sábado, 31 de agosto de 2024

Na rota do título

Sempre haverá quem duvide, em função do que ocorreu em 2023. Porém, o Botafogo, após a vitória de 2 x 0 sobre o Fortaleza, hoje, no Engenhão, que lhe devolveu a liderança do Campeonato Brasileiro, parece estar na rota do título da competição. Em relação ao ano anterior, o grupo de jogadores, que já era bom, ficou ainda mais qualificado. Seu técnico, o português Artur Jorge, é competente, e o trabalho não sofreu interrupções como aconteceu quando da saída de Luís Castro, que esteve na raiz da derrocada no Brasileirão anterior. Coletivamente, o Botafogo está muito ajustado, o que favorece que os jogadores se destaquem individualmente. O clube não tem economizado na busca de reforços. Contratações como as do atacante Luiz Henrique e do meia argentino Almada estão entre as mais caras da história do futebol. brasileiro. Flamengo e Palmeiras, afora o próprio Fortaleza, correndo por fora, ainda são candidatos ao título, mas nenhum deles apresenta a consistência e regularidade do Botafogo. A fama de nadar e morrer na praia, que persegue o Botafogo, ao que tudo indica, está perto de acabar.

sexta-feira, 30 de agosto de 2024

Contratações de última hora

O comportamento do Inter na atual "janela" de mercado tem se mostrado diferente. Em vez da aquisição de jogadores de renome, após longas negociações, o clube está fazendo contratações de última hora, já que o período terminará em 02/09, trazendo nomes pouco ou nada conhecidos. Com exceção de Bruno Tabata, que já esteve no Palmeiras, os demais jogadores contratados pelo Inter no período são desconhecidos do público, casos de Rogel, Nathan e Clayton Sampaio. Brian Aguirre, que poderá vir até a data limite, se encaixa na mesma condição. Parece ser uma mudança de rota num clube que buscou grandes nomes como Rochet, Valência e Borré, e só colheu fracassos, inflando sua folha de pagamentos sem obter resultados esportivos. Embora não gere entusiasmo no torcedor, a nova prática pode ser bem sucedida. Os dois primeiros contratados da "janela", o zagueiro Rogel, 26 anos, e o meia Bruno Tabata, 27, já estrearam e deram boa resposta. O lateral direito Nathan, 22 anos, e o zagueiro Clayton Sampaio, 24, ambos de currículo pouco expressivo, surgem como apostas. Brian Aguirre, também lateral direito, 24, ainda busca uma melhor afirmação na carreira. Pelo visto, o Inter tem a intenção de fazer mais gastando menos. A ideia é arriscada, mas não está proibida de dar certo.

quinta-feira, 29 de agosto de 2024

Classificação encaminhada

Poderia ter sido melhor. O Juventude venceu o Corinthians por 2 x 1, hoje, no Alfredo Jaconi, pelas quartas de final da Copa do Brasil, e deixou a classificação encaminhada para o segundo jogo, fora de casa, no qual lhe bastará um empate para prosseguir na competição. Depois de um primeiro tempo ruim e sem gols, o jogo melhorou no segundo, com Juventude e Corinthians crescendo de produção. O Juventude abriu o placar com Carrillo aos 22 minutos. Aos 42, Danilo Boza ampliou. Outros gols do Juventude só não saíram porque o goleiro do Corinthians, Hugo Souza, fez grandes defesas. Com dois gols de vantagem, o Juventude já estava, praticamente, garantindo a classificação, pois seria muito difícil o Corinthians reverter uma diferença larga. Porém, aos 48 minutos, Gustavo Henrique descontou para o Corinthians, aumentando, consideravelmente, as chances do clube paulista. Ainda assim, as perspectivas do Juventude seguem boas, pois jogará por dois resultados.

quarta-feira, 28 de agosto de 2024

Incompetência

Um resultado que expressa fielmente o que se viu no jogo. O Inter empatou em 0 x 0 com o Cruzeiro, hoje, no Mineirão, em jogo atrasado pelo Campeonato Brasileiro, e o placar refletiu a produção dentro das quatro linhas, especialmente a incompetência do mandante da partida. Tendo jogado desde os 32 minutos do primeiro tempo com um homem a mais, após a expulsão de Rogel, o Cruzeiro tentou insistentemente o gol, mas não conseguiu marcar, e chegou a desperdiçar um pênalti. A exemplo do que havia mostrado na derrota para o mesmo Inter, domingo, no Beira-Rio, o Cruzeiro teve uma atuação improdutiva, com um jogo sem profundidade, muitos chutões, pouca bola no chão, e excesso de "chuveirinhos" para a grande área. Mateus Pereira, tido por muitos como o melhor jogador do Brasileirão, só se fez notar por cobrar uma falta na trave. Afora isso, teve um desempenho pâlido. O critério para a escolha de quem cobraria o pênalti, dar a chance de Kaio Jorge marcar seu primeiro gol com a camisa do clube, é inaceitável numa visão profissional. O pênalti tem de ser batido pelo melhor cobrador. Mesmo antes da expulsão, o Inter não ameaçou o Cruzeiro, e Cássio se limitou, praticamente, a fazer intervenções. Parecia estar satisfeito com o empate, e acabou alcançando o seu objetivo de forma quase heróica, dada a desvantagem numérica na maior parte do jogo. Porém, o resultado se deu mais pela ineficiência do Cruzeiro do que por méritos do Inter.

