sexta-feira, 31 de janeiro de 2025
A volta de Neymar
Neymar retornou ao Brasil. A volta de Neymar ao Santos, clube que o revelou, será por apenas seis meses. Desde que foi anunciada, sua volta tornou-se um assunto insistente nos espaços esportivos dos meios de comunicação. Hoje, cercado de grande expectativa, Neymar chegou. Neymar pouco jogou nos últimos dois anos, prejudicado por lesões. Na próxima quarta-feira, completará 33 anos. No futebol brasileiro, talvez venha a brilhar, no curto período em que ficará no país. Porém, a esperança de quase toda a imprensa esportiva brasileira de que Neymar venha a ser o grande nome da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2026 é pouco razoável. Até lá, Neymar já terá 34 anos. Se não brilhou em Copas aos 22, 26 e 30 anos, porque o conseguiria com uma idade muito mais avançada? Torcedores e cronistas deveriam ser mais sensatos, e projetar a Seleção sem Neymar.
quinta-feira, 30 de janeiro de 2025
Classificada
Depois do desastre, a recuperação. A Seleção Brasileira Sub-20, depois da goleada humilhante de 6 x 0 para a Argentina, na estreia, obteve sua segunda vitória seguida no Campeonato Sul-Americano da categoria, que está sendo realizado na Venezuela, ao vencer, hoje, o Equador por 3 x 2, e está classificada para a próxima fase da competição. Nada apagará o vexame histórico da primeira rodada, e a permanência do técnico Ramón Menezes continua sendo inexplicável, mas, pelo menos, a equipe segue adiante na disputa. Na vitória de 2 x 1 sobre a Bolívia, e no jogo de hoje, a Seleção Sub-20 abriu folga no placar, e depois cedeu terreno permitindo que o adversário diminuísse a vantagem, o que evidencia as fragilidades da equipe. Porém, ainda que aos trancos e barrancos, a equipe vai adiante na competição, o que possibilita resgatar um pouco da sua dignidade arranhada.
quarta-feira, 29 de janeiro de 2025
Bom teste
Uma escalação com muitos reservas, e uma boa atuação. O Grêmio goleou o Monsoon por 3 x 0, hoje, no Estádio do Vale, pelo Campeonato Gaúcho, num bom teste para muitos jogadores que não atuam com frequência. Apenas dois titulares, Gabriel Grando e Cuellar, começaram o jogo. Cuellar fez uma estreia discreta, ainda fora do ritmo de jogo ideal. Porém, outros jogadores se destacaram muito. Arezzo, que marcou dois gols, Monsalve e Edenílson tiveram grandes atuações. Mais uma vez, o Grêmio mostrou fluidez, e chegou à goleada ao natural, diante de um adversário aplicado. O resultado dá confiança, pois mostra que o Grêmio, que ainda trará mais reforços, está formando não só uma boa escalação titular, mas um grupo com muito boas alternativas. O Grêmio lidera com folga o seu grupo no Gauchão, e seu futebol aponta para boas perspectivas no futuro imediato.
terça-feira, 28 de janeiro de 2025
Vergonha
O descaramento é total, sem nenhum disfarce. O Inter venceu o São José por 2 x 0, hoje, no Estádio do Vale, pelo Campeonato Gaúcho, e o VAR, mais uma vez, foi uma vergonha. Nos três jogos que realizou, até agora, no Gauchão, o Inter, em todos, teve pênaltis a seu favor que só foram marcados após o árbitro ser chamado para revisar o lance. Nenhum deles havia sido assinalado pelos árbitros. Como se não bastasse, hoje o VAR chamou o árbitro para trocar o cartão amarelo que dera para Jhonata Varela, do São José, pelo vermelho, com apenas 13 minutos de jogo. Mesmo com um jogador a menos, o São José resistiu bravamente até os 44 minutos do segundo tempo, quando o VAR acionou o árbitro para marcar um pênalti após olhar o lance no monitor. Abatido após ter sido assaltado pela arbitragem, o São José sofreu mais um gol aos 50 minutos. Está mais do que evidente que há um esquema montado para evitar, a qualquer custo, que o Grêmio iguale o octacampeonato do Inter. O Grêmio não pode permitir que o título lhe seja tirado fora das quatro linhas. As vitórias do Inter estão sendo obtidas apenas pela arbitragem. Tecnicamente, o Inter não está jogando nada, e o efeito Róger Machado parece já ter acabado, como sempre ocorre com o técnico ao longo de sua carreira.
