largo no Maracanã para evitar complicações. O Palmeiras, cujo rendimento tem sido oscilante, enfrentará o Botafogo, que tem apresentado uma nítida evolução em seu desempenho. Com exceção do River Plate, que pegou um caminho muito mais brando até as últimas fases da competição, os demais clubes terão de se esforçar muito para seguirem na busca pela taça, e o Grêmio é um deles. Com seu excelente retrospecto na história da Libertadores, o Grêmio nunca pode ficar fora da lista dos aspirantes ao título.

terça-feira, 4 de junho de 2024

Reabilitação

Era preciso dar uma resposta após a vexatória derrota de virada para o Belgrano. Hoje, no Estádio IV Centenário, em Tarija (BOL), o Inter venceu o Real Tomayapo por 2 x 0, e obteve a sua reabilitação na Copa Sul-Americana. Agora, o Inter precisa vencer o Delfin (EQU), sábado, no Alfredo Jaconi, para se classificar aos playoffs da competição. Não deverá ser difícil, dada a fragilidade do adversário. Porém, nada apagará o fato de que o Inter não conseguiu ser o primeiro colocado de um grupo fraquíssimo. Hoje, contra um adversário modestíssimo, mas ao qual não conseguira vencer em casa, o Inter ganhou o jogo de forma tranquila, e ainda poderia ter ampliado o placar se Alario não desperdiçasse um pênalti. Se vencer o Delfin, o Inter irá definir o seu adversário nos playoffs conforme o placar que construir, pois, de acordo com o saldo de gols, há quatro diferentes clubes possíveis.

Classificado

Um jogo árduo, mas em que o objetivo foi alcançado. Hoje, no estádio CAP, em Talcahuano (CHI), o Grêmio venceu o Huachipato por 1 x 0, e está classificado para as oitavas de final da Libertadores com uma rodada de antecedência. Sábado, no Couto Pereira, o Grêmio jogará contra o Estudiantes de La Plata para decidir se ficará em primeiro ou segundo lugar no grupo. No jogo de hoje, o Grêmio, a exemplo do que acontecera contra o Estudiantes em La Plata, teve uma atuação em que ninguém jogou mal. Porém, os jogadores que mais se destacaram foram Diego Costa, autor do gol da vitória, Kannemann, pela raça e combatividade, e Marchesin, que fez várias grandes defesas. Dodi, novamente, mostrou-se um bom substituto para Villasanti. O Grêmio marcou o seu gol cedo, teve o controle absoluto do jogo no primeiro tempo, e poderia ter goleado, embora enfrentando uma forte chuva e um frio intenso. No segundo tempo, com o aumento da chuva e a formação de poças, o jogo, tecnicamente, tornou-se impraticável. Porém, o Grêmio soube sustentar o resultado, mesmo diante de um adversário que partiu para o tudo ou nada. A continuidade na Libertadores, que parecia ameaçada, está garantida. Mais uma vez, quando foi preciso, o Grêmio deu a resposta dentro das quatro linhas.

segunda-feira, 3 de junho de 2024

Pouca sorte

Não foi favorável. O Grêmio teve pouca sorte na definição dos confrontos das oitavas de final da Libertadores, caso venha a se classificar no seu grupo. Se for primeiro colocado, o Grêmio enfrentará o Peñarol, e fará o segundo jogo em casa. Caso seja o segundo colocado, o Grêmio terá o Fluminense, atual campeão da Libertadores, como adversário, com a partida decisiva no Maracanã. Se o confronto for contra o Peñarol, o Grêmio, caso avance para as quartas de final, enfrentará o vencedor de Flamengo x Bolívar. Se o oponente for o Fluminense, e o Grêmio seguir adiante na competição, jogará contra o vencedor de Atlético Mineiro x San Lorenzo. Porém, para qualquer das hipóteses se confirmar, o Grêmio precisa antes se classificar no seu grupo. Para isso, não poderá perder para o Huachipato, amanhã, em Talcahuano (CHI). Se vencer, o Grêmio avançará de fase, restando definir em qual posição, dependendo do resultado contra o Estudiantes de La Plata, sábado, no Couto Pereira. Se empatar, terá de vencer o Estudiantes para se classificar. No entanto, se perder para o Huachipato, estará eliminado, e lhe restará buscar o terceiro lugar, para disputar os playoffs da Copa Sul-Americana contra um dos segundos colocados da fase de grupos daquela competição.