terça-feira, 27 de agosto de 2024

Boas contratações

As recentes eliminações na Copa do Brasil e Libertadores, podem induzir a que se pense que o Grêmio tem um grupo de jogadores fracos, ou que não contratou bem. Nenhuma nem outra impressào são verdadeiras, pois o grupo tem uma qualidade média satisfatória, e o clube fez boas contratações. A rigor, nenhum dos 11 jogadores contratados em 2024, em diferentes períodos do ano, foi inteiramente reprovado. As três primeiras contratações, feitas na pré-temporada, foram Marchesin, Dôdi e Soteldo, que são titulares absolutos. Marchesin, depois de um começo apavorante, firmou-se como um goleiro seguro, ainda que torcedores o critiquem por não ser um pegador de pênaltis. Dôdi é um volante combativo, cujo desempenho cresce a cada jogo. Soteldo desmonta defesas com seus dribles. Na reta final do Campeonato Gaúcho chegaram mais três reforços, Maike, Pavón e Diego Costa. Maike veio para ser o reserva de Reinaldo. Por essa condição, e pelas constantes lesões, fez poucos jogos, mas, embora limitado tecnicamente, se mostrou um bom marcador. Pavón, depois de uma estreia fulgurante, apresentou altos e baixos, mas é um jogador de qualidade reconhecida. Diego Costa chegou brilhando, e sua longa ausência, em função de uma lesão, trouxe um enorme prejuízo técnico ao Grêmio. Mais tarde, Rafael Cabral veio numa troca por Gabriel Grando com o Cruzeiro. Nas poucas chances que teve, alternou boas atuações com outras mais fracas, mas é um goleiro de prestígio consolidado e longa carreira na Europa. Por fim, na chamada "janela" de inverno, chegaram mais quatro jogadores, Monsalve, Arezo, Aravena e Braitwhaite. Monsalve nos quatro jogos de que participou, teve grande atuação em todos, e sua titularidade se tornou indiscutível. Arezo, depois de uma estreia promissora contra o Vitória, tem recebido poucos minutos para jogar. Aravena, após entrar no final de jogos, sem tempo para mostrar nada, ganhou mais minutos contra o Criciúma, e fez a bela jogada que resultou no gol da vitória, marcado por Monsalve. Por fim, Braithwhaite teve uma estreia arrasadora contra o Cuiabá, e decaiu de produção nos jogos seguintes, No todo, nenhum jogador foi inteiramente reprovado, o que mostra o acerto nas contratações feitas e um grupo que poderia ter chegado mais longe nas competiçôes eliminatórias, se o técnico do Grêmio, Renato, soube-se usar melhor o material humano de que dispõe.

segunda-feira, 26 de agosto de 2024

Estupidez

O português Abel Ferreira, técnico do Palmeiras, é, inegavelmente, competente no seu ofício, pois, desde que chegou ao clube, no final de 2020, conquistou muitos títulos. Porém, Abel Ferreira apresenta uma característica, a estupidez, que não pode ser relativizada em função do seu desempenho profissional. Seu comportamento na área técnica durante os jogos é de absoluto descontrole com as decisões da arbitragem, o que lhe rende uma quantidade enorme de cartões, amarelos e vermelhos. Nss entrevistas após os jogos, mostra-se, geralmente, ríspido nas respostas. As grosserias praticadas por Abel Ferreira são frequentes, mas, após o jogo de sábado contra o Cuiabá, no Allianz Parque, o técnico excedeu todos os limites. Diante de uma pergunta sem nenhum tom provocativo da repórter Aline Fanelli, da Rádio Band News FM, sobre o quadro clínico do lateral direito Myke, que deixara o jogo lesionado, Abel Ferreira disse que só devia satisfações para três mulheres, sua mãe, a esposa, e a presidente do Palmeiras. Mais tarde, depois da repercussão negativa de sua atitude, Abel Ferreira postou uma explicação nas suas redes sociais, e revelou ter ligado para Aline e se desculpado. Sua postagem não foi convincente, até porque o que fez é indesculpável. Por mais vitorioso que seja, Abel Ferreira é uma presença tóxica no futebol brasileiro, cujo ambiente ficará bem melhor no dia em que vier a deixar o país.

domingo, 25 de agosto de 2024

Recuperação

Depois da derrota vexatória para o Atlético Goianiense, o Inter precisava dar uma resposta positiva para o seu torcedor. Hoje, no Beira-Rio, o Inter venceu o Cruzeiro por 1 x 0, pelo Campeonato Brasileiro, e obteve a sua recuperação. O Inter até poderia ter vencido por um placar mais elástico, pois foi superior durante o jogo inteiro. O Cruzeiro pouco ameaçou o Inter. Borré, fixado como titular sem a companhia de Valência, jogou bem e fez o gol da vitória. O resultado fez o Inter subir mais uma posição na classificação, superando o Juventude, e aumentar sua distância da zona de rebaixamento.

Novo titular

A realidade suplantou a teimosia. O Grêmio venceu o Criciúma por 1 x 0, hoje, no Heriberto Hülse, pelo Campeonato Brasileiro, e ganhou, sem dúvida, um novo titular. Monsalve, que havia se destacado em todos os jogos de que participara, hoje não só fez o gol da vitória do Grêmio como foi o melhor da partida. O técnico do Grêmio, Renato, que alegava que Monsalve e Cristaldo não podiam jogar juntos, escalou ambos como titulares. Ficou provado que os dois não só podem como devem jogar juntos, e quando, por qualquer razão, se tiver de optar por um ou outro, o escolhido deve ser Monsalve. O resultado fez o Grêmio subir duas posições, e se afastar da zona de rebaixamento. Tendo ganho 16 dos últimos 21 pontos disputados, o Grêmio ainda precisa ter como prioridade atingir o índice matemático que lhe livre da possibilidade de queda mas, se mantiver o percentual de aproveitamento atual, poderá até sonhar em se classificar para uma competição continental.

sábado, 24 de agosto de 2024

Cacalo

Uma perda, verdadeiramente, irreparável. Luiz Carlos Silveira Martins, o Cacalo, que faleceu, hoje, aos 73 anos, é um dos maiores dirigentes da história do Grêmio, tendo exercido diversas funções no clube. Cacalo, que faria 74 anos na próxima terça-feira, foi, sem sombra de dúvida, o maior vice-presidente de futebol da história do Grêmio. Ocupou o cargo de 1993 a 1996, em dois mandatos consecutivos de Fábio Koff como presidente. No período, conquistou três campeonatos gaúchos, uma Copa do Brasil, um Campeonato Brasileiro e uma Libertadores. Faltou só o título mundial, perdido para o Ajax nos tiros livres da marca do pênalti depois de um empate em 0 x 0 no tempo normal e na prorrogação, jogando por mais de uma hora com um homem a menos, após a expulsão de Rivarola. No biênio 1997/1998 foi presidente do Grêmio, e conquistou mais um título da Copa do Brasil. Em 2023, foi escolhido como o quarto patrono da história do clube, juntando-se aos nomes de Aurélio de Lima Py, Fernando Kroeff e Hélio Dourado. Um justo reconhecimento a quem iniciou sua colaboração na vida administrativa do Grêmio ainda muito jovem, em 1971. Em parte da década de 80, foi o responsável pelo departamento jurídico do Grêmio. Um homem de longa e exitosa trajetória como dirigente do Grêmio, clube que amava e defendia incondicionalmente e, por isso, merecedor de todas as homenagens.

