domingo, 30 de março de 2025
Os 80 anos de Eric Clapton
Mais um ícone da música chega à oitava década de vida. Os 80 anos de Eric Clapton, completados hoje, merecem ser destacados, dada a sua relevância artística inquestionável. Clapton é um exímio guitarrista, considerado por muitos como o segundo melhor da história, só abaixo de Jimi Hendrix. Como compositor ou co-autor, mesmo não sendo um hitmaker, emplacou sucessos como "Layla" e "Wonderful Tonight". Brilhou tanto em grupos como "Cream" e "Derek and Dominos", quanto na carreira solo. Sua grande identificação é com o blues. Embora não creditado no encarte do disco, é dele o extraordinário solo de guitarra de "While My Guitar Gently Weeps", composição de George Harrison incluída no "Álbum Branco", dos Beatles. Dono de uma extensa discografia, Clapton, mesmo com a idade avançada, continua a fazer shows por todo o mundo. Sem dúvida, Clapton pertence ao panteão dos maiores nomes do universo musical.
sábado, 29 de março de 2025
O peso dos desfalques
Ninguém joga sem Gérson e Arrascaeta, ao mesmo tempo, impunemente. Inter e Flamengo empataram por 1 x 1, hoje, no Maracanã, pelo Campeonato Brasileiro, e o clube carioca sentiu o peso dos desfalques. O Flamengo foi predominante durante todo o jogo, mas esbarrou nos seus erros nas conclusões, e nas defesas de Rochet, que saiu lesionado no intervalo. Aproveitando-se disso, o Inter, em um contra-ataque, abriu o placar com Bruno Henrique, aos 33 minutos. No segundo tempo, o Flamengo veio ainda com mais ímpeto em busca do gol, e Léo Pereira empatou logo aos 9 minutos. A pressão do Flamengo prosseguiu até o final, mas o gol da vitória não veio. Em termos práticos, foi um bom resultado para o Inter diante do grande favorito ao título do Brasileirão, mas que estava sem a sua força máxima.
Começo vitorioso
Um resultado positivo era mais do que necessário, mas parecia improvável. O Grêmio venceu o Atlético Mineiro por 2 x 1, hoje, na Arena, obtendo um começo vitorioso no Campeonato Brasileiro. Os primeiros 15 minutos de jogo foram um filme de terror, com o Grêmio sendo pressionado pelo Atlético, que perdeu várias chances de gol. Após esse período, o Grêmio começou a encaixar o seu jogo. As chances de gol começaram a aparecer e, aos 32 minutos, Arezo abriu o placar. Aos 44, Edenílson ampliou. No segundo tempo, o Grêmio controlava bem o resultado, mas o Atlético tentava reagir e, aos 28 minutos, conseguiu descontar. Ainda havia muito tempo de jogo pela frente, mas o Grêmio soube manter a vitória, embora o adversário tenha tentado o empate até o último minuto dos acréscimos, quando perdeu uma grande chance. A vitória foi importantíssima para o Grêmio, pois desanuvia o ambiente e garante pontos preciosos diante de um dos grandes candidatos ao título do Brasileirão.
sexta-feira, 28 de março de 2025
Saída inevitável
Não poderia ser diferente. O técnico Dorival Júnior foi demitido da Seleção Brasileira, hoje, uma saída inevitável depois da goleada sofrida para a Argentina, na terça-feira. O novo técnico, ainda não foi anunciado. Faltando pouco mais de um ano para a Copa do Mundo de 2026, a Seleção está novamente sem técnico. Dessa vez, tudo indica que o novo contratado será um técnico estrangeiro, até pela escassez de opções entre os brasileiros. O italiano Carlo Ancelotti segue sendo o grande sonho do presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, mas sua vinda é improvável. Assim, o mais cotado é o português Jorge Jesus. Na verdade, a contratação de um técnico estrangeiro é um pensamento mágico sustentado pela imprensa brasileira. Os problemas da Seleção não serão solucionados magicamente pela vinda de um técnico do exterior. A qualidade do material humano decaiu visivelmente. O fato de que a maior parte dos jogadores atua nos principais campeonatos nacionais europeus não é um atestado de qualidade. Muitos deles jogam em clubes pequenos e médios, como Wolverhampton, Aston Villa, Newcastle e Brighton, por exemplo. O maior nome da atual Seleção, Vinícius Júnior, mesmo tendo sido escolhido, recentemente, como o melhor jogador do mundo, está muito abaixo, tecnicamente, de grandes astros de outros tempos, como Romário, Ronaldo e Rivaldo. A falta de amistosos de preparação contra seleções europeias, a ausência de identificação dos torcedores com jogadores que nunca atuaram por clubes brasileiros, as poucas partidas realizadas no país, o baixo comprometimento de grande parte dos convocados com a Seleção, são outros problemas que a simples contratação de um técnico de fora não irá solucionar. A Seleção vive um momento sombrio, e não há perspectiva, em curto prazo, de que esse quadro venha a ser alterado.
