quarta-feira, 14 de maio de 2025
José Mujica
Um ser humano notável. O ex-presidente do Uruguai José Mujica, que faleceu, ontem, aos 89 anos, foi um homem ímpar. Com profundo senso humanista, bateu-se sempre contra o modelo de sociedade consumista que vigora atualmente, e lutou contra a desigualdade econômica que a caracteriza. Conhecido, popularmente, como Pepe Mujica, o político uruguaio foi um ativista na juventude, e um grande pensador de esquerda na maturidade. Levava, por sua escolha, uma vida simples e despojada, sem concessões ao consumismo. Seu carro, símbolo dessa postura, era um modesto Fusca. Ressaltava que a vida não deve ser voltada só para o trabalho, é preciso, também, fruir o descanso e aproveitar o que ela oferta. Numa época em que a extrema-direita se expande no mundo, a figura de Mujica, em um pólo contrário, ganha uma dimensão ainda maior. Mujica teve uma longa e profícua vida, e deixa um enorme legado.
terça-feira, 13 de maio de 2025
Desesperança
Não é por nada que a torcida está desanimada e vem se ausentando do estádio. O Grêmio empatou em 1 x 1 com o Godoy Cruz, hoje, na Arena, pela Copa Sul-Americana, deixando no torcedor um sentimento de desesperança em relação ao futuro. O golaço de João Pedro, logo aos 6 minutos, parecia apontar para uma vitória tranquila, mas isso não aconteceu. Aos 28 minutos, Tiago Volpi tomou um "frango", e o Grêmio cedeu o empate. Mesmo com muito tempo de jogo pela frente, o Grêmio não conseguiu reagir. Embora tivesse maior posse de bola, o Grêmio fez um péssimo segundo tempo, perdendo quase todas as divididas. A sensação que se tinha é que o Grêmio estava mais próximo da derrota do que da vitória. O resultado foi ruim para o Grêmio porque deverá fazer com que termine em segundo lugar no grupo, o que o remeterá para a repescagem, contra um dos terceiros colocados da primeira fase da Libertadores, acrescentando mais dois jogos a um calendário que já é massacrante. Porém, pior do que esse fato é a falta de perspectiva de melhora que o Grêmio demonstra a cada jogo. O ano não chegou nem na metade, o que aponta para um longo ua torcida ainda terá muito o que sofrer em 2025.
segunda-feira, 12 de maio de 2025
A contratação de Carlo Ancelotti
Enfim, aconteceu. A CBF anunciou, hoje, a contratação de Carlo Ancelotti para ser o novo técnico da Seleção Brasileira. Sonho antigo do presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, o técnico italiano chega sob aplausos entusiasmados da colonizada imprensa esportiva brasileira. Porém, por várias razões, a contratação de Ancelotti é um equívoco. Primeiramente, porque, em todas as 22 Copas do Mundo disputadas até hoje, as seleções campeãs sempre foram treinadas por técnicos do seu próprio país. O salário e vantagens oferecidos para Ancelotti são obscenos, levando-se em conta a realidade brasileira. Serão R$ 4 milhões de salário. Bônus de 5 milhões de euros se ganhar a Copa do Mundo. Um apartamento no Rio de Janeiro com aluguel pago pela CBF. Um jatinho à disposição para fazer viagens de bate e volta para a Europa. Ancelotti tem um currículo admirável, mas seu trabalho no Real Madrid, no último ano, não foi bom. O clube foi eliminado nas semifinais da Champions League, e está fora da luta pelo título no Campeonato Espanhol. A Seleção Brasileira é a única que disputou todas as Copas do Mundo, sendo, também, a maior venceúdora da competição. Sendo assim, não deveria recorrer a técnicos estrangeiros.
domingo, 11 de maio de 2025
Desabamento
Ao que parece, tudo se encaminha para uma terra arrasada. O Inter foi goleado por 4 x 0 pelo Botafogo, hoje, no Engenhão, pelo Campeonato Brasileiro, ampliando um processo de desabamento poucas vezes visto. Foi a terceira derrota consecutiva do Inter, com 11 gols sofridos e apenas 3 marcados. A sequência massacrante de jogos fez com que o Inter poupasse titulares, jogando com uma escalação mista. Porém, tanto os titulares remanescentes quanto os reservas que começaram o jogo afundaram. O Botafogo atropelou o Inter, e poderia ter feito um placar ainda maior, já que perdeu outras chances claras de gol. Na próxima quinta-feira, o Inter tem um jogo decisivo contra o Nacional do Uruguai, no Parque Central, pela Libertadores. Se perder, novamente, a continuidade do técnico Róger Machado ficará seriamente ameaçada. Cabe lembrar que Róger Machado, recentemente, renovou seu contrato com o Inter até dezembro de 2026. No entanto, não há como sustentar um trabalho com tantas derrotas e gols sofridos em sequência. O ano do Inter, visto com otimismo por muitos, poderá se encerrar, em termos da perspectiva de grandes conquistas, ainda no mês de maio.
sábado, 10 de maio de 2025
Balde de água fria
Ficou um gosto amargo para o torcedor. O Grêmio empatou em 1 x 1 com o Red Bull Bragantino, hoje, na Arena, pelo Campeonato Brasileiro, um resultado que, pela forma como se deu, foi um balde de água fria na torcida. Com Nathan Pescador, absurdamente, escalado como titular, o Grêmio fez um mau primeiro tempo, com o Red Bull Bragantino sendo superior e exigindo boas defesas do goleiro Thiago Volpi. No segundo tempo, com a saída de Nathan Pescador e a entrada de Monsalve, o Grêmio perdeu várias chances de gol, entre elas uma bola na trave, obrigou Claiton a fazer grandes defesas, e abriu o placar com Amuzu, aos 42 minutos. A vitória, que parecia garantida, escapou com um gol de Isidro Pitta, aos 44, ou seja, a vantagem no placar durou apenas dois minutos. Foi mais um duro golpe para quem busca sair de uma prolongada fase de maus resultados. Os pontos desperdiçados levaram o Grêmio a se aproximar, novamente, da zona de rebaixamento, da qual saíra na rodada anterior, condição que demonstra o quanto será penoso o caminho até que se alcancem dias mais tranquilos para o clube.
sexta-feira, 9 de maio de 2025
A derrocada do PSDB
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, anunciou, hoje, a sua saída do PSDB e o ingresso no PSD. Com a saída de Leite, a derrocada do PSDB parece irreversível, tanto que, mesmo anteriormente à sua desfiliação, o partido já encaminhava negociações para uma fusão com o Podemos. Antes uma legenda poderosa, o PSDB, agora, conta com apenas um governador, Eduardo Riedel, do Mato Grosso do Sul, que também recebeu convite para ingressar no PSD, mas preferiu esperar o desfecho da possível fusão já referida. Durante muitos anos, PT e PSDB dominaram o cenário político brasileiro, se sobrepondo aos demais partidos. Porém, a partir da vitória de Dilma Roussef sobre o seu candidato, Aécio Neves, na eleição presidencial de 2014, o PSDB, por não ter assimilado o resultado, acabou aliando-se à extrema-direita golpista. O preço pago por essa postura foi muito alto, pois a vingança obtida com o impeachment de Dilma, foi anulada pelo esvaziamento eleitoral do partido, devorado pelos extremistas de direita com os quais se aliou. Atualmente, o PT, seu antigo rival, continua forte, tanto que elegeu Luís Inácio Lula da Silva para o terceiro mandato como presidente, enquanto o PSDB se desidrata a cada dia. Ao não aceitar o resultado da eleição de 2014, e contribuir para a deposição de uma presidente legitimamente eleita, o PSDB acabou por cavar a sua própria sepultura.
quinta-feira, 8 de maio de 2025
Papa americano
Foi uma surpresa para todos. O mundo tem, agora, um papa americano, que não aparecia entre os mais cotados nas bolsas de apostas. Robert Francis Prévost, nascido em Chicago, adotou o nome de Leão XIV, e terá, possivelmente, um papado de média a longa duração, já que está com 69 anos. O novo papa, que ainda não havia completado dois anos como cardeal, deverá seguir a mesma linha de seu antecessor, Francisco, na defesa dos pobres e vulneráveis, mas, por ser da ordem agostiniana, poderá se inclinar para uma postura mais conservadora no campo dos costumes, o que seria um retrocesso lamentável. Em seu primeiro pronunciamento, Leão XIV fez um apelo pela paz no mundo. Num momento de tantas conflagrações e tensionamentos, é um pedido dos mais oportunos. Francisco foi um papa que marcou sua trajetória pela busca do entendimento e da conciliação entre os povos, o que fez com que recebesse o reconhecimento até dos não católicos. Honrar esse legado é a grande tarefa que se coloca para o novo papa.
Ladeira abaixo
Não dá mais para negar a realidade. O Inter perdeu por 3 x 1 para o Nacional de Medellin, hoje, no Atanásio Girardot, pela Libertadores, e seu rendimento está indo ladeira abaixo. Embora, em termos estatísticos, tenha sido, apenas, a terceira derrota no ano, já é a segunda consecutiva. A defesa, antes sólida, levou sete gols nesses dois jogos. O técnico Róger Machado, na tentativa de estancar a sangria, escalou, mais uma vez, um meio de campo com três volantes, sem obter nenhum efeito prático. Róger, por sinal, parece cumprir, novamente, sua tendência de perder o "gás" após um bom início de trabalho. Aos poucos, torcedores e cronistas esportivos, que antes incensavam o Inter, começam a fazer fortes juízos críticos sobre a qualidade de seu grupo de jogadores, evidenciando que o mesmo estava sendo superestimado em seu potencial. Em termos de classificação para a próxima fase da competição, o Inter ainda só depende dos seus próprios resultados. Porém, com o pouco futebol que vem jogando, não há razões para se ter otimismo.
quarta-feira, 7 de maio de 2025
Torturante
Foi horrível. O Grêmio empatou em 0 x 0 com o Atlético Grau (PER), hoje, no Estádio Alejandro Villanueva, em Lima, pela Copa Sul-Americana, um jogo torturante para quem assistiu. Nada se aproveita da atuação do Grêmio. O desempenho foi desastroso técnica e animicamente. Contra um adversário de baixíssima qualidade, o Grêmio criou raras chances de gol, perdeu quase todas as divididas, mostrou pouca competitividade, teve uma maior posse de bola sem efeito prático. Não houve nenhuma boa atuação individual no Grêmio. Todos jogaram muito abaixo do mínimo aceitável. Em cinco jogos com o técnico Mano Menezes, o Grêmio não demonstra nenhuma evolução. Seja qual for o resultado que obtenha, o desempenho é, sempre, ruim. Não há nenhum indício de que vá ocorrer uma melhora. O torcedor está desiludido. As perspectivas para o Grêmio são desanimadoras.
terça-feira, 6 de maio de 2025
Grande jogo
Espetacular. Inter de Milão 4 x 3 Barcelona, hoje, no Giuseppe Meazza, pelas semifinais da Champions League,foi um grande jogo, daqueles que exemplificam porque o futebol empolga multidões. O placar agregado do confronto fechou em 7 x 6 para o Inter de Milão, o que dá a dimensão do quanto foi grandioso esse enfrentamento. O empate em 3 x 3 no Estádio Olímpico Montjuich, indicava um favoritismo do Inter de Milão, hoje, por jogar em casa, e isso parecia se confirmar com a vitória parcial de 2 x 0, no primeiro tempo. Porém, com gols aos 9 e 15 minutos do segundo tempo, o Barcelona mudou a face do jogo, e ao conseguir a virada, aos 42, parecia estar obtendo uma classificação épica. No entanto, aos 48 minutos, o Inter de Milão empatou, levando a partida para a prorrogação. Aos 9 minutos do primeiro tempo da prorrogação, o Inter de Milão fez o quarto gol e, embora houvesse muito tempo para isso, o Barcelona não conseguiu mais reagir. O jogo teve vários destaques individuais, mas o maior, talvez, tenha sido o veterano goleiro suiço Sommer, do Inter de Milão, com duas defesas extraordinárias. Nunca antes, em toda a história da Champions League, um confronto havia tido dois empates em 3 x 3. Também jamais houve um placar agregado tão alto na competição, com treze gols. Com uma vitória tão expressiva como essa, o Inter de Milão vai muito fortalecido para a decisão, seja qual for o seu adversário, a ser definido no jogo Paris Saint Germain x Arsenal, amanhã, no Parc de Princes.
segunda-feira, 5 de maio de 2025
Revendo conceitos
Os recentes tropeços do Inter já estão produzindo um efeito interessante na imprensa esportiva do Rio Grande do Sul. Muitos cronistas que exaltavam a qualidade do grupo de jogadores do Inter, considerando-o capaz de lutar por grandes títulos, estão revendo conceitos. Na verdade, esse processo era inevitável. Ainda que tenha uma qualidade média razoável, o grupo do Inter estava sendo superestimado, e não é um candidato natural à conquista de grandes títulos. Afora isso, o técnico Róger Machado, mais uma vez, está por confirmar a pecha de ser uma "garrafa pet", ou seja, que perde o gás depois de um certo tempo. Cabe destacar que, se o Grêmio não tivesse tido um pênalti escandaloso sonegado no Gre-Nal, já estaria com um ponto a mais que o Inter na classificaçào do Campeonato Brasileiro. Com o grupo de jogadores de que dispõe, o Inter pode repetir o desempenho de 2024, quando chegou em quinto lugar no Brasileirão, e tentar surpreender nas Copas.
