quinta-feira, 31 de outubro de 2024

Condenações

Depois de mais de seis anos, enfim, o Tribunal do Júri determinou as condenações dos assassinos confessos da vereadora do Rio de Janeiro, Marielle Franco, e do motorista Anderson Gomes. Os crimes foram cometidos em 18 de março de 2018, pelos ex-PM's Ronnie Lessa, autor dos disparos, e Élcio Queiroz, que dirigiu o veículo usado no atentado. Lessa foi condenado a 78 anos e oito meses de prisão. Élcio recebeu uma pena de 59 anos e oito meses de prisão. Porém, como fizeram acordo de delação premiada, Lessa poderá deixar a prisão após 13 anos de cumprimento da pena, e Élcio, depois de 7 anos. Os prazos começam a contar da data em que ambos foram presos, 19 de março de 2019. No entanto, o Ministério Público garante que o acordo de delação foi realizado sob sigilo e não prevê redução das penas que, dessa forma, deverào ser cumpridas na sua integralidade. No entanto, independentemente das interpretações jurídicas, o que importa é que, finalmente, a Justiça foi feita. Como bem disse a juíza Lúcia Glioche na leitura da sentença: "A Justiça, por vezes, é lenta, é cega, é burra, é injusta, é errada, é torta, mas ela chega".

Eliminado

Faltou pouco. Um gol logo no começo do jogo parecia indicar um bom resultado, mas o Corinthians perdeu por 2 x 1 para o Racing, de virada, hoje, no El Cilindro, e está eliminado da Copa Sul-Americana. A eliminação do Corinthians impediu que as duas competições da Conmebol sejam decididas apenas por clubes brasileiros, já que Botafogo e Atlético Mineiro disputarão o título da Libertadores, e o Cruzeiro já estava classificado para enfrentar o vencedor de hoje em busca da conquista da Copa Sul-Americana. Um gol de Yuri Alberto, logo aos 5 minutos, encaminhava o Corinthians para a decisão, mas ao marcar dois, aos 35 minutos, de pênalti, e aos 38, o Racing virou o placar, e sustentou a vitória até o final. Mesmo tendo muito tempo para reagir, e obter, pelo menos, um empate, que levaria a decisão para os tiros livres da marca do pênalti, o Corinthians, não teve forças para evitar a derrota. A exemplo do que aconteceu na Copa do Brasil, o Corinthians foi até onde deu, mas morreu na praia. Agora, lhe restará se concentrar, unicamente, em evitar o rebaixamento no Campeonato Brasileiro. A vitória obtida na última rodada, lhe tirou, temporariamente, da zona de rebaixamento, mas a situação ainda é extremamente aflitiva. Sendo assim, o "lado bom" da eliminação é que o Corinthians não precise dividir mais suas atenções com outras competições, e possa se dedicar, exclusivamente, a evitar a queda para a Segunda Divisão.

quarta-feira, 30 de outubro de 2024

Classificação inédita

Demorou mas, finalmente, aconteceu. O Botafogo está na decisão da Libertadores, uma classificação inédita na história do clube, após perder para o Peñarol por 3 x 1, hoje, no Centenário. Único dos 12 grandes clubes brasileiros que ainda não ganhou a competição, o Botafogo terá a chance de acabar com esse tabu, enfrentando o Atlético Mineiro, em jogo único, no Monumental de Nuñez. No jogo de hoje, a goleada obtida na primeira partida fez o Botafogo poupar titulares que estavam pendurados pelo cartão amarelo. Com isso, a atuação do Botafogo esteve distante do nível habitual e o fez correr riscos, mesmo com uma vantagem tão larga. Porém, o Botafogo conseguiu se classificar à decisão, que será, mais uma vez, entre dois clubes brasileiros, confirmando a hegemonia do pais na América do Sul.

Invencibilidade ampliada

Parecia que a derrota estava consumada, mas o Inter achou um gol no final. O Inter empatou em 1 x 1 com o Flamengo, hoje, no Beira-Rio, pelo Campeonato Brasileiro, e teve a sua invencibilidade ampliada para 12 jogos, com oito vitórias e quatro empates. Foi um jogo de boa qualidade, com bom futebol e competitividade de ambos os lados. Mesmo poupando vários jogadores, o Flamengo teve uma boa atuação, e foi melhor que o Inter. O Flamengo já fazia por merecer a vitória quando abriu o placar, aos 47 minutos do primeiro tempo, com Alcaraz, cobrando pênalti. O mesmo Alcaraz perderia um gol feito, no segundo tempo, que poderia ter definido a vitória do Flamengo. Essa chance desperdiçada custou caro, pois València empatou para o Inter aos 44 minutos. O resultado, da forma como foi obtido, mostra que o Inter está numa fase de sorte, pois a derrota parecia inevitável. Porém, ainda assim, o resultado frustrou o torcedor, cuja expectativa era superar o Flamengo na classificação e, também, ainda lutar pelo título, objetivos que ficaram mais distantes.

terça-feira, 29 de outubro de 2024

Classificado

Como tudo estava a indicar, não houve reversão. Hoje, no Monumental de Nuñez inteiramente lotado por 84 mil pessoas, o Atlético Mineiro empatou em 0 x 0 com o River Plate e está classificado para a decisão da Libertadores. Com a goleada de 3 x 0 no primeiro jogo, o Atlético Mineiro havia encaminhado a sua classificação. Uma reversão não era impossível, mas totalmemte improvável. Confirmando que, atualmente, possui um conjunto modesto, o River Plate não conseguiu marcar nenhum gol, mesmo apoiado por uma multidão ruidosa. O Atlético Mineiro teve disciplina tática e força mental para suportar a pressão do River Plate durante todo o jogo e manter o empate. Pelo que fez nos dois jogos, o Atlético Mineiro obteve uma classificação inteiramente merecida. Com um desempenho muito abaixo do esperado no Campeonato Brasileiro, o Atlético Mineiro chegou à decisào tanto da Copa do Brasil quanto da Libertadores. Caso ganhe a Libertadores, o Atlético Mineiro empatarâ em número de títulos da competição com seu maior rival, o Cruzeiro, com duas conquistas cada um. Agora, lhe resta esperar a definiçào de quem será o seu adversârio na decisão, que deverá ser o Botafogo, já que o clube carioca goleou o Peñarol por 5 x 0 no primeiro jogo.