sexta-feira, 23 de agosto de 2024

Poucas novidades

O técnico da Seleção Brasileira, Dorival Júnior, divulgou, hoje, a lista de convocados para os dois próximos jogos pelas Eliminatórias da Copa do Mundo, contra Equador e Paraguai. Foram poucas novidades, mantendo uma base em relação à convocação anterior. Os novos nomes são o volante André (Fluminense), o meia Gérson (Flamengo), e os atacantes Luiz Henrique (Botafogo), Pedro (Flamengo), e Estevão (Palmeiras). São convocações meritórias. André é o melhor jogador de sua posição no futebol brasileiro, e só estava ausente por lesão. Gérson já devia ter sido chamado por técnicos anteriores da Seleção, é uma injustiça que está sendo reparada. Luiz Henrique é o grande nome do Botafogo na bela campanha que o clube vem fazendo no Campeonato Brasileiro, Pedro é um goleador com excelentes números em 2024, e Estevão, uma notável revelação. O restante da lista apresenta uma repetição de nomes, muitas vezes por falta de melhores opções, como é o caso de Danilo e Yan Couto na lateral direita. Raphinha (Barcelona), por estar suspenso da próxima etapa das Eliminatórias, não foi chamado. Outros jogadores que estiveram presentes na lista da Copa América também ficaram de fora, como Bremer (Juventus), Joelinton (Newcastle), Gabriel Jesus (Arsenal), Pepê e Evanílson, ambos do Porto. A convocação, na medida do possível, foi criteriosa. A atual safra do futebol brasileiro não oferece muitas alternativas.

quinta-feira, 22 de agosto de 2024

Superioridade brasileira

Mais um ano de domínio. A superioridade brasileira na Libertadores e Copa Sul-Americana, que vem se verificando há anos, permanece em 2024. Nas oitavas de final das duas competições, os clubes brasileiros que foram eliminados enfrentaram adversários do próprio país. Os que tiveram confrontos contra clubes estrangeiros foram adiante nas disputas. Na Libertadores, o Grêmio foi desclassificado pelo Fluminense, e o Palmeiras caiu para o Botafogo. Na Copa Sul-Americana, o Red Bull Bragantino foi eliminado pelo Corinthians. A distância do futebol brasileiro para os demais países da América do Sul segye sendo grande. No Brasil, o investimento no futebol tem crescido, com pagamento de bons salários, realidade bem diversa da dos outros países. O único clube que parece capaz de interromper a hegemonia brasileira na Libertadores é o River Plate, que trouxe de volta o técnico Marcelo Gallardo e tem se reforçado. Nas quartas de final, nos confrontos Fluminense x Atlético Mineiro e Botafogo x São Paulo, mais dois brasileiros serão eliminados. O Flamengo jogará contra o Peñarol, e é franco favorito para prosseguir na competição. O único confronto sem clubes brasileiros será River Plate x Colo-Colo, no qual o representante argentino não deverá ter maiores dificuldades para se classificar. Na Copa Sul-Americana, o quadro é muito semelhante. Um confronto será entre brasileiros, Corinthians x Fortaleza. O Cruzeiro enfrentará o Libertad, e o Athletico Paranaense terá o Racing como adversário. O único enfrentamento sem brasileiros será Lanus x Independiente de Medellin. Caminho aberto para o Brasil retomar o título da competição, atualmente pertencente à LDU.

quarta-feira, 21 de agosto de 2024

Susto

Parecia que tudo ia se repetir. Depois de abrir dois gols de vantagem, o Botafogo empatou em 2 x 2 com o Palmeiras, hoje, no Allianz Parque, pelas oitavas de final da Libertadores, e obteve sua classificação, mas com um enorme susto. Logo veio à memória de todos a incrível virada do Palmeiras sobre o Botafogo em 2023, no Engenhão, pelo Campeonato Brasileiro, que tirou o clube carioca da rota do título e encaminhou o adversário para a conquista. Foi um grande jogo, com muita emoção, do começo ao fim. O Palmeiras dominou o jogo no primeiro tempo, mas não conseguiu traduzir sua superioridade em gols. Aos 10 minutos do segundo tempo, Igor Jesus fez 1 x 0 para o Botafogo. Curiosamente, logo depois, foi substituído por Tiquinho Soares, que fez a jogada para Savarino marcar o segundo gol, aos 18 minutos. A vantagem do Botafogo, que vencera o primeiro jogo, tornou-se muito ampla, e a classificação já parecia decidida. Porém, o Palmeiras não costuma se render facilmente. O Palmeiras descontou aos 40 minutos, com Flaco López, e empatou aos 44, gol de Rony. O terceiro gol, que levaria a decisão para os tiros livres da marca do pênalti, chegou a ser marcado por Gustavo Gómez, mas foi anulado porque o zagueiro palmeirense tocou a bola com a mão. No último lance do jogo, o Palmeiras ainda botou uma bola na trave. Superado o susto, o Botafogo reafirma sua condição de um conjunto de boa qualidade e bem treinado, que pode surpreender os favoritos da competição.