quinta-feira, 27 de março de 2025
Confirmação
Aconteceu o que era esperado. Corinthians e Palmeiras empataram em 0 x 0, hoje, no Itaquerão, no segundo jogo da decisão do Campeonato Paulista, com o mandante conquistando o título, numa confirmação da expectativa geral após a vitória na primeira partida, fora de casa. O título é ainda mais saboroso para o Corinthians por ter sido obtido em cima do maior rival. Não bastasse isso, o Palmeiras buscava o tetracampeonato estadual, feito só alcançado pelo Paulistano, clube já extinto. Não foi um bom jogo. De um lado, o Corinthians preocupava-se apenas em garantir o título e, mesmo jogando em casa, não era agressivo no ataque. O Palmeiras, que precisava vencer, nào mostrava ímpeto para alcançar esse objetivo. O momento de maior emoção do jogo ocorreu aos 22 minutos do segundo tempo, quando o Palmeiras teve um pênalti a seu favor. Porém, Raphael Veiga desperdiçou a cobrança. Dois minutos após a cobrança, Félix Torres, do Corinthians, foi expulso. A partir daí, até o final do jogo, não se viu mais futebol. O jogo teve várias confusões e paralisações, o que levou o árbitro a dar 16 minutos de acréscimos. No entanto, mesmo com um jogador a mais, o Palmeiras não conseguiu alterar o resultado. Dessa forma, o Corinthians conquistou seu trigésimo-primeiro título de campeão paulista, consolidando, ainda mais, sua liderança no ranking de vencedores da competição, e pôs fim a um jejum geral de conquistas que já durava seis anos. Foi merecido, pois o Corinthians perdeu apenas um jogo em toda a campanha, enquanto seu adversário só chegou na decisão em função de um grave erro de arbitragem na semifinal contra o São Paulo, vencendo com um pênalti inexistente.
quarta-feira, 26 de março de 2025
Réu
Agora, é um fato concreto. O ex-presidente Jair Bolsonaro tornou-se réu após a admissibilidade, por parte da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal, da denúncia encaminhada pela Procuradoria Geral da República por tentativa de golpe de Estado em 2022. Outros sete indiciados também foram tornados réus. Agora, será dado início ao julgamento, que se desdobrará em várias etapas. Porém, a expectativa do STF é que o julgamento seja concluído ainda em 2025, possibilidade que é admitida por especialistas. Seria, sem dúvida, o ideal, já que 2026 é ano eleitoral, o que poderia influenciar negativamente no processo. As provas de que Bolsonaro e os outros sete indiciados atentaram contra o estado democrático de direito e planejaram um golpe são robustas e inequívocas. Pelo bem do país, os réus deverão, ao fim de todo o processo, ter determinada a sua condenação a um longo período na prisão. Confirmada essa tendência, a vida política do país entrará numa fase de regeneração, livrando-se de influências espúrias. A extrema direita é um mal que vem assolando o país. Menos mal que, nas eleições de 2022, as forças progressistas derrotaram os fascistas nas urnas. No entanto, condenar os que atentaram contra os poderes da República é fundamental para a continuidade da democracia.
terça-feira, 25 de março de 2025
Fiasco histórico
Os piores temores dos brasileiros se confirmaram. A Seleção Brasileira teve mais uma atuação ridícula, e foi goleada pela Argentina por 4 x 1, hoje, no Monumental de Nuñez, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo, num fiasco histórico. Foi a primeira vez que a Seleção levou 4 gols num jogo de Eliminatórias. A Seleção, desde o início, se mostrou inteiramente sem conjunto, com jogadores que pareciam não conhecer uns aos outros, e cometendo grandes falhas individuais. Defensivamente, os erros foram muitos, e jogadores como Murillo e Guilherme Arana tiveram desempenhos desastrosos. Os "grandes talentos" do meio para a frente voltaram a decepcionar. Rodrigo esteve apagadíssimo, Raphinha pouco fez, e Vinícius Júnior abusou do individualismo, sem êxito. As trocas realizadas pelo técnico da Seleção, Dorival Júnior, durante o jogo, não surtiram nenhum efeito. A Seleção foi inteiramente dominada, do início ao fim do jogo. As sucessivas atuaçôes ruins, até mesmo nas vitórias, e a goleada sofrida diante do maior rival, mostram que o trabalho de Dorival Júnior não está apresentando nenhuma perspectiva de melhora, e sua demissão parece ser, apenas, uma questão de tempo.
segunda-feira, 24 de março de 2025
Um jogo de cartas marcadas
O futebol brasielleiro, fora das quatro linhas, parece imune a qualquer mudança. Hoje, em um jogo de cartas marcadas, o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, foi reeleito, por unanimidade, para mais quatro anos de mandato. O detalhe que chama a atenção é que o atual mandato de Ednaldo só termina em 2026. Portanto, Ednaldo foi reeleito mas, até lá, estará cumprindo o último ano do período anterior. A eleição, como se vê, foi antecipada em um ano. O motivo para isso, ao que tudo indica, foi a intenção manifestada pelo ex-jogador Ronaldo de concorrer ao cargo. Se a data original da eleição fosse mantida, Ronaldo, que contava com a simpatia da imprensa e da opinião pública, teria um ano para trabalhar a sua candidatura. Há uma semana, Ronaldo anunciou a retirada de sua pré-candidatura, depois de quase todas as federações estaduais terem se negado a recebê-lo para ouvir suas proposições. Ronaldo declarou, na ocasião, que o sistema que sustenta a CBF é impenetrável. Verdade. A eleição de hoje pela manhã se deu por aclamação, com candidatura única, que recebeu os votos da totalidade dos eleitores, ou seja, as federações estaduais, e clubes da Primeira e Segunda divisões do futebol brasileiro. As federações têm voto peso 3, os clubes da Primeira Divisão, peso 2, e os da Segunda, peso 1. Dessa forma, não há espaço para mudanças na estrutura viciada do poder da CBF, que vai se eternizando, sem que se perceba uma brecha capaz de derrubá-lo.
