sábado, 30 de novembro de 2024

Vitória épica

As famas de "azarão" e "amarelão" que perseguem o Botafogo caíram por terra, hoje. No Monumental de Nuñez, o Botafogo venceu o Atlético Mineiro por 3 x 1, na decisão da Libertadores, numa vitória épica. Sim, foi um fato histórico, porque o Botafogo teve um jogador, Gregore, expulso aos 30 segundos de jogo. Mesmo jogando com um homem a menos a partida inteira, o Botafogo soube fazer prevalecer o seu melhor futebol. O trabalho dos técnicos foi decisivo para o resultado. O técnico do Botafogo, Artur Jorge, não substituiu nenhum jogador quando da expulsão de Gregore, mantendo. a estrutura do conjunto. Enquanto isso, o técnico do Atlético, Gabriel Milito, que deveria retirar um dos seus três zagueiros para colocar um jogador que pudesse explorar a vantagem númerica, não o fez, e terminou o primeiro tempo perdendo por 2 x 0. Após o intervalo, Gabriel Milito substituiu três jogadores e posicionou o Atlético mais para a frente. O efeito foi imediato, pois com um minuto e meio do segundo tempo, o Atlético descontou, A partir daí, o Atlético pressionou fortemente o Botafogo, chegando a ter 79% de posse de bola, e desperdiçou várias chances de marcar. O Atlético não fez o gol que levaria o jogo para a prorrogação, e ainda sofreu mais um aos 51 minutos, o que deixou o placar mais condizente com o que se viu na partida. O Botafogo é muito superior ao Atlético, individual e coletivamente. Não fosse a expulsão que sofreu tão cedo, o Botafogo poderia ter vencido com maior facilidade. O clube carioca não é derrotado desde agosto, enquanto o Atĺético chegou ao décimo-primeiro jogo sem vencer. Com o título do Botafogo, todos os grandes clubes brasileiros estão no rol dos campeões da Libertadores.

sexta-feira, 29 de novembro de 2024

O nervosismo do mercado

A cotação do dólar disparou, chegando a R$ 6,00. O nervosismo do "mercado" está por trás do fato. A visão neoliberal da economia glorifica o mercado, que não recebeu bem o pacote de ajuste fiscal anunciado pelo governo. Economistas e consultores afirmam que o ajuste fiscal proposto pelo governo é insuficiente. A inconformidade maior é com a isenção do pagamento de Imposto de Renda para quem recebe até R$ 5 mil por mês, uma medida de justiça social. Os que se opõem à isenção apontam que haverá perda de receita. Afora isso, gostariam que houvesse maiores cortes nas verbas de saúde e educação, para gerar mais recursos para investimentos no crescimento da "produtividade" das empresas. Na verdade, o governo elaborou um bom projeto de ajuste fiscal, mas não sem tomar medidas de alcance social. O mercado não suporta isso, e chama tais ações de "populismo".A insensibilidade social é uma marca da direita. Porém, o governo não abre mão de seus compromissos com os setores mais pobres da sociedade. O mercado esperneia, mas terá de se adequar.

quinta-feira, 28 de novembro de 2024

Declarações desatinadas

Nada é tão ruim que não possa piorar. Não bastasse o péssimo momento vivido pelo Grêmio dentro das quatro linhas e a possibilidade de rebaixamento no Campeonato Brasileiro, declarações desatinadas do presidente Alberto Guerra e do técnico Renato feriram a imagem do clube. Na terça-feira, Guerra disse que o jornalista Diego Rossi era um desqualificado e filho de chocadeira. A revolta de Guerra se deu em função de uma notícia veiculada por Diego de que o centroavante Braithwaite estivera no gabinete do presidente para reclamar da intensidade e qualidade dos treinos do Grêmio. Guerra declarou que o fato não ocorreu e que a notícia é uma fake news. Destacou o fato de que o jornalista é identificado com o Grêmio e que, portanto, estaria praticando o fogo amigo. Ontem, Renato deu declaraçõws contundentes contra a imprensa, fazendo ameaças de que familiares de jornalistas poderiam sofrer as consequências de suas atitudes. Hoje, Renato soltou uma nota em que tenta se justificar, mas não foi convincente. A verdade é que ambos, Guerra e Renato, pisotearam a ética e a boa conduta, afetando a imagem do clube. Nada justifica o destempero verbal do presidente, nem as asquerosas ameaças de Renato. Os dois deveriam responder pelos seus erros, sem minimização de qualquer tipo. A imagem do Grêmio não pode ser arranhada.

quarta-feira, 27 de novembro de 2024

Poderia ter sido melhor

Em termos práticos, não foi ruim. O Grêmio empatou com o Cruzeiro em 1 x 1, hoje, no Mineirão, pelo Campeonato Brasileiro, um resultado que poderia ter sido melhor. Precisando de pontos para se distanciar da zona de rebaixamento, o Grêmio abriu o placar com Braithwaite aos 18 minutos, um golaço de calcanhar. Dôdi perdeu um gol feito, que teria permitido ao Grêmio ampliar sua vantagem no marcador.O resultado parecia que se manteria até o intervalo, mas Mateus Pereira, aos 42 minutos, empatou, em mais uma falha de marcação de Reinaldo. No segundo tempo, o nível técnico do jogo decaiu, e os muitos erros de ambos os lados fizeram com que o placar não fosse mais alterado. Ainda que o Grêmio tenha tido a chance de ganhar o jogo, o ponto obtido foi importante. Se vencer o São Paulo, domingo, na Arena, o Grêmio, provavelmente, afastará, de forma definitiva, qualquer possibilidade de rebaixamento, independentemente dos seus dois últimos jogos, contra Vitória, fora de casa, e Corinthians, na Arena.