terça-feira, 20 de agosto de 2024

O fim de um ciclo

O torcedor do Grêmio foi desrespeitado. O Grêmio perdeu para o Fluminense por 2 x 1, no tempo normal, hoje, no Maracanã, pelas oitavas de final da Libertadores, resultado que levou a decisão para os tiros livres da marca do pênalti, nos quais foi derrotado por 4 x 2, resultado que aponta para o fim de um ciclo. A Era Renato está por terminar no Grêmio. O técnico excedeu, hoje, todos os limites em termos de decisões equivocadas, e afrontou o torcedor com elas. A escalação inicial de Renato, com um meio de campo sem articuladores, foi um absurdo que levou o Fluminense a dominar inteiramente no primeiro tempo, e a abrir dois gols de vantagem. Renato voltou do intervalo com Cristaldo e Gustavo Nunes, retirando Kannemann e Pavón. Mais tarde, colocou Monsalve. O Grèmio melhorou de produção, e fez um gol que levou a decisão para os tiros livres da marca do pênalti. Após sair na frente nas cobranças, o Grêmio errou duas, e foi eliminado. A exemplo do que fizera com Edenílson, no jogo contra o Corinthians, pela Copa do Brasil, Renato colocou Nathan Pescador no final da partida, apenas para fazer uma das cobranças. Como Edenílson, Nathan Pescador desperdiçou a batida. A outra cobrança errada foi de Cristaldo, que bateu da mesma forma que fizera contra o Corinthians. Com tantas decisões absurdas e erros patéticos, o Grêmio não poderia ter melhor sorte. O único responsável pela eliminação do Grêmio foi Renato. Certamente, Renato cumprirá o seu contrato até o final do ano. Porém, para 2025, sua saída se impõe, pois o nível de desgaste do seu trabalho, após tanto tempo no cargo, superou os limites do suportável para todos.

segunda-feira, 19 de agosto de 2024

Definição

Um jogo chave para o futuro do Grêmio em 2024. Amanhã, contra o Fluminense, no Maracanã, pelas oitavas de final da Libertadores, o Grêmio terá a definição de qual será o caminho do clube no restante do ano. Se obtiver a classificação para as quartas de final, o Grêmio seguirá com a perspectiva de buscar um grande título. Se for eliminado da Libertadores, restará para o Grêmio, apenas, o Campeonato Brasileiro, onde tentará, prioritariamente, se distanciar da zona de rebaixamento. O Grêmio tem a vantagem de precisar somente de um empate para prosseguir na competição, mas o jogo apresenta um alto grau de dificuldade. O técnico do Grêmio, Renato, que vem tendo o seu trabalho contestado por muitos, sairá fortalecido caso o clube alcance a classificação, mas uma eliminação provavelmente fará com que encerre seu atual ciclo no final do ano. Portanto, faltando pouco mais de três meses para o fim do ano, o Grêmio terá o seu jogo mais importante até aqui. Com tanto em jogo, a margem para erros será muito pequena. Acertar na escolha do esquema e da escalação será fundamental.

domingo, 18 de agosto de 2024

Sem rumo

A vitória, de virada, sobre o Juventude foi uma ilusão. O Inter perdeu por 1 x 0 para o Atlético Goianiense, hoje, no Antônio Acioly Filho, pelo Campeonato Brasileiro, e mostrou que está sem rumo. Não se vê nada no Inter, coletiva ou individualmente. Não há lateral direito no grupo, o que obriga o técnico do Inter, Róger Machado, a fazer improvisações. Valência afunda mais a cada jogo, parecendo estar desconectado e desmotivado. Alário, a cada vez que entra, só aumenta o seu rol de atuações constrangedoras. Wesleý segue sendo o único jogador capaz de produzir bons lances mas, como expressa o ditado, uma andorinha só não faz verão. O torcedor do Inter está entregue ao desânimo, e não poderia ser diferente. Em seis pontos disputados nos dois jogos contra o Atlético Goianiense, o Inter ganhou apenas um. O clube goiano ainda não havia vencido em casa no Brasileirão. Nos seus quinze jogos anteriores na competição, havia empatado cinco e perdido dez. Nada mais resta ao Inter, em 2024, do que buscar atingir a margem de pontos que o livre do rebaixamento. Pelo futebol que vem jogando, não será fácil atingir esse objetivo.

sábado, 17 de agosto de 2024

Sílvio Santos

O maior comunicador da televisão brasileira. Sílvio Santos, que faleceu hoje, aos 93 anos, foi assim definido nas matérias exibidas em sua homenagem pela Rede Globo, sua concorrente, que lhe dedicou grande parte da programação. Um justo reconhecimento à trajetória brilhante e ímpar de Sílvio Santos como apresentador durante 60 anos. O homem que iniciou a vida como camelô, tornou-se, também, um empresário vitorioso, com atuação em diferentes ramos. Porém, foi na televisão que Sílvio Santos encontrou o seu lugar ideal. Começou comprando espaço na TV Paulista, e depois na Rede Globo, que a adquiriu, para levar o seu programa ao ar, situação que perdurou de 1963 a 1976, quando obteve o seu primeiro canal, a TVS. Em 1981, ganhou a concessão de canais da extinta Rede Tupi, e fundou o SBT. Com sua própria rede de tevê, manteve no ar o seu programa, já com décadas de existência, sempre apoiado no seu incrível carisma e notável bom humor. Sua risada inconfundível e seus bordões fizeram dele a figura preferida dos imitadores. Sempre sintonizado com o que fosse popular, Sílvio Santos chegou a gravar marchinhas de Carnaval que fizeram sucesso. Mestre na arte de comunicar, Sílvio Santos se fez presente na vida de várias gerações de brasileiros. O legado que deixa é incomensurável.

Derrota previsível

A chance de um desfecho diferente era muito pequena. O Grêmio perdeu por 2 x 0 para o Bahia, hoje, no Alfredo Jaconi, pelo Campeonato Brasileiro, uma derrota previsível. Ainda que o Grêmio tivesse vencido dois jogos fora de casa com os reservas, a dificuldade da partida de hoje era bem maior. Como mandante, o Grêmio teria de ser propositivo, o que não precisava fazer diante de Athletico Paranaense e Cuiabá. Afora isso, o Athletico também escalou seus reservas, e o Cuiabá é tecnicamente fraco. Contra um adversário que jogava completo e disputa os primeiros lugares da competição, o Grêmio, ainda por cima, foi mal escalado. A dupla de volantes escolhida pelo técnico do Grêmio, Renato, formada por Pepê e Du Queiroz, fragiliza o poder de marcação do meio de campo. Nomes como Dôdi e Mila, por exemplo, que estavam no banco, dariam um reforço bem maior nesse quesito. Embora Du Queiroz tenha surpreendido pela disposição e feito sua melhor atuação com a camisa do Grêmio, Pepê, novamente, deixou a desejar. Outras escolhas de Renato, como Diego Costa, ainda sem ritmo de jogo, em detrimento de Arezo, e a entrada de Nathan no segundo tempo, representaram um acúmulo de equívocos que tornaram a derrota um fato quase inevitável. Menos mal que o Grêmio, que poupou os titulares para o jogo decisivo contra o Fluminense, terça-feira, pelas oitavas de final da Libertadores, já tem uma certa "gordura" no Brasileirão, e não retornarâ para a zona de rebaixamento do Brasileirão.