segunda-feira, 28 de outubro de 2024

Prêmio polêmico

O Prêmio Bola de Ouro da revista France Football, edição 2023/2024, gerou um grande barulho. Transformou-se num prêmio polêmico quando o Real Madrid, que levaria um aviào com 150 pessoas para a cerimônia, resolveu que a iria boicotar. A razão para a atitude do Real Madrid foi a informação, recebida pelo clube, de que Vinícius Júnior não seria o vencedor na categoria melhor jogador. O Real Madrid ganhou os prêmios de melhor clube masculino e melhor técnico, para Carlo Ancelotti, mas ninguém apareceu para recebê-los. O vencedor do prêmio de melhor jogador foi o volante espanhol Rodri, do Manchester City. Rodri concorria com Vinícius Júnior, Bellingham e Carvajal, todos do Real Madrid. Na nota em que explicava sua ausência, o Real Madrid argumentou que a premiação não mostrava respeito pelo clube. Muitas pessoas, em todo o mundo, também criticaram o fato de Vinícius Júnior não ter sido o ganhador do prêmio. Deixando a polêmica de lado, a escolha de Rodri está longe de ter sido injusta. O volante tem tido um excelente rendimento técnico há um bom tempo. Rodri, no último ano, não ganhou tantos títulos como os jogadores do Real Madrid, mas o prêmio é individual. O prêmio coletivo, para melhor clube do ano no futebol masculino, foi ganho pelo Real Madrid, num reconhecimento dessa performance. Em resumo, o prêmio de Rodri não foi um absurdo, nem uma injustiça enorme com Vinícius Júnior.

domingo, 27 de outubro de 2024

As dificuldades da esquerda

As eleições municipais de 2024, hoje encerradas com o segundo turno em várias localidades, teve ampla vantagem da direita. As dificuldades da esquerda, no Brasil, são evidentes, mas culpar candidatos e partidos, e cobrar uma mudança de práticas e discursos, é uma postura simplista e equivocada. Ao contrário da direita, a esquerda não vê a política como um vale-tudo onde qualquer recurso é válido para vencer. Conceitos, ideário, uma visão profunda das mazelas sociais, a busca de uma melhor distribuição de renda, são caracteríscas inarredáveis da esquerda. Porém, influenciados por fake news e narrativas que visam desacreditar a esquerda, os eleitores votam em candidatos bolsonaristas, ou seja, agem como bois que se encaminham, por vontade própria, para o matadouro. Nada pode ser mais estúpido do que privilegiar pautas de "costumes" em detrimento de questões objetivas sobre economia, saúde, educação, segurança. A enorme abstenção verificada em ambos os turnos da eleição também é uma demonstração de desilusão de grande parte do eleitorado para com a política. No entanto, omitir-se não é uma solução. Se os que deixaram de votar cumprissem com seu dever cívico, as eleições poderiam ter um resultado diferente, e menos desolador. Como expressa o ditado, quem corre por gosto não cansa. Os eleitores que deram maioria de votos para a direita comprometeram não apenas as suas próprias vidas, mas de todos os demais, num amargo custo da democracia. Tomara, um dia, se livrem de sua cegueira.

sábado, 26 de outubro de 2024

Aproveitando o balde de chá

A sorte parece, mesmo, ter virado a favor do Inter, de uns tempos para cá. O Inter venceu o Atlético Mineiro por 3 x 1, hoje, na Arena MRV, pelo Campeonato Brasileiro, aproveitando o balde de chá de jogar contra um adversário com uma escalação cheia de reservas, poupando titulares para jogos decisivos por outras competições. Alan Patrick, aos 37 minutos, cobrando um pênalti, abriu o placar para o Inter. Dois minutos depois, aos 39, Bernabei ampliou. O Atlético descontou aos 47, com Vargas, de pênalti. Um temporal desabou no segundo tempo, dificultando a chance de uma reação do Atlético. Aos 42 minutos, Bruno Tabata fez mais um gol para o Inter, garantindo a vitória. Com o resultado, o Inter só não entrou para o grupo dos quatro primeiros colocados porque o Flamengo também venceu na rodada. Porém, a fase favorável do Inter é tão grande que seu próximo jogo, o último dos atrasados que lhe resta cumprir, será quarta-feira, no Beira-Rio, contra o próprio Flamengo, que também escalará reservas, poupando titulares para as partidas decisivas da Copa do Brasil. Sorte pouca é bobagem.

Vitória com má atuação

Foi um filme de terror. O Grêmio venceu o Atlético Goianiense por 3 x 1, de virada, hoje, na Arena, pelo Campeonato Brasileiro, uma vitória com má atuação. Precisando vencer para afastar-se da zona de rebaixamento, o Grêmio saiu perdendo, para desespero de sua torcida, gol de Dérik, aos 28 minutos, ao cobrar um pênalti e apanhar o rebote, após a defesa de Marchesin. Aos 40, Soteldo marcou um belo gol, o que ajudou a destensionar um pouco o ambiente no estádio. O primeiro tempo terminou com um empate que não servia ao Grêmio. O alívio só viria com o golaço de Pepê, aos 14 minutos do segundo, mas o Grêmio recolheu-se logo após, permitindo que o Atlético Goianiense perdesse muitss chances de empatar novamente. Só mesmo o gol de Villassanti, aos 37 minutos, traria a tranquilidade definitiva. Porém, o que interessava era vencer, e o Grêmio conseguiu. Com a vitória, o Grêmio ficou seis pontos acima da zona de rebaixamento, e precisando de apenas mais sete pontos, em igual número de jogos, para livrar-se, matematicamente, da possiblidade de queda.