terça-feira, 26 de novembro de 2024

Vitória maiúscula

Foi para não deixar nenhuma dúvida. O Botafogo, ao vencer o Palmeiras por 3 x 1, hoje, no Aliannz Parque, pelo Campeonato Brasileiro, obteve uma vitória maiúscula, que só nào foi de goleada porque o adversário descontou no final. Depois de desperdiçar pontos que o levaram a perder a liderança do Brasileirão pelo número de vitórias, o Botafogo retomou o primeiro lugar na competição, e está com o título encaminhado. O primeiro gol do Botafogo, marcado por Gregore, aos 18 minutos do primeiro tempo, ocorreu num momento em que o Palmeiras era superior, e mudou a face do jogo. A partir daí, o Botafogo assumiu o controle do jogo, e ficou claro que o seu segundo gol estava mais próximo que o de um eventual empate do Palmeiras. Foi, então, que aconteceu o fato que decidiu o jogo. O VAR chamou o árbitro Wilton Pereira Sampaio para revisar um lance em que havia dado cartão amarelo para Marcos Rocha, do Palmeiras. Wilton, após ver as imagens, revisou sua decisão e expulsou o jogador. A expulsão aconteceu aos 24 minutos do segundo tempo. Aos 27, aproveitando os espaços que se criaram com a ausência de um jogador, o Botafogo jâ ampliava o placar, com Savarino. As chances de gol se sucediam e, aos 43 minutos, Adryelson fez mais um gol. Aos 47 minutos, Richard Rios descontou para o Palmeiras, mas o jogo já estava decidido. Nada está, matematicamente, definido, mas o Botafogo é amplo favorito para ficar com o título.

segunda-feira, 25 de novembro de 2024

Laicidade ameaçada

Desde a instituição da República, o Brasil é um estado laico. Porém, uma laicidade ameaçada é o que se vê nesses tempos bizarros que vivemos. O Supremo Tribunal Federal, tendo como relator do recurso o ministro Cristiano Zanin, formou maioria para considerar válida a presença de símbolos religiosos em prédios do governo, desde que o objetivo seja manifestar tradição cultural. A ação do Ministério Público Federal que contesta a presença de símbolos religiosos em prédios públicos surgiu no Estado de São Paulo, sofrendo sucessivas derrotas em várias instâncias. Com os recursos impetrados pelo Ministério Público, chegou ao STF. A questão há muito tempo deveria ter sido objeto de análise, e é lamentável que, no momento em que finalmente isso acontece, o Poder Judiciário mantenha a presença dos referidos símbolos com argumentos frágeis e inconsistentes. O Brasil, de acordo com sua Constituição, é um país laico e que concede a liberdade de culto para todos os seus cidadãos. Dessa forma, não cabe a presença, em prédios públicos, de símbolos ligados especificamente, a um determinado credo religioso, como é o caso dos crucifixos, por exemplo. Numa questão análoga, também não se justifica colocar a inscrição "Deus seja louvado" nas cédulas de dinheiro. Seguir uma corrente religiosa é um direito de qualquer cidadão. No entanto, não cabe aos governos exibirem em prédios públicos símbolos de uma determinada religião. O argumento de preservação de uma "tradição cultural" é ridículo. A laicidade do estado é um conceito que se sobrepõe a qualquer outro. Não cabe fazer concessões que o fragilizem.

domingo, 24 de novembro de 2024

Desfecho emocionante

Foi de tirar o fôlego. A definição dos classificados para a Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro teve suspense até o final dos jogos, num desfecho emocionante. Curiosamente, o Novorizontino, que estava com a classificação encaminhada, acabou ficando de fora ao perder para o Goiás por 1 x 0, no Estádio da Serrinha. O resultado beneficiou o Ceará que, mesmo não tendo saído do 0 x 0 com o rebaixado Guarani, no Brinco de Ouro, conseguiu subir. O Sport venceu o Santos, campeão antecipado da Série B, por 2 x 1. O clube pernambucano não dependia só das próprias forças, mas foi beneficiado pelos resultados paralelos. O Mirassol foi quem obteve a classificação de modo mais afirmativo, ao vencer a Chapecoense por 1 x 0, no Estádio Municipal Campos Maia, em Mirassol. Com o resultado, tornou-se vice-campeão. O Sport foi o terceiro colocado. O quarto e último classificado foi o Ceará. Dessa forma, os promovidos à Primeira Divisão incluem um gigante do futebol brasileiro, o Santos, o emergente Mirassol, que participará da competição pela primeira vez, e dois clubes de massa do Nordeste, Sport e Ceará.