domingo, 23 de março de 2025
Grandes jogos
A Nations League é uma competição de seleções europeias criada para melhor aproveiramento das Datas Fifa, evitando amistosos pouco atrativos. Hoje, pelas quartas de final da Nations League, foram realizados quatro grandes jogos, com muita emoção e gols. Espanha e Holanda empataram em 3 x 3, com vitória da primeira por 5 x 4 nos tiros livres da marca do pênalti, no Estádio Mestalla, em Valência. O placar de 2 x 2 no primeiro jogo, no Feyenoord Stadium, em Roterdã, repetiu-se no tempo normal, levando a partida para a prorrogação, onde cada equipe marcou mais um gol, forçando a decisão nos tiros livres da marca do pênalti. A França venceu a Croácia por 2 x 0, no tempo normal, no Stade de France, em Paris, devolvendo o placar pelo qual havia sido derrotada no primeiro jogo, no Poljud Stadium, em Split, o que levou a decisão para os tiros livres, nos quais ganhou por 5 x 4. Espanha e França farão uma das semifinais da Nations League, em junho próximo. A outra semifinal será entre Alemanha e Portugal. Hoje, Alemanha e Itália empataram em 3 x 3, no Signal Iduna Park, em Dortmund. No primeiro tempo, a Alemanha abriu 3 x 0 no placar, sufocando o adversário. No segundo, a Itália encheu-se de brios, e buscou o empate. Como havia vencido o primeiro jogo por 2 x 1, de virada, no Estádio Renato Dall'ara, em Bolonha, a Alemanha segue em frente na competição. Portugal goleou a Dinamarca por 5 x 2, no Estádio José Alvalade, em Lisboa. No tempo normal, o placar foi de 3 x 2, o que levou o jogo para a prorrogação, já que a Dinamarca havia ganho a primeira partida por 1 x 0, no Estádio Parken, em Copenhague. A vitória portuguesa poderia ter sido mais tranquila, sem a necessidade do tempo extra, se Cristiano Ronaldo não tivesse desperdiçado um pênalti, aos 5 minutos do primeiro tempo. Serão quatro jogos de peso pelas semifinais, e a certeza de outros dois de igual nível na decisão, quaisquer que sejam as seleções classificadas.
sábado, 22 de março de 2025
Convocação emblemática
Nenhum nome capaz de empolgar o torcedor. Os quatro novos jogadores que se apresentaram à Seleção Brasileira, em substituição aos cortados por lesões e suspensões, constituem uma convocação emblemática, pois evidencia uma das razões do pouco interesse que a equipe desperta. Wéverton, Beraldo, João Gomes e Éderson não são jogadores acima da média, cujos nomes gerem impacto no grande público. Wéverton é um veterano em final de carreira, Beraldo e João Gomes são jovens promessas ainda nào devidamente afirmadas, e Éderson é um jogador comum, muito abaixo do padrão habitual da Seleção. Afora isso, Beraldo e João Gomes, revelados por São Paulo e Flamengo, respectivamente, foram vendidos precocemente para o exterior, antes que pudessem conquistar um lugar no coração dis torcedores desses clubes. Sem grandes talentos, exceção feita a um ou outro jogador, como Vinícius Júnior, por exemplo, nem nomes com os quais o torcedor se identifique, a Seleção acaba marcada pela indiferença do grande público. Um quadro cuja reversão parece difícil e distante.
sexta-feira, 21 de março de 2025
Interesses conflitantes
A Fifa decidiu que o León, do México, será excluído da primeira edição do seu novo Campeonato Mundial de Clubes, por ter o mesmo proprietário que o Pachuca, que também está na competição. Era inevitável que, cedo ou tarde, isso acontecesse. A existência de conglomerados que são proprietários de vários clubes geram um claro conflito de interesses na esfera esportiva. Grupos como o City, e o Eagles Football Holdings, de John Textor, são um exemplo disso. No caso de León e Pachuca, o fato é ainda mais grave, pois disputam o mesmo campeonato nacional. Competições esportivas precisam de certeza da lisura com que são disputadas. Como acreditar que clubes que participam de uma mesma competição e tem um proprietário em comum não tenham seus resultados determinados por interesses estranhos ao esporte? O futebol foi tomado por clubes com donos, o que é saudado por muitos como um fator de "modernidade" administrativa. Nada mais falso. Clubes de futebol deveriam continuar sendo associações sem fins lucrativos, para que os conceitos basilares do esporte não sejam ameaçados.