sexta-feira, 25 de outubro de 2024

Preços abusivos

O futebol vem se elitizando cada vez mais. Não bastassem os estádios com capacidade reduzida em relação à outras épocas, com valores dos ingressos muito elevados, itens como as camisas oficiais dos clubes são vendidos por preços abusivos. As camisas do modelo "jogador", ou seja, aquelas que os clubes utilizam nas partidas, que despertam grande atração sobre os torcedores custam uma quantia extorsiva para o poder aquisitivo da maior parte dos interessados. No que diz respeito aos 12 maiores clubes do Brasil, que são, também, os mais populares, os preços são assustadoramente altos. Paradoxalmente, os dois clubes de maior torcida do país, Flamengo e Corinthians, são os que têm as camisas mais caras. Em números redondos, desprezando-se os centavos, uma camisa do Corinthians custa R$ 700. A do Flamengo, R$ 600. A do Palmeiras, R$ 500. A camisa do São Paulo, R$ 450. As de Grêmio, Fluminense e Santos, R$ 400. As camisas de Atlético Mineiro, Botafogo, Cruzeiro e Inter, R$ 350. A mais "barata" é a do Vasco, R$ 340. Paixão que move multidões, o futebol, atualmente, encara os torcedores como consumidores. Duro contraste com outros tempos, de dirigentes abnegados, jogadores identificados com seus clubes, estádios com mais de 100 mil pessoas, e uma paixão sem preço.

quinta-feira, 24 de outubro de 2024

Maguila

Um ídolo tipicamente brasileiro. Adílson Rodrigues, o Maguila, que faleceu, hoje, aos 66 anos, fez do boxe o meio para alcançar a fama e superar a origem pobre. Como.muitos outros nordestinos, Maguila que era sergipano, foi para São Paulo em busca de uma vida melhor. Trabalhou na construção civil mas, em paralelo, treinava boxe, de maneira improvisada e sem uma orientação profissional. Ainda assim foi descoberto pelo narrador Luciano do Valle que, a partir daí, empresariou a sua carreira. Maguila era da categoria peso-pesado, a mais relevante do boxe, onde o Brasil nunca tivera um nome de destaque. Chegou a ser campeão mundial, mas teve a legitimidade de seu título posta em dúvida por ter sido conferido pela Federação Mundial de Boxe, instituição considerada inferior na hierarquia da modalidade esportiva. Chegou a enfrentar Evander Holyfield e George Foreman, sendo nocauteado no segundo round em ambas as lutas. Afora seu desempenho nos ringues, Maguila cativou os brasileiros com o jeito simplório e falas diretas, sem rodeios. Consagrou a expressão "sessão Maguila", por enviar, ao final das entrevistas, uma série de abraços para amigos e apoiadores. Nos seus anos finais, Maguila sofreu com os efeitos de uma.doença degenerativa, e saiu dos holofotes. Porém, nunca ficou fora da memória dos brasileiros, onde permanecerá para sempre.

quarta-feira, 23 de outubro de 2024

Em busca de uma glória inédita

Foi avassalador. A goleada de 5 x 0 do Botafogo sobre o Peñarol, hoje, no Engenhão, pelas semifinais da Libertadores, deixa o clube virtualmente classificado para a decisão da competição, em busca de uma glória inédita. Dentre os 12 grandes clubes brasileiros, o Botafogo é o único que ainda não ganhou a Libertadores. O clube também é o líder do Campeonato Brasileiro, numa comprovação da qualidade do seu grupo de jogadores. O Botafogo tem o melhor futebol do Brasil no momento. Seu desempenho coletivo é notável, com grandes destaques individuais. Nomes como Luiz Henrique, Savarino, Igor Jesus e Almada vivem grande fase. Hoje, o Botafogo encontrou dificuldade para impor o seu jogo no primeiro tempo, que terminou sem gols. Porém, no segundo, com gols aos 5, 9 e 13 minutos, liquidou o jogo rapidamennte, e ainda marcou mais duas vezes, aos 27 e 33. Com um placar tão largo, a possibilidade de reversão no segundo jogo é, praticamente, nula. O Campeón del Siglo estará lotado, e a torcida do Peñarol apoiará o seu clube incessantemente, mas a classificação é um feito quase impossível. Dessa forma, tudo se encaminha para que a Libertadores de 2024 seja decidida por dois clubes brasileiros, a exemplo do que ocorreu em 2020, 2021 e 2023, comprovando a manutenção de uma hegemonia no futebol sul-americano. A última vez que uma decisão da Libertadores não teve nenhum clube brasileiro foi em 2018. Em 2019 e 2023, a decisão foi com clubes brasileiros e argentinos, com vitória dos primeiros em ambas as ocasiões.

terça-feira, 22 de outubro de 2024

Com um pé na decisão

Um resultado de difícil reversão. A goleada do Atlético Mineiro por 3 x 0 sobre o River Plate, hoje, na Arena MRV, pelas semifimais da Libertadores, o deixou com um pé na decisão da competição. Claro, não são favas contadas, pois o River Plate tem uma camisa muito pesada, e jogará, agora, no seu estádio, o Monumental de Nuñez, apoiado por sua fanática torcida. Porém, o desenrolar do jogo de hoje mostrou a enorme diferença técnica entre os dois oponentes, o que se refletiu no placar largo. O futebol argentino vive uma crise técnica há anos. Nem mesmo a volta do técnico Marcelo Gallardo, multicampeão e ídolo do clube, após uma mal sucedida experiência no futebol árabe, foi capaz de superar as limitações técnicas do grupo de jogadores do River Plate. O Atlético Mineiro foi muito superior durante todo o jogo, e teve em Deyverson, autor dos dois primeiros gols, a sua maior figura. O polêmico centroavante tem uma postura reprovável nos jogos, ao simular faltas e provocar adversários, mas sua eficiência como goleador é inquestionável. Foi dele o gol do título do Palmeiras na Libertadores de 2021, na decisão contra o Flamengo. Portanto, Deyverson se encaminha para a disputa de mais um título da competição. Pelo visto, o domínio brasileiro no cenário do futebol sul-americano, que se estabeleceu nos últimos quatro anos, não será quebrado em 2024.