sábado, 23 de novembro de 2024

Fracasso

Uma atuação decepcionante, incompatível com uma decisão. O Cruzeiro perdeu por 3 x 1 para o Racing (ARG), hoje, no Estádio Nueva Olla, em Assunção, pela decisão da Copa Sul-Americana, resultado que se constituiu num grande fracasso. O representante brasileiro parecia não ter comparecido ao jogo, no primeiro tempo. Aos 20 minutos, já perdia por 2 x 0, e o Racing tivera um gol anulado. O placar permaneceu até o intervalo, mas o Racing teve várias chances de ampliar. No segundo tempo, o gol de Kaio Jorge aos 6 minutos trouxe a impressão de que poderia haver uma reação, mas ela não ocorreu. A pressão tentada pelo Cruzeiro abria espaços para contra-ataques do Racing e, num deles, aos 50 minutos, o clube argentino fez mais um gol e garantiu o título. Em 11 jogos com o técnico Fernando Diniz, o Cruzeiro só obteve duas vitórias. Por isso, já há quem cogite da sua saída. Resta, agora, ao Cruzeiro, no Campeonato Brasileiro, buscar um lugar na Pré-Libertadores, para amenizar a decepção na Copa Sul-Americana.

sexta-feira, 22 de novembro de 2024

Condenação obrigatória

As investigações da Polícia Federal que comprovaram o planejamento, por parte de Jair Bolsonaro e de militares, de atentados para impedir a posse do presidente Luís Inácio Lula da Silva, ressaltam o que já era evidente. Os planos sórdidos, que incluíam os assasssinatos de Lula, do vice-presidente Geraldo Alckmin e do ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, eram parte do golpe que fora engendrado para impedir que o governo eleito tomasse posse, e configuram crimes contra o estado democrático de direito para os quais se impõe a condenação obrigatória. Bolsonaro, Braga Netto, Mauro Cid, Augusto Heleno, e outros envolvidos nas maquinações golpistas e antidemocráticas, devem ser punidos com severas penas de prisão. Os condenados pelos ataques ao Palácio do Planalto, Congresso e Supremo Tribunal Federal, em 08/01/2023, também não podem, sob nenhuma hipótese, serem anistiados, como deseja a extrema direita. As revelações do golpe planejado por Bolsonaro e sua corja deixam claro que o ex-presidente genocida e seus apoiadores são criminosos, com os quais não se deve ter qualquer condescendência. A inegibilidade de Bolsonaro não pode ser revogada a tempo de que venha a concorrer na eleição presidencial de 2026. Mais do que isso, Bolsonaro tem de ser preso. O rol de crimes que praticou são suficientes para que receba uma longa pena de privação da liberdade. Para o bem do país, o lixo representado por Bolsonaro e demais conspiradores precisa ser varrido da cena política do Brasil.

quinta-feira, 21 de novembro de 2024

Boa fase

O momento positivo do Inter se prolonga a cada jogo. O Inter venceu o Vasco por 1 x 0, hoje, em São Januário, pelo Campeonato Brasileiro, e permanece em sua boa fase, que parece longe de acabar. Diante de um Vasco esforçado, mas muito fraco tecnicamente, o Inter dominou o jogo e chegou a vitória sem maior dificuldade, atingindo 15 jogos de invencibilidade. O placar poderia até ter sido mais largo. O técnico do Inter, Róger Machado, disse que, enquanto houver possibilidade matemática, é permitido sonhar com o título do Brasileirão. Com os resultados de ontem, o Inter já havia garantido a sua classificação para a Pré-Libertadores. Agora, está muito próximo de obter a classificação direta para a competição. Depois de um desempenho péssimo durante a maior parte do ano, o Inter vai terminando 2024 com tranquilidade e otimismo, fato que repete o que aconteceu nos dois anos anteriores. Resta saber se, dessa vez, esse ciclo se romperá, ou a fase favoŕável será, novamente, fogo de palha.

quarta-feira, 20 de novembro de 2024

Sofrimento

O pesadelo do torcedor do Grêmio insiste em não acabar. O Grêmio empatou em 2 x 2 com o Juventude, hoje, na Arena, pelo Campeonato Brasileiro, numa noite de enorme sofrimento. Ao abrir o placar aos 2 minutos, com Braithwaite, o Grêmio parecia dar a ideia de que obteria a vitória com tranquilidade. Porém, o bom futebol do Grêmio só durou até os 15 minutos, pois, a partir daí, o Juventude tomou conta do jogo, aproveitando os imensos espaços no meio de campo. Ainda assim, o Juventude não criava grandes chances de gol, e o jogo se encaminhava para terminar o primeiro tempo com a manutenção da vitória parcial do Grêmio. Porém, Rodrigo Ely, que fazia uma atuação sem brilho mas eficiente, saiu lesionado, e Gustavo Martins, que entrou no seu lugar, falhou na primeira jogada de que participou, concedendo o gol de empate ao Juventude, aos 50 minutos. Como se não bastasse, aos 7 minutos do segundo tempo, Gustavo Martins falhou novamente, e o Juventude virou o jogo. Depois disso, o jogo virou uma tortura para o Grêmio, só amenizada pelo gol de empate, marcado por Cristaldo, aos 48 minutos. Foi um empate com sabor de derrota, num jogo em que a vitória, para o Grêmio, era uma obrigação. Mais uma vez, o Grêmio apresentou os mesmos defeitos. Um meio de campo espaçado, o setor esquerdo defensivo extremamente frágil, a falta de senso coletivo, a aposta nas individualidades, denotando o mau trabalho que vem sendo feito no clube. Menos mal que os resultados paralelos ajudaram, e a ameaça de rebaixamento existe mas não é provável. No entanto, é preciso que o Grêmio se livre, totalmente, dessa possibilidade, para poder planejar seu futuro que, tudo indica, será sem Renato.