sexta-feira, 16 de agosto de 2024

Expectativas frustradas

O desempenho terrível do Inter em 2024 cria situações inusitadas. As expectativas frustradas em torno do que muitos esperavam que fosse um esquadrão fazem com que os maiores nomes do grupo de jogadores sejam questionados ou, até mesmo, descartados. Antes tido como a maior referência técnica do Inter, Alan Patrick, atualmente lesionado, já começa a ser visto como um jogador dispensável, que deve sair para abrir caminho ao jovem Gabriel Carvalho, de 16 anos, que o está substituindo temporariamente. O atacante Valência, a maior estrela do grupo, que perde muitos gols e tem errado as cobranças de pênaltis, começa a sofrer restrições, e já há quem defenda sua saída do clube. Na verdade, o Inter paga o preço de ter formado um grupo que foi superestimado na sua qualidade. Rochet, Thiago Maia, Alan Patrick, Valência e Borré são bons jogadores, mas não fazem do Inter um esquadrão, nem o nivelam com a qualidade de grupos como os de Flamengo, Palmeiras e Atlético Mineiro. A eliminação para o Juventude nas semifinais do Campeonato Gaúcho foi um golpe ainda não assimilado pelo clube e seus jogadores. Por causa dela, tudo desandou. Poderia ser diferente se torcedores e imprensa não esperassem dos jogadores um rendimento que eles não são capazes de alcançar.

quinta-feira, 15 de agosto de 2024

Calendário massacrante

A questão não é nova, mas se agrava cada vez mais, sem que nada seja feito. O calendário massacrante do futebol atual, inchado de competições, disputadas concomitantemente, associado à preparação física intensa, faz com que lesões graves se multipliquem, causando prejuízo técnico e financeiro aos clubes. No jogo Flamengo 2 x 0 Bolívar, hoje, no Maracanã, isso, mais uma vez, foi evidenciado. Ainda no primeiro tempo, após dar um pique longo, o centroavante Pedro sentiu uma fisgada no músculo posterior da coxa, e teve de deixar a partida. Gabigol, que entrara em seu lugar, sofreu a mesma lesão no segundo tempo, e também teve de sair mais cedo das quatro linhas. Dessa forma, num único jogo, o Flamengo perdeu o centroavante titular e o reserva, ambos de grande qualidade, o que pode comprometer o seu desempenho justamente no momento em que as competições se encaminham para o seu período mais decisivo. O futebol tornou-se um grande negócio e um produto televisivo, o que faz com que o torcedor de poltrona seja mais valorizado do que aquele que frequenta os estádios, numa absurda inversão de valores. Tratado como um produto, o futebol se multiplica em competições, levando os jogadores à exaustão, e cansando, até mesmo, os torcedores com tantas disputas paralelas. A ganância dos dirigentes pode acabar matando a galinha dos ovos de ouro. O enxugamento do calendário não pode mais ser postergado, é uma necessidade urgente.

quarta-feira, 14 de agosto de 2024

O fim do jejum

A agonia chegou ao fim. O Inter venceu o Juventude por 2 x 1, de virada, hoje, no Beira-Rio, em jogo atrasado pelo Campeonato Brasileiro, obtendo o fim do jejum de doze jogos sem vitória, em diferentes competições. Porém, a vitória não veio de forma fácil. Um pênalti desperdiçado por Valência deu um tom dramâtico ao jogo, que foi agravado com o gol de Nenê, aos 48 minutos do primeiro tempo, abrindo o placar para o Juventude. Uma falha bisonha da defesa do Juventude, proporcionou o empate para o Inter aos 11 minutos do segundo tempo, com Thiago Maia. Aos 35 minutos, outro pênalti a favor do Inter, e nova defesa de Gabriel Vasconcelos, mas, dessa vez, Bruno Tabata, que havia feito a cobrança, aproveitou o rebote e fez 2 x 1. Bruno Tabata, aliás, fez sua estreia pelo Inter, e teve bom rendimento. Ao longo do jogo, o Inter foi superior ao Juventude, mas é preciso ressaltar que o clube caxiense estava muito desfalcado, por força de lesões. O resultado traz um alívio temporârio ao Inter, e lhe faz subir posições na classificação, mas, antes de pensar em outros objetivos, o clube precisa focar em evitar o rebaixamento, uma ameaça que ainda está longe de ser totalmente afastada.

terça-feira, 13 de agosto de 2024

Virada

Tudo mudou em apenas três minutos. O Grêmio venceu o Fluminense por 2 x 1, de virada, hoje, no Couto Pereira, pelas oitavas de final da Libertadores, e jogará por um empate na próxima terça-feira, no Maracanã, para prosseguir na competição. O jogo não começou bem para o Grêmio, que fez um mau primeiro tempo. Logo aos 12 minutos do segundo, Lima que acabara de entrar, fez 1 x 0 para o Fluminense. Após sofrer o gol, o técnico do Grêmio, Renato, finalmente fez substituições, que já se mostravam necessárias no intervalo, e o quadro começou a se alterar. As entradas de Gustavo Nunes e Monsalve nos lugares de Pavón e Cristaldo, que estavam apagados, deram um novo ânimo ao Grêmio. Os efeitos não tardaram a aparecer. Aos 28 minutos, Soteldo, que se deslocara para o lado direito, cruzou para a área e Esquerdinha colocou a mão na bola. Pênalti. Reinaldo cobrou forte, no alto, e empatou. Logo depois, aos 31 minutos, em nova jogada pelo lado direito do ataque do Grêmio, o mesmo Esquerdinha cometeu uma falta. Reinaldo cobrou em direção a área, a bola foi direto ao gol, sem ser tocada por ninguém, surpreendeu o goleiro Fábio, e o Grêmio virou. No final, aos 39 minutos, Rodrigo Ely foi expulso num lance em que Paulo Henrique Ganso, que já tinha cartão amarelo, também teria de receber o vermelho, o que não ocorreu. O jogo prosseguiu até os 51 minutos, e o Grêmio conseguiu sustentar o resultado. Uma vitória que reafirma a tradição do Grêmio na Libertadores.