segunda-feira, 27 de janeiro de 2025
A falsa redenção de Fernando Diniz
Era apenas uma questão de tempo. A falsa redenção de Fernando Diniz, obtida com o título da Libertadores, pelo Fluninense, em 2023, chegou ao fim, hoje, com a demissão do técnico pelo Cruzeiro, medida que já vinha sendo pedida pela torcida do clube. Diniz é um desses técnicos "revolucionários" que surgem de quando em vez no futebol brasileiro. Com propostas "ousadas" de jogo, logo encontram defensores entusiasmados em setores da crônica esportiva. No caso de Diniz, um vice-campeonato paulista pelo modesto Audax, em 2015, foi a porta de entrada para a condição de técnico revelação. Começou, então, uma trajetória de trabalhos elogiados pelos críticos, embora sem resultados práticos em termos de conquistas. No São Paulo, em 2021, chegou a liderar o Campeonato Brasileiro com certa folga, mas pôs tudo a perder com sua proposta inflexível de sair jogando com bola dominada desde a defesa. Após uma goleada de 5 x 1 sofrida para o Inter, em pleno Morumbi, a campanha do clube paulista desandou, ficando longe da conquista do título, que parecia estar encaminhada. O fracasso no São Paulo não impediu que Diniz voltasse ao Fluminense, clube onde já havia trabalhado. No clube carioca, Diniz atingiu o ponto mais alto da sua carreira sendo campeão da Libertadores, em 2023. O título de uma competição tão importante eliminou resistências, e Diniz começou a ser incluído no rol dos grandes técnicos. Foi chamado para acumular o cargo com o de técnico interino da Seleção Brasileira, mas colheu péssimos resultados nas Eliminatórias da Copa do Mundo, e, em pouco tempo, foi dispensado. A partir daí, a carreira de Diniz desandou. Demitido pelo Fluminense meses depois de alcançar sua grande glória, Diniz foi contratado pelo Cruzeiro no final de 2024, classificou o clube para a decisão da Copa-Sul Americana, mas foi derrotado de forma vexatória, com uma péssima atuação. Mantido para 2025, até porque receberia reforços de peso, Diniz não conseguiu fazer o Cruzeiro jogar, e acumulou maus resultados contra clubes pequenos no Campeonato Mineiro. Sua saída tornou-se inevitavel. O efeito do título da Libertadores já se dissipou. Diniz terá de reinventar a sua carreira.
domingo, 26 de janeiro de 2025
Grande atuação
Foi um desempenho animador. O Grêmio goleou o Caxias por 4 x 0, hoje, na Arena, pelo Campeonato Gaúcho, e teve uma grande atuação. No primeiro tempo, várias chances de gol foram criadas, sem serem concretizadas. No segundo, o bom desempenho se manteve, e os gols, finalmente, saíram. Foram muitos destaques individuais. Braithwaite, Cristaldo, Pavón, que saíram jogando, André Henrique, Monsalve e Edenílson, que entraram no segundo tempo. As boas atuações individuais foram reflexo do bom desempenho coletivo. Em apenas dois jogos sob a orientação do novo técnico Gustavo Quinteros, o Grêmio já mostrou uma grande mudança na consistência defensiva e na mecânica coletiva. Ainda que possam ser feitas ressalvas em função da fragilidade dos adversários, as perspectivas são promissoras. Com os reforços que ainda serão acrescentados, o nível de atuação deverá aumentar ainda mais. O futuro, em curto prazo, do Grêmio tende a ser recompensador.
sábado, 25 de janeiro de 2025
Com a ajuda do apito
A arbitragem pesou em favor do Inter, mais uma vez. O Inter venceu o Juventude por 2 x 0, hoje, no Beira-Rio, pelo Campeonato Gaúcho, e contou com a ajuda do apito. O primeiro tempo se encaminhava para terminar em 0 x 0, quando o VAR chamou o árbitro Rafael Klein para verificar um possível pênalti. Klein, que não havia marcado nada no lance, assinalou o pênalti após a verificação. No lance em questão, o zagueiro Custódio estica o braço em direção às costas do centroavante Borré, que cai espalhafatosamente. O toque, fica claro, não tinha impacto suficiente para provocar a queda do centroavante. O árbitro, por isso mesmo, nada marcara. Porém, instado pelo Var, reformou sua decisão. Até então, o Inter nada conseguira diante do eficiente sistema defensivo do Juventude. No segundo tempo diante de um adversário que tentava reagir mas estava abatido pela injustiça sofrida, o Inter ampliou o placar. Em dois jogos pelo Gauchão, o Inter teve pênaltis marcados a seu favor em ambos. A tentativa de evitar o octacampeonato do Grêmio começou a todo vapor fora de campo.