terça-feira, 19 de novembro de 2024

Um ano para esquecer

Mais um resultado frustrante. Com o empate em 1 x 1 com o Uruguai, hoje, na Arena Fonte Nova, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo, a Seleção Brasileira fecha 2024 como um ano para esquecer. A cada jogo, se repetem os defeitos. Falta um centroavante de referência. Vinícius Júnior não consegue jogar como faz no Real Madrid, e falha muito no acabamento das jogadas. Não hâ um futebol coletivo e concatenado. A iniciativa individual prepondera sobre as ações coletivas. Com tudo isso, a Seleção tem enormes dificuldades diante de adversários mais fechados. Hoje, as melhores atuações foram de Gérson e Raphinha. Vinícius Júnior decepcionou, novamente. Estevão teve seu nome gritado pela torcida, entrou no final do jogo, mas se mostrou ansioso e errou quase tudo que tentou. Com dois empates na última Data Fifa do ano, a Seleção fecha 2024 em quinto lugar nas Eliminatórias, uma colocação muito abaixo do esperado. O pior é que não se vê perspectivas de melhoras no trabalho do técnico Dorival Júnior, o que faz com que haja quem cogite da sua saída. Caso isso ocorra, o novo técnico seria o quarto depois da saída de Tite, após a última Copa do Mundo, o que dá a dimensão do descalabro que é, atualmente, o trabalho na Seleção.

segunda-feira, 18 de novembro de 2024

Racismo

Uma chaga que persiste na sociedade brasileira. O racismo torna-se mais escancarado a cada dia no país, acabando com a narrativa dos que o negam e alegam que afirmações em contrário são "vitimismo". O episódio envolvendo a estudante de Direito Tatiane Joseph Khoury, de 20 anos, da PUC, em São Paulo, que fez ofensas racistas, e também aporófobas, contra cotistas da USP, durante os Jogos Jurídicos Universitários, é mais um exemplo dessa situação. Em função do fato, Tatiane foi demitida do escritório Pinheiro Neto Advogados, onde era estagiária. Aliás, esse é o lado positivo em uma notícia tão repugnante. Empresas e instituições sérias não se mostram mais dispostas a acobertar ou "passar pano" em situações desse tipo. A estudante em questão tem o perfil típico dos que praticam o crime de racismo no Brasil. Estuda em instituição particular, o que só está ao alcance dos melhor situados na escala socioeconômica do país. O mais lamentável é que Tatiane é uma estudante de Direito, ou seja, uma futura advogada ou magistrada. Um profissional do Direito elitista e preconceituoso é extremamente danoso à sociedade. Cabe aos advogados e magistrados, a defesa intransigente dos valores da cidadania e do estado democrático, o que é incompatível com posturas excludentes e segregacionistas. Resta esperar que, diante da repercussão pública de seu ato, e da perda de seu estágio em consequência dele, Tatiane reveja seus conceitos. Aos 20 anos de idade, tem uma vida pela frente, e pode redesenhar os seus caminhos.

domingo, 17 de novembro de 2024

Especulações

Se dá como certo que Renato não permanecerá como técnico do Grêmio em 2025. Porém, como o Grêmio ainda não definiu sua posição no Campeonato Brasileiro, há muitas especulações em termos de nomes, sem nenhuma confirmação. O nome da vez é o do argentino Hernan Crespo, campeão paulista pelo São Paulo em 2021, mas que saiu do clube pouco depois, por não conseguir um bom rendimento em outras competições. Crespo também tem um título de Copa Sul-Americana pelo Defensa y Justicia (ARG) mas, ainda assim, não é um técnico afirmado. Para o lugar de Renato, o Grêmio tem de buscar um técnico de currículo sólido, não uma aposta. A exceção seria Juan Pablo Vojvoda que, pelo seu trabalho no Fortaleza, precisa ser testado num grande clube. A busca por um técnico estrangeiro, e que não está trabalhando no Brasil no momento, é outro equívoco. O novo técnico deveria já ter conhecimento sobre o ambiente em que vai atuar. Se o Grêmio pretende buscar o octacampeonato gaúcho, uma ruptura radical na orientação técnica não é a melhor opção.

sábado, 16 de novembro de 2024

Embolou

Uma briga de foice para tentar fugir do rebaixamento. Com a vitória do Athletico Paranaense por 1 x 0 sobre o Atlético Mineiro, hoje, na Arena da Baixada, a luta para escapar da queda no Campeonato Brasileiro "embolou". Nada menos do que quatro clubes, Athletico Paranaense, Fluminense, Criciúma e Juventude estão empatados com 37 pontos, sendo que, pelos critérios, o último deles ingressou na zona de rebaixamento. Com apenas um ponto a menos, 36, está o Red Bull Bragantino. Um ponto acima, com 38, está o Vitória. Faltando apenas cinco rodadas para o final do Brasileirão, cada vitória, gol marcado ou sofrido será um fator decisivo para permanecer na Primeira Divisão. Nos jogos restantes, muitos serão de confronto direto, o que torna a disputa ainda mais emocionante. Como a busca pelo título também não está definida, as duas pontas da classificação, mais uma vez, comprovam que o campeonato de pontos corridos nada tem de enfadonho, ao contrário do que argumentam os defensores dos execráveis formulismos.