segunda-feira, 21 de outubro de 2024

Mais um absurdo da Fifa

O novo Campeonato Mundial de Clubes da Fifa,que terá 32 participantes, e duração de um mês, no meio do próximo ano, nos Estados Unidos, vem recebendo diversas críticas. A inclusão do Inter Miami (EUA) entre os disputantes, em mais um absurdo da Fifa, só serve para ampliar o sentimento de reprovação à competição. O clube se "classificou" ao vencer uma etapa do Campeonato Americano, que ainda não se encerrou. O fato foi tachado de "ridículo" pelo jornal esportivo "The Athletic", dos Estados Unidos. A intenção da Fifa com a medida é, obviamente, garantir a participação de Messi, que joga no Inter Miami, e de um clube do país sede, na competição. Na administração de seu atual presidente, Gianni Infantino, a Fifa tem se caracterizado pelas decisòes megalômanas que visam ampliar cada vez mais o faturamento, em detrimento da qualidade do futebol. Antes da criação do novo Mundial de Clubes, a Fifa havia ampliado para 48 o número de seleções na Copa do Mundo, o que já ocorrerá na próxima edição, em 2026. O Mundial de Clubes de 2025 terá por local os Estados Unidos, país que será uma das sedes da próxima Copa do Mundo. Como se pode constatar facilmente, em tudo há um claro interesse comercial, tendo em vista o potencial de um mercado gigantesco como o americano. Num calendário já excessivamente inchado, criar mais uma disputa internacional de clubes com um mês de duração é uma insensatez. Muitos profissionais do futebol já protestaram contra a competição. A Liga Espanhola pediu que a Fifa volte atrás na ideia de realizá-la. Reclamações que não deverão ser mais do que palavras ao vento, diante dos interesses financeiros que estão por trás das ações da Fifa.

domingo, 20 de outubro de 2024

Decisão definida

Agora, só restam dois clubes na disputa do título da Copa do Brasil. Depois dos jogos das semifinais, realizados no final de semana, a competição está com sua decisão definida, que será entre Flamengo e Atlético Mineiro. Ambos fizeram valer a vantagem conquistada em casa e com empates obtidos fora, conseguiram suas classificações. No sábado, em São Januário, o Atlético saiu perdendo para o Vasco com um gol de Vegetti, de pênalti, aos 37 minutos do primeiro tempo. O jogo parecia se encaminhar para uma decisão nos tiros livres da marca do pênalti quando Hulk, aos 37 do segundo tempo, fez um golaço, garantindo a classificação do Atlético. Hoje, no Itaquerão, o Flamengo sustentou o empate em 0 x 0 com o Corinthians, mesmo ficando com um homem a menos desde os 28 minutos do primeiro tempo, após a expulsão de Bruno Henrique. Pelo terceiro ano consecutivo, o Flamengo estará presente na decisào da Copa do Brasil. Em 2022, foi campeão e, no ano seguinte, vice. Pela qualidade de seu grupo de jogadores, o Flamengo é o favorito para ficar com o título, mas o Atlético também possui muitos jogadores de alto nível. Caso seja campeão, o Flamengo empatará com o Grêmio na condição de segundo maior ganhador da competição, com cinco títulos. O Atlético, se for o vencedor, obterá o seu terceiro título, igualando-se ao Corinthians.

sábado, 19 de outubro de 2024

Gre-Nal fraco

Não foi um bom jogo. O Grêmio perdeu para o Inter por 1 x 0, hoje, no Beira-Rio, pelo Campeonato Brasileiro, em um Gre-Nal fraco. No começo do jogo, o Grêmio foi mais agressivo, e teve a primeira chance de gol. A partir da metade do primeiro tempo, o Inter equilibrou o jogo, e alcançou uma leve superioridade ainda antes do intervalo de jogo. No segundo tempo, o panorama não se alterou, e o Inter continuou um pouco melhor,chegando ao gol da vitória aos 23 minutos, com Borré. O têcnico do Grêmio, Renato, dessa vez, fez uma escalação correta, e suas substituições também não foram desastradas. O problema esteve nas atuações individuais. Jémerson teve um desempenho pavoroso, foi o pior jogador da partida. Edenílson, que vinha sendo o ponto de equilíbrio no novo esquema do Grêmio, tambêm foi péssimo. Aravena perdeu duas chances claras de gol chutando no goleiro. Cristaldo esteve apagadíssimo. Monsalve, que entrou em seu lugar, tambêm. Braitwhaite foi uma nulidade. Diego Costa, que entrou em meio ao jogo, cabeceou quatro bolas nas mãos do goleiro. Coletivamente, chamou a atenção a maneira frouxa com que o Grêmio se portou defensivamente. Diante de um Grêmio que não marcava, apenas cercava, sem dar o bote, o Inter tocava a bola. Seu único gol foi tocando bola dentro da área do Grêmio. A falta de solidez defensiva e a ausência de intensidade continuam no Grèmio, sem que os problemas sejsm atacados. Com a derrota de hoje, a quarta consecutiva em grenais, o ciclo de Renato está mesmo chegando ao fim. Não há mais condições para que o técnico permaneça em 2025.

sexta-feira, 18 de outubro de 2024

O peso dos desfalques

O último Gre-Nal do ano, que será disputado amanhã, no Beira-Rio, é antecedido de muita preocupação de ambos os lados, como de costume. Dentro desse clima, o peso dos desfalques que os dois terão no jogo, gera grandes discussões. No Grêmio, Kannemann deverá ficar de fora. Típico "jogador Gre-Nal", Kannemann, em princípio, fará muita falta. Porém, sua ausência evitará que o Grêmio tenha que adaptar um zagueiro no lado direito, já que Jémerson seria seu companheiro e também joga pelo lado esquerdo, como o próprio Kannemann. Afora isso, Kannemann já está marcado pelos árbitros, que marcaram, em grenais recentes, dois pênaltis supostamente cometidos pelo zagueiro que, na verdade, não ocorreram. A zaga do Imter, da mesma forma, estará, provavelmente, desfalcada. Rogel deverá começar no banco, e Clayton Sampaio, que não agradou nos jogos que fez, será o titular. Há várias outras dúvidas e especulações, que só serão esclarecidas quando as escalações forem anunciadas. No Grêmio, Mike ou Fábio na lateral esquerda, Dôdi ou Pepê, no meio? No Inter, Fernando ou Rômulo, Gabriel Carvalho ou Bruno Tabata, no meio? Sejam quais forem os escolhidos, o Gre-Nal tem tudo para ser um bom jogo, cheio de emoções, honrando a tradição do clássico de maior rivalidade do Brasil.