domingo, 4 de maio de 2025
Vitória fundamental
Ganhar era uma tarefa inadiâvel. O Grêmio venceu o Santos por 1 x 0, hoje, na Arena, pelo Campeonato Brasileiro, uma vitória fundamental para evitar uma crise de grandes proporções no clube. O jogo valeu pelo resultado. O Grêmio não jogou bem, e chegou a ser inferior ao Santos em boa parte do jogo. Afora o lance do gol, marcado por Cristian Olivera, aos 32 minutos do segundo tempo, o Grêmio pouco criou ofensivamente. O gol evitou que o jogo terminasse num 0 x 0 melancólico. Durante vários momentos ao longo da partida, o torcedor do Grêmio manifestou-se com vaias. Mais uma vez, muitos jogadores deixaram a desejar em suas atuações, como Cristaldo, novamente inoperante, e Braithwaite, que esteve apagado durante todo o tempo, até ser substituído. A grande notícia para o torcedor do Grêmio foi mais um bom desempenho do jovem Alysson, que entrou no intervalo, mostrando que já merece um lugar entre os titulares. Com mais cinco jogos em casa durante o mês de maio, por diferentes competições, o Grêmio tem uma boa oportunidade de obter uma continuidade de resultados positivos e acalmar o seu ambiente.
sábado, 3 de maio de 2025
Um jogo de reviravoltas
Muita intensidade e alternâncias. O Inter perdeu por 4 x 2 para o Corinthians, hoje, no Itaquerão, pelo Campeonato Brasileiro, em um jogo de reviravoltas. O Corinthians se mostrava superior no jogo, e abriu o placar aos 25 minutos, com Yuri Alberto. O Inter reagiu, e virou o jogo, com gols de Braian Aguirre, numa falha do goleiro Hugo Souza ao tentar cortar o cruzamento, aos 38, e Thiago Maia, aos 42. Aos 16 minutos do segundo tempo, Bruno Henrique, do Inter, recebeu o segundi cartãi amarelo, e foi expulso. O Corinthians, que já tivera um gol anulado, empatou aos 19, novamente com Yuri Alberto. Outro gol do Corinthians havia sido anulado e, quando parecia que o resultado era definitivo, foi marcado um pênalti para o clube paulista. Yuri Alberto cobrou e fez 3 x 2, aos 49 minutos. O Inter, então, partiu em busca do empate e, num contra-ataque, Igor Coronado fez 4 x 2 para o Corinthians, aos 58 minutos. Foi um jogo de muitas intervenções da arbitragem. Porém, o resultado foi justo, pois o Corinthians foi superior na maior parte do tempo.
sexta-feira, 2 de maio de 2025
Um jogo de tensão máxima
Dois clubes em ebulição. Grêmio x Santos, no próximo domingo, será um jogo de tensão máxima. São dois grandes clubes do país que estão na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro, para desilusão e revolta de seus torcedores. O jogo será o quarto de Mano Menezes como técnico do Grêmio, o primeiro na Arena, depois de uma derrota amarga para o CRB, pela Copa do Brasil. No Santos, será o segundo jogo de Cléber Xavier, que está iniciando a carreira de técnico, mas já sob pressão, pois estreou com um empate, em casa, com o modesto CRB, também pela Copa do Brasil. Embora o Brasileirào esteja no início, uma derrota, para qualquer dos lados, será o estopim de uma enorme crise. No caso do Grêmio, o zagueiro Jémerson entrou numa rota de colisão irreversível com a torcida, como já acontecera com André Balada, Thiago Santos e Diogo Barbosa anteriormente. A hipótese de que Jémerson continue a ser escalado, alegadamente por falta de outras opções, desespera os torcedores. Sua presença poderá influir muito negativamente no ambiente do estádio, o que seria péssimo para quem necessita, urgentemente, de reabilitação. Se vencer, o Grèmio sairá da zona de rebaixamento, e dará um salto considerâvel na classificação. Só assim o clube poderá sair da forte turbulência em que se encontra, e projetar o futuro com mais otimismo.
quinta-feira, 1 de maio de 2025
Um dia para reflexão
Hoje, comemora-se o Dia do Trabalho. Acima de tudo, é um dia para reflexão. Num mundo cujas mudanças ocorrem em velocidade assombrosa, o trabalho e suas relações sofrem intensas alterações, exigindo constantes adaptações de quem busca o seu lugar no mercado. Profissões tradicionais desaparecem, novas surgem, a robótica e a inteligência artificial roubam espaço dos trabalhadores, direitos duramente conquistados são suprimidos. Numa época como a atual, infestada pelo neoliberalismo, não é fácil a inserção no mercado de trabalho. Salârios aviltantes, jornadas escorchantes, precarização dos direitos trabalhistas, etarismo, entre outros fatores, compõem o cenário sombrio das atividades laborais na atualidade. Os remédios neoliberais para a economia só agravam o quadro. A política de "austeridade" gera perda de investimentos, encolhimento da economia, redução do poder aquisitivo, e desemprego. Mais do que nunca, é preciso priorizar a geração de empregos e reforçar a legislação trabalhista. As forças progressistas da sociedade devem usar o dia de hoje para refletir, e buscar ações que contenham a escalada neoliberal. O fim da escala 6/1, em discussão, atualmente, no Congresso, caso venha a ser aprovado, seria um excelente ponto de partida para uma retomada dos direitos da classe trabalhadora.
quarta-feira, 30 de abril de 2025
Derrota absurda
Parecia que o pesadelo estava acabando, mas foi uma ilusão. O Grêmio perdeu por 3 x 2 para o CSA, hoje, no Rei Pelé, pela terceira fase da Copa do Brasil, num jogo com duas viradas, uma derrota absurda pela forma como ocorreu. O CSA abriu o placar aos 15 minutos, mas o Grêmio conseguiu empatar aos 23, com Braithwaite. O jogo seguiu equilibrado e, no segundo tempo, aos poucos, o Grêmio foi tomando o controle da partida, fato que foi coroado com um golaço de Dôdi, aos 35 minutos. Porém, o inacreditável aconteceu e o CSA virou o jogo novamente, com gols aos 42 e 47 minutos. Ao fazer o segundo gol, o Grêmio estava com o jogo na mão, e permitiu a reversão. Mais uma vez, individualidades comprometeram. Tiago Volpi, João Pedro, Jémerson e Edenílson não podem mais ser titulares. O técnico Mano Menezes veio por sua capacidade de armar defesas, mas em três jogos sob sua orientação o Grêmio sofreu seis gols. Felipão, apresentado ontem como coordenador técnico, deixou claro que não sabe exatamente o que lhe compete fazer. O momento vivido pelo Grêmio é aterrador.
terça-feira, 29 de abril de 2025
Resultado constrangedor
Por pouco, não foi um duro tropeço. O Inter venceu o Maracanã (CE), por 1 x 0, hoje, no Beira-Rio, pela terceira fase da Copa do Brasil, um resultado constrangedor para quem esperava uma goleada. O jogo se encaminhava para um empate em 0 x 0, quando Gustavo Prado marcou o gol da vitória, aos 48 minutos do segundo tempo. Alan Patrick, que entrou no segundi tempo, já havia desperdiçado um pênalti, e dois gols haviam sido anulados. O placar magro diante de um adversário tão modesto evidencia que o Inter tem um potencial superestimado pela imprensa e, somado a outros resultados recentes, confirmam a tendência do técnico Róger Machado de perder o "gás" depois de um certo tempo de trabalho. As preservações de determinados titulares na escalação que começou o jogo não servem como desculpa, pois o Inter só as fez por estar convencido de que não precisaria de força mâxima para vencer com tranquilidade. Nada foi como o planejado, o que demonstra que o grupo de jogadores do Inter não e tão forte e equilibrado como a imprensa costuma propagar.
segunda-feira, 28 de abril de 2025
A descaracterização da Seleção
Cada vez mais afastada do coração dos torcedores, a Seleção Brasileira sofrerá mais um rude golpe na sua identidade. A descaracterização da Seleção Brasileira será ampliada com o lançamento, em março de 2026, de um segundo uniforme na cor vermelha, com fragmentos em preto. A iniciativa fere, inclusive, o estatuto da própria CBF, que dispõe que a Seleção só pode usar uniformes com as cores da instituição, que são as mesmas da bandeira brasileira. A referida camisa sequer exibirá o logotipo da Nike, fornecedora de material esportivo da Seleção, mas a da griffe do ex-jogador de basquete Michael Jordan, pois as duas empresas costumam fazer ações conjuntas. Certamente, o que está por trás de tudo isso, são interesses financeiros. O futebol se tornou uma indústria bilionária, e o dinheiro é preponderante sobre qualquer outro fator. A perda da identidade visual é mais um aspecto que fará a indiferença do público para com a Seleção se ampliar expressivamente.
domingo, 27 de abril de 2025
Resultado com sabor amargo
Em outras circunstâncias, até poderia ser considerado um desfecho razoável. O Grêmio empatou em 1 x 1 com o Vitória, hoje, no Barradão, pelo Campeonato Brasileiro, um resultado com sabor amargo, pois saiu na frente no placar. Curiosamente, o autor do gol do Grêmio, aos 20 minutos do primeiro tempo, foi o zagueiro Jémerson, de atuação desastrosa no meio da semana, pela Copa Sul-Americana, e o goleiro Tiago Volpi, que vinha de grandes atuações, foi responsável pelo empate do Vitória, ao sair mal do gol, aos 21 minutos do segundo tempo. O Grêmio fazia o suficiente para obter a vitória, até Tiago Volpi falhar. A partir daí, o jogo ficou tenso, e ambos os lados tiveram chances para vencer. A vitória faria o Grêmio subir para o décimo-segundo lugar. Com o empate, o clube permanece dentro da zona de rebaixamento, em décimo-oitavo lugar. Porém, já há fatos positivos. Ainda não foi possível terminar um jogo sem levar gols, mas é visível que já há uma maior consistência coletiva. Os gols tomados pelo Grêmio nos dois últimos jogos, foram consequências de erros individuais. A melhora ainda é tímida, mas já há razões para o torcedor ter esperanças de tempos mais exitosos.
sábado, 26 de abril de 2025
Uma piada de mau gosto
Seria engraçado, se não fosse desastroso. O Inter venceu o Juventude por 3 x 1 de virada, hoje, no Beira-Rio, pelo Campeonato Brasileiro, com a defesa do adversário se constituindo em uma piada de mau gosto, tomando todos os gols de cabeça. A ineficiência do Juventude nas jogadas de bola aérea é inacreditável. Bastava cruzar uma bola na sua área para criar um lance perigoso ou marcar um gol. Nos dois primeiros gols do Inter, Alan Patrick cobrou escanteios e Victor Gabriel cabeceou livre para marcar. No terceiro gol, Borré também não teve dificuldade em cabecear. O Juventude até começou o jogo bem, e abriu o placar com Batalla, aos 3 minutos. Porém, aos 17, numa cobrança de escanteio de Alan Patrick, Victor Gabriel cabeceou livre para empatar. Aos 38, em lance idêntico ao primeiro gol, Victor Gabriel desempatou. No segundo tempo, aos 15 minutos, Borré, novamente numa cobrança de escanteio, fez o terceiro gol do Inter. Com uma defesa tão ineficiente na bola aérea, o Juventude correrá sérios riscos durante toda a competição, e não será fácil a luta para se manter na Primeira Divisão.
sexta-feira, 25 de abril de 2025
A volta de Felipão
Depois de longas tratativas, Felipão retorna ao Grêmio, como coordenador técnico. A volta de Felipão é mais uma aposta do clube na força dos ídolos. Durante anos, o Grêmio escorou-se na força do mito Renato para a mobilização da torcida. Com a vinda de Felipão, o Grêmio busca uma voz forte no vestiário, que se somará à do técnico Mano Menezes, também conhecido por seu temperamento impositivo. Antes mesmo do acerto entre Grêmio e Felipão, Mano Menezes, perguntado a respeito, disse que não teria nenhum problema em trabalharem juntos, pois costuma adaptar-se às estruturas dos clubes que o contratam. Há quem desconfie que dois homens de personalidade forte possam ter dificuldade de relacionamento. Porém, a aposta do Grêmio é a de que duas figuras com esse perfil consigam controlar as turbulências de vestiário. Diante do fracasso que foi a meteórica trajetória do técnico Gustavo Quinteros no clube, com a frustração da não conquista do sonhado octacampeonato estadual e a presença na zona de rebaixamento já nas primeiras rodadas do Campeonato Brasileiro, o Grêmio decidiu trazer dois homens desassombrados e de atitudes firmes para reverter o mau momento. Felipão, com todo o seu simbolismo, mobilizará o apoio do torcedor. Resta saber o quanto isso se refletirá dentro das quatro linhas.
quinta-feira, 24 de abril de 2025
Resultado frustrante
Era para ter sido uma vitória. O Grêmio empatou em 2 x 2 com o Godoy Cruz, hoje, no Estádio Malvinas Argentinas, em Córdoba (ARG), pela Copa Sul-Americana, na estreia do técnico Mano Menezes, um resultado frustrante, pois esteve duas vezes em vantagem no placar e merecia ter vencido. A razão pela qual a vitória escapou foi a atuação comprometedora do zagueiro Jémerson, que falhou nos dois gols sofridos pelo Grêmio. Se no Gre-Nal seu desempenho foi aceitável, hoje Jémerson voltou a fazer uma apresentação desastrosa. Mais uma vez, fica evidente o erro da diretoria do Grêmio em não ter incluído um zagueiro pelo lado direito no seu pacote de contratações, pois a posição está carente há muito tempo. Em termos de classificação, o resultado não causou maiores danos ao Grèmio, que divide a liderança do grupo com o próprio Godoy Cruz. Porém, ter deixado a vitória escapar, depois de estar vencendo por duas vezes, tem um gosto amargo para o torcedor, e escancara a posição em que o grupo de jogadores tem a maior deficiência.