sexta-feira, 15 de novembro de 2024

Anistia

O atentado realizado na quarta-feira na Praça dos Três Poderes, em Brasília, e que resultou na morte do seu autor, Francisco Wanderley Luiz, de 59 anos, ocorreu num momento particularmente significativo. Tramita no Congresso uma proposta para anistia dos envolvidos nos atos golpistas de 08/01/2023, o que é inaceitável. O argumento de que é preciso pacificar o país, utilizado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro e seus apoiadores para justificar a abjeta anistia, é aviltante. A ocorrência do atentado deixou ainda mais clara a existência de células golpistas e terroristas de direita no país, que necessitam ser punidas de forma implacável. O ato de Francisco Wanderley não foi um gesto isolado de um indivíduo perturbado, mas mais um efeito do estímulo ao desrespeito às instituições praticado pela extrema direita. Não se pode ser conivente com ações contra o estado democrâtico de direito.

quinta-feira, 14 de novembro de 2024

Nova frustração

Mais um resultado que deixou a desejar. O empate da Seleção Brasileira em 1 x 1 com a Venezuela, hoje, em Maturin, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo, é uma nova frustração na acidentada caminhada da equipe na competição. A Seleção fez um bom primeiro tempo, embora só tenha aberto o placar aos 41 minutos, com um gol de Raphinha cobrando falta. Tudo parecia encaminhar um segundo tempo tranquilo, e com mais gols, para a Seleção. Porém, aos 42 segundos, Segóvia, que havia acabado de entrar, fez um golaço e empatou o jogo. A chance de ficar em vantagem novamente surgiu aos 12 minutos, após um pênalti cometido sobre Vinícius Júnior. O próprio Vinícíus Júnior cobrou, mas o goleiro defendeu, e o rebote não foi aproveitado. Havia muito tempo para buscar o gol da vitória, mas o empate persistiu até o final. A classificação para a Copa do Mundo será obtida pela Seleção, no entanto, a produção da equipe continua insatisfatória. A falta de um centroavante de refêrência também se fez notar. Resta esperar que, na próxima terça-feira, a Seleção vença o Uruguai, na Arena Fonte Nova, e garanta tranquilidade até março de 2025, quando os jogos pelas Eliminatórias retornarão.

quarta-feira, 13 de novembro de 2024

Exagero

O perfil oficial da Copa do Brasil divulgou a seleção dos melhores da competição. O Flamengo teve sete jogadores escolhidos e, também, o técnico, num evidente exagero. O técnico do Flamengo, Filipe Luís, trabalhou, apenas, nos quatro últimos jogos da competição. O volante Pulgar, outro que faz parte da seleção da competição, está longe de ser uma unanimidade. Apenas o zagueiro André Ramalho (Corinthians), o lateral esquerdo Guilherme Arana (Atlético Mineiro), o meia Gustavo Scarpa (Atlético Mineiro), e o centroavante Vegetti (Vasco) são jogadores de outros clubes presentes na lista. A grande qualidade do grupo do Flamengo é indiscutível, mas há posições cujos ocupantes não possuem o mesmo nível de excelência de seus companheiros, ainda que não sejam maus jogadores, como é o caso do já citado Pulgar, e do lateral direito Wesley. A escolha feita parece ser mais uma demonstração do oba-oba habitualmente feito em torno do Flamengo, por se tratar do clube mais popular do país.

terça-feira, 12 de novembro de 2024

Proposta corajosa

Em um momento de avanço da direita nos resultados das urnas, uma proposição de mudança nas relações trabalhistas está dividindo opiniões no país. A deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) lançou uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) visando a extinção da escala 6 x 1 e diminuir a carga horária de trabalho para 36 horas semanais. A escala 6 x 1 estabelece seis dias trabalhados e um de descanso na semana. O modelo é adotado, principalmente, nos setores de comércio e serviços. Lançada por Erika Hilton em maio é, sem dúvida, uma proposta corajosa no atual momento brasileiro, em que a direita vem obtendo significativos resultados eleitorais. Porém, para começar a tramitar no Congresso, uma PEC precisa de 171 assinaturas de parlamentares. Ontem, após uma forte pressão popular pelas redes sociais, 134 deputados federais já haviam aderido. A escala de 36 horas semanais já é adotada em uma série de países, como Alemanha, Bélgica, França, Grã-Bretanha e Islândia, objetivando ganhos na produtividade e qualidade de vida. Como sempre, setores conservadores da sociedade, "especialistas" em relações do trabalho, e outras figuras afins, enxergam problemas na proposição, preocupados que estão com possíveis custos para os empregadores. A mobilização popular precisa continuar, para que se atinja o número de assinaturas necessário à tramitação da proposta. A partir daí, uma forte pressão terá de ser feita pelos trabalhadores para que se obtenha a aprovação da medida. Não será fácil, mas nada se consegue sem muita luta.