domingo, 2 de junho de 2024

Vitória sobre o racismo

O título da Champions League ganho pelo Real Madrid, ontem, teve um jogador como o maior vitorioso. Vinícius Júnior, de grande atuação e autor do segundo gol, obteve uma vitória sobre o racismo que o persegue. Após a conquista do título, torcedores gritavam o seu nome. Outro talvez tivesse desistido de continuar no Real Madrid diante de tantos insultos que sofreu de jogadores e torcedores adversários. Mesmo revoltado com a situação, Vinícius Júnior não cogitou deixar o clube. Seguiu jogando o seu grande futebol, tornou-se a estrela maior do décimo-quinto título de Champions League conquistado pelo Real Madrid, e está seriamente cotado para ganhar o prêmio de melhor jogador do mundo. Os racistss que o perseguiram não conseguiram atingir o objetivo de desestabilizar Vinícius Júnior. Sua resposta aos insultos foram gols e belas jogadas. Os que ofenderam Vinícius Júnior são figuras anônimas, ao contrário dele, que se torna cada vez mais famoso.

sábado, 1 de junho de 2024

Rotina

Foi o sexto título nas dez últimas edições. Na decisão da Champions League, hoje, em Wembley, o Real Madrid venceu o Borussia Dortmund por 2 x 0, mantendo a sua rotina. Não foi uma atuação brilhante do Real Madrid. O Borussia Dortmund jogou bem, e teve chances de sair na frente. Porém, no futebol, o bom desempenho que não é convertido em gols se torna inútil. Depois de um primeiro tempo em que escapou de sair perdendo, o Real Madrid fez dois gols no segundo, com Carvajal e Vinícius Júnior, aos 29 e 38 minutos, respectivamente, garantindo o título da Champions League pela décima-quinta vez, um recorde absoluto. Depois das férias, o grupo de jogadores do Real Madrid, que já é forte, estará acrescido de Mbappé e Endrick. A hegemonia do clube espanhol no âmbito europeu tem tudo para prosseguir.

Só valeu pela vitória

Um jogo fraco, ruim tecnicamente. Hoje, na Arena Pantanal, o Inter venceu o Cuiabá por 1 x 0, pelo Campeonato Brasileiro, com uma atuação que só valeu pela vitória. O Inter não teve uma boa atuação, e se beneficiou de enfrentar o lanterna da competição, que mostrou que não é por acaso que se encontra nessa posição. Porém, com a intensa sequência de jogos que tem por fazer, o que importa para o Inter sâo os resultados, não o desempenho. Os próximos dois jogos do Inter serão pela Copa Sul-Americana, quando decidirá o seu futuro na competiçào, definindo se irá para os playoffs ou sofrerá a eliminação precoce.

Derrota previsível

Não foi nenhuma surpresa. Hoje, no Couto Pereira, o Grêmio perdeu por 2 x 0 para o Red Bull Bragantino, pelo Campeonato Brasileiro, uma derrota previsível, pois, com exceção de Villasanti, os demais jogadores escalados eram reservas. Afora isso, o fato de sofrer um gol logo aos 3 minutos comprometeu muito as possibilidades do Grêmio no jogo. O Grêmio também foi prejudicado por atuações individuais muito fracas. Fábio perdeu um gol feito e cometeu o pênalti que gerou o segundo gol do Bragantino. Du Queiroz, mais uma vez, foi decepcionante. JP Galvão foi o mesmo de sempre, ou seja, nada produziu. O técnico do Grêmio, Renato, errou ao não substituir no intervalo. As entradas de Soteldo e Cristaldo ocorreram quando o Grêmio já havia levado o segundo gol, o que dificultou a possibilidade de uma reação. Porém, a opção de escalar reservas era obrigatória, já que o Grêmio terá um jogo decisivo na próxima terça-feira contra o Huachipato, em Talcahuano (CHI), pela Libertadores. Não há tempo para lamentações. Na maratona de jogos que vive o Grêmio, é preciso se recompor rapidamente quando ocorrem tropeços.