quarta-feira, 23 de abril de 2025
Intimado
Mais uma vez, a Justiça cumpriu o seu papel. Hoje, o ex-presidente Jair Bolsonaro foi intimado sobre a ação em que é réu no Supremo Tribunal Federal por tentativa de golpe de Estado. Bolsonaro assinou a intimação no seu leito na UTI de um hospital em Brasília, onde se recupera de uma cirurgia. O STF decidiu proceder a intimação por entender que Bolsonaro estava em condições de recebê-la, já que, ontem, havia feito uma "live" do mesmo leito de UTI. Portanto, as alegacões da defesa de Bolsonaro, de que a intimação nessas condições fere dispositivos legais, não se sustentam. Não há razão para ter qualquer tipo de complacência com Bolsonaro. Não é a primeira vez que Bolsonaro tenta usar seus alegados problemas de saúde para posar de vítima. Pelo bem do Brasil, Bolsonaro tem de ser punido por todos os crimes que cometeu. O mesmo tem de ocorrer com todos os demais arrolados na tentativa de golpe de Estado.
terça-feira, 22 de abril de 2025
Tropeço inesperado
Um resultado que pegou a todos de surpresa. O Inter empatou em 3 x 3 com o Nacional (URU), hoje, pela Libertadores, um tropeço inesperado e insólito, pois chegou a estar sendo goleado. O jogo seguiu um roteiro improvável. Com 6 minutos de jogo, o Nacional abriu o placar, e aos 10 já fazia 2 x 0. Aos 43, fez o terceiro. O Inter descontou aos 45, de pênalti. No segundo tempo, o Inter diminuiu com 21 minutos, e empatou aos 27. Porém, embora houvesse muito tempo para isso, a virada épica não aconteceu. Foram dois pontos preciosos que o Inter deixou escapar. A ideia de encaminhar a classificação para as oitavas de final vencendo todos os jogos em casa não é mais possível. O tropeço se deu contra o adversário mais fraco do grupo, o que pode custar caro so Inter. Nos últimos quatro jogos, sendo três deles pelo Campeonato Brasileiro, o Inter não venceu nenhum. Bem antes do que muitos poderiam esperar, o tão elogiado Inter do técnico Róger Machado parece estar mostrando o seu verdadeiro potencial.
segunda-feira, 21 de abril de 2025
A volta de Mano Menezes
Um retorno, duas décadas depois. A volta de Mano Menezes ao Grêmio foi acertada, hoje, exatos 20 anos depois de sua primeira chegada ao clube. O técnico chega num momento difícil do clube, que não conseguiu o octacampeonsto gaúcho e está na vice-lanterna do Campeonato Brasileiro. Mano Menezes está longe de ser uma unanimidade junto aos dirigentes e torcedores do Grêmio. Seus trabalhos mais recentes não tem sido bons. Porém, após a demissão de Gustavo Quinteros, o Grêmio precisava encontrar um novo técnico rapidamente, e o mercado não oferecia muitas opções. As perspectivas para o Grêmio, até o final do ano, lamentavelmente, são modestas. Antes de mais nada, é preciso evitar a ameaça de rebaixamento no Brasileirão. Nas Copas do Brasil e Sul-Americana, vai tentar chegar o mais longe possível, mas a chance de títulos parece pequena. Porém, o futebol demonstrado no Gre-Nal do último sábado, quando foi orientado pelo técnico interino James Freitas, dá um alento de que o Grêmio possa alcançar dias melhores. Caberá a Mano Menezes fazer dessa esperança uma realidade.
Papa Francisco
Uma perda, mesmo para os não religiosos. A morte do Papa Francisco, hoje, aos 88 anos, é sentida não só pelos católicos, mas por todos que reconheciam nele um homem humano e tolerante. Francisco foi um sopro de renovação na Igreja, enfrentando preconceitos e, por isso mesmo, atraindo opositores dentro e fora da instituição. Não se vergou. Soube continuar avançando na direção de uma Igreja mais aberta, com a devida prudência para não despertar ódios desmesurados. Recusou o excesso de pompa vinculado aos papas, foi um pontífice de marcante simplicidade. Até os seus rituais fúnebres já mostrarão mudanças resultantes de suas determinações por rituais menos suntuosos. Com sua postura, Francisco mostrou-se uma voz importante na busca de um mundo mais tolerante e fraterno. Foi um papa que buscou acolher a todos, sem discriminações, como deve fazer um arauto da paz. Resta esperar que o novo papa a ser escolhido não represente um retrocesso em direção ao conservadorismo, e sim um continuador dos avanços de Francisco.
domingo, 20 de abril de 2025
A coadjuvante se tornou protagonista
No futebol, a arbitragem é um fator auxiliar. Porém, no Brasil, a coadjuvante se tornou protagonista. A quinta rodada do Campeonato Brasileiro, que terminará amanhã, foi marcada por erros e omissões terríveis da arbitragem. Os aspectos técnicos e táticos dos jogos ficaram em segundo plano. Dois pênaltis escandalosos, um em favor do Grêmio no jogo contra o Inter, outro para o São Paulo, na partida com o Santos, não foram marcados. Um pênalti inexistente foi marcado contra o Juventude, em favor do Mirassol. No caso do São Paulo, o prejuízo foi minimizado porque, mesmo com o pênalti sonegado, a vitória sobte o Santos foi alcançada. No entanto, Grêmio e Juventude foram irremediavelmente prejudicados. O pênalti não marcado retirou do Grêmio uma vitória que lhe faria subir na classificação. Com o empate, ficou na zona de rebaixamento. O Juventude vencia o jogo e estava subindo para o quarto lugar. Com o empate foi para uma colocação intermediária. Com tantos erros da arbitragem, o futebol foi o grande derrotado do final de semana. Num campeonato de pontos corridos, cada ponto ganho ou perdido tem enorme influência no resultado final da competição, seja para o título, classificação para outras competições, ficar no "limbo", ou ser rebaixado. Essas definições deveriam se dar, exclusivamente, pela ação dos jogadores dentro das quatro linhas, mas estão sendo determinadas pelos erros e omissões da arbitragem, o que é inaceitável.
sábado, 19 de abril de 2025
Apito amigo
Um escândalo! Grêmio e Inter empataram em 1 x 1, hoje, na Arena, pelo Campeonato Brasileiro, num jogo marcado por um "erro" monstruoso de arbitragem, em mais um caso de "apito amigo" que, historicamente, beneficia o clube alvirrubro. Aos 44 minutos do segundo tempo, Braian Aguirre comete um pênalti claríssimo sobre Aravena. O árbitro Bráulio da Silva Machado (SC), nada marcou. Chamado pelo VAR para observar o lance no monitor, Bráulio manteve sua decisão, influindo de forma direta no resultado do jogo. O Grêmio merecia ter vencido o jogo. O técnico interino James Freitas começou a partida no esquema 4-4-2, com um meio de campo mais marcador e combativo. Com isso, o Grêmio surpreendeu o Inter, ganhava quase todas as divididas, levantou a torcida, e acabou abrindo o placar aos 38 minutos. Durante o segundo tempo, o técnico do Inter, Róger Machado, fez substituições, tirando os extremas e colocando meias, equilibrando o jogo. Porém, o pênalti que gerou o empate do Inter, aos 15 minutos, não foi consequência disso, mas, sim, uma falha infantil de João Pedro. O empate até soava justo quando, já no final do jogo, aconteceu o lance que influiu, injustamente, no resultado final. Como saldo da partida, fica a demonstração de que o grupo de jogadores do Grêmio pode render muito mais do que apresentava com o ex-técnico Gustavo Quinteros, e a evidência, cada vez maior, de que o Inter está decrescendo de produção.
sexta-feira, 18 de abril de 2025
Falsas esperanças
Poucas vezes se viu tamanho contraste entre expectativa e realidade. Vista com entusiasmo por grande número de pessoas, a volta de Neymar ao futebol brasileiro estimulou as falsas esperanças de que o jogador pudesse retomar sua carreira em alto nível e ser o protagonista da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2026. Na prática, seu retorno ao país tem se revelado um fracasso. Desde que chegou, Neymar pouco jogou. No meio de semana, após longa ausência por lesão, Neymar voltou a jogar pelo Santos, contra o Atlético Mineiro, na Vila Belmiro. Saiu ainda no primeiro tempo, com uma nova lesão muscular, sem prazo definido de recuperação. A evidência que tantos continuam a negar é que Neymar se encaminha para um final de carreira sem brilho. Nos últimos dois anos, Neymar fez pouquíssimos jogos, afastado por sucessivas lesões. Porém, manteve aeu trepidante estilo de vida, fora das quatro linhas. O futebol deixou de ser a sua prioridade. Só falta o jogador dizer isso com todas as letras para que,então, os que ainda mantém a ilusão de sua volta aos melhores tempos, culminando com a conquista da próxima Copa do Mundo, percebam que seu sonho, definitivamente, se desfez.
quinta-feira, 17 de abril de 2025
O vai e vem dos técnicos
No futebol, nada pesa mais do que os resultados. Com apenas 4 rodadas do Campeonato Brasileiro realizadas, de um total de 38, o vai e vem dos técnicos já se estabeleceu, com demissões em série. O primeiro a cair foi Mano Menezes, então no Fluminense, após derrota para o Fortaleza na rodada de abertura da comoetiçào. Mano é um dos cotados para ser o novo técnico do Grêmio, que demitiu Gustavo Quinteros, ontem, após ser goleado pelo Mirassol. Hoje, o Corinthians anunciou a demissão de Ramón Diaz, menos de um mês depois da conquista do Campeonato Paulista em cima de um rival, o Palmeiras. Os maus resultados após o título da disputa estadual abreviaram a trajetória do técnico no clube. Dorival Júnior, que também interessa ao Grêmio, é o preferido do Corinthians para ser o substituto de Ramón Diaz. No São Paulo, a continuidade do técnico Luís Zubeldia está por um fio. Caso Zubeldia seja demitido, Dorival Júnior deverá ser o nome preferencial para o substituir. Assim vai sendo a vida dos técnicos, a cada nova rodada do Brasileirão, numa ciranda em que quem sai de um clube torna-se, pouco depois, a solução pretendida por outro.
quarta-feira, 16 de abril de 2025
Um choque de realidade
O fim do jejum de títulos, com a conquista do Campeonato Gaúcho, e a longa invencibilidade, fizeram com que torcedores e jornalistas identificados com o Inter superestimassem a sua potencialidade. O Inter perdeu para o Palmeiras por 1 x 0, hoje, no Beira-Rio, pelo Campeonato Brasileiro, e teve um choque de realidade. A primeira derrota do ano, e em casa, mostrou que o Inter ainda não se ombreia com as maiores forças do futebol brasileiro. Para sonhar com vôos mais altos, o Inter ainda tem um longo caminho a percorrer.
Desfecho inevitável
Uma medida cujo adiamento custou caro ao Grêmio. O Grêmio foi goleado por 4 x 1 pelo Mirassol, hoje, no estádio Campos Maia, pelo Campeonato Brasileiro, o que gerou um desfecho inevitável, com a demissão do técnico Gustavo Quinteros. Na verdade, a atitude foi, inexplicavelmente, postergada. Após a derrota para o Flamengo, ficou evidente que Quinteros não tinha mais condições de permanecer no cargo. Temerosa de fazer uma mudança menos de uma semana antes de um Gre-Nal, a diretoria do Grêmio decidiu manter o técnico, o que se revelaria desastroso. A goleada para um adversário que não ganhava um jogo desde fevereiro escancarou o equívoco da manutenção de Quinteros. Aos 20 minutos de jogo o Mirassol já vencia por 2 x 0. O resultado apresentou requintes de crueldade, como o fato do lateral esquerdo Reinaldo, tão criticado quando jogou no Grêmio, ter marcado dois gols. Com o resultado, o Grêmio acabou entrando na zona de rebaixamento do Brasileirão, onde tambem está outro grande clube do futebol do paìs, o Atlético Mineiro. Por enquanto, o auxiliar técnico permanente James Freitas será o treinador interino. Porém, espera-se, a qualquer momento, o anúncio da contratação de um novo técnico.
terça-feira, 15 de abril de 2025
Imprevidência
Em 2025, no Grêmio, nada é tão ruim que não possa piorar. A grave lesão de Rodrigo Ely, que o deixará fora do futebol até o próximo ano, escancara a imprevidência do clube na contratação de zagueiros. Posição mais carente do grupo desde que Geromel apontava para uma inevitável aposentadoria, a zaga direita do Grêmio nunca recebeu da atual administração do clube a devida atenção. A consequência foi a falta de um substituto a altura assim que Geromel, primeiro por lesões, depois pelo encerramento de sua carreira, deixou uma lacuna na posição. Agora, o que era ruim tecnicamente, pela insuficiência dos zagueiros do grupo em termos de qualidade, torna-se, também, um problema numérico, pela escassez quantitativa de opções para o setor. O Grêmio fez 11 contratações, até agora, no ano, e, absurdamente, nenhuma delas para a posição em que estava mais necessitado. Como se pode perceber, o mau momento do Grêmio não é fruto do acaso, mas um efeito do planejamento deficiente de suas ações no departamento de futebol.
segunda-feira, 14 de abril de 2025
Técnicos estrangeiros
O fulgurante trabalho do português Jorge Jesus no Flamengo, em 2019, num curto período de seis meses, criou uma tendência no futebol brasileiro da busca de técnicos do exterior. Porém, decorridos seis anos da era Jorge Jesus, cabe fazer uma reflexão sobre o trabalho de técnicos estrangeiros no Brasil. Com raras exceções, a grande maioria não aprovou. A iminente demissão de Gustavo Quinteros, no Grêmio, e a saída de Pedro Caixinha do Santos reforçam esse quadro. No Cruzeiro, Leonardo Jardim, até agora, só obteve uma vitória. Os maus resultados, é claro, não são consequência, apenas, do que fazem os técnicos. A qualidade do grupo de jogadores, a competência dos dirigentes, e vários outros fatores, influem no que acontece dentro das quatro linhas. Porém, por conhecerem as especificidades do futebol local, os técnicos brasileiros estão mais aptos a enfrentar circunstâncias típicas às quais os estrangeiros ainda precisam se adaptar. Com o tempo, a tendência da contratação de técnicos estrangeiros deverá arrefecer, dobrada pela imperiosa imposição dos resultados.
domingo, 13 de abril de 2025
Invencibilidade mantida
Foi um jogo em que o Inter se permitiu poupar jogadores. O Inter empatou com o Fortaleza em 0 x 0, hoje no Castelão, pelo Campeonato Brasileiro, e está com sua invencibilidade mantida, agora com 17 jogos sem perder. Com o empate, o Inter foi para uma parte intermediária da classificação, mas o clube optou por priorizar seus dois próximos jogos, contra o Palmeiras, no Beira-Rio, e o Grêmio na Arena. Hoje, diante de um Fortaleza dominante mas ineficiente, o Inter sustentou o 0 x 0, resultado que lhe pareceu satisfatório. Contra o Palmeiras, o Inter será posto a prova na sua condição de pretenso candidato ao título. Até aqui, ainda não mostrou nada que sustente essa suposta condição.