segunda-feira, 11 de novembro de 2024

Começo fulgurante

O futebol brasileiro está assistindo ao surgimento de um técnico dos mais promissores. Tendo encerrado sua carreira como jogador em 2023, Filipe Luís já deu a largada em seu trabalho como técnico em janeiro de 2024, e teve um começo fulgurante de carreira. Primeiro, treinou a categoria sub-17 do Flamengo, sendo campeão da Copa Rio, no mês de junho. Foi então, promovido a técnico da categoria sub-20 e, em agosto, foi campeão mundial. No final de setembro, assumiu como técnico dos profissionais do Flamengo, no lugar de Tite, que havia sido demtido. Estreou no início de outubro, contra o Corinthians, pelas semifinais da Copa do Brasil, obtendo a classificação para a decisão. Ontem, conquistou o título da competição. Em menos de um ano como técnico, ganhou títulos em três categorias diferentes. Com um início de carreira tão positivo, e trabalhando no clube mais popular do Brasil, Filipe Luís, que tem o curso de técnico da CBF Academy, poderá, em médio prazo, vir a ser cogitado, até mesmo, para a Seleção Brasileira.

domingo, 10 de novembro de 2024

Título indiscutível

Não restou nenhuma dúvida sobre o mérito da conquista. A vitória do Flamengo por 1 x 0 sobre o Atlético Mineiro, hoje, na Arena MRV, fez do clube carioca o campeão da Copa do Brasil, um título indiscutível. O Flamengo venceu ambos os jogos da decisào. Hoje, mesmo lhe bastando o empate, o Flamengo foi em busca da vitória, que obteve com um golaço de Gonzalo Plata, aos 36 minutos do segundo tempo. Tecnicamente, o Flamengo é superior, ainda que o Atlético Mineiro também tenha boa qualidade. O placar agregado da decisão foi de 4 x 1 para o Flamengo, impedindo qualquer restrição ao título conquistado. Contando com jogadores como Arrascaeta, Gérson, Gabigol e Bruno Henrique, o Flamengo possui o melhor grupo do futebol brasileiro, e deixou isso claro, dentro das quatro linhas, nos dois jogos contra o Atlético Mineiro. Ao Flamengo resta, agora, buscar se manter entre os quatro primeiro colocados do Campeonato Brssileiro. O Atlético Mineiro terá a decisão de uma competição ainda mais importante, a da Libertadores, daqui a exatos 20 dias.

sábado, 9 de novembro de 2024

Emoção na reta final

O Campeonato Brasileiro terá apenas mais cinco rodadas após os jogos da Data Fifa, na próxima semana. Não faltará emoção na reta final do Brasileirão, seja no topo ou na parte mais baixa da classificação. Com os resultados de hoje, a diferença do líder, Botafogo, para o segundo colocado, Palmeiras, caiu para quatro pontos. A vantagem do Palmeiras sobre o terceiro colocado, Fortaleza, é de somente um ponto. Na luta contra o rebaixamento, Fluminense, Criciúma e Juventude estão empatados, com um ponto a mais que o Red Bull Bragantino, o primeiro clube na zona de queda. Como se vê, o argumento dos defensores do formulismo de que o sistema de pontos corridos carece de emoção, mais uma vez, não se sustenta. As rodadas restantes da competição terão jogos eletrizantes na busca do título, de classificação para Libertadores e Copa Sul-Americana, e fuga do rebaixamento. Com exceção de Atlético Goianiense e Cuiabá, que já estão virtualmente rebaixados, todos os demais clubes estarão lutando por objetivos. Dessa forma, as definições de posições poderão ficar em aberto até a última rodada, refletindo o equilíbrio de forças do futebol brasileiro, condição que não se vê em outros países.

sexta-feira, 8 de novembro de 2024

Invencibilidade ampliada

Agora, já são 14 jogos sem saber o que é perder. O Inter venceu o Fluminense por 2 x 0, hoje, no Beira-Rio, pelo Campeonato Brasileiro, e segue tendo sua invencibilidade ampliada. Diante de um adversário extremamente desfalcado, com vários titulares suspensos pelo cartão amarelo, o Inter soube tirar proveito e chegar a vitória de modo natural. O Fluminense conseguiu manter o placar sem gols até o intervalo. Porém, no segundo tempo, com um gol aos 6 minutos, e outro aos 51, o Inter chegou à vitória sem maior esforço. Com o resultado, o Inter ingressou, temporariamente, no grupo dos quatro primeiros colocados, mas com um jogo a mais que o Flamengo, que poderá superá-lo, novamente, quando realizar a sua partida em atraso com o Atlético Mineiro.