segunda-feira, 12 de agosto de 2024

Ficou abaixo do esperado

Poderia ter sido melhor. O Brasil fechou sua participação nas Olimpíadas de 2024 em vigêsimo lugar, com um total de 20 medalhas, resultado que ficou abaixo do esperado. O Comitê Olímpico Brasileiro, projetava o décimo-quinto lugar. Em comparação com a edição de 2021, em Tóquio, foi obtida uma medalha a menos no total. Porém, em medalhas ďe ouro foram duas a menos, caindo de cinco para três. Os esportes coletivos, dessa vez, deixaram a desejar. A medalha de prata do futebol e a de bronze do vólei, ambas com as equipes femininas, foram exceções. O futebol masculino sequer se classificou para as Olimpíadas. O vólei masculino, mesmo com a volta do técnico Bernardinho, teve um desempenho pálido. O handebol feminino também decepcionou. O basquete masculino pegou os Estados Unidos pela frente e, obviamente, foi eliminado. As medalhas de ouro foram com Rebeca Andrade, na prova de solo da ginástica rítmica, Bia Souza, no judô, e no vólei de praia com Ana Patrícia e Duda. O que ressalta dessas medalhas é que todas foram conquistadas por mulheres, fato impensável em décadss anteriores, o que é muito positivo. No âmbito geral, no entanto, é preciso aumentar o apoio governamental aos esportes olímpicos. O programa Bolsa Atleta é muito bom, mas é preciso ampliar o incentivo ainda mais.

domingo, 11 de agosto de 2024

Jejum interminável

A agonia do Inter permanece. O Inter empatou em 2 x 2 com o Athletico Paranaense, hoje, no Beira-Rio, pelo Campeonato Brasileiro, e segue com o seu jejum interminável de vitórias. Agira, já são 12 jogos sem vencer. O jogo até começou bem para o Inter, que abriu o placar aos 14 minutos, com Wesley. Porém, o Inter não manteve o seu ímpeto, e João Cruz empatou para o Athletico aos 38 minutos. Aos 4 minutos do segundo tempo, Cannobio virou para o Athletico. O resultado já parecia definitivo quando, aos 50 minutos, Wanderson empatou, novamente. O gol no final serviu para proporcionar um certo alívio, por evitar a derrota, e fez o Inter subir uma posição na classificação. No entanto, as perspectivas do Inter não são nada animadoras. O clube segue próximo da zona de rebaixamento e, embora tenha vários jogos atrasados, nada indica que poderá obter muitos pontos quando eles forem recuperados. Em plena disputa da competição, jogadores deixam o clube, e outros chegam, dificultando um trabalho mais consistente por parte do técnico. No jogo de hoje, o zagueiro uruguaio Rogel, que veio por empréstimo do Hertha Berlin, já fez sua estreia. O primeiro dos jogos em atraso do Inter será realizado na quarta-feira, contra o Juventude, no Beira-Rio. Será mais um jogo do Inter contra o adversário que lhe eliminou do Campeonato Gaúcho e da Copa do Brasil, e faz a melhor campanha entre os clubes do Rio Grande do Sul que participam do Brasileirão. A realidade aponta que resta para o Inter, apenas, até o final do ano, tentar evitar a queda para a Segunda Divisão.

sábado, 10 de agosto de 2024

Estreia fulgurante

Foi muito acima de qualquer expectativa para um primeiro jogo. O Grêmio venceu o Cuiabá por 3 x 1, hoje, na Arena Pantanal, pelo Campeonato Brasileiro, com dois gols de Braithwaite, que teve uma estreia fulgurante. O centroavante dinamarquês participou decisivamente do primeiro gol do Grêmio, chutando no travessão, no rebote, Gustavo Nunes abriu o placar, de cabeça, aos 23 minutos. Aos 7 minutos do segundo tempo, na cobrança de um escanteio por parte do Cuiabá, a bola bateu em Braithwaite e entrou. Gol contra totalmente involuntário. Porém, o dinamarquês não se abateu. Aos 19 minutos, depois de uma jogada fenomenal de Monsalve, Braithwaite desempatou, e foi de vilão a herói em doze minutos. Aos 41 minutos, depois de uma conclusão sua que foi defendida parcialmente pelo goleiro Válter, Braithwaite apanhou o rebote e chutou cruzado, no ãngulo, fazendo um golaço. Pelo que jogaram, Braithwaite e Monsalve têm de ser titulares. Gustavo Martins e Natã Felipe jogaram bem, novamente, e não merecem ficar atrás, como opções, do limitadíssimo Rodrigo Ely e do ainda instável Jémerson. Em dois jogos seguidos, fora de casa, pelo Brasileirão, os reservas do Grêmio venceram ambos, marcaram cinco gols e sofreram apenas um. A partir do que se viu nesses jogos, o técnico do Grêmio, Renato, vai ter de revisar os conceitos de quem é titular ou reserva.

quinta-feira, 8 de agosto de 2024

Superioridade flagrante

No futebol, a qualidade técnica é o fator mais importante. A superioridade flagrante do Flamengo sobre os seus adversários, hoje, no futebol brasileiro, é uma prova inequívoca disso. O Flamengo é o único clube entre os quatro primeiros colocados do Campeonato Brasileiro que ainda permanece participando de todas as competições que lhe coube disputar. Vice-líder do Brasileirão com um jogo a menos que o líder, classificou-se para as quartas de final da Copa do Brasil, e irá enfrentar o Bolívar (BOL), nas oitavas de final da Libertadores, na condição de franco favorito, mesmo com a segunda partida fora de casa. A aleatoriedade do sorteio fez com que Flamengo e Palmeiras se enfrentassem já nas oitavas de final da Copa do Brasil, antecipando o que poderia ser a decisão da competição. O paralelismo de competições, aliás, é a única esperança dos seus adversârios, na medida em que tenha de priorizar uma ou outra em determinado momento. Em condições normais, o Flamengo é favorito para ganhar todas elas. Uma escalação que reúne jogadores como De La Cruz, Gérson e Arrascaeta no meio de campo, tendo um goleador implacável como Pedro no ataque, demonstra o quanto o Flamengo é qualificado tecnicamente. Vencer o Flamengo claro, não é impossível, mas é uma tarefa extremamente difícil.