Medida postergada
Foi uma tarde de horrores, mais uma vez. O Grêmio perdeu para o Flamengo por 2 x 0, hoje, na Arena, pelo Campeonato Brasileiro, mostrando o mesmo mau futebol de outros jogos, o que faz com que a demissão do técnico Gustavo Quinteros tenha sido, somente, postergada, pois é inevitável, já que seu trabalho não tem futuro. Os jogos vão se sucedendo, sem que haja nenhuma melhora no desempenho do Grêmio. Ganhe ou perca os jogos, o Grêmio sempre atua mal. O meio de campo, mesmo que, hoje, tenha tido mais um volante, continua espaçado, a zaga, pelo lado direito, é um desastre, as laterais vazam, Pavón é uma usina para acender uma lâmpada. A consequência, contra o Flamengo, não poderia ser outra, uma derrota ao natural. Aos 3 minutos, Arrascaeta, o melhor jogador da partida, já abria o placar para o Flamengo, após um toque de Edenílson se transformar num presente para o meia rubro-negro. O Flamengo tem o melhor grupo de jogadores do país, mas, no caso do Grêmio, isso pouco importa, pois o problema não está nos adversários. Seja qual for o oponente, o Grêmio, invariavelmente, joga mal. Não se percebe nenhuma mudança oara melhor em três meses de trabalho. Manter Quinteros é, apenas, adiar uma atitude que, fatalmente, será tomada, em breve.
sábado, 12 de abril de 2025
Extensão contratual
O técnico Róger Machado está com o prestígio em alta no Inter. Hoje, o Inter anunciou a extensão contratual de seu compromisso com o técnico até dezembro de 2026, quando se encerrará o mandato do atual presidente do clube, Alessandro Barcelos. A medida reflete a euforia do clube pelo fim do longo jejum de títulos, obtido com a conquista do Campeonato Gaúcho. Porém, nada garante que Róger Machado permanecerá, mesmo, até o final do contrato. No futebol, tudo é efeito dos resultados dentro das quatro linhas. Por enquanto, os números do técnico são bastante favoráveis. No entanto, ninguém pode garantir que permanecerão assim. Uma onda de maus resultados, caso ocorra, poderá encerrar ,antecipadamente, o contrato entre as partes. Portanto, a extensão hoje anunciada tem pouco efeito prático. A convicção do Inter no trabalho de Róger Machado, que levou à prorrogação do contrato, se esfumará tão logo resultados negativos venham a acontecer. Dado o histórico profissional do técnico, cujos trabalhos perdem fôlego em médio prazo, essa é uma hipótese que não pode ser desconsiderada.
sexta-feira, 11 de abril de 2025
Nova contratação
Foram muitos os reforços trazidos pelo Grêmio em 2025. Hoje, último dia da "janela" pós-campeonatos estaduais, uma nova contratação foi anunciada pelo clube, a do lateral esquerdo Marlon, emprestado pelo Cruzeiro até o final do ano, com opção de compra. Marlon já havia sido tentado pelo Grêmio anteriormente, o que mostra convicção do clube em torno do seu nome. Porém, há que se fazer ponderações sobre esse reforço. O Grêmio trouxe, recentemente, dois laterais esquerdos, Lucas Esteves e Luan Cândido. Enquanto isso, a posição de zagueiro central segue extremamente carente, com jogadores insuficientes como Jémerson e Rodrigo Ely, com mais uma janela se encerrando sem um reforço para cobrir essa lacuna. Afora isso, Marlon não vinha tendo um bom rendimento no Cruzeiro. Porque trazer um jogador para uma posição que, pelo menos numericamente, apresenta alternativas, enquanto outra precisa urgentemente de reforços e continua sem ter essa necessidade suprida? Resta esperar que Marlon justifique tanto empenho do Grêmio em sua contratação.
quinta-feira, 10 de abril de 2025
Arbitragem protagonista
Dois pênaltis a favor, um adversário expulso, depois de um primeiro tempo sem gols. O Inter goleou o Nacional de Medellin por 3 x 0, hoje, no Beira-Rio, pela Libertadores, num jogo com arbitragem protagonista. A maré positiva do Inter faz com que seja cumulado de elogios pela imprensa. Alan Patrick, que fez todos os gols contra o Nacional de Medellin, e o técnico Róger Machado, são exaltados por suas qualidades. Porém, dois dos gols marcados por Alan Patrick foram de pênalti, e Róger Machado ainda precisa provar que não é um técnico "garrafa PET", ou seja, que perde o gás depois de um tempo. A vida tem sido mansa para o Inter, reflexo do fim de um longo jejum de títulos. Porém, convém dosar o entusiasmo que faz com que muitos prevejam que o Inter está apto a ganhar grandes títulos. Mais uma vez, a exemplo do que ocorreu em 2024, o Inter alcança uma longa invencibilidade, o que alimenta os sonhos grandiosos. Cabe lembrar que, da primeira vez, derrotas nos três últimos jogos do Campeonato Brasileiro fizeram o Inter cair na realidade.
quarta-feira, 9 de abril de 2025
Sorteio favorável
Foram definidos os confrontos pela terceira fase da Copa do Brasil. Foi um sorteio favorável para os clubes do Rio Grande do Sul. O Grêmio enfrentará o CSA, e fará o segundo jogo na Arena. O Inter terá pela frente o Maracanâ (CE), um clube fundado em 2005, e jogará a segunda partida fora de casa. O adversário do Inter, sem dúvida, é bem mais fácil. Porém, o Grêmio também é amplo favorito diante do CSA. Ao que tudo indica, Grêmio e Inter não terão muita dificuldade em se classificar para as oitavas de final. No entanto, o Grêmio precisa melhorar o seu desempenho para confirmar essa tendência, mesmo contra um adversário modesto. Para o Inter, o confronto deve ser, apenas, o cumprimento de um protocolo.
terça-feira, 8 de abril de 2025
Manga
Uma lenda. Assim pode ser definida a trajetória como goleiro de Manga, que faleceu, hoje, 18 dias antes de completar 88 anos. Manga é considerado o maior goleiro da história do Botafogo. Depois de um extenso período no clube carioca, brilhou no Nacional (URU), onde foi campeão da Libertadores e mundial, em 1971. Em 1974, aos 37 anos, chegou ao Inter, onde seria bicampeão brasileiro em 1975 e 1976. Deixou o clube em 1977, brilhou no Operário-MS e Coritiba, e voltou ao Rio Grande do Sul em 1979, quando foi campeão gaúcho pelo Grêmio. A partir de 1980, rodou por vários clubes, e encerrou sua carreira aos 45 anos, no Barcelona de Guayaquil (EQU). Na Seleção Brasileira ficou marcado pela má atuação na Copa do Mundo de 1966, na Inglaterra, e não foi mais convocado. Porém, sua atuação em clubes o tornou lendário, a ponto de a data do seu aniversário ter sido escolhida como o Dia Nacional do goleiro.
Nada mudou
Ninguém deve se deixar enganar pelo resultado obtido. O Grêmio venceu por 2 x 0 o Atlético Grau (PER), hoje, na Arena, pela Copa Sul-Americana, mas nada mudou no seu desempenho. A atuação do Grêmio foi sofrível. Os defeitos coletivos permanecem sem correção, com um conjunto espaçado e descompactado. Paralelamente, também aconteceram várias más atuações individuais. Pavón, mesmo com o cruzamento para o primeiro gol, marcado por Arezo, saiu vaiado ao ser substituído. Gol, aliás, que só aconteceu aos 36 minutos do primeiro tempo, diante de um adversário extremamente frágil. O segundo gol, de Cristian Olivera, aos 21 minutos do segundo tempo, foi muito bonito, numa jogada individual. Nos acréscimos, o Grêmio quase sofreu um gol, o que só não ocorreu porque Tiago Volpi fez uma grande defesa, mas, depois de oito jogos, conseguiu terminar uma partida sem ser vazado. Porém, nada aponta para um crescimento do desempenho nos próximos jogos. O Grêmio parece estagnado e sem rumo, o que indica que o trabalho do técnico Gustavo Quinteros não está dando certo e tende a ser interrompido a qualquer momento.
segunda-feira, 7 de abril de 2025
A punição ao futebol irreverente
A CBF se supera, a cada dia, na sua capacidade de ser patética. Motivada, certamente, por um lance recente do holandês Memphis Depay, do Corinthians, avisou que o jogador que subir na bola será punido, por considerar que o ato é "desrespeitoso", estabelecendo, assim, a punição ao futebol irreverente. Memphis Depay já se pronunciou, dizendo não entender a medida. Neymar também se manifestou, dizendo que o futebol está ficando muito chato. Tem razão. O futebol brasileiro, no seu auge, foi marcado pelo jeito "moleque" de muitos jogadores habilidosos, levantando a torcida nas arquibancadas. Garrincha, um dos maiores jogadores do mundo em todos os tempos, enchia de dribles os seus marcadores, e, se atuasse nos dias de hoje, possivelmente seria punido por seus lances endiabrados. O futebol, por mais que tenha se tornado uma indústria milionária, sempre terá uma porção lúdica, o que é uma das razões para despertar tantas paixôes. Punir a exuberância técnica, a malemolência, é ferir de morte o futebol brasileiro. A CBF deveria se ocupar com questões mais importantes, em vez de atentar contra a irreverência no futebol.
domingo, 6 de abril de 2025
Erro decisivo
Uma situação que permanece imutável ao longo dos anos são os "erros" de arbitragem que favorecem o Inter, em diferentes competições. O Inter goleou o Cruzeiro por 3 x 0, hoje, no Beira-Rio, pelo Campeonato Brasileiro, beneficiado por um erro decisivo da arbitragem. Aos 20 minutos do primeiro tempo, num jogo que estava equilibrado e empatado em O x 0, o zagueiro Jonathan, do Cruzeiro, foi, injustamente, expulso. O árbitro Marcelo de Lima Henrique marcou falta sobre Wesley, do Inter, e expulsou Jonathan por considerar que se tratava de uma clara e manifesta chance de gol. Porém, a falta não ocorreu e, mesmo que tivesse acontecido, a clara e manifesta chance de gol não se caracterizou, pois havia outro defensor do Cruzeiro junto ao lance. Foi um erro monstruoso de arbitragem, que influi diretamente no resultado. Pouco depois da expulsão, aos 31 minutos, o Inter abriu o placar, e o Cruzeiro, obviamente, não conseguiu reagir. Tecer elogios à suposta qualidade do Inter, ignorando o quanto foi decisivo o erro de arbitragem, é uma atitude eticamente insustentável. O que aconteceu no Beira-Rio, hoje, foi vergonhoso, repugnante. A revolta manifestada pelo Cruzeiro é plenamente justificada.
sábado, 5 de abril de 2025
Um trabalho sem futuro
O pior não foi a derrota, pois ela faz parte do jogo. O Grêmio perdeu para o Ceará por 2 x 0, hoje, no Castelão, pelo Campeonato Brasileiro mas, mais grave que o revés, foi constatar um trabalho sem futuro. O técnico do Grêmio, Gustavo Quinteros, mesmo com todos os descontos que se possa dar em seu favor, como o atraso na vinda de reforços, por exemplo, já deveria ter mostrado um desempenho mais convincente. Nos dois jogos anteriores, o Grêmio havia obtido vitórias, mas não atuara bem em nenhum deles. Os problemas defensivos seguem sem solução, em 17 jogos no ano, até agora, o Grêmio já levou igual número de gols. Taticamente, o técnico insiste em jogar com dois extremas, embora já tenha ficado exaustivamente comprovado que é um esquema que não funciona. Para tornar o meio de campo mais fortalecido na marcação, Quinteros coloca três volantes, mas abdica de ter um meia de criação, o que é inaceitável. Tudo porque Quinteros não admite a ideia de abrir mão de um dos extremas, que seria o correto a se fazer. Com jogos dificílimos nos dois próximos finais de semana, contra Flamengo e Inter, ambos na Arena, sem que o técnico encontre soluções ou tenha a humildade de rever conceitos, parece claro que a queda de Quinteros não deverá tardar a acontecer.
sexta-feira, 4 de abril de 2025
Começo tímido
Foi, aparentemente, um bom resultado, por ter sido fora de casa. O Inter empatou em 1 x 1 com o Bahia, ontem, na Arena Fonte Nova, no seu jogo de estreia na Libertadores, num começo tímido para um conjunto sobre o qual recaem tantas expectativas. Ao longo do jogo, o que se viu, de ambos os lados, foi muita ineficiência nas conclusões. As jogadas de ataque eram criadas, mas desperdiçadas. Muito em função disso, o primeiro tempo terminou sem gols. No segundo tempo, o panorama seguia o mesmo, até que, aos 28 minutos, Jean Lucas abriu o placar para o Bahia. A partir daí, tudo indicava que o Bahia venceria, mas, aos 39 minutos, o goleiro Ronaldo "bateu roupa" num chute cruzado, e Valência, que havia entrado um pouco antes, só teve o trabalho de empurrar a bola para as redes. O Bahia mostrou mais volume de jogo e teve um número maior de chances mas, novamente, foi vítima da sua baixa capacidade de aproveitamento das oportunidades criadas. O Inter escapou da derrota por pouco e, diante de mais uma atuação fraca de Borré, em contraste com a boa fase de Valência, parece claro que está na hora do colombiano ir para o banco e o equatoriano voltar a ser titular.