quinta-feira, 20 de março de 2025
Uma sobrevida para Dorival Júnior
A sorte sorriu para a Seleção Brasileira. A vitória de 2 x 1 da Seleção sobre a Colômbia, hoje, no Mané Garrincha, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo, só veio aos 53 minutos do segundo tempo, e deu uma sobrevida para Dorival Júnior. O técnico da Seleção acumulava resultados ruins, e um empate em casa contra a Colômbia, somado a uma possível derrota para a Argentina, na próxima terça-feira, no Monumental de Nuñez, poderia redundar na sua demissão. A Seleção, mais uma vez, não jogou bem, mas a vitória abafará essa condição. Vinícius Júnior foi o grande destaque do jogo, sofrendo o pênalti que resultou no primeiro gol, e marcando o segundo. Porém, o futebol apresentado pela Seleção não permite otimismo para o jogo contra a Argentina. A vitória de hoje, no entanto, fez com que a Seleção subisse posições na classificação das Eliminatórias, o que fará com que fique bem colocada, mesmo se perder na terça-feira. O que preocupa na Seleção é a ausência de uma mecânica de jogo coletivo. A equipe se mostra desconectada, dependendo das atuações individuais. Não se nota nenhum crescimento da Seleção sob a orientação de Dorival, que completou um ano no cargo, mas o técnico, com o resultado positivo contra a Colômbia, garantiu, por enquanto, a continuidade no emprego.
terça-feira, 18 de março de 2025
Declaração desastrosa
O presidente da Conmebol, Alejandro Dominguez, perdeu uma grande chance de ficar calado. Ontem, após os sorteios dos grupos das Copas Sul-Americana e Libertadores, Dominguez, ao ser perguntado como veria a possibilidade dessas competições não terem a participação de clubes brasileiros, deu uma declaração desastrosa, dizendo que seria o mesmo que o Tarzan sem a Chita. A pergunta foi feita em função da manifestação da presidente do Palmeiras, Leila Pereira, de que os clubes brasileiros poderiam se desfiliar da Conmebol e aderir à Concacaf. Leila adotou essa posição depois que a Conmebol aplicou uma punição branda ao Cerro Porteño no caso de racismo contra o jogador Luighi, do Palmeiras, em recente partida pela Libertadores Sub-20. A declaração de Dominguez não poderia ter sido mais inadequada, pois Chita era uma macaca. Dessa forma, Dominguez em vez de repudiar, parece convalidar o racismo. O presidente da Conmebol, ao perceber a má repercussão de sua fala, expediu uma nota com desculpas. Porém, o estrago já estava feito. O enfrentamento ao racismo é uma tarefa árdua. Se dirigentes de instituições esportivas de alta relevância se portam dessa maneira, essa luta se torna ainda mais difícil.
segunda-feira, 17 de março de 2025
Sorteios favoráveis
Não há do que se queixar. Grêmio e Inter tiveram sorteios favoráveis nas Copas Sul-Americana e Libertadores, respectivamente, hoje à noite. O Grêmio, cabeça de chave do grupo D da Copa Sul-Americana, terá como adversários Godoy Cruz (ARG), Sportivo Luqueño (PAR), e Atlético Grau (PER). Apenas o primeiro colocado se classifica para a fase seguinte, mas isso não parece uma tarefa muito difícil para o Grêmio. O Inter entrou no grupo F da Libertadores, cujo cabeça de chave é o Nacional (URU), e terá, ainda, como adversários, o Nacional de Medellin (COL) e o Bahia. Dois clubes se classificam em cada grupo para as oitavas de final, o que torna a tarefa do Inter ainda mais amena. Resta saber qual o tratamento que o Grêmio vai dar para Copa-Sul Americana. No caso do Inter, a classificação para as oitavas de final está, praticamente, garantida. A partir daí, serão confrontos eliminatórios, e as dificuldades serão bem maiores.
domingo, 16 de março de 2025
Desfecho dentro do previsto
Não houve nenhuma surpresa. Grêmio e Inter empataram em 1 x 1, hoje, no Beira-Rio, na decisão do Campeonato Gaúcho que, assim, teve um desfecho dentro do previsto, com o clube da casa conquistanfo o título de campeão. Dessa forma, o Grêmio não conseguiu igualar o octacampeonato, obtido pelo Inter em 1976. A atuação do Grêmio foi melhor em relação ao primeiro Gre-Nal, mas insuficiente para que pudesse reverter a derrota de 2 x 0. O técnico do Grêmio, Gustavo Quinteros, fez modificações em todos os setores. Na defesa, colocou Igor Serrote na lateral direita, no meio de campo escalou Camilo e Edenílson e, na frente, pôs Amuzu. Os resultados foram modestos. O empate, e não a goleada em favor do Inter que muitos esperavam, ocorreu, também, porque o resultado era conveniente ao dono da casa, pois lhe bastava para conquistar o título. A escalação com três volantes deu uma maior robustez defensiva, mas a ausência de um articulador fez com que não houvesse criação, e o jogo de ligação direta para os extremas, como visto nas partidas anteriores, persistisse. Ao longo do jogo, o Grêmio teve poucas oportunidades, e só fez gol depois de ter sofrido um. O gol marcado pelo Inter, aliás, em que pese sua beleza plástica, foi de muito longe, o que é comprometedor para o goleiro Tiago Volpi. Mesmo que tenha sido de forma invicta, a conquista do Inter merece reparos. O Inter foi imensamente beneficiado pela arbitragem, com a marcação de vários pênaltis inexistentes em seu favor. Para vôos maiores, apesar do otimismo de parte da imprensa esportiva, o grupo do Inter ainda é insuficiente. Em relação ao Grêmio, pouco se pode prever, já que muitos jogadores chegaram há pouco, outros ainda virão, e a continuidade do trabalho do técnico Gustavo Quinteros dependerá de uma boa arrancada no Campeonato Brasileiro.