quarta-feira, 7 de agosto de 2024

Faltou ousadia

Um jogo truncado, onde o favorito não soube fazer valer sua condição. O Grêmio empatou em 0 x 0 com o Corinthians, hoje no Couto Pereira, pelas oitavas de final da Copa do Brasil, e perdeu por 3 x 1 nos tiros livres da marca do pênalti, sendo eliminado da competição, num jogo em que faltou ousadia ao técnico Renato. O Corinthians poupou vários titulares, mostrando que está mais preocupado em evitar o rebaixamento no Campeonato Brasileiro. Ainda assim, montou uma estratégia defensiva com três zagueiros, pois o empate levaria a decisão para os tiros livres da marca do pênalti, e seu goleiro é muito eficiente nesse tipo de disputa. Desde o início do jogo, notava-se que o Grêmio não conseguia suplantar a forte marcação do Corinthians. O jogo se arrastava nesse panorama, e Renato custou a fazer substituiçôes. Mais uma vez, o técnico do Grêmio errou em suas escolhas. Arezo sequer ficou no banco e, na tentativa de ganhar o jogo, Renato desmanchou o esquema com três zagueiros e apostou em Diego Costa como solução para o ataque, que começou o jogo sem um homem de referência. Voltando de uma parada de dois meses por lesão, Diego Costa se mostrou totalmente sem ritmo de jogo, e foi anulado pela defesa adversária. Pavón, de pálida atuação, foi mantido até o final, enquanto jogadores como Monsalve e Nathan Fernandes permaneceram no banco. Renato não substituiu Cristaldo e Pavón, ainda que ambos estivessem extenuados, pensando nas cobranças de tiro livre da marca do pênalti. Pelo mesmo motivo, colocou Edenílson. Todos eles erraram suas cobranças, de forma bisonha. Por jogar como mandante, com maior número de torcedores a seu favor no estádio, e estar completo diante de um adversário que poupou jogadores, o Grêmio era o favorito para o jogo. Porém, seu técnico não soube exercer essa condição, e o clube pagou com a desclassificação.

terça-feira, 6 de agosto de 2024

Nova façanha

Poucos acreditavam que o fato pudesse se repetir. Hoje, no Vélodrome, em Marselha, a Seleção Brasileira de Futebol Feminino venceu a Espanha por 4 x 2, e classificou-se para a decisão do torneio olímpico, no sábado, em uma nova façanha após ter eliminado a França nas quartas de final. A vitória de hoje, diante da atual campeã mundial, prova que o resultado contra a França não foi por acaso. Com uma campanha modesta na fase de grupos, a Seleção se classificou para as quartas de final como um das terceiras melhores colocadas, mas engrenou na hora certa. Contra a Espanha, chegou a estar, por duas vezes, vencendo por três gols de diferença. Afora os quatro gols que marcou, perdeu muitas outras chances claras que poderiam ter lhe levado a um placar elástico. Na decisão, contra os Estados Unidos, mais uma vez, a Seleção jogará contra um adversário que é favorito. Porém, depois do que fez contra França e Espanha, não se pode duvidar de sua capacidade de desconsiderar superioridades. Marta, suspensa, não participou dos dois jogos. Foi sem Marta que a Seleção obteve os seus melhores desempenhos e, por mais que se respeite a trajetória de uma jogadora escolhida como a melhor do mundo por seis vezes, o correto seria que permanecesse de fora na decisão, sem que sua titularidade seja restituída de forma automática.

segunda-feira, 5 de agosto de 2024

A maior

O Brasil começou o dia comemorando mais uma medalha de ouro de Rebeca Andrade nas Olimpíadas de 2024, em Paris, superando sua grande rival, Simone Biles (EUA), que ficou com a prata. Com a vitória obtida no solo, Rebeca tornou-se a maior medalhista olímpica do país, em termos gerais, com seis, superando os velejadores Robert Scheidt e Torben Grael. Rebeca, que já havia conquistado fãs na edição anterior das Olimpíadas, tornou-se, definitivamente,uma paixão dos brasileiros. Não há como resistir ao encanto de Rebeca. Aos 25 anos, é uma mulher, mas com voz de menina. Excepcional ginasta, fascina pela total ausência de arrogância. Afável, acessível, com um sorriso que derrete o mais empedernido dos corações, demonstra emoção autêntica ao enrolar-se na bandeira de seu país, levando os brasileiros a se comoverem, também. O feito de Rebeca se torna ainda mais grandioso por sua condição de mulher, negra e de origem pobre, num país machista, racista e aporófobo. Ainda assim, suas falas são tranquilas, carregadas de doçura, sem discursos inflamados ou sentimentos de desforra. O panteão dos grandes nomes do esporte brasileiro é muito reduzido fora do futebol. Por isso mesmo, seus integrantes constituem uma elite de nomes míticos. Nele, brilha com destaque, o nome de Rebeca Andrade.

domingo, 4 de agosto de 2024

Estagnação

Uma situação que se repete, sem sair do lugar. O Inter empatou em 1 x 1 com o Palmeiras, hoje, no Beira-Rio, pelo Campeonato Brasileiro, e demonstrou estar num processo de estagnação. Em quatro jogos como técnico do Inter, Róger Machado ainda não venceu. Agora, o Inter já tem onze jogos consecutivos sem vitória. Ainda que tenha vários jogos atrasados, o Inter se aproxima da zona de rebaixamento, da qual está, apenas, uma posição acima. Mesmo com uma semana inteira de trabalho, Róger Machado não conseguiu mudar o perfil anímico do grupo, que continua a se mostrar amorfo. Não há muito o que esperar do Inter até o final do ano. Sem chances de conquistar um título, a motivação se restringe a buscar uma classificação direta para a Libertadores, hipótese que, hoje, é quase delirante. O quadro é desanimador, com jogadores caros, que geraram grande expectativa quando foram contratados, nada produzindo dentro das quatro linhas. Por mais que muitos não aceitem, a realidade do Inter, no restante do ano, é tentar evitar o rebaixamento.