Acumulando derrotas

O que era previsto, se confirmou. O Grêmio perdeu para o Palmeiras por 1 x 0, hoje, no Allianz Parque, pelo Campeonato Brasileiro, e segue acumulando derrotas. Até agora, no Brasileirão, o Grêmio já perdeu 16 jogos, número só superado pelo lanterna Atlético Goianiense, que foi derrotado 19 vezes. O placar poderia ter sido elástico, tantas foram as chances de gol criadas pelo Palmeiras. Ao contrário, o Grêmio não teve nenhuma oportunidade clara de gol durante o jogo inteiro. A pressão incessante do Palmeiras, inclusive, gerou um falso herói, o goleiro Marchesin. Vários orgãos de imprensa o escolheram como o melhor jogador da partida, pelo grande número de defesas que realizou, um velho equívoco de anâlise da imprensa esportiva brasileira, pois os goleiros existem exatamente para fazer isso. Ademais, no gol do Palmeiras, Marchesin realizou uma defesa parcial que propiciou ao atacante adversário a facilidade para empurrar a bola para redes. Com o resultado negativo, o Grêmio terá, após a Data Fifa, um jogo decisivo contra o Juventude, na Arena. Se vencer, estará ,virtualmente, livre do rebaixamento. Caso não vença, viverá momentos de aflição até o final da competição.

quinta-feira, 7 de novembro de 2024

Mudanças no calendário do futebol

O que era ruim, tende a ficar muito pior. Tendo em vista o novo Campeonato Mundial de Clubes, que terá sua primeira edição, com 28 dias de duração, entre os meses de junho e julho do próximo ano, mudanças no calendário do futebol brasileiro para 2025 estão sendo propostas pela CBF. Conforme as proposições da CBF, os campeonatos estaduais começariam já na primeira semana de janeiro. O Campeonato Brasileiro iniciaria em março. Tudo para que o Brasileirão possa parar durante a realização do Mundial, o que implicaria, também, em estender a competição pelo mês de dezembro. As férias dos jogadores, com isso, poderiam ser desdobradas em dois períodos. Ao que se sabe, os clubes já teriam aceitado as medidas propostas pela CBF, faltando, apenas, a aprovação das federações estaduais. As soluções propostas pela CBF em nada ajudam para melhorar o calendário do futebol brasileiro, pelo contrário. Com os campeonatos estaduais começando em janeiro, as férias dos jogadores ficariam comprometidas, e a pré-temporada dos clubes estaria inviabilizada. Em função disso, é provável que os grandes clubes comecem o ano poupando seus titulares, o que esvaziaria as já combalidas competições estaduais. A verdade é que o calendário do futebol, no mundo inteiro, está excessivamente inchado, e precisa enxugar o excesso de competições, em vez de criar novas disputas. A ganância de todos, FIFA, confederações continentais, federações nacionais e estaduais, clubes e jogadores, fez com que haja competições e partidas demais, o que abaixa o nível técnico das disputas, favorecendo a ocorrência de lesões, saturando o público pela oferta demasiada. Porém, reduzir o número de jogos implicaria em diminuir os valores pagos pelos direitos de transmissão e as verbas aportadas por patrocinadores, ou seja, resultaria em perda de recursos. Nessa hora, ninguém quer cortar na própria carne. No entanto, um dia a situação ficará insustentável, e o problema terá de ser resolvido.

quarta-feira, 6 de novembro de 2024

Estupidez eleitoral

As razões para a volta de Donald Trump ao poder são objeto de análise de uma série de comentaristas políticos. Porém, sejam quais forem os motivos apontados, a vitória de Trump sobre Kamala Harris na eleição para presidente dos Estados Unidos, constitui-se num episódio de extrema estupidez eleitoral. Não há o que justifique, racionalmente, que uma pessoa vote em Trump. Tendo ocupado o cargo anteriormente, nem mesmo o efeito da novidade poderia contar em seu favor. Seu governo, de 2017 a 2021, foi péssimo, deixando o mundo em permanenre estsdo de tensão diante de sua prepotência e destempero. Derrotado na tentativa de reeleição, em 2020, Trump acusou, sem provas, a ocorrência de fraude nas eleições, e sua contestação ao resultado do pleito estimulou a invasão do Congresso americano, inclusive com perdas de vidas. Nenhum argumento de natureza social ou econômica é suficiente para que se aceite o voto em Trump. Os próximos quatro anos serão aflitivos para o mundo inteiro com Trump sendo, novamente, presidente do país mais poderoso do mundo. Votar é um ato de apreço à democracia, que deve ser feito com grande senso de responsavbilidade. Não pode ser fruto do ódio ou ressentimento. Deve levar em conta uma perspectiva de futuro, não só uma reação momentânea. Ao não observar condições como essas, o eleitor americano deu a vitória para um verme político. As terríveis consequências dessa escolha serão sentidas dentro e fora dos Estados Unidos.

terça-feira, 5 de novembro de 2024

Vitória protocolar

A possibilidade de um tropeço era mínima. O Inter venceu o Criciúma por 2 x 0, hoje, no Beira-Rio, pelo Campeonato Brasileiro, uma vitória protocolar. O Criciúma até ofereceu resistência mas, numa cobrança de falta de Alan Patrick, aos 42 minutos, o Inter abriu o placar. Ainda no primeiro tempo, aos 49 minutos, Felipe Vizeu foi expulso, inviabilizando, praticamente, qualquer chance de reação do Criciúma. No segundo tempo, com um jogador a menos, o Criciúma pouco conseguiu atacar. O jogo já se encaminhava para o final quando, aos 47 minutos, Wesley fez um belo gol, ampliando o marcador. Com o resultado, o Inter subiu, temporariamente, para o quarto lugar na classificação, mas um simples empate do Flamengo contra o Cruzeiro, amanhã, no Mineirão, o devolverá à quinta posição.