sábado, 15 de março de 2025
Um começo com muitas novidades
A Fórmula -1 está de volta. O Grande Prêmio da Austrália, primeira corrida do campeonato, representou um começo com muitas novidades. Há muito tempo a Fórmula-1 não apresentava tantos pilotos estreantes. Pilotos mais experientes trocaram de equipe. A vitória do inglês Lando Norris, da McLaren, deu continuidade ao desempenho de ambos em 2024, mostrando que são candidatos aos títulos individual e de construtores. O outro piloto da equipe, o australiano Oscar Piastri, só não fez uma dobradinha com Norris porque rodou na pista molhada, o que frustrou a torcida local. Ainda assim, Piastri fez uma corrida de recuperação, e acabou na zona de pontuação, em nono lugar. O holandês Mark Verstappen, da Red Bull, não deixou dúvida de que irá em busca do pentacampeonato, chegando em segundo lugar e lutando até os últimos metros pela vitória. O inglês Lewis Hamilton, sete vezes campeão mundial, que estreava pela Ferrari, chegou a estar em segundo lugar mas, prejudicado por um pit-stop inoportuno determinado pela equipe, terminou em décimo. Os grandes destaques foram, mesmo, os jovens. O italiano Kimi Antonelli, da Mercedes, chegou em quarto lugar. O brasileiro Gabriel Bortoleto, da Kick Sauber, fazia uma boa corrida, dentro das suas possibilidades, quando bateu por problemas nos freios. O francês Isack Hadjar, da RB, foi o novato mais azarado, rodando na pista ainda na volta de apresentação, e ficando fora da corrida. Com muitos incidentes e várias entradas do safety car na pista, o primeiro grande prêmio do ano foi muito emocionante e disputado, dando a demonstração de que o campeonato será espetacular.
sexta-feira, 14 de março de 2025
Muito barulho por nada
A volta de Neymar ao futebol brasileiro, para jogar, novamente, no Santos, ainda que por apenas seis meses, causou alvoroço na imprensa e nos torcedores. Foi muito barulho por nada. O fato de Neymar, por força de lesões, praticamente, não ter jogado nos últimos dois anos, foi ignorado. Na primeira convocação da Seleção Brasileira após a sua chegada, Neymar foi chamado. Na semifinal do Campeonato Paulista, contra o Corinthians, ficou no banco mas não participou do jogo. Teria sido poupado para se recuperar plenamente de uma lesào, e se apresentar em plenas condições à Seleção, o que, obviamente, repercutiu negativamente. No período em que devia estar se dedicando ao processo de recuperação da lesão, Neymar esteve nos desfiles de Carnaval da Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro, acompanhado da mulher e de amigos. Hoje, Neymar foi cortado da Seleção. Não jogou pelo Santos uma partida decisiva em que o clube foi eliminado pelo Corinthians, e estará ausente da Seleção contra Colômbia e Argentina, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo. Enganou-se quem quis. Neymar, aos 33 anos, é quase um ex-jogador. Há muito tempo, prioriza a vida social, e não o futebol. A idolatria que ainda desperta entre setores da imprensa e em muitos torcedores, é incompreensível.
quinta-feira, 13 de março de 2025
Proposições
Uma ideia péssima, e outra boa. O Conselho de Clubes da CBF apresentou duas proposições que, se aprovadas, seriam implementadas em 2027. Uma delas, péssima, seria reduzir o número de clubes rebaixados no Campeonato Brasileiro de quatro para três. A outra, boa, seria limitar o número de jogadores estrangeiros por clube de nove, como é atualmente, para seis. A redução do número de clubes rebaixados seria um prêmio à incompetência. Ao contrário do que sustentam os defensores da medida, o fato de que quatro rebaixados representam 20% dos participantes do Brasileirão, não constitui um exagero. O Brasil possui 12 grandes clubes, o que significa mais da metade dos disputantes. Se, eventualmente, um deles cai, isso é mais reflexo de um mau trabalho do que de uma exigência técnica muito elevada. Os grandes clubes, comparados com todos os demais, dispõem de orçamentos muito mais altos, torcidas numerosas, camisas pesadas, vários títulos, e enorme tradição. Em condições normais, jamais poderiam cair. Se isso acontece com certa frequência, é consequência de equívocos administrativos dos clubes. Em relação à diminuição no número de jogadores estrangeiros por clube, a proposição é correta. O excesso de estrangeiros no futebol brasileiro, motivado pelos custos mais baixos de aquisição, retira espaço dos jogadores brasileiros, principalmente dos mais jovens. Em médio e longo prazos, as consequências dessa invasão de estrangeiros pode ser deletéria para o futebol brasileiro. Os clubes do país, historicamente, sempre contrataram jogadores do exterior, mas de maneira parcimoniosa. O volume atual de contratações de jogadores de fora atingiu um nível excessivo, e precisa ser revisado.
quarta-feira, 12 de março de 2025
Repetição preocupante
Em menos de um mês, três decisões nos tiros livres da marca do pênalti. O Grêmio empatou em 3 x 3 com o Athletic, na Arena Sicredi, em São João del Rey (MG), e venceu por 8 x 7, nos tiros livres da marca do pênalti, hoje, pela segunda fase da Copa do Brasil, mostrando uma repetição preocupante. Nos dias 19/2, 1/3 e hoje, contra São Raimundo, Juventude e Athletic, respectivamente, o Grêmio colheu dois empates e uma derrota, obtendo classificações nas cobranças da marca do pênalti. Foram 6 gols sofridos e 5 marcados. Em comum, os adversários tecnicamente modestos, com níveis de investimento muito inferiores aos do Grêmio. As atuações do Grêmio são sofríveis, com erros defensivos constantes, um meio de campo espaçado e pouco combativo, e um técnico que ainda não firmou uma escalação titular. Ainda que a sorte esteja lhe sorrindo nas disputas de tiros livres, o Grêmio parece estar, apenas, se arrastando nas competições, já que seus desempenhos individual e coletivamente, são muito fracos. O técnico do Grêmio, Gustavo Quinteros, fez várias mudanças na escalação contra o Athletic. Gabriel Grando, João Lucas, Lucas Cândido, Cristaldo e Amuzu começaram o jogo. Conforme o técnico, João Pedro ficou de fora por problemas físicos, e Lucas Esteves por desconforto muscular. Porém, a entrada de Gabriel Grando no lugar de Tiago Volpi, disse Quinteros, foi uma escolha técnica. Com a entrada de Amuzu na extrema esquerda, Pavón foi para o lado direito, e Cristian Olivera para o banco, deixando claro que o técnico do Grêmio aprecia o futebol do argentino, mesmo com suas reiteradas más atuações. As perspectivas no Grêmio não são animadoras, as atuações não apontam para um crescimento de produção. O medo de um vexame no segundo Gre-Nal da decisão do Campeonato Gaúcho, no próximo domingo, no Beira-Rio, segue perturbando os torcedores.
terça-feira, 11 de março de 2025
Eliminaçào surpreendente
Vivendo grande fase, o Liverpool é líder do Campeonato Inglês, e fez a melhor campanha da primeira fase da Champions League. Porém, numa eliminação surpreendente, o Liverpool, em pleno Anfield Road, perdeu para o Paris Saint Germain e está fora da competição, Depois de vencer o primeiro jogo, na semana anterior, por 1 x 0, no Parc des Prince, o Liverpool viu o Paris Saint Germain ganhar pelo mesmo placar, o que levou a decisão para os tiros livres da marca do pênalti. O Paris Saint Germain venceu a disputa nos tiros livres por 4 x 1, com duas defesas do goleiro Donarumma, e se classificou para as quartas de final. O curioso é que, no primeiro jogo, o maior destaque havia sido o goleiro Alisson, do Liverpool, que com uma série de grandes defesas garantiu a vitória do seu clube. Mais uma vez ficou provado que, quando começam oa confrontos eliminatórios, o desempenho na fase de grupos pesa muito pouco.
segunda-feira, 10 de março de 2025
Decisões definidas
Confrontos de enorme tradição. Os campeonatos estaduais de Rio de Janeiro e São Paulo estão com suas decisões definidas. No Rio, Flamengo e Fluminense decidirão o título. Em São Paulo, a disputa será entre Corinthians e Palmeiras. Os enfrentamentos reunirão os maiores vencedores de cada estado. O Flamengo decidirá o estadual pela quarta oportunidade consecutiva, e o Palmeiras irá para a sua sétima vez seguida. O Palmeiras tentará a conquista do tetracampeonato paulista, feito só alcançado pelo extinto Paulistano, na década de 30. Será a chance do Corinthians de dar o troco em seu rival, pois, em 2020, quem tentava o tetracampeonato era o Corinthians, e o Palmeiras lhe derrotou na decisão. Se, pelo futebol, o Palmeiras aparece como favorito, o fato de o segundo jogo da decisão ser no Itaquerão equilibra a relação de forças. No estadual do Rio, o Flamengo é o grande favorito, por ter o melhor grupo de jogadores do país, enquanto o Fluminense, após a conquista da Libertadores em 2023, vive um período de altos e baixos. Em relação a ambos os confrontos, serão duas decisões entre clubes de camisas pesadíssimas e de grande rivalidade com o adversário. Portanto, os dois campeonatos terão desfechos de luxo.
domingo, 9 de março de 2025
Semana difícil
Serão dias muito duros. Após a derrota inapelável no primeiro Gre-Nal da decisão do Campeonato Gaúcho, o Grêmio terá uma semana difícil pela frente. Antes de poder pensar no segundo jogo da decisão do Gauchão, o Grêmio terá que enfrentar, na quarta-feira, o Athletic, de São João Del Rey (MG), fora de casa, pela segunda fase da Copa do Brasil. Depois da exaustiva ida a Boa Vista, para o jogo contra o São Raimundo (RR), terá de fazer uma viagem em parte por via aérea e outra por rodovia. Enquanto isso, o Inter terá a semana livre para treinos. Em relação ao jogo com o Athletic, o Grêmio colocará força máxima ou uma escalação mista? No segundo Gre-Nal, irá com o que tem de melhor, buscando vencer e tentar ser campeão, ou poupará jogadores, admitindo, antecipadamente, que não tem condição de reverter a disputa pelo título? São obstáculos e dilemas que se colocam no caminho do Grêmio na semana que está começando. Os dirigentes e a comissão técnica precisarão ter muita argúcia para tomar as melhores decisões.
sábado, 8 de março de 2025
O fim do sonho do octacampeonato
Foi decepcionante. O Grêmio perdeu por 2 x 0 para o Inter, hoje, na Arena, no primeiro jogo da decisão do Campeonato Gaúcho e, dessa forma, determinou o fim do sonho do octacampeonato. Foi uma repetição do que se viu no Gre-Nal da fase classificatória, também na Arena. Um Grêmio perdido, com um meio de campo espaçado. O esquema de jogo é incrivelmente simplório. Chutões e lançamentos buscando explorar os extremas, uma proposta que já havia sido anulada pelo Inter no Gre-Nal anterior. Até sofrer o primeiro gol, o Grêmio tentava, com relativo êxito, abafar a saída de bola do Inter. Porém, o calor intenso não permitiria manter essa pressão por muito tempo. Após o primeiro gol, aos 23 minutos, o Grêmio desabou, e logo sofreu o segundo, aos 26. Só lhe resta, no segundo Gre-Nal da decisão, no próximo domingo, tentar apresentar um futebol menos sofrível. O título está perdido.
sexta-feira, 7 de março de 2025
Situação intolerável
O racismo no futebol vem aumentando a cada dia. O episódio ocorrido ontem com o jogador Luighi, do Palmeiras, contra o Cerro Porteño (PAR), pela Libertadores Sub-20 mostra uma situação intolerável. Luighi sofreu insultos racistas, com um homem, que segurava uma criança, imitando um macaco, e recebeu uma cusparada no rosto, dada por um torcedor do Cerro Porteño. Abalado, Luighi ainda teve de enfrentar a insensibilidade de um repórter paraguaio que, numa entrevista pós-jogo, lhe fez uma pergunta sobre a partida, ignorando os atos racistas contra o jogador. Indignado, Luighi, chorando, perguntou ao repórter se ele iria perguntar sobre o jogo sem fazer referência aos atos de racismo, e fez um desabafo. O repórter, depois da declaração de Luighi, apenas agradeceu e encerrou a entrevista. Os fatos ocorridos ontem foram aviltantes. A escalada do racismo no futebol tem de ser brecada. As instituições que regem o futebol precisam agir de forma enérgica. Notas de desagravo não bastam. Punições fortes precisam ser adotadas com os torcedores racistas. A impunidade tem estimulado a sequência de atos racistas. Chega de ações paliativas. Lugar de racista é na cadeia.
quinta-feira, 6 de março de 2025
A volta de Neymar
O técnico da Seleção Brasileira, Dorival Júnior, divulgou, hoje, a lista de convocados para os jogos contra Colômbia, dia 20, no Mané Garrincha, e Argentina, dia 25, no Monumental de Nuñez, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo A grande novidade foi a volta de Neymar, que já era esperada. Neymar recém tornou a jogar, depois de um longo período inativo, e suas atuações pelo Santos, até aqui, não justificam a sua convocação. Porém, grande parte da torcida, e a quase totalidade da imprensa, continua a ver em Neymar um supercraque imprescindível à Seleção. Dessa forma, a Seleção, na Copa do Mundo de 2026, deverá ter Neymar, pela quarta vez consecutiva, como a maior referência técnica da equipe. No entanto, se fracassou aos 22, 26, e 30 anos, o que faz crer que Neymar, que terá 34 na próxima Copa e tem sofrido uma série de lesões, finalmente será o líder técnico da conquista de um sexto título mundial? Torcedores e imprensa continuam a apostar suas fichas em Neymar, mesmo diante de todas as evidências de que, em termos de Seleção, o seu tempo já se esgotou.
quarta-feira, 5 de março de 2025
Pouquíssima chance
Foi uma derrota impiedosa. A goleada de 3 x 0 sofrida pelo Corinthians para o Barcelona dw Guayaquil, hoje, no Monumental Isidro Romero Carbo, pela Pré-Libertadores, deixou o clube brasileiro com pouquíssima chance de classificação. Para ingressar na Libertadores, o Corinthians terá de vencer o segundo jogo, na próxima quarta-feira, no Itaquerão, por três gols de diferença, para decidir nos tiros livres da marca do pênalti, ou quatro gols, para obter a classificação no tempo normal. Não é impossível, mas muito improvável. Na primeira fase da Pré-Libertadores, o Corinthians eliminou a fraquíssima Universidad Central da Venezuela com um empate de 1 x 1, fora de casa, e uma vitória de 3 x 2, em seus domínios, sem convencer. A boa "janela" que fez no segundo semestre de 2024, a qual lhe permitiu uma grande recuperação no Campeonato Brasileiro, onde esteve na zona de rebaixamento na maior parte da competição, fizeram com que o grupo de jogadores do Corinthians, e o seu técnico, o argentino Ramón Dias, fossem superestimados. O grupo é bom, mas não tanto, e o técnico, em seu segundo clube no Brasil, ainda necessita mostrar un trabalho mais consistente. Como se não bastasse, no domingo, pelas semifinais do Campeonato Paulista, o Corinthians terá um jogo decisivo contra o Santos. O ano recém começou, e o Corinthians já enfrenta uma turbulência.
terça-feira, 4 de março de 2025
Oito mudanças em um mês
Uma mudança radical, em curtíssimo espaço de tempo. No próximo sábado, o Grêmio jogará, contra o Inter, a primeira partida da decisão do Campeonato Gaúcho, com oito mudanças em um mês na sua escalação, levando-se em conta a formação que enfrentou o mesmo adversário no dia 8 de fevereiro. O fato deveria ser levado em conta pelos que cobram um melhor desempenho do Grêmio. Apenas João Pedro, Villasanti e Braithwaite deverão ser titulares em relação ao conjunto utilizado pelo Grêmio exatamente um mês antes. O nível técnico, certamente, se elevou, falta o entrosamento para quem joga junto há tão pouco tempo. A severidade com que as atuações do Grêmio estão sendo julgadas é excessiva. A qualidade de reforços como Wágner Leonardo, Cuellar e Cristian Olivera, para citar exemplos, certamente, elevará o nível técnico do Grêmio. Porém, é preciso tempo para que a mecânica de jogo se consolide, não é um processo que se faça do dia para a noite.
segunda-feira, 3 de março de 2025
O adeus de Neguinho
O Carnaval não será mais o mesmo. A noite de hoje marca o adeus de Neguinho da Beija-Flor aos desfiles do sambódromo da Marquês de Sapucaí. Com 75 anos de idade, e 50 de carreira, Neguinho é um símbolo do Carnaval. Como intérprete de escola de samba, sua consagração só tem paralelo com a do saudoso Jamelão, da Mangueira. Carismático, Neguinho espalha simpatia por onde anda. A voz potente e clara é um dos seus trunfos. Vai ser difícil se acostumar com o Carnaval sem o "Olha a Beija-Flor aí,gente", brado com que começa suas participações no sambódromo. Na vida, nada é permanente, e Neguinho decidiu que era chegada a hora de parar. Uma pena! Fica, desde já, uma grande saudade.
domingo, 2 de março de 2025
Primeiro Oscar
Enfim, aconteceu. O Brasil ganhou o seu primeiro Oscar, na categoria "Melhor Filme Internacional", com "Ainda Estou Aqui". Um fato histórico, por se tratar do mais renomado prêmio cinematográfico do mundo. O cinema brasileiro, ao longo do tempo, já havia ganho prêmios em festivais de grande prestígio, como Cannes e Berlim, mas obteve, em 2025, duas conquistas inéditas, o Globo de Ouro de melhor atriz para Fernanda Torres, e o Oscar acima referido. A vitória no Oscar de melhor filme internacional é motivo de justificado júbilo por parte dos brasileiros. Sem dúvida, é um marco na cinematografia do país, e um estímulo para que se produzam mais filmes. Por ser um filme que retrata um episódio doloroso da ditadura militar, o prêmio se torna ainda mais significativo, revelando ao mundo a terrível situação que o Brasil viveu durante 21 anos, com torturas, mortes, desaparecimentos e perseguições contra adversários políticos do regime autoritário. Houve, é claro, frustração por Fernanda Torres não ter ganho na categoria " Melhor Atriz". Sem patriotada, o trabalho de Fernanda era o melhor entre as cinco concorrentes. Porém, a vencedora, Mickeý Madison, por "Anora", era a única que reunia méritos para concorrer com a atriz brasileira, o que não torna sua escolha um erro dos votantes da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Holywood. Na outra categoria em que "Ainda Estou Aqui" concorria, a de melhor filme, o prêmio também não veio. Ainda assim, os brasileiros devem comemorar efusivamente o prêmio obtido hoje. O cinema brasileiro saiu vitorioso do Dolby Theater.
sábado, 1 de março de 2025
Sem convencer
O resultado ficou de acordo com o esperado, mas o futebol mostrado, não. O Inter venceu o Caxias por 3 x 1, de virada, hoje, no Beira-Rio, pelas semifinais do Campeonato Gaúcho, e se classificou para à decisão, mas sem convencer, pois teve uma atuação fraca. O Caxias abriu o placar aos 40 minutos do primeiro tempo, mas nào conseguiu sustentar a vantagem no segundo. Mesmo sem jogar bem, o Inter virou o jogo, mas o futebol que exibiu deve deixar seus torcedores com as barbas de molho. Diante de um Grêmio motivadíssimo pela classificação heróica que obteve, o Inter terá de jogar bem melhor se quiser impedir o maior rival de igualar o seu octacampeonato.
Heróico
Foi com muito sofrimento. O Grêmio perdeu por 2 x 1 para o Juventude, e venceu por 3 x 2 nos tiros livres da marca do.pênalti, hoje, no Alfredo Jaconi, pelas semifinais do Campeonato Gaúcho, num resultado heróico. Como definir de outra forma uma classificação obtida com um gol aos 52 minutos do segundo tempo, quando tudo já parecia perdido? O 2 x 0 que vigorava no placar, até então, eliminava o Grêmio do Gauchão, terminando com o sonho de conquistar o octacampeonato. Porém, o Grêmio não aceitou a desclassificação como um fato consumado, e Gustavo Martins fez, de bicicleta, o gol que levou o confronto para a cobrança de tiros livres da marca do pênalti. Grêmio e Juventude tiveram duas cobranças, cada um, defendidas pelos goleiros. No último tiro livre do Juventude, que poderia empatar a contagem e levar a decisão para as cobranças alternadas, Ênio chutou a bola para fora. Com muitos erros técnicos e táticos, o Grêmio esteve próximo de não chegar à decisão, mas conseguiu, e o sonho do octa está mais vivo do que nunca.
Assinar:
Postagens (Atom)