Reação consolidada

A fase ruim ficou para trás. O Grêmio venceu o Athletico Paranaense por 2 x 0, hoje, na Arena da Baixada, pelo Campeonato Brasileiro, com uma escalação totalmente reserva, e mostrou que está numa reação consolidada. Nos últimos quatro jogos que fez pelo Brasileirão, o Grêmio obteve dez pontos de doze possíveis. Afora a vitória, o jogo de hoje trouxe outra boa notícia. A estreia de Monsalve foi mais do que auspiciosa, com grande atuação e a marcação de um gol. Mesmo cedendo a bola para o Athletico, o Grêmio foi pouco ameaçado pelo adversário. A vitória foi consistente e segura. Com o resultado, o Grêmio afastou-se da zona de rebaixamento, e ganhou tranquilidade para o segundo e decisivo jogo contra o Corinthians, quarta-feira, pelas oitavas de final da Copa do Brasil. Se antes o grupo de jogadores apresentava lacunas, agora o técnico Renato dispõe de muitas opções. Depois da preocupação, o horizonte gremista deu lugar à esperança de dias cada vez melhores.

sábado, 3 de agosto de 2024

Vitória épica

Foi surpreendente, e sofrido. A Seleção Brasileira de Futebol Feminino venceu a França por 1 x 0, no Estádio La Beuajois, em Nantes, pelas quartas de final do torneio olímpico, obtendo uma vitória épica. O gol foi marcado por Gabi Portilho, que havia entrado um pouco antes, aos 36 minutos do segundo tempo. Gabi, por sinal, chutou, ainda, uma bola na trave, e foi a melhor jogadora da equipe, fazendo com que não se entendesse o porquê de ter ficado na reserva. Diante de uma adversária que jogava em casa e era favorita, a Seleção soube aproveitar a oportunidade que teve, e classificou-se para as semifinais. Embora o gol tenha sido marcado no final do jogo, o sofrimento foi intenso, já que a árbitra deu 16 minutos de acréscimo e, não satisfeita, mais 3 após a marca ser atingida. Depois de toda essa agonia, a Seleção confirmou sua vitória, e agora jogará contra a Espanha, nas semifinais, com a adversária, novamente, na condição de favorita. Porém, embora já tenha perdido para a Espanha na fase de grupos, a Seleção não tem porque desacreditar de uma vitória. O resultado de hoje, em que até um pênalti foi defendido pela excelente goleira Lorena, provou que a equipe é capaz de encarar qualquer oponente.

sexta-feira, 2 de agosto de 2024

Primeira medalha de ouro

Negra, fora dos padrões estéticos convencionais, de origem pobre. Beatriz Souza, a Bia, 135 kg, ganhou a primeira medalha de ouro para o Brasil nas Olimpíadas de 2024, no judô, categoria acima de 78 kg. A vitória de Beatriz Souza reafirma o judô como o esporte que mais medalhas deu ao Brasil em Olimpíadas. Também repete o perfil da maioria dos medalhistas olímpicos brasileiros, pessoas que lutam, antes de tudo, com a carência material e precárias condições de vida e, mesmo assim, num esforço hercúleo, superam todos os obstáculos para atingir a glória. São a antítese dos mimados e milionários jogadores de futebol brasileiros, cuja postura arrogante fez com que a Seleção Brasileira recebesse a indiferença dos torcedores. Raros, num país que não dá ao esporte o apoio necessário, os medalhistas olímpicos brasileiros são o resultado da sua obstinação pessoal, contra tudo e todos. Por isso mesmo, nos levam às lágrimas. Representam um farol para um país com tantos talentos potenciais desencontrados e desorientados. Tomara que, um dia, sejam a regra, e não mais a exceção.

Entrevista exemplar

O mais novo contratado do Grêmio, o centroavante dinamarquês Braithwaite, foi apresentado, oficialmente, hoje. Braithwaite concedeu uma entrevista exemplar. Se expressou num espanhol pausado e perfeitamente compreensível, mostrou estar informado sobre a realidade do clube e do estado. Disse estar consciente da escolha que fez. Perguntado sobre o calendário do futebol brasileiro, bem mais exaustivo que o europeu, e a qualidade ruim da grama em muitos estádios do país, declarou que sabia dessas condições, e se propõe a fazer gols e conquistar títulos adaptando-se a elas. Revelou que sempre teve fascínio pelo Brasil, pois, desde pequeno, seu pai o aconselhava a se mirar no estilo do futebol brasileiro, do qual era admirador. Fez questão de mostrar-se simpático para com todos e frisar a sua satisfação por ter vindo jogar no Brasil. Destacou que ficará feliz se puder dar alegrias para pessoas que sofreram com as enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul. Em todas as suas manifestações, transpareceu sinceridade e espontaneidade. Não é possível saber se o centroavante dinamarquès será bem sucedido dentro das quatro linhas. Fora delas, já chegou marcando um gol de placa.

quinta-feira, 1 de agosto de 2024

Recordista

Não bastasse ser brilhante no que faz, a ginasta brasileira Rebeca Andrade é de uma simpatia cativante. Hoje, com a medalha de prata no individual geral, Rebeca se tornou recordista de medalhas olímpicas entre as mulheres brasileiras, com quatro. Rebeca ainda participará de mais três finais por aparelhos e, caso consiga medalhas, se tornará recordista geral, entre homens e mulheres. Ginasta excepcional, Rebeca comemorou intensamente a sua medalha de prata, pois a de ouro ficou com Simone Biles (EUA), cujo nível de excelência é inigualável. As medalhas de Rebeca confirmam a evolução da ginástica artística brasileira, que deixou de ser coadjuvante nas competições internacionais e se tornou protagonista. Na próxima edição das Olimpíadas, Rebeca, que tem 25 anos, talvez não esteja presente. Porém, já inscreveu o seu nome na história, e deixará um legado que, certamente, estimulará muitas meninas a se tornarem ginastas.