quinta-feira, 17 de outubro de 2024

Contrastes

A Seleção Brasileira vive uma péssima fase, a Argentina é a atual campeã da Copa do Mundo. Porém, o Campeonato Brasileiro, disputado por 20 clubes em pontos corridos, melhora a cada edição, enquanto o Argentino é inchado e adota o formulismo, mostrando os contrastes entre os dois países no futebol. Não é por acaso que o Brasil domina o futebol sul-americano e venceu as últimas quatro edições da Libertadores. Com um campeonato de fórmula e número de participantes estáveis, o futebol brasileiro vem ganhando credibilidade, e os bons salários pagos atraem, cada vez mais, jogadores estrangeiros. Na Argentina, o campeonato possui 28 clubes, divididos em dois grupos. Para piorar, a Associação de Futebol da Argentina decidiu, hoje, que a atual edição da competição não terá clubes rebaixados. Com isso, a próxima edição terá dois clubes a mais, que virão da Segunda Divisào. Os salários são bem inferiores aos do Brasil. Dessa forma, a tendência é a hegemonia brasileira no cenário do futebol sul-americano se prolongar por muito tempo.

quarta-feira, 16 de outubro de 2024

Decisão técnica

A volta do horário de verão, que vinha sendo especulada pela imprensa, não irá ocorrer. O governo federal anunciou hoje, numa decisão técnica, que não adotará o horário de verão no periodo entre o final de 2024 e início de 2025. A alegaçào é de que não há a previsão de possíveis apagões de energia que o justificassem como forma de diminuir o consumo. Conforme o governo, houve melhora no cenário das chuvas e nos reservatórios das hidrelétricas, o que afasta a hipótese de uma crise energética no próximo verão. Em setembro, o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico havia recomendado a adoção da medida, e o próprio ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, se diz um defensor do horário de verão. Por isso mesmo, Silveira declarou que o governo continuará monitorando a questão e poderá, eventualmente, revisar sua decisão já para 2025. O ministro argumentou que a implementação do horário de verão deve levar em conta todos os fatores, que não se limitam aos aspectos energéticos, mas também tem reflexos na economia. Sendo assim, os que apreciam o horário de verão não devem desanimar. Não foi dessa vez que decidiu-se pelo seu retorno, mas isso poderá ocorrer ainda no atual governo.

terça-feira, 15 de outubro de 2024

Goleada

Em jogos contra adversários fracos, é preciso ganhar com sobras. A goleada de 4 x 0 da Seleção Brasileira sobre o Peru, hoje, no Mané Garrincha, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo, amenizará as críticas que a equipe vinha sofrendo por suas más atuações. Claro, o adversário era muito fraco, e o primeiro tempo foi só 1 x 0, com um gol de pênalti. O segundo gol também foi de pênalti. Ainda assim, cabe lembrar que o adversário do jogo anterior, o Chile, era tão ou mais fraco que o de hoje, e a Seleção venceu por apenas 2 x 1, de virada, com um gol no final. A Seleção fez um primeiro tempo pobre, e só deslanchou após marcar o segundo gol. Andreas Pereira e Luiz Henrique, que haviam acabado de entrar, marcaram os dois últimos gols, mostrando o acerto das substituições naquele momento do jogo. A partir daí, a Seleção soltou-se e poderia ter feito mais gols. Os jogos da última Data Fifa do ano, em novembro, contra Venezuela, fora de casa, e Uruguai, na Arena Fonte Nova, deverão ser bem mais difíceis que as duas últimas partidas. Porém, as duas vitórias consecutivas, a segunda delas por goleada, afora o efeito prático de melhorar a posição na classificação, fará diminuir as pressões e cobranças sobre a equipe, o que favorecerá a possibilidade de realizar boas apresentações.

segunda-feira, 14 de outubro de 2024

Primeiros frutos

Uma medida tomada pelo Grêmio há poucos meses começa a mostrar resultados. O Grêmio já colhe os primeiros frutos da reformulação que realizou no seu setor de Análise e Desempenho de Mercado, que teve sua equipe ampliada e ganhou uma nova chefia. Antes da mudança, o Grêmio fizera, em 2023, uma péssima "janela" de contratações no meio do ano. Vários jogadores foram contratados na ocasião, nenhum deles de boa qualidade. Depois das alterações, o Grêmio surpreendeu positivamente com as contratações da janela desse ano. O Grêmio trouxe quatro jogadores pouco ou nada conhecidos do grande público, todos de bom nível. O colombiano Monsalve, de 20 anos, o chileno Aravena, 21, o uruguaio Arezo, 21, e o dinamarquês Breithwaite, 33, deram boa resposta dentro das quatro linhas, provando o acerto de suas contratações. Monsalve, em poucos jogos, encantou torcedores e imprensa com a sua técnica refinada, Aravena, depois de um período de poucas chances, ganhou oportunidades e mostrou-se um jogador que ataca e defende com a mesma eficiência, já tendo marcado dois gols. Braithwaite estreou fazendo dois gols, e já tem cinco com a camisa do Grêmio. Arezo, até agora, foi o menos utilizado mas, em sua estreia, vindo do banco, numa jogada de grande técnica, sofreu o pênalti que consolidou a vitória do Grêmio sobre o Vitória, no Francisco Stédile, pelo Campeonato Brasileiro. A eficiente prospecção de jogadores foi feita por uma equipe que tornou-se mais numerosa e gabaritada, tendo como chefe Fernando Lázaro, vindo do Corinthians, onde chegou a ser técnico interino, e que é filho de Zé Maria, ex-lateral direito do clube paulista. Ao aceitar o convite do Grêmio, Fernando Lázaro redirecionou sua carreira no futebol, e todos saíram ganhando, como já demonstram os resultados do começo de seu trabalho.