quinta-feira, 3 de abril de 2025
Sem novidade
Mais uma vitória inconvincente. O Grêmio venceu o Sportivo Luqueño (PAR) por 2 x 1, ontem, na sua estreia na Copa Sul-Americana, no Defensores del Chaco, em mais um jogo sem novidade, pois repetiu os seus desempenhos fracos das partidas anteriores. A exemplo do jogo anterior, contra o Atlético Mineiro, o Grêmio venceu o Sportivo Luqueño atuando mal, com enormes espaços na defesa, e até o placar foi o mesmo. Pela enésima vez, Jémerson e Pavón jogaram mal. O gol do clube paraguaio, inclusive, ocorreu após uma falha absurda do primeiro. Porém, o técnico do Grêmio, Gustavo Quinteros, continua a escalá-los, reiteradamente. O zagueiro Romagna, do San Lorenzo, deverá vir na "janela" de contrataçôes do meio do ano, mas, até lá, o Grêmio terá de utilizar Jémerson, Rodrigo Ely ou Gustavo Martins, o que pode custar muito caro ao clube, em termos de resultados. Estrear com vitórias em duas competições é muito bom, claro, mas o mau desempenho técnico, e os problemas táticos, como a insistência na escalação de dois extremas, não apontam para a perspectiva de continuidade dos bons resultados.
terça-feira, 1 de abril de 2025
Equívoco
A julgar pelas declarações do técnico Gustavo Quinteros, o Grêmio já estabeleceu qual a competição que vai priorizar entre as que irá disputar até o fim do ano. Será a Copa Sul-Americana, o que é um equívoco. O técnico disse que a Copa do Brasil é importante pelo histórico do clube na competição, e por ser muito valorizada pela diretoria. Em relação ao Campeonato Brasileiro, falou que o Grêmio tem de fazer uma campanha melhor que a de 2024, o que, há de se convir, não é difícil, já que o clube terminou em décimo-quinto lugar. O desprezo do Grêmio ao Brasileirão é um erro que se repete a cada ano. Partindo do pensamento simplista de que a competiçào é muito longa e que a disputa com clubes de maiores recursos financeiros é desigual, o Grêmio privilegia as copas em geral, por serem curtas e, teoricamente, mais fáceis de vencer. No Campeonato Brasileiro, a busca é apenas por classificação para a Libertadores. Uma visão tacanha. O Brasileirão é muito mais relevante que a Copa Sul-Americana. O Grêmio conquistou o título da competição pela última vez em 1996, ainda na época do formulismo, um jejum longo demais e incompatível com a grandeza do clube. Afora isso, as copas não tem rebaixamento, o que ocorre no Campeonato Brasileiro. A ideia de que grupos limitados não tem chance de ganhar o Brasileirão é falsa, e o Corinthians de 2017 está aí para provar.
domingo, 30 de março de 2025
Os 80 anos de Eric Clapton
Mais um ícone da música chega à oitava década de vida. Os 80 anos de Eric Clapton, completados hoje, merecem ser destacados, dada a sua relevância artística inquestionável. Clapton é um exímio guitarrista, considerado por muitos como o segundo melhor da história, só abaixo de Jimi Hendrix. Como compositor ou co-autor, mesmo não sendo um hitmaker, emplacou sucessos como "Layla" e "Wonderful Tonight". Brilhou tanto em grupos como "Cream" e "Derek and Dominos", quanto na carreira solo. Sua grande identificação é com o blues. Embora não creditado no encarte do disco, é dele o extraordinário solo de guitarra de "While My Guitar Gently Weeps", composição de George Harrison incluída no "Álbum Branco", dos Beatles. Dono de uma extensa discografia, Clapton, mesmo com a idade avançada, continua a fazer shows por todo o mundo. Sem dúvida, Clapton pertence ao panteão dos maiores nomes do universo musical.
sábado, 29 de março de 2025
O peso dos desfalques
Ninguém joga sem Gérson e Arrascaeta, ao mesmo tempo, impunemente. Inter e Flamengo empataram por 1 x 1, hoje, no Maracanã, pelo Campeonato Brasileiro, e o clube carioca sentiu o peso dos desfalques. O Flamengo foi predominante durante todo o jogo, mas esbarrou nos seus erros nas conclusões, e nas defesas de Rochet, que saiu lesionado no intervalo. Aproveitando-se disso, o Inter, em um contra-ataque, abriu o placar com Bruno Henrique, aos 33 minutos. No segundo tempo, o Flamengo veio ainda com mais ímpeto em busca do gol, e Léo Pereira empatou logo aos 9 minutos. A pressão do Flamengo prosseguiu até o final, mas o gol da vitória não veio. Em termos práticos, foi um bom resultado para o Inter diante do grande favorito ao título do Brasileirão, mas que estava sem a sua força máxima.
Começo vitorioso
Um resultado positivo era mais do que necessário, mas parecia improvável. O Grêmio venceu o Atlético Mineiro por 2 x 1, hoje, na Arena, obtendo um começo vitorioso no Campeonato Brasileiro. Os primeiros 15 minutos de jogo foram um filme de terror, com o Grêmio sendo pressionado pelo Atlético, que perdeu várias chances de gol. Após esse período, o Grêmio começou a encaixar o seu jogo. As chances de gol começaram a aparecer e, aos 32 minutos, Arezo abriu o placar. Aos 44, Edenílson ampliou. No segundo tempo, o Grêmio controlava bem o resultado, mas o Atlético tentava reagir e, aos 28 minutos, conseguiu descontar. Ainda havia muito tempo de jogo pela frente, mas o Grêmio soube manter a vitória, embora o adversário tenha tentado o empate até o último minuto dos acréscimos, quando perdeu uma grande chance. A vitória foi importantíssima para o Grêmio, pois desanuvia o ambiente e garante pontos preciosos diante de um dos grandes candidatos ao título do Brasileirão.
sexta-feira, 28 de março de 2025
Saída inevitável
Não poderia ser diferente. O técnico Dorival Júnior foi demitido da Seleção Brasileira, hoje, uma saída inevitável depois da goleada sofrida para a Argentina, na terça-feira. O novo técnico, ainda não foi anunciado. Faltando pouco mais de um ano para a Copa do Mundo de 2026, a Seleção está novamente sem técnico. Dessa vez, tudo indica que o novo contratado será um técnico estrangeiro, até pela escassez de opções entre os brasileiros. O italiano Carlo Ancelotti segue sendo o grande sonho do presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, mas sua vinda é improvável. Assim, o mais cotado é o português Jorge Jesus. Na verdade, a contratação de um técnico estrangeiro é um pensamento mágico sustentado pela imprensa brasileira. Os problemas da Seleção não serão solucionados magicamente pela vinda de um técnico do exterior. A qualidade do material humano decaiu visivelmente. O fato de que a maior parte dos jogadores atua nos principais campeonatos nacionais europeus não é um atestado de qualidade. Muitos deles jogam em clubes pequenos e médios, como Wolverhampton, Aston Villa, Newcastle e Brighton, por exemplo. O maior nome da atual Seleção, Vinícius Júnior, mesmo tendo sido escolhido, recentemente, como o melhor jogador do mundo, está muito abaixo, tecnicamente, de grandes astros de outros tempos, como Romário, Ronaldo e Rivaldo. A falta de amistosos de preparação contra seleções europeias, a ausência de identificação dos torcedores com jogadores que nunca atuaram por clubes brasileiros, as poucas partidas realizadas no país, o baixo comprometimento de grande parte dos convocados com a Seleção, são outros problemas que a simples contratação de um técnico de fora não irá solucionar. A Seleção vive um momento sombrio, e não há perspectiva, em curto prazo, de que esse quadro venha a ser alterado.
quinta-feira, 27 de março de 2025
Confirmação
Aconteceu o que era esperado. Corinthians e Palmeiras empataram em 0 x 0, hoje, no Itaquerão, no segundo jogo da decisão do Campeonato Paulista, com o mandante conquistando o título, numa confirmação da expectativa geral após a vitória na primeira partida, fora de casa. O título é ainda mais saboroso para o Corinthians por ter sido obtido em cima do maior rival. Não bastasse isso, o Palmeiras buscava o tetracampeonato estadual, feito só alcançado pelo Paulistano, clube já extinto. Não foi um bom jogo. De um lado, o Corinthians preocupava-se apenas em garantir o título e, mesmo jogando em casa, não era agressivo no ataque. O Palmeiras, que precisava vencer, nào mostrava ímpeto para alcançar esse objetivo. O momento de maior emoção do jogo ocorreu aos 22 minutos do segundo tempo, quando o Palmeiras teve um pênalti a seu favor. Porém, Raphael Veiga desperdiçou a cobrança. Dois minutos após a cobrança, Félix Torres, do Corinthians, foi expulso. A partir daí, até o final do jogo, não se viu mais futebol. O jogo teve várias confusões e paralisações, o que levou o árbitro a dar 16 minutos de acréscimos. No entanto, mesmo com um jogador a mais, o Palmeiras não conseguiu alterar o resultado. Dessa forma, o Corinthians conquistou seu trigésimo-primeiro título de campeão paulista, consolidando, ainda mais, sua liderança no ranking de vencedores da competição, e pôs fim a um jejum geral de conquistas que já durava seis anos. Foi merecido, pois o Corinthians perdeu apenas um jogo em toda a campanha, enquanto seu adversário só chegou na decisão em função de um grave erro de arbitragem na semifinal contra o São Paulo, vencendo com um pênalti inexistente.
quarta-feira, 26 de março de 2025
Réu
Agora, é um fato concreto. O ex-presidente Jair Bolsonaro tornou-se réu após a admissibilidade, por parte da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal, da denúncia encaminhada pela Procuradoria Geral da República por tentativa de golpe de Estado em 2022. Outros sete indiciados também foram tornados réus. Agora, será dado início ao julgamento, que se desdobrará em várias etapas. Porém, a expectativa do STF é que o julgamento seja concluído ainda em 2025, possibilidade que é admitida por especialistas. Seria, sem dúvida, o ideal, já que 2026 é ano eleitoral, o que poderia influenciar negativamente no processo. As provas de que Bolsonaro e os outros sete indiciados atentaram contra o estado democrático de direito e planejaram um golpe são robustas e inequívocas. Pelo bem do país, os réus deverão, ao fim de todo o processo, ter determinada a sua condenação a um longo período na prisão. Confirmada essa tendência, a vida política do país entrará numa fase de regeneração, livrando-se de influências espúrias. A extrema direita é um mal que vem assolando o país. Menos mal que, nas eleições de 2022, as forças progressistas derrotaram os fascistas nas urnas. No entanto, condenar os que atentaram contra os poderes da República é fundamental para a continuidade da democracia.
terça-feira, 25 de março de 2025
Fiasco histórico
Os piores temores dos brasileiros se confirmaram. A Seleção Brasileira teve mais uma atuação ridícula, e foi goleada pela Argentina por 4 x 1, hoje, no Monumental de Nuñez, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo, num fiasco histórico. Foi a primeira vez que a Seleção levou 4 gols num jogo de Eliminatórias. A Seleção, desde o início, se mostrou inteiramente sem conjunto, com jogadores que pareciam não conhecer uns aos outros, e cometendo grandes falhas individuais. Defensivamente, os erros foram muitos, e jogadores como Murillo e Guilherme Arana tiveram desempenhos desastrosos. Os "grandes talentos" do meio para a frente voltaram a decepcionar. Rodrigo esteve apagadíssimo, Raphinha pouco fez, e Vinícius Júnior abusou do individualismo, sem êxito. As trocas realizadas pelo técnico da Seleção, Dorival Júnior, durante o jogo, não surtiram nenhum efeito. A Seleção foi inteiramente dominada, do início ao fim do jogo. As sucessivas atuaçôes ruins, até mesmo nas vitórias, e a goleada sofrida diante do maior rival, mostram que o trabalho de Dorival Júnior não está apresentando nenhuma perspectiva de melhora, e sua demissão parece ser, apenas, uma questão de tempo.
segunda-feira, 24 de março de 2025
Um jogo de cartas marcadas
O futebol brasielleiro, fora das quatro linhas, parece imune a qualquer mudança. Hoje, em um jogo de cartas marcadas, o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, foi reeleito, por unanimidade, para mais quatro anos de mandato. O detalhe que chama a atenção é que o atual mandato de Ednaldo só termina em 2026. Portanto, Ednaldo foi reeleito mas, até lá, estará cumprindo o último ano do período anterior. A eleição, como se vê, foi antecipada em um ano. O motivo para isso, ao que tudo indica, foi a intenção manifestada pelo ex-jogador Ronaldo de concorrer ao cargo. Se a data original da eleição fosse mantida, Ronaldo, que contava com a simpatia da imprensa e da opinião pública, teria um ano para trabalhar a sua candidatura. Há uma semana, Ronaldo anunciou a retirada de sua pré-candidatura, depois de quase todas as federações estaduais terem se negado a recebê-lo para ouvir suas proposições. Ronaldo declarou, na ocasião, que o sistema que sustenta a CBF é impenetrável. Verdade. A eleição de hoje pela manhã se deu por aclamação, com candidatura única, que recebeu os votos da totalidade dos eleitores, ou seja, as federações estaduais, e clubes da Primeira e Segunda divisões do futebol brasileiro. As federações têm voto peso 3, os clubes da Primeira Divisão, peso 2, e os da Segunda, peso 1. Dessa forma, não há espaço para mudanças na estrutura viciada do poder da CBF, que vai se eternizando, sem que se perceba uma brecha capaz de derrubá-lo.
