sexta-feira, 28 de fevereiro de 2025
Uma aposta ousada de Lula
Ninguém desconhece que o presidente Luís Inácio Lula da Silva é uma "raposa" da política. A nomeação de Gleisi Hoffmann para ser a nova secretária de Relações Institucionais da Presidência da República é uma aposta ousada de Lula, já que o cargo é de interlocução com o Congresso, e a deputada federal é vista pela oposição como "muito radical". Analistas entendem que, ao escolher Gleisi, Lula está privilegiando a campanha para a reeleição, em 2026. Porém, como será o diálogo de Gleisi com o Centrão e a direita em geral? O governo é minoria no Congresso, o que lhe obriga a fazer concessôes e alianças, em nome da governabilidade. O cargo que Gleisi ocupará exige muita capacidade de diálogo para negociar as pautas do governo com os congressistas. Gleisi agrada a ala mais a esquerda do PT, e é vista com muitas reservas pela oposição. Lula não costuma errar no jogo de xadrez da política. Só o tempo dirá se acertou ao optar por Gleisi.
quinta-feira, 27 de fevereiro de 2025
Sem reação
Foi uma repetição do primeiro jogo. O Botafogo se mostrou sem reação, e perdeu novamente para o Racing, pelo mesmo placar de 2 x 0, no segundo jogo pela decisão da Recopa Sul-Americana, hoje, no Engenhão. A exemplo do que ocorrera no El Cilindro, o Botafogo foi inteiramente dominado pelo Racing, e não teve chances claras de gol. Até agora, o ano tem sido desastroso para o Botafogo. O clube perdeu seus dois melhores jogadores, Almada e Luiz Henrique, contratou poucos reforços de expressão, e só hoje anunciou a contratação de um novo técnico, tendo sido orientado, até aqui, por interinos. O clube perdeu a disputa da Supercopa do Brasil para um de seus grandes rivais, o Flamengo, e fez a pior campsnha de sua história no campeonato estadual, ficando em nono lugar entre 12 participantes. A perda da Recopa Sul-Americana, com derrotas nos dois jogos, quatro gols sofridos e nenhum marcado, compõe um conjunto de fracassos muito grande em apenas dois meses. Poucas horas antes do jogo, o Botafogo finalmente anunciou o seu novo técnico, o português Renato Paiva, um nome bem abaixo em prestígio do que outros que foram tentados pelo clube, como Tite, Roberto Mancini, Rafa Benítez e Tata Martino, por exemplo. O proprietário da SAF do Botafogo, o americano John Textor, argumenta que é impossível estar no ápice de rendimento no início do ano, mas a verdade é que o Botafogo, dentro e fora das quatro linhas, está desmobilizado, depois de ter realizado em 2024, o maior ano da sua história. No Botafogo, 2025 ainda não começou.
quarta-feira, 26 de fevereiro de 2025
Desperdiçando revelações
Está difícil de entender a política do Grêmio em relação aos jogadores revelados pelo clube. O Grêmio vem desperdiçando revelações, sem tirar proveito esportivo dos jogadores que forma. Sabe-se que os clubes precisam vender jogadores jovens para fazer caixa, mas nem sempre isso é aceitável. A venda do volante Kaick, de 19 anos, para o Dallas FC (EUA), por US$ 4 milhões, é incompreensível. O valor é baixo, não compensa a saída de uma grande revelação numa posição onde o clube tem tido problemas há anos. O percentual de 20% dos direitos econômicos mantidos pelo Grêmio para uma futura venda, também não é significativo. Os jovens jogadores revelados pelo clube não são, apenas, uma fonte de renda para os seus cofres. Aa categorias inferiores também tem como tarefa fornecer jogadores para o grupo principal. Em tempos ainda recentes, o Grêmio, antes de tirar proveito financeiro, obteve ganhos esportivos com jogadores como Pedro Rocha, Éverton Cebolinha, Pepê e Gustavo Nunes. Atualmente, jogadores como Cuiabano, Nathan Fernandes e, agora, Kaick, saem antes que possam dar uma contribuição efetiva dentro das quatro linhas, uma postura que precisa ser repensada.
terça-feira, 25 de fevereiro de 2025
Os 90 anos de Pepe
A data de hoje marca um aniversário muito especial. Os 90 anos de Pepe, histórico jogador do Santos e técnico vitorioso, merecem ser saudados. Pepe era um excelente ponteiro esquerdo, que foi o segundo maior artilheiro da história do Santos, com 470 gols. Era exímio cobrador de faltas e pênaltis. Como técnico, também foi bem sucedido, ganhando os Campeonatos Paulistas de 1973 e 1986, e o Campeonato Brasileiro de 1986. Afora isso, Pepe é uma das figuras mais simpáticas e afáveis do meio futebolístico. Parabéns, Pepe!
Um jogo de cartas marcadas
A Federação Gaúcha de Futebol convocou a imprensa para uma entrevista coletiva, na manhã de hoje, em que apresentou a sua resolução para a crise da arbitragem no Campeonato Gaúcho, agravada após a não marcação de um pênalti claríssimo em favor do Grêmio, no último sábado, contra o Juventude, na Arena. A "solução" encontrada pela Federação escancara que se está diante de um jogo de cartas marcadas. Os jogos restantes do Gauchão terão VAR com integrantes de fora do Rio Grande do Sul. Porém, a equipe de arbitragem dentro das quatro linhas continuará sendo local. Com isso, o veto do Inter ao árbitro VAR-Fifa Daniel Nobre Bins acaba sendo acatado. O mesmo não acontece com o pedido do Grêmio por árbitros de fora, que foi negado. Assim, o caminho está aberto para que o segundo Gre-Nal, no Beira-Rio, caso os dois clubes venham a decidir a competição, seja apitado por Anderson Daronco, que tantos prejuízos já causou ao Grêmio. O projeto anti-octa está a todo o vapor.
segunda-feira, 24 de fevereiro de 2025
Nem tudo são flores nas Safs
Ouro de tolo. São vários os exemplos de que nem tudo são flores nas Safs, tidas por muitos como a "salvação" para os clubes de futebol. O Vasco, há muitos anos somando crises financeiras e fracassos esportivos, viu na Sociedade Anônima do Futebol (SAF), a solução para os seus problemas. Porém, a empresa que assumiu o futebol do clube, a 777 Partners, logo se viu envolvida numa crise, e a parceria foi desfeita. O Cruzeiro já está no segundo proprietário de sua SAF, mas os resultados esportivos seguem muito ruins. Ontem, o clube foi eliminado do Campeonato Mineiro, que será decidido entre Atlético e América. A torcida, enfurecida, tem feito ameaças a determinados jogadores e ao gerente executivo Alexandre Mattos. O Botafogo vai de mal a pior em 2025. O clube já perdeu a Supercopa do Brasil, para um de seus maiores rivais, o Flamengo, foi derrotado no primeiro jogo da decisão da Recopa Sul-Americana, e é o único dos grandes clubes do Rio de Janeiro que não se classificou para as semifinais do campeonato estadual. Desde dezembro está sem um técnico efetivo, só com interinos. Os jogadores do Botafogo já reclamaram disso, mas o proprietário da SAF, John Textor, não gostou. O Valladolid, clube espanhol cuja SAF pertence ao ex-centroavante Ronaldo, tornou-se um clube "iô-iô", alternando-se entre a primeira e a segunda divisões. No momento, é o lanterna do Campeonato Espanhol e, no último fim de semana, foi goleado por 7 x 1 pelo Athletic Bilbao. O resultado vergonhoso fez com que torcedores do clube tenham pedido o ressarcimento, por parte dos jogadores, dos valores dispendidos com ingressos para a partida. Como se vê, más administraçôes ocorrem com ou sem SAF, que está longe de ser a solução para todos os males do futebol.
domingo, 23 de fevereiro de 2025
Fala forte
Era necessário. O presidente do Grêmio, Alberto Guerra, deu uma entrevista, hoje, que se caracterizou por uma fala forte em relação à arbitragem. Guerra disse que já vive o futebol há muito tempo para acreditar que o que ocorreu, ontem, na Arena, no jogo contra o Juventude, tenham sido apenas "erros", deixando claro que vê uma intenção deliberada da arbitragem de causar prejuízos ao Grêmio. O mandatário gremista declarou que o clube irá pedir o acesso aos áudios do VAR no jogo. Também revelou que o Grêmio solicitou para a Federação Gaúcha de Futebol que, já a partir dos jogos do próximo.final de semana, sejam utilizados árbitros de outros estados no Gauchão. Caso o pedido seja rejeitado, frisou Guerra, a Federação estará assumindo as consequências por sua conta e risco. Mesmo se não gerarem efeitos práticos, as declarações de Guerra precisavam ser feitas. O presidente agiu de acordo com o que o cargo exige. O Grêmio não poderia ficar passivo diante dos danos que a arbitragem está causando ao clube no campeonato estadual.
sábado, 22 de fevereiro de 2025
Sem dificuldade
Foi mais tranquilo do que se esperava. O Inter venceu o Caxias por 2 x 0, hoje, no Francisco Stédile, pelas semifinais do Campeonato Gaúcho, e o fez sem dificuldade. Vitinho, que jogou como titular devido aos muitos desfalques do Inter por lesões, marcou os dois gols. O Caxias até fazia um bom jogo, mas levava pouco perigo ao gol do Inter. Ao sofrer o primeiro gol, aos 22 minutos do segundo tempo, o Caxias soçobrou, e sinda levou mais um, aos 28 minutos. Com o resultado obtido, o Inter está virtualmente classificado para a decisão do Gauchão. O segundo jogo, no proximo sabádo, será, apenas, para cumprir tabela.
Arbitragem monstruosa
Era para ter sido uma goleada do Grêmio, mas o VAR não permitiu. O Grêmio venceu o Juventude por 2 x 1, hoje, na Arena, pelas semifinais do Campeonato Gaúcho, mas foi vítima de uma arbitragem monstruosa, que lhe prejudicou gravemente, e impediu que ganhasse por uma margem ampla, o que já deixaria a classificação quase garantida antes do segundo jogo. O Grêmio abriu o placar aos 13 minutos, com Breithwaite, e poderia ter ampliado aos 26, quando Monsalve sofreu um pênalti escandaloso, que não foi marcado pelo árbitro Jonathan Pinheiro. Para tornar tudo ainda pior, o VAR não chamou o árbitro para revisar o lance. Perturbado com o "erro" de arbitragem, o Grêmio cedeu o empate aos 33 minutos, gol de Batallia. Decorrido um pouco mais de tempo, o Grêmio voltou a se aprumar e a jogar um bom futebol como fazia até o lance do pênalti. Aos 7 minutos do segundo tempo, Cristian Olivera, de grande atuação, fez o gol que colocou o Grêmio novamente
na frente. Edenílson ainda faria o terceiro gol, que foi anulado depois que o VAR chamou o árbitro para verificar a existência de uma falta na origem do lance. O segundo jogo entre Grêmio e Juventude será extremamente duro. Não precisaria ser assim, mas a arbitragem interferiu decisivamente no resultado, prejudicando enormemente o Grêmio.
sexta-feira, 21 de fevereiro de 2025
Muitas lesões
No começo do ano, o Inter era apontado como o favorito para o título do Campeonato Gaúcho, por ter mantido os jogadores que levaram o clube a ficar em quinto lugar no Campeonato Brasileiro. Agora, quando as fases decisivas do Gauchão terão início, as muitas lesões alteraram esse quadro. Se o Grêmio, seu maior rival, está montando uma escalação nova justamente na reta final da competição, a vantagem do Inter de ter uma base consolidada se esvaiu. As recentes lesões de Alan Patrick, Wesley e Borré, suas maiores expressões técnicas, diminuíram sensivelmente a qualidade do conjunto. Wesley e Borré, tudo indica, estão fora do restante do campeonato estadual. Alan Patrick talvez volte na decisão da competição, caso o Inter se classifique. Afora isso, Rochet, em função de uma tendinose, ainda não jogou em 2025, e Bruno Gomes sofreu uma grave lesão na primeira rodada, o que fará com que só retorne no segundo semestre. Assim, o Inter que terminou o ano de 2024 não existe mais. Se o Grêmio enfrentará os jogos decisivos do campeonato com uma escalação quase toda nova e, provavelmente, desentrosada, o Inter, privado de seus principais valores, não fica muito atrás. O campeonato está aberto, sem favorito.
quinta-feira, 20 de fevereiro de 2025
Mau planejamento
Um começo de ano muito ruim. Assim é a realidade do Botafogo, expondo o mau planejamento do clube. Depois de viver, em 2024, o maior ano da sua história, com a conquista dos títulos da Libertadores e do Campeonato Brasileiro, o Botafogo ingressou em 2025 sem um técnico efetivo, está no segundo interino, vendeu dois de seus principais titulares, e demorou a fazer novas contratações. As consequências dos erros praticados não demoraram. O clube faz má campanha no campeonato estadual, e perdeu o título da Supercopa do Brasil para o Flamengo, um dos seus grandes rivais. Hoje, foi derrotado por 2 x 0 pelo Racing, no primeiro jogo pela decisão da Recopa Sul-Americana. No El Cilindro lotado, o Botafogo não fez frente ao Racing, que deixou o título muito bem encaminhado para o segundo jogo. Os jogadores do Botafogo já não escondem sua insatisfação com a demora na contratação de um novo técnico. Porém, o dono da SAF do clube, o americano John Textor, parece não se abalar. O torcedor, como sempre, é quem paga a conta, que já está ficando muito negativa num ano que recém se inicia.
quarta-feira, 19 de fevereiro de 2025
Susto enorme
Foi um filme de terror. O Grêmio empatou em 1 x 1 com o São Raimundo (RR), e venceu por 4 x 1 nos tiros livres da marca do pênalti, hoje, no Estádio Flamarion Vasconcelos, em Boa Vista, pela primeira fase da Copa do Brasil, e levou um susto enorme. O jogo se arrastava num 0 x 0 que o levaria para uma decisão nos tiros livres da marca do pênalti quando Da Silva abriu o placar para o São Raimundo, aos 21 minutos do segundo tempo, numa falha do zagueiro Rodrigo Ely, que chegou atrasado no lance. Tudo se encaminhava para uma eliminação vexatória do Grêmio quando o atacante uruguaio Cristian Olivera, que fazia sua estreia, empatou aos 48 minutos, levando a decisão para os tiros livres. Nas cobranças, não houve sofrimento. O goleiro Tiago Volpi defendeu uma batida, e fez o gol que determinou a vitória por 4 x 1. Aliás, Olivera e Volpi foram os únicos que se salvaram na má atuação do Grêmio. Os demais jogadores estiveram abaixo do esperado. João Pedro saiu lesionado, ainda no primeiro tempo. A dupla de zaga Rodrigo Ely e Jémerson teve uma atuação comprometedora, falhando decisivamente no gol do São Raimundo. Lucas Esteves teve uma estreia discreta. Cuellar ainda não mostrou o que dele se espera. Villasanti segue abaixo do seu padrão habitual. Cristaldo, mais uma vez, pouco apareceu. Amuzu, outro que fazia seu primeiro jogo pelo Grêmio, foi esforçado, mas pouco produziu. Braithwaite esteve apagado. Aravena nada fez até ser substituído, por lesão, aos 28 minutos de jogo. Entre os que entraram durante o jogo, Monsalve, mais uma vez, demonstrou que merece ser titular, mas Edenílson, novamente, pouco produziu. Superado o susto, o Grêmio precisa melhorar muito se quiser chegar ao octacampeonato gaúcho.
terça-feira, 18 de fevereiro de 2025
Manifesto oportuno
Antes tarde do que nunca. O dia de hoje foi marcado pela postagem "Futebol é Natural", um manifesto oportuno assinado por jogsdores como Neymar, Thiago Silva, Gabigol, Lucas Moura e Phillipe Coutinho, entre outros, que pede o fim dos gramados artificiais no Brasil. No texto, os jogadores exigem ser ouvidos nas discussões sobre o assunto. A frase que encerra o manifesto é "Futebol profissional não se joga em gramado sintético". Atualmente, no país, quatro estádios possuem gramados inteiramente artificiais: Allianz Parque, Engenhão, Arena da Baixada e Pacaembu. A Arena MRV, inaugurada há pouco tempo, está trocando a grama natural pela sintética. O Palmeiras reagiu ao manifesto, e publicou uma nota argumentando que não há comprovação científica de que o gramado sintético cause mais lesões nos jogadores do que o piso natural. O clube alega que o do Allianz Parque, desde que foi implantado, é certificado pela Fifa, que realiza vistorias periódicas. Cabe lembrar que, na Europa, o gramado sintético é proibido. Aliás, o manifesto dos jogadirea destaca que nos principais campeonatos do mundo não há grama artificial. Não há dúvida de que os jogadores estão com a razão. Como expressa o manifesto, a solução para gramados ruins não são os sintéticos. São os gramados bons, obviamente.
segunda-feira, 17 de fevereiro de 2025
Correndo contra o tempo
Não será fácil a tarefa do técnico do Grêmio, Gustavo Quinteros. Correndo contra o tempo, Quinteros terá de colocar os vários reforços que recebeu, formar uma nova escalação titular, e fazer com que o conjunto se mostre entrosado e competitivo já para uma possível decisão do Campeonato Gaúcho, em menos de um mês. O zagueiro Wágner Leonardo, o lateral esquerdo Lucas Esteves, e os atacantes Olivera e Amuzu deverão se tornar titulares já nas semifinais, contra o Juventude. O volante Camilo, que veio para ser uma opção no grupo, estreou sábado, contra o Ypiranga de Erechim, e teve boa atuação. Na leva de contratações feita até agora, faltou o Grêmio trazer um zagueiro pelo lado direito, o que é admitido pelo clube. O Grêmio não conseguiu contratar um jogador para a posição ainda a tempo de disputar o Gauchão, cujo prazo de inscrições se encerrou na sexta-feira. Porém, até o final das inscrições para a Copa do Brasil, no próximo dia 28, o reforço virá. Formatar um novo Grêmio em poucos dias é o que seu técnico terá de fazer, a partir de agora, para que o clube possa atingir os seus objetivos em 2025, entre os quais está o octacampeonato estadual.
domingo, 16 de fevereiro de 2025
Um ídolo em construção
Foi uma vitória consagradora, na casa do adversário. Hoje, o tenista brasileiro João Fonseca conquistou o título do Torneio ATP de Buenos Aires, vencendo o argentino Francisco Cerundolo por 2 x 0 (6/4 e 7/6), e tornou-se um ídolo em construção no esporte brasileiro. Fonseca, de apenas 18 anos, é o mais jovem tenista brasileiro a ter vencido um torneio da ATP. Seu adversário de hoje, é o tenista número 1 da Argentina e vigésimo-oitavo do ranking mundial. Com o título, Fonseca saltou 580 posiçõws no ranking desde 12 de fevereiro de 2024, e assumiu o sexagésimo-oitavo lugar. Sua meteórica ascensão com tão pouca idade enseja que se possa esperar que, a exemplo do que aconteceu com Gustavo Kuerten, possa chegar ao primeiro lugar do ranking. Gustavo Kuerten, por sinal, foi o primeiro brasileiro a ganhar o torneio de Buenos Aires, em 2001, mas já tinha 25 anos quando da conquista. Tudo indica que o futuro seja risonho para Fonseca.
Campeã
Depois de uma estreia desastrosa, o título. A Seleção Brasileira Sub-20 conquistou o título de campeã do Sul-Americano da categoria, hoje, após golear o Chile por 3 x 0 e a Argentina perder para o Paraguai por 3 x 2. A goleada de 6 x 0 sofrida para a Argentina na primeira rodada da competição fazia desse desfecho uma hipótese improvável. Porém, no hexagonal decisivo, tudo mudou. Em um novo confronto direto entre Brasil e Argentina, houve empate em 1 x 1, ainda que a equipe adversária tenha saído na frente e jogado melhor. Mesmo tendo conquistado o título, a Seleção não chegou a jogar bem, evidenciando a fragilidade do trabalho do técnico Ramón Menezes. Ainda assim, foi possível verificar jogadores que se destacaram na equipe brasileira, entre eles o lateral direito Igor Serrote, do Grêmio, que merece ter mais chances quando retornar ao clube. Embora a goleada humilhante na estreia, e o fraco futebol mostrado ao longo da competição, a Seleção conquistou o seu décimo-terceiro título sul-americano da categoria, oito a mais que a Argentina, por exemplo, e isso tem de ser festejado.
sábado, 15 de fevereiro de 2025
Obrigação cumprida
Não havia chance de surpresa. O Inter venceu o Monsoon por 2 x 0, hoje, no Beira-Rio, pelo Campeonato Gaúcho, uma obrigação cumprida, levando-se em conta a fragilida técnica do adversário. Aos 29 minutos do primeiro tempo, o Inter teve mais um pênalti marcado a seu favor, mas Borré errou a cobrança. Porém, aos 33, Bruno Henrique abriu o placar e, com 37, um gol contra de Arthur definiu o marcador. Sem esforço, e com mais um auxílio da arbitragem, o Inter encerrou a fase classificatória com a melhor campanha geral. Nas semifinais, vai enfrentar o Caxias, com o segundo jogo no Beira-Rio. Sem dúvida, com a arbitragem lhe brindando com "erros" em seu favor em quase todos os jogos, o Inter é franco favorito no confronto.
Vitória com os reservas
Pouco adiantou em termos práticos, mas foi uma vitória expressiva, pelas circunstâncias em que foi obtida. O Grêmio venceu o Ypiranga de Erechim por 1 x 0, hoje, no Colosso da Lagoa, uma vitória com os reservas, num jogo em que sofreu prejuízo com um enorme erro de arbitragem. Aos 26 minutos do primeiro tempo, o lateral direito João Lucas foi expulso injustamente, deixando o Grêmio com um jogador a menos até o final da partida. O árbitro Francisco Dias havia dado cartão amarelo para João Lucas, mas foi chamado pelo VAR e revisou sua decisão, expulsando o jogador. Um "erro" de arbitragem escandaloso, já que o VAR não deveria chamar o árbitro que, por sua vez, teria que manter a sua decisão sobre o lance. Um golaço de Monsalve resolveu o jogo em favor do Grêmio, que se manteve em terceiro lugar na classificação, pois o Juventude ganhou do Pelotas. Com isso, Grêmio e Juventude se enfrentarão pelas semifinais, com o segundo jogo no Alfredo Jaconi. Porém, ao contrário do jogo pela fase de classificação, dessa vez o Grêmio estará com seus titulares, vários deles reforços recém chegafos. Ainda que o segundo jogo seja fora de casa, o Grêmio é o favorito do confronto.
sexta-feira, 14 de fevereiro de 2025
No limite do prazo
Uma contratação em tempo recorde. O Grêmio anunciou, hoje, a contratação do zagueiro Wagner Leonardo, do Vitória, no limite do prazo de inscrições de jogadores no Campeonato Gaúcho. A divulgação do negócio ocorreu no final da tarde, e Wagner Leonardo ainda foi registrado a tempo no BID da CBF, o que já o deixa apto a jogar pelo Grêmio. O zagueiro é o último dos reforços do "pacotão" realizado pelo clube durante a semana, que incluiu os anúncios dos laterais esquerdos Lucas Esteves e Lucas Cândido, o volante Camilo, e os atacantes Cristian Olivera e Amuzu. Curiosamente, Wágner Leonardo vem para a posição que era a mais carente dentre todas no Grêmio. Mesmo com muitas contratações desde o início do ano, o torcedor do Grêmio se mostrava desalentado pela falta, entre elas, de um zagueiro, a necessidade mais urgente do clube. Para surpresa geral, quando parecia que a posição seria suprida só mais adiante, o Grêmio concluiu a transação em poucas horas, e Wágner Leonardo já foi registrado como jogador do clube. A venda foi a maior da história do Vitória, R$ 26 milhões. Com tantos jogadores contratados em tão poucos dias, resta ao técnico do Grêmio, Gustavo Quinteros, a tarefa de, também em breve tempo, formar um conjunto harmonioso e competitivo.
quinta-feira, 13 de fevereiro de 2025
O pacotão do Grêmio
Durante toda a semana, o Grêmio tem anunciado novas contratações. Os laterais esquerdos Lucas Esteves e Lucas Cândido, o volante Camilo, e os atacantes Cristian Olivera e Amuzu constituem o "pacotão" do Grêmio até aqui. Um zagueiro ainda é aguardado antes que se esgote o prazo de inscrições do Campeonato Gaúcho, amanhã. Se, por um lado, é alentador o fato da diretoria buscar a melhora do nível técnico do grupo, por outro, a chegada dos reforços tão próxima á decisão do Gauchão fará com que a mecânica de jogo e o senso coletivo do Grêmio fiquem prejudicados, enquanto o Inter, seu maior adversário na luta pelo título, tem uma base montada há tempos. Afora isso, de todos os contratados, desde o começo do ano, só Cuellar é um jogador de renome. Os outros, em maior ou menor grau, são apostas. Resta esperar que a maioria aprove, e que o técnico Gustavo Quinteros consiga, com eles, formar um conjunto competitivo.
quarta-feira, 12 de fevereiro de 2025
Mudança improvável
A penúltima rodada da fase de classificação do Campeonato Gaúcho teve a volta do Inter ao primeiro lugar na classificação geral. O Inter venceu o São Luiz por 3 x 1, no 19 de Outubro e, beneficiado pelos empates de Caxias e Juventude, garantiu o primeiro lugar no seu grupo e, por enquanto, também no geral, embora uma mudança improvável ainda possa acontecer. No momento, os confrontos das semifinais seriam Grêmio x Juventude e Inter x Caxias. Porém, na última rodada, se o Ypiranga vencer e o Caxias não, os dois trocarão de posição, e o adversário do Inter será alterado. O Grêmio, com vários jogadores sendo poupados, será o adversário do Ypiranga na última rodada, no Colosso da Lagoa. O Caxias jogará contra o São José, no Francisco Stédile. A tendência é que os cruzamentos nâo sofram alterações. Dessa forma, a possibilidade de que aconteçam grenais na decisão do Gauchão, o que não ocorre desde 2021, é muito grande.
terça-feira, 11 de fevereiro de 2025
A visão crítica de Braithwaite
Um placar largo, mas com uma atuação que deixou a desejar. O Grêmio goleou o Pelotas por 5 x 0, hoje, na Arwna, pelo Campeonato Gaúcho, mas chamou a atenção a visão crítica de Braithwaite, na saída para o intervalo, declarando que a atuação não havia sido boa no primeiro tempo e que era preciso melhorar muito no segundo. O maia interessante é que Brathwaite acabara de marcar dois gols, e o jogo já estava 3 x 0 para o Grêmio. Braithwaite ponderou.que o Grêmio possui grandes objetivos em termos de títulos, e não pode apresentar tão pouco futebol se quiser obtê-los. A própria construção da goleada demonstra isso. O primeiro gol só aconteceu aos 38 minutos. Até então, o Grêmio não encontrava soluçôes, e o Pelotas chegou a ter chances de marcar. Com o primeiro gol, o Pelotas se desarvorou, e tornou-sw uma presa fácil.Afora a fragilidade técnica, o Pelotas mostrou uma condição física precária, e cansou cedo. Porém, mesmo com todos os senões para o desempenho do Grêmio, que começou o jogo sem vários titulares, há destaques positivos a serem ressaltados, como as atuações do proprio centroavante dinamarquês e de Pavón, que marcaram dois gols cada um.
segunda-feira, 10 de fevereiro de 2025
Reforços
O começo da semana marca a chegada de novos jogadores no Grêmio. O fim das inscrições de jogadores no Campeonato Gaúcho ocorrerá na sexta-feira, dia 14, o que faz o Grêmio correr contra o tempo para registrar os reforços. Hoje, o atacante belga Amuzu foi anunciado oficialmente. O lateral esquerdo Lucas Esteves, resolvida a questão jurídica entre Grêmio e Vitória, já treinou hoje. O volante Camilo, que vem treinando há vários dias, depende, apenas, dos últimos acertos financeiros entre o Grêmio e o Akhmat Grozny (RUS) para ser anunciado. Um zagueiro, cujo nome não foi revelado, está tendo ultimada a sua contratação. Há, ainda, a possibilidade de que o atacante uruguaio Cristian Olivera, do Los Angeles FC (EUA) possa vir. O Grêmio havia desistido da contratação pelos altos valores pedidos pelo Los Angeles FC, mas a vontade do jogador de deixar os Estados Unidos poderá fazer com que sua saída seja facilitada. A vinda de todos esses reforços mudará muito a escalação titular do Grêmio. O problema é que o Gauchão é muito curto, e eles terão de se entrosar jogando, pois não terão tempo de realizar muitos treinos juntos.
domingo, 9 de fevereiro de 2025
Surpresa
Ninguém esperava. A vitória do Juventude por 3 x 1 sobre o São José, hoje, no Alfredo Jaconi, fez o clube caxiense assumir a liderança geral do Campeonato Gaúcho, com 15 pontos, o que aponta para a realização de grenais na semifinal da competição, uma surpresa. Ainda restam mais duas rodadas até o final da fase de classificação, mas o Juventude está com a faca e o queijo na mão para manter a condição que alcançou. Numa disputa marcada pela busca do Grêmio pelo octacampeonato, e a tentativa do Inter de impedi-lo a qualquer custo, o alviverde caxiense corre por fora. O que parecia ser um passeio da dupla Gre-Nal rumo à decisão do Gauchão, ganhou novos contornos. O Caxias está apenas um ponto atrás do Inter em seu grupo, e ainda poderá ser o primeiro colocado, dependendo dos resultados de ambos nas duas últimas rodadas. Num ano marcado pela tensão entre Grêmio e Inter, em função do possível octacampeonato já referido, a dupla Ca-Ju vai comendo o mingau pelas beiradas.
sábado, 8 de fevereiro de 2025
Equilíbrio
Não houve nenhuma injustiça no resultado. O Grêmio empatou com o Inter em 1 x 1, hoje, na Arena, pelo Campeonato Gaúcho, num jogo que, entre erros e acertos de ambos os lados, foi marcado pelo equilíbrio. Ao contrário do que sustentam pessoas identificadas com o clube, não houve uma superioridade flagrante do Inter, mesmo que tenha conseguido um maior número de chances de gol. O Grêmio buscou ser mais propositivo, e teve maior posse de bola. Claramente, o Inter tentou criar contra-ataques, jogando no erro do adversário. Ainda que o empate fosse o resultado mais condizente com o que se via no jogo, até então, o Grêmio abriu o placar com Braithwaite, de pênalti, aos 24 minutos do segundo tempo. Porém, cedeu o empate dois minutos depois, aos 26, gol de Fernando. Em termos de classificação, o resultado foi melhor para o Inter, que segue na frente do seu maior rival. Porém, o Grêmio, que irá receber novos reforços no decorrer da semana, não tem porque se abalar. O trabalho para 2025 está só começando, e certamente dará bons frutos já no Gauchão.
sexta-feira, 7 de fevereiro de 2025
Primeiro adversário
Foi realizado, hoje, o sorteio da primeira fase da Copa do Brasil. O primeiro adversário do Grêmio na competição será o São Raimundo (RR). Se eliminar o clube roraimense, o Grêmio enfrentará, na segunda fase, o vencedor do confronto Barcelona (BA) x Athletic (MG). Em princípio, o caminho parece tranquilo para o Grêmio chegar à terceira fase. Não se pode cogitar que o Grêmio tenha dificuldades contra o São Raimundo. Na segunda fase, provavelmente, o Grêmio enfrentará o Athletic (MG), um clube que vem se destacando noa anos mais recentes. Ainda assim, a qualidade superior do Grêmio, e sua condição de clube grande, deverão ser decisivas em seu favor. Segundo maior vencedor da Copa do Brasil, ao lado do Flamengo, com cinco títulos, a última grande campanha do Grêmio na competição ocorreu em 2020, quando foi vice-campeão, perdendo a decisão para o Palmeiras. Está na hora do Grêmio retomar a sua tradição na disputa e buscar o título que, afora a glória da conquista, concede uma premiação milionária.
quinta-feira, 6 de fevereiro de 2025
Aposentadoria discreta
Marcelo, lateral esquerdo do Fluminense, Real Madrid, Olympiacos (GRE) e Seleção Brasileira, anunciou, hoje, que não jogará mais futebol. Uma aposentadoria discreta, em se tratando de um jogador de enorme qualidade técnica, um dos mais vitoriosos da história do futebol. Só de títulos da Champions League, por exemplo, Marcelo ganhou cinco. Disputou duas Olímpiadas, e igual número de Copas do Mundo. Pelo futebol que jogou, Marcelo deveria ter uma despedida em alto nível, com um jogo festivo, mas, lamentavelmente, não encerrou bem a sua carreira. Em seu último clube, o Fluminense, onde foi revelado e jogava pela segunda vez, Marcelo teve seu contrato rescindido em dezembro último, após uma série de problemas de relacionamento cuja gota d'água foi uma atitude desrespeitosa com o técnico Mano Menezes. Marcelo acabou saindo pela porta dos fundos do clube que o revelou para o futebol. Seu temperamento arrogante lhe levou para essa situação. Uma pena, pois, dentro das quatro linhas, Marcelo foi, sem dúvida, um craque.
quarta-feira, 5 de fevereiro de 2025
Vitória previsível
Era um jogo, praticamente, protocolar. O Inter goleou o Brasil de Pelotas por 3 x 0, hoje, no Beira-Rio, pelo Campeonato Gaúcho, uma vitória previsível. Um pênalti claro para o Brasil de Pelotas foi ignorado pelo árbitro, em mais um "erro" que beneficiou o Inter no Gauchào. Cimo se isso não bastasse, o Brasil de Pelotas, cuja nível técnico já é muito modesto, preservou jogadores visando o clássici Bra-Pel. O resultado deixou o Inter ma liderança isolada da competição mas, caso perca o Gre-Nal, será superado pelo seu maior rival. No entanto, enquanto para o Grêmio só a vitória servirá, o empate será um bom resultado para o Inter. Porém, para o Inter se manter na liderança, terá de vencer. Caso contrário, a tendência é que o Juventude, que jogará em casa contra o São José, assuma o primeiro lugar.
Um somatório de erros
Um primeiro tempo razoável, e muitas falhas no segundo. O Grêmio perdeu por 2 x 0 para o Juventude, hoje, no Alfredo Jaconi, pelo Campeonato Gaúcho, devido a um somatório de erros. O primeiro deles foi jogar com uma escalação mista contra um adversário forte, fora de casa. Obviamente, isso aconteceu para que os titulares fossem poupados para o Gre-Nal do próximo sábado. Uma medida compreensível, mas todos os jogos valem os mesmo pontos e, num campeonato tão curto, não se pode rifar partidas. O resultado poderia ter sido diferente, caso Arezo e Monsalve tivessem aproveitado aa chances claras que tiveram no primeiro tempo. No segundo tempo, a partir dos 20 minutos, o Grêmio desabou na parte física, o que facilitou o jogo para o Juventude. A entrada de Jean Carlos deu ao Juventude o criador de jogadas que lhe faltava. Somado a tudo isso, a falha de Tiago Volpi no segundo gol do Juventude reforçou a reprovação, pela torcida, de sua contratação. Líder do Gauchão antes da rodada, o Grêmio caiu para o terceiro lugar. Com isso, a vitória tornou-se obrigatória no Gre-Nal, pois qualquer outro resultado será muito ruim em termos de classificação.
terça-feira, 4 de fevereiro de 2025
Melhor desistir
A vinda do lateral esquerdo Lucas Esteves para o Grêmio, que parecia certa, complicou, já que a Câmara Nacional de Resolução de Disputas, criada para resolver pendengas entre clubes, declarou-se incompetente para solucionar a questão que envolve o jogador, o Grêmio e o Vitória, detentor do seu vínculo. A decisão foi remetida para a Justiça do Trabalho e, sendo assim, melhor desistir da contratação, já que o órgào não prima pela celeridade, e o Grêmio necessita com urgência de um jogador para a posição. Aliás, mesmo que se saiba dos poucos recursos do Grêmio para contratações, o clube precisa ser mais ágil na aquisição de reforços, pois, até agora, só dois jogadores foram contratados. O técnico do Grêmio, Gustavo Quinteros, revelou que o clube está em busca de dois zagueiros, e igual número de jogadores para a lateral esquerda e extremas do ataque. Porém, é preciso acelerar as negociaçôes, para que a formação titular seja definida o quanto antes. Dessa forma, o Grêmio não deveria persistir na contratação de Lucas Esteves. Deveria partir para a contratação de um outro lateral esquerdo, que possa ser utulizado imediatamente.
segunda-feira, 3 de fevereiro de 2025
Negligência
Não foi por acaso que o Botafogo foi derrotado tão facilmente pelo Flamengo na decisão da Supercopa do Brasil, ontem no Mangueirão. Numa demonstração de negligência inexplicável, o Botafogo, atual campeão brasileiro e da Libertadores, é o único dos 20 clubes da Primeura Divisão a não ter um técnico efetivo. O técnico português Artur Jorge deixou o Botafogo no final de 2024 e, até agora, o clube não contratou um substituto. O dono da SAF do Botafogo, John Textor, cobrado a respeito, respondeu que sua preocupação é com Libertadores, Brasileirão e Mundial de Clubes, e que uma temporada de 11 meses, como acontece no Brasil, é absurda, não
sendo possível manter o nível de rendimento durante todo esse tempo. Porém, a ausência de um novo técnico não é o único problema. O Botafogo perdeu jogadores importantes, titulares ou de grupo, como Almada, Luiz Henrique, Júnior Santos e Tiquinho Soares, e não está repondo na mesma proporção. A primrira consequência apareceimu ontem. Na decisão da Supercopa do Brasil, o Flamengo suplantou amplamente o Botafogo, que em nenhum momento fez enfrentamento com o adversário. A mesma SAF que mudou a vida do Botafogo, em 2024, com a conquista de dous grandes títulos, mostra descaso na condução do clube em 2025.
domingo, 2 de fevereiro de 2025
Vitória circunstancial
Foi uma atuação decepcionante. O Inter venceu o Avenida por 1 x 0, hoje, no Beira-Rio, pelo Campeonato Gaúcho, uma vitória circunstancial. Com uma atuação pobre, contra um adversário que é o lanterna da competição e que tinha um técnico interino, o Inter, mesmo com enorme posse de bola, não conseguia fazer gols. O único gol do jogo só aconteceu aos 16 minutos do segundo tempo, num chute de Bernabei que desviou em um jogador do Avenida, traindo a ação do goleiro. Um gol aleatório. Não fossem os "erros" de arbitragem em seu favor nos jogos anteriores, a situação do Inter no Gauchão ficaria muito ruim. O conjunto não está rendendo nada. O futebol, ao contrário de outros esportes, é imprevisível. Porém, pelo momento de cada um, o Grêmio é franco favorito para o Gre-Nal do próximo sábado, na Arena.
sábado, 1 de fevereiro de 2025
Em ritmo de treino
Um conjunto com fluidez e sincronicidade. O Grêmio goleou o São Luiz de Ijuí por 5 x 0, hoje, na Arena, pelo Campeonato Gaúcho, em ritmo de treino, impondo o seu futebol desde o início do jogo, e não sendo ameaçado pelo adversário. O Grêmio abriu o placar aos 23 minutos, com Monsalve, mas já havia tido um gol anulado, por impedimento, aos 8 minutos. Aos 38 minutos, Cristaldo ampliou. Aos 42, Cristaldo ia fazendo um golaço, mas a a bola bateu no travessão e, no rebote, Aravena foi quem marcou. No segundo tempi, o placar folgado fez o Grêmio diminuir seu ritmo. Porém, mais dois gols foram marcados, por Monsalve e Braithwaite. Líder disparado do seu grupo, com 10 pontos, 12 gols marcados e nenhum sofrido, o Grêmio está com a classificação para as semifinais encaminhada. Seus próximos dois jogos serão os mais difíceis, contra Juventude, no Alfredo Jaconi, e Inter, na Arena. No entanto, o futebol mostrado até aqui autoriza a que se tenha uma expectativa muito favorável em relação ao Grêmio nos dois jogos. A grande questão que fica para o técnico do Grêmio, Gustavo Quinteros, após os quatro primeiros jogos do ano, é que, pelo o que Cristaldo e Monsalve estão jogando, será preciso encontrar uma maneira de que ambos sejam titulares, sem ter de escolher entre um ou outro.
Assinar:
Postagens (Atom)