sexta-feira, 24 de janeiro de 2025
Vexame histórico
Depois de 11 anos dos 7 x 1 para a Alemanha, outra humilhação. A Seleção Brasileira Sub-20 foi goleada por 6 x 0 pela Argentina, hoje, em sua estreia no Campeonato Mundial da categoria, que está sendo disputado na Venezuela, em mais um vexame histórico. Aos 3 minutos de jogo, a Argentina já abriu o placar, com 6, fez o segundo. O terceiro gol aconteceu aos 11 minutos. O primeiro tempo terminou em 4 x 0. No segundo, mesmo diminuindo o seu ritmo, a Argentina fez mais dois gols. O pior é que não há nenhuma fatalidade no resultado. A Seleção Sub-20 é treinada por Ramón Menezes, o mesmo que já mostrara a sua incompetência em competições anteriores da categoria. Com a Seleção principal, como técnico interino, Ramón Menezes também foi desastroso. Como explicar, então, que a CBF ainda continue apostando em seu trabalho? A imagem da Seleção, seja a principal ou de categorias inferiores, só faz se degradar a cada dia. Triste quadro para aquela que ainda é a mais vitoriosa dentre todas as seleções do mundo. O vexame de hoje não pode ficar por isso mesmo. Ainda que tenha sido o jogo de estreia na competição, impõe-se a demissão do técnico. Não há recuperação possível, técnica ou moral, no caso da sua permanência.
quinta-feira, 23 de janeiro de 2025
Feito inédito
O filme brasileiro "Ainda Estou Aqui", de Walter Salles Júnior, continua sua jornada de consagração. Num feito inédito, tornou-se, hoje, o primeiro longa-metragem brasileiro a ser indicado para concorrer ao Oscar na categoria "Melhor filme". Recebeu, ainda, indicação na categoria "Melhor Filme Internacional". Fernanda Torres, que já ganhou o Globo de Ouro, completou as indicações do filme, e concorrerá ao Oscar de "Melhor Atriz". Mesmo que não ganhe o Oscar em nenhuma das três categorias, "Ainda Estou Aqui" já fez história. Sua repercussão internacional, seus vários prêmios em diversos festivais de cinema do mundo, fazem dele um marco da cinematografia brasileira. Desde seu lançamento no Brasil, antes mesmo de premiações e indicações, o filme tem levado milhares de pessoas aos cinemas. Um bom filme, enfocando um período doloroso da história do país, o da ditadura militar. Uma história que comove, retratando situações que o Brasil espera que nunca mais se repitam.
quarta-feira, 22 de janeiro de 2025
Faltou futebol
O placar refletiu o futebol dentro das quatro linhas. O Grêmio empatou com o Brasil de Pelotas em 0 x 0, hoje, no Bento Freitas, na estreia no Campeonato Gaúcho, num jogo onde faltou futebol, de ambos os lados. Um empate, fora de casa, no prineiro jogo com um novo técnico, apenas duas semanas após o retorno das férias, não chega a ser um desastre, mas a atuação deveria ter sido melhor. Um maior tempo de trabalho, e a chegada de reforços, deverão melhorar o desempenho do Grêmio. Resta aguardar.
Ponto ganho
Não foi bom, mas poderia ter sido pior. O Inter empatou em 2 x 2 com o Guarany de Bagé, no Estrela Dalva, na estreia no Campeonato Gaúcho, e pode considerar que foi um ponto ganho, pois chegou a estar perdendo. Alan Patrick, de pênalti, abriu o placar para o Inter aos 25 minutos. Porém, dois gols de Yan Phelippe, aos 39 e 41 minutos, fizeram o Guarany virar o jogo. Aos 5 minutos do segundo tempo, Victor Gabriel empatou para o Inter. Com o gol, o Inter tornou-se predominante no jogo mas, mesmo com muito tempo para reagir, não conseguiu fazer o gol da vitória. No final das contas, o empate não foi de todo mau para quem estava perdendo.
Cartas marcadas
Como se suspeitava, a arbitragem agiu em favor dos clubes paulistas nas semifinais da Copa São Paulo de Futebol Júnior. A derrota do Grêmio por 1 x 0 para o Corinthians, hoje, na Arena Barueri, comprovou que se estava diante de jogos de cartas marcadas, a exemplo do que ocorrera na véspera entre São Paulo e Criciúma. O Grêmio não jogou bem, e pouco produziu, parecendo estar cansado, e o gol que sofreu foi legítimo. Porém, a expulsão sofrida pelo Grêmio, poucos minutos após o Corinthians ter um homem excluído da partida, foi uma clara "compensação" por parte do árbitro, que também encerrou o jogo 23 segundos antes do término dos acréscimos concedidos, quando o Grêmio estava partindo para o ataque. O Grêmio tinha futebol suficiente para ser campeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior. O cansaço e a arbitragem não permitiram que isso acontecesse. Fica de bom a revelação de vários jogadores de qualidade.
terça-feira, 21 de janeiro de 2025
Revoltante
As suspeitas começam a ser confirmadas. Com dois clubes paulistas entre os semifinalistas da Copa São Paulo de Futebol Júnior, a possibilidade de uma influência das arbitragens nos resultados, embora revoltante, não pode ser desconsiderada. Foi exatamente o que aconteceu, hoje,na vitória do São Paulo por 2 x 1, de virada, sobre o Criciúma, na Fonte Luminosa. O Criciúma abriu o placar aos 27 minutos. Porém, no segundo tempo, dois pênaltis, não marcados pelo árbitro, que só os assinalou após ser chamado pelo VAR para conferir os lances no monitor, aos 44 e 52 minutos do segundo tempo, deram a vitória ao São Paulo. Deixando de lado discussões sobre os pênaltis terem ocorrido ou não, cabe perguntar se, no caso inverso, a arbitragem os marcaria, retirando do São Paulo uma vitória quase certa. Provavelmente, não. O que aconteceu hoje deve servir de alerta para o Grêmio no outro jogo pelas semifinais, amanhã, contra o Corinthians. O Grêmio é melhor que o Corinthians, mas precisa estar atento ao comportamento da arbitragem, para que uma bela campanha não seja encerrada antes de chegar na tão almejada decisão.