domingo, 23 de março de 2025
Grandes jogos
A Nations League é uma competição de seleções europeias criada para melhor aproveiramento das Datas Fifa, evitando amistosos pouco atrativos. Hoje, pelas quartas de final da Nations League, foram realizados quatro grandes jogos, com muita emoção e gols. Espanha e Holanda empataram em 3 x 3, com vitória da primeira por 5 x 4 nos tiros livres da marca do pênalti, no Estádio Mestalla, em Valência. O placar de 2 x 2 no primeiro jogo, no Feyenoord Stadium, em Roterdã, repetiu-se no tempo normal, levando a partida para a prorrogação, onde cada equipe marcou mais um gol, forçando a decisão nos tiros livres da marca do pênalti. A França venceu a Croácia por 2 x 0, no tempo normal, no Stade de France, em Paris, devolvendo o placar pelo qual havia sido derrotada no primeiro jogo, no Poljud Stadium, em Split, o que levou a decisão para os tiros livres, nos quais ganhou por 5 x 4. Espanha e França farão uma das semifinais da Nations League, em junho próximo. A outra semifinal será entre Alemanha e Portugal. Hoje, Alemanha e Itália empataram em 3 x 3, no Signal Iduna Park, em Dortmund. No primeiro tempo, a Alemanha abriu 3 x 0 no placar, sufocando o adversário. No segundo, a Itália encheu-se de brios, e buscou o empate. Como havia vencido o primeiro jogo por 2 x 1, de virada, no Estádio Renato Dall'ara, em Bolonha, a Alemanha segue em frente na competição. Portugal goleou a Dinamarca por 5 x 2, no Estádio José Alvalade, em Lisboa. No tempo normal, o placar foi de 3 x 2, o que levou o jogo para a prorrogação, já que a Dinamarca havia ganho a primeira partida por 1 x 0, no Estádio Parken, em Copenhague. A vitória portuguesa poderia ter sido mais tranquila, sem a necessidade do tempo extra, se Cristiano Ronaldo não tivesse desperdiçado um pênalti, aos 5 minutos do primeiro tempo. Serão quatro jogos de peso pelas semifinais, e a certeza de outros dois de igual nível na decisão, quaisquer que sejam as seleções classificadas.
sábado, 22 de março de 2025
Convocação emblemática
Nenhum nome capaz de empolgar o torcedor. Os quatro novos jogadores que se apresentaram à Seleção Brasileira, em substituição aos cortados por lesões e suspensões, constituem uma convocação emblemática, pois evidencia uma das razões do pouco interesse que a equipe desperta. Wéverton, Beraldo, João Gomes e Éderson não são jogadores acima da média, cujos nomes gerem impacto no grande público. Wéverton é um veterano em final de carreira, Beraldo e João Gomes são jovens promessas ainda nào devidamente afirmadas, e Éderson é um jogador comum, muito abaixo do padrão habitual da Seleção. Afora isso, Beraldo e João Gomes, revelados por São Paulo e Flamengo, respectivamente, foram vendidos precocemente para o exterior, antes que pudessem conquistar um lugar no coração dis torcedores desses clubes. Sem grandes talentos, exceção feita a um ou outro jogador, como Vinícius Júnior, por exemplo, nem nomes com os quais o torcedor se identifique, a Seleção acaba marcada pela indiferença do grande público. Um quadro cuja reversão parece difícil e distante.
sexta-feira, 21 de março de 2025
Interesses conflitantes
A Fifa decidiu que o León, do México, será excluído da primeira edição do seu novo Campeonato Mundial de Clubes, por ter o mesmo proprietário que o Pachuca, que também está na competição. Era inevitável que, cedo ou tarde, isso acontecesse. A existência de conglomerados que são proprietários de vários clubes geram um claro conflito de interesses na esfera esportiva. Grupos como o City, e o Eagles Football Holdings, de John Textor, são um exemplo disso. No caso de León e Pachuca, o fato é ainda mais grave, pois disputam o mesmo campeonato nacional. Competições esportivas precisam de certeza da lisura com que são disputadas. Como acreditar que clubes que participam de uma mesma competição e tem um proprietário em comum não tenham seus resultados determinados por interesses estranhos ao esporte? O futebol foi tomado por clubes com donos, o que é saudado por muitos como um fator de "modernidade" administrativa. Nada mais falso. Clubes de futebol deveriam continuar sendo associações sem fins lucrativos, para que os conceitos basilares do esporte não sejam ameaçados.
quinta-feira, 20 de março de 2025
Uma sobrevida para Dorival Júnior
A sorte sorriu para a Seleção Brasileira. A vitória de 2 x 1 da Seleção sobre a Colômbia, hoje, no Mané Garrincha, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo, só veio aos 53 minutos do segundo tempo, e deu uma sobrevida para Dorival Júnior. O técnico da Seleção acumulava resultados ruins, e um empate em casa contra a Colômbia, somado a uma possível derrota para a Argentina, na próxima terça-feira, no Monumental de Nuñez, poderia redundar na sua demissão. A Seleção, mais uma vez, não jogou bem, mas a vitória abafará essa condição. Vinícius Júnior foi o grande destaque do jogo, sofrendo o pênalti que resultou no primeiro gol, e marcando o segundo. Porém, o futebol apresentado pela Seleção não permite otimismo para o jogo contra a Argentina. A vitória de hoje, no entanto, fez com que a Seleção subisse posições na classificação das Eliminatórias, o que fará com que fique bem colocada, mesmo se perder na terça-feira. O que preocupa na Seleção é a ausência de uma mecânica de jogo coletivo. A equipe se mostra desconectada, dependendo das atuações individuais. Não se nota nenhum crescimento da Seleção sob a orientação de Dorival, que completou um ano no cargo, mas o técnico, com o resultado positivo contra a Colômbia, garantiu, por enquanto, a continuidade no emprego.
terça-feira, 18 de março de 2025
Declaração desastrosa
O presidente da Conmebol, Alejandro Dominguez, perdeu uma grande chance de ficar calado. Ontem, após os sorteios dos grupos das Copas Sul-Americana e Libertadores, Dominguez, ao ser perguntado como veria a possibilidade dessas competições não terem a participação de clubes brasileiros, deu uma declaração desastrosa, dizendo que seria o mesmo que o Tarzan sem a Chita. A pergunta foi feita em função da manifestação da presidente do Palmeiras, Leila Pereira, de que os clubes brasileiros poderiam se desfiliar da Conmebol e aderir à Concacaf. Leila adotou essa posição depois que a Conmebol aplicou uma punição branda ao Cerro Porteño no caso de racismo contra o jogador Luighi, do Palmeiras, em recente partida pela Libertadores Sub-20. A declaração de Dominguez não poderia ter sido mais inadequada, pois Chita era uma macaca. Dessa forma, Dominguez em vez de repudiar, parece convalidar o racismo. O presidente da Conmebol, ao perceber a má repercussão de sua fala, expediu uma nota com desculpas. Porém, o estrago já estava feito. O enfrentamento ao racismo é uma tarefa árdua. Se dirigentes de instituições esportivas de alta relevância se portam dessa maneira, essa luta se torna ainda mais difícil.
segunda-feira, 17 de março de 2025
Sorteios favoráveis
Não há do que se queixar. Grêmio e Inter tiveram sorteios favoráveis nas Copas Sul-Americana e Libertadores, respectivamente, hoje à noite. O Grêmio, cabeça de chave do grupo D da Copa Sul-Americana, terá como adversários Godoy Cruz (ARG), Sportivo Luqueño (PAR), e Atlético Grau (PER). Apenas o primeiro colocado se classifica para a fase seguinte, mas isso não parece uma tarefa muito difícil para o Grêmio. O Inter entrou no grupo F da Libertadores, cujo cabeça de chave é o Nacional (URU), e terá, ainda, como adversários, o Nacional de Medellin (COL) e o Bahia. Dois clubes se classificam em cada grupo para as oitavas de final, o que torna a tarefa do Inter ainda mais amena. Resta saber qual o tratamento que o Grêmio vai dar para Copa-Sul Americana. No caso do Inter, a classificação para as oitavas de final está, praticamente, garantida. A partir daí, serão confrontos eliminatórios, e as dificuldades serão bem maiores.
domingo, 16 de março de 2025
Desfecho dentro do previsto
Não houve nenhuma surpresa. Grêmio e Inter empataram em 1 x 1, hoje, no Beira-Rio, na decisão do Campeonato Gaúcho que, assim, teve um desfecho dentro do previsto, com o clube da casa conquistanfo o título de campeão. Dessa forma, o Grêmio não conseguiu igualar o octacampeonato, obtido pelo Inter em 1976. A atuação do Grêmio foi melhor em relação ao primeiro Gre-Nal, mas insuficiente para que pudesse reverter a derrota de 2 x 0. O técnico do Grêmio, Gustavo Quinteros, fez modificações em todos os setores. Na defesa, colocou Igor Serrote na lateral direita, no meio de campo escalou Camilo e Edenílson e, na frente, pôs Amuzu. Os resultados foram modestos. O empate, e não a goleada em favor do Inter que muitos esperavam, ocorreu, também, porque o resultado era conveniente ao dono da casa, pois lhe bastava para conquistar o título. A escalação com três volantes deu uma maior robustez defensiva, mas a ausência de um articulador fez com que não houvesse criação, e o jogo de ligação direta para os extremas, como visto nas partidas anteriores, persistisse. Ao longo do jogo, o Grêmio teve poucas oportunidades, e só fez gol depois de ter sofrido um. O gol marcado pelo Inter, aliás, em que pese sua beleza plástica, foi de muito longe, o que é comprometedor para o goleiro Tiago Volpi. Mesmo que tenha sido de forma invicta, a conquista do Inter merece reparos. O Inter foi imensamente beneficiado pela arbitragem, com a marcação de vários pênaltis inexistentes em seu favor. Para vôos maiores, apesar do otimismo de parte da imprensa esportiva, o grupo do Inter ainda é insuficiente. Em relação ao Grêmio, pouco se pode prever, já que muitos jogadores chegaram há pouco, outros ainda virão, e a continuidade do trabalho do técnico Gustavo Quinteros dependerá de uma boa arrancada no Campeonato Brasileiro.
sábado, 15 de março de 2025
Um começo com muitas novidades
A Fórmula -1 está de volta. O Grande Prêmio da Austrália, primeira corrida do campeonato, representou um começo com muitas novidades. Há muito tempo a Fórmula-1 não apresentava tantos pilotos estreantes. Pilotos mais experientes trocaram de equipe. A vitória do inglês Lando Norris, da McLaren, deu continuidade ao desempenho de ambos em 2024, mostrando que são candidatos aos títulos individual e de construtores. O outro piloto da equipe, o australiano Oscar Piastri, só não fez uma dobradinha com Norris porque rodou na pista molhada, o que frustrou a torcida local. Ainda assim, Piastri fez uma corrida de recuperação, e acabou na zona de pontuação, em nono lugar. O holandês Mark Verstappen, da Red Bull, não deixou dúvida de que irá em busca do pentacampeonato, chegando em segundo lugar e lutando até os últimos metros pela vitória. O inglês Lewis Hamilton, sete vezes campeão mundial, que estreava pela Ferrari, chegou a estar em segundo lugar mas, prejudicado por um pit-stop inoportuno determinado pela equipe, terminou em décimo. Os grandes destaques foram, mesmo, os jovens. O italiano Kimi Antonelli, da Mercedes, chegou em quarto lugar. O brasileiro Gabriel Bortoleto, da Kick Sauber, fazia uma boa corrida, dentro das suas possibilidades, quando bateu por problemas nos freios. O francês Isack Hadjar, da RB, foi o novato mais azarado, rodando na pista ainda na volta de apresentação, e ficando fora da corrida. Com muitos incidentes e várias entradas do safety car na pista, o primeiro grande prêmio do ano foi muito emocionante e disputado, dando a demonstração de que o campeonato será espetacular.
sexta-feira, 14 de março de 2025
Muito barulho por nada
A volta de Neymar ao futebol brasileiro, para jogar, novamente, no Santos, ainda que por apenas seis meses, causou alvoroço na imprensa e nos torcedores. Foi muito barulho por nada. O fato de Neymar, por força de lesões, praticamente, não ter jogado nos últimos dois anos, foi ignorado. Na primeira convocação da Seleção Brasileira após a sua chegada, Neymar foi chamado. Na semifinal do Campeonato Paulista, contra o Corinthians, ficou no banco mas não participou do jogo. Teria sido poupado para se recuperar plenamente de uma lesào, e se apresentar em plenas condições à Seleção, o que, obviamente, repercutiu negativamente. No período em que devia estar se dedicando ao processo de recuperação da lesão, Neymar esteve nos desfiles de Carnaval da Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro, acompanhado da mulher e de amigos. Hoje, Neymar foi cortado da Seleção. Não jogou pelo Santos uma partida decisiva em que o clube foi eliminado pelo Corinthians, e estará ausente da Seleção contra Colômbia e Argentina, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo. Enganou-se quem quis. Neymar, aos 33 anos, é quase um ex-jogador. Há muito tempo, prioriza a vida social, e não o futebol. A idolatria que ainda desperta entre setores da imprensa e em muitos torcedores, é incompreensível.
quinta-feira, 13 de março de 2025
Proposições
Uma ideia péssima, e outra boa. O Conselho de Clubes da CBF apresentou duas proposições que, se aprovadas, seriam implementadas em 2027. Uma delas, péssima, seria reduzir o número de clubes rebaixados no Campeonato Brasileiro de quatro para três. A outra, boa, seria limitar o número de jogadores estrangeiros por clube de nove, como é atualmente, para seis. A redução do número de clubes rebaixados seria um prêmio à incompetência. Ao contrário do que sustentam os defensores da medida, o fato de que quatro rebaixados representam 20% dos participantes do Brasileirão, não constitui um exagero. O Brasil possui 12 grandes clubes, o que significa mais da metade dos disputantes. Se, eventualmente, um deles cai, isso é mais reflexo de um mau trabalho do que de uma exigência técnica muito elevada. Os grandes clubes, comparados com todos os demais, dispõem de orçamentos muito mais altos, torcidas numerosas, camisas pesadas, vários títulos, e enorme tradição. Em condições normais, jamais poderiam cair. Se isso acontece com certa frequência, é consequência de equívocos administrativos dos clubes. Em relação à diminuição no número de jogadores estrangeiros por clube, a proposição é correta. O excesso de estrangeiros no futebol brasileiro, motivado pelos custos mais baixos de aquisição, retira espaço dos jogadores brasileiros, principalmente dos mais jovens. Em médio e longo prazos, as consequências dessa invasão de estrangeiros pode ser deletéria para o futebol brasileiro. Os clubes do país, historicamente, sempre contrataram jogadores do exterior, mas de maneira parcimoniosa. O volume atual de contratações de jogadores de fora atingiu um nível excessivo, e precisa ser revisado.