domingo, 13 de outubro de 2024

Um clube andando em círculos

A ausência de jogos, em função da Data Fifa, e a proximidade do final do ano, fazem com que as especulações sobre como será o Grêmio em 2025 se intensifiquem. A ser verdadeiro o que está sendo aventado, o Grêmio é um clube andando em círculos. Fala-se que o técnico Renato não ficará no clube no próximo ano, e Felipão viria para ser gerente de futebol e escolher o novo treinador. Há quem avente a hipótese de os dois trabalharem juntos. Outra possibilidade seria a de Tite atuar com Felipão. Em todas essas especulações, nota-se que o Grêmio não consegue se desprender do culto aos velhos ídolos. Nos últimos 15 anos, o clube recorreu várias vezes aos nomes de Renato, Felipão e Róger Machado para técnico. Em comum, todos eles são grandes ídolos do Grêmio. Agora, Tite, técnico vitorioso pelo clube, também tem sua volta cogitada. O Grêmio parece ter dificuldade em apostar no novo, buscar outros caminhos. Prefere a segurança do que já é conhecido. Porém, os dirigentes esquecem-se de que o último título de grande expressão do clube foi conquistado em 2018. Tomara que os rumores do momento não se confirmem. Se decidir não ficar com Renato, o Grêmio precisa sair das soluções repetidas, e buscar um novo nome, capaz de trazer consigo os ventos da mudança. Felipão como gerente de futebol é uma solução velha num novo cargo. Os ídolos devem ser reverenciados para sempre, mas não podem ser vistos como soluções permanentes.

sábado, 12 de outubro de 2024

A fala de um estadista

O presidente Luís Inácio Lula da Silva manifestou sua intenção de propor uma nova taxação sobre os mais ricos, para que quem ganhe R$ 5 mil fique isento do pagamento do Imposto de Renda. Foi a fala de um estadista. Lula disse uma verdade, a de que salário não é renda, e que considera absurdo que quem ganhe R$ 5 mil pague Imposto de Renda enquanto acionistas da Petrobrás não são taxados em seus rendimentos milionários. Lula disse que pretende, inclusive, aumentar progressivamente a faixa de isenção. As declarações de Lula são irrebatíveis. O Imposto de Renda, no Brasil, é uma iniqüidade. A cobrança é feita sobre o salário, que é o meio de subsistência do contribuinte. Como bem destacou Lula, salário não é renda. A renda deriva de bens patrimoniais, item que grande parte dos assalariados, os de ganhos mais baixos, não possui. Mais do que tudo, o Brasil precisa de justiça social. Certamente, Lula será massacrado pela grande imprensa, sempre atrelada aos poderosos, e por parcelas da classe média que pensam pertencer aos estratos superiores da sociedade. Por essas e outras é que Lula desperta tanto ódio nos que constroem suas fortunas com o suor alheio.

sexta-feira, 11 de outubro de 2024

Desagrado de ambos os lados

A escolha do árbitro para o Gre-Nal do dia 19, pelo Campeonato Brasileiro, não foi bem recebida nos dois clubes. Houve desagrado de ambos os lados com o nome de Bruno Arleu de Araújo (RJ). Será o primeiro Gre-Nal de Bruno Arleu, que sofreu restrições de Grêmio e Inter em jogos do Brasileirão. O Grêmio reclama da expulsão de Kannemann na derrota de 2 x 0 para o Cruzeiro, no Francisco Stédile. O Inter contesta a marcação de um pênalti, que foi desperdiçado, no empate em 0 x 0 com o mesmo Cruzeiro, no Mineirão. A verdade é que a CBF poderia ter feito uma melhor escolha, que trouxesse mais tranquilidade para um jogo sempre tão cercado de tensões. Marcelo de Lima Henrique, por exemplo, seria um nome bem melhor em termos de qualidade e experiência. Será um duro teste para o árbitro carioca que, desde já, recebe pressões dos dois clubes. A arbitragem, desse modo, toma a linha de frente antes do jogo, deixando em segundo plano as questões de dentro das quatro linhas. Extremamente prejudicado pela arbitragem na derrota para o Atlético Mineiro, anteontem, o Grêmio manifestou, logo após o jogo, sua preocupação com quem seria escolhido para apitar o Gre-Nal, pedindo que a CBF fosse criteriosa. Mais uma vez, o clube não teve sua solicitação acatada.

quinta-feira, 10 de outubro de 2024

Aos trancos e barrancos

O futebol jogado foi pobre, mas o importante era o resultado. Aos trancos e barrancos, a Seleção Brasileira venceu o Chile por 2 x 1, de virada, hoje, no Estádio Nacional de Santiago, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo. A vitória era inadiável para a Seleção, pela má colocação na classificação e a extrema fragilidade técnica do adversário. Porém, tudo começou da pior forma possível, com a Seleção sofrendo um gol no primeiro ataque do Chile, a 1 minuto de jogo, marcado por Vargas. O gol abalou a Seleção, que não se encontrou até metade do primeiro tempo. A partir daí, com uma melhora muito tênue, a Seleção fez o suficiente para empatar, aos 45 minutos, com Igor Jesus. O gol marcado pouco antes do intervalo motivou a Seleção, e perturbou o Chile. O segundo tempo começou com um predomínio claro da Seleção diante de um Chile tenso. A entrada de Gérson, no lugar de Lucas Paquetá, deu um acréscimo de desempenho à Seleção. O gol da virada parecia uma questão de tempo, mas, aos poucos, o Chile conseguiu se reordenar e tornar a criar jogadas ofensivas. O empate já parecia definitivo, e ruim para ambas as equipes, quando Luiz Henrique, que havia entrado durante o jogo, fez o gol da vitória, aos 44 minutos. Um resultado importante em termos de classificação, embora obtido com um desempenho fraco. A vitória melhora a colocação da Seleção nas Eliminatórias e acalma o ambiente, dando mais tranquilidade para o técnico Dorival Júnior. Na próxima terça-feira, no Mané Garrincha, a Seleção jogará contra o Peru, lanterna das Eliminatórias, e deverá alcançar outra vitória, o que trará uma maior estabilidade para o trabalho. No entanto, se não melhorar muito a qualidade do seu futebol, a Seleção não será mais do que mera figurante na próxima Copa do Mundo.