segunda-feira, 20 de janeiro de 2025
Um dia preocupante para o mundo
Hoje, Donald Trump toma posse para o seu segundo mandato como presidente dos Estados Unidos. O fato faz com que seja um dia preocupante para o mundo. Bufão, prepotente, arrogante e fascista, Trump não obteve a reeleição em 2020, mas volta ao poder, agora, numa demonstração de estupidez de um eleitorado nunca antes vista. Antes mesmo de ser empossado, Trump já deu uma série de declarações disparatadas, como é de seu feitio. Entre outros absurdos, Trump deseja anexar o Canadá e a Groenlândia. Não é de se duvidar que tente partir para a prática, dado o enorme poderio militar americano. As consequências para o mundo e as relações internacionais seriam desastrosas. Com Trump como presidente dos Estados Unidos, serão quatro anos exasperantes para quem preza a democracia. Menos mal que, ao fim de seu mandato, Trump não poderá mais candidatar-se ao cargo. Resta desejar que, até lá, os estragos causados pelos desatinos de Trump sejam mínimos.
domingo, 19 de janeiro de 2025
No rumo do título
Está cada vez mais perto. O Grêmio venceu o Palmeiras por 3 x 2, hoje, na Arena Barueri, classificou-se para as semifinais da Copa São Paulo de Futebol Júnior, e está no rumo do título. Nas semifinais, o Grêmio jogará contra o Corinthians, que tem uma camisa pesada mas não é mais forte, tecnicamente, que o Palmeiras. O outro confronto das semifinais será entre São Paulo e Criciúma. No jogo de hoje, o Grêmio não esmoreceu nunca. O Palmeiras começou melhor, e abriu o placar aos 15 minutos. Porém, o Grêmio não se abateu, e empatou aos 25. Aos 39, conseguiu a virada. Na volta do intervalo, o Grêmio foi surpreendido por um gol do Palmeiras aos 28 segundos. Novamente, o Grêmio não se abalou, e obteve o gol da vitória aos 39 minutos. Uma vitória com técnica, força, raça e foco. O primeiro título do Grêmio na Copa São Paulo de Futebol Júnior já se delineia no horizonte.
Léo Batista
Certa vez, o grande cronista Nélson Rodrigues afirmou que toda a unanimidade é burra. Porém, a exemplo de toda pretensa regra, essa também admite exceções, como é o caso de Léo Batista, que faleceu, hoje, aos 92 anos. Será que existe uma única pessoa que, tendo conhecido o seu trabalho, não gostasse de Léo Batista? Narrador e apresentador, Léo Batista teve incríveis 77 anos de carreira. Sua última matéria na televisão, já visivelmente enfraquecido, foi há menos de um mês, em 26 de dezembro último. Sua carreira foi tão longeva que lhe permitiu ser o primeiro a anunciar a morte do presidente Getúlio Vargas e, 40 anos depois, dar a mesma notícia em relação a Ayrton Senna. Marcou época no programa Fantástico, da Rede Globo, apresentando os quadros da zebrinha e dos gols. Apresentou o Jornal Nacional nas ausências de Cid Moreira ou Sérgio Chapelin. Foi um dos fundadores dos programas "Globo Esporte" e "Esporte Espetacular". A "voz marcante", como foi definido pelo narrador Luís Roberto, acompanhou brasileiros por diversas gerações. Não bastasse sua inegável competência profissional, era um homem de personalidade cativante e muito simpático. Obrigado por tudo, Léo Batista!
sábado, 18 de janeiro de 2025
Tropeços
O apertado calendário do futebol brasileiro está forçando grandes clubes a escalarem reservas e juniores nas primeiras rodadas dos campeonatos estaduais. Como consequência, uma série de tropeços contra clubes menores. Enquanto os grandes clubes ainda estão com seus principais jogadores em pré-temporada, os menores já vinham treinando há várias semanas. A diferença no tempo de preparaçào física cobra o seu preço, e os maiores clubes do país estão deixando pontos pelo caminho que poderão fazer falta, pois os campeonatos estaduais serão mais curtos em 2025. Os torcedores, como não poderia deixar de ser, já se mostram incomodados com os primeiros maus resultados. No futebol, a ausência de vitórias sempre gera abalos. Em função do calendário, os grandes clubes não tinham outra opção, e fizeram um risco calculado ao pouparem titulares. Porém, se os resultados ruins persistirem por mais tempo, poderão afetar a estabilidade do ambiente dos vestiários. Derrotas nunca são bem digeridas pelos torcedores.