quarta-feira, 12 de março de 2025
Repetição preocupante
Em menos de um mês, três decisões nos tiros livres da marca do pênalti. O Grêmio empatou em 3 x 3 com o Athletic, na Arena Sicredi, em São João del Rey (MG), e venceu por 8 x 7, nos tiros livres da marca do pênalti, hoje, pela segunda fase da Copa do Brasil, mostrando uma repetição preocupante. Nos dias 19/2, 1/3 e hoje, contra São Raimundo, Juventude e Athletic, respectivamente, o Grêmio colheu dois empates e uma derrota, obtendo classificações nas cobranças da marca do pênalti. Foram 6 gols sofridos e 5 marcados. Em comum, os adversários tecnicamente modestos, com níveis de investimento muito inferiores aos do Grêmio. As atuações do Grêmio são sofríveis, com erros defensivos constantes, um meio de campo espaçado e pouco combativo, e um técnico que ainda não firmou uma escalação titular. Ainda que a sorte esteja lhe sorrindo nas disputas de tiros livres, o Grêmio parece estar, apenas, se arrastando nas competições, já que seus desempenhos individual e coletivamente, são muito fracos. O técnico do Grêmio, Gustavo Quinteros, fez várias mudanças na escalação contra o Athletic. Gabriel Grando, João Lucas, Lucas Cândido, Cristaldo e Amuzu começaram o jogo. Conforme o técnico, João Pedro ficou de fora por problemas físicos, e Lucas Esteves por desconforto muscular. Porém, a entrada de Gabriel Grando no lugar de Tiago Volpi, disse Quinteros, foi uma escolha técnica. Com a entrada de Amuzu na extrema esquerda, Pavón foi para o lado direito, e Cristian Olivera para o banco, deixando claro que o técnico do Grêmio aprecia o futebol do argentino, mesmo com suas reiteradas más atuações. As perspectivas no Grêmio não são animadoras, as atuações não apontam para um crescimento de produção. O medo de um vexame no segundo Gre-Nal da decisão do Campeonato Gaúcho, no próximo domingo, no Beira-Rio, segue perturbando os torcedores.
terça-feira, 11 de março de 2025
Eliminaçào surpreendente
Vivendo grande fase, o Liverpool é líder do Campeonato Inglês, e fez a melhor campanha da primeira fase da Champions League. Porém, numa eliminação surpreendente, o Liverpool, em pleno Anfield Road, perdeu para o Paris Saint Germain e está fora da competição, Depois de vencer o primeiro jogo, na semana anterior, por 1 x 0, no Parc des Prince, o Liverpool viu o Paris Saint Germain ganhar pelo mesmo placar, o que levou a decisão para os tiros livres da marca do pênalti. O Paris Saint Germain venceu a disputa nos tiros livres por 4 x 1, com duas defesas do goleiro Donarumma, e se classificou para as quartas de final. O curioso é que, no primeiro jogo, o maior destaque havia sido o goleiro Alisson, do Liverpool, que com uma série de grandes defesas garantiu a vitória do seu clube. Mais uma vez ficou provado que, quando começam oa confrontos eliminatórios, o desempenho na fase de grupos pesa muito pouco.
segunda-feira, 10 de março de 2025
Decisões definidas
Confrontos de enorme tradição. Os campeonatos estaduais de Rio de Janeiro e São Paulo estão com suas decisões definidas. No Rio, Flamengo e Fluminense decidirão o título. Em São Paulo, a disputa será entre Corinthians e Palmeiras. Os enfrentamentos reunirão os maiores vencedores de cada estado. O Flamengo decidirá o estadual pela quarta oportunidade consecutiva, e o Palmeiras irá para a sua sétima vez seguida. O Palmeiras tentará a conquista do tetracampeonato paulista, feito só alcançado pelo extinto Paulistano, na década de 30. Será a chance do Corinthians de dar o troco em seu rival, pois, em 2020, quem tentava o tetracampeonato era o Corinthians, e o Palmeiras lhe derrotou na decisão. Se, pelo futebol, o Palmeiras aparece como favorito, o fato de o segundo jogo da decisão ser no Itaquerão equilibra a relação de forças. No estadual do Rio, o Flamengo é o grande favorito, por ter o melhor grupo de jogadores do país, enquanto o Fluminense, após a conquista da Libertadores em 2023, vive um período de altos e baixos. Em relação a ambos os confrontos, serão duas decisões entre clubes de camisas pesadíssimas e de grande rivalidade com o adversário. Portanto, os dois campeonatos terão desfechos de luxo.
domingo, 9 de março de 2025
Semana difícil
Serão dias muito duros. Após a derrota inapelável no primeiro Gre-Nal da decisão do Campeonato Gaúcho, o Grêmio terá uma semana difícil pela frente. Antes de poder pensar no segundo jogo da decisão do Gauchão, o Grêmio terá que enfrentar, na quarta-feira, o Athletic, de São João Del Rey (MG), fora de casa, pela segunda fase da Copa do Brasil. Depois da exaustiva ida a Boa Vista, para o jogo contra o São Raimundo (RR), terá de fazer uma viagem em parte por via aérea e outra por rodovia. Enquanto isso, o Inter terá a semana livre para treinos. Em relação ao jogo com o Athletic, o Grêmio colocará força máxima ou uma escalação mista? No segundo Gre-Nal, irá com o que tem de melhor, buscando vencer e tentar ser campeão, ou poupará jogadores, admitindo, antecipadamente, que não tem condição de reverter a disputa pelo título? São obstáculos e dilemas que se colocam no caminho do Grêmio na semana que está começando. Os dirigentes e a comissão técnica precisarão ter muita argúcia para tomar as melhores decisões.
sábado, 8 de março de 2025
O fim do sonho do octacampeonato
Foi decepcionante. O Grêmio perdeu por 2 x 0 para o Inter, hoje, na Arena, no primeiro jogo da decisão do Campeonato Gaúcho e, dessa forma, determinou o fim do sonho do octacampeonato. Foi uma repetição do que se viu no Gre-Nal da fase classificatória, também na Arena. Um Grêmio perdido, com um meio de campo espaçado. O esquema de jogo é incrivelmente simplório. Chutões e lançamentos buscando explorar os extremas, uma proposta que já havia sido anulada pelo Inter no Gre-Nal anterior. Até sofrer o primeiro gol, o Grêmio tentava, com relativo êxito, abafar a saída de bola do Inter. Porém, o calor intenso não permitiria manter essa pressão por muito tempo. Após o primeiro gol, aos 23 minutos, o Grêmio desabou, e logo sofreu o segundo, aos 26. Só lhe resta, no segundo Gre-Nal da decisão, no próximo domingo, tentar apresentar um futebol menos sofrível. O título está perdido.
sexta-feira, 7 de março de 2025
Situação intolerável
O racismo no futebol vem aumentando a cada dia. O episódio ocorrido ontem com o jogador Luighi, do Palmeiras, contra o Cerro Porteño (PAR), pela Libertadores Sub-20 mostra uma situação intolerável. Luighi sofreu insultos racistas, com um homem, que segurava uma criança, imitando um macaco, e recebeu uma cusparada no rosto, dada por um torcedor do Cerro Porteño. Abalado, Luighi ainda teve de enfrentar a insensibilidade de um repórter paraguaio que, numa entrevista pós-jogo, lhe fez uma pergunta sobre a partida, ignorando os atos racistas contra o jogador. Indignado, Luighi, chorando, perguntou ao repórter se ele iria perguntar sobre o jogo sem fazer referência aos atos de racismo, e fez um desabafo. O repórter, depois da declaração de Luighi, apenas agradeceu e encerrou a entrevista. Os fatos ocorridos ontem foram aviltantes. A escalada do racismo no futebol tem de ser brecada. As instituições que regem o futebol precisam agir de forma enérgica. Notas de desagravo não bastam. Punições fortes precisam ser adotadas com os torcedores racistas. A impunidade tem estimulado a sequência de atos racistas. Chega de ações paliativas. Lugar de racista é na cadeia.
quinta-feira, 6 de março de 2025
A volta de Neymar
O técnico da Seleção Brasileira, Dorival Júnior, divulgou, hoje, a lista de convocados para os jogos contra Colômbia, dia 20, no Mané Garrincha, e Argentina, dia 25, no Monumental de Nuñez, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo A grande novidade foi a volta de Neymar, que já era esperada. Neymar recém tornou a jogar, depois de um longo período inativo, e suas atuações pelo Santos, até aqui, não justificam a sua convocação. Porém, grande parte da torcida, e a quase totalidade da imprensa, continua a ver em Neymar um supercraque imprescindível à Seleção. Dessa forma, a Seleção, na Copa do Mundo de 2026, deverá ter Neymar, pela quarta vez consecutiva, como a maior referência técnica da equipe. No entanto, se fracassou aos 22, 26, e 30 anos, o que faz crer que Neymar, que terá 34 na próxima Copa e tem sofrido uma série de lesões, finalmente será o líder técnico da conquista de um sexto título mundial? Torcedores e imprensa continuam a apostar suas fichas em Neymar, mesmo diante de todas as evidências de que, em termos de Seleção, o seu tempo já se esgotou.
quarta-feira, 5 de março de 2025
Pouquíssima chance
Foi uma derrota impiedosa. A goleada de 3 x 0 sofrida pelo Corinthians para o Barcelona dw Guayaquil, hoje, no Monumental Isidro Romero Carbo, pela Pré-Libertadores, deixou o clube brasileiro com pouquíssima chance de classificação. Para ingressar na Libertadores, o Corinthians terá de vencer o segundo jogo, na próxima quarta-feira, no Itaquerão, por três gols de diferença, para decidir nos tiros livres da marca do pênalti, ou quatro gols, para obter a classificação no tempo normal. Não é impossível, mas muito improvável. Na primeira fase da Pré-Libertadores, o Corinthians eliminou a fraquíssima Universidad Central da Venezuela com um empate de 1 x 1, fora de casa, e uma vitória de 3 x 2, em seus domínios, sem convencer. A boa "janela" que fez no segundo semestre de 2024, a qual lhe permitiu uma grande recuperação no Campeonato Brasileiro, onde esteve na zona de rebaixamento na maior parte da competição, fizeram com que o grupo de jogadores do Corinthians, e o seu técnico, o argentino Ramón Dias, fossem superestimados. O grupo é bom, mas não tanto, e o técnico, em seu segundo clube no Brasil, ainda necessita mostrar un trabalho mais consistente. Como se não bastasse, no domingo, pelas semifinais do Campeonato Paulista, o Corinthians terá um jogo decisivo contra o Santos. O ano recém começou, e o Corinthians já enfrenta uma turbulência.
terça-feira, 4 de março de 2025
Oito mudanças em um mês
Uma mudança radical, em curtíssimo espaço de tempo. No próximo sábado, o Grêmio jogará, contra o Inter, a primeira partida da decisão do Campeonato Gaúcho, com oito mudanças em um mês na sua escalação, levando-se em conta a formação que enfrentou o mesmo adversário no dia 8 de fevereiro. O fato deveria ser levado em conta pelos que cobram um melhor desempenho do Grêmio. Apenas João Pedro, Villasanti e Braithwaite deverão ser titulares em relação ao conjunto utilizado pelo Grêmio exatamente um mês antes. O nível técnico, certamente, se elevou, falta o entrosamento para quem joga junto há tão pouco tempo. A severidade com que as atuações do Grêmio estão sendo julgadas é excessiva. A qualidade de reforços como Wágner Leonardo, Cuellar e Cristian Olivera, para citar exemplos, certamente, elevará o nível técnico do Grêmio. Porém, é preciso tempo para que a mecânica de jogo se consolide, não é um processo que se faça do dia para a noite.
segunda-feira, 3 de março de 2025
O adeus de Neguinho
O Carnaval não será mais o mesmo. A noite de hoje marca o adeus de Neguinho da Beija-Flor aos desfiles do sambódromo da Marquês de Sapucaí. Com 75 anos de idade, e 50 de carreira, Neguinho é um símbolo do Carnaval. Como intérprete de escola de samba, sua consagração só tem paralelo com a do saudoso Jamelão, da Mangueira. Carismático, Neguinho espalha simpatia por onde anda. A voz potente e clara é um dos seus trunfos. Vai ser difícil se acostumar com o Carnaval sem o "Olha a Beija-Flor aí,gente", brado com que começa suas participações no sambódromo. Na vida, nada é permanente, e Neguinho decidiu que era chegada a hora de parar. Uma pena! Fica, desde já, uma grande saudade.
domingo, 2 de março de 2025
Primeiro Oscar
Enfim, aconteceu. O Brasil ganhou o seu primeiro Oscar, na categoria "Melhor Filme Internacional", com "Ainda Estou Aqui". Um fato histórico, por se tratar do mais renomado prêmio cinematográfico do mundo. O cinema brasileiro, ao longo do tempo, já havia ganho prêmios em festivais de grande prestígio, como Cannes e Berlim, mas obteve, em 2025, duas conquistas inéditas, o Globo de Ouro de melhor atriz para Fernanda Torres, e o Oscar acima referido. A vitória no Oscar de melhor filme internacional é motivo de justificado júbilo por parte dos brasileiros. Sem dúvida, é um marco na cinematografia do país, e um estímulo para que se produzam mais filmes. Por ser um filme que retrata um episódio doloroso da ditadura militar, o prêmio se torna ainda mais significativo, revelando ao mundo a terrível situação que o Brasil viveu durante 21 anos, com torturas, mortes, desaparecimentos e perseguições contra adversários políticos do regime autoritário. Houve, é claro, frustração por Fernanda Torres não ter ganho na categoria " Melhor Atriz". Sem patriotada, o trabalho de Fernanda era o melhor entre as cinco concorrentes. Porém, a vencedora, Mickeý Madison, por "Anora", era a única que reunia méritos para concorrer com a atriz brasileira, o que não torna sua escolha um erro dos votantes da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Holywood. Na outra categoria em que "Ainda Estou Aqui" concorria, a de melhor filme, o prêmio também não veio. Ainda assim, os brasileiros devem comemorar efusivamente o prêmio obtido hoje. O cinema brasileiro saiu vitorioso do Dolby Theater.
sábado, 1 de março de 2025
Sem convencer
O resultado ficou de acordo com o esperado, mas o futebol mostrado, não. O Inter venceu o Caxias por 3 x 1, de virada, hoje, no Beira-Rio, pelas semifinais do Campeonato Gaúcho, e se classificou para à decisão, mas sem convencer, pois teve uma atuação fraca. O Caxias abriu o placar aos 40 minutos do primeiro tempo, mas nào conseguiu sustentar a vantagem no segundo. Mesmo sem jogar bem, o Inter virou o jogo, mas o futebol que exibiu deve deixar seus torcedores com as barbas de molho. Diante de um Grêmio motivadíssimo pela classificação heróica que obteve, o Inter terá de jogar bem melhor se quiser impedir o maior rival de igualar o seu octacampeonato.