quarta-feira, 9 de outubro de 2024

Filme repetido

O que se prenunciava, tornou a acontecer. O Grêmio perdeu por 2 x 1 para o Atlético Mineiro, hoje, na Arena MRV, pelo Campeonato Brasileiro, e o que se viu foi um filme repetido, com mais uma atuação ruinosa de Luís Flávio de Oliveira (SP). O árbitro paulista tem um retrospecto terrível contra o Grêmio. Nos jogos apitados por Luís Flávio, o Grêmio é, quase sempre, derrotado, e com pênaltis em favor de seus adversários. São fatos tão recorrentes, que nào podem ser creditados como simples coincidências. O Grêmio teve falhas no jogo, mas fez o suficiente para obter um bom resultado e foi impedido pela arbitragem, que anulou, erradamente, um golaço de Braithwaite, e marcou um pênalti inexistente de Jémerson. Mesmo derrotado, o Grêmio teve uma boa atuação, e afirmou a sua nova escalação, com bons desempenhos de Aravena, que voltou a marcar um gol, e Edenílson. As substituições do técnico do Grêmio, Renato, ainda que possam ser discutíveis, foram feitas numa tentativa de tornar o ataque mais efetivo. Não conseguiu, mas o Grêmio, pela atuação que teve, e os bons desempenhos contra Botafogo e Fortaleza, encontrou um eficiente modelo de jogo, e vai para o Gre-Nal, no Beira-Rio, com grandes chances de obter um resultado favorável.

terça-feira, 8 de outubro de 2024

Momento preocupante

As perspectivas da Seleção Brasileira não são nada animadoras. A Seleção vive um momento preocupante, em que está mal colocada nas Eliminatórias e sofre com muitos desfalques por lesão para os dois próximos jogos da competição. Se com sua formação ideal a Seleção já está muito abaixo da qualidade de outros tempos, com tantos desfalques o problema se agrava. Antes uma equipe repleta de jogadores de alto nível, a Seleção, atualmente, é uma reunião de um punhado de bons jogadores com outros apenas medianos. Nem mesmo o fato de que seus dois próximos adversários nas Eliminatórias, Chile, fora de casa, e Peru, no Mané Garrincha, sejam os dois piores colocados na disputa, até agora, serve para dar tranquilidade quanto ao desempenho da Seleção. Menos mal que a ampliação no número de classificados para a Copa do Mundo torna quase impossível a Seleção ficar de fora da competição. Porém, o sexto título mundial parece muito distante, e o jejum de conquistas, que já igualou em anos o do período 1970-1994, tende a se ampliar ainda mais.

segunda-feira, 7 de outubro de 2024

Abstenção alarmante

O não comparecimento às urnas vem crescendo a cada nova eleição no Brasil. A abstenção alarmante é um problema que precisa ser enfrentado no país. O desencanto de uma grande parte dos brasileiros com a política é evidente. Porém, ainda que o eleitor tenha o direito de ausentar-se dos pleitos, essa é uma atitude com efeitos danosos para a sociedade. Goste-se ou não, a política influencia a vida de todos. Os que se omitem do voto causam um grande prejuízo, não só de forma direta mas, também, para com todos os demais cidadãos. Se quem está desiludido com a política opta por não exercer seu direito ao voto, essa postura só colabora para que tudo permaneça inalterado, perpetuando as demandas e injustiças dos que ocupam o poder. Urge que a Justiça Eleitoral empreenda uma campanha pela valorização do exercício do voto. O voto é um pilar essencial da democracia.

domingo, 6 de outubro de 2024

A importância da eleição de São Paulo

Uma disputa acirradíssima, até o final da apuração. O primeiro turno evidenciou a importância da eleição de São Paulo, onde dois projetos antagônicos disputaram uma eleição renhida, com uma diferença percentual mínima. O atual prefeito Ricardo Nunes (PMDB), apoiado pelo governador bolsonarista Tarcísio de Freitas, e Guilherme Boulos (PSOL) terão um novo embate no segundo turno. Boulos tem como candidata a vice Marta Suplicy (PT), que já foi prefeita de São Paulo. Retomar a prefeitura de São Paulo seria importantíssimo para a esquerda e, dados os resultados do primeiro turno, isso é possível. Pablo Marçal (PRTB) ficou próximo da votação de Nunes e Boulos, mostrando o quanto o eleitor de Sâo Paulo estava dividido. Os votos de Marçal serào automaticamente transferidos para Nunes? O atual prefeito pedirá o apoio de Marçal, um candidato execrado por muitos e que rebaixa o nível da política? A grande tarefa de Boulos será ampliar sua base de votos, o que é árduo, mas não impossível. A hora é de toda a esquerda brasileira cerrar fileiras em torno de Boulos.

sábado, 5 de outubro de 2024

Com a ajuda da sorte

A série invicta do Inter se mantém, agora são nove jogos sem perder. O Inter empatou em 2 x 2 com o Corinthians, hoje, no Itaquerão, pelo Campeonato Brasileiro, um resultado que obteve com a ajuda da sorte. O Corinthiana abriu o placar aos 2 min de jogo, com Yuri Alberto, mas o Inter empatou aos 17, numa bola chutada por Bernabei que desviou em Gustavo Henrique e saiu do alcance do goleiro. O primeiro tempo seguiu até o final sem que fossem marcsdos mais gols. Na volta do intervalo, o quadro mudou. O Corinthians se tornou dominante, buscando, de forma insistente, chegar à vitória. Até que, aos 27 minutos, numa jogada de bola aérea, Thiago Maia salta com o braço aberto e comete toque devmão. Pênalti, que é convertido pir Turi Alberto e põe o Corinthians na frente, novamente. A partir daí, o Corinthians toma conta do jogo, e cria várias chances de ampliar o placar. Porém, nos acréscimos, aos 48 minutos, Ricardo Mathias, que havia entrado no segundo tempo, fez um gol de letra, com a bola, mais uma vez, batendo em Gustavo Henrique e tirando a chance de defesa do goleiro. Pelo volume de jogo do Corinthians no segundo tempo, o resultado acabou sendo cruel para o clube paulista, que permaneceu na zona de rebaixamento. A boa fase do Inter prossegue, mas contou com a sorte para ser mantida, o que também faz parte do futebol.