sexta-feira, 17 de janeiro de 2025
Com emoção
Mais uma fase foi transposta. O Grêmio empatou em 2 x 2 com o Red Bull Bragantino, no Estádio Francisco Ribeiro Nogueira, em Mogi das Cruzes, e venceu por 5 x 4 nos tiros livres da marca do pênalti, se classificando, com emoção, para as quartas de final da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Foi uma classificação obtida com muita capacidade de reação. Aos 13 minutos do primeiro tempo, o Red Bull Bragantino abriu o placar. Com 41 minutos, o Grêmio empatou. No segundo tempo, o Red Bull Bragantino voltou a ficar na frente do placar, aos 16 minutos. Novamente aos 41 minutos, de pênalti, o Grêmio empatou. A decisão, então, foi para os tiros livres da marca do pênalti. Todas as cobranças do Grêmio resultaram em gols. O goleiro Hiago, do Grêmio, que havia falhado no segundo gol do Red Bull Bragantino, defendeu uma cobrança. Dessa forna, o Grêmio está nas quartas de final, e enfrentará o Palmeiras. Um adversário dificílimo, mas o Grêmio já deu provas de que possui condições de seguir buscando o tífulo.
quinta-feira, 16 de janeiro de 2025
Festa frustrada
O ambiente era efusivo, com estádio cheio, mas o resultado não foi bom. O Inter perdeu por 2 x 0 para a Seleção do México, hoje, no Beira-Rio, em amistoso que abriu o ano do clube, e que se tornou uma festa frustrada. Como foi o primeiro jogo de um clube que está em pré-temporada, com apenas dez dias de treinos, todos os descontos devem ser dados ao Inter. Porém, ainda assim, a atuação do Inter foi muito modesta. O goleiro mexicano não teve trabalho durante todo o jogo. Valência, mais uma vez, foi decepcionante e, ao ser substituído, recebeu vaias da torcida. A nova tentativa de colocar Valência e Borré juntos no ataque, não deu certo, como nas oportunidades anteriores. A escalação do Inter apresentava desfalques, estava longe de ser a ideal, mas a Seleção do México também não estava completa. Foi só o primeiro jogo, mas o Inter não deixou boa impressão.
quarta-feira, 15 de janeiro de 2025
Grande contratação
Está confirmado. O Grêmio anunciou, hoje à noite, a sua primeira grande contratação de 2025, o volante colombiano Cuellar , de 32 anos, que havia rescindido o seu contrato com o Al Shabab, da Arábia Saudita. Cuellar assinou contrato por dois anos. A dupla de volantes Cuellar e Villasanti, potencialmente, será a melhor do futebol brasileiro. Ao trazer Cuellar, o Grêmio mostra o nível de suas ambições, e se credencia para almejar grandes feitos durante o ano.
Avançando
A campanha exitosa do Grêmio na Copa São Paulo de Futebol Júnior prossegue. O Grêmio goleou o Goiás por 4 x 0, hoje, no Ninho das Garças, em Guaratinguetá, avançando para as oitavas de final da competição. A vitória do Grêmio foi categórica, aos 12 minutos o placar já estava em 2 x 0. O Goiás não criou nenhuma situação de perigo durante o jogo inteiro. O destaque do Grêmio foi o meia Gabriel Mec, autor dos dois primeiros gols. Foi a segunda goleada do Grêmio na disputa. Na estreia, o Grêmio havia vencido o Vitória da Conquista pelo mesmo placar. O próximo adversário do Grêmio será o Red Bull Bragantino, no sábado.
terça-feira, 14 de janeiro de 2025
Novo fenômeno
Um brasileiro é, desde a manhã de hoje, a mais nova sensação do tênis mundial. O novo fenômeno é João Fonseca, de apenas 18 anos, completados em agosto último. Pela primeira rodada do Torneio Aberto de Tênis da Austrália, um dos quatro do Grande Slam, Fonseca venceu por 3 x 0 o russo Andrey Rublev, nono colocado do ranking mundial. O feito ecoou no mundo inteiro, e Fonseca recebeu fartos elogios de diversos veículos de imprensa. Atualmente, Fonseca é o 112° do ranking, mas o resultado de hoje já deve lhe dar um lugar entre os cem primeiros. Desde Gustavo Kuerten, há quase um quarto de século, o tênis masculino brasileiro não revelava um jogador de primeira linha. Seu próximo adversário será o italiano Lorenzo Sonego, amanhã.