Heróico
Foi com muito sofrimento. O Grêmio perdeu por 2 x 1 para o Juventude, e venceu por 3 x 2 nos tiros livres da marca do.pênalti, hoje, no Alfredo Jaconi, pelas semifinais do Campeonato Gaúcho, num resultado heróico. Como definir de outra forma uma classificação obtida com um gol aos 52 minutos do segundo tempo, quando tudo já parecia perdido? O 2 x 0 que vigorava no placar, até então, eliminava o Grêmio do Gauchão, terminando com o sonho de conquistar o octacampeonato. Porém, o Grêmio não aceitou a desclassificação como um fato consumado, e Gustavo Martins fez, de bicicleta, o gol que levou o confronto para a cobrança de tiros livres da marca do pênalti. Grêmio e Juventude tiveram duas cobranças, cada um, defendidas pelos goleiros. No último tiro livre do Juventude, que poderia empatar a contagem e levar a decisão para as cobranças alternadas, Ênio chutou a bola para fora. Com muitos erros técnicos e táticos, o Grêmio esteve próximo de não chegar à decisão, mas conseguiu, e o sonho do octa está mais vivo do que nunca.
sexta-feira, 28 de fevereiro de 2025
Uma aposta ousada de Lula
Ninguém desconhece que o presidente Luís Inácio Lula da Silva é uma "raposa" da política. A nomeação de Gleisi Hoffmann para ser a nova secretária de Relações Institucionais da Presidência da República é uma aposta ousada de Lula, já que o cargo é de interlocução com o Congresso, e a deputada federal é vista pela oposição como "muito radical". Analistas entendem que, ao escolher Gleisi, Lula está privilegiando a campanha para a reeleição, em 2026. Porém, como será o diálogo de Gleisi com o Centrão e a direita em geral? O governo é minoria no Congresso, o que lhe obriga a fazer concessôes e alianças, em nome da governabilidade. O cargo que Gleisi ocupará exige muita capacidade de diálogo para negociar as pautas do governo com os congressistas. Gleisi agrada a ala mais a esquerda do PT, e é vista com muitas reservas pela oposição. Lula não costuma errar no jogo de xadrez da política. Só o tempo dirá se acertou ao optar por Gleisi.
quinta-feira, 27 de fevereiro de 2025
Sem reação
Foi uma repetição do primeiro jogo. O Botafogo se mostrou sem reação, e perdeu novamente para o Racing, pelo mesmo placar de 2 x 0, no segundo jogo pela decisão da Recopa Sul-Americana, hoje, no Engenhão. A exemplo do que ocorrera no El Cilindro, o Botafogo foi inteiramente dominado pelo Racing, e não teve chances claras de gol. Até agora, o ano tem sido desastroso para o Botafogo. O clube perdeu seus dois melhores jogadores, Almada e Luiz Henrique, contratou poucos reforços de expressão, e só hoje anunciou a contratação de um novo técnico, tendo sido orientado, até aqui, por interinos. O clube perdeu a disputa da Supercopa do Brasil para um de seus grandes rivais, o Flamengo, e fez a pior campsnha de sua história no campeonato estadual, ficando em nono lugar entre 12 participantes. A perda da Recopa Sul-Americana, com derrotas nos dois jogos, quatro gols sofridos e nenhum marcado, compõe um conjunto de fracassos muito grande em apenas dois meses. Poucas horas antes do jogo, o Botafogo finalmente anunciou o seu novo técnico, o português Renato Paiva, um nome bem abaixo em prestígio do que outros que foram tentados pelo clube, como Tite, Roberto Mancini, Rafa Benítez e Tata Martino, por exemplo. O proprietário da SAF do Botafogo, o americano John Textor, argumenta que é impossível estar no ápice de rendimento no início do ano, mas a verdade é que o Botafogo, dentro e fora das quatro linhas, está desmobilizado, depois de ter realizado em 2024, o maior ano da sua história. No Botafogo, 2025 ainda não começou.
quarta-feira, 26 de fevereiro de 2025
Desperdiçando revelações
Está difícil de entender a política do Grêmio em relação aos jogadores revelados pelo clube. O Grêmio vem desperdiçando revelações, sem tirar proveito esportivo dos jogadores que forma. Sabe-se que os clubes precisam vender jogadores jovens para fazer caixa, mas nem sempre isso é aceitável. A venda do volante Kaick, de 19 anos, para o Dallas FC (EUA), por US$ 4 milhões, é incompreensível. O valor é baixo, não compensa a saída de uma grande revelação numa posição onde o clube tem tido problemas há anos. O percentual de 20% dos direitos econômicos mantidos pelo Grêmio para uma futura venda, também não é significativo. Os jovens jogadores revelados pelo clube não são, apenas, uma fonte de renda para os seus cofres. Aa categorias inferiores também tem como tarefa fornecer jogadores para o grupo principal. Em tempos ainda recentes, o Grêmio, antes de tirar proveito financeiro, obteve ganhos esportivos com jogadores como Pedro Rocha, Éverton Cebolinha, Pepê e Gustavo Nunes. Atualmente, jogadores como Cuiabano, Nathan Fernandes e, agora, Kaick, saem antes que possam dar uma contribuição efetiva dentro das quatro linhas, uma postura que precisa ser repensada.
terça-feira, 25 de fevereiro de 2025
Os 90 anos de Pepe
A data de hoje marca um aniversário muito especial. Os 90 anos de Pepe, histórico jogador do Santos e técnico vitorioso, merecem ser saudados. Pepe era um excelente ponteiro esquerdo, que foi o segundo maior artilheiro da história do Santos, com 470 gols. Era exímio cobrador de faltas e pênaltis. Como técnico, também foi bem sucedido, ganhando os Campeonatos Paulistas de 1973 e 1986, e o Campeonato Brasileiro de 1986. Afora isso, Pepe é uma das figuras mais simpáticas e afáveis do meio futebolístico. Parabéns, Pepe!
Um jogo de cartas marcadas
A Federação Gaúcha de Futebol convocou a imprensa para uma entrevista coletiva, na manhã de hoje, em que apresentou a sua resolução para a crise da arbitragem no Campeonato Gaúcho, agravada após a não marcação de um pênalti claríssimo em favor do Grêmio, no último sábado, contra o Juventude, na Arena. A "solução" encontrada pela Federação escancara que se está diante de um jogo de cartas marcadas. Os jogos restantes do Gauchão terão VAR com integrantes de fora do Rio Grande do Sul. Porém, a equipe de arbitragem dentro das quatro linhas continuará sendo local. Com isso, o veto do Inter ao árbitro VAR-Fifa Daniel Nobre Bins acaba sendo acatado. O mesmo não acontece com o pedido do Grêmio por árbitros de fora, que foi negado. Assim, o caminho está aberto para que o segundo Gre-Nal, no Beira-Rio, caso os dois clubes venham a decidir a competição, seja apitado por Anderson Daronco, que tantos prejuízos já causou ao Grêmio. O projeto anti-octa está a todo o vapor.
segunda-feira, 24 de fevereiro de 2025
Nem tudo são flores nas Safs
Ouro de tolo. São vários os exemplos de que nem tudo são flores nas Safs, tidas por muitos como a "salvação" para os clubes de futebol. O Vasco, há muitos anos somando crises financeiras e fracassos esportivos, viu na Sociedade Anônima do Futebol (SAF), a solução para os seus problemas. Porém, a empresa que assumiu o futebol do clube, a 777 Partners, logo se viu envolvida numa crise, e a parceria foi desfeita. O Cruzeiro já está no segundo proprietário de sua SAF, mas os resultados esportivos seguem muito ruins. Ontem, o clube foi eliminado do Campeonato Mineiro, que será decidido entre Atlético e América. A torcida, enfurecida, tem feito ameaças a determinados jogadores e ao gerente executivo Alexandre Mattos. O Botafogo vai de mal a pior em 2025. O clube já perdeu a Supercopa do Brasil, para um de seus maiores rivais, o Flamengo, foi derrotado no primeiro jogo da decisão da Recopa Sul-Americana, e é o único dos grandes clubes do Rio de Janeiro que não se classificou para as semifinais do campeonato estadual. Desde dezembro está sem um técnico efetivo, só com interinos. Os jogadores do Botafogo já reclamaram disso, mas o proprietário da SAF, John Textor, não gostou. O Valladolid, clube espanhol cuja SAF pertence ao ex-centroavante Ronaldo, tornou-se um clube "iô-iô", alternando-se entre a primeira e a segunda divisões. No momento, é o lanterna do Campeonato Espanhol e, no último fim de semana, foi goleado por 7 x 1 pelo Athletic Bilbao. O resultado vergonhoso fez com que torcedores do clube tenham pedido o ressarcimento, por parte dos jogadores, dos valores dispendidos com ingressos para a partida. Como se vê, más administraçôes ocorrem com ou sem SAF, que está longe de ser a solução para todos os males do futebol.
domingo, 23 de fevereiro de 2025
Fala forte
Era necessário. O presidente do Grêmio, Alberto Guerra, deu uma entrevista, hoje, que se caracterizou por uma fala forte em relação à arbitragem. Guerra disse que já vive o futebol há muito tempo para acreditar que o que ocorreu, ontem, na Arena, no jogo contra o Juventude, tenham sido apenas "erros", deixando claro que vê uma intenção deliberada da arbitragem de causar prejuízos ao Grêmio. O mandatário gremista declarou que o clube irá pedir o acesso aos áudios do VAR no jogo. Também revelou que o Grêmio solicitou para a Federação Gaúcha de Futebol que, já a partir dos jogos do próximo.final de semana, sejam utilizados árbitros de outros estados no Gauchão. Caso o pedido seja rejeitado, frisou Guerra, a Federação estará assumindo as consequências por sua conta e risco. Mesmo se não gerarem efeitos práticos, as declarações de Guerra precisavam ser feitas. O presidente agiu de acordo com o que o cargo exige. O Grêmio não poderia ficar passivo diante dos danos que a arbitragem está causando ao clube no campeonato estadual.
sábado, 22 de fevereiro de 2025
Sem dificuldade
Foi mais tranquilo do que se esperava. O Inter venceu o Caxias por 2 x 0, hoje, no Francisco Stédile, pelas semifinais do Campeonato Gaúcho, e o fez sem dificuldade. Vitinho, que jogou como titular devido aos muitos desfalques do Inter por lesões, marcou os dois gols. O Caxias até fazia um bom jogo, mas levava pouco perigo ao gol do Inter. Ao sofrer o primeiro gol, aos 22 minutos do segundo tempo, o Caxias soçobrou, e sinda levou mais um, aos 28 minutos. Com o resultado obtido, o Inter está virtualmente classificado para a decisão do Gauchão. O segundo jogo, no proximo sabádo, será, apenas, para cumprir tabela.
Arbitragem monstruosa
Era para ter sido uma goleada do Grêmio, mas o VAR não permitiu. O Grêmio venceu o Juventude por 2 x 1, hoje, na Arena, pelas semifinais do Campeonato Gaúcho, mas foi vítima de uma arbitragem monstruosa, que lhe prejudicou gravemente, e impediu que ganhasse por uma margem ampla, o que já deixaria a classificação quase garantida antes do segundo jogo. O Grêmio abriu o placar aos 13 minutos, com Breithwaite, e poderia ter ampliado aos 26, quando Monsalve sofreu um pênalti escandaloso, que não foi marcado pelo árbitro Jonathan Pinheiro. Para tornar tudo ainda pior, o VAR não chamou o árbitro para revisar o lance. Perturbado com o "erro" de arbitragem, o Grêmio cedeu o empate aos 33 minutos, gol de Batallia. Decorrido um pouco mais de tempo, o Grêmio voltou a se aprumar e a jogar um bom futebol como fazia até o lance do pênalti. Aos 7 minutos do segundo tempo, Cristian Olivera, de grande atuação, fez o gol que colocou o Grêmio novamente
na frente. Edenílson ainda faria o terceiro gol, que foi anulado depois que o VAR chamou o árbitro para verificar a existência de uma falta na origem do lance. O segundo jogo entre Grêmio e Juventude será extremamente duro. Não precisaria ser assim, mas a arbitragem interferiu decisivamente no resultado, prejudicando enormemente o Grêmio.
Assinar:
Postagens (Atom)