segunda-feira, 4 de novembro de 2024

A vespera de uma eleição decisiva

Amanhã, um fato irá capturar a atenção do mundo. Hoje, vive-se a véspera de uma eleição decisiva não só no país onde será realizada, mas, também, para o resto do mundo. A eleição para presidente dos Estados Unidos será disputada entre Kamala Harris, mulher negra e de trajetória profissional brilhante, pelo Partido Democrata, e Donald Trump, ex-ocupante do cargo, do Partido Republicano. A vitória de um ou de outro trará consequências muito diferentes. Por ser o país mais poderoso do mundo, os Estados Unidos, ao elegerem um presidente, determinam efeitos que extrapolam as suas fronteiras. Por todas as razões imagináveis, a vitória de Kamala, atual vice-presidente, é o ideal. Em primeiro lugar, porque um candidato democrata sempre será melhor que um republicano. Afora isso, Kamala, caso seja eleita, seria a primeira mulher a ocupar o cargo, e a segunda pessoa negra, o que não é pouco. Se Kamala representa um sopro de renovação, Trump seria a repetição de um desastre, pois já foi presidente, e fez uma péssima administração. Dar ao cínico empresário um novo mandato caracterizaria um desatino, que fortaleceria a extrema-direita obscurantista no mundo inteiro. Um resultado que a humanidade não merece.

domingo, 3 de novembro de 2024

Título encaminhado

Nada está decidido, mas a Copa do Brasil já tem um provável campeão. Com a vitória do Flamengo por 3 x 1 contra o Atlético Mineiro, hoje, no Maracanã, o clube carioca está com o título encaminhado. O gol de Arrascaeta logo aos 10 minutos refletia uma superioridade que se estendeu por todo o jogo. O Flamengo sufocava o Atlético, que não conaeguia criar chances de gol. As dificuldades do Atlético aumentaram quando Gabigol ampliou o placar, aos 38 minutos. O segundo tempo começou na mesma toada, e Gabigol fez mais um gol aos 28 minutos. A goleada parcial tornava o segundo jogo apenas uma formalidade. Porém, aos 35 minutos, Alan Kardec, que havia entrado um pouco antes, descontou para o Atlético, mantendo suas chances na competição. Não será fácil reverter a tendência resultante do primeiro jogo, que é o título ser ganho pelo Flamengo, mas o Atlético, ao diminuir o tamanho da vantagem, abriu uma possibilidade de ainda buscar a conquista. Em sua história, o Atlético já reverteu confrontos até em situações piores, o que fará com que a sua torcida lote a Arena MRV em busca da difícil superação de um resultado muito desfavorável. O Flamengo jâ está com uma mão na taça, mas o Atlético mantém viva a chance de buscar o título. Para isso, terá de fazer uma atuação quase épica mas, no futebol, o impossível não existe.

sábado, 2 de novembro de 2024

No rumo do rebaixamento

Corinthians e Fluminense sofrem com a ameaça de queda de divisão desde o início do Campeonato Brasileiro. Porém, no momento, conseguiram sair da zona perigosa, já que outros clubes se movem no rumo do rebaixamento. Juventude e Athletico Paranaense foram despencando de rendimento ao longo do Brasileirão e, agora, faltando poucas rodadas para o fim da competição, parece improvável que obtenham uma reação. O Juventude, que estreava o técnico Fábio Matias, foi goleado por 3 x 0 pelo Fortaleza, hoje, no Alfredo Jaconi, e continua na zona de rebaixamento. O Athletico Paranaense, que havia deixado o grupo dos quatro últimos colocados na rodada anterior, retornou, ao perder por 2 x 1, de virada, para o Vitória, na Arena da Baixada. O Vitória, com o resultado, subiu para o décimo-segundo lugar, se distanciando da zona de queda. A situação de Fluminense e Corinthians ainda é bem perigosa, mas o desempenho ruim de outros clubes na reta final da competição poderá mantê-los na Primeira Divisão, ainda que suas campanhas não os façam merecedores disso.

sexta-feira, 1 de novembro de 2024

Ponto precioso

A atuação não agradou, seguiu o padrão de muitas outras, mas o resultado foi bom. O Grêmio empatou com o Fluminense em 2 x 2, hoje, no Maracanã, pelo Campeonato Brasileiro, e obteve um ponto precioso para se manter distante da zona de rebaixamento. Com um gol de Braithwaite aos 25 minutos, o Grêmio abriu o placar. Aos 42, John Arias empatou para o Fluminense. Aos 20 minutos do segundo tempo, Kauã Elias virou para o Fluminense. O resultado parecia definitivo quando Reinaldo, de pênalti, aos 53 minutos, empatou o jogo novamente. O desempenho do Grêmio, principalnente no aspecto defensivo, deixou muito a desejar, mais uma vez. Porém, o importante é que o Grêmio mostrou poder de reação para buscar o empate no último minuto dos acréscimos. O ponto obtido é extremamente valioso nesse momento para ir afastando a possibilidade de rebaixamento.