segunda-feira, 13 de janeiro de 2025
Classificado
Mais uma etapa foi superada. O Grêmio venceu o Marcílio Dias por 1 x 0, hoje, no Ninho das Garças, em Guaratinguetá, e está classificado para a terceira fase da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Com um jogador a mais desde os 45 minutos do primeiro tempo, o Grêmio fez seu único gol a 1 minuto do segundo, marcado por Hugo. Porém, não foi uma vitória tranquila. Mesmo com um jogador a menos, o Marcílio Dias foi combativo até o final. No último lance do jogo, obteve um escanteio a seu favor que, caso resultasse em gol, levaria a decisão para os tiros livres da marca do pênalti. O futebol jogado pelo Grêmio foi pragmático, focando no resultado e sem se intimidar com a violência praticada pelo adversário durante toda a partida. O próximo jogo do Grêmio será contra o Goiás, na quarta-feira. Será o adversário de maior tradição enfrentado pelo Grêmio na competição, até agora, o que faz prever um jogo difícil. No entanto, a campanha do Grêmio até aqui, com três vitórias e um empate, e apenas um gol sofrido, o qualifica para seguir adiante na disputa para alcançar o seu primeiro título da competição.
domingo, 12 de janeiro de 2025
Nova goleada
Não vai ser fácil assimilar a pancada. Uma nova goleada para o maior rival, pouco mais de dois meses depois da primeira. Foi o que aconteceu com o Real Madrid, que foi goleado por 5 x 2, de virada, pelo Barcelona, hoje, na decisão da Supercopa da Espanha, no Estádio King Abdullah Sports City, em Jedda. Em 26 de outubro último, pelo Campeonato Espanhol, em pleno Santiago Bernabeu, o Real Madrid levou 4 x 0 do Barcelona. Os resultados são ainda mais surpreendentes pelo fato de que o Real Madrid tem um grupo cheio de estrelas, enquanto o Barcelona aposta em jovens que ainda buscam uma afirmaçào. Hoje, grandes nomes como Vinícius Júnior e Belingham estiveram muito apagados, mas o problema parece não ser episódico, e sim, estrutural. Desde a aposentadoria de Tony Kroos, o Real Madrid ainda não encontrou um substituto adequado. A solução buscada dentro do próprio grupo, como vem sendo tentado, não está dando certo. Será preciso recorrer ao mercado. O Barcelona não tem nada a ver com isso. Com jovens revelações, como Lamine Yamal, e o brasileiro Raphinha em grande fase, vem conseguindo se impor sobre um rival com nomes de impacto.
sábado, 11 de janeiro de 2025
O começo dos campeonatos estaduais
O dia de hoje marcou o início daa competições de futebol profissional de 2025 no Brasil. O começo dos campeonatos estaduais, ainda que não na sua totalidade, ocorre apenas 33 dias após o encerramento das atividades do futebol brasileiro em 2024. Obviamente, clubes que voltaram das férias nessa semana, ou outros como o Botafogo, que ainda não retornou do recesso, iniciaram suas participações com jogadores das categorias inferiores e outros que estavam emprestados. Os grupos de jogadores principais dos grandes clubes brasileiros estão em pré-temporada, muitos deles no exterior. Hoje, tiveram início campeonatos como o estadual do Rio de Janeiro, paranaense, baiano e pernambucano, entre outros. Na quarta-feira, começará o Campeonato Paulista, também com os grandes clubes usando escalações alternativas. No próximo final de semana, será a vez do Campeonato Mineiro. No dia 22, começará o Campeonato Gaúcho. O massacrante calendário do futebol brasileiro será ainda mais apertado em 2025, em função do Mundial de Clubes, que fará com que o Campeonato Brasileiro pare por um mês e só seja encerrado em 21 de dezembro, gerando impacto sobre 2026, e causando uma bola de neve para anos posteriores.
sexta-feira, 10 de janeiro de 2025
Sem VAR
Criticado por obtusos e obscurantistas, o VAR tornou-se um recurso imprescindível ao futebol. Não é mais concebível a disputa de competições sem VAR, como ainda ocorre na prestigiosa Copa São Paulo de Futebol Júnior. A ausência desse elemento faz com que os erros do árbitro dentro das quatro linhas sejam irrecorríveis, gerando injustiças e influindo nos resultados. Claro, o VAR também comete seus erros, por ação ou omissão. Porém, é inegável que, a partir da sua utilização, os erros de arbitragem no futebol diminuíram muito. Uma competição de alto nível como a Copa São Paulo, por mais altos que sejam os custos e haja dificuldades operacionais, não poderia prescindor do VAR. Nem mesmo competições menos relevantes deveriam ser realizadas sem a assistência de vídeo. Para atestar a seriedade e credibilidade de uma disputa, o VAR é indispensável.
quinta-feira, 9 de janeiro de 2025
A volta do trumpismo
A vitória de Donald Trump na eleição presidencial dos Estados Unidos foi uma péssima notícia para o mundo. A volta do trumpismo é um pesadelo que irá durar quatro anos. Antes mesmo de assumir o cargo, o que ocorrerá no próximo dia 20, Trump já deu uma série de declarações desastrosas. Ameaçou anexar o Canadá e a Groenlândia, e tomar o Canal do Panamá. Politicamente, são ações impensáveis, ainda que, militarmente, os Estados Unidos tenham condições para tanto. As falas de Trump mostram seu apreço por ações imperialistas, seu hegemonismo em relação aos demais países. A presença de Trump no poder é, sempre, um motivo de intranquilidade para o mundo inteiro. A decisão de Marck Zuckerberg, dono da Meta, de eliminar a checagem de notícias falsas nas redes sociais é um aceno aos interesses de Trump. Com isso, as fake news e toda a sorte de iniquidades estarão, novamente liberadas nas redes sociais. O erro dos eleitores americanos, ao escolherem Trump, será pago por todos os cidadãos da Terra.
quarta-feira, 8 de janeiro de 2025
A reafirmação da democracia
O 8 de janeiro é uma data para nunca mais ser esquecida. Hoje, uma série de atos marcaram os dois anos da tentativa de golpe de 8 de janeiro de 2023, fazendo a reafirmação da democracia. O mesmo havia ocorrido em 2024. Um total de 371 pessoas foram presas por participação nos atos golpistas, e 70 delas não tem mais direito a recurso. Em seu discurso na cerimônia de hoje, o presidente Luís Inácio Lula da Silva disse que ama a democracia, e foi intensamente aplaudido. O Brasil esteve próximo de sofrer um novo golpe militar, como o que se abateu sobre o país de 1964 a 1985. As sedes dos poderes da República foram invadidas e vandalizadas. Obras de arte foram destruídas. Porém, a democracia prevaleceu. Por isso, a data deve ser, daqui para a frente, um momento de exaltação à democracia. Como também declarou Lula em seu discurso, ditadura nunca mais. O presidente destacou que todos os indiciados pelos atos que visavam a destruição do estado democrático terão direito à presunção de inocência e a ampla defesa. No entanto, não há lugar para a impunidade diante de atos tão abomináveis. Todos os que forem condenados terão de pagar por seus crimes. Sem anistia, sob nenhuma hipótese.
terça-feira, 7 de janeiro de 2025
Ausências significativas
Os presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, Arthur Lira (PP-AL) e Rodrigo Pacheco (PSD-MG), respectivamente, não comparecerão às cerimônias de lembrança dos dois anos dos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023. São ausências significativas, e lamentáveis. Lira também não compareceu às cerimônias do primeiro ano, em 2024. Pacheco justificou sua ausência amanhã por estar no exterior, em viagem pré-agendada. O não comparecimento de Lira, especialmente, revela sua linha de total oposição ao atual governo, e a identificação com as forças do atraso. Diante da gravidade dos ataques desferidos à democracia, em que as sedes do poderes da República foram atacadas, seria muito importante que os presidentes das duas casas do Congresso estivessem presentes às cerimónias. O seu não comparecimento demonstra que questões de cunho ideológico estão sendo prevalentes em relação à defesa enfática da democracia. O Congresso, que deveria priorizar os interesses do país, se mostra, na prática, uma pedra no sapato do governo, em vez de cerrar fileiras na busca do melhor para o Brasil.
segunda-feira, 6 de janeiro de 2025
Prêmio histórico
No início da madrugada, veio a grande notícia. Fernanda Torres ganhou o Globo de Ouro de Melhor Atriz em Drama, por sua atuação em "Ainda Estou Aqui", um prêmio histórico. Há 25 anos, sua mãe, Fernanda Montenegro, concorreu ao mesmo prêmio por "Central do Brasil", mas não venceu. Em comum, o diretor de ambos os filmes, Walter Salles Júnior. Se na ocasião anterior, o filme foi premiado e a atriz não, agora, a situação se inverteu, com Fernanda Torres vencendo e "Ainda estou aqui" sendo preterido na categoria "Melhor filme em língua estrangeira". A vitória de Fernanda Torres tem sabor de resgate da frustração de 1998, quando sua mãe merecia ter vencido. Uma publicação conceituada, "Entertainment Weekly" considera que Fernanda Torres, a partir do Globo de Ouro ganho, larga com força na busca do Oscar. Seria espetacular se Fernanda Torres ganhasse, também, o maior prêmio do cinema mundial, mais uma vez resgatando a decepção de 1998, quando sua mãe devia vencer, o que não aconteceu. Porém, mesmo que não obtenha o Oscar, Fernanda Torres já fez história.
domingo, 5 de janeiro de 2025
Começo arrasador
Nada melhor para uma estreia. O Grêmio goleou o Vitória da Conquista (BA) por 4 x 0, hoje, no Estádio Ninho da Garça, em Guaratinguetá, pela primeira rodada da Copa São Paulo de Futebol Júnior, um começo arrasador. A modéstia do adversário não deve servir para que se desmereça a goleada do Grêmio, pois o Inter perdeu para o América de Pedrinhas (SE), um clube ainda menos representativo. Até hoje, o Grêmio ainda não ganhou a Copa São Paulo de Futebol Júnior. Foi vice-campeão duas vezes, em 1991 e 2020. Uma situação incômoda, já que seu maior rival, o Inter, a venceu por cinco vezes. A cada nova edição da competição, surge a esperança de quebrar esse tabu. Em 2025, não está sendo diferente.
sábado, 4 de janeiro de 2025
Derrota vexatória
Foi mais do que uma simples "zebra". Pela primeira rodada da Copa São Paulo de Futebol Júnior, hoje, o Inter perdeu por 1 x 0 para o América de Pedrinhas (SE), no Estádio Antônio Soares de Oliveira, em Guarulhos, uma derrota vexatória. Cinco vezes campeão da competição, o Inter perdeu para um clube estreante na disputa. Mesmo que o Inter ainda venha a se classificar para as fases eliminatórias, nada apagará o vexame de uma derrota como essa. O Inter investe valores significativos nas suas categorias inferiores. O América de Pedrinhas foi fundado em 1953, mas só se profissionalizou em 2018. Em 2021, foi rebaixado para a segunda divisão do futebol sergipano. A enorme discrepância em tradição e recursos que separa os dois clubes tornam o resultado de hoje ainda mais constrangedor. Como primeira impressão de 2025, ainda que não tenha sido um jogo dos profissionais, o ano começou muito mal para o Inter.
sexta-feira, 3 de janeiro de 2025
Só o técnico não basta
Depois de um longo período de indefinição, o Grêmio contratou um bom técnico, Gustavo Quinteros. Porém, só o técnico não basta. O Grêmio já dispensou vários jogadores, e ainda não contratou nenhum. Como se nào bastasse, aventa-se a possibilidade de que Villasanti seja vendido para o Palmeiras. Se isso acontecer, será muito ruim. Villasanti é o melhor jogador do Grêmio. Se sair, afora reforçar um adversário, enfraquecerá o grupo do Grêmio, que necessita de acréscimos, e não de diminuir ainda mais a sua condição técnica. Mesmo que se saiba que o Grêmio enfrenta falta de recursos financeiros, reforçar-se é uma necessidade. Se, em vez disso, ainda vier a perder um dos pilares técnicos do grupo, as perspectivas para 2025 tornam-se pouco animadoras. A diretoria precisa esforçar-se para manter os principais jogadores, e buscar sanar as deficiências do grupo. Se não o fizer, o Grêmio terá mais uma ano de muitas dificuldades dentro das quatro linhas.
quinta-feira, 2 de janeiro de 2025
Recomeço
Depois de um breve intervalo, o futebol brasileiro está de volta. Apenas 25 dias após o término do Campeonato Brasileiro, e 21 da participação do Botafogo na Copa Intercontinental de Clubes, o recomeço do futebol brasileiro se dará, hoje, como já é tradição, com a Copa São Paulo de Futebol Júnior, que irá até o dia 25. Serão 128 clubes divididos em 32 grupos, na maior competição de futebol de categorias inferiores do Brasil, disputada desde 1969, e que já revelou grandes jogadores. São muitos jovens que enxergam a disputa como a grande chance de aparecerem no cenário do futebol. O Corinthians é o maior vencedor da competição, com 11 títulos. Sem dúvida, é um bom "aperitivo" para as competições profissionais do ano, que iniciam com os campeonatos estaduais. Em 2025, o calendário massacrante do futebol no país, em função da paralisação do Campeonato Brasileiro por um mês, durante a disputa do Mundial de Clubes, só se encerrará em 21 de dezembro, ou seja, apenas 12 dias antes do início da próxima Copa São Paulo de Futebol Júnior. Cada vez mais, o torcedor não tem tempo para descansar de um ano de futebol, e as competições do ano seguinte já começam.
quarta-feira, 1 de janeiro de 2025
Continuidade
O primeiro dia do ano marcou, também, no Brasil, a posse dos prefeitos eleitos em outubro. Porém, pouco há de novo nesse fato. O eleitor em grande parte dos municípios, preferiu o caminho da continuidade, reelegendo muitos prefeitos. Foi o caso, por exemplo, de Eduardo Paes (PSD), do Rio de Janeiro, que ocupará o cargo pelo quarto mandato. Num país que necessita de ações políticas ousadas, os eleitores se mostram temerosos de mudanças. Portanto, os problemas hoje existentes dificilmente serão solucionados. A maioria dos prefeitos é de direita, o que torna as chances de mudanças ainda mais reduzidas. A onda conservadora segue presente no país, o que explica o atual quadro. Nas eleições de 2026, para presidente e governos estaduais, isso poderá gerar uma influência perniciosa. Assim sendo, urge que a esquerda repense suas estratégias. O tempo transcorre rápido, e é preciso agir para que o país não caminhe para um retrocesso desastroso. Os dois anos do ataque aos poderes da República, a serem completados na próxima quarta-feira, são um momento propício para a esquerda deflagrar uma açào persuasiva sobre os eleitores. Não há tempo a perder.
Assinar:
Postagens (Atom)