sexta-feira, 4 de outubro de 2024

Modelo consolidado

Foi um resultado para trazer tranquilidade e afastar temores. O Grêmio venceu o Fortaleza por 3 x 1, hoje, na Arena, pelo Campeonato Brasileiro e, mais do que isso, mostrou um modelo consolidado de jogo. Mesmo com as ausências de Marchesin, Villasanti e Monsalve, o Grêmio repetiu a estrutura utilizada contra o Botafogo, e que lhe rendeu um bom empate fora de casa. Manteve três volantes no meio de campo com Dôdi, Pepê e Edenílson, com o último caindo pela direita. No ataque, Aravena permaneceu no lado esquerdo, pois recompõe melhor que Soteldo. O rendimento desse modelo, que jâ agradara contra o Botafogo, foi ainda melhor hoje. Aravena até fez gol, abrindo o placar. Braithwhaite marcou o segundo gol, e participou das jogadas dos outros dois. Soteldo mesmo contrariado por ter começado no banco, entrou durante o jogo e também marcou um gol. O único senão na boa vitória do Grêmio foi o gol marcado pelo Fortaleza, em que o lado esquerdo da defesa ficou, mais uma vez, aberto, e o goleiro Caíque falhou. Com a vitória de hoje o Grêmio subiu para o décimo-primeiro lugar na classificação, se distanciando da zona de rebaixamento e tranquilizando o seu ambiente. Sendo assim, a preocupação é afastada, e a confiança aumenta. Se, anteriormente, havia o medo do rebaixamento, agora já é possível fazer planos de uma classificação para a Copa Sul-Americana ou, até mesmo, à Pré-Libertadores.

quinta-feira, 3 de outubro de 2024

Cid Moreira

Uma voz marcante e lendária. Cid Moreira, que faleceu, hoje, aos 97 anos, esteve presente na vida de várias gerações de brasileiros, em espantosos 80 anos de carreira, iniciada em seu município de origem, Taubaté (SP). Começou no rádio, e mais tarde chegou à televisão, com uma voz grave e potente, facilmente reconhecível pelo público. Esteve na bancada do "Jornal Nacional", o mais importante programa do gênero da tevê brasileira durante os seus primeiros 26 anos. O seu "boa noite", ao fim de cada edição, tornou-se uma marca do seu trabalho, sempre lembrada pelo público. Emprestou sua competência, também, ao "Fantástico", revista eletrônica da Rede Globo, em diversos quadros ao longo dos anos, o mais célebre deles com o mágico "Mister M". Em 2010, durante a Copa do Mundo na África do Sul, celebrizou a forma como se referia à bola oficial da competição: "Jabulaaaani"! Durante sua longa carreira, Cid Moreira também esteve na locução do célebre cinejornal Canal 100. Gravou a Bíblia, na íntegra. Uma vida longa. Uma carreira extensa. Em resumo, uma existência bem vivida, pessoal e profissionalmente.

quarta-feira, 2 de outubro de 2024

Classificações encaminhadas

Nada está decidido, mas já existe uma tendência. Atlético Mineiro e Flamengo estão com classificações encaminhadas para a decisão da Copa do Brasil. Nos dois jogos de hoje pelas semifinais, o Atlético Mineiro venceu o Vasco por 2 x 1, de virada, na Arena MRV, e o Flamengo ganhou de 1 x 0 do Corinthians, no Maracanã. Embora tenham vencido por apenas um gol de diferença, Atlético e Flamengo conseguiram uma boa vantagem para o segundo jogo, quando lhes bastará um empate. Ainda que os outros jogos sejam fora de casa, o futebol mostrado, hoje, por ambos,indica uma superioridade clara sobre seus adversários. O Atlético saiu perdendo para o Vasco, mas virou ainda no primeiro tempo, e teve chances de ampliar no segundo. O Flamengo fez apenas um gol, mas teve inúmeras chances de ampliar o placar. O Vasco é esforçado, mas esbarra nas suas limitações técnicas. O Corinthians entrou com uma escalação mista, poupando titulares por estar priorizando a fuga do rebaixamento no Campeonato Brasileiro. Foi competitivo, mas ficou clara a superioridade do adversário. As torcidas de Vasco e Corinthians deverão fazer de São Januário e do Itaquerão dois caldeirões fervilhantes, mas isso não deverá ser suficiente para que revertam a vantagem obtida por seus oponentes.

terça-feira, 1 de outubro de 2024

A aposentadoria de Geromel

Era uma questão de tempo. A aposentadoria de Geromel, anunciada hoje pelo jogador, ocorrerá no final do ano. Aos 39 anos, já estava evidente que Geromel não tinha mais as mesmas condições físicas de outros tempos, embora sua técnica e senso de colocação permaneçam intactos. Às limitações da idade somaram-se lesões que fizeram com que Geromel já não fosse escalado com regularidade. Um dos grandes zagueiros da história do Grêmio, Geromel chegou ao clube em 2013. Nesse longo período, conquistou 11 títulos pelo Grêmio. Formou com Kannemann uma dupla de zaga histórica e colecionadora de títulos. O tempo transcorre para todos, e é chegada a hora de Geromel parar. Afora a excelência de seu futebol, fica a imagem de um homem de comportamento irrepreensível dentro e fora das quatro linhas. Geromel já colocou os seus pés na Calçada da Fama do Grêmio, e inscreveu o seu nome de forma indelével na galeria dos grandes jogadores da história do clube. Deixará uma enorme saudade em todos os torcedores